Edivania Granja da Silva Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Doutoranda em História Social pelo PPG em História Social DINTER UFCG/USP. Mestre em História pelo PPG/HISTÓRIA-UFCG. Especialização em História pela Universidade de Pernambuco e Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura em Historia pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de História do IF Sertão PE Campus Petrolina. Desenvolve pesquisa com comunidades Quilombolas e Povos Indígenas na área de História Ambiental e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edivania Granja da Silva Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. G. S.;Edvania Granja da Silva Oliveira


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO, USP, Brasil.
Orientador: MARIA AMÉLIA MASCARENHAS DANTAS.
2013 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: OS ÍNDIOS PANKARÁ NA SERRA DA ARAPUÁ: RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO SERTÃO PERNAMBUCANO,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Edson Hely Silva.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: OS ÍNDIOS PANKARÁ NA SERRA DO ARAPUÁ: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E RELAÇÕES SOCIAMBIENTAIS NO SERTÃO PERNAMBUCANO (1980-1990).
Orientador: EDSON HELY SILVA.
1999 - 1999
Especialização em Atualização Pedagógica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A inserção do professor no contexto da informática educativa: uma necessidade urgente.
1992 - 1994
Especialização em História.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: -.
1988 - 1992
Graduação em Licenciatura em Historia.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
FIC - QUALIFICAÇÃO EM ENSINO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2014 - 2014
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA E NO USO ANIMAIS. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2013 - 2013
HISTÓRIA AMBIENTAL: escalas de análises e historio. (Carga horária: 6h).
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA, ANPUH, Brasil.
2012 - 2012
Gestão por Competências. (Carga horária: 24h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação dos Monitores do Projeto Parâmetros. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2008 - 2008
ESTUDOS CULTURAIS E HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL: PR. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1999 - 1999
CURSO DE PROJETOS DIDÁTICOS. (Carga horária: 12h).
Colégio Geo Petrolina, GEO, Brasil.
1988 - 1988
Curso de Curta Duração.
Embrapa/Cepatsa, EMBRAPA/CEPATSA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Seertão Pernambucano, IF SERTÃO PE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE, CAMPUS AGRESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Contratada PROLIND, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina Ministrada: História Indígena - Curso Licenciatura Plena em Educação Intercultural Indígena - PROLIND-CONVÊNIO FNDE - 60 h/a


UNEB - PARFOR/PLATAFORMA FREIRE, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Bolsista Pólo Curaçá, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Disciplina ministrada: Cultura Afro-brasileira - 60 h/a, no Curso de Licenciatura em Matemática

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Bolsista Pólo Curaçá, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Disciplina História e Cultura dos Povos Indígenas - Graduação em Pedagogia: Carga Horária Total: 60 h/a

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Bolsista Juazeiro, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Disciplina Cultura Afro-brasileira - Licenciatura em Matemática - Carga Horária Total: 60 h/a

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Bolsista Pólo Curaçá, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Disciplina Ensino de História II - Curso Graduação em Pedagogia - Carga Horária Total: 60 h/a

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista Juazeiro, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Disciplina Oficina Interarticular: Música ? Possibilidade de Fonte para Estudo da História do Brasil - Carga Horária Total: 25 h/a

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista Pólo Curaçá, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Disciplina Ensino de História I- Graduação em Pedagogia do Município de Curaçá, BA, Carga Horária Total: 60 h/a


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) - Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (GMEPE) - UNEB Membro do Núcleo de Pesquisa (CNPQ) - Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS) - UNEB


UNIDADE INTEGRADA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL, UNIESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONVIDADA, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministradas em Curso de Especialização: História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2009 História Medieval - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História Medieval e Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História Contemporânea - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - Curso de Especialização em História Pólo Ouricuri, 30 h/a - 2012 HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2012 História Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2013 Historia e Saber Escolar: vendo a disciplina a partir da produção didática - 30 h/a - 2013 História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2014 História Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - Disciplina Ministrada em Curso de Graduação: PENSAMENTO FILOSÓFICO: Da Grécia aos dias atuais - Curso de Graduação em Serviço Social Pólo Ouricuri - 60 h/a - 2012


Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) - Educação, Saúde e Meio Ambiente IF SERTÃO PE Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) - GMEPES Sertões - Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade - IF SERTÃO PE Vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) - Grupo de Pesquisa e Estudo Cultura, Memória e Educação na Sociedade Sertaneja - GRUPEC/SERTÃO - IF SERTÃO PE


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40


AUTARQUIAA EDUCACIONAL DE SALGUEIRO, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Universitária no Curso de História


Colégio Geo Petrolina, GEO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2008
Vínculo: Direção, Enquadramento Funcional: Direção administrativo-financeiro

Atividades

02/1995 - 07/2008
Direção e administração, Colégio Geo, .

Cargo ou função
Direção Administrativo-financeira.
01/1993 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA, IF SERTÃO PE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORD. ESPECIALIZAÇÃO EDUC. INTERCULTURAL, Carga horária: 10


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO AGRESTE, UFPE AGRESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da Disciplina Metodologia do Ensino de História - Turma Humanas - Curso Licenciatura Intercultural



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
HISTÓRIA AMBIENTAL E INDÍGENA NO SERTÃO PERNAMBUCANO: dinâmicas na construção da identidade indígena dos Pankará (1980-2010)
Descrição: Estudar o processo de emergência e conformação de uma coletividade etnicamente diferenciada, os Pankará, a fim de perceber quais os aspectos que são expressos nos ambientes em que vivem. Para tanto, buscaremos evidenciar a presença histórica dos Pankará na Serra do Arapuá e no Serrote dos Campos, tentaremos entender o processo migratório de reassentamento das famílias Caxeado e Limeira que viviam na Velha Itacuruba, parentes dos Pankará da Serra do Arapuá, que com a criação do Lago de Itaparica passaram a habitar na Nova Itacuruba e em Agrovilas, na afirmação étnica dos Pankará de Serrote dos Campos, bem como envolver os parentes reassentados nas Agrovilas, localizadas nos Projetos de Irrigação /P.I., Brígida, no Município de Orocó/PE e no P.I. Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista/PE, que não participaram/participam das mobilizações políticas e do processo de afirmação étnica dos Pankará de Serrote dos Campos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Projeto Interdisciplinar Formação de Professores IF SERTÃO PE Campus Petrolina: povo Truká, Ilha de Assunção/Cabrobó-PE
Descrição: Pretende-se ofertar formações em diversas áreas do conhecimento a fim de contribuir com a Educação Escolar Indígena do Povo Truká.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o graduando/ a graduanda dos cursos de licenciatura no IF Sertão/ Campus Petrolina percebem e compreendem os processos históricos de desigualdade racial e social e de exclusão de grupos étnicos no cotidiano escolar. Após seminário sobre a temática da pesquisa para o público-alvo, foi realizada a coleta de dados junto ao/à graduando/a, através de questionário contendo questões fechadas e abertas. Foram selecionados alunos/as de todas as turmas de licenciatura do Campus Petrolina, que, por livre e espontânea vontade, se dispuseram a participar da pesquisa. Os dados coletados foram analisados levando em conta tanto a perspectiva da análise quantitativa quanto qualitativa, a partir da fundamentação teórica da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontaram os sentidos explícitos e velados dos ditos e não-ditos que os graduandos constroem sobre a diversidade, fruto de dizeres historicamente constituídos, possibilitando ao Departamento do Ensino Superior efetivar ações educacionais concretas para trabalhar a temática no cotidiano escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edivania Granja da Silva Oliveira - Coordenador / ivete aparecida da silva ota - Integrante / Hortensia Barbosa Pinto - Integrante.
2013 - 2014
Projeto PIBIC Jr. - Avenida Guararapes e Praça do Centenário: Espaços de lazer e memória um estudo de tempo, memória e história no município de Petrolina, PE
Descrição: Refletir sobre o passado a partir da Avenida Guararapes e Praça do Centenário, como representação histórica da urbanidade de Petrolina por meio do registro das memórias dos Petrolinenses, da utilização da História Oral e de documentos escritos e fotográficos, numa perspectiva interdisciplinar, destacando a necessidade deste registro como construção de uma memória coletiva; os simbolismos ocultos em ruas e praças; a comparação com a realidade atual e, sobretudo, a introdução de conhecimentos sobre relações sociais e culturais em tempos distintos, contributos para a História da cidade. 02 alunos do Ensino Médio Integrado participantes do Projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Projeto PIBIC Jr. - Os elementos sagrados dos Rituais Festivos do Terreiro de Candomblé Ilê Ase Ayrá Onyndancor, Juazeiro, BA.
Descrição: Esta pesquisa é em consonância com a Lei 10.639/03, que trata do estudo da cultura afro-brasileira. Por isso, pretende possibilitar o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, bem como a reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, a fim de proporcionar a inclusão da temática da religião afro-brasileira, em especial, o candomblé no ambiente escolar através da produção de documentário com fins didático-pedagógicos. O cenário da pesquisa é o Terreiro de Candomblé Ilê Ase Ayrá Onyndancor, Juazeiro, BA, com o intuito de entender a importância das casas de terreiro como preceito identitário, como espaço de resistência negra e demarcação de territórios simbólicos, destacando a necessidade de levantamento das questões socioeconômicas dos membros destas comunidades, visando observar como são vistos os terreiros pela comunidade local. Para o desenvolvimento do Projeto será efetuado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, na concepção da abordagem de natureza qualitativa com registro filmográfico e coleta de dados através de entrevistas com os participantes da Casa de Terreiro e dos rituais festivos com o intuito de perceber o contexto teórico e prático, as possibilidades de reflexão da prática do processo religioso e cultural do Candomblé. A pesquisa utilizará os procedimentos metodológicos de História, da História Oral e da antropologia, com o intuito de mapear a relação do sagrado com a natureza presente nas manifestações religiosas afro-brasileiras, valorizando os sujeitos, como protagonistas do fazer histórico. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o combate ao preconceito e à discriminação dos ?povos de santos? no âmbito educacional e nos espaços de sociabilidade da nossa região a fim de proporcionar maior visibilidade das práticas ritualísticas do candomblé para afirmação e valorização identitária da cultura afro-brasileira através do respeito às crenças e ritos religiosos da comunidade de ?santo?. Participação de 02 alunos do Ensino Médio Integrado em Informática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edivania Granja da Silva Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Projeto PIBIC - A CONSTRUÇAO DE SENTIDOS SOBRE SER PROFESSOR/ PROFESSORA PELO GRADUANDO/A DE LICENCIATUA EM COMPUTAÇÃO DO IFSERTÃO/ CAMPUS PETROLINA
Descrição: Sabemos que há um constructo social que determina sentidos sobre o ser professor/ professora. Além do discurso oficial, institucionalizado ? através dos projetos pedagógicos, de leis e decretos - há outros discursos sobre o ser professor que são veiculados na sociedade através dos meios de comunicação e das escolas. Dessa forma é que colocamos o questionamento: Como o graduando ou a graduanda do curso de Computação, futuro professor/a nas escolas de Educação Básica e Técnico assimila e subjetiva os discursos produzidos/ reproduzidos sobre o ser professor? Interessa-nos saber como os graduandos subjetivam esses discursos e constroem/reconstroem seu dizer sobre ser professor/a. Este projeto pretende compreender os efeitos de sentidos produzidos/ reproduzidos no discurso do graduando/ da graduanda do curso de Licenciatura em Computação do IF Sertão - CAMPUS Petrolina a respeito do ser professor/a. O referencial teórico que norteia este estudo é a Análise do Discurso francesa (AD) e seu aparato teórico-metodológico, que tem como objeto de estudo o discurso e dispõe de um dispositivo próprio de análise. No recorte que faremos para análise, selecionaremos a turma do quinto período de Computação IF Sertão-Campus Petrolina, todos os alunos que, por livre e espontânea vontade, se dispuserem a participar da pesquisa. Esperamos que os ditos e não-ditos dos alunos e alunas apontem equívocos, angústias, certezas e incertezas, apontem, enfim, os sentidos que eles/ elas constroem sobre o ser professor/ professora, possibilitando à Coordenação do Curso um feed back do seu dizer sobre o assunto seja nos Projeto Pedagógico, seja no dia-a-dia dos professores e professoras do curso em sala de aula. Cremos que esses discursos investigados podem apontar deslizes e contradições que vão situá-los em determinadas regiões de sentido e que, vinculados à formação ideológica que os constitui, vão construir sentidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edivania Granja da Silva Oliveira - Integrante / ivete aparecida da silva ota - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Especialização em Educação Intercultural do IF Sertão PE: desenvolvimento participativo de um currículo a serviço dos professores indígenas e quilombolas do Sertão Pernambucano
Descrição: Pesquisa de desenvolvimento curricular, que objetiva, inspirada no movimento político-epistemológico da Pesquisa-Intervenção como Investigação Colaborativa e Formativa, Auxiliar, metodológica e teórico-conceitualmente, o planejamento do curso de Especialização em Educação Intercultural, a ser ofertado no campus Floresta do IF Sertão PE, contribuindo com a qualidade final de seu Projeto Pedagógico.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Pesquisa Social: cenários, modelos e experiências
Descrição: Curso voltado à criação de situações de aprendizagem de alguns modelos de Pesquisa Social, tendo como público servidores do IF Sertão PE e da Univasf. Visa contribuir com o desenvolvimento da capacidade institucional de investigação destas organizações públicas de ensino, pesquisa e extensão, instrumentalizando-as com metodologias de acesso crítico à demandas sócio-econômicas e ético-políticas do Sertão Pernambucano.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante
Descrição: Curso de Formação Continuada que objetiva possibilitar aos profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas pernambucanos e às comunidades quilombolas no Sertão de Pernambuco o aprofundamento de seus conhecimentos relativos ao desenvolvimento curricular, em especial quando pensado no contexto da educação intercultural descolonizante. Como produto final deste processo formativo, esperasse a construção coletiva do Currículo do Curso de Especialização Educação Intercultural, a ser ofertado pelo IF SERTÃO-PE.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS INDÍGENA DO POVO TRUKÁ, SOBRADINHO, BAHIA, BRASIL.
Descrição: Esta proposta tem como objetivo principal registrar a cultura indígena Truká, da comunidade indígena Truká, no município de Sobradinho, BA. O levantamento consiste na realização de estudos, através da tradição oral para reconhecimento e entendimento das tradições religiosas e culturais. Utilizará como procedimentos metodológicos entrevistas abertas e semi-estruturas com membros da comunidade através de questionários ou depoimentos registrados com recursos áudio-visual. Pretende-se contribuir com fortalecimento da história, do modo de vida, das lutas e da garantia do território dessa comunidade a fim de valorizar a identidade cultural do grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edivania Granja da Silva Oliveira - Integrante / CARLOS ALBERTO BATISTA SANTOS - Coordenador / ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO - Integrante / ROBERTO DE OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Cooperação.
2011 - 2012
CARTOGRAFIA SOCIAL DAS CASAS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO/BA.
Descrição: O processo histórico-social a cultura de matriz africana em contato com as matrizes culturais indígenas e européias sofreu alterações e ressignificações nas práticas culturais de tradições africanas. Os ritos e as crenças de práticas doutrinárias originárias do continente africano foram reelaborados, devido à tática de resistência e de sobrevivência. As religiões e os cultos de origem africana ao longo da nossa história foram proibidos, perseguidos e discriminados. Mas, a população escrava negra resistiu de diversas formas para manutenção de suas tradições, inclusive adotando nomes de santos e datas religiosas católicas, prática denominada de sincretismo religioso. Dessa forma, a tradição cultural de matriz africana é de grande contribuição religiosa, artística, lingüística, alimentar, etc., na formação do povo brasileiro. Assim, o reconhecimento e a valorização da cultura afrobrasileira é de fundamental importância na composição do nosso patrimônio cultural. Este projeto pretende fazer o levantamento das Comunidades de Terreiro (Umbanda e Candomblé) do Município de Juazeiro/BA, mapeando e descrevendo sua história, seus espaços sagrados, ritos, tradições na região, e ainda locais de coleta de folhas, rios e parques utilizados como local de culto, seus conflitos e outros espaços/assuntos julgados relevantes pelas casas que estiverem participando do projeto. Para tanto, a memória será considerada como fonte historiográfica, pois alarga o campo das possibilidades interpretativas, permite múltiplos temas de investigação, formula novas problematizações e produz novas histórias. O cenário da pesquisa são as Casas de Terreiros de Candomblé e Umbanda da cidade de Juazeiro, BA, utilizando-se de procedimentos específicos com o intuito de realizar a escrita da história e memórias, das manifestações religiosas afro-brasileiras locais, valorizando os sujeitos, como protagonistas do fazer histórico para preservação do patrimônio cultural da sociedade brasileira através do uso de.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Índio brasileiro: Donos da Terra?
Descrição: Este projeto didático faz parte da disciplina de História do Ensino Médio Integrado do IF SERTÃO PE - Campus Petrolina. Tem a pretensão de proporcionar espaços para conhecimento e valorização dos povos indígenas brasileiros, a partir da seleção de conteúdos didáticos para possibilitar aos alunos aprenderem a História do Brasil a partir de diversos olhares para perceber o povo Indígena, fomentando reflexão crítica sobre o processo histórico da cultura indígena, destacando suas contribuições na formação identitária da cultura brasileira. Além de desenvolver metodologias didáticas para aplicação da Lei 11.645/08. O desenvolvimento desta pesquisa utilizará como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica para a construção de conhecimentos sobre o povo indígena através de recorte temático e de distribuição de conteúdos com a turma de 2º ano, do Curso de Química do Ensino Médio Integrado, divididos em dois grupos. O grupo 1 irá pesquisar o contato do europeu com os indígenas ? Século XVI e o Grupo 2 desenvolverá a pesquisa sobre a colonização do sertão e resistência indígena ? século XVII e XVIII. A turma do 3º ano, do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado, irá focar o trabalho nas comunidades remanescentes indígenas do sertão, a luta pela terra e as políticas públicas. A pesquisa terá início no mês de março e finalizará no mês de outubro de 2011. No final do mês de abril será divulgado o Projeto para a comunidade educativa através da construção de blog, cartazes, folders e outras modalidades a serem definidas pelos membros da pesquisa e desenvolvidas durante a pesquisa. Por fim, pretende-se que o estudo dos indígenas do sertão proporcione maior ampliação de conhecimentos dos povos indígenas na comunidade educativa, percebendo seu papel como sujeito histórico, na contribuição de combate a discriminação e de maior convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Projeto PIBIC Jr. - PERFIL ETNICORRACIAL DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina
Descrição: O projeto pretende diagnosticar o perfil etnicorracial da comunidade acadêmica do Campus Petrolina, com base na Lei nº 11.645/08, visando compreender o ambiente escolar como espaço de pluralidade e identidade cultural, componentes fundamentais da nossa sociedade. Para o desenvolvimento do Projeto será efetuado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, discussões e análise pertinentes às questões da cultura afro e indígena, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e do estudo da História do Brasil. Os resultados obtidos com a pesquisa de diagnóstico e compreensão da percepção da comunidade educativa do IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina, em relação ao reconhecimento e valorização da cultura afro e indígena, proporcionará a confecção de um diagnóstico sobre o perfil dos alunos do Ensino Médio Integrado, o qual contribuirá para as ações a serem implementadas na área de ensino e aprendizagem, visando ampliar a convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira, com base na Lei nº 11.645/08. Pretende-se ainda, desenvolver trabalho de Iniciação Científica sobre o tema do projeto, envolvendo alunos do Ensino Médio Integrado e publicar artigos científicos em revistas indexadas nacionais e/ou resumos em congressos da área. Participação de uma 01 aluna Bolsista do Ensino Médio Integrado em Química..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
: ?Cantos e Contos do Velho Chico?
Descrição: O Rio São Francisco foi uma importante via de navegação desde o período colonial, fazendo parte do universo histórico, socioeconômico e cultural de uma vasta área do Estado brasileiro. A proposta do Projeto ?Cantos e Contos do Velho Chico? é pesquisar as manifestações culturais a fim de aliar pesquisa, ensino e extensão na promoção da cultura ribeirinha, especialmente os Cantos e Contos do Velho Chico através da realização de oficinas culturais nas Escolas Luiza de Castro e Otacílio Nunes de Souza, em Petrolina/PE. A metodologia que será utilizada terá como concepção a educação musical através das teorias de educadores musicais como Jaques Dalcroze e Edgar Willems, utilizando músicas, recitações poéticas, imagens, sonoridades, danças, contações de histórias e mitos, na intenção de afirmar as expressões culturais ribeirinhas e também como recursos pedagógicos, com a intenção de difundir a cultura ribeirinha através de contos, canções e poemas de artistas locais, promovendo diálogos e reflexões com os estudantes sobre a importância do Rio São Francisco de forma dinâmica e interativa. o público alvo composto de estudantes terá a oportunidade de vivenciar de forma mais aprofundada a cultura que os acerca; explorar outros meios de se fazer e entender música; valorizar as manifestações culturais presentes na cidade e refletir sobre a situação atual do Rio São Francisco, promovendo perspectivas para o futuro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA
Descrição: Implantação da Lei 11.658/08 no Ensino Médio Integrado do IF Pernambucano Campus Petrolina..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - 2012
Projeto Indígenas do Sertão Pernambucano: POVO PANKARÁ, Carnaubeira da Penha, PE
Descrição: Pretende-se compreender o conhecimento do Povo Pankará em relação ao Bioma Caatinga, os usos da fauna e da flora com fins terapêuticos e ritualísticos, a noção de territorialidade e de identidade étnica, bem como os sentimentos que intermedeiam as relações desse povo com a sociedade local..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Seertão Pernambucano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
LÁUREA ACADÊMICA ORIENTAÇÃO MELHOR TRABALHO NA ÁREA DE CIENÊNCIAS HUMANAS, IF SERTÃO PE - VI JORNADA CIENTÍFICA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Cleice Onária2016SANTOS, Cleice Onária ; SANTOS, Soneide Maria dos. ; SANTOS, Sônia dos. ; SILVA, C. J. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Território: Luta Prioritária da Comunidade Quilombola Negros de Gilu, Itacuruba,Pernambuco, Brasil. OPARÁ, v. 04, p. 07-54, 2016.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.2015OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . Os Usos dos Recursos Naturais pelos Indígenas Pankará na Serra do Arapuá (Carnaubeira da Penha/PE). Fronteiras: journal of social, technological and environmental science, v. 4, p. 155-174, 2015.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.2015OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . O ?professor do índio é a jurema?: reflexões sobre a planta sagrada para os índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG), v. 21, p. 84-104, 2015.

4.
SILVA, OTA, Ivete Aparecida da2014SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, ANDREIA ALVES DOS . DOCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS - MODOS DE SUBJETIVAÇÃO. Iniciação & Formação Docente, v. 1, p. 1-12, 2014.

5.
GONÇALVES, Geovani J.2014GONÇALVES, Geovani J. ; NUNES, Maria A. C. ; BEZERRA, Herlon A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Desenvolvimento Curricular Intercultural e Reconhecimento Étnico. Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF), v. 4, p. 211-231, 2014.

6.
OLIVEIRA, E. G. S.2014OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. ; OLIVEIRA, F. G. S. . A Ciência dos indígenas Pankará na Serra do Arapuá: uso dos recursos naturais na terapêutica e ritualística. Opará, v. 01, p. 01-15, 2014.

7.
OLIVEIRA, E. G. S.2012OLIVEIRA, E. G. S.; ALBUQUERQUE, A. S. . Percepção da identidade étnico-racial do ensino médio integrado no IF Sertão-PE, Campus Petrolina. Revista Semiárido De Visu, v. 02, p. 285-295, 2012.

8.
EVANGELISTA. Jean Lúcio S.2012EVANGELISTA. Jean Lúcio S. ; BITENCOURT, RICARDO B. ; ANDRADE, Williams S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Utilização do jogo para PC ?Age of Empires? como ferramenta didática para aulas de História Antiga. Revista Semiárido De Visu, v. 2, p. 338-346, 2012.

9.
OLIVEIRA, E. G. S.2012OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, C. A. B . A Catedral Sagrado Coração de Jesus: representação simbólica da influência da igreja católica na cidade de Petrolina, Pernambuco.. Revista Semiárido De Visu, v. 2, p. 219-230-230, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. A. B (Org.) ; SILVA, E. H. (Org.) ; OLIVEIRA, E. G. S. (Org.) . História ambiental, história indígena e relações socioambientais no Semiárido Brasileiro. 01. ed. Paulo Afonso/BA: SABEH, 2018. v. 01. 274p .

2.
SILVA, E. H. (Org.) ; SANTOS, C. A. B (Org.) ; OLIVEIRA, E. G. S. (Org.) . História Ambiental: recursos natrurais e povos tradicionais no semiárido nordestino. 1. ed. Curitiba/PR: APPRIS, 2017. v. 1.

3.
SILVA, E. H. (Org.) ; SANTOS, C. A. B (Org.) ; OLIVEIRA, E. G. S. (Org.) ; COSTA NETO, H. M. (Org.) . História Ambiental e história indígena no semiárido brasileiro. 1. ed. Feira de Santana: UEFS EDITORA, 2016. v. 01. 278p .

4.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . HISTÓRIA AMBIENTAL - Debates interdisciplinares (artigo: As Memórias do Povo Pankará e a História Ambiental da Serra do Arapuá (Carnaubeira da Penha/PE). 1. ed. Recife: Edufpe, 2014. v. 1. 554p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. H. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS JUNIOR, C. F. . Os povos indígenas no ?Sertão verde?: mobilizações, conflitos e afirmações identitárias no Semiárido pernambucano. In: Ana Paula Silva dos Santos; Durval Muniz de Albuquerque Júnior; Ricardo Augusto Pessoa Braga; Rozeane Albuquerque Lima; Salomão de Sousa Medeiros. (Org.). O Encolhimento das águas: o que se vê e o que se diz sobre a crise hídrica no semiárido. 01ed.Campina Grande, PB: INSA, 2018, v. 01, p. 129-149.

2.
OLIVEIRA, R. ; SANTOS, C. A. B ; Edvania Granja da Silva Oliveira . As Territorialidades Truká do Nordeste do Brasil. In: Anabela Abbona; Ignacio Roca. (Org.). Los Pueblos Indígenas de América Latina: actas del II CIPIAL. 01ed.Santa Rosa/La Pampa-Argentina: EDUNLPam, 2018, v. 01, p. 01-15.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. A história ambiental da Serra do Arapuá a partir das memórias dos índios Pankará (Carnaubeira da Penha-PE). In: Silva, E H (Org.) História Ambiental e história indígena no semiárido brasileiro.; Santos, C. A. B. (Org.) ; Oliveira, Edivania Granja (Org.) ; COSTA-NETO, E. M. (Org.). (Org.). História Ambiental e história indígena no semiárido brasileiro. 01ed.Feira de Santana: UEFS EDITORA, 2016, v. 1, p. 61-85.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; MENDONCA, C. F. L. . Os cursos d Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante e Educação Intercultural no Pensamento Decolonial (IF Sertão PE): experiências em busca d dignidade curricular-escolar d valores africanos q (con)formam o povo brasileiro.. In: II Foro sobre África, Educación y Desarollo,, 2017, Salamanca/ESPANHA. II Foro sobre África, Educación y Desarollo: Los valores en la educación de África, de ayer a hoy., 2017.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B . TERRAS DO OPARÁ: A TERRITORIALIDADE INDÍGENA NO NORDESTE BRASILEIRO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2017, Campina Grande, PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande/PB: EDITORA REALIZE, 2017. v. 01. p. 01-10.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Serra do Arapuá: Território físico e simbólico dos índios Pankará, Carnaubeira da Penha/PE. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015, Brasília/DF. 7o. Encontro Nacional da ANPPAS, 2015.

4.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . As plantas sagradas da serra do Arapuá usadas pelos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). In: 3o. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis, SC. 3o. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações - ANAIS. FLORIANÓPOLIS, S/C: labimha, 2014. p. 1-1504.

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. CONCEPÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: HISTÓRIA AMBIENTAL NA SERRA DO ARAPUÁ E OS ÍNDIOS PANKARÁ NO SERTÃO PERNAMBUCANO (CARNAUBEIRA DA PENHA) NA AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE ÉTNICA 1970-1980) ÍNDIOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA AMBIENTAL. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE, 2014, CAMPINA GRANDE. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE. CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2014. v. 1. p. 1-69.

6.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . OS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ: ESTUDOS DE HISTÓRIA AMBIENTAL. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e 1a. I Jornada de Geografia das Águas, 2013, João Pessoa, PB. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e 1a. I Jornada de Geografia das Águas. João Pessoa: UFPB, 2013.

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. 'A história do meu lugar' - relato de experiência da disciplina de História I, do curso de graduação em Pedagogia do polo Curaçá-PARFOR/UNEB/CAMPUS VIIII - Juazeiro, BA. In: II Simpósio Baiano de Licenciaturas - Política de Formação de Professores para a Educação Básica, 2012, Salvador, BA. ANAIS - II Simpósio Baiano de Licenciaturas - Política de Formação de Professores para a Educação Básica, 2012.

8.
OLIVEIRA, E. G. S.. ESTUDO DOS ELEMENTOS SAGRADOS E DA NATUREZA NOS RITUAIS FESTIVOS DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ASE AYRÁ ONYNDACOR, JUAZEIRO, BAHIA. In: Iº Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2012, PAULO AFONSO, BA. Anais do Iº Seminário Internacional de Ecologia Humana. Salvador, BA: EDUNEB, 2012. v. 01.

9.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, R. . A INTERFACE ENTRE AS ETNOCIÊNCIAS E A HISTÓRIA NA COMUNIDADE INDÍGENA TRUKÁ, SOBRADIINHO, BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: Desafios e Perspectivas para o Ensino de Ciências, 2011, SENHOR DO BONFIM. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PETROLINA, PE: UNIVASF, 2011.

10.
OLIVEIRA, E. G. S.. PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, SÃO PAULO. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. SÃO PAULO: ANPUH-SP, 2011.

11.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, M. A. B. ; OLIVEIRA, R. ; SANTOS, C. A. B ; FLORÊNCIO, R. R. . O Comércio de Fitoterápicos na cidade de Petrolina/PE. In: III SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2011, Juazeiro, BA. III SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO VALE DO SÃO FRANCISCO. JUAZEIRO, BA: UNIVASF, 2011.

12.
OLIVEIRA, E. G. S.; FLORÊNCIO, R. R. . A Relação entre o Sagrado e a Natureza Representado Nas Festas de Candomblé em Juazeiro, BA. In: II SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTOS E PESQUISA HISTÓRICA: Sociedade e Cultura, 2011, Campina Grande, PB. Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande, PB: UFCG, 2011.

13.
OLIVEIRA, E. G. S.. Ensino de História e Cultura Afrobrasileira - Uma discussão necessária. In: II SEMINÁRIO PODERES E SOCIABILIDADES NA HISTÓRIA, 2010, Recife, PE. II SEMINÁRIO PODERES E SOCIABILIDADES NA HISTÓRIA. Recife, PE: Editora Universitária - UFPE, 2010.

14.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comunidade Remanescente Quilombola Conceição das Crioulas. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL, 2010, Natal, RN. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil. Natal, RN: UFRN, 2010.

15.
OLIVEIRA, E. G. S.. A história, o ensino e as negras de Conceição das Crioulas. In: II Colóquio Internacional de História: Fontes, Históricas, Ensino e História da Educação, 2010, Campina Grande, PB. II Colóquio Internacional de História: Fontes, Históricas, Ensino e História da Educação. Campina Grande, PB: UFCG, 2010.

16.
OLIVEIRA, E. G. S.. Negras libertas na formação do quilombo Conceição das Crioulas. In: XIV CISO - Desigualdade Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado, 2009, Recife. Resumos do ... Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2009.

17.
OLIVEIRA, E. G. S.. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PRÁTICAS, CONCEITOS E O QUILOMBO REMANESCENTE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS.. In: I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA: Diálogos Interdisciplinares, 2009, CAMPINA GRANDE, BA. Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande, PB: UFCG, 2009.

18.
OLIVEIRA, E. G. S.. As Negras na Luta pelo Território do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. In: VII ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA ORAL, 2009, Aracaju, SE. VII ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA ORAL: Oralidades, Tempo Presente e Desafio. Aracaju, SE: UFSE, 2009.

19.
OLIVEIRA, E. G. S.. Fugas e os Quilombos: Resistência Africana no Nordeste Colonial entre os séculos XVII e XVIII. In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008, Recife - PE. Anais Eletrônico do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História. Recife, PE: ufpe, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. ; MIRANDA, M. S. . FÉ E DEVOÇÃO DE UM POVO: A RODA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE EM JUAZEIRO BAHIA. In: 2o. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA HUMANA, 2014, PAULO AFONSO- BA. Anais do 2º Seminário Internacional de Ecologia Humana.. SALVADOR - BA: EDUNEB, 2014. v. 1. p. 001-281.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. As Famílias Dominantes do Sertão na Formação da Petrolina antiga. In: IV ENCONTRO CULTURA E MEMÓRIA: História e Trabalho, 2009, Recife. IV ENCONTRO CULTURA E MEMÓRIA: História e Trabalho. Recife, PE: Editora Universitária - UFPE, 2009. p. 7-109.

Apresentações de Trabalho
1.
Edvania Granja da Silva Oliveira. As formas de trabalho dos indígenas Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B . Povos Indígenas do Sertão do São Francisco: Dinâmicas de ocupação e uso de recursos naturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. História Ambiental Pankará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. O Processo de Territorialização do Povo Indígena Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. . As Territorialidades Truká do Nordeste do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.. POVO PANKARÁ: ACESSO E USO DOS RECURSOS NATURAIS DA SERRA DO ARAPUÁ, CARNAUBEIRA DA PENHA/PE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. DEBATE SOBRE O DIA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, OTA, Ivete Aparecida da . AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, E. G. S.. CONCEPÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: HISTÓRIA AMBIENTAL NA SERRA DO ARAPUÁ E OS ÍNDIOS PANKARÁ NO SERTÃO PERNAMBUCANO (CARNAUBEIRA DA PENHA) NA AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
OLIVEIRA, E. G. S.. Recursos Ambientais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OLIVEIRA, E. G. S.. Metodologia e Fontes para o Estudo da História Ambiental no Território do Povo Pankará, Carnaubeira da Penha/PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. ; MIRANDA, M. S. . FÉ E DEVOÇÃO DE UM POVO: A RODA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE EM JUAZEIRO BAHIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . As plantas sagradas da serra do Arapuá usadas pelos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, E. G. S.. Apresentação de Trabalhos Científicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, E. G. S.. Identidade étnica dos índios Pankará da Serra do Arapuá: uma proposta de estudo na perspectiva da História Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
OTA, I. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Docência e Construção de Sentidos: Modos de Subjetivação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
OLIVEIRA, E. G. S.. A história ambiental e os índios Pankará da Serra do Arapuá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OTA, I. S. ; BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Educação das relações étnico-raciais: uma proposta para o ensino tecnológico na perspectiva da Interculturalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . AS MEMÓRIAS DO POVO PANKARÁ E A HISTÓRIA AMBIENTAL DA SERRA DO ARAPUÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
OLIVEIRA, E. G. S.. A história ambiental da Serra do Arapuá a parti das memórias dos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
OLIVEIRA, E. G. S.. CARTOGRAFIA SOCIAL DAS CASAS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO/BA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OLIVEIRA, E. G. S.. 'A história do meu lugar' - relato de experiência da disciplina de História I, do curso de graduação em Pedagogia do polo Curaçá-PARFOR/UNEB/CAMPUS VIIII - Juazeiro, BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
OLIVEIRA, E. G. S.. Estudo dos elementos sagrados e da natureza nos rituais festivos do terreiro de candomblé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
OLIVEIRA, E. G. S.. Observatório do Sertão Pernambucano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, L. M. . Experiências educativas sobre a Cultura Afrodescendente e Indígena no IF SERTÃO PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
OLIVEIRA, E. G. S.. CONSTITUIÇÃO DE 1988 E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
OLIVEIRA, E. G. S.. Fontes históricas para estudo da cultura do sertão: memória, filomografia e arquivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, R. . A INTERFACE ENTRE AS ETNOCIÊNCIAS E A HISTÓRIA NA COMUNIDADE INDÍGENA TRUKÁ, SOBRADIINHO, BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
OLIVEIRA, E. G. S.. PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
OLIVEIRA, E. G. S.. O COMÉRCIO DE FITOTERÁPICOS NA CIDADE DE PETROLINA/PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
OLIVEIRA, E. G. S.; FLORÊNCIO, R. R. . A Relação entre o Sagrado e a Natureza Representado Nas Festas de Candomblé em Juazeiro, BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
OLIVEIRA, E. G. S.. A história, o ensino e as negras de Conceição das Crioulas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
OLIVEIRA, E. G. S.. Ensino de História e Cultura Afrobrasileira - Uma Discussão Necessária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
OLIVEIRA, E. G. S.. Fontes Históricas para a Cultura do Sertão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comunidade Remanescente Quilombola Conceição das Crioulas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
OLIVEIRA, E. G. S.. História de Conflitos e Encontros, Vivências e Cotidianos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
OLIVEIRA, E. G. S.. Negras Libertas na Formação do Quilombo Conceição das Crioulas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
OLIVEIRA, E. G. S.. As Negras na Luta pelo Território do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
OLIVEIRA, E. G. S.. AS FAMÍLIAS DOMINANTES DO SERTÃO NA FORMAÇÃO DA PETROLINA ANTIGA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
OLIVEIRA, E. G. S.. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PRÁTICAS, CONCEITOS E O QUILOMBO REMANESCENTE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
OLIVEIRA, E. G. S.. Fugas e os Quilombos: Resistência Africana no Nordeste Colonial entre os séculos XVII e XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC, PIBITI E PIBIC JR. 2016.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Parecer 'ad hoc' Livro. 2014.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Parecer 'ad hoc' Projeto: PIBIC e PIBIC Jr. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comissão Cientifica II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Possibilidades Metodológicas para o Ensino da Cultura Indígena. 2014.

4.
SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; OLIVEIRA, E. G. S. ; BEZERRA, H. A. . Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em educação e Pluralidade Cultural no IF Sertão/ Campus Petrolina. 2013.

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Lugares de memória, Curaçá/BA. 2013.

6.
BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de Organização do Curso Pesquisa Social: Cenário, Modelos e Experiências.. 2012.

7.
BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de Elaboração Projeto de Curso de Pós-Graduação em Educação Intercultural. 2012.

8.
COSTA, E. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão Comitê Editorial de Livros e Publicações Seriadas. 2012.

9.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comissão de elaboração de ementas e materiais diáticos dos cursos do Proeja FIC - Curso de Auxiliar Técnico em Eventos Sociais e Comunitários. 2011.

10.
ALVES, P. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Membro da Comissão Projeto Político Pedagógico (PPP). 2011.

11.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comissão de Elaboração do Projeto alusivo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011.

12.
OLIVEIRA, E. G. S.. A História do meu lugar. 2011.

13.
OLIVEIRA, E. G. S.. A História do meu lugar - TURMA B. 2011.

14.
OLIVEIRA, E. G. S.. Membro do Grupo Responsável pelos Trabalhos de Concepção de um Sistema de Gestão por Competência no Ãmbito do IF SERTÃO PE (GTGC). 2011.

15.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, L. M. ; SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; PACHECO, C. S. G. ; SILVA, C. J. O. ; BEZERRA, H. A. ; BARROS JUNIOR, B. L. ; SILVA, D. A. ; BERNARDON, T. ; MELO, P. H. R. ; OLIVEIRA, S. L. ; LIMA, C. A. G. . Projeto Cultura Afro e Indígena IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2010.

16.
OLIVEIRA, E. G. S.. Elaboração de Prova de História Exame Seletivo Ensino Médio IF SERTÃO PE. 2010.

17.
GOMES, S. M. D. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Membro da Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental. 2010.

18.
OLIVEIRA, E. G. S.. Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Edvania Granja da Silva Oliveira. VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE, TRANSITORIEDADE E TRABALHO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Mediação de Apresentação de Trabalho na Educação com a Temática Ambiental. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. II CONGRESSO INTERNACIONAL MUNDOS INDÍGENAS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. Povos Indígenas do sertão nordestino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, C. A. B . PALESTRA 04 : ETNOBIOLOGIA: CONCEITOS, ABRANGÊNCIA E ENFOQUES NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIARIDO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. 50 Anos do Golpe Militar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
OLIVEIRA, E. G. S.. 2o. Painel Temático: Em debate, as Territorialidades - 4o. Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
OLIVEIRA, E. G. S.; PACHECO, C. S. G. ; OTA, I. S. . Povos Indígenas, Afrodescendentes e as Pesquisas Locais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, C. A. B . HISTÓRIA AMBIENTAL E ETNOBIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS COM COMUNIDADES TRADICIONAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. MINICURSO 05 - DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS NO SEMIÁRIDO: IDENTIDADES, DISCURSOS E IMAGENS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. H. . História indígena e ensino da temática indígena: exigências da Lei 11.645/2008. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. Terra do Arapuá: Refrigério e refúgio de Pankará, brejo de altitude - ilha de umidade nas Caatingas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.; BEZERRA, H. A. . I OFICINA DO CURSO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DESCOLONIZANTE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.. Oficina Ensino de História EJA. 2013. .

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. O ENSINO DA ÁFRICA, DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. 2013. .

8.
OLIVEIRA, E. G. S.. METODOLOGIAS ENSINO DE HISTÓRIA. 2013. .

9.
OLIVEIRA, E. G. S.. Raça e Identidade Negra. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA . Oficina Música: Abordagens e possibilidades de utilização no Ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
OLIVEIRA, E. G. S.. ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL. 2012. .

12.
OLIVEIRA, E. G. S.. Racismo em Petrolina - Casos Legais e Cultura Popular. 2011. (DOCUMENTÁRIO).

13.
OLIVEIRA, E. G. S.. Cotidiano Medieval e Preconceito Racial em Casamento no Município de Petrolina. 2011. (DOCUMENTÁRIO).

14.
OLIVEIRA, E. G. S.. A Cultura Afrobrasileira: Práticas, Conceitos e a Comunidade Conceição das Crioulas. 2010. .

15.
OLIVEIRA, E. G. S.. Negros Fugidos e a Formação de Quilombos no Brasil Colônia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Brasil Colônia, Petrolina atual e os impactos ambientais. 2010. Vídeo.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. 2010. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Roma Antiga e Petrolina Atual. 2010 (Produção documentário).

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. TEORIA RACIAL - século XIX. 2011 (SEMINÁRIO) .

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Saúde dos Negros. 2011 (SEMINÁRIO) .

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Zumbi: líder dos negros; Quilombos Vivos e Políticas Públicas Afirmativas. 2011 (SEMINÁRIO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, C. A. B. Participação em banca de Ronaldo José dos Santos. AUTONOMIA INDÍGENA: DIREITO A UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR ESPECÍFICA E DIFERENCIADA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO DECOLONIAL) - IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Alecksandra Ana dos Santos Sá. RELAÇÕES DE PARENTESCO ENTRE O QUILOMBO INDÍGENA TIRIRICA E O POVO INDÍGENA PANKARÁ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO DECOLONIAL) - IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de CLEICE ONÁRIA DOS SANTOS. TERRITÓRIO: LUTA PRIORITÁRIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA NEGROS DE GILÚ, ITACURUBA-PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO DECOLONIAL) - IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA.

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de ELIZETE SILVA GUIRRA. Proposta para Implantação do PROEJA na Penitênciaria Edvaldo Gomes de Petrolina. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROF. À EDUCAÇÃO BÁSICA EJA) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Rosana do Espírito Santo S. S. Marques. Aplicabilidade da lei 10.639/03 na formação do estudante do PROEJA do IF SERTÃO PERNAMBUCANO do Campus Petrolina. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À E) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

6.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de TALES ADALBERTO ALVES. A importância da Educação de Jovens e Adultos como obeto de ressocialização na Penintenciária de Petrolina-PE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROF. À EDUCAÇÃO BÁSICA EJA) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. G. F. E.; MONTEIRO, E. B.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de LUCAS MATHEUS VIANA SILVA.A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA PELOS VIAJANTES DO SÉCULO XVI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - UPE CAMPUS PETROLINA.

2.
MENEZES, R. G. N.; OLIVEIRA, E. G. S.; LIMA, T. S.. Participação em banca de MILAYNE CINTHIA DA SILVA BEZERRA.O LUGAR DA RESISTÊNCIA NA RELIGIOSIDADE AFRODESCENDENTE NOS SERTÕES: DA ÉPOCA ESCRAVISTA AO TERREIRO DO PAI JORGE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - UPE CAMPUS PETROLINA.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de ERICI DOUISE DMITROV BALBINO RIBEIRO GOMES DE CALADO.O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: UMA AVALIAÇÃO DE ANÁLISES DOS LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DO PNLD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - Universidade Estadual de Pernambuco.

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de MARIA REJANE DA SILVA.No rigor da lei e pelo bem da civilização: Repressão às práticas religiosas afro-brasileiras em Petrolina/PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - UPE CAMPUS PETROLINA.

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Queila Patrícia Silva Santos.A mulher negra na obra de Jorge Amado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. BANCA EXAMINADORA - CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2011. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO Internacional Mundos Indígenas: Diálogos sobre história, direitos e educação na América Indígena ? século XVI aos dias atuais. 2018. (Congresso).

2.
IV Seminário Internacional de Ecologia Humana. 2018. (Seminário).

3.
SHE XXIII conference on Navigating Complexity: Human ?Environmental Solutions for a Challenging Future. 2018. (Seminário).

4.
Encontro Pedagógico 2017.1. 2017. (Encontro).

5.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. 2017. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. ÁGUAS DO SEMIÁRIDO: RECURSO E BEM DE USO COMUM". 2016. (Congresso).

7.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. SOCIODIVERSIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO SEMIÁRIDO. 2016. (Congresso).

8.
FORUM SOCIAL MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE 2015. 2015. (Outra).

9.
OFICINA - REFORMA URBANA - MEIO AMBIENTE E MORADIA. 2015. (Oficina).

10.
3o. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2014. (Simpósio).

11.
CURSO CAPACITAÇÃO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) E COMITÊ DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEAUA) CE. 2014. (Outra).

12.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL PETROLINA/JUAZEIRO. 2014. (Seminário).

13.
o IV SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO CIDADES E RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: Rio São Francisco. 2014. (Seminário).

14.
PACTUAÇÃO DO TERRITÓRIO ETNOEDUCACIONAL DE PERNAMBUCO.Ações IF SERTÃO PE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. 2014. (Encontro).

15.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE E ALTERIDADES. 2013. (Congresso).

16.
SIMPÓSIO DIÁLOGO BRASIL:EUA EM HISTÓRIA AMBIENTALK. 2013. (Simpósio).

17.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e 1a. I Jornada de Geografia das Águas. 2013. (Congresso).

18.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2013. (Simpósio).

19.
1o Seminário Internacional de Ecologia Humana: O Estatuto Científico da Ecologia Humana na Contemporaneidade - O Estado da Arte da Ecologia Humana no Brasil. 2012. (Seminário).

20.
Ação de Extensão IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Educação das Relações Étnico-Raciais: Promoção da Cidadania. 2012. (Outra).

21.
Encontro de História e Cultura dos Povos Indígenas e Afro-descendentes. 2012. (Encontro).

22.
Encontro de História e Cultura dos Povos Indígenas e Afro-descendentes.Comunidades Quilombolas: Olhares e Debates. 2012. (Encontro).

23.
II FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2012. (Outra).

24.
II Simpósio Baiano de Licenciaturas - Política de Formação de Professores para a Educação Básica. 2012. (Simpósio).

25.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA.Cine-debate: Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde na Tela. 2012. (Outra).

26.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS. 2012. (Congresso).

27.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: Desafios e Perspectivas para o Ensino de Ciências. 2011. (Congresso).

28.
Seminário Internacional Centenário de Maria Bonita. 2011. (Seminário).

29.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2011. (Simpósio).

30.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação. 2010. (Outra).

31.
II SEMINÁRIO PODERES E SOCIABILIDADES NA HISTÓRIA. 2010. (Seminário).

32.
Interdisciplinaridade, Transversalidade e Currículo: Fontes e Abordagens para o Ensino de História da Cultura Afro-Brasileira na Escola Básica. 2010. (Outra).

33.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL. 2010. (Simpósio).

34.
HISTÓRIA E CORPO. 2009. (Encontro).

35.
I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA: Diálogos Interdisciplinares. 2009. (Seminário).

36.
IV ENCONTRO CULTURA & MEMÓRIA. 2009. (Encontro).

37.
Seminário - Escola: Espaço Privilegiado de Construção de Conhecimento e de Cultura. 2009. (Seminário).

38.
VII ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA ORAL: Oralidades, Tempo Presente e Desafios. 2009. (Encontro).

39.
XIV CISO - Desigualdade e Justiça Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado. 2009. (Encontro).

40.
ESTUDOS CULTURAIS & HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL: Problematizando Paradigmas Teórico-Metodologico no Âmbito da Historiografia. 2008. (Seminário).

41.
I Seminário Nacional ?Poderes e Sociabilidades na História. 2008. (Seminário).

42.
4ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA. 2004. (Outra).

43.
CONGRESSO BRASILEIRO DE AÇÃO PEDAGÓGICA - 4º. COBAP. 2000. (Congresso).

44.
I Jornada Norte Nordeste de Orientação Profissional. 2000. (Encontro).

45.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ? V EDUCAR. 1998. (Congresso).

46.
Curso de Projetos Didáticos. 1998. (Oficina).

47.
I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 1997. (Seminário).

48.
8º SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 1993. (Seminário).

49.
9º SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. II Encontro de Líderes de Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. "Pesquisas Interdisciplinares: Reflexões e debates". 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. I Encontro de Etnicidade e Gestão dos Recursos Naturais em Territórios Semiárido. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. I Seminário Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano e I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ? Sertão PE/BA. 2015. (Outro).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. IV SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO CIDADES E RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: Rio São Francisco. 2014. (Outro).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.; SA, A. F. A. . Oficina História e Imagem nos Sertões - Novas Abordagens no Ensino. 2014. (Outro).

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. 123 ANOS DE REPÚBLICA BRASILEIRA. 2012. (Outro).

8.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comemoração da Consciência Negra do IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2012. (Outro).

9.
OLIVEIRA, E. G. S.. Evento Dia da Consciência Negra. 2011. (Outro).

10.
OLIVEIRA, E. G. S.. II Encontro de História e memória da ocupação do sertão pernambucano. 2010. (Outro).

11.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um pesquisa interdisciplinar na Serra da Capivara. 2010. (Exposição).

12.
OLIVEIRA, E. G. S.. Revelando o São Francisco. 2010. (Exposição).

13.
OLIVEIRA, E. G. S.. SEMINÁRIO QUILOMBO CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS - TERRA DE NEGROS E NEGRAS, DE RESISTÊNCIA, FORÇA E FÉ.. 2010. (Outro).

14.
OLIVEIRA, E. G. S.. I Encontro de História da FACHUSC ? ?Vozes do Sertão: Novas Perspectivas sobre a História de Pernambuco. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ADALMIR JOSÉ DOS SANTOS. Conceição das Crioulas, Território e Identidade no processo decolonial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO DECOLONIAL) - IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

2.
CLEICE ONÁRIA DOS SANTOS. TERRITÓRIO: LUTA PRIORITÁRIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA NEGROS DE GILÚ, ITACURUBA-PE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO DECOLONIAL) - IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

3.
JUCIENE MARQUES DE OLIVEIRA PINHEIRO. A Representação da Mulher Colonial nos Livros Didáticos de História. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - FACULDADES MONTENEGRO. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

4.
GENILSON SANTANA BARBOSA. Assembléia de Deus: Cem anos de Pentecostes e Contribuição Social. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - FACULDADES MONTENEGRO. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

5.
Maria Ivaniloda da Silva Santos. Reconstruindo a Imagem do Negro no Livro Didático. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - FACULDADES MONTENEGRO. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

6.
Marlene Souza de Andrade Macedo. A Catedral de Petrolina-PE como marco no desenvolvimento do Município. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - FACULDADES MONTENEGRO. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIANA RAMALHO DANTAS. As relações de trabalho com a inserção da fruticultura no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coêlho - Núcleo 04, Petrolina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - UPE CAMPUS PETROLINA. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

Iniciação científica
1.
Hortênsia Barbosa Pinto. AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em TECNOLOGIA EM ALIMENTOS) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Seertão Pernambucano. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

2.
Victória Ferreira Duarte. Os elementos sagrados dos Rituais Festivos do Terreiro de Candomblé Ilê Ase Ayrá Onyndancor, Juazeiro, BA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em EMIINFORMATICA) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.

3.
AMANDA DE SOUZA ALBUQUERQUE. PERFIL ÉTNICO-RACIAL DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em EMIQUÍMICA) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edivania Granja da Silva Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Oficina Ensino de História EJA. 2013. .



Outras informações relevantes


Presidente da Comissão Projeto de Cultura Afro e Indígena - Portaria no. 84, 08/10/2010.
Membro da comissão de elaboração das Provas do Exame de Seleção de Alunos do IF SERTÃO PE - Portaria 391, 06/10/2010.
Membro da comissão de elaboração de ementas e materiais diáticos dos cursos do Proeja FIC - Curso de Auxiliar Técnico em Eventos Sociais e Comunitários.
Membro do Grupo Responsável pelos Trabalhos de Concepção de um Sistema de Gestão por Competência no Ãmbito do IF SERTÃO PE (GTGC) - Portaria no. 187, 04/05/2011.
Membro da Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental - Portaria no. 493, 15/12/2010.
Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) - Portaria no. 440, 11/11/2010.
Membro da Comissão Projeto Político Pedagógico (PPP) - Portaria no. 283, 30/05/2011
Participação Banca Examinadora Concurso Público - Portaria no. 383, 05/08/2011.
Participação da Comissão de Elaboração do Projeto alusivo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011.
Participação da Comissão de Organização do Curso Pesquisa Social: Cenário, Modelos e Experiências.
Participação da Comissão de Elaboração Projeto de Curso de Pós-Graduação em Educação Intercultural.
Participação da Comissão do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e Pluralidade Cultural no IF SERTÃO - Campus Petrolina - Portaria no. 38, 26/03/2013.
Participação como Aluna Ouvinte da Disciplina Ecologia dos Ecossistemas, ministrada pela Profa. Silvia Helena Lima Schwamborn, no Curso de Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Sócioambienal, do Programa de Mestrado da UNEB, no período de 12 a 16 de setembro de 2011, carga horária 30h, Campus Paulo Afonso, BA.
Professora do curso de Atualização do Professores da Rede Municipal de Juazeiro, BA, Área: História, Componente Curricular: História Colonial Brasileira, Carga horária: 20 h/a e Componente Curricular: O ensino da África, da cultura afro-brasileira e indígena, carga horária: 20 h/a.



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