Susana Dal Poz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0202876007082938
  • Última atualização do currículo em 12/10/2017


Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Informação e Planejamento de RH, Informação em Saúde e Políticas de Saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Susana Dal Poz
Nome em citações bibliográficas
DAL POZ, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social.
Rua São Francisco Xavier, 524- 7º andar, bloco E, sala 7010
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22347378
Fax: (21) 23340235
URL da Homepage: http://www.obsnetims.org.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Especialização em Direito. (Carga Horária: 1800h).
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.
Título: Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Contracts and Dispute Resolution. (Carga Horária: 80h).
University of California, Davis, School of Law, UC DAVIS, Estados Unidos.
Título: International Commercial Law Seminar: Contracts and Dispute Resolution. Ano de finalização: 2007.
1997 - 2002
Graduação em Direito.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Desapropriação de bens públicos.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-C do CNPQ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Especialista Visitante do CNPq
Outras informações
Atividades: participação da equipe em todas as etapas e reuniões da pesquisa "Avaliação de Políticas e Programas Nacionais da Gestão do Trabalho no SUS"

Atividades

08/2012 - 04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, .


Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, CEPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de desenvolvimento e pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de desenvolvimento e pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de desenvolvimento e pesquisa de produção e conteúdo da área de Gestão e Planejamento de Recursos Humanos em Saúde do Plano Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Principais atividades: atualização e revisão do conteúdo do site http://www.obsnetims.org.br/ ; elaboração e divulgação de notícias relevantes à área de planejamento e gestão de recursos humanos em saúde e saúde pública; divulgação de eventos realizados pela Estação de Trabalho do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ) e outras instituições (do Brasil e do exterior); divulgação de cursos e oportunidades em planejamento e gestão de recursos humanos em saúde; preparação, revisão e divulgação de material produzido pela Estação de Trabalho IMS/UERJ (pesquisas, teses, dissertações, livros e materiais apresentados em Congressos, Seminários e outros eventos) e elaboração e divulgação do boletim eletrônico com as principais notícias do site sobre a área de planejamento e gestão de recursos humanos em saúde.


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogada Junior, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no departamento jurídico da empresa, como advogada júnior na Gerência Jurídica de Gestão e Desempenho. Principal atividade realizada: prestação de consultoria jurídica na área contratual, por meio de elaboração de pareceres.


Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação no VII Juizado Especial Cível - Capital, 2ª Vara de Família- Capital, 10ª Vara Cível - Capital e 14ª Câmara Cível ? Capital. Principais atividades realizadas: elaboração de minuta de despachos, relatórios, decisões, sentenças e acórdãos e realização de pesquisas de doutrina e jurisprudência.


Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro, DPGERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação no Núcleo de Atendimento do Consumidor e em Vara Criminal. Principais atividades realizadas: acompanhamento de processos e elaboração de peças jurídicas.


Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro, PGM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Procuradoria de Patrimônio e Desapropriações. Principais atividades realizadas: acompanhamento de processos e elaboração de peças jurídicas.


Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde, FIOTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação de Políticas Públicas de Saúde

Objetivo: Medir e aprimorar os projetos na área da saúde e traçar recomendações para o aperfeiçoamento de seu curso, considerando a organização, os recursos e o pessoal envolvidos nesses empreendimentos; Fornecer subsídios às instâncias gestoras do SUS, tendo como referência a estrutura, processos e resultados de políticas implantadas; Produzir conhecimentos sobre a implantação de projetos na área da saúde; Produzir recomendações com intuito de estimular correções de rotas e procedimentos de programas e projetos bem como da atuação de áreas estratégicas para o SUS; Disseminar os resultados..
2.
Gestão do Trabalho e de Recursos Humanos em Saúde

Objetivo: Fornecer subsídios às instâncias gestoras do SUS em questões relativas à gestão do trabalho e à educação para a área da saúde, tendo como marco referencial a centralidade de recursos humanos para a formulação e implementação da Política de Saúde; Configurar a gestão do trabalho no SUS apontando questões relativas às práticas desenvolvidas e aos mecanismos utilizados; Elevar a dimensão recursos humanos a uma das questões centrais para a organização do SUS estabelecendo o aprimoramento da capacidade gerencial do sistema; Reconhecer a necessidade de utilização da informação como ferramenta fundamental para modelos gerenciais inovadores; Conhecer as tendências do mercado de trabalho em saúde analisando oferta e demanda de profissionais..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Regulação do Trabalho e das Profissões em Saúde
Descrição: Analisar os processos de regulação da formação e do exercício de diferentes profissões da saúde tendo como eixo a questão da expansão dos escopos de prática e reforçar as capacidades de avaliação e de monitoramento das políticas de formação de pessoal e o processo de revisão e expansão de escopos de prática das profissões de saúde no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Avaliação das Políticas de Educação Permanente do SUS (PEPS) implementadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES)
Descrição: A implementação das políticas públicas de recursos humanos em saúde (RHS), na perspectiva de um sistema político democrático no Brasil contemporâneo, vem colocando em pauta a necessidade de entender o binômio trabalho e educação, sob um novo prisma. Em geral, as interpretações sobre essa dinâmica, no que se refere à política de educação permanente dos trabalhadores da saúde, têm focado a educação como eixo transformador e como estratégia mobilizadora de recursos e poderes. A proposta contida na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) assume a regionalização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) como base para o desenvolvimento de iniciativas qualificadas para o enfrentamento das carências e necessidades do sistema. Este estudo busca avaliar a capilaridade das políticas setoriais de gestão da educação na saúde em secretarias estaduais de saúde. Constitui-se de estudo avaliativo, que conjugará métodos quantitativos e qualitativos, tendo como informantes-chaves gestores/responsáveis pelo desenvolvimento das ações de Educação Permanente nas Secretarias Estaduais de Saúde. Seus resultados serão submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva. Destaca-se que o projeto de caráter multicêntrico será realizado por um conjunto de instituições, que já têm desenvolvido parcerias de trabalho, apresentam reconhecida competência na temática da educação permanente e produção científica nesse campo. Espera-se que o estudo possibilite um maior conhecimento sobre a PNEPS e seus desdobramentos nas secretarias estaduais de saúde. Serão apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam no campo da gestão da educação com foco nas políticas de Educação Permanente para os trabalhadores do SUS nas secretarias estaduais de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Avaliação de Políticas e Programas Nacionais da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde no SUS
Descrição: Este projeto tem o objetivo de avaliar o estágio das políticas de Gestão do Trabalho e a articulação das políticas de gestão da educação implantadas pela União, Distrito Federal, municípios e estados brasileiros. Pretende-se identificar e analisar os desafios que se apresentam no campo da gestão de recursos humanos em saúde no Brasil tendo como questão central a capacidade gestora de RHS em secretarias estaduais e municipais de saúde e a capilaridade das políticas setoriais de gestão do trabalho e da educação na saúde. A partir da análise desses resultados, serão apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam para apoiar as esferas subnacionais no Brasil em função das mudanças ocorridas nessa área com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Susana Dal Poz - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tânia França - Integrante / Carinne Magnago - Integrante / Dayane Nunes Nascimento - Integrante / Marcia Silveira Ney - Integrante / Rômulo Gonçalves de Miranda - Integrante / Swheelen de Paula Vieira - Integrante / Paula Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2013
Fortalecimento da Capacidade de Planejamento de Recursos Humanos para Sistemas Nacionais de Saúde
Descrição: Promover a investigação e a formação no campo da economia do trabalho e da educação em saúde. Produzir conhecimentos e métricas para identificar desigualdades da distribuição geográfica dos trabalhadores de saúde e identificar determinantes da atração e retenção de profissionais em áreas remotas e desassistidas por meio de estudos de preferência declarada. Estimar a necessidade da força de trabalho em saúde para a atenção primária em sistemas nacionais de saúde, tendo como modelo o sistema de saúde brasileiro e as propostas de cobertura para os próximos 10 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Susana Dal Poz - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tânia França - Integrante / Cid Manso de Melo Vianna - Integrante / Marcus Paulo da Silva Rodrigues - Integrante / Marina Campos Morici - Integrante.
2010 - 2012
Desenvolvimento e aplicação de metodologia de dimensionamento de pessoal com a utilização de indicadores de carga de trabalho
Descrição: Aplicar e disseminar a metodologia de dimensionamento de pessoal com os indicadores de carga de trabalho em serviços de saúde, validando sua aplicabilidade para apoiar o processo de gestão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Susana Dal Poz - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tânia França - Integrante / Thereza Christina Varella - Integrante / Maria Ruth dos Santos - Integrante / Ana Claudia Pinheiro Garcia - Integrante.
2009 - 2011
Aplicação de metodologia e integração do componente de avaliação de desempenho a sistemas de informação de recursos humanos em saúde
Descrição: Disseminar metodologia e componente de avaliação de desempenho dos trabalhadores do SUS, com vistas a apoiar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de trabalho e auxiliar a gestão na produção de indicadores na busca por resultados satisfatórios para os sistemas de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Susana Dal Poz - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tânia França - Integrante / Ana Claudia Pinheiro Garcia - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional - Inovações na atenção primária à saúde: lições aprendidas Brasil e Portugal. 2013. (Seminário).

2.
2ª Capacitação em Análise e Planejamento da Força de Trabalho em Saúdeúde. 2012. (Oficina).

3.
Reunião técnica sobre medidas e monitoramento de desigualdades dos recursos humanos em saúde. 2012. (Oficina).

4.
Capacitação em Análise e Planejamento da Força de Trabalho em Saúde. 2011. (Oficina).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:50:15