Rodrigo Valentim Chiquetto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3799393123326132
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


É graduado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (Iniciação Científica) em 2008 e 2009, bolsista pela FAPESP (Iniciação Científica) em 2010 e foi bolsista pelo CNPq (Mestrado) de 2012 a 2014, sempre vinculado ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP), sob a orientação do Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani. Participou da pesquisa "EtnOcupação", sobre a Ocupação da Reitoria da USP, realizada em 2007 e 2008. Desde 2009 frequenta o Grupo de Etnologia Urbana do LabNAU, que desenvolve estudos sobre as populações indígenas residentes nas cidades amazônicas. Em 2009 e 2010 estudou a prática do futebol entre os índios citadinos. Entre 2012 e 2014 desenvolveu a pesquisa sobre o "Peladão", um dos maiores campeonato de futebol amador do mundo que tem lugar, anualmente, na capital Amazonense. Participou do grupo de pesquisas sobre as cidades médias da Amazônia Brasileira em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira. Realizou pesquisa para o SESC-SP, tendo como objetivo traçar o perfil dos frequentadores da instituição. Atuou como pesquisador para o Museu do Futebol do Estado de São Paulo, desenvolvendo mapeamento do futebol no interior do Estado, e para o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da Universidade de São Paulo, no projeto "Escola Ativa", desenvolvido em parceria com o PNUD. Oferece palestras e workshops sobre seus temas de pesquisa e atua como professor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Valentim Chiquetto
Nome em citações bibliográficas
CHIQUETTO, R. V.

Endereço


Endereço Profissional
Argonautas - Pesquisa Etnográfica.
Rua Caiubi
Perdizes
05010000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43276372
URL da Homepage: www.argonautasetnografia.com/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Cidade do Futebol: etnografia sobre a prática futebolística na metrópole manauara.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Futebol; Antropologia Urbana; Antropologia das práticas esportivas; Etnologia Urbana; Circuito; Manaus.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Práticas Esportivas.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os índios na cidade e o futebol ? etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol.
Orientador: José Guilherme Cantor Magnani.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Introdução à antropologia da juventude:desafios contemporâneos na metrópole. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado ao LabNAU - USP

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Curso de Atualização, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do curso de extensão: introdução à antropologia do esporte - etnografias em tempo de megaeventos no Departamento de Antropologia da USP

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor - Projeto de extensão, Carga horária: 3
Outras informações
Professor no Projeto de Extensão: "Workshop Etnográfico para alunos do Ensino Médio"

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, participando da coordenação da "Oficina de Memória", voltada ao público idoso.


EMEFM Guiomar Cabral, G.C, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Sociologia para o Ensino Médio


EMEFM Linneu Prestes, L.P, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Sociologia para o Ensino Médio



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Indicadores contextualizadores e convergentes para a compreensão de experiências escolares significativas em termos de aprendizagens e desenvolvimento nas dimensões formativas relacionadas com a prática de atividades físicas e esportivas
Descrição: Realização de pesquisa de campo em escolas brasileiras para observação e análise das atuações das diferentes instituições na formação de seus alunos a partir do conceito de "Escola Ativa".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Integrante / Yuri Bassichetto Tambucci - Integrante / Enrico Spaggiari - Integrante / Mariana Hangai Vaz Guimarães Nogueira - Integrante / Paula Korsakas - Coordenador / José Hanibal - Integrante.
2015 - 2017
Cultura e Lazer: as práticas fisico-esportivas dos frequentadores do SESC-SP
Descrição: Realização de pesquisa etnográfica em quinze unidades do SESC-SP para determinar o perfil dos frequentadores da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Integrante / José Guilherme C. Magnani - Coordenador / Yuri Bassichetto Tambucci - Integrante / Enrico Spaggiari - Integrante / Mariana Hangai Vaz Guimarães Nogueira - Integrante / Lucas Lopes de Moraes - Integrante / Ana Luiza Mendes Borges - Integrante / Camila Iwasaki - Integrante / Clara Azevedo - Integrante / Michel de Moura - Integrante / Thiago Pereira - Integrante / Mariana Luiza Fiocco Machinni - Integrante / Julio Talhari - Integrante / Leslie Lopes Sandes - Integrante.
2012 - 2014
A Cidade do Futebol: etnografia sobre a prática futebolística na metrópole manauara.
Descrição: Esta pesquisa trata da prática do futebol amador jogado no contexto do Peladão ? maior campeonato de futebol de várzea do Brasil, que ocorre desde 1973 na cidade de Manaus e que agrega homens, mulheres e crianças, além de contar com um grande concurso de beleza que elege, todos os anos, a Rainha do Peladão. Busca-se, a partir de uma descrição detalhada do circuito do futebol de Manaus, identificar como, por meio desta prática, os boleiros e boleiras da capital amazonense envolvem-se num continuo processo de habitação da metrópole, tecendo linhas narrativas, colocando em jogo categorias de pertença e acusação, e circulando por suas ruas, campos e bares, criando, assim, uma cidade específica daqueles que vivem intensamente este jogo: a Manaus do futebol..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - Atual
Grupo de Etnologia Urbana (GEU-NAU)
Descrição: Com base em dados recentes que apontam para uma significativa presença indígena nas cidades, este grupo de pesquisa propõe-se considerar os desdobramentos dessa realidade com base numa estratégia teórico-metodológica que articule as contribuições tanto da Etnologia como da Antropologia Urbana. A perspectiva disciplinar convencional analisa esse fenômeno sob o ângulo da desintegração de modos de vida tradicionais ou o dissolve na vala comum da marginalidade e periferização urbanas. Uma questão mais de fundo e atual, porém, se coloca: a relação entre cosmologias e formas políticas ameríndias e o contexto urbano. Pesquisas desenvolvidas pelo NAU evidenciam que os atores sociais têm agência, modificam o ambiente urbano, constroem novos espaços e equipamentos de sociabilidade e assim incidem significativamente em sua dinâmica e morfologia. A Amazônia, cujo passado de ocupação humana e de deslocamentos populacionais, de longa duração e extenso alcance, vem sendo enfocado e revisto por pesquisas históricas e arqueológicas, abre um campo em que a Antropologia Urbana pode, em diálogo não só com a Etnologia mas também com a História e a Arqueologia, contribuir por meio de etnografias dos espaços e redes de socialidade da população indígena em suas cidades. A partir de pesquisas dos seus lugares de culto e rituais, moradia, trabalho, lazer e associações pontos de convergência de trajetos e circuitos que atravessam a clássica polaridade aldeia versus cidade pode-se avançar não só no conhecimento de sua peculiar inserção na dinâmica urbana como também na compreensão do próprio fenômeno urbano contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Integrante / José Guilherme C. Magnani - Coordenador / Yuri Bassichetto Tambucci - Integrante / José Agnello - Integrante / Ana Luisa Sertã Amada Mauro - Integrante / Ana Letícia Fiori - Integrante / Tiemi Costa - Integrante / Karen Dias - Integrante / Marielli Mazzochi - Integrante.
2009 - 2012
Paisagens Ameríndias. Habilidades, Mobilidade e Socialidade nos Rios e Cidades da Amazônia
Descrição: A pesquisa conjuga três eixos de investigação: 1) o trabalho etnográfico entre povos indígenas e neo-tradicionais habitantes dos sistemas hidrográficos do Purus-Madeira, Alto Juruá e Rio Negro visando observar as condições materiais da vida social; 2) o levantamento sistemático da documentação e da bibliografia sobre as atividades extrativistas na Amazônia nos séculos XIX e XX, tendo em vista igualmente uma reflexão sobre as condições materiais da vida social e as implicações sociais da mudança agrária e da economia extrativista na região e, por fim, 3) uma etnografia de formas de lazer e modalidades de uso do tempo livre nos espaços de socialidade da população indígena nas cidades da Amazônia como modo de abordagem inovadora dos processos de incorporação da vida urbana pelas populações nativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Integrante / Prof. Dr. Márcio Silve - Integrante / Profa. Dra. Marta Amoroso - Integrante / Prof. Dr. José Guilherme C. Magnani - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol
Descrição: Esta pesquisa de iniciação científica teve como objeto o Peladão Indígena: categoria indígena de um campeonato amador de futebol que ocorre anualmente em Manaus. Buscou-se realizar uma etnografia que atentasse às diversas estratégias através das quais, por meio do futebol, aqueles que se autodeclaram indígenas e que vivem na capital manauara colocam-se em relação com os diversos agentes da Manaus que habitam, tecendo diversas narrativas acerca de sua vida na metrópole. Este trabalho insere-se na temática das pesquisas do Grupo de Etnologia Urbana do NAU/USP, sobre os indígenas que vivem em cidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2008
Etnografia da Ocupação
Descrição: Esta pesquisa intentou aprofundar o conhecimento acerca da ação do movimento estudantil da Universidade de São Paulo, tendo como objeto a ocupação da reitoria desta universidade que se deu em Maio de 2007. Deste modo, buscou-se, também, proporcionar aos estudantes recém ingressados no curso de Ciências Sociais da USP o contato com o etnografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Valentim Chiquetto - Integrante / José Guilherme C. Magnani - Coordenador / Yuri Bassichetto Tambucci - Integrante / Alvaro Katsuaki Kanasiro - Integrante / Breno Herman Mendes Barlach - Integrante / Flávia Fernandes Belletati - Integrante / Letícia Yumi Shimoda - Integrante / Marina Mazze Cerchiaro - Integrante / Rafael Moreira Dadarque Mucinhato - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHIQUETTO, R. V.2014CHIQUETTO, R. V.. Entre índios e boleiros no Peladão Indígena. Ponto.Urbe (USP), v. 14, p. 7, 2014.

2.
CHIQUETTO, R. V.2014CHIQUETTO, R. V.; SPAGGIARI, E. . Dossiê 'Futebol': do cotidiano ao espetáculo. Ponto.Urbe (USP), v. 14, p. 18, 2014.

3.
CHIQUETTO, R. V.2013CHIQUETTO, R. V.. Manifestações liminares na Virada Cultural. Ponto.Urbe (USP), v. 1, p. 1, 2013.

4.
CHIQUETTO, R. V.2012CHIQUETTO, R. V.. Etnografia de um show na virada cultural: de perto e (muito) de dentro. Ponto.Urbe (USP), v. 10, p. 10, 2012.

5.
CHIQUETTO, R. V.2009CHIQUETTO, R. V.; ANDRADE, J. A. A. D ; TAMBUCCI, Y.B . Paisagens ameríndias urbanas de Manaus, no Amazonas: primeiros olhares. Ponto.Urbe (USP), v. 4, p. 4, 2009.

6.
CHIQUETTO, R. V.2008CHIQUETTO, R. V.; TAMBUCCI, Y.B . Tempo de vida musical - Resenha crítica do livro A Música e o Risco, de Rose Satiko Gitirana Hikiji. Ponto.Urbe (USP), v. 3.0, p. 3.0, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
CHIQUETTO, R. V.; TAMBUCCI, Y.B ; MAURO, Ana. L. S. A. . O Circuito Sateré-Mawé: duas formas da ocupação indígena no contexto urbano. In: Marta Amoroso; Gilton Mendes dos Santos. (Org.). Paisagens Ameríndias: lugares, circuitos e modos de vida na Amazônia. 1ed.São Paulo: Terceiro Nome, 2013, v. , p. 1-344.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol é lazer? Reflexões sobre a aplicação das categorias de tempo livre, tempo ocupado, lazer e trabalho para o estudo da prática futebolística. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia - Desafios Antropológicos Contemporâneos, 2012, São Paulo. 28ª Reunião Brasileira de Antropologia - Desafios Antropológicos Contemporâneos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CHIQUETTO, R. V.. Reflexões sobre a aplicação da categoria Lazer para a análise da prática futebolística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol é lazer? Reflexões sobre a aplicação das categorias de tempo livre, tempo ocupado, lazer e trabalho para o estudo da prática futebolística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CHIQUETTO, R. V.; TAMBUCCI, Y.B . Erguendo e diluindo fronteiras: aspectos da ocupação indígena no espaço urbano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CHIQUETTO, R. V.. Os índios na cidade e o futebol etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CHIQUETTO, R. V.; TAMBUCCI, Y.B ; KANASIRO, A. K. ; BELLETATI, F. F. ; CERCHIARO, M. M. ; BARLACH, B. H. M. . Quando o Campo é o Campus - uma análise etnográfica da ocupação da Reitoria da USP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CHIQUETTO, R. V.; TAMBUCCI, Y.B ; SHIMODA, L. Y. ; KANASIRO, A. K. ; BARLACH, B. H. M. ; BELLETATI, F. F. ; CERCHIARO, M. M. . EtnOcupação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CHIQUETTO, R. V.. A Cidade como local de afirmação dos diretos indígenas - Relatórios de Políticas Públicas. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CHIQUETTO, R. V.. Relatório de Políticas Públicas: Campo Grande. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
CHIQUETTO, R. V.. Relatório de Políticas Públicas: São Paulo. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
CHIQUETTO, R. V.. Relatório de Políticas Públicas: Porto Alegre. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
CHIQUETTO, R. V.. Relatório de Políticas Públicas: Manaus. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
CHIQUETTO, R. V.. Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
CHIQUETTO, R. V.. Etnografia das modalidades de uso e apropriação do espaço e instituições urbanas. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
CHIQUETTO, R. V.; KANASIRO, A. K. ; TAMBUCCI, Y.B ; BELLETATI, F. F. ; BARLACH, B. H. M. ; SCHEIDECKER, C. B. ; CERCHIARO, M. M. ; MUCINHATO, R. M. D. ; SHIMODA, L. Y. . Etnografia da Ocupação. 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Drible - A arte de criar espaços - Sesc Itaquera.Os estádios da Copa do Mundo. 2014. (Encontro).

2.
Itaú Cultural - Arte na biblioteca.Futebol Amador. 2014. (Oficina).

3.
Sesc na Copa - Sesc Osasco.O Futebol de Várzea - O futebol do povo brasileiro. 2014. (Seminário).

4.
II Congresso - Esporte de alto desenvolvimento. Oficina - Futebol Indígena. 2013. (Congresso).

5.
I Seminário do Núcleo de Antropologia Urbana.Reflexões sobre a aplicação da categoria "lazer" para a análise da prática futebolística. 2013. (Seminário).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O Futebol de Várzea. 2013. (Seminário).

7.
XIV Seminário "Lazer em debate" - SESC-SP.Futebol é lazer? Reflexão sobre o uso das categorias de tempo livre, tempo ocupado, lazer e trabalho para o estudo da prática futebolística. 2013. (Seminário).

8.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2012. (Congresso).

9.
II Seminário de Etnologia Urbana.Erguendo e diluindo fronteiras: aspectos da ocupação indígena no espaço urbano. 2012. (Seminário).

10.
Paisagens Ameríndias - PROCAD.: Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2012. (Seminário).

11.
I Seminário de Etnologia Urbana - SEGEU.: Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2011. (Seminário).

12.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). : Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Congresso).

13.
I Simpósio de estudos sobre o futebol.Os índios na cidade e o futebol ? etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Simpósio).

14.
Paisagens Ameríndias - PROCAD.Futebol de índio: etnografia sobre a apropriação do ambiente urbano por populações indígenas através do futebol. 2010. (Seminário).

15.
I Jornada de Ciências Sociais - UFRJ.Quando o Campo é o Campus - uma análise etnográfica da ocupação da Reitoria da USP. 2009. (Seminário).

16.
VI Graduação em Campo - Seminarios de Antropologia Urbana.EtnOcupação. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHIQUETTO, R. V.; TEIXERA, Jacqueline . Encontro Nacional de Antropologia e Performance. 2010. (Congresso).

2.
ANDRADE, J. A. A. D ; TEIXERA, Jacqueline ; TAMBUCCI, Y.B ; MESQUITA, Isabel ; CHIQUETTO, R. V. . VIII Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana. 2009. (Congresso).

3.
CHIQUETTO, R. V.; TEIXERA, Jacqueline . Encontro de Pós Graduação - FFLCH. 2009. (Congresso).

4.
CHIQUETTO, R. V.; ANDRADE, J. A. A. D ; MESQUITA, Isabel ; TAMBUCCI, Y.B ; TEIXERA, Jacqueline . VII Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana. 2008. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:21:54