Helio da Silva Messeder Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5284620682449345
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É coordenador do colegiado do curso de Licenciatura Ciências Naturais Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade. E-mail para contato: helioneto@ufba.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helio da Silva Messeder Neto
Nome em citações bibliográficas
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para Ludicidade e a Experimentação no Ensino de Química: Além do Espetáculo, Além da Aparência, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Edilson Fortuna de Moradillo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2012
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Abordagem Contextual Lúdica e a Aprendizagem de Equilíbrio Químico: O que há atrás desta cortina?,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Edilson Fortuna de Moradillo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em Tecnologia em processos de polimerização.
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Quimica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Teatro e Química: Interfaces Educacionais. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Nanomateriais e Energia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
História da química em sala de aula. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2009 - 2009
Química Forense. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
A Experimentação em Sala de Aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Filosofia da Química e Formação de Professores. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos da Mediação Didática. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Jogos e Atividades lúdicas em Ensino de Química. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Química Ambiental. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2008
Materiais Alternativos para o Ensino de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2007 - 2007
Educação Ambiental e o Ensino de química. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Ensino de Química para Alunos c Deficiência Visual. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Química, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista/ Iniciação a docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista/graduando, Enquadramento Funcional: Monitor de Química


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista/ Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências: Contribuições para a prática pedagógica
Descrição: O projeto tem como objetivo trazer elementos para a prática pedagógica do ensino de química a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. A partir da investigação da tríade forma-destinatário-conteúdo, buscamos entender aspectos para a mediação didática da pedagogia histórico-crítica sem que o método materialista histórico-dialético seja perdido de vista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Helio da Silva Messeder Neto - Coordenador / Helen Noguira Messeder - Integrante / Maisa Tavares Silva - Integrante / Luis Eduardo Reis - Integrante.
2017 - Atual
O ensino de química para deficientes visuais: estudo e construção de material didático a partir da pedagogia histórico-crítica e da escola de Vigotsk
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os estudos desenvolvidos pela pedagogia histórico-crítica e pela psicologia histórico-cultural no âmbito da deficiência visual e apontar as principais contribuições teóricas para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos de Química. A partir daí, tem-se com meta elaborar materiais didáticos adaptados aos deficientes visuais para o ensino de conceitos químicos, subsidiados pelas contribuições teóricas da pedagogia histórico-crítica e pela psicologia histórico-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helio da Silva Messeder Neto - Coordenador / Lorena Souza - Integrante.
2013 - 2016
Trabalho do químico: ética, ambiente, segurança e suas interfaces com a economia-política
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
A Dimensão Ética da Questão Ambiental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Ludicidade e Experimentação no Ensino De Ciências: Além do Espetáculo Além da aprarência
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as contribuições e limites do Jogo e da experimentação na sala de aula adotando como referencial de análise a Psicologia Histórico-Cultural. Realizada para obtenção do grau de doutorado sob orientação do professor Edilson Fortuna de Moradillo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Licenciatura em Educação do Campo: para além da formação empírico-analítica
Descrição: Essa pesquisa procura dar continuidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento de Química Geral e Inorgânica, no período de 2004 a 2010. Essas pesquisas contribuíram para enraizar uma concepção de formação de professores consubstanciada na pedagogia histórico-crítica. A utilização da pedagogia histórico-crítica no ensino de ciências é incipiente, por isso estamos desenvolvendo estudos para testar a sua viabilidade no ensino de ciências em geral e na química em particular, principalmente no ensino básico. O curso de Licenciatura em Educação do Campo é uma experiência piloto, assumida inicialmente por quatro Universidades Federais: UFBA, UFMG, UFS e UNB. No caso da UFBA, foi proposto um novo currículo pautado nos referencias do materialismo histórico e dialético, na pedagogia histórico-crítica, na psicologia histórico-cultural da Escola de Vigotski e nos conhecimentos científicos específicos das diversas áreas de conhecimento, acumulados pela humanidade. O curso tem cinco áreas de conhecimentos: Ciências da Natureza e Matemática, Linguagem e Códigos, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Comunicação e Novas Tecnologias. Os alunos alternam um tempo na escola e outro na comunidade. A organização do ensino tem como base o sistema de complexos temáticos de Pistrak (2006). Resultados esperados: Os resultados positivos alcançados com a reforma curricular do curso de Licenciatura em Química/Ufba, onde a pedagogia histórico-crítica teve um destaque, mostra a possibilidade de formarmos professores para o Campo, por área de conhecimento, que possam intervir de forma consistente no ensino básico (fundamental e médio), utilizando para isso os referenciais da pedagogia histórico-crítica na formatação do projeto político-pedagógico da escola e nas atividades em sala de aula. Portanto, esperamos que essa pesquisa aponte caminhos para realização desses objetivos. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Ensino de Ciências na perspectiva sócio-histórica
Descrição: Essa pesquisa procura dar continuidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento de Química Geral e Inorgânica, no período de 2004 a 2010. Essas pesquisas contribuíram para enraizar uma concepção de formação de professores consubstanciada na pedagogia histórico-crítica. A utilização da pedagogia histórico-crítica no ensino de ciências é incipiente, por isso estamos desenvolvendo estudos para testar a sua viabilidade no ensino de ciências em geral e na química em particular, principalmente no ensino básico. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Escolas Sustentáveis: conhecer, propor e agir diante dos problemas socioambientai
Descrição: O programa 'Escolas Sustentáveis' visa apoiar a formação de jovens educadores ambientais para atuarem na formação e consolidação das Comissões de Qualidade de Vida e Meio Ambiente (COM-VIDA) em escolas situadas em diversas regiões do estado da Bahia. As ações priorizam o trabalho colaborativo com as escolas, dando suporte à implementação dos Planos de Ação escolares, dentre os quais são selecionados aqueles que representam as escolas nas conferências infantojuvenis de meio ambiente. O acompanhamento in loco das ações das COM-VIDA também tem por objetivo a avaliação da efetividade da política pública envolvida no projeto 'Juventude em Ação' na promoção do protagonismo juvenil e na identificação e busca de soluções para problemas ambientais das escolas e do seu entorno. Assim, estaremos contribuindo para a implementação e o acompanhamento de uma política pública prioritária na construção de uma sociedade sustentável...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2017
Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Descrição: Formar, em nível de especialização na temática da Educação, Pobreza e Desigualdade Social, profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação em contextos empobrecidos, com vistas ao desenvolvimento de práticas que possibilitem a transformação das condições de pobreza e de extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, promovam condições objetivas que viabilizem um justo e digno viver definido socialmente...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Helio da Silva Messeder Neto - Integrante / Lygia de Souza Viégas - Coordenador / Maria Izabel Souza Ribeiro - Integrante / Elaine Cristina de Oliveira - Integrante / Selma Cristina Silva de Jesus - Integrante / Marcus Vinicius Ribeiro de Araújo - Integrante / Maurício Azevedo de Araújo - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2012
Show da Química
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade (on line)
2018 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Ludus Scientiae
2017 - Atual
Periódico: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE)


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor homenageado da turma de Química de 2017.1, UFBA.
2011
Prêmio de Aluno Destaque da turma de 2010.2 do curso de Licenciatura em Química da UFBA, Conselho Regional De Química- CRQ VII Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2017MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 23, p. 523-540, 2017.

2.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2017MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . ABORDAGEM CONTEXTUAL LÚDICA E O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE EQUILIBRIO QUÍMICO: O QUE HÁ ATRÁS DESSA CORTINA?. Revista eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, p. 142, 2017.

3.
MORADILLO, EDILSON FORTUNA DE2017MORADILLO, EDILSON FORTUNA DE ; NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER ; MASSENA, ELISA PRESTES . Ciências da Natureza na Educação do Campo: em defesa de uma abordagem sócio-histórica. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, p. 991-1019, 2017.

4.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2016MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . O papel dos conceitos químicos no desenvolvimento do psiquismo: Um enfoque histórico-cultural. Interfaces da Educação, v. 6, p. 124-147, 2016.

5.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2016MESSEDER NETO, H. S.. Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para serem trilhados na pesquisa do lúdico no ensino de química. Redequim, v. 2, p. 86, 2016.

6.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2016 MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 360, 2016.

7.
ANUNCIACAO, B. C. P.2015ANUNCIACAO, B. C. P. ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. . A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, p. 243-252, 2015.

8.
ANUNCIAÇÃO, B.C.P2014ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. . ROBERT BOYLE NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO PARA A CIÊNCIA MODERNA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA. Ideação (UEFS), v. 1, p. 165-182, 2014.

9.
MESSEDER NETO, H. S.;NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER2013 MESSEDER NETO, H. S.; PINHEIRO, B. C. S. ; ROQUE, N. F. . Improvisações Teatrais No Ensino de Química: Interface entre Teatro e Ciência na Sala de Aula. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 100, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINHEIRO, B. C. S. (Org.) ; MESSEDER NETO, H. S. (Org.) ; MORADILLO, E. F. (Org.) ; SILVA, J.L.P.B (Org.) . Identidade e formação docente em química. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

2.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Química na Perspectiva Histórico-Cultural: Além do Espetáculo, Além da Aparência. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2016. 234p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIÈGAS, L.S. ; OLIVEIRA, E. C. ; MESSEDER NETO, H. S. . Apontamentos Críticos sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social em uma Sociedade Medicalizada. In: Adir Valdemar Garcia et. al.. (Org.). Reflexões sobre a pobreza: educação e assistência. 1ed.Florianopólis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. 2, p. 65-100.

2.
MESSEDER NETO, H. S.; ROQUE, N. F. . A química faz a cena: improvisações cênicas para discutir conteúdos científicos na sala de aula. In: Bárbara Carine Soares Pinheiro; Hélio da silva Messeder Neto; Edilson Fortuna de Moradillo; José Luis de Paula Barros Silva. (Org.). Identidade e formação docente em química. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. , p. 121-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MESSEDER NETO, H. S.. Alvos Em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para Serem Trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química. In: II Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, 2016, Goiânia. II Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, 2016.

2.
ANUNCIACAO, B. C. P. ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. ; SANTOS, L. M. . O uso de aspectos históricos das reações químicas como base para a proposição de estratégias didáticas. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

3.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . Construindo asas mais fortes para o voo de Ìcaro: Elementos da psicologia histórico-cultural para pensar a experimentação no ensino de química. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Àguas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

4.
MESSEDER, H. N. ; MESSEDER NETO, H. S. . Pode a Calculadora ns Sala de Aula? Uma breve discussão a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvmnto humano, 2015, Bauru. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvmnto humano, 2015.

5.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . Os conceitos químicos no desenvolvimento do psquismo: Considerações a partir da psicologia histórico-cultural e da peagogia histórico-crítica. In: Congesso Pedagogia Histórico-Crítica; educação e desenvolvimento humano, 2015, Bauru. Anais do Congesso Pedagogia Histórico-Crítica; educação e desenvolvimento humano, 2015.

6.
MESSEDER NETO, H. S.; MESSEDER, H. N. . Recomendações de práticas não medicalizantes paaos profissionais do serviço de educação e saúde: um crítica necessária ao documento no que tange à educação. In: IV seminário internacional a educação medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos, 2015, Savador. Anais do V seminário internacional a educação medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos, 2015.

7.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . Motivação e Ludicidade na Aprendizagem de Químicca: Uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: I encontro nacional de jogos e atividades lúdicas em ensino de química, 2014, Goias. Anais do I encontro nacional de atividades lúdicas no Ensino de Química, 2014.

8.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . Indicadores Ácido-Base nos Livros Didáticos de Química: Para além de uma experimentação colorida. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.

9.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . Luudicidade na Perspectiva Sociocultural: Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos Científicos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, àguas de Lindoia. 9o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

10.
SÀ, Lucas Vivas de ; MESSEDER NETO, H. S. . Uma proposta experimental para o ensino do conteúdo de solubilidade. In: XVI Encontro Nacional De Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional De Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.

11.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . O Julgamento de Fritz Haber: Uma Atividade Lúdica para Discutir Alguns Aspectos da Natureza da Ciência.. In: XVI Encontro Nacional De Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional De Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.

12.
MORADILLO, E. F. ; ANUNCIACAO, B. C. P. ; CUNHA, M.B, ; MESSEDER NETO, H. S. ; PIMENTEL H.O, ; SÀ, Lucas Vivas de ; PENHA, A.F . A area das Ciências da Natureza e Matemática na Licenciatura em Educação do Campo da UFBA: Referenciais teóricos-metodológicos para a formação de professores por área de conhecimento. In: 8 Congresso Intenacional de Educación Superior, 2012, Habana-Cuba. Anais do 8 Congresso Internacional de Educacíon Superior, 2012.

13.
MESSEDER NETO, H. S.; SÀ, Lucas Vivas de ; PINHEIRO, B. C. S. . Avaliação sem medo: Experiências em Salas de Aula de Ciências. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza, 2011, Senhor do Bonfim. Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza, 2011.

14.
SÀ, Lucas Vivas de ; PINHEIRO, B. C. S. ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. . Criação de Proposta para o Ensino de Química Na Licenciatura Em Educação do Campo Utilizando Mapas Conceituais. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza, 2011, Senhor do Bonfim. Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza, 2011.

15.
ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; OKI, M. C. ; MORADILLO, E. F. ; CUNHA, M.B, ; MESSEDER NETO, H. S. ; SÀ, Lucas Vivas de . Reestruturação curricular do curso de formação de professores de química: Construindo uma identidade docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC, 2011.

16.
MORADILLO, E. F. ; ABREU, H. V. ; ANUNCIACAO, B. C. P. ; CUNHA, M.B, ; MESSEDER NETO, H. S. ; PENHA, A.F ; PIMENTEL H.O, ; SÀ, Lucas Vivas de ; SILVA, J. . Educação do campo: Princípios Gerais para formação de professores por área de conhecimento. In: Quinto congresso Internacional sobre formácion de Professores de Ciencia, 2011, La Salle. V Congreso Internacinoal sobre Formación de profesores de Ciencias: formación del profesorado para las generaciones del siglo, 2011.

17.
MESSEDER NETO, H. S.; PINHEIRO, B. C. S. ; ROQUE, N. F. . Improvisações Teatrais Para o Ensino De Química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MESSEDER NETO, H. S.; BEZERRA, R. M. ; NASCIMENTO, F.M.S . Objetos de Aprendizagem Interativos para o Ensino da Química Orgânica no Ensino Médio. In: XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química, 2009, Salvador. XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química, 2009.

2.
BEZERRA, R. M. ; MESSEDER NETO, H. S. ; NASCIMENTO, F.M.S . Objetos de Aprendizagem como Facilitadores na Construção do Conhecimento de Química no Ensino Médio. In: 32 Reunião Anual da Sociedade Brasileira, 2009, Fortaleza. 32 Reunião Anual da Sociedade Brasileira, 2009.

3.
MESSEDER NETO, H. S.; BEZERRA, R. M. ; NASCIMENTO, F.M.S . Objetos de Aprendizagem como Facilitadores na Construção do Conhecimento da Química no Ensino Básico. In: IX Encontro de Educação Química da Bahia ( EDUQUI), 2009, Ilhéus. IX Encontro de Educação Química da Bahia, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. . O jogo no ensino de química e a interação entre os pares: revisitando o conceito de zona de desenvolvimento iminente (ZDI). REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MESSEDER NETO, H. S.. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural para o Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, A.L.A ; MODÈ, G. ; MESSEDER NETO, H. S. . O ensino em ciências, curriculo e a materialização da ação pedagógica: contribuições do materialismo histórico-dialético, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir de uma perspectiva crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MESSEDER NETO, H. S.; SA, L. V. ; MORADILLO, E. F. . Polaridade e Solubilidade: Corrigindo Alguns Equívocos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MORADILLO, E. F. ; ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; CUNHA, M.B, ; MESSEDER NETO, H. S. ; PIMENTEL H.O, ; SA, L. V. . Superando o referencial empírico analítico na formação de professores de ciências: a experiência do curso de licenciatura em química da UFBA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORADILLO, E. F. ; ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; PIMENTEL H.O, ; MESSEDER NETO, H. S. ; SA, L. V. ; CUNHA, M.B, . O trabalho pedagógico no curso de licenciatura em educação do campo: A experiência na área de ciências da natureza e matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MORADILLO, E. F. ; ANUNCIACAO, B. C. P. ; MESSEDER NETO, H. S. ; SÀ, Lucas Vivas de ; CUNHA, M.B, ; PIMENTEL H.O, ; ABREU,H.V ; SILVA, J.L.P.B ; PENHA, A.F . A área das Ciências da Natureza e Matemática na Licenciatura em Educação do Campo da UFBA: referenciais teórico-metodológicos para formação de professores por área de conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MESSEDER NETO, H. S.. O papel dos estágios curriculares na formação do professor de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MESSEDER NETO, H. S.; SÀ, Lucas Vivas de ; ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; MORADILLO, E. F. . Avaliação sem medo: Experiências em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SÀ, Lucas Vivas de ; ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. . Criação de uma proposta para o Ensino de química na licenciatura do campo utilizando mapas conceituais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; MORADILLO, E. F. ; MESSEDER NETO, H. S. ; SÀ, Lucas Vivas de ; CUNHA, M.B, . Estágio Curricular: Uma proposta para enfrentar a dicotomia teoria-prática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MORADILLO, E. F. ; CUNHA, M.B, ; TAFFAREL, C.N.Z ; PERIN, T.F ; PENHA, A.F ; ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; MESSEDER NETO, H. S. ; Lucas Vivas de Sá . Licenciatura em Educação do Campo da UFBA: Pressupostos e Princípios Filosóficos e Pedagógicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANUNCIAÇÃO, B.C.P ; CUNHA, M.B, ; MESSEDER NETO, H. S. ; MORADILLO, E. F. ; PENHA, A.F ; SÀ, Lucas Vivas de . Licenciatura Em Educação Do Campo Da UFBA: trabalho pedagógico e interdisciplinaridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MESSEDER NETO, H. S.. Parecer sobre a Proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil de Bauru (SP) - Ciências da Natureza.. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MESSEDER NETO, H. S.. Destruindo as Horcruxes: O Lúdico no Ensino de Química. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MESSEDER NETO, H. S.. O Lúdico no Ensino de Ciências: além do espetáculo, além da aparência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MESSEDER NETO, H. S.. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MESSEDER NETO, H. S.. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MESSEDER NETO, H. S.. Improvisações Teatrais para o Ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HUSSEIN, F. R. G. E. S.; LAMBACH, M.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Giovana Caraballo Melatti. RPG Eletrônico: Uma atividade lúdica voltada para o ensino de cinética no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SOARES, M. H.F.; SILVA, V.A.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Felipe Augusto de Mello Rezende. Jogos no ensino de química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V epistemológico de Gowin. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MESSEDER NETO, H. S.; ZIMER, T. T. B.; ALVES, J. A. P.; CAMARGO, S.. Participação em banca de Rodrigo Madeira Fernandes da Silva. Formação Inicial de Professores de Física; estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre Astronomia com inserções de jogos teatrais. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F.; BONILLA, M. H.; FARIAS, L. M. S.. Participação em banca de Lucas Vivas de Sá. O uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma análise dos trabalhos presentes na Química Nova na Escola à luz da teoria da Atividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
SILVA, J.L.P.B; PENHA, A.F; SOUZA, K. A. F. D.; ARAUJO NETO, W.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Isadora Melo Gonzalez. Composição Química: Estudos Semióticos e Psicológicos. 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, J.L.P.B; MESSEDER NETO, H. S.; GONZALES, I. M.. Participação em banca de Renata Rosa Dotto Bellas. Conceitos de Substância atribuídos por licenciando em química: Uma análise histórico-cultural. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, J.L.P.B; EL-HANI, C. N.; SOUZA, K. A. F. D.; ARAUJO NETO, W.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Isadora Melo Gonzalez. COMPOSIÇÃO QUÍMICA: ESTUDOS SEMIÓTICOS E PSICOLÓGICOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SOARES, M. H.F.; SILVA, V.A.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Filipe Augusto de Mello Rezende. Jogos no Ensino de Química: Um estudo sobre a presença/ausência de Teorias de Ensino e Aprendizagem a luz do V epistemológico de Gowin. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESSEDER NETO, H. S.; BEJARANO, N. R. R.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Carolina Santos Bonfim.Concepções de Natureza da Ciência e o Ensino Inclusivo de DIscentes Cegos: A elaboração de um instrumento investigativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PIMENTEL, H. O.; CARVALHO, J. R. M.; NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER. Participação em banca de Gilvan Silva de Jesus.Zeólitas: Estado da Arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

3.
NETO, HELIO DA SILVA MESSEDER; SANTOS FILHO, R. F.; REIS, L. E.. Participação em banca de Gabriele de Santana Lima.A construção de uma sequência didática para o ensino de carboidratos através da história da química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

4.
MESSEDER NETO, H. S.; LIMA, C.; REIS, L. E.. Participação em banca de Maria Cristina Oliveira de Carvalho.Descrição de um trabalho na pedagogia histórico-crítica que tem a paródia musical como instrumento avaliativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

5.
MESSEDER NETO, H. S.; PINHEIRO, B. C. S.; CERQUEIRA, M. D.. Participação em banca de Maiara Oliveira Passos.Ensino de Química Orgânica: da teoria da força vital às cadeias carbônicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

6.
PINHEIRO, B. C. S.; LOBO, S. F.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Maisa Tavares Silva.Concepções de experimentação na produção do conhecimento científico à luz das bases filosóficas da ciência moderna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

7.
MESSEDER NETO, H. S.; FERREIRA, A.L.A; MODÈ, G.. Participação em banca de Lismar Souza do Rosario.A concepção de conhecimento na Óptica (livro I) de Isaac Newton: Implicações para o Ensino de Ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

8.
MESSEDER NETO, H. S.; CEDRAZ, P. L.; MORADILLO, E. F.. Participação em banca de Renata Silva de Souza.?ABORDAGEM CONTEXTUAL DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.

9.
MESSEDER NETO, H. S.; PINHEIRO, B. C. S.; CORTES JUNIOR, L. P.. Participação em banca de Carolina Costa Freitas.Discutindo a ética da ciência em sala de aula no Ensino Médio por meio do tema radioatividade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

10.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F.; RIBEIRO, F. J.. Participação em banca de Mabian Gonçalves Góes.Proposta de Sequencia Didática no Ensino de Hidrocarbonetos para Alunos Surdos e Ouvintes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

11.
SANTOS, J. A.; ANUNCIACAO, B. C. P.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Antonio Marcos de Souza Macedo.Modeos atômicos: Uma propota lúdica de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Bahia.

12.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F.; ANUNCIACAO, B. C. P.. Participação em banca de Sirlei Pereira de Souza.Anáise do nível d investigação dos experimentos propostos no livro da 3a série "Ser Protagonista" do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Bahia.

13.
MORADILLO, E. F.; MESSEDER NETO, H. S.; PIMENTEL, H. O.; CARVALHO, J. R. M.. Participação em banca de Aldemir Francisco Ribeiro Junior.Avaliação da Aprendizagem Escolar: Uma Análise Sócio-Histórica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.

14.
MORADILLO, E. F.; PIMENTEL, H. O.; SA, L. V.; ANUNCIACAO, B. C. P.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Luis Eduardo Matos Reis.Proposta de produção audiovisual para o ensino de eletroquímica alicerçado na pedagogia histórico-crítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.

15.
CORTES JUNIOR, L. P.; SILVA, E. L.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Juliel Cerqueira da Silva.Concepções e usos de temas geradores no Ensino de Química: análise dos artigos da revista Química Nova na Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.

16.
MORADILLO, E. F.; CUNHA, M. B. M.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Augusto Nery Cesar França Nery.Avaliação da presença da contextualização histórica em livros didáticos do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.

17.
CUNHA, M. B. M.; ANUNCIACAO, B. C. P.; MESSEDER NETO, H. S.. Participação em banca de Maísa dos Reis Guimarães.Ensino de Termoquímica: Uma proposta de abordagem a partir da perspectiva histórico-crítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MESSEDER NETO, H. S.. Concurso público para professor efetivo para a unidade acadêmica de Serra Talhada. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
ROSARIO, A. V.; SANTOS, J. A.; MESSEDER NETO, H. S.. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2016. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência Internacional: O enfoque histórico-cultural em questão. 2018. (Outra).

2.
Jornadas de Educação em Ciências e Matemática.O jogo é a Excalibur para o Ensino de Ciências?: apontamentos para pensar armadilhas e potencialidades do lúdico no ensino de conceitos científicos. 2017. (Outra).

3.
II Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química. Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para serem trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química. 2016. (Congresso).

4.
VIII Encontro Nacional de Ensino de Química.O Lúdico no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski. 2016. (Encontro).

5.
9 Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Ludicidade na Perspectiva Sociocultural: Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos Científicos. 2013. (Congresso).

6.
Eduqui. Polaridade e Solubilidade: Corrigindo Alguns Equívocos. 2013. (Congresso).

7.
II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo.O trabalho pedagógico no curso de licenciatura em educação do campo: A experiência na área de ciências da natureza e matemática. 2013. (Seminário).

8.
Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza.. Avaliação sem medo: Experiências em sala de aula de ciências. 2011. (Congresso).

9.
III Seminário Nacional do Programa de Apoio à Formação Superior el Licenciatura em Educação do Campo. 2011. (Seminário).

10.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Improvisações Teatrais Para o Ensino de Química. 2010. (Encontro).

11.
32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Objetos de Aprendizagem como Facilitadores na Construção do Conhecimento de Química no Ensino Médio. 2009. (Outra).

12.
IX Encontro de Educação Química da Bahia.Objetos de aprendizagem como facilitadores na construção do conhecimento da química no ensino básico. 2009. (Encontro).

13.
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química.Objetos de aprendizagem interativos para o ensino dos fundamentos da Química Orgânica no Ensino Médio. 2009. (Encontro).

14.
XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química. 2008. (Encontro).

15.
Semana de Química da UNEB. 2007. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Bonfim. Investigando a concepção dos alunos cegos do Ensino Superior sobre a Natureza da Ciência. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Izadora dos Santos Pires. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA E MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGOGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Caio Silva. O PAPEL DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA UFBA.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Maisa Tavares. Pedagogia Histórico-Crítica e a Experimentação no Ensino de CIências. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

5.
EDINALVA FERNANDES ALVES DO NASCIMENTO. JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO MEDIADORES NA MOBILIZAÇÃO DA ATENÇÃO DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICOS DE TDAH NO ENSINO MÉDIO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Goiás. (Coorientador).

6.
Luis Eduardo Reis. Produção audiovisual para o ensino de química: fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maricleide Pereira de Lima Mendes. O conceito de reação química e suas relações com aspectos sócio-históricos.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Lorena Souza. O ensino de química para deficientes visuais: estudo e construção de material didático a partir da pedagogia histórico-crítica e da escola de Vigotski. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carolina Santos Bonfim. Concepções de Natureza da CIência e o Ensino Inclusivo de Discentes Cegos: A elaboração de um instrumento investigativo. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Najara Santana Pita. Breaking Bad e o Ensino de Química: a construção de uma sequencia didática para o ensino de substâncias e misturas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.

2.
Emerson Santos de Santana. Uma Proposta de sequencia didática sobre massa atômica de um elemento químico utilizando analogias no ensino de jovens e adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.

3.
Mabian Gonçalves Goes. Proposta de Sequencia Didática No Ensino de Hidrocarbonetos para Alunos Surdos e Ouvintes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.

4.
Sirlei Pereira de Souza. Análise do Nível de Investigação dos Experimentos Propostos no Livro da 3a Série "Ser Protagonista" do Ensino Médios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.

5.
Elbert Reis Borges. Impressões dos Estudantes sobre a aplicação do tabelagame no Ensino de Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Helio da Silva Messeder Neto.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MESSEDER NETO, H. S.. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural para o Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, A.L.A ; MODÈ, G. ; MESSEDER NETO, H. S. . O ensino em ciências, curriculo e a materialização da ação pedagógica: contribuições do materialismo histórico-dialético, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:45:43