Sabrina Castro da Silva

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  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Mestra em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM (2017). Cursando Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (FAMETRO). Graduada em Administração pela Escola Superior Batista do Amazonas-ESBAM (2013), possui experiência nas áreas de Vendas, Logística, Finanças, Tributos e Educação Ambiental. Atuou como Bolsista de Apoio Técnico no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - LAPSEA/INPA, coordenado pela Dra. Maria Inês Gasparetto Higuchi. Atualmente é docente na Universidade Anhanguera. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Castro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde.
Avenida André Araújo
Aleixo
69060000 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478
Telefone: (92) 36433145
URL da Homepage: http://lapsea.inpa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À FLORESTA AMAZÔNICA POR PÓS-GRADUANDOS DE MANAUS-AM,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Inês Gasparetto Higuchi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Outros
2013
Especialização em andamento em Pericia, Auditoria e Gestao Ambiental. (Carga Horária: 432h).
Faculdade Metropolitana de Manaus, FAMETRO, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Administração.
Escola Superior Batista do Amazonas, ESBAM, Brasil.
Título: A Educação Ambiental como recurso para redução nos custos de produção das indústrias de Manaus.
Orientador: Maria de Nazaré Lima Menezes.




Formação Complementar


2013
Ingles. (Carga horária: 420h).
Centro de Idiomas Aslan, ASL, Brasil.
2012 - 2012
Informatica. (Carga horária: 60h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Amazonas, SESI/AM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 60
Outras informações
Estágio na disciplina de Educação Ambiental II no curso de Ciências Naturais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFAM).


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientanda de Pós-Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Tecnico, Carga horária: 20
Outras informações
Participação ativa nos Projetos: Protagonismo Juvenil e Ecoethos da Amazônia, coordenados pela Professora Dra. Maria Ines Gasparetto Higuchi.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde, .

Linhas de pesquisa
Percepção Ambiental
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde, .

Linhas de pesquisa
Educação Ambiental

Videolar S.A, VDL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Fiscal, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.


Microservice Tecnologia Digital S.A, MTD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria no Departamento Financeiro, Carga horária: 30


Secretaria Municipal de Administracao, SEMAD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio no Departamento Logistico, Carga horária: 25


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio no Setor Tecnico Administrativo, Carga horária: 20


Universidade Anhanguera, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Gestão de Projetos
Modelos de Gestão
Direito do Trabalho


Linhas de pesquisa


1.
Percepção Ambiental
2.
Educação Ambiental


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À FLORESTA AMAZÔNICA POR PÓS-GRADUANDOS DE MANAUS-AM
Descrição: O desenvolvimento dessa pesquisa tem a ver com o interesse em compreender os diversos entendimentos sobre a floresta, visto que isso influencia diretamente nas ações humanas a esse ambiente. Este estudo busca ampliar e inserir um grupo específico da sociedade, o de alunos de mestrado e doutorado, que buscam compreender as dinâmicas e processos relativos à floresta amazônica. A inserção desse grupo nos estudos de PA se justifica pelo fato de que tais cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na área ambiental são a fonte de formação mais profunda e específica sobre esse bioma e que tais profissionais serão, inevitavelmente, formadores de opinião, seja na área de gestão ou ensino e pesquisa, áreas importantes para o desenvolvimento da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Castro da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - Atual
Ecoethos da Amazônia: Educação Ambiental e Desenvolvimento Social com Responsabilidade Ambiental.
Descrição: O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA/INPA), por meio do projeto Ecoethos da Amazônia, nesta edição financiado pela FAPEAM, objetiva contribuir com essas questôes num contexto formal e não formal da educação ambiental. A proposta é ampliar os conhecimentos e reflexôes sobre práticas cotidianas na relação pessoa-ambiente e estimular a busca de soluções cooperativas e responsáveis. O Ecoethos da Amazônia é uma plataforma de EA com o princípio simulador das consequências. Nessas experiências os educados são solicitados a desempenhar tarefas diferenciadas a partir de algumas necessidades sociais e verificar os impactos ocasionados nos ecossistemas, em particular da floresta amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Protagonismo juvenil: aspectos constitutivos e implicações psicossociais da mobilização e participação em atividades socioambientais de jovens na região metropolitana de Manaus- AM.
Descrição: O protagonismo juvenil reflete a participação cidadã dos jovens em diferentes atividades sociais cuja atuação permite ao jovem se inserir numa rede ativa de transformação da sociedade. Essa participação além de proporcionar ao jovem a visibilidade e reconhecimento necessários entre os adultos possibilita ainda o desenvolvimento de habilidades e competências para o engajamento e mobilização social. A proposta de estudo aqui apresentada visa compreender aspectos constitutivos do protagonismo juvenil relativo às questões socioambientais e aspectos psicossociais presentes na mobilização e participação grupal com jovens da região metropolitana de Manaus-AM. Considerando que muitos jovens no estado do Amazonas estão gradativamente se envolvendo em atividades coletivas após terem participado de programas de educação ambiental e programas de iniciação científica, cujas atividades preconizaram não apenas a busca do conhecimento sobre os recursos ambientais, mas também a reflexão critica da necessidade de transformação de práticas socioambientais, um estudo para identificar esse processo pode nos indicar caminhos que viabilizem e tornem mais efetivos a participação social dos jovens na construção da cidadania plena. O estudo tem como objetivos verificar os significados atribuídos pelos jovens a essa mobilização coletiva; identificar aspectos psicossociais motivadores dessa participação; caracterizar indicadores do protagonismo socioambiental juvenil; verificar o impacto dessa participação no ambiente familiar e escolar. Esse estudo vem complementar outros já iniciados no LAPSEA sobre esse assunto (Araújo e Higuchi, 2010; Silva e Higuchi, 2010; Albuquerque e Higuchi, 2011). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com a utilização de multimétodos, incluindo a observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupo focal e escalas sociais. Os participantes serão jovens de Manaus/AM (Jovens Ambientalistas), Iranduba/AM (Coletivo Jovem) e Manacapuru/AM (Projeto Ukulelê). Como o protagonismo juvenil não ocorre dissociado da esfera familiar e escolar farão parte do estudo pais e/ou responsáveis dos jovens bem como professores e gestores das escolas cujos jovens estão vinculados. Os dados serão discutidos, a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e Bauer (2002) a fim de categorizar as principais ideias apresentadas pelos participantes levando em consideração os objetivos da pesquisa. Outras análises descritivas serão também utilizadas para dados relativos às escalas sociais aplicadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, T.O ; SILVA, S. C. ; DUTRA, J.M ; SOUZA, A. P. . A EFETIVIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FATOR COMPETITIVO NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2016, Juiz de Fora. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016.

2.
LIMA, T.O ; SILVA, S. C. ; DUTRA, J.M ; SOUZA, A. P. . A EFETIVIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FATOR COMPETITIVO NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2016, Juiz de Fora. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016.

3.
COSTA, M. B. ; SILVA, S. C. ; MATEUS, W. D. . O USO CONSCIENTE DE ENERGIA: contribuições e implicações. In: II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, 2015, Manaus. II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, 2015. p. 1-9.

4.
MATEUS, W. D. ; COSTA, M. B. ; SILVA, S. C. . ANTROPOCENO, DEFAUNAÇÃO E ÉTICA: tríade para discutir a conservação da biodiversidade no Amazonas. In: II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, 2015, Manaus. II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, 2015. v. 2. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. C.; HIGUCHI, M. I. G. . ENTRE GPS E MICROSCÓPIOS: PERCEPÇÕES SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA NA PERSPECTIVA DE PÓS-GRADUANDOS EM MANAUS. In: IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA, 2016, Manaus. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia, 2016.

2.
SILVA, S. C.; HIGUCHI, M. I. G. . ENTRE GPS E MICROSCÓPIOS: PERCEPÇÕES SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA NA PERSPECTIVA DE PÓS-GRADUANDOS EM MANAUS. In: IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA, 2016, Manaus. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia, 2016.

3.
SILVA, S. C.. O JOVEM E O MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO RURAL: reflexões à luz das questões ecológicas como oportunidades. In: VI Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - JUBRA, 2015, Rio de Janeiro. VI JUBRA, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. L. ; DUQUE, A. J. S. R. ; ALBUQUERQUE, D. S. ; FERNANDES, F. O. P. ; AZEVEDO, G. C. ; HIGUCHI, M. I. G. ; FLORES, M. S. ; OBERRAUCH, Q. ; SILVA, S. C. . Implicações da participação em grupos de meio ambiente para a escolha profissional de jovens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia.Antropoceno, defaunação e ética: tríade para discutir a conservação da biodiversidade no Amazonas. 2015. (Seminário).

2.
VI Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - JUBRA.O jovem e o meio ambiente no contexto rural: reflexões à luz das questões ecológicas como oportunidades. 2015. (Simpósio).

3.
III Workshop de Tecnologia Social: Participação Social e desenvolvimento regional.. 2014. (Exposição).

4.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ecoethos da Amazônia: Problemáticas Socioambientais para um Pensar e Agir Responsável. 2014. (Exposição).

5.
Semana Academica do Curso de Administracao.Negocios e Oportunidades. 2013. (Simpósio).

6.
VI Feira do Empreendedor do Curso de Administracao. Feira do Empreendedor 2013. 2013. (Feira).

7.
XII Semana de Consultoria dos Cursos de Administracao, Ciencias Contabeis e Sistemas de Informacao.Semana de Consultoria. 2013. (Simpósio).

8.
V Feira do Empreendedor. A Arte de Empreender. 2012. (Feira).

9.
VI Semana de Consultoria dos Cursos de Administracao, Ciencias Contabeis e Sistemas de Informacao.Gestao do Terceiro Setor. 2012. (Simpósio).

10.
IV Feira do Empreendedor do curso de Administracao. Como esta o Varejo Hoje.. 2011. (Feira).

11.
IV Semana de Consultoria Contabil, Gestao Administrativa e Sistemas de Informacao.Os Novos Rumos das Organizacoes. 2011. (Simpósio).

12.
IX Semana Academica dos Cursos de Administracao e Ciencias Contabeis.Habilidades e Competencias em Gestao Empresarial. 2011. (Seminário).




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