Claudiane Costa Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1391536325326083
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Graduada em Letras (1994), habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Linguística Aplicada (2011). Seus interesses de pesquisa se voltam para a linguística aplicada, Educação de Jovens e Adultos (EJA), gêneros textuais, ensino de língua inglesa e Educação a Distância (EaD). Foi professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudiane Costa Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, CLAUDIANE C.;AGUIAR, CLAUDIANE COSTA


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Tornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: uma experiência com sequências didáticas na EJA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Betânia Passos Medrado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: língua inglesa; EJA; Sequência Didática; gênero de texto; capacidades de linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação Continuada de Inglês. (Carga horária: 42h).
Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.
2016 - 2016
English Teaching Professional Development Program. (Carga horária: 70h).
Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.
2015 - 2015
English Teaching Professional Development Program. (Carga horária: 70h).
Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.
2014 - 2014
Ação da Tutoria On-line no Moodle - 2014.2. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação em EAD. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2006 - 2006
Formação Cont. dos Docentes de EJA - 2º Segmento. (Carga horária: 80h).
Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Atividades

09/2013 - 11/2013
Ensino, Fundmentos da Educação: práticas Pedagógicas Inte, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mídia, Cultura e Imaginário Urbano

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância nas disciplinas: Cultura dos Povos de Língua Inglesa, Práticas de Leitura e Produção de Texto em Língua Inglesa I, Práticas de Leitura e Produção de Texto em Língua Inglesa II, Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I e Fonética e Fonologia da Língua Inglesa II, no Curso de Letras/Inglês, na UFPB Virtual.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor à distância, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Este trabalho foi remunerado através de bolsas custeadas pelo FNDE.


Superintendência Nacional da CNEC, SNCNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Centro de Cultura Anglo-Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa

Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Centro de Cursos Anglo Americano de Mangabeira Ltda., CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, FUNETEC/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Escola Municipal de Ensino Fundamental Comendador Cícero Leite, EMEFCCL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Tércia Bonavides Lins, EEEFPTBL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDRADO, BETÂNIA PASSOS2014 MEDRADO, BETÂNIA PASSOS ; AGUIAR, CLAUDIANE COSTA . Ressignificando uma estreia como desenvolvimento profi ssional: a apropriação. Calidoscopio (Online), v. 12, p. 24/01-31, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR, CLAUDIANE COSTA; MEDRADO, B. P. . Um modelo didático para ensino de inglês na EJA: transitando entre as im(possibilidades) de acesso ao conhecimento. In: Ouverney-King, Jamylle Rebouças; Costa Filho, José Moacir Soares da. (Org.). Reflexões didáticas sobre o ensino de língua estrangeira na atualidade. 1ªed.João Pessoa: Editora IFPB, 2015, v. , p. 133-156.

2.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; AGUIAR . A formação docente da EJA à luz de um texto prescritivo: aproximações e afastamentos do trabalho real. In: Betânia Passos Medrado; Mariana Pérez. (Org.). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas: Pontes, 2011, v. 12, p. 37-52.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. Tornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: Uma experiência com sequências didáticas na EJA. In: Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede, Linguagens e Saberes, 2012, São Paulo. Anais do Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede, Linguagens e Saberes. São Paulo, 2012. v. 1.

2.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; BASTOS . I can learn English: os sujeitos da EJA nas aulas de língua inglesa. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, CLAUDIANE COSTA; QUEIROZ, A. F. A. ; DAMASCENO, C. B. A. . Overcoming the Obstacles: Simple Communicative Activities to Enhance Students? Speaking Skills. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MEDRADO, B. P. ; AGUIAR, CLAUDIANE C. . Relações entre apropriação de artefatos e desenvolvimento profissional.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. O papel da língua inglesa em um mundo globalizado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. Tornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: uma experiência com sequências didáticas na EJA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. A interação professor aluno da EJA nas aulas de língua inglesa: um caminho para inclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; BASTOS . I can learn English: os sujeitos da EJA nas aulas de língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. Etnografia da fala e sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
AGUIAR ; AGUIAR, CLAUDIANE C. . Língua inglesa no ensino médio e a abordagem ESP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; SANTANA, M. L. N.; AGUIAR. Participação em banca de Iêda Ligia Ribeiro Maciel. Repensando o Ensino de Artes no Ensino Médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundmentos da Educação: práticas Pedagógicas Inte) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; SANTANA, M. L. N.; LIMA FILHO, J. L. C.. Participação em banca de Edno Dantas Pereira.Avanços e desafios na gestão da saúde no município de Pombal de 2008 a 2012: um olhar sobre os indicadores de promoção da atenção à saúde da mulher e da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - Modalidade EAD (94)) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; SANTANA, M. L. N.; LIMA FILHO, J. L. C.. Participação em banca de Valeska Katiúscia Bandeira de Oliveira Dantas.Perfil do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa como política pública: a experiência do município de Pombal-PB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - Modalidade EAD (94)) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; SANTANA, M. L. N.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Mikaylson Rocha da Silva.DO IMPERIALISMO AO PÓS-COLONIAL: A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE INDIANA EM A PASSAGE TO INDIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; AGUIAR; FERREIRA, B. C.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; FARIAS, J. M. S.; SANTANA, M. L. N.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2013.

3.
AGUIAR, CLAUDIANE C.; SANTANA, M. L. N.; VIEIRA, Giuliana Dias. Processo Seletivo Simplificado para professor Substituto de Língua Francesa do Curso de Bacharel em Relações Internacionais. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
AGUIAR, CLAUDIANE C.. Comissão de elaboração, aplicação e correção da Prova de Proficiência de Língua Inglesa. 2017. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Encontro Paraibano de Professores de Inglês & 2ª Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa. 2017. (Oficina).

2.
4º Encontro Paraibano de Professores de Inglês & 2ª Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa. 2017. (Oficina).

3.
Neurociência e Ensino de Idiomas. 2017. (Oficina).

4.
UEPB Campus V: 11 anos de história, conquistas e desafios.Aspectos linguísticos e culturais em inglês: como sobreviver em viagens internacionais. 2017. (Oficina).

5.
Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa.Overcoming the obstacles: simple communicative activities to enhance students? speaking skills. 2015. (Outra).

6.
SEMINÁRIO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. (Seminário).

7.
CONGRESSO NACIONAL MACKENZIE LETRAS EM REDE: LINGUAGENS E SABERES. Tornando-se sujeito da sua história de aprendiz de língua inglesa: uma experiência com sequências didáticas na EJA. 2012. (Congresso).

8.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE.A INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO DA EJA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO. 2011. (Seminário).

9.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. I can learn English: os sujeitos da EJA nas aulas de língua inglesa. 2010. (Congresso).

10.
VIII CCHLA EM DEBATE.Etnografia da fala e sala de aula. 2008. (Outra).

11.
VIII CCHLA EM DEBATE.Língua Inglesa no Ensino Médio e a Abordagem ESP. 2008. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovada e classificada em Concurso do Magistério da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) - 2013.
Tutora à distância da disciplina de Inglês I do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho através da Rede e-Tec Brasil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Teconologia do RN - IFRN - 2012.
Ministrante do Curso de Formação Continuada da Secretaria de Educação e Cultura - SEDEC/2008, segmento Língua Inglesa, intitulado "O Ensino de Inglês nas Escolas Municipais de João Pessoa" para os docentes da Rede Municipal de Ensino.
Aprovada em Concurso Público para Profissionais da Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB - 2008. 
Aprovada em Concurso Público do Magistério do Estado da Paraíba para Professor de Língua Inglesa - João Pessoa - 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:41:32