Francisco de Assis Sobrinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6916947700958849
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Possui bacharelado em Sistemas de Informação (2015) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Na graduação trabalhou no estudo de jogos digitais aplicados à educação de crianças, participou da pesquisa e desenvolvimento de um Serious Game para educação ambiental de crianças ribeirinhas do norte do Pará. Iniciou o mestrado em bioinformática em 2016 na Universidade Federal de Minas Gerais, onde tem estudado a aplicação de algoritmos de aprendizagem supervisionada de máquina para classificação funcional de proteínas, baseando-se em assinaturas estruturais. Suas principais competências são o desenvolvimento em Python e Javascript, no entanto possui um amplo background de métodos e ferramentas computacionais para transmissão, tratamento, mineração, análise, visualização e persistência da informação. Desde 2016 é membro do Laboratório de Bioinformática e Sistemas, sob a orientação da Profª Raquel Minardi. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Francisco de Assis Sobrinho
Nome em citações bibliográficas
SOBRINHO, F. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Bioinformática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Profª Drª Raquel Cardoso de Melo Minardi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Sistema de Informação.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: JOGO DO BOTO: DESIGN E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERIOUS GAME PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DA REGIÃO AMAZÔNICA.
Orientador: Danielle Costa Carrara Couto.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Sistema Operacional Linux. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Modelagem 3D - Blender 2.5. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

03/2013 - 02/2014
Extensão universitária , ., Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica.

Atividade de extensão realizada
Capacitação tecnológica dos professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) das escolas públicas de Marabá, que atendem crianças com necessidades educacionais especiais..
06/2012 - 05/2013
Extensão universitária , ., Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica.

Atividade de extensão realizada
Capacitação tecnológica dos professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) das escolas públicas de Marabá, que atendem crianças com necessidades educacionais especiais..

Televisão Liberal, TV LIBERAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

05/2012 - 08/2012
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos de Natureza Estudantil.

Atividade de extensão realizada
Assessoria de empreendimentos populares e grupos de estudo e formação com grupos comunitários sobre tópicos da Economia Solidária.

Banco do Brasil SA, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Adolescente Trabalhador do Banco do Brasil SA, através do Centro Profissionalizante Pedro Arrupe (Obra Kolping do Brasil), Marabá-PA


Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, SECTI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor/Monitor, Carga horária: 20

Atividades

06/2014 - 12/2014
Ensino, Informatica Básica em Software Livre Linux Ubuntu, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informatica básica em ambiente operacional Linux Ubuntu 14
Inclusão digital
06/2014 - 12/2014
Estágios , Estação Cidadania de Marabá, .

Estágio realizado
Monitoria para Infocentro do Programa Navegapará.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Laboratório de Computação Aplicada

Descrição: O Laboratório de Computação Aplicada - LCA, é um laboratório que acolhe um grupo de estudo multi e interdisciplinar, e está vinculado a Faculdade de Computação do Campus de Marabá-UFPA (FACOM). O objetivo é investigar técnicas, ferramentas e integrar tecnologias que possam dar apoio as áreas como a Informática Aplicada à Educação, Desenvolvimento de Jogos, e Aplicações de Monitoração e Apoio a Conservação do Meio Ambiente. O Laboratório de Computação Aplicada busca desenvolver aplicações e soluções que visem melhorar o desenvolvimento da região Amazônia. O LCA foi criado pelo Profº Mestre Zildomar Carlos Félix com o objetivo de que docentes e discentes pudessem pesquisar nas áreas relacionadas. Com a saída do Profº Zildomar da UFPA o grupo passou a ter como novo líder em setembro de 2011 a Profª Mestre Danielle Costa Carrara Couto. Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8883282323508321.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco de Assis Sobrinho - Integrante / Danielle Couto - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Capacitação em tecnologias de professores das salas de recursos multifuncionais das escolas públicas de Marabá

Descrição: Capacitação tecnológica dos professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) das escolas públicas de Marabá, que atendem crianças com necessidades educacionais especiais. Apresentação tutorias, previamente produzidos, sobre ferramentas computacionais que poderia auxiliar a produção de recursos didáticos. Apresentação de softwares educativos a serem utilizados pelas crianças atendidas pela SRM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco de Assis Sobrinho - Integrante / Stefhany Mayara Paixão da Silva - Integrante / Lyon Nickson A. Ferreira - Integrante / Christopher Neto - Integrante / Danielle Couto - Coordenador.
2013 - 2014
Desenvolvimento de um jogo educacional para auxiliar na educação e preservação ambiental auxiliando alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Marabá

Descrição: Projeto de continuação na implementação do Jogo URIHI, que promove a educação ambiental no cenário amazônico com alunos do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco de Assis Sobrinho - Integrante / Jeter dos Santos Campos - Integrante / Danielle Couto - Coordenador.
2012 - 2013
Estratégias e utilização de tecnologias educacionais para auxílio de crianças especiais em escolas públicas de Marabá

Descrição: Capacitação tecnológica dos professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) das escolas públicas de Marabá, que atendem crianças com necessidades educacionais especiais. Apresentação tutorias, previamente produzidos, sobre ferramentas computacionais que poderia auxiliar a produção de recursos didáticos. Apresentação de softwares educativos a serem utilizados pelas crianças atendidas pela SRM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco de Assis Sobrinho - Integrante / Danielle Couto - Coordenador.
2012 - 2012
Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solitários do Sul e Sudeste do Pará: Ações para o fortalecimento da formação Acadêmica e Economia Solidária na região

Descrição: Assessoria de empreendimentos populares e grupos de estudo e formação com grupos comunitários sobre tópicos da Economia Solidária.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco de Assis Sobrinho - Integrante / Conceição Cardoso Brito - Integrante / Idalina Frazão Correia - Integrante / Talita Silva Monteiro - Integrante / Thaisa Teixeira Ferreira Campos - Integrante / Cloves Barbosa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Jovem Extensionista - Inovação e Tecnologia, Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará - XV Jornada de Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOBRINHO, F. A.; FERREIRA, L. ; NETO, C. ; SILVA, S. ; SILVA, U. ; ANDRADE, A. ; RODRIGUES, A. ; COUTO, D. . Jogo do Boto: Serious Game para Sensibilização Ambiental de estudantes da Região Amazônica. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2015, Teresina - PI. Anais do XIV SBGames - Cultura - Full Papers, 2015. p. 836-845.

2.
SOBRINHO, F. A.; NETO, C. ; COUTO, D. . O Desafio Tecnológico nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas Públicas de Marabá. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2014, Belém - PA. Anais Comunicação Oral: Tecnologia e Produção, 2014.

3.
CAMPOS, J. ; SOBRINHO, F. A. ; FILHO, C. ; CARNEIRO, T. ; COUTO, D. . URIHI: Jogo Educativo para Preservação Ambiental na Amazônia. In: Congresso Brasileiro de informatica na Educação - CBIE, 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do CBIE 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, C. C. ; SOBRINHO, F. A. ; CORREIA, I. F. ; MONTEIRO, T. S. . HISTORICIZANDO A TRAJETÓRIA DA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS DO SUL E SUDESTE PARAENSE/ITESP/UFPA. In: XV Jornada de Extensão da UFPA, 2012, Belém. Anais da XV Jornada de Extensão da UFPA - Inovação e Tecnologia, 2012. p. 1182-1186.

Apresentações de Trabalho
1.
SOBRINHO, F. A.; FERREIRA, L. N. A. ; NETO, C. ; SILVA, S. M. P. ; SILVA, U. ; ANDRADE, A. ; RODRIGUES, A. ; COUTO, D. . Jogo do Boto: Serious Game para Sensibilização Ambiental de estudantes da Região Amazônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOBRINHO, F. A.; NETO, C. ; COUTO, D. . O Desafio Tecnológico nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas Públicas de Marabá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOBRINHO, F. A.; SILVA, S. M. P. ; NETO, C. ; FERREIRA, L. N. A. ; SILVA, U. ; COUTO, D. ; RODRIGUES, A. ; ANDRADE, A. . Jogo do Boto. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOBRINHO, F. A.. Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Utilizando Game Maker 8.1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação de Seminário no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática - ICB - UFMG.Análise de assinaturas para classificação estrutural de proteínas utilizando ângulos diedrais da cadeia principal. 2016. (Seminário).

2.
RSG Brazil - 1st Student Council Symposium. 2016. (Simpósio).

3.
X-Meeting 2016 - 12th International Conference of the Brazilian Association of Bioinformatics and Computational Biology (AB3C). 2016. (Congresso).

4.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames.Jogo do Boto: Serious Game para Sensibilização Ambiental de estudantes da Região Amazônica. 2015. (Simpósio).

5.
6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. O Desafio Tecnológico nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas Públicas de Marabá. 2014. (Congresso).

6.
II WIDSI - Workshop de Inclusão Digital em Sistemas de Informação.Minicurso de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Utilizando Game Maker 8.1. 2013. (Outra).

7.
WIDSI - Workshop de Inclusão Digital em Sistemas de Informação. 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOBRINHO, F. A.; TEIXEIRA, R. F. . II WIDSI - Workshop de Inclusão Digital em Sistemas de Informação. 2013. (Outro).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SOBRINHO, F. A.; SILVA, S. M. P. ; NETO, C. ; FERREIRA, L. N. A. ; SILVA, U. ; COUTO, D. ; RODRIGUES, A. ; ANDRADE, A. . Jogo do Boto. 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 3:26:09