Hailton Felipe Guiomarino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2000832516046289
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


É doutorando em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui mestrado em filosofia pela UFPR com mudança de nível para doutorado (UPGRADE-CAPES) e graduação em filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente pesquisa o problema do sentido do sofrimento na filosofia de Nietzsche. Tem interesse nas seguintes áreas: Filosofia da Técnica e da Tecnologia; Transhumanismo; Crítica da modernidade; Crítica da cultura; Filosofia no/do Brasil; Nietzsche, Foucault, Oswald de Andrade e Antropofagia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hailton Felipe Guiomarino
Nome em citações bibliográficas
GUIOMARINO, H. F.


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O problema do sentido do sofrimento em Nietzsche,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Antonio Edmilson Paschoal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sofrimento; Sentido Trágico; Sentido Cristão; Morte de Deus; Antagonismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2011 - 2014
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Técnica e subjetivação: Um estudo em Heidegger e Foucault.
Orientador: Roberto de Almeida Pereira de Barros.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Sistema de Ensino Universo, SEU, Brasil.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Curso Livre de Alemão.
Casa de Estudos Germânicos, CEG, Brasil.
2013 - 2013
Voltaire e o Iluminismo. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
A Dialética Transcendental. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia no Brasil. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
Princípios Elementares da Tragédia Grega. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Sistema Integrado de Educação e Cidadania, SIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações
Foram ministradas aulas da disciplina "Filosofia" para o ensino fundamental.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Tempo histórico e subjetividade na filosofia de Nietzsche
Descrição: O objetivo deste projeto é fundamentar, a partir dos escritos de Nietzsche, uma concepção de sujeito caracterizado como um vir-a-ser em que o passado atua sobre ele do mesmo modo como ele ativamente se apropria desse passado para a constituição de si. Sujeito, portanto, como efeito de configurações de poder, mas também, de algum modo, numa relação ativa com as as configurações que o moldam. Este objetivo se desdobra considerando os seguintes tópicos: 1. As variações da noção de passado e de história nos escritos de Nietzsche; 2. O delineamento do conceito de genealogia em correlação com as peculiaridades da noção de vontade de poder que se tem na Genealogia da moral. 3. A correlação entre genealogia e autogenealogia, considerando a legitimidade do segundo conceito a partir do primeiro; 4. A crítica de Nietzsche à modernidade, seus interlocutores e os pressupostos de seus argumentos no tocante aos temas do sujeito e da história; 5. A noção de vontade de poder que sustenta a ideia de genealogia em Para a genealogia da moral, em confronto com a exposição básica do conceito em Além de bem e mal; 6. O lugar do autor e do texto genealógico, no campo das forças e vontades de poder, mostrando o autor como um quantum de poder integrante do jogo aparentemente descrito por ele; 7. O texto genealógico como estratégia de ação e, nesse sentido, com alguns traços da ideia de uma linguagem performativa exposta por John Langshaw Austin. 8. Os desdobramentos possíveis da pesquisa, no caso da linguagem, em diálogo com Ludwig Wittgenstein, e do conceito de subjetividade, com Michel Foucault.".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hailton Felipe Guiomarino - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Thaise Dias Alves - Integrante / Dilermando Aniceto Eleutério Junior - Integrante / Ernani Pinheiro Chaves - Integrante / Daniel Omar Perez - Integrante / Diana Chao Decock - Integrante / Carlos Kenji Koketsu - Integrante / Ítalo Kiyomi Ishikawa - Integrante / Sdnei Pestano - Integrante / Kamile Fuchs - Integrante / Ellen Huryn - Integrante / Romano Scroccaro Zattoni - Integrante / Luiza Tomich Comarella - Integrante / Jaciana de Oliveira Marques Meira - Integrante / Stéphanie Sabatke - Integrante / Alice Dias - Integrante / Gabriel Herkenhoff - Integrante / Christopher Jonathan Moro - Integrante / Natalia S. L. Buenos Aires - Integrante / Claudia Assunpção Dias - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Tecnologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Moderna (Bacon, Descartes, Spinoza).
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIOMARINO, H. F.2014 GUIOMARINO, H. F.. Técnica Moderna e Biopolítica: a produção do homem contemporâneo na era da técnica. Filogênese (Marília), v. 7, p. 122-134, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIOMARINO, H. F.; SILVA, A. B. E. ; HAMOY, A. C. B. ; LEAL, A. C. D. B. ; DIAS, B. L. C. V. ; SOUZA, C. A. S. ; DIAS, D. M. S. ; MALCHER, F. S. ; TERENCIANO, F. ; CUNHA, G. T. ; DELUCHEY, J. Y. ; PASCUA, J. A. R. ; SANTOS, J. C. ; VERBICARO, L. P. ; SANTOS, L. G. ; SILVA, M. D. L. ; PAZ, M. M. K. ; FREITAS, P. M. ; DAMASCENO, R. ; MORAIS, R. F. ; CASTRO, R. O. ; CAMPOS, T. S. ; AZEVEDO, T. A. G. . A função metodológica do conceito de dispositivo na genealogia de Michel Foucault. In: Ana Christina Darwich Borges Leal; Barbara Lou da Costa Veloso Dias; Loiane Prado Verbicaro. (Org.). Normalização, Poder e Direito. 1ed.Salvador: Juspodivm, 2017, v. , p. 1-480.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIOMARINO, H. F.. SIMÕES, Andrei. Luz, o deus do horror. Belém: Tweet, 2016. VERBUM, São Paulo, p. 158 - 161, 07 dez. 2017.

2.
GUIOMARINO, H. F.. MUÑOZ, Yolanda. Nietzsche. A fábula ocidental e os cenários filosóficos. São Paulo: Paulus Editora, 2014. Estudos Nietzsche, Vitória-ES, p. 130 - 133, 24 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIOMARINO, H. F.. Subjetividade e Natureza: Espinosa como crítico da técnica moderna.. In: II Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPa, 2012, Belém. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia/UFPA. Belém: Universidade Federal do Pará, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIOMARINO, H. F.. Problema do sentido do sofrimento em Nietzsche. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIOMARINO, H. F.. Nietzsche como sofredor trágico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUIOMARINO, H. F.. O problema do sentido do sofrimento em Nietzsche e sua gênese temática nos prefácios de 1886. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUIOMARINO, H. F.. Breves considerações sobre sofrimento e história no último Nietzsche. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GUIOMARINO, H. F.. Dioniso contra o Crucificado: Um mapeamento conceitual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUIOMARINO, H. F.. O problema do sentido do sofrimento no último Nietzsche. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUIOMARINO, H. F.. Uma incursão nietzscheana no atual debate sobre melhoramento humano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUIOMARINO, H. F.. O Corpo-ambiente: repensando a educação ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUIOMARINO, H. F.. Técnica Moderna, Biopolítica e Subjetividade: A produção do homem contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUIOMARINO, H. F.. A mentalidade técnico-científica em Heidegger e Foucault. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GUIOMARINO, H. F.. - A crítica de Russel ao Idealismo e uma tentativa de um novo começo para a filosofia do Século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUIOMARINO, H. F.. O Conceito de Imaginação em Descartes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUIOMARINO, H. F.. O conceito de subjetividade em Espinosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada Benedito Nunes.O Corpo-Ambiente: Repensando a educação ambiental. 2015. (Outra).

2.
V Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.Uma incursão nietzscheana no atual debate sobre melhoramento humano. 2015. (Encontro).

3.
IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.A crítica de Russel ao Idealismo e uma tentativa de um novo começo para a filosofia do Século XX. 2014. (Outra).

4.
XII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMg.Técnica Moderna, Biopolítica e Subjetividade: A produção do homem contemporâneo. 2014. (Encontro).

5.
XVII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.O humano em perigo: Heidegger acerca da tecnologia. 2014. (Outra).

6.
III Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA: Ét. 2013. (Encontro).

7.
Semana Comemorativa dos 40 Anos do Curso de Filosofia da UFPA. 2013. (Outra).

8.
II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação da UFPA: O Ensino e a pesquisa em Filosofia, suas perspectivas no Brasil..O conceito de subjetividade em Espinosa. 2012. (Encontro).

9.
I Jornada Rousseau da UFPA. 2012. (Outra).

10.
Minicurso - Voltaire e o Iluminismo. 2012. (Outra).

11.
Seminário de filosofia antiga - Prazer e Reflexão em Platão. 2012. (Seminário).

12.
VII Encontro de pesquisa na graduação em filosofia da UNESP.O Conceito de Imaginação em Descartes. 2012. (Encontro).

13.
I Jornada De Pesquisa Na Graduação em Filosofia da UFPA - Filosofia e Arte. 2011. (Encontro).

14.
Os Princípios Elementares da Tragédia Grega. 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIOMARINO, H. F.; MAIA, L. M. N. ; SANTO, D. G. E. ; SANTOS, J. H. ; LEAL, R. A. ; NASCIMENTO, R. T. ; KULCAMP, C. ; OLIVEIRA, C. A. G. ; DOS SANTOS, G. L. S ; LOPES, R. L ; VASCONCELOS, R. M. ; IKETANI, S. N. W. . V Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2015. (Outro).

2.
GUIOMARINO, H. F.; MAIA, L. M. N. ; SANTOS, J. H. ; NASCIMENTO, R. T. ; LEAL, R. A. ; SANTO, D. G. E. ; FERNANDES, L. V. . IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA: História e Problemas de Epistemologia. 2014. (Outro).

3.
GUIOMARINO, H. F.; JESUS, I. G. ; MAIA, L. M. N. ; RODRIGUES, E. S. M. ; COSTA, J. N. L. ; BARROS, R. A. P. . III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA: Ética e filosofia política, seus desafios na contemporaneidade.. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUIOMARINO, H. F.. O Conceito de Imaginação em Descartes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIOMARINO, H. F.. O conceito de subjetividade em Espinosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIOMARINO, H. F.. Técnica Moderna, Biopolítica e Subjetividade: A produção do homem contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 11:29:56