Renan Ribeiro Moutinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5078495010867389
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutorando (2016 -) em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM/UNIRIO). Mestre (2015) em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/CEFET-RJ). Especialista (2013) em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, Centro Universitário - RJ (CBM/CEU). Graduado (2012) em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor efetivo da Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação e do Ensino Médio no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ - Campus Petrópolis e Maracanã com interesse em Funk carioca, Sonologia e nas áreas de Artes, Relações Étnico-Raciais e Educação com ênfase para a Formação de Professores nas diferentes modalidades de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renan Ribeiro Moutinho
Nome em citações bibliográficas
MOUTINHO, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis.
Rua do Imperador, 971
Centro
25620003 - Petrópolis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 22425716
URL da Homepage: http://www.cefet-rj.br/index.php/petropolis


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em Kent State University (Orientador: Kazadi Wa Mukuna).
Orientador: Carlos Vicente de Lima Palombini.
2013 - 2015
Mestrado em Relações Etnicorraciais.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Título: ?FOI NA FESTA DA ESCOLA QUE TUDO COMEÇOU?: Funk carioca, diversidades e (in)visibilidades na licenciatura em música,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Roberto Carlos da Silva Borges.
Palavras-chave: funk carioca; educação musical; diversidade.
2012 - 2013
Especialização em Educação Musical. (Carga Horária: 360h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial.
Orientador: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti.
2007 - 2012
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: H.J.Koellreutter e K.Swanwick: Confluências pedagógicas.
Orientador: José Nunes Fernandes.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Introdução ao Teatro do Oprimido. (Carga horária: 15h).
Centro de Teatro do Oprimido, CTO, Brasil.
2017 - 2017
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores a Distância (EaD) - 2015. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Música/Sistema de Crenças - Indígenas e Africanos. (Carga horária: 24h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Atrás de cada som, um mistério...Jogos de escuta. (Carga horária: 12h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Abordagem Etnomusicológica da Música Africana. (Carga horária: 24h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Psicologia da Música. (Carga horária: 20h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
O Passo. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
A diversidade cultural na sala de aula. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Diálogos Sonoros com a Infância. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Práticas e reflexões sobre coro infantil e juvenil. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Processos de Educação Musical Infantil. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Educação Musical com base em nossas raízes. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Música Coral/Vocal da África Ocidental. (Carga horária: 24h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Expressão cênica de corais - Práticas e Reflexões. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
500 Canções Brasileiras: uma proposta em educação. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvendo a escrita acadêmica. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Músicos. (Carga horária: 770h).
Corpo de Fuzileiros Navais, CFN, Brasil.
2007 - 2007
Samba e Jazz: Encontros, Diálogos e Improvisos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Educação Profissional de Nível Técnico.
Escola de Música Villa-Lobos/FUNARJ, EMVL, Brasil.
2002 - 2004
Curso de Educação Profissional de Nível Básico. (Carga horária: 208h).
Escola de Música Villa-Lobos/FUNARJ, EMVL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos instituído pelo Edital nº 16 de 28/03/2014, homologado pela Portaria nº. 706 de 16/06/2014, publicada no DOU de 25/06/2014 e nomeado pela Portaria/CEFET nº 1.772, publicada na D.O.U. de 03 de dezembro de 2015.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Humanidades e Ciências Sociais
08/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sujeito, Sociedade e Cultura
08/2017 - Atual
Ensino, Relações Étnico-Raciais e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Questões Étnico-Raciais II
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Petrópolis, .

Cargo ou função
Comissão Especial de normas disciplinares do Curso Técnico em Telecomunicações integrado ao Ensino Médio.
09/2016 - Atual
Ensino, Relações Étnico-Raciais e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Questões Étnico-Raciais e Campo Artístico
12/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
ARTES I
ARTES II
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNED - Unidade Descentralizada de Nova Iguaçu, .

02/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Étnico-Raciais
01/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espaço Integrador I

Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profº do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em 3º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos instituído pelo Edital nº 27 de 27/02/2014, publicado no D.O.U. de 06/03/2014, seção 3, páginas 19 a 24, homologado pelo Edital nº 92 de 18/06/2014, publicado no D.O.U. de 25/06/2014, seção 3, página 69 a 72, com a validade renovada pelo Edital nº 85 de 24/06/2015, publicado no D.O.U. de 25/06/2015 e nomeado pela Portaria/IFF nº 906 de 28 de agosto de 2015, publicada na D.O.U. de 01/09/2015.

Atividades

09/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
ARTES I

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico-Administrativo em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovado e homologado segundo o Diário Oficial da União nº 211, de 30/10/2013; Edital nº 380, de 29/10/2013, página 4. Nomeado segundo a Portaria UFRJ nº 13.524 de 20/11/2013.

Atividades

07/2014 - 09/2015
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Substituto Eventual da Função de Chefe da Seção de Obras/Divisão de Contratos Administrativos.
12/2013 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Administração de Contratos Administrativos (Educação).

Ministério da Defesa - Comando da Marinha, MIN. DEFESA CM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor público militar, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista (Violoncelo), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em 1º lugar, segundo D.O.U. de 18 de dezembro de 2008, no Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais/2009 - Naipe Violoncelo (C-FSG-MU-CPFN/2009).

Atividades

12/2009 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, .

Serviço realizado
Músico Instrumentista (Violoncelista)..

Orquestra Mirim Armando Prazeres, OMAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Não-Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário em Música, Carga horária: 20


Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião, FCDDHBR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor Musical, Carga horária: 8

Atividades

01/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Iniciação musical e Iniciação ao Violoncelo

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista

Atividades

01/2008 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .

07/2007 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .



Linhas de pesquisa


1.
Instrumentista (Violoncelista)
2.
Instrumentista (Violoncelista)
3.
Afro-brasileiros, Discurso, Estudos Literários e Culturais - CEFET/RJ

Objetivo: Este grupo de pesquisa visa à exploração não só de construções identitárias étnico-raciais, mas também de tensões e reconfigurações advindas do que se produz/produziu a partir do ser negro, em termos culturais e políticos. Pretende, assim, abranger questões concernentes à pesquisa, ao conhecimento, sua aquisição, sua produção e sua reprodução em políticas públicas e práticas formativas referentes às relações étnico-raciais e, também, sobre as trajetórias intelectuais e a questão racial no Brasil e nos países da diáspora africana.
Palavras-chave: Afro-brasileiros; Discurso; Etnia; Mídia.


Projetos de pesquisa


2015 - 2018
Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro
Descrição: o Projeto ?Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro? possui o objetivo principal de mapear a produção cultural de Petrópolis, tanto do ponto de vista artístico sonoro-musical-visual como a partir das narrativas da própria comunidade interna e externa do CEFET-RJ Campus Petrópolis de forma a utilizar este conhecimento estritamente ligado ao cotidiano petropolitano nas aulas de Artes para o Ensino Médio Integrado em Telecomunicações desta unidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: Trajetórias de jovens cotistas na UnED Nova Iguaçu
Descrição: A pesquisa justifica-se no âmbito da instituição a partir da necessidade de acompanhar a trajetória de jovens cotistas pelo recorte racial durante sua permanência no ensino médio/técnico integrado. Tem como objetivo central oferecer subsídios de aprimoramento dessa política pública governamental na área da educação tecnológica e recentemente implementada no sistema CEFET-RJ. Objetiva identificar os jovens cotistas que ingressaram através de concurso e a realização de perfil socioeconômico desses alunos; acompanhar a entrada e permanência dos cotistas na instituição bem como apontar dificuldades que por ora esses alunos venham a enfrentar; monitorar as trajetórias durante os dois primeiros anos de curso a fim de sugerir propostas de aprimoramento do sistema de cotas na unidade a ser pesquisada..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Renan Ribeiro Moutinho - Integrante / Carlos Henrique dos Santos Martins - Coordenador / Rosilene da Conceição Silva - Integrante.
2012 - 2012
MPB: Música de Preto Brasileiro
Descrição: Movimentos de resistência; processos de influência e transformações culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renan Ribeiro Moutinho - Integrante / Roberto Carlos da Silva Borges - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro.
Descrição: O Projeto ?Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro? possui o objetivo principal de mapear a produção cultural de Petrópolis, tanto do ponto de vista artístico sonoro-musical-visual como a partir das narrativas da própria comunidade interna e externa do CEFET-RJ Campus Petrópolis de forma a utilizar este conhecimento estritamente ligado ao cotidiano petropolitano nas aulas de Artes para o Ensino Médio Integrado em Telecomunicações desta unidade. Os parâmetros que norteiam a disciplina de Artes no Ensino Médio a caracterizam como um ?tipo particular de narrativa sobre o ser humano, a natureza e os cosmos, sintetizando as visões de mundo de cada época e cultura? (BRASIL, p. 1981: 2006). No que se refere ao contexto sócio-histórico da cidade de Petrópolis, também conhecida pelas alcunhas ?Cidade Imperial? e ?Cidade de Dom Pedro II?, buscaremos analisar suas diferentes manifestações culturais correlacionando-as com a importância desta cidade para a História do Brasil. De forma indissociável, objetivaremos entender os repertórios culturais promovidos a partir das diferentes migrações e imigrações de diferentes raças e etnias para este território desde sua fundação em 1843 até os dias de hoje, ressaltando tensões e diálogos sempre que possível..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ? Unidade Petrópolis
Descrição: O projeto do ?Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do CEFET/RJ ? Campus Petrópolis? insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. O presente projeto propõe articular o acompanhamento de alunos que ingressaram a partir da política de cotas raciais e sociais durante todo o ano letivo; a discutir temas junto à comunidade escolar, - e em especial à comunidade discente, a partir da criação de um cineclube quinzenal com obras audiovisuais que se proponham a discutir as desigualdades sociais e raciais no Brasil e no estímulo à criação artística em suas diferentes linguagens, como a literária, a musical e a teatral com Mostras bimestrais a partir de fluxo contínuo da produção da comunidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2008
Programa de Apoio à Orquestra da Unirio
Descrição: Objetiva capacitar músicos a exercer a atividade de instrumentista de orquestra tendo em vista sua formação profissional. Busca também trabalhar aspectos como coletivismo, prática de regência e os mais variados aspectos da vida musical erudita..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista ABPN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: O Ensino da Música e as Relações Etnicorraciais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cultura Popular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Políticas de Ação Afirmativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
2º Lugar no Processo Seletivo público para Coordenadores de Disciplina DAC 01/2018 (CEDERJ/UERJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
2018
Faperj Visiting Scholar (Doutorado Sanduíche), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ?- FAPERJ.
2016
1º Lugar no Processo Seletivo público referente ao Curso de Doutorado em Música (PPGM-UNIRIO) na Linha de pesquisa - Linguagem e Estruturação Musical/Musicologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2014
3º lugar no Concurso público para professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Aprovado e Nomeado, Instituto Federal Fluminense.
2014
2º lugar no Concurso público para Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Aprovado e Nomeado, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).
2013
3º lugar no Processo Seletivo público referente ao Curso de Mestrado em Relações Étnico-Raciais 2013.3, (PPRER - CEFET/RJ).
2010
Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à municipalidade, Prefeitura Municipal de Carmópolis de Minas, Minas Gerais.
2010
Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Cultura e à História, Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Passa Tempo, Minas Gerais.
2008
1º Lugar no Concurso público para Sargento Músico (Naipe de Violoncelo), Marinha do Brasil.
2004
1º Lugar no Concurso público para Educação de Nível Médio/Técnico (Eletromecânica), CEFET-RJ UNED/NI.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PALOMBINI, Carlos2018 PALOMBINI, Carlos ; FACINA, A. ; NOVAES, D. ; MOUTINHO, R. R. . O errado que deu certo: Deu onda, o debate da harmonia e a construção da batida numa produção paulistana de funk carioca. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 24, p. 222, 2018.

2.
MOUTINHO, R. R.2018MOUTINHO, R. R.. Ensino Profissional e Educação musical: o ensino de música no centenário do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). INTERLÚDIO: revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II, v. 6, p. 10-28, 2018.

3.
MOUTINHO, R. R.2017 MOUTINHO, R. R.. ...E QUANDO TOCA, NINGUÉM FICA PARADO: análise de quatro produções etnográficas de práticas musicais. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 19, p. 256, 2017.

4.
MOUTINHO, R. R.2016MOUTINHO, R. R.. Cultura negra brasileira: confluências e tensões no âmbito da escola. Revista África e Africanidades, v. 9, p. 1, 2016.

5.
MARTINS, C. H. S.2014MARTINS, C. H. S. ; SILVA, R. C. ; MOUTINHO, R. R. . Análise preliminar dos aspectos legais da entrada de jovens estudantes negros no CEFET/RJ Uned Nova Iguaçu através do sistema de cotas. Revista ABPN, v. 6, p. 264-275, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MOUTINHO, R. R.. 'Mostra o que é amor pra essa rapaziada, DJ?: funk carioca, diversidade e formação de professores de educação musical. In: Rosa Margarida de Carvalho Rocha; Patrícia Maria de Souza Santana. (Org.). Africanidades e brasilidades no currículo da educação básica: compartilhando reflexões, vivencias, experiências e práticas. 1ed.Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2018, v. 3, p. 144-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOUTINHO, R. R.. Indústria cultural, funk carioca e o advento de novas mídias sociais. In: V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM - 2018), 2018, Rio de Janeiro. Anais do V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM - 2018), 2018. p. 1994-1002.

2.
MOUTINHO, R. R.. Música, técnica e tecnologia: o ensino de Educação musical no centenário do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). In: II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, 2018, Brasília. Anais do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. Refice, Pernambuco: Even3, 2018. v. II.

3.
MOUTINHO, R. R.; PIMENTEL, N. A. Q. . Cultura e Sociedade: um olhar sobre a intervenção do Estado no Funk carioca. In: XIII Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2017, Salvador, BA. Anais do XIII Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2017. v. 1.

4.
MOUTINHO, R. R.. Desafios e possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais: diálogos com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, 2016, Campina Grande, PB. Anais. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande: EDUFCG, 2016. v. III.

5.
MOUTINHO, R. R.; SILVA, T. P. . O corpo e suas heranças negras: relatos de uma experiência arte-educadora para as relações étnico-raciais. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, 2016, Campina Grande, PB. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2016.

6.
MOUTINHO, R. R.. Tem funk na sala-de-aula: diálogos e interseções entre cultura popular e as aulas de artes para o ensino médio do Cefet-RJ. In: VI JEEM - Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016, São Carlos, SP. Anais 2016 do VI JEEM - Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016.

7.
MOUTINHO, R. R.. Cultura Negra Brasileira: Reflexões sobre campo e conceito. In: XII CONLAB: Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2015, Lisboa, Portugal. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. Lisboa, Portugal: CONLAB, 2015.

8.
MOUTINHO, R. R.; RODRIGUES, P. G. O. . MC ANITTA, MC TRANSNITTA e MC BANANA: uma proposta de diálogo entre Música e Educação. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. IV Seminário Enlaçando Sexualidades: Moralidades, Famílias e Fecundidade, 2015.

9.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. ; SILVA, R. C. . O sistema de cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros cotistas na Uned Nova Iguaçu. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2014, Belém, Pará. Ações Afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais, 2014.

10.
MOUTINHO, R. R.. Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM (SP, 2014), 2014.

11.
MOUTINHO, R. R.. Música e Raça: análise documental dentre as licenciaturas em música do Rio de Janeiro. In: III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER 3, 2014, Salvador. Anais do III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER 3, 2014. v. 17.

12.
MOUTINHO, R. R.. Hans Joachim Koellreutter e Keith Swanwick: Confluências Pedagógicas. In: IV Encontro Internacional de Música FFCLRP - USP, 2013, Ribeirão Preto. Anais do IV Encontro Internacional de Música: Educação e Performance no cenário acadêmico brasileiro. Ribeirão Preto: NAP-CIPEM Núcelo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música Ribeirão Preto - SP, 2013.

13.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. . Música e raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. In: I Seminário Internacional - Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares, 2013, Nova Iguaçu. I Seminário Internacional - Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOUTINHO, R. R.. Análise Espectromorfológica: desafios e possibilidades em análise musical. In: XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2017, Rio de Janeiro. XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2017.

2.
MOUTINHO, R. R.. Arte, técnica e tecnologia: estratégias conceituais para o Ensino de Artes no Ensino Médio. In: Encontro Intercampi de Educação Profissional - EIEP, 2017, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ: O Ensino Integrado em Foco, 2017.

3.
MOUTINHO, R. R.; SILVA, R. C. ; MARTINS, C. H. S. . A Lei nº 12711/12 e Sua implementação na UNEd Nova Iguaçu do CEFET-RJ: questões para debate. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, 2014, Campos dos Goytacazes. I CONEPE: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014. v. 1. p. 1-1. Campos dos Goytacazes, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, F. ; MOUTINHO, R. R. . Engenharia e Racismo: um estudo de caso da disciplina relações étnico-raciais nos cursos de Engenharia de Computação do Rio de Janeiro. In: IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Cnepre), 2018, Campina Grande, PB. Caderno de Resumos do IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Cnepre), 2018.

2.
REZENDE, F. ; MOUTINHO, R. R. . S.O.S professores: um panorama da educação pública fluminense na visão do docente com recorte étnico-racial. In: IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Cnepre), 2018, Campina Grande, PB. Caderno de resumos do IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Cnepre), 2018.

3.
MOUTINHO, R. R.. Indústria cultural, funk carioca e o advento de novas mídias sociais. In: V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM - 2018), 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM - 2018), 2018.

4.
MOUTINHO, R. R.. 'Bota o tambor pra tocar': estruturas ancestrais bantu no funk carioca e no maculelê. In: X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - X COPENE, 2018, Uberlândia, MG. Livro de Resumos (Anais) do X Congresso Brasileiro dos(as) Pesquisadores(as) Negros(as), 2018.

5.
MOUTINHO, R. R.. Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias pelos caminhos que levam a Terra de Pedro. In: SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017, 2017, Petrópolis. Caderno de resumos da SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017: A matemática está em tudo., 2017.

6.
MOUTINHO, R. R.. Desafios e possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais: diálogos com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, 2016, Campina Grande, PB. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2016. v. III.

7.
MOUTINHO, R. R.; SILVA, T. P. . O corpo e suas heranças negras: relatos de uma experiência arte-educadora para as relações étnico-raciais. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar, 2016, Campina Grande, CG. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2016. v. III.

8.
MOUTINHO, R. R.; SANTANA JUNIOR, H. M. . Poéticas de CORação: diálogos etnomusicológicos com a arte da Diáspora Africana. In: Jornadas, 2016, Córdoba, Argentina. Programa das Primeras Jornadas de Etnomusicologia, 2016.

9.
MOUTINHO, R. R.. Funk é cultura popular? Um diálogo entre Mikhail Bakhtin e MC Marcinho?. In: XII Congreso de La IASPM-ALIX/Coloquio Internacional de Musicologia, 2016, Havana, Cuba. Programa do XII Congreso de La IASPM-ALIX, 2016.

10.
MOUTINHO, R. R.; RODRIGUES, P. G. O. . MC ANITTA, MC TRANSNITTA e MC BANANA: uma proposta de diálogo entre Música e Educação. In: IV Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. IV Seminário Enlaçando Sexualidades: Moralidades, Famílias e Fecundidade, 2015.

11.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. ; SILVA, R. C. . O sistema de cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros cotistas na Uned Nova Iguaçu. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2014, Belém, Pará. Ações Afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais, 2014.

12.
MOUTINHO, R. R.. Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial.. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

13.
MOUTINHO, R. R.. Cotas Raciais no Serviço Público Federal: diálogos e considerações no âmbito da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ). In: II SINTAE - Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II SINTAE - Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ, 2014.

14.
MOUTINHO, R. R.. Hans Joachim Koellreutter and Keith Swanwick: pedagogic confluences. In: ISME - 31st World Conference of the International Society for Music Education, 2014, Porto Alegre. Abstracts / ISME - 31st World Conference of the International Society for Music Education, 2014.

15.
MOUTINHO, R. R.; SILVA, R. C. . Cultura territorial e cultura negra brasileira: apontamentos sobre campo e conceito. In: I Congresso Internacional: Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Coimbra, Portugal. Cultura territorial e cultura negra brasileira: apontamentos sobre campo e conceito. Coimbra, Portugal, 2014.

16.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. . Música e raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. In: Renan Ribeiro Moutinho, 2013, RIO DE JANEIRO. I Seminário Internacional - Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MOUTINHO, R. R.. Indústria cultural, funk carioca e o advento de novas mídias sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOUTINHO, R. R.; REZENDE, F. . Engenharia e Racismo: um estudo de caso da disciplina relações étnico-raciais nos cursos de Engenharia de Computação do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOUTINHO, R. R.; PINTO, L. L. . Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias pelos caminhos que levam a Terra de Pedro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOUTINHO, R. R.. 'Bota o tambor pra tocar': estruturas ancestrais bantu no funk carioca e no maculelê. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOUTINHO, R. R.. Relações Étnico-Raciais e Educação Básica: diálogos epistemológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOUTINHO, R. R.. Arte, técnica e tecnologia: estratégias conceituais para o Ensino de Artes no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MOUTINHO, R. R.; PIMENTEL, N. A. Q. . Cultura e Sociedade: um olhar sobre a intervenção do Estado no Funk carioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOUTINHO, R. R.. Análise Espectromorfológica: desafios e possibilidades em análise musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOUTINHO, R. R.. Funk é cultura popular? Um diálogo entre Mikhail Bakhtin e MC Marcinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOUTINHO, R. R.. Desafios e possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais: diálogos com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOUTINHO, R. R.. O corpo e suas heranças negras: relatos de uma experiência arte-educadora para as relações étnico-raciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOUTINHO, R. R.. Tem funk na sala-de-aula: diálogos e interseções entre cultura popular e as aulas de artes para o ensino médio do Cefet-RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CANDIDO, L. S. ; MOUTINHO, R. R. . Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOUTINHO, R. R.; SANTANA JUNIOR, H. M. . Poéticas de CORação: diálogos etnomusicológicos com a arte da Diáspora Africana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOUTINHO, R. R.. Cultura Negra Brasileira: Reflexões sobre campo e conceito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOUTINHO, R. R.; RODRIGUES, P. G. O. . MC ANITTA, MC TRANSNITTA e MC BANANA: uma proposta de diálogo entre Música e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOUTINHO, R. R.; BORGES, Roberto . CULTURA POPULAR SUBURBANA e RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos identitários no bojo do funk e do pagode no Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MOUTINHO, R. R.; BORGES, Roberto . CULTURA AFRO-BRASILEIRA: do que estamos falando? Um debate sobre as Leis 10.639/03 e Lei 11.769/08. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BORGES, Roberto ; MOUTINHO, R. R. . CULTURA POPULAR SUBURBANA: diálogos pedagógicos com o funk carioca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOUTINHO, R. R.. Hans Joachim Koellreutter and Keith Swanwick: pedagogic confluences. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MOUTINHO, R. R.. Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. . O sistema de cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros cotistas na Uned Nova Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MOUTINHO, R. R.. Cotas Raciais no Serviço Público Federal: diálogos e considerações no âmbito da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MOUTINHO, R. R.. Música e Raça: análise documental dentre as licenciaturas em música do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MOUTINHO, R. R.; MARTINS, C. H. S. . Música e raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MOUTINHO, R. R.. Hans Joachim Koellreutter e Keith Swanwick: Confluências Pedagógicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MOUTINHO, R. R.. A Lei nº 11.769 em sua dialética com o contexto escolar atual: como pensar a música na formação do indivíduo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MOUTINHO, R. R.. Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOUTINHO, R. R.. Parecer para a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. 2018.

2.
MOUTINHO, R. R.. Parecer para a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. 2018.

3.
MOUTINHO, R. R.. Parecer para a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. 2017.

4.
MOUTINHO, R. R.. Parecer para a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOUTINHO, R. R.. CEFET fazendo HISTÓRIA: relatos de ex-alunos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MOUTINHO, R. R.. ?100 Anos de Fla-Flu? - Gravação de quadro alusivo ao projeto idealizado por FERJ/Globo, etc.. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOUTINHO, R. R.. Relações étnicos-raciais e educação básica: diálogos epistemológicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Duque de Caxias. 2013. Interpretação.

2.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical para o ICOMAM. 2013. Interpretação.

3.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Data Magna da Marinha. 2013. Interpretação.

4.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Santa Rita do Passa Quatro - SP. 2013. Interpretação.

5.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical no 205º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. 2013. Interpretação.

6.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade das Artes: Data Magna da Marinha. 2013. Interpretação.

7.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na cidade de Juiz de Fora. 2013. Interpretação.

8.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical no Teatro Municipal - Rio de Janeiro. 2012. Interpretação.

9.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Curitiba. 2011. Interpretação.

10.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de São Gabriel. 2011. Interpretação.

11.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Santana do Livramento. 2011. Interpretação.

12.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Uruguaiana. 2011. Interpretação.

13.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Santa Maria - RS. 2011. Interpretação.

14.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Lajeado. 2011. Interpretação.

15.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Criciúma. 2011. Interpretação.

16.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Florianópolis. 2011. Interpretação.

17.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Itajaí. 2011. Interpretação.

18.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Jaraguá do Sul. 2011. Interpretação.

19.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Paranaguá. 2011. Interpretação.

20.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Maringá. 2011. Interpretação.

21.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Apresentação musical na Cidade de Foz do Iguaçu (PR). 2011. Interpretação.

22.
MOUTINHO, R. R.. Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Turnê Sul do Brasil. 2011. Interpretação.

23.
MOUTINHO, R. R.. Recital de Violoncelo. 2010. Interpretação.

24.
MOUTINHO, R. R.; FERNANDES, J. N. . I Encontro de Práticas Pedagógicas e Musicais do Instituto Villa-Lobos. 2008. Interpretação.

25.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação com a Orquestra da Unirio. 2007. Interpretação.

26.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação musical. 2007. Interpretação.

27.
MOUTINHO, R. R.. Música Instrumental no Beco. 2007. Interpretação.

28.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação Musical. 2007. Interpretação.

29.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação de música de câmara. 2007. Interpretação.

30.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação musical. 2006. Interpretação.

31.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação de música de câmara. 2006. Interpretação.

32.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação de música de câmara. 2006. Interpretação.

33.
MOUTINHO, R. R.. Música no Museu. 2006. Interpretação.

34.
MOUTINHO, R. R.. Apresentação de música de câmara. 2005. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOUTINHO, R. R.. Gravação de CD da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Solista Maria Célia Machado. 2012 (Gravação de cd).

2.
MOUTINHO, R. R.. Gravação de CD da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Músicas de Terra e Mar. 2010 (Gravação de cd).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOUTINHO, R. R.; GIORGI, M. C.; SOUZA, A. M. R.; SILVA, R. M. R.. Participação em banca de Natália de Moraes Romão da Silva. MOLHANDO A PELE NUM BALDE COM ÁGUA SANITÁRIA...: Karol Conka e as marcas do discurso da discriminação racial no ambiente escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MOUTINHO, R. R.; ALMEIDA, F. S.; CARDOSO, P. C.; DIAS, T. S. F.. Participação em banca de Everton Lessa Da Silva. Um outro lugar de construção do saber: uma análise das pichações presentes nos muros da comunidade Rocinha. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
ALMEIDA, F. S.; CARVALHO, A. S.; SILVA, R. M. R.; MOUTINHO, R. R.. Participação em banca de Thayná Marracho Marques. QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CINEMA NEGRO NACIONAL NA ESCOLA: caminhos didático-pedagógicos no âmbito da lei 13.006/14. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
MOUTINHO, R. R.; ALMEIDA, F. S.; CARVALHO, A. S.; SOUZA, J. G. R. C.. Participação em banca de Maybel Sulamita de Oliveira. ―GAROTAS BONITAS, DE COR DE CANELA OU DE JABUTICABA MADURA...‖ Os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do Negro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
SILVA, R. M. R.; MOUTINHO, R. R.; CARVALHO, A. S.; ALMEIDA, F. S.. Participação em banca de Elayne Pinheiro Melo. A ESCUTA COMO PRÁTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO: análises de discursos raciais de professores. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
MOUTINHO, R. R.; SILVA, L. M.; SILVA, R. M. R.. Participação em banca de Rachel Nascimento Rocha. Teatro do Oprimido e educação antirracista: forjando caminhos possíveis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
MOUTINHO, R. R.; SOUZA, J. G. R. C.; SILVA, R. C.; SOUZA, H. R. C.. Participação em banca de Nalbert Alessandro Queiroz Pimentel. Cultura negro-brasileira: um olhar sobre o Funk Carioca no Portal da Transparência em Nova Iguaçu. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, R. E.; MOTTA, M. A. M.; MOUTINHO, R. R.; SANTOS, A. C.. Participação em banca de Mayara Souza de Assis.ArRUAça, marginalidade e visibilidade: Estudos inspirados na juventude funkeira no subúrbio carioca para uma proposta artística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de Extensão do IFSP. Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro. 2016. (Congresso).

2.
III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O corpo e suas heranças negras: relatos de uma experiência arte-educadora para as relações étnico-raciais. 2016. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desafios e possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais: diálogos com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2016. (Congresso).

4.
Primeras Jornadas de Etnomusicologia. Música e Religiosidades de Matrizes Africanas e Afrobrasileiras. 2016. (Congresso).

5.
VI JEEM - Jornada de Estudos em Educação Musical. Tem funk na sala-de-aula: diálogos e interseções entre cultura popular e as aulas de artes para o ensino médio do Cefet-RJ. 2016. (Congresso).

6.
Fórum Lationamericano de Educação Musical. CULTURA AFRO-BRASILEIRA: do que estamos falando? Um debate sobre as Leis 10.639/03 e Lei 11.769/08. 2015. (Congresso).

7.
I Congresso de Pesquisadores Negros Brasileiros (Região Sudeste). CULTURA POPULAR SUBURBANA: diálogos pedagógicos com o funk carioca. 2015. (Congresso).

8.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades. MC ANITTA, MC TRANSNITTA e MC BANANA: uma proposta de diálogo entre Música e Educação. 2015. (Congresso).

9.
V REA e XIV ABANNE. CULTURA POPULAR SUBURBANA e RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos identitários no bojo do funk e do pagode no Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

10.
XII Conlab: Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Cultura Negra Brasileira: Reflexões sobre campo e conceito. 2015. (Congresso).

11.
III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER 3. Música e Raça: análise documental dentre as licenciaturas em música do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

12.
II SINTAE - Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ.Cotas Raciais no Serviço Público Federal: diálogos e considerações no âmbito da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ). 2014. (Seminário).

13.
ISME - 31st World Conference of the International Society for Music Education. Hans Joachim Koellreutter and Keith Swanwick: pedagogic confluences. 2014. (Congresso).

14.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. O sistema de cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros cotistas na Uned Nova Iguaçu. 2014. (Congresso).

15.
XXIV Congresso da ANPPOM. Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial.. 2014. (Congresso).

16.
I Seminário Internacional - Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares.Música e raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. 2013. (Seminário).

17.
IV Encontro Internacional de Música.Hans Joachim Koellreutter e Keith Swanwick: Confluências Pedagógicas. 2013. (Encontro).

18.
II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - SIMPOM. 2012. (Simpósio).

19.
A educação musical na escola básica: panorama histórico e perspectivas atuais. 2011. (Outra).

20.
III Semana de Educação - Unirio. 2011. (Encontro).

21.
III Semana do Ensino do Teatro: o teatro aplicado em questão - lugares, desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).

22.
Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Alternativo com o Grupo Ciclo Natural.Construção básica de instrumentos musicais (teoria e prática). 2011. (Oficina).

23.
Palestra sobre percepção auditiva, produção musical e artística com Tim Rescala. 2011. (Outra).

24.
XVI Semana de Educação da UERJ.A Lei nº 11.769 em sua dialética com o contexto escolar atual: como pensar a música na formação do indivíduo?. 2011. (Outra).

25.
Festival Brasil - Alemanha. 2008. (Outra).

26.
Festival Vale do Café. 2008. (Outra).

27.
Fórum de Licenciatura em Música - "Educação Musical na Escola Pública: antecedentes e atualidade". 2008. (Encontro).

28.
Quero educação musical na escola. 2008. (Seminário).

29.
Festival de Música de Campos dos Goytacazes. 2006. (Outra).

30.
Curso de Interpretação de Obras de Câmara de Villa-Lobos. 2005. (Oficina).

31.
Festival de Música de Campos dos Goytacazes. 2005. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nalbert Alessandro Queiroz Pimentel. Cultura negro-brasileira: um olhar sobre o Funk Carioca no Portal da Transparência em Nova Iguaçu. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Renan Ribeiro Moutinho.

2.
Éverton Lessa da Silva. Um outro lugar de construção do saber: uma análise das pichações presentes nos muros da comunidade Rocinha. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Renan Ribeiro Moutinho.

Iniciação científica
1.
Lucas Luiz Pinto. Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio - Curso Técnico Integrado em Telecomunicações) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Renan Ribeiro Moutinho.

Orientações de outra natureza
1.
Laura Sant'Ana Cândido. Artes Imperiais: poéticas culturais, sonoras, visuais e identitárias na Terra de Pedro. 2016. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio - Curso Técnico Integrado em Telecomunicações) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Renan Ribeiro Moutinho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOUTINHO, R. R.. Cultura Negra Brasileira: Reflexões sobre campo e conceito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Roberto ; MOUTINHO, R. R. . CULTURA POPULAR SUBURBANA: diálogos pedagógicos com o funk carioca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: 1. Professor da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico/Música do Instituto Benjamin Constant (13º lugar), segundo D.O.U de 06/04/2014; 2. Professor Docente I - Educação Básica/Música - FAETEC (76º lugar), segundo D.O.E.R.J. de 06/04/2014.

- Voluntário nos XV Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro entre julho e agosto de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:21:50