Rafael Átila Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5074530648684596
  • Última atualização do currículo em 02/10/2017


Engenheiro Eletricista doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde também obteve o título de mestre em Engenharia Elétrica em 2017. Foi consultor de engenharia elétrica da FCA Brasil no departamento de assuntos regulatórios. Graduado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, foi estagiário do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da USIMINAS, em Ipatinga-MG, e da Engenharia de Equipamentos da APERAM South America, em Timóteo-MG. Foi monitor da disciplina máquinas elétricas, bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG em projetos de iniciação científica. Participou de projetos de extensão, foi membro da equipe de pesquisa Galileu de mini-baja SAE Brasil e do diretório acadêmico. Link de acesso ao currículo do Linkedin: www.linkedin.com/in/rafael-atila-silva (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Átila Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Eletrônica.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 87362829


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Tração Elétrica Baseado em Diferencial Eletrônico para Hibridização Paralela de Eixos Separados,
Orientador: Igor Amariz Pires.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Veículos Elétricos; Veículo Elétrico Híbrido; Sistema de Diferencial Eletrônico; Arquitetura paralela de eixos separados.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
2015 - 2017
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Avaliação da Hibridização de um Veículo Nacional Compacto Utilizando a Arquitetura Paralela de Eixos Separados.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Igor Amariz Pires.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Veículo Elétrico Híbrido; Arquitetura híbrida; Motor de Combustão Interna; Máquina de Indução de nove fases.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica de Potência.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
2009 - 2014
Graduação em Engenharia Elétrica.
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Medição de Penetração de Corrosão em Chapas de Aço Utilizando o Software LabVIEW..
Orientador: Msc. Genésio Gomes Diniz.
Bolsista do(a): Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE-MG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Fundamentos de Siderurgia. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, ABM, Brasil.
2011 - 2011
Aprendendo a investir na bolsa de valores.. (Carga horária: 10h).
XP Investimentos, XP, Brasil.
2008 - 2008
Seguranças em Serviços com eletricidade - NR 10. (Carga horária: 20h).
Potêncial - RH Consultoria e treinamentos, POTÊNCIAL - RH, Brasil.
2008 - 2008
Elétrica Industrial. (Carga horária: 340h).
Centro de Formação Profissional Pedro Martins Guerra, SENAI - ITABIRA, Brasil.


Atuação Profissional



Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário do Centro de Pesquisa USIMINAS, localizado na planta industrial de Ipatinga-MG. Laboratório de Eletroeletrônica, Gerência de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico. Participação em projetos de instrumentação, automação e desenvolvimento de sistemas com o software LabVIEW.


Aperam South America, APERAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Férias, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de férias em engenharia elétrica desenvolvido na engenharia de equipamentos da siderúrgica Aperam South America, unidade industrial de Timóteo-MG.


Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina máquinas elétricas, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina máquinas elétricas para alunos do sétimo período de engenharia elétrica. Auxílio e suporte na resolução exercícios, desafios e no desenvolvimento com práticas laboratoriais.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMIG, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Bobinadora Auto Rendimento, BOBINADORA AR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Férias, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio destinado a manutenção de máquinas elétricas de pequeno porte e circuitos industriais de comando elétricos.


Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Engenharia Elétrica, Carga horária: 25
Outras informações
Consultor de engenharia elétrica da FCA Brasil (Fiat Chrysler Automobiles) no departamento de assuntos regulatórios. Responsável pela preparação de relatórios de Engenharia e P&D para cumprir as regras do Programa "Inovar Auto" e "Lei do Bem".



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO CONTROLE DE TENSÃO E DE REATIVOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA
Descrição: As diferentes naturezas de restrições cada vez mais crescentes nos problemas de planejamento da oferta de energia elétrica e as incertezas quanto à disponibilidade de potência e energia, aumentam as preocupações dos agentes concessionários e consumidores. Como consequência, os consumidores se vêm diante da necessidade de considerar alternativas ao fornecimento de energia elétrica. Para tanto, uma das soluções em pauta é o recurso à geração distribuída, porém sua integração ao sistema de potência implica na necessidade de análises elétricas que envolvem neste trabalho a reestruturação das modalidades tarifárias vigentes, controle de tensão e de reativos. Objetivo: Abordar analítica, técnica e economicamente o problema da geração distribuída em sistemas elétricos de potência. Estudar o problema sobre a geração distribuída e propor estratégias de solução a serem adotadas para o controle de tensão e de reativos em sistemas elétricos de potência considerando a geração distribuída de energia elétrica. Palavras-chave: Controle de tensão. Controle de reativos. Geração distribuída..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA REGIÃO DO VALE DO AÇO EM MINAS GERAIS
Descrição: Este trabalho trata dos problemas associados à má disposição dos resíduos sólidos urbanos (RSU) da região do Vale do Aço Minas Gerais, a possibilidade de utilização deste recurso a produção de energia elétrica com valor agregado e ainda podendo usufruir oportunidades previstas pelo mecanismo de desenvolvimento limpo do protocolo de Quioto. O estudo se fundamenta na análise dos RSU, na capacidade de produção do biogás no Aterro Sanitário da Região do Vale do Aço ? MG, nas técnicas que envolvem a geração de eletricidade a partir deste recurso e nos modelos de sucesso implantados no Brasil e no exterior. Objetivo: Caracterizar e avaliar as possibilidades de potencializar a produção de energia elétrica pelo aproveitamento da biomassa de aterro sanitário. Destacar os benefícios econômicos e sócio-ambientais associados a esse aproveitamento e explicitar o contexto legal-regulatório deste tipo de geração de energia como mecanismo de transferência de renda para os municípios. Palavras-chave: Geração distribuída. Resíduo sólido urbano. Eficiência energética..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ELÉTRICO PARA O VEÍCULO OFF-ROAD DE COMPETIÇÃO SAE BRASIL.
Descrição: O projeto Baja SAE é desenvolvido como parte de competições entre instituições de ensino superior, que desafiam estudantes de Engenharia de todo o país ao desenvolvimento real de projetos, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O objetivo de cada equipe participante é projetar e construir um protótipo recreativo, fora da estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportável e de simples manutenção e operação. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento do sistema elétrico do veículo, tendo como foco o estudo das normas e exigências de segurança SAE, referências relacionadas e pesquisa de mercado para especificação e aquisição dos produtos para a construção do sistema. Foi especificada toda a estrutura de cabeamento, baterias, chaves de emergência, dispositivos sinalizadores de freios, sensores de medição para instrumentação de variáveis de temperatura do motor, rotação do motor, velocidade do veículo etc, além de dispositivos de comunicação via rádio para interação entre piloto e equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E ESTUDO DO SISTEMA ELÉTRICO DO UNILESTE-MG CAMPUS CORONEL FABRICIANO
Descrição: Para que os sistemas elétricos de potência (SEP) operem adequadamente, produzindo os serviços energéticos requeridos nos usos-finais e com o custo mínimo efetivo de operação e manutenção e assegurando bons níveis de segurança, é imprescindível o conhecimento detalhado de suas cargas, traçado de rede, circuitos elétricos e diagramas de carga. Frequentemente, tem-se observado que o sistema elétrico de potência do Campus I /UnilesteMG passa por um momento em que não se dispõe de dados detalhados e precisos acerca de sua potência instalada, curvas de carga e consumo, traçado da rede e de circuitos elétricos. Essas situações podem dificultar os gestores e os operadores nos processos de tomada de decisões e ações sobre aspectos que visem estratégias para melhorias físicas e adequações, melhorias da operação, melhorias na manutenção e a expansão do sistema elétrico de potência do UnilesteMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Veículos Elétricos e Híbridos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica de Potência.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Fontes de Energia Renováveis.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Instalações Elétricas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. A.; PIRES, I. A. ; PUJATTI, F. J. . ANÁLISE COMPARATIVA DA HIBRIDIZAÇÃO SÉRIE-PARALELA DE UM VEÍCULO COM CARACTERÍSTICAS DE UM NACIONAL COMPACTO DE 999cc. In: 13° Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, 2017, São Paulo - SP. Congresso do 13° Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, 2017.

2.
SILVA, R. A.; PIRES, I. A. . ASPECTOS TECNOLÓGICOS E OPORTUNIDADES PARA OS VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NO MERCADO NACIONAL. In: 12° Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, 2016, São Paulo - SP. 12° Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, 2016.

3.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUO URBANO DA REGIÃO DO VALE DO AÇO EM MINAS GERAIS. In: IV Simpósio Nacional do SIGA Ciência da ESALQ-USP, 2015, Piracicaba - SP. IV Simpósio Nacional do SIGA Ciência da ESALQ-USP, 2015.

4.
SILVA, L. M. A. ; SILVA, R. A. ; ALVES, V. M. N. ; COUTO, R. C. A. . APLICAÇÃO DO MÉTODO IPCC NO ESTUDO DO APROVEITAMENTO DO METANO PRODUZIDO NO ATERRO SANITÁRIO DE ITABIRA-MG COMO FONTE GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA.. In: 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro - RJ. 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

5.
SILVA, L. M. A. ; SILVA, R. A. . ESTUDO DO APROVEITAMENTO DO METANO PRODUZIDO NO ATERRO SANITÁRIO DE ITABIRA - MG COMO FONTE GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA. In: III SIGA Ciência - ESALQ USP, 2014, Piracicaba - SP. Simpósio Científico de Gestão Ambiental, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO CONTROLE DE TENSÃO E DE REATIVOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA. In: 13ª Semana de Iniciação Científica e 4ª de Extensão, 2012, Coronel Fabriciano. Anais de Iniciação Científica e Extensão, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. M. A. ; SILVA, R. A. . ESTUDO DO APROVEITAMENTO DO METANO PRODUZIDO NO ATERRO SANITÁRIO DE ITABIRA - MG COMO FONTE GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO CONTROLE DE TENSÃO E DE REATIVOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO DO VALE DO AÇO EM MINAS GERAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO DO VALE DO AÇO MINAS GERAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. A.; REIS, W. S. . Sincronoscópio Digital no LabVIEW. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software).

2.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO CONTROLE DE TENSÃO E DE REATIVOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, R. A.; RAFAEL, M. C. . CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO DO VALE DO AÇO MINAS GERAIS. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos.. Aspectos Tecnológicos e Oportunidades para os Veículos Elétricos e Híbridos no Mercado Nacional. 2016. (Congresso).

2.
13ª Semana de Iniciação Científica e 4ª Semana de Extensão. PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO CONTROLE DE TENSÃO E DE REATIVOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA. 2012. (Congresso).

3.
7° Congresso de Ciências Exatas - CONCIEX do UnilesteMG. 2012. (Congresso).

4.
12ª Semana de Iniciação Científica e 3ª Semana de Extensão. CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO DO VALE DO AÇO MINAS GERAIS. 2011. (Congresso).

5.
42° Congresso da UEE - MG (União Estadual dos Estudantes). 2011. (Congresso).

6.
6° Congresso de Ciências Exatas - CONCIEX do UnilesteMG. 2011. (Congresso).

7.
5° Congresso de Ciências Exatas - CONCIEX do UnilesteMG. 2010. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 2:37:34