Luciano Machado Cirino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1012917365584620
  • Última atualização do currículo em 27/04/2015


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente, atua como professor no IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) em Ibirubá - RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Machado Cirino
Nome em citações bibliográficas
CIRINO, L. M.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: ESTUDO DOS EFEITOS DA POLARIDADE NA SOLDAGEM COM CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA PELOS PROCESSOS TIG E MIG/MAG,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jair Carlos Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: TIG; MIG/MAG; Polaridade do Arco; Efeito de Campo; Estabilidade; Alumínio.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Soldagem.
2000 - 2004
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Levantamento de Dados e Mudanças de Layout e Adequação de Setor.
Orientador: Profº Sérgio Sebalhos Souza.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Inspeção de Soldagem Nível I. (Carga horária: 200h).
Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem, FBTS, Brasil.
2006 - 2006
Comando e Proteção. (Carga horária: 40h).
WEG - Matriz.
2006 - 2006
Variação de Velocidade. (Carga horária: 40h).
WEG - Matriz.
2006 - 2006
Soldagem Industrial. (Carga horária: 60h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Desenvolvimento de Líderes. (Carga horária: 112h).
Proativa Brasil.
2002 - 2004
Língua Inglesa. (Carga horária: 180h).
Wizard Idiomas.


Atuação Profissional



Laboratório de Soldagem - Universidade Federal de Santa Catarina, LABSOLDA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Aurora Alimentos, AA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Jr, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagio Curricular Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário Engenharia Mecânica, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Área de Mecânica / Soldagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista I, Carga horária: 40


Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem, FBTS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 16
Outras informações
Trabalho temporário como professor de Processos de Soldagem do curso de Inspetor de Soldagem N1.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Análise da soldabilidade de uma junta dissimilar formada por dois aços carbono
Descrição: Este projeto visa realizar a análise da soldabilidade de uma junta dissimilar formada por dois aços carbono: SAE 1020 e SAE 1045. Estes dois aços diferem na porcentagem de carbono em sua composição; o aço SAE 1020 tem uma porcentagem menor de carbono e, portanto, é possível soldá-lo sem a necessidade de qualquer técnica especial. A maior quantidade de carbono presente no aço SAE 1045, exige que o procedimento de soldagem inclua técnicas especiais de pré-aquecimento e pós-aquecimento, sob o risco de ocorrerem descontinuidades, como as trincas. Logo, a soldagem de uma junta deste tipo pode ser um desafio. O projeto propõe a soldagem de diversas juntas deste tipo com e sem técnicas especiais, utilizando processo MIG/MAG e avaliar o que acontece nos cordões de solda tanto mecanicamente quanto metalurgicamente e quanto a formação de descontinuidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Catraca automatizada para controle de acesso
Descrição: Este projeto visa finalizar a implementação do protótipo de uma catraca para o controle de acesso ao refeitório do IFRS - Campus Ibirubá. Os discente terão acesso ao refeitório por intermédio de cartão magnético e o projeto dará suporte ao controle de refeições servidas diariamente no refeitório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Protótipo de uma catraca de controle de acesso
Descrição: Este projeto visa o projeto e implementação do protótipo de uma catraca para o controle de acesso ao refeitório do IFRS - Campus Ibirubá. Os discente terão acesso ao refeitório por intermédio de cartão magnético e o projeto dará suporte ao controle de refeições servidas diariamente no refeitório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Paisagismo E Revitalização do Módulo Esportivo
Descrição: A revitalização do módulo esportivo, por intermédio de ajardinamento visa oferecer um ambiente agradável para os alunos do IFRS - Campus Ibirubá assim com à comunidade em geral. Busca ofertar um ambiente e atividades que possam integrar a comunidade e promover a socialização num ambiente amplo e com acessibilidade e atividades para pessoas portadoras de necessidades especiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Break Cultural
Descrição: Este projeto visa possibilitar que os docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade em geral integrem-se de forma criativa através da arte, com apresentações de cunho musical, teatral e poético, bem como exposições através de arte digital, proporcionando dessa maneira, a interdisciplinaridade de forma prática no ambiente escolar. O evento ocorrerá mensalmente, durante o período do almoço, junto ao refeitório..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Almoço Cultural
Descrição: Este projeto visa possibilitar que os docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade em geral integrem-se de forma criativa através da arte, com apresentações de cunho musical, teatral e poético bem como exposição através de arte digital, proporcionando desta maneira, a interdisciplinaridade de forma prática no ambiente escolar. O evento ocorrerá mensalmente, durante o período do almoço, junto ao refeitório.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Grupo de Artes Mistas - Campeiros da Tradição
Descrição: O grupo de danças GAM - Campeiros da Tradição do IFRS - Campus Ibirubá - foi fundado em agosto de 2012, tendo como objetivo incentivar os alunos a cultuarem as tradições do Rio Grande do Sul, através da dança, música, poesia, ações culturais e estudos da história sulina. Inclui-se neste projeto a interdisciplinaridade e a (Literatura, Artes, História, Geografia, Educação Física) ampliando desta forma a interação entre o ensino e a extensão. Dentro do contexto corporeidade, manifestamos nossas emoções através de ritmos, melodias, timbres, entre outros e a dança é uma das primeiras manifestações de comunicação de nosso corpo, desde a pré-história até a atualidade. A partir deste projeto, destaca-se ainda a divulgação do Campus, aproveitando as apresentações para levar às comunidades o conhecimento do trabalho efetivo na instituição, a nova estrutura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, bem como os cursos que o IFRS oferece..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Programa Mulheres Mil - Campus Ibirubá
Descrição: O Programa Nacional Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável - foi planejado a partir da observância das diretrizes do governo brasileiro em torno da redução da desigualdade social e econômica de populações marginalizadas e da defesa da igualdade do gênero. No IFRS - Campus Ibirubá, o programa objetiva diversificar o público alvo da instituição e permitir a inclusão de populações em situação de vulnerabilidade social ao IFRS. Entende-se que esta postura assumida pelo campus se dá no sentido de contribuir para uma educação cidadã, humanitária e inclusiva que não se limite apenas a atender a uma classe média e a reproduzir o saber e os privilégios entre os mais favorecidos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Grupo de Artes Mistas - Campeiros da Tradição
Descrição: Este projeto visa possibilitar que os docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade geral integrem-se de forma criativa através da arte, com apresentação de cunho musical, teatral e poético, bem como exposição através de arte digital, proporcionando desta maneira, a interdisciplinaridade de forma prática no ambiente escolar. O evento ocorrerá mensalmente, durante o período do almoço junto ao refeitório..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Mulheres Mil
Descrição: Instituído pela Portaria Nº 1.015 de 21 de julho de 2011, o programa Mulheres Mil, segundo consta no documento que o instituí, é uma diretriz pública de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade e integra o Plano Brasil sem Miséria. O programa, coordenado pela Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), consiste na formação profissional e cidadã, com elevação de escolaridade, de moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Outra diretriz estabelecida no documento é o desenvolvimento de ações que facilitem a inserção das mulheres no mundo do trabalho, priorizando e estimulando o empreendedorismo, as formas associativas solidárias e empregabilidade, bem como o acompanhamento de suas atividades através dos observatórios do mundo do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Almoço Cultural
Descrição: Este projeto visa possibilitar que os docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade geral integrem-se de forma criativa através da arte, com apresentação de cunho musical, teatral e poético, bem como exposição através de arte digital, proporcionando desta maneira, a interdisciplinaridade de forma prática no ambiente escolar. O evento ocorrerá mensalmente, durante o período do almoço junto ao refeitório..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Soldagem MIG/MAG Básica
Descrição: Proporcionar o desenvolvimento da industria metal-mecânica local por meio do aperfeiçoamento da mão-de-obra local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Treinamento em Seleção e Montagem de Rolamentos
Descrição: Os rolamentos são elementos de máquinas básicos e essenciais em diversos mecanismos de movimentação e como tal apresentam certas particularidades. Desta forma, é importante que técnicos e profissionais da área mecânica (especialmente aqueles em formação) sejam capazes de realizar a manutenção destes componentes e selecioná-los de maneira correta e eficiente para uma determinada aplicação. A proposta deste projeto é trazer um curso que fornecerá aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor este elemento de máquina e capacitá-los a desenvolver habilidades necessárias para realizar a montagem e manutenção de mecanismo que empreguem este elemento de máquina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Soldagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIRINO, L. M.2010 CIRINO, L. M.; DUTRA, J. C. . The influence of positive polarity time on GTAW AC of aluminium. Welding International, v. 24, p. 825-833, 2010.

2.
DUTRA, J. C.2010 DUTRA, J. C. ; CIRINO, L. M. ; SILVA, R. H. G. E. . AC-GTAW of aluminium - new perspective for evaluation of role of positive polarity time. Science and Technology of Welding and Joining, v. 15, p. 632-637, 2010.

3.
DUTRA, J. C.2010 DUTRA, J. C. ; CIRINO, L. M. ; SILVA, R. H. G. E. . AC-TIG Welding of Aluminium - New Perspective for the Evaluation of the Role of the Positive Polarity Current. Welding and Cutting, v. 9, p. 320-325, 2010.

4.
CIRINO, L. M.2009 CIRINO, L. M.; DUTRA, J. C. . A Influência do Tempo de Atuação da Polaridade Positiva na Soldagem TIG CA do Alumínio. Soldagem & Inspeção, v. 14, p. 131-139, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. S. ; DUTRA, J. C. ; CIRINO, L. M. ; MELLER, R. M. ; BONACORSO, N. G. . Análise Comparativa entre o Arame Maciço e o Tubular no Processo de Soldagem MIG/MAG - Posição Vertical Ascendente. In: XXXVI Congresso Nacional de Soldagem - CONSOLDA, 2010, Recife -PE. XXXVI CONSOLDA- Congresso Nacional de Soldagem. São Paulo- SP : ABS- Associação Brasileira de Soldagem, 2010. p. 1-9.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLER, R. M. ; CIRINO, L. M. ; CARVALHO, R. S. ; DUTRA, J. C. . Elaboração de Parâmetros Para A Soldagem Orbital Automática Na Construção De Dutovias De Petróleo E Gás. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:16:16