Morgana Abranches Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1337234547173752
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás. Integrante do Coletivo Negro do Instituto de Química CIATA e também do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI). Atualmente é Mestranda em Química na Universidade Federal de Goiás, onde desenvolve ações no projeto Investiga Menina! Este projeto busca firmar a parceria entre a Universidade Federal de Goiás, por meio do LPEQI, Coletivo Negro Ciata, e a Colégio Estadual Solon Amaral para promoção de ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, proporcionando experiências e informações sobre a contribuição das mulheres negras na ciência e na tecnologia, ações afirmativas e feminismo negro. O Projeto Investiga Menina foi premiado nos editais Elas nas Exatas e também no Negras Potências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Morgana Abranches Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química.
Avenida Esperança
Campus Universitário
74690612 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211900


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Graduação em Química Licenciatura (111340).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais.
Orientador: Anna Maria Canavarro Benite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Jesus Maria José, CJMJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 100h).
Núcleo de Educação à Distância da Unesp, NEAD/UNESP, Brasil.
2014 - 2017
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 480h).
Centro de Línguas UFg, CL/UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica Prolicen UFG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica Prolicen UFG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica Prolicen UFG, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - 12/2015
Estágios , Instituto de Química, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado Obrigatório no Colégio Estadual Jardim América.
03/2015 - 07/2015
Estágios , Instituto de Química, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado Obrigatório no Colégio Estadual Jardim América.
08/2014 - 12/2014
Estágios , Instituto de Química, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado Obrigatório no Colégio Estadual Jardim América.
03/2014 - 07/2014
Estágios , Instituto de Química, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado Obrigatório no Colégio Estadual Jardim América.

Escolinha ABC, EABC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 30


Colégio Estadual Andrelino Rodrigues de Moraes, CEARM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Não-Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária e Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolvimento do Projeto Ensino de Química e Cultura Africana, como bolsista Prolicen.


Colégio Estadual Solon Amaral, CESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora em Formação Continuada, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolvimento do projeto Investiga Menina, cujo o objetivo é promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros). Na estrutura organizacional definida para desenvolvimento do plano de ações e metas do Projeto contamos com um Colegiado de Gestão Partilhada composta por membros da direção da escola, professoras e membros de nossas ONGs. A metodologia participativa utilizada vem sendo utilizada em outros projetos exitosos citados aqui. Esta se desenvolve de forma multidisciplinar e integra diverso saberes e linguagens. Neste escopo, iremos elaborar uma página na rede social vinculada as páginas das Universidades envolvidas no projeto com o objetivo de disseminar as trajetórias de mulheres cientistas e que tenha participação direta das estudantes do ensino médio, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas, que são parte basilares de todo e qualquer projeto de pesquisa, ou seja, uma prática da investigação científica.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INVESTIGA MENINA!

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 29/02/2016.
Descrição: Ações coletivas para o benefício da comunidade escolar,proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres na ciência e tecnologia.Temos como objetivo promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros). Na estrutura organizacional definida para desenvolvimento do plano de ações e metas do Projeto contamos com um Colegiado de Gestão Partilhada composta por membros da direção da escola, professoras e membros de nossas ONGs. A metodologia participativa utilizada vem sendo utilizada em outros projetos exitosos citados aqui. Esta se desenvolve de forma multidisciplinar e integra diverso saberes e linguagens. Neste escopo, iremos elaborar uma página na rede social vinculada as páginas das Universidades envolvidas no projeto com o objetivo de disseminar as trajetórias de mulheres cientistas e que tenha participação direta das estudantes do ensino médio, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas, que são parte basilares de todo e qualquer projeto de pesquisa, ou seja, uma prática da investigação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Morgana Abranches Bastos - Integrante / Regina Nobre Vargas - Integrante / Anna Maria Canavarro Benite - Coordenador / Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Cláudio Roberto Machado Benite - Integrante / Fernanda Silva Fernandes - Integrante.
2012 - Atual
Ensino de Química e Cultura Africana
Descrição: É preciso reconhecer que a sociedade brasileira é pluriétnica e pluricultural (DINIZ E VASCONCELOS, 2004). Os sujeitos da escola (professores, alunos, administração e comunidade) são, antes de tudo, sujeitos sociais homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens e adultos, pertencentes a diferentes grupos étnico-raciais, integrantes de distintos grupos sociais. São sujeitos com histórias de vida, representações, experiências, identidades, crenças, valores e costumes próprios que impregnam os ambientes educacionais por onde transitam com suas particularidades e semelhanças, compondo o contexto da diversidade. Estudos recentes, sobre currículo, têm apontado que urge a necessidade de se repensar a formação docente no sentido de possibilitar-lhes maior contato com os subsídios que movimentam o debate curricular atual. Defende-se que os docentes reinterpretam as diretrizes curriculares que lhes são apresentadas a partir de suas próprias leituras de mundo instituindo os currículos praticados. Por isso, precisam refletir coletivamente sobre sua prática, para atuarem de forma consistente tanto no processo de ensino como em sua formação profissional. A implementação da lei no.10639/03(BRASIL, 2003) induz mudanças no texto curricular e essas mudanças são complexas e vão além de como trabalhar os conteúdos tradicionais da escola e, transversalmente, abordar temas ligados a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Partindo do pressuposto que a interação reflexiva (SCHÖN, 1998) sobre a prática pedagógica se caracteriza pela observação, análise e reflexão crítica conjunta, mostrando-se importante instrumento para a promoção de mudanças nos relatos e ações do professor, sob a mediação do pesquisador, o objetivo geral desta parceira colaborativa é unir o professor formador, o professor em formação e professor do ensino regular como estratégia de formação inicial e continuada no intuito de coletivamente fomentar pesquisas em questões pertinentes à formação do educador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Morgana Abranches Bastos - Integrante / Regina Nobre Vargas - Integrante / Anna Maria Canavarro Benite - Coordenador / Geisa Louise Mariz Lima - Integrante / Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Juvan Pereira da Silva - Integrante / Marysson Jonas Rodrigues Camargo - Integrante / Antônio César Batista Alvino - Integrante / Vander Luiz Lopes dos Santos - Integrante / Aliny Gomes Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: História e Cultura Afro-Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENITE, A. M. C.2018BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. . CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES DE RAÇA E GÊNERO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-36, 2018.

2.
BASTOS, M. A.2017 BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. . Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. Revista ABPN, v. 9, p. 00-00, 2017.

3.
BENITE, A. M. C.2017 BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, C. R. M. . Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades Metálicas. Química Nova na Escola (online), v. 39, p. 131-141, 2017.

4.
BASTOS, M. A.2017BASTOS, M. A.; AMAURO, N. Q. ; BENITE, A. M. C. . A Química do Café e a Lei 10.639/03: uma atividade prática de Extração da Cafeína a partir de Produtos Naturais. Revista ABPN, v. 9, p. 312-331, 2017.

5.
SOUZA, E. P. L.2017SOUZA, E. P. L. ; SENA, C. C. A. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Ciências e Cultura Negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, p. 42-81, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Estudos acerca do papel da mídia e proteção da pele negra em aulas de química.. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2018.

2.
BASTOS, M. A.; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . SOBRE BELEZA, ESTERIÓTIPOS E RELAÇÕES DE ESTRUTURA E ATIVIDADE: DESCOLONIZANDO A AULA DE QUÍMICA. In: IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2017, Dourados. Livro de Resumos do IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Dourados: Editora da UEMS, 2017. p. 1-12.

3.
ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; CAMARGO, M. J. R. ; MOURA, A. R. de ; SILVA, J. P. da ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . A Química do Café e a Lei 10.639/03: uma atividade prática de Extração da Cafeína a partir de Produtos Naturais. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro de Resumos do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

4.
ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, J. P. da ; MOURA, A. R. de ; SILVA, A. G. ; BASTOS, M. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. . Química Experimental e a lei 10639-03: Inserção da História e Cultura da África e afro-brasileira no ensino de química. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro de Resumos do XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

5.
SILVA, J. P. da ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. de ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; FERNANDES, F. S. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . SOBRE O APARTHEID E A PLATINA: UMA EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO DA QUÍMICA. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro de Resumos do XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

6.
BASTOS, M. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. de ; CAMARGO, M. J. R. ; SILVA, J. P. da ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. In: 13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2016, Goiânia. Anais do 13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: Editora UFG, 2016. v. 1. p. 1-30.

7.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; LIMA, G. L. M. . Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. In: 12º CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Luz, Ciência e Vida, 2015, Goiânia. 12º CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Luz, Ciência e Vida. Goiânia: Editora UFG, 2015. v. 1. p. 1-20.

8.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. . Cultura Africana e ensino de Química: estudo sobre a formação docente. In: IV SERNEGRA e II COPENE - CO: diálogos e perspectivas sobre a questão racial no Brasil, 2015, Brasília. Caderno de Resumos do IV SERNEGRA e II COPENE - CO: diálogos e perspectivas sobre a questão racial no Brasil. Brasília: Editora do IFB, 2015. p. 1-15.

9.
SILVA, J. P. da ; CAMARGO, M. J. R. ; ALVINO, A. C. B. ; OLIVEIRA, L. A. de ; BASTOS, M. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Biodiesel e Biodendê: Aplicação da Lei 10.639 no Ensino de Química. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Fortaleza, 2015. v. 1.

10.
BASTOS, M. A.; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto: Editora UFOP. v. 1. p. 1-15.

11.
CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; LIMA, G. L. M. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais. In: V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - SELIQ e I Seminário Institucional do PIBID/Química da UFG, 2014, Goiânia. Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FAUSTINO, G. A. A. ; SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. de ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; OLIVEIRA, L. A. de ; BENITE, A. M. C. . Currículo a partir do Apartheid e os metais platínicos no ensino de química. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. Anais da 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.

2.
VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . SOBRE MULHERES E PRODUÇÃO EM CIÊNCIAS: DISCUTINDO QUESTÕES DE GÊNERO EM AULAS DE QUÍMICA. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro de Resumos do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-1.

3.
BASTOS, M. A.; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. de ; FAUSTINO, G. A. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de química e matriz energética: uma discussão a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. Anais da 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016. v. 1. p. 1-1.

4.
FAUSTINO, G. A. A. ; SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. de ; OLIVEIRA, L. A. de ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Biodiesel e Biodendê: Aplicação da LeiI 10.639-03 no Ensino de Química. In: 13º Simpósio de Educação em Química, 2015, Fortaleza. 13º Simpósio de Educação em Química. Fortaleza/CE, 2015. v. 1. p. 1.

5.
ALVINO, A. C. B. ; MOURA, A. R. de ; LIMA, G. L. M. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; SILVA, J. P. da ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Implementação da Lei 10639/03 no ensino de química: A síntese da Ferrita (Fe- Fe2O4).. In: 1° Workshop da Pós-graduação em Química, 2015, Goiânia. 1° Workshop da Pós-graduação em Quími, 2015. p. 1.

6.
SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. dos ; SANTOS, V. L. L. dos ; CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . Estudos de Reações dos Compostos de Fe e os saberes tecnológicos dos ferreiros africanos: a lei 10.639 no ensino de química.. In: 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. Anais da 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014. v. 1.

7.
CAMARGO, M. J. R. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. de ; BASTOS, M. A. ; ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: uma possibilidade a partir da experimentação. In: V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química ? V Seliq e I Seminário Institucional do PIBID/Química UFG, 2014, Goiânia. Anais do V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química e V Seliq e I Seminário Institucional do PIBID/Química UFG, 2014. v. 1.

8.
CAMARGO, M. J. R. ; LIMA, G. L. M. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . Lei 10.639/03 na ação mediada: uma possibilidade a partir das propriedades dos metais. In: V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - V SELIQ e I Seminário Institucional do PIBID/Química na UFG, 2014, Goiânia. Anais V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - V SELIQ e I Seminário Institucional do PIBID/Química na UFG, 2014.

9.
SILVA, J. P. da ; SANTOS, M. A. dos ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, V. L. L. dos ; BASTOS, M. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Elemento ferro: uma proposta de intervenção pedagógica sobre a lei 10.639 no ensino de química. In: 53º Congresso Brasileiro de Química, 2013, Rio de Janeiro. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Química. Rio de Janeiro, 2013. v. 1.

10.
SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, V. L. L. dos ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Adsorção de Cu2+ na casca de Elaeis Guineensis (dendezeiro): a lei 10.639 no ensino de química. In: IV Seminário de Estágio da Licenciatura em Química, 2013, Goiânia. IV Seminário de Estágio da Licenciatura em Química, 2013. v. 1.

11.
SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. dos ; SANTOS, V. L. L. dos ; BASTOS, M. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Proposta de uma intervenção pedagógica sobre a lei 10639/03: a partir de reações com o Ferro. In: IV Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, 2013, Goiânia. IV Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, 2013.

12.
SILVA, J. P. da ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. dos ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Síntese de uma ferrita: sobre a lei 10.639 no ensino de Química. In: IV Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, 2013, Goiânia. IV Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. de ; FAUSTINO, G. A. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; SILVA, J. P. da ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química e Matriz Energética: uma discussão a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. de ; CAMARGO, M. J. R. ; SILVA, J. P. da ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . A Química do Café e a Lei 10.639/03: uma atividade prática de Extração da Cafeína a partir de Produtos Naturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . Sobre mulheres e produção em ciências: discutindo questões de gênero em aulas de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . Sobre mulheres e produção em ciências: discutindo questões de gênero em aulas de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. . Cultura Africa e Ensino de Química: Estudo sobre a formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; LIMA, G. L. M. . Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; LIMA, G. L. M. . Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BASTOS, M. A.; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; LIMA, G. L. M. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química e a Ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades dos metais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; FERNANDES, F. S. . Projeto Investiga Menina. 2016; Tema: Mulheres na Ciência. (Rede social).

2.
BASTOS, M. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Investiga Menina!. 2015; Tema: Mulheres na produção científica. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cartografando Resistência: Sobre Saberes e Afetos em Goiás. 2017. (Encontro).

2.
13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. 2016. (Congresso).

3.
39° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ensino de Química e Matriz Energética: uma discussão a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros. 2016. (Congresso).

4.
39° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2016. (Congresso).

5.
39° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ensino de Química e a matriz energética: uma discussão a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros. 2016. (Congresso).

6.
Programa de Formação em pesquisa - Contribuições da pesquisa em gênero e sexualidade e Diálogos: Universidade e movimentos sociais pensando gênero e sexualidade. 2016. (Outra).

7.
VII Seminário de Estágio da Licenciatura em Química e III Seminário Institucional do PIBID/Química da UFG. 2016. (Seminário).

8.
XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. A Química do Café e a Lei 10.639/03: uma atividade prática de Extração da Cafeína a partir de Produtos Naturais. 2016. (Congresso).

9.
XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Encontro).

10.
12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Cultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. 2015. (Congresso).

11.
IV SERNEGRA e II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) do Centro Oeste - II COPENE/CO. ultura Africana e Ensino de Química: estudo sobre a formação docente. 2015. (Congresso).

12.
Semana da África da Universidade Federal de Goiás. 2014. (Encontro).

13.
V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química e I Seminário Institucional de PIBID/ Química. 2014. (Seminário).

14.
XI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2014. (Congresso).

15.
XVII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades dos Metais. 2014. (Congresso).

16.
XVII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. 2014. (Encontro).

17.
Jornada de Debates Estado e Insurgência. 2013. (Outra).

18.
Workshop Prolicen 2013-2014. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; FAUSTINO, G. A. A. ; FERNANDES, F. S. . II Vivência Intercultural do Investiga Menina. 2018. (Outro).

2.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; FAUSTINO, G. A. A. ; FERNANDES, F. S. . I Vivência Intercultural do Investiga Menina!. 2018. (Outro).

3.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; LIMA, G. L. M. . IV Vivência Intercultural do Investiga Menina. 2018. (Outro).

4.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; LIMA, G. L. M. ; VARGAS, R. N. . V Vivência Intercultural do Investiga Menina. 2018. (Outro).

5.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; FAUSTINO, G. A. A. . VI Vivência Intercultural do Investiga Menina. 2018. (Outro).

6.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. . III Vivência Intercultural do Investiga Menina. 2018. (Outro).

7.
BASTOS, M. A.. SBQ na Escola. 2016. (Congresso).

8.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; VARGAS, R. N. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. . Seminário: Mulheres Negras: Combates teóricos e políticos. 2014. (Outro).

9.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; VARGAS, R. N. ; SILVA, J. P. da ; CAMARGO, M. J. R. . I COLÓQUIO ENSINO DE CIÊNCIAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2014. (Outro).

10.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . V Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - V SELIQ e I Seminário Institucional do Pibid/Química da UFG. 2014. (Outro).

11.
BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. . Ciências nos espaços de sobrevivência. 2014. (Outro).

12.
BASTOS, M. A.. Espaço das Profissões. 2012. .



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
BASTOS, M. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Investiga Menina!. 2015; Tema: Mulheres na produção científica. (Rede social).



Outras informações relevantes


Licenciada em Química. Aluna de Iniciação Científica bolsista PROLICEN do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI. Atua na temática Ensino de Química e Cultura Afro-brasileira no ensino de Química. Integrante do Coletivo Negro do Instituto de Química, Ciata.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:50:32