Maria Carolina Paleari Varjão de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5998150874593205
  • Última atualização do currículo em 28/11/2017


Maria Carolina Paleari Varjão de Oliveira, graduou-se em Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel em dezembro de 2015. Por dois anos e meio foi bolsista Proext/Mec e monitora de Engenharia Genética. Desenvolveu pesquisa com vírus que infectam abelhas da espécie Apis millifera na região do Pampa Gaúcho por 5 anos, por orientação do professor adjunto da UNIPAMPA, Dr. Andrés Delgado Cañedo. Durante o período de Setembro de 2013 e Setembro de 2014, realizou um intercambio de estudos na Universitat de Barcelona na España, através do edital 126/2012-Espanha do Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, cursou as matérias regulares do curso de Biotecnologia da universidade. Após o retorno ao Brasil, seguiu com os estudos e pesquisas sobre Apis milifera, com caracterização do vírus Deformed Wing Virus- DWV em apíarios do Rio Grande do Sul em apoio ao projeto da mestre Mariana Fonseca Costa do Programa de Pós Graduação da Universitade Federal do Pampa em Ciencias Biologicas do campus São Gabriel, e com pesquisas sobre a protease 3C do vírus DWV, realizando a clonagem molecular da seqüência de DNA desta protease, colaborando assim para um maior entendimento de sua funcionalidade. Maria Carolina atualmente é mestranda e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá na cidade de Maringá no estado do Paraná, realizando pesquisas com A. mellifera sobe orientação da professora doutora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki na área especifica de genética animal. Seu projeto de dissertação é intitulado ? EXPRESSÃO DA PROTEINA MRJP3 EM ABELHAS DA ESPÉCIE Apis mellifera ALIMENTADAS COM ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL SIMBIOTICA? . Conclui seu mestrado em Fevereiro de 2018, pretendendo posteriormente seguir seus estudos em um programa de doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Carolina Paleari Varjão de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. C. P. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias.
Universidade Estadual de Maringá
Zona 7
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114342


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Genética e Melhoramento.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Orientador: Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki.
Grande área: Ciências Biológicas
2010 - 2015
Graduação em Biotecnologia.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Clonagem do vírus deformador da asa (deformed wing virus ? DWV) em abelhas da espécie Apis mellifera L. : análise da funcionalidade e mecanismos de ação..
Orientador: Andrés Delgado Cañedo.
2013 - 2014
Graduação em Biotecnologia.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Gines Viscor Carrasco).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Bioinformática: uma introdução à análise de sequencias e aplicações.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2017 - 2017
RNA de interferência: conceitos, funções e aplicações.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2017 - 2017
New Methodologies for High Resolution Mapping andDevelopment MolecularMarke. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Processo de Fabricação de Cerveja. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Apicultura - Manejo Básico. (Carga horária: 32h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2011 - 2011
Genética Forense. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, .

Linhas de pesquisa
Genética de Insetos

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Biologia Molecular e Eng Genética, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Genética de Insetos

Objetivo: Analise dos níveis de expressão da proteína MRJP3 em Apis mellifera, através do consumo de alimento artificial simbiótico..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: MRJP3; Alimento artificial simbiótico; Apis mellifera.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
EXPRESSÃO DA PROTEINA MRJP3 EM ABELHAS DA ESPÉCIE Apis mellifera ALIMENTADAS COM ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL SIMBIÓTICA
Descrição: Abelhas da espécie Apis mellifera são de extrema importância como polinizadoras, ao compararmos a outros insetos. Isso acontece pelo seu grande número na natureza e pela facilidade de adaptação as mais diversas estruturas florais, aumentando de forma significativa o rendimento de sementes e frutos, sendo em algumas regiões, responsáveis por até 90% da polinização local. Dentre os produtos processados pelas abelhas estão o mel, cera, própolis, pólen, geléia real e apitoxina. A geléia real (Royal Jelly - RJ) das abelhas é estudada quanto a sua composição em substâncias fisiologicamente ativas, por levar a diferenciação de uma larva jovem, incubada de um ovo fertilizado, em uma rainha e/ou nutrinicialmente uma operária. Este trabalho tem por objetivo, suplementar a alimentação de colônias de abelhas da espécie A. mellifera com alimentos simbioticos, para posterior avaliação nos níveis de produção de geléia real destas colônias e se houve aumento significativo da proteína MRJP3 em nível de expressão gênica, através de analises molecular e morfológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Carolina Paleari Varjão de Oliveira - Coordenador / Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki - Integrante.
2013 - 2015
Clonagem Genomica da Protease 3C do vírus DWV de Apis Millifera
Descrição: As abelhas são insetos da ordem Hymenoptera, e o representante mais conhecido é a abelha melífera (Apis mellifera L.), que é criada em grande escala para a produção de mel, cera, própolis, entre outros. Nos últimos anos a apicultura viu-se afetada por um aumento de eventos deletérios que culminam na perda das colméias, entre estes eventos encontram-se as infecções virais. O vírus com maior presença ao redor do mundo é o vírus deformador de asas (Deformed Wing Virus ? DWV), um vírus pertencente à família Picornaviridae que infecta as abelhas tanto vertical quanto horizontalmente provocando morte nas fases iniciais de desenvolvimento ou deformação das asas e encurtamento abdominal, entre outras características físicas e comportamentais em indivíduos adultos. Os vírus da família Picornaviridae são pequenos vírus com genoma formado por RNA simples fita com sentido positivo e possuem uma única ORF no seu genoma que codifica uma poliproteína, a qual depois de traduzida é clivada pela protease 3C nela contida. Em outros vírus desta família, foi demonstrado que esta protease participa na regulação das funções das células hospedeiras através da degradação proteolítica de proteínas do hospedeiro, evitando e/ou bloqueando os mecanismos antivirais. Este trabalho teve por objetivo, realizar a clonagem molecular da sequência que codifica a protease 3C do vírus DWV. A partir de amostras de cDNA positivas para o vírus DWV, utilizando primers específicos juntamente com a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR), amplificou-se a região do genoma viral que codifica a protease 3C. A esta região foi adicionado um fragmento contendo 6 histidinas para posterior purificação proteica. O fragmento amplificado foi clonado no plasmídeo pGEX4T-1 pela técnica de PCR circular. A produção da protease 3C recombinante tem um peso molecular de aproximadamente 10 kDa e foi induzida em Escherichia coli da linhagem BL21(DE3)pLysS, por aproximadamente 6 horas realizando testes da indução a cada 2 horas de indução. Os resultados obtidos foram analisados por SDS-PAGE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Carolina Paleari Varjão de Oliveira - Integrante / Raíssa Ochôa Golin - Integrante / Andrés Delgado Cañedo - Coordenador.
Financiador(es): Projeto Extenção do Ministerio de Educação e Cultura - Bolsa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica da UERGS
2017 - Atual
Periódico: Anais Congresso de Ciência e Tecnologia UTFPR-Dois Vizinhos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C. . Estudos genéticos sobre o desaparecimento das abelhas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; MACHADO, N. C. A. ; OLIVEIRA, P. J. B. ; RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C. . Relevância de Pesquisas Científicas sobre a Expressão da Proteína MRJP3 em Abelhas Da Espécie Apis mellifera L. e a Utilização de Suplementos Alimentares Simbióticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; Costa, M. F. ; Cañedo, A. D. . Clonagem da Protease 3C do Deformed Wing Virus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Costa, M. F. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Cañedo, A. D. . Deformed Wing Virus em Apiários do Rio Grande do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; Costa, M. F. ; Cañedo, A. D. . CLONAGEM DA SEQUÊNCIA QUE CODIFICA A PROTEASE 3C DO VÍRUS DWV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; Benetti, L B . Atividades Desenvolvidas pelo CRAS e Pelotão Esperança no Município de São Gabriel, RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; Cañedo, A. D. . La proteína de Apis millifera L. con posibles sitios de corte por la proteasa viral del Deformed Wing Virus.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Costa, M. F. ; Barcelos, C. L. . STUDY OF THE STATE OF VIRAL INFECTION IN APIARIES IN THE AREA OF THE PAMPA GAUCHO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Costa, M. F. ; Barcelos, C. L. . DWV: DEFORMING WING VIRUS OR BEES IMMUNODEFICIENCY VIRUS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; Costa, M. F. ; Nasi, S. R. ; Barcelos, C. L. ; Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. . A proteína SUMO: Um possível sistema antiviral contra o vírus DWV de abelhas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Costa, M. F. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Nasi, S. R. ; Barcelos, C. L. ; Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. . DEFORMING WING VIRUS APPIS MILIFERA PARA REGIÃO DO PAMPA GAÚCHO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Nasi, S. R. ; Costa, M. F. ; Barcelos, C. L. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. . Vírus da família Picornaviridae: uma nova abordagem filogenética com base na enzima de clivagem protease C3. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Costa, M. F. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Nasi, S. R. ; Barcelos, C. L. ; Golin, R. O. ; Cañedo, A. D. . Primeira descrição de Deformed Wing Virus em Apis mellifera para a Região do Pampa Gúcho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; PEREIRA, E. M.. 26º Encontro Anual de Iniciação Científica e 6º Encontro Anual de Iniciação Científica Junior. 2017. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. 2017. (Simpósio).

2.
1º Simposio de Biotecnologia Ambiental & III Encontro de Graduandos e Pós Graduandos em Biotecnologia. 2016. (Simpósio).

3.
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. 2016. (Outra).

4.
Implantação de Incubadora Tecnológica em uma Universidade Federal. 2015. (Outra).

5.
VII salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015. (Congresso).

6.
V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia- SIMBBTEC. 2015. (Simpósio).

7.
Biothec Annual Congresse 2014. La proteína de Apis mellifera L. con posibles sítios de corte por la proteasa viral del Deformed Wing Virus. 2014. (Congresso).

8.
II Simpósio de Biotecnologia Apícola do Pampa. 2014. (Simpósio).

9.
VIII Congreso de la Federación Española de Biotecnólogos. 2014. (Congresso).

10.
17º Seminário Estadual de Apicultura- Ijuí/RS. 2013. (Seminário).

11.
1ª Olimpíadas Integradas de Esportes da Unipampa-São Gabriel. 2013. (Olimpíada).

12.
Desfile Temático alusivo ao aniversário da Cidade de São Gabriel. 2013. (Outra).

13.
I Simpósio de Biotecnologia Apícola do Pampa. 2013. (Simpósio).

14.
Mostra científica/cultural. 2013. (Feira).

15.
X Encontro Estadual de Meliponicultores. 2013. (Seminário).

16.
XVI Concurso Estadual de Qualidade do Mel. 2013. (Seminário).

17.
XVI EXPOAPIS. 2013. (Seminário).

18.
Amostra Cultural do Colégio Perpetuo Socorro. 2012. (Feira).

19.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). A proteína SUMO: um possível sistema antiviral contra o vírus DWV de abelhas.. 2012. (Congresso).

20.
III Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA - Campus São Gabriel. 2011. (Outra).

21.
II Simpósio Sul-Americano de Terapia Gênica. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. C. P. V.. 17º Seminário Estadual de Apicultura, X Encontro Estadual de Meliponicultores, XVI Feira Estadual de Produtos Apicolas- Expoapis e XVI Concurso Estadual de Qualidade do Mel. 2013. (Outro).

2.
Cañedo, A. D. ; OLIVEIRA, M. C. P. V. ; Costa, M. F. . I Simpósio de Biotecnologia Apícola do Pampa. 2013. (Outro).

3.
OLIVEIRA, M. C. P. V.. III Semana Acadêmica Integrada da Unipampa- Campus São Gabriel. 2011. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. C. P. V.; RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C. . Estudos genéticos sobre o desaparecimento das abelhas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:16:00