Adriano Claro Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2206396838831975
  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


É Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição esta pela qual graduou-se em composição musical e recebeu o título de Mestre em Música. Seus interesses abrangem as áreas de composição musical, música eletroacústica e computacional, desenvolvimento sistemas musicais interativos, instalações multimídia, recuperação de Informação musical e musicologia sistemática. Sua pesquisa de Doutorado aborda a aplicação de modelos computacionais do sistema auditivo para análise e representação musical de repertório contemporâneo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano Claro Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Rua da Reitoria
Cidade Universitária
13083872 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35217770
Fax: (19) 35217923
URL da Homepage: www.nics.unicamo.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Medidas de Áudio com Fundamentação Neurofisiológica Aplicadas para a Segmentação Automática de Músicas Feitas de Sons não Redutíveis ao Conceito de Nota Musical, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jônatas Manzolli.
Coorientador: Adolfo Maia Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: informática musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise musical.
2010 - 2012
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Computador Interface Aplicado a Escritura Musical Algorítmica,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Jônatas Manzolli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2009
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Fomação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Telluride Neuromorphic Cognition Engeen.Workshop. (Carga horária: 180h).
Institute of Neuromorphic Engineering, INE, Estados Unidos.
2013 - 2013
Curso de musicologia pelo Pr. Makis Solomos. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Improvisação generativa com novas tecnologias. (Carga horária: 25h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio a docência, Enquadramento Funcional: Estagio a docência, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio à docência, Enquadramento Funcional: Estágio à docência, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Docente (PED), Enquadramento Funcional: Estagiário a docência acadêmica, Carga horária: 8
Outras informações
estágio relativo à Disciplina MU045 "Eletroacústica II" Turma A.

Atividades

03/2015 - 07/2015
Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio a docência PED - disciplina: MU389 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos III.
03/2015 - 07/2015
Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio a docência (PED) - disciplina: MU189 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos I.
07/2013 - 12/2013
Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio a docência (PED). Disciplina MU045 - Música eletroacústica II.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical 2
Apreciação Musical 1
Contraponto 4
Linguagem e Estruturação Musical 1
Composição 1
10/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Análise da Música do Século XX e XXI


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: informática musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Sonologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecnologia Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BONDUKI, S. A. ; MONTEIRO, A. C. . Compositional Influences in Jonchaies from La Légende d?Eer. In: Makis Solomos. (Org.). IANNIS XENAKIS, LA MUSIQUE ÉLECTROACOUSTIQUE. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2015, v. , p. 1-340.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM 2013, 2013.

2.
TAVARES, T. F. ; MONTEIRO, A. C. ; BARBEDO, J. G. A. ; ATTUX, R. ; MANZOLLI, J. . Real-time event sequencing without a visual interface. In: Sound and Music Computing Conference, 2013, Estocolmo. Proceedings of SMC 2013, 2013.

3.
SCHAUB, S. ; TAVARES, T. F. ; MONTEIRO, A. C. . Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features. In: 14º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013, Brasília. Anais 14º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013.

4.
MONTEIRO, A. C.; BONDUKI, S. A. . Compositional influences in Jonchaies from La Légende d?Eer. In: Xenakis: The electroacustic Music, 2012, Paris. Xenakis: The electroacustic Music, 2012.

5.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . DUETO: System for Synthesises Singing Duets in Real Time. In: 9o Congresso de Engenharia de Áudio (AES) Brasil, 2011, São Paulo. Anais do 9o Congresso de Engenharia de Áudio, 2011.

6.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlâdia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

7.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . A Framework for Real-Time Instrumental Sound Segmentation and Labeling. In: Pure Data Conference - PDcon 2011, 2011, Weimar. Proceedings Of IV Pure Data Conference, 2011.

8.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Análise de Áudio e recuperação da informação musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação. In: XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2011, Vitória. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011.

9.
Manzolli, Jonatas ; MONTEIRO, A. C. . An interactive system for synthesing singing voices duets. In: P3S - International Workshop on Performative Speech and Singing Synthesis, 2011, Vacouver. P3S - International Workshop on Performative Speech and Singing Synthesis, 2011. v. 1.

10.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Estudo de Performance e Interação Utilizando Processamento em Tempo Real. In: Performa'11, 2011, Aveiro. Performa11, 2011.

11.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Aplicação de Descritores em Sistema Interativo para Música Mista. In: Encontro Internacional de Música e Arte Sonora (EIMAS), 2010, Juiz de Fora. Revista do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora. Juiz de Fora, 2010. v. 1.

12.
Del Nunzio, Mário ; MONTEIRO, A. C. . Fragmentação e polifonia paramétrica na instalação/performance multimídia. In: ANPPOM, 2009, Curitiba. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ANAIS DO XIX CONGRESSO, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, A. C.. Interatividade na Música de Karlheinz Essl: Estudo das Obras "Lexikon Sonate" e "Amazing Maze". In: XV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2007, Campinas. XV Congresso Interno de Iniciação Científica UNICAMP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, A. C.; BONDUKI, S. A. . Influências composicionais de La Legend d'Eer em Jonchaies. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MONTEIRO, A. C.; MANZOLLI, J. . Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MONTEIRO, A. C.. Um relato de ensino de música eletroacústica a adolescentes sem experiência musical.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Estudo de Performance e Interação Utilizando Processamento em Tempo Real. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Análise de Áudio e Recuperação da Informação Musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MONTEIRO, A. C.; Manzolli, Jonatas . Aplicação de Descritores em Sistema Interativo para Música Mista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MONTEIRO, A. C.. Interatividade na música de Karlheinz Essl : Estudo das Obras "Lexicon-sonate e "Amazing Maze". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTEIRO, A. C.. Falling Fragments of Blue, 2016. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MONTEIRO, A. C.; PEREIRA, E. M. ; Manzolli, Jonatas . PDescriptors - biblioteca de descritores acúsitcos para Pure Data. 2010.

2.
MONTEIRO, A. C.. More than Less.. 2009.

3.
MONTEIRO, A. C.. Volumina.. 2009.

4.
MONTEIRO, A. C.; Del Nunzio, Mário . Corpos Urbanos (v.beta) .. 2009.

5.
MONTEIRO, A. C.. Conchas.. 2008.

6.
MONTEIRO, A. C.. spatial~ / gespatial~ / spatial4gem~.. 2008.

7.
MONTEIRO, A. C.. Saramago (v.beta).. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
MONTEIRO, A. C.. Programação computacional aplicada a música para performance Corpos Urbanos. 2009.

2.
MONTEIRO, A. C.. Sound Design para trilha da série sobre serviços ambientias do programa Globo Rural semanal e Globo rural diário. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, A. C.. Eletrônica ao vivo: Síntese e processamento de som para performance musical. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MONTEIRO, A. C.. Introdução a técnicas de síntese e processamento sonoro digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TAVARES, T. F. ; PATERNIANI, F. ; MONTEIRO, A. C. . LUTERIA ELETRÔNICA E DIGITAL. 2013. (Exposição / Apresentação).

4.
MONTEIRO, A. C.. Avaliador do XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2013. (Avaliador).

5.
NOVO JUNIOR, J. E. F. ; MONTEIRO, A. C. ; LUNHANI, G. ; LIGUORI, T. . O Gesto Artístico e a Criação de Arte Tecnológica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MONTEIRO, A. C.. Criação de Instrumentos para Música Eletrônica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MONTEIRO, A. C.; FABBRI, R. ; SIMURRA, I. E. Y. ; LUNHANI, G. M. . Oficina de Criação Paisagem Sonora. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
MONTEIRO, A. C.; NESPOLI, E. . DRN. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
MONTEIRO, A. C.. La Légend'Eer (difusão de obra eletroacústica). 2017. Interpretação.

3.
MONTEIRO, A. C.; NESPOLI, E. . duo Drn. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
MONTEIRO, A. C.; NESPOLI, E. . Duo Drn. 2015. Composição (estréia).

6.
MONTEIRO, A. C.; ROVERAN, L. . Performace ]voz[. 2014. Composição (estréia).

7.
MONTEIRO, A. C.; NESPOLI, E. . Musica eletronica ao vivo para filmes de Norman MacLaren e Man Ray. 2014. Composição (estréia).

8.
MONTEIRO, A. C.; Mello, Tiago . AMtdm-sm. 2013. Composição (estréia).

9.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
MONTEIRO, A. C.; NESPOLI, E. . Improvisos. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
MONTEIRO, A. C.. Rito soturno. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2012. Composição (estréia).

14.
MONTEIRO, A. C.. Chá de Hibísco e Anis Estrelado. 2012. Composição (estréia).

15.
MONTEIRO, A. C.. e por isso hoje tenho conciência do céu, pois há dias em que o não olho mas sinto. 2012. Composição (estréia).

16.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
MONTEIRO, A. C.; Mello, Tiago . AMtdm-pv1. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
MONTEIRO, A. C.. Chá de Hibisco e Anis Estrelado. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
MONTEIRO, A. C.. e por isso hoje tenho conciência do céu, pois há dias em que o não olho mas sinto. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2012. Registro Fonográfico.

21.
MONTEIRO, A. C.. Chá de hibísco e anis estrelado. 2012. Registro Fonográfico.

22.
MONTEIRO, A. C.. não diziam-nos que iam contar sobre nosso passado. 2011. Composição (estréia).

23.
MONTEIRO, A. C.. Não diziam-nos que iam contar sobre nosso passado. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
MONTEIRO, A. C.; ARAUJO, L. . As duas criaturas que estavam à mesa de chá não tiveram esta conversa. 2010. Registro Fonográfico.

25.
Manzolli, Jonatas ; Moroni, Artemis ; MONTEIRO, A. C. . Concerto de encerrramento da Instalação Aural. 2009. Interpretação.

26.
MONTEIRO, A. C.; Araújo, Lucas . Duo Monteiro-Araújo. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
MONTEIRO, A. C.; Araújo, Lucas . Duo Monrteiro-Araújo. 2009. Composição (estréia).

28.
MONTEIRO, A. C.; Mello, Tiago ; Uriarte, Lucas ; Liguori, Thiago . Orquestra de Laptops Intona Rumori. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
MONTEIRO, A. C.. Saramago. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
MONTEIRO, A. C.; Mello, Tiago ; Liguori, Thiago . Microfonias-versão de bolso. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
Barnabé, Arrigo ; MONTEIRO, A. C. . O lago de Narciso - quadro de Salão de Beleza. 2008. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MONTEIRO, A. C.. Rito Soturno. 2012 (Música eletroacústica).

2.
MONTEIRO, A. C.. chá de hibisco e anis estrelado. 2012 (Música eletroacústica).

3.
MONTEIRO, A. C.. e por isso hoje tenho conciência do céu, pois há dias em que o não olho mas sinto. 2012 (Música eletroacústica).

4.
MONTEIRO, A. C.. Não diziam-nos que iam contar sobre nosso passado. 2011 (Música eletroacústica).

5.
MONTEIRO, A. C.; FARIA, P. H. . as duas criatutras baforaram seus óculos. 2011 (música para eletronica e trombone).

6.
MONTEIRO, A. C.; ARAUJO, L. . As duas criaturas que estavam à mesa chá não tiveram esta conversa. 2009 (música para eletronica e contrabaixo elétrico).

7.
MONTEIRO, A. C.. Saramago. 2008 (instalação audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
TAVARES, T. F.; MONTEIRO, A. C.; JÚ. Participação em banca de Denise Calsavara Paiva de Oliveira. Redução Automática de Partituras de Orquestra para Piano: Uma Abordagem Baseada em Modelos de Aprendizado de Máquina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Encontro Nacional de Compositores Universitários.Duo Drn. 2015. (Encontro).

2.
Mise-en Festival.Rito Soturno. 2015. (Outra).

3.
Telluride Neuromorphic Cognition Engineering Workshop.Human Cognition: Decoding Perceived, Attended, Imagined Acoustic Events and Human-Robot Interfaces. 2013. (Oficina).

4.
XI Encontro Nacional de Compositores Universitarios (ENCUN).Apresentaçao de obra (Rito Soturno) / oficina de técnicas de síntese sonora. 2013. (Encontro).

5.
XXIII Congresso da ANPPOM 2013. Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno. 2013. (Congresso).

6.
IV Seminário Música Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. 2012. (Seminário).

7.
13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM).Análise de Áudio e recuperação da informação musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação. 2011. (Simpósio).

8.
Performa'11.Estudo de Performance e Interação Utilizando Processamento em Tempo Real. 2011. (Encontro).

9.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré. 2011. (Congresso).

10.
Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.Aplicação de Descritores em Sistema Interativo para Música Mista. 2010. (Encontro).

11.
VI Encontro nacional de compositores Universitários.Saramago. 2008. (Encontro).

12.
11º Simpósio de Computação Musical. 2007. (Simpósio).

13.
XV congresso interno de iniciação científica. INTERATIVIDADE NA MUSICA DE KARLHEINZ ESSL: Estudos das obras ?Lexikon-Sonate? e ?Amazing Maze?. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, A. C.; LIMA, G. R. ; RODRIGUES, L. F. ; GAZONI, B. ; SIMURRA, I. E. Y. ; TAVARES, T. F. . 13º Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN). 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, A. C.. Um relato de ensino de música eletroacústica a adolescentes sem experiência musical.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:47:38