Suzanne Sousa Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8522587724940766
  • Última atualização do currículo em 24/05/2017


Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2012), com mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA (2014). Possui experiência em Ecologia de Peixes de Riachos com ênfase em Ecologia Trófica, tendo como foco de estudo os seguintes temas: Ecossistemas aquáticos da Amazônia, partilha de recursos, coexistência de espécies e insetos aquáticos. Participou do Projeto Igarapés atuando no laboratório de Ecologia de Peixes CPBA/INPA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzanne Sousa Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, S. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE TRÊS ESPÉCIES SINTÓPICAS DE Rivulus (CYPRINODONTIFORMES: RIVULIDAE) EM IGARAPÉS DA RESERVA DUCKE, MANAUS, AMAZONAS.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cláudia Pereira de Deus.
Coorientador: Jansen Alfredo Sampaio Zuanon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2007 - 2012
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: DIETA DE DOIS PEIXES BENTÔNICOS, Characidium declivirostre STEINDACHNER, 1915 E Leptocharacidium omospilus BUCKUP, 1993 (CHARACIFORMES: CRENUCHIDAE), SINTÓPICOS EM IGARAPÉS DE CORREDEIRAS DA REGIÃO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO ? AM.
Orientador: Dra. Cristina Motta Bührnheim; MSc. Rafael Pereira Leitão.




Formação Complementar


2012 - 2012
Entomologia Forense: insetos e crimes. (Carga horária: 8h).
XXX Congresso Brasileiro de Zooologia, CBZ, Brasil.
2010 - 2010
Procedimentos Básicos de Taxonomia. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos de Taxonomia. (Carga horária: 30h).
Escola Superior Batista do Amazonas, ESBAM, Brasil.
2008 - 2008
Microscopia. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário
Outras informações
Disciplina Invertebrados II (60h) Disciplina Evolução (60h)


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DCTA-C, Carga horária: 30
Outras informações
TÍTULO: EFEITO DA PROFUNDIDADE SOBRE A DIETA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE PEIXES BENTÔNICOS DOS PRINCIPAIS RIOS DE ÁGUA BRANCA DA AMAZÔNIA CENTRAL

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
TÍTULO: Projeto Ecologia, integridade e conservação de riachos da Amazônia - PIPT/FAPEAM


Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor ensino básico



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E ESTRUTURA TRÓFICA DAS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES BENTÔNICOS EM RIOS DE ÁGUA BRANCA DA AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL
Descrição: As assembléias de peixes bentônicos que habitam o fundo de canal dos rios, especialmente nos grandes rios tropicais, ainda são pouco conhecidas, muitas vezes devido à dificuldade na obtenção de amostras nesse biótopo (Lundberg et al., 1996; Stewart et al., 2002). Desta forma, a realização de estudos que busquem verificar a composição de espécies que habitam determinado ecossistema amazônico eas diferentes formas de interação dos organismos (biocenose), assim como os fatores que influenciam na sua dinâmica, torna-se fundamental para futuros programas de uso, manejo e conservação desses ecossistemas, principalmente em áreas que sofrem alguma influência de atividade antrópica. O presente trabalho tem como objetivo principal verificar diferençasespaço-temporaisnas estruturas das assembléias e na estrutura trófica de peixes bentônicos no trecho inferior dos principais rios de água branca da Amazônia Central (rios Madeira, Purus e Japurá), bem como os possíveis fatores ambientais influentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Integridade de estrutura e função em igarapés: o efeito da fragmentação e alteração da cobertura vegetal - Projeto Ygarapés
Descrição: É objetivo deste projeto avaliar as mudanças de estrutura e função em igarapés sujeitos à fragmentação e alteração da cobertura vegetal, integrando informações sobre peixes, invertebrados aquáticos, anfíbios, libélulas e aranhas associadas a esses sistemas. As principais hipóteses a serem testadas são: (a) a fragmentação florestal causa diminuição na riqueza de espécies, na riqueza de determinadas guildas tróficas e no processo de fragmentação do folhiço nos sistemas aquáticos; (b) a alteração da cobertura vegetal para uma cobertura homogênea têm efeitos semelhantes em qualidade aos da fragmentação, mas os ultrapassa em intensidade. Em particular, as taxas de decomposição são diminuídas pela simplificação química e estrutural do material do folhiço; (c) o grau de variação interanual nas comunidades é maior nas áreas com cobertura vegetal alterada, onde mudanças microclimáticas e estruturais dos sistemas são maiores durante o ano do que nas áreas com a cobertura vegetal primitiva; (d) ) sistemas de igarapés amazônicos podem ter alta diversidade alfa, mas baixa diversidade beta. Tais questões serão testadas com o objetivo geral de contribuir para uma melhor compreensão da dinâmica de sistemas de igarapés de terra firme, como forma de subsidiar estratégias de conservação em ambientes fragmentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2011 - 2012
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, S. S.2017FERNANDES, S. S.; LEITAO, R. P. ; DARY, E. P. ; GUERREIRO, A. I. C. ; ZUANON, J. A. ; BUHRNHEIM, C. M. . Diet of two syntopic species of Crenuchidae (Ostariophysi: Characiformes) in an Amazonian rocky stream. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS), v. 17, p. e20160281, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, S. S.. Ecologia Trófica para uma Escola Pública do Amazonas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARDOSO, F. R. ; DEUS, C. P. ; PYDANIEL, L. H. R. ; FERREIRA, E. J. G. ; ZUANON, J. A. S. ; ARANTES, M. L. ; FERNANDES, S. S. . Dieta de colossoma macropomum (tambaqui) do Rio Purus, período de Seca e Cheia. Projeto Peixes da Floresta.. 2015.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, S. S.. Participação em banca de JAMILE NADMI PESSOA DE SOUZA.O BETTA SPLENDENS, PEIXE-DE-BRIGA, COMO ESPÉCIE DE PEIXE DE FÁCIL MANUTENÇAO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
FERNANDES, S. S.. Participação em banca de GUILHERME PEREIRA MARTINS.Uma avaliação do uso de espécies de peixes Auchenipteridae, Doradidae e Pimelodidae como indicadores de qualidade ambiental nos balneários do Açutuba, Praia da Lua, Novo Airão e Ponta Negra, Manaus-AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia.VARIAÇÃO NA DIETA DE UMA ESPÉCIE DE GYMNOTIFORMES (STERNARCHELLA CALLAMAZON) DO CANAL PRINCIPAL DOS RIOS PURUS E JAPURÁ.. 2015. (Encontro).

2.
Semana Nacional de Ciência & Tecnologia - INPA. 2013. (Outra).

3.
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.EFEITOS DA VARIAÇÃO TEMPORAL DE PEQUENA ESCALA NA COMPOSIÇÃO DE AMOSTRAS DE PEIXES EM UMA ÁREA DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA CENTRAL. 2013. (Encontro).

4.
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.DIETA DE CHARACIDIUM DECLIVIROSTRE STEINDACHNER, 1915 E LEPTOCHARACIDIUM OMOSPILUS BUCKUP, 1993 (CHARACIFORMES: CRENUCHIDAE), SINTÓPICOS EM IGARAPÉS DE CORREDEIRAS DE PRESIDENTE FIGUEIREDO?AM.. 2013. (Encontro).

5.
64° Reunião Anual do SBPC.O USO DE ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID. 2012. (Outra).

6.
Congresso Brasileiro de Zoologia. 2012. (Congresso).

7.
XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2011. (Encontro).

8.
II Semana de Biologia da Escola Normal Superior-UEA. 2010. (Outra).

9.
Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente. 2008. (Outra).

10.
I Semana de Biologia da Escola Normal Superior - UEA. 2008. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, S. S.. Ecologia Trófica para uma Escola Pública do Amazonas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:48:00