Michelly Silva Machado

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  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPGLSA (2016), com ênfase em Linguística, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui graduação em Letras Língua Portuguesa pela UFPA (2014), graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/CE (2012). Trabalha como Professora de Linguística, no Instituto de Estudos do Xingu - IEX, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Tem experiência na área de Letras Língua Portuguesa e Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Línguas e culturas indígenas, educação escolar indígena e educação bilíngue. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michelly Silva Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Desvelando os Vestígios da Língua Tembé no Vale do Rio Acará-Mirim: estudo sobre a Cartilha Tenetêhár Poraganty,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Carmen Lúcia Reis Rodrigues.
Coorientador: Raimunda Benedita Cristina Caldas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Língua Tembé.Língua obsolescente.Cartilha Bilíngue.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: línguas indígenas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História índigena.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2014
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Literatura, Identidade e Resistência em H?era de Max Martins.
Orientador: Carlos Augusto Carneiro Costa.
Bolsista do(a): Fundação Carlos chagas, FCC, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em História.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Título: Os embates entre o Estado e a Igreja no Grão-Pará no final do século XVIII (1750-1760).
Orientador: Maria Raimunda Martins.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA, EA, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
NÚCLEO PEDAGÓGICO INTEGRADO, NPI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação de Professores do II Módulo do Projeto Mundiar. (Carga horária: 36h).
A Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Professores do III Módulo do Projeto Mundiar. (Carga horária: 36h).
A Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Francês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Professores no I Módulo do Projeto Mundiar. (Carga horária: 40h).
A Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2009 - 2012
Curso Livre de Inglês. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Língua Portuguesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Escola Escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de História no 1º Ano do ensino médio e da 4º Etapa do Eja - Educação de Jovens e Adultos, na Escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales.

Atividades

06/2016 - 02/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
Língua Portuguesa

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Apoio acadêmico e administrativo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, da Universidade Federal do Pará - UFPA.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Pará, .


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Serviços na Habilitação de Candidatos do PSS, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de Capacitação para Professores e Alunos para Melhoria de Desempenho de Participantes da OBMEP - Universidade Federal do Pará ? UFPA/ ICEN

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no Protocolo da Secretaria da Faculdade de Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN da Universidade Federal do Pará.


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I - Linguística, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Conversação
Ensino e Aprendizagem em Língua e Literatura I
Estágio Supervisionado em Língua e Literatura IV
Leitura e Produção Textual
Práticas de Gêneros Discursivos
Semântica e Pragmática
Variação Linguística


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e Tradução Cultural


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grupo de Estudos de Linguística Antropológica - Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI)
Descrição: O Grupo de Estudos de Linguística Antropológica, Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI) apresenta, como objetivo principal, fortalecer a área de Linguística Antropológica, dentro do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), no que se refere aos estudos da Biodiversidade Sociocultural e imaterial dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira. Especificamente, o grupo terá como metas principais, auxiliar as pesquisas dos discentes do Instituto, bem como capacitar alunos para a compreensão da importância da língua materna desses povos para o conhecimento e entendimento dos costumes de cada etnia que a fala. A língua, meio para tais estudos, propiciará fundamentos para o conhecimento dessas sociedades, pois a língua e a cultura apresentam correlações diretas, tendo em vista que a língua oferece categorias e regras inconscientes não estando sujeitas a racionalizações secundárias, e sim ligadas ao próprio conhecimento de mundo do falante, assim é através da sua língua que uma sociedade expressa seus costumes e saberes (DURANTTI, 2003). Além do trabalho de descrição e documentação é objetivo do Grupo de Pesquisa em questão realizar a capacitação de discentes (tanto de graduação quanto de pós-graduação) em metodologias que auxiliem os professores indígenas a ministrarem suas aulas dentro das escolas de suas aldeias sem a presença de uma "educação de transição", cuja qual incide para o desaparecimento das línguas maternas dessas comunidades. O grupo terá a participação de professores do Instituto de Pós-Graduação em Antropologia, discentes do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), como também de professores externos a esses programas. Os trabalhos e encontros serão realizados através de minicursos, palestras, oficinas oferecidas pelos docentes referidos acima. O Grupo de Estudos em Linguística Antropológica objetiva-se preparar os discentes da área em realizarem pesquisas científicas sobre os povos Indígenas de nossa região, bem como auxiliar a comunidade indígena da Amazônia na preservação de sua língua, de sua sociedade e sua cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Michelly Silva Machado - Integrante / Nayara da Silva Camargo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Indígenas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História índigena.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Antropologia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino e Aprendizagem do Português.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, M. S.. Identidade Étnica e Autoidentificação Tenetehára: estudo sobre Aldeia Indígena Turé-Mariquita de Tomé-Açu/PA. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele de Alencar; Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos /SP: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 235-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, M. S.. RESISTÊNCIA INDÍGENA NA PÓS-MODERNIDADE - ESTUDO SOBRE OS TEMBÉ TENETEHÁRA DE TOMÉ-AÇU/PA. In: Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2014, Rio Branco. Anais do VIII Simpósio Linguagens e Identidades da/na AmazôniaSul-Ocidental: artes, silêncios e silenciamentos. VII Colóquio Internacional ?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia?. Rio Branco - Acre: Nepan Editora, 2014. v. 1. p. 569-578.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, M. S.. Educação bilíngue e o livro didático: uma análise sobre cartilha bilíngue Tenetêhár Porangaty. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MACHADO, M. S.. Workshop: Normas da ABNT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACHADO, M. S.. Questões sobre Identidade étnica e autoidentificação Tenetehàra: estudo sobre Aldeia Turé-Mariquita de Tomé-Açu/PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MACHADO, M. S.. Resistência Indígena na Pós-Modernidade - Estudo sobre os Tembé Tenetehàra de Tomé-Açu/PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MACHADO, M. S.. Reserva Turé-Mariquita: Representações Culturais e Questões Etno-históricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACHADO, M. S.; ARAUJO, C. P. ; TENORIO, J. . A Expulsão jesuítica na Amazônia e as transformações educacionais no Grão-Pará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, M. S.. Projeto Capacitação Moodle: Depoimento da aluna Michelly Silva Machado (Inglês). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, M. S.. Oficina de produção de projetos de pesquisa: Tradução Cultural, Memórias e Saberes Interculturais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, M. S.. Participação em banca de Raimunda Nunes de Oliveira Silva.O Gênero infográfico: leitura, compreensão e processamento textual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
MACHADO, M. S.. Participação em banca de Letícia Santos Gomes.Processos migratórios e a formação da identidade da mesorregião do Sudeste do Pará: estudo os topônimos com motivação em nome de pessoas e regiões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
MACHADO, M. S.. Participação em banca de Daiane Barros da Silva.Toponímia e identidade: um estudo dos hidropônimos do Sudeste do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Línguas Indígenas ? Instituto de Estudos do Xingu.Identidade, Gênero e Culturas Indígenas. 2018. (Simpósio).

2.
Encontro de Extensão: Formação Acadêmica em dinâmicas de grupo voltadas para cidadania e direitos humanos. 2017. (Encontro).

3.
Curso Geral sobre a diversidade Etnolinguística da Amazônia. 2016. (Outra).

4.
Pré-seminário do I Seminário Tradução e Interculturalidade. 2014. (Seminário).

5.
Quartas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia PPGLSA. 2014. (Outra).

6.
VIII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental ?Artes, silêncio e silenciamentos?. 2014. (Simpósio).

7.
II Seminário PARFOR 2013 - Projetos e Práticas de Formação Docente no PARFOR - UFPA. 2013. (Seminário).

8.
Juventude e Migrações na perspectiva da história das populações. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, M. S.. I Simpósio de Línguas Indígenas ? Instituto de Estudos do Xingu. 2018. (Outro).

2.
MACHADO, M. S.. I Seminário Tradução e Interculturalidade. 2014. (Outro).

3.
MACHADO, M. S.. Oficina de produção de projetos de pesquisa: Tradução Cultural, Memórias e Saberes Interculturais. 2014. (Outro).

4.
MACHADO, M. S.. II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia. 2013. (Outro).

5.
MACHADO, M. S.. IV Encontro dos Estudantes de Matemática - EEMUFPA. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MACHADO, M. S.. Identidade Étnica e Autoidentificação Tenetehára: estudo sobre Aldeia Indígena Turé-Mariquita de Tomé-Açu/PA. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele de Alencar; Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos /SP: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 235-250.


Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, M. S.. Resistência Indígena na Pós-Modernidade - Estudo sobre os Tembé Tenetehàra de Tomé-Açu/PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MACHADO, M. S.. Workshop: Normas da ABNT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, M. S.. Projeto Capacitação Moodle: Depoimento da aluna Michelly Silva Machado (Inglês). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, M. S.. IV Encontro dos Estudantes de Matemática - EEMUFPA. 2012. (Outro).




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