João Rivelino Rezende Barreto

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  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


É LICENCIADO em Filosofia(FSDB-MANAUS/AM, 2008), MESTRE em Antropologia Social (PPGAS-UFAM, 2012), DOUTORANDO em Antropologia Social (PPGAS-UFSC, turma 2015) e é BOLSISTA do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (FAPEAM). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: PROFESSOR de Sociologia (Ensino Médio-Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC/AM, 2010), PROFESSOR assistente no Curso de Pedagogia Intercultural da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, 2011-2012 no Município de Amaturá/AM), PROFESSOR de filosofia no Ensino Fundamental II nas Escolas IDAAM/MANAUS, PROFESSOR de Antropologia Cultural no Curso de Sociologia pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) pela Universidade Federal do Amazonas (PARFOR/UFAM, 2012-2013) no Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, PROFESSOR e COORDENADOR PEDAGÓGICO no Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013-2015), PROFESSOR no Curso Pedagogia Intercultural da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA, 2017) no Município de Atalaia do Norte/AM, PROFESSOR no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica (UEA/PARFOR) no Município de Lábre/AM; é membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Atualmente é prestador de serviços na Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB/MANAUS/AM) e assessor do Núcleo de Estudos, Acompanhamento e Pesquisas Indígenas (NEAPI) na mesma instituição e Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI-UFAM). ÁREA DE ATUAÇÃO: Antropologia Social e Cultural (com linha de pesquisa na Etnografia e Etnologia); Antropologia e Educação; Antropologia e Religião; Ética e Moral; Filosofia e Filosofia da Educação; Sociologia; Literatura Indígena; Metodologia do Trabalho Científico; Organização do Trabalho de Conclusão de Curso; Educação e Educação Escolar Indígena; Estudos e Desafios Educacionais Amazônicos; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Rivelino Rezende Barreto
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, J. R. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: UKŨSSE: ARTE DO DIÁLOGO E A FORMAÇÃO TUKANA,
Orientador: Evelyn Martina Schuler Zea.
Coorientador: Oscar Calávia Saez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: uKUNSSE; YAYASSE; KUMUASSE; BAYASSE.
2009 - 2011
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Formação e Transformação entre os Coletivos Indígenas no Noroeste Amazônico: Do Mito à Sociologia das Comunidades,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Machado Dias Jr..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Organização Social; Narrativa Mítica; Tukano Oriental; América do Sul.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Outras atividades de serviços.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura plena em filosofia.
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
Título: Cosmologia Tukana:Uma análise hermenêutica da Orígem do Mundo e da Formação do Homem Tukano segundo o pensamentto de Yupuri Bu-berá Sararó Porã.
Orientador: Manuel do Carmo da Silva Campos.
Bolsista do(a): Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Qualificação Profissional em Informática. (Carga horária: 80h).
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de pedagogia licentura intercultural indígen. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Purus Indígena. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em I PROCADE Paisagens Ameríndias. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2008 - 2008
II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da FSFB. (Carga horária: 16h).
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
2008 - 2008
Seminário de Antropologia Indígena.
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
2008 - 2008
3°Simpósio interdisciplinar sobre os indígenas. (Carga horária: 12h).
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
2007 - 2007
II Seminário oooInterdisciplinar dos povos Indígen. (Carga horária: 12h).
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário de filosofia, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60


Colégio Dom Bosco-Leste, CDB-LESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Assistente de Pátio, Enquadramento Funcional: Assistente de pátio, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador pedagógico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui prestador de serviço através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde atuei como professor e coordenador pedagógico.


Escolas IDAAM, IDAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor presencial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor credenciado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATUEI COMO PROFESSOSR (CREDENCIADO) DE TEORIA ANTROPOLÓGICA I O CURSO DE SOCIOLOGIA NO MUNICIPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA -AM, PELO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagio de antropologia no curso de história, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professor(contrato temporário) de sociologia no Ensino Médio da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, Bairro Coroado, Manaus-AM.


Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Educação Escolar Indígena
Estudos e Desafios Educacionais Amazônicos
07/2018 - Atual
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Religiosa
02/2018 - 02/2018
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Estudos e Desafios Educacionais Amazônico
Educação Escolar Indígena
02/2018 - 02/2018
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Religiosa
Filosofia e Ética Profissional
07/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Estrutura e Fundamento da Educação Básica
Prática de Pesquisa e Orientação de TCC
Educação Escolar Indígena
Meio Ambiente e Educação
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Educação
Antropologia e Educação
Movimentos Sociais e Educação
Estudos e Desafios Educacionais Amazônicos
07/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Filosofia da Educação
Fundamentos e Metodologias de História
Ética e Educação
Educação Escolar Indígena
03/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Movimentos Sociais e Educação
Antropologia e Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRETO, J. R. R.2012BARRETO, J. R. R.. WamƗndia: o rio subterrâneo.. Tellus (UCDB), v. 12, p. 221-229-229, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO, J. R. R.. Indígenas e Antropologia: possibilidades e impossibilidades de construção de conhecimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARRETO, J. R. R.. Oficina dos cursos de Pedagogia - Licencitura Intercultural Indígena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARRETO, J. R. R.. AS RAÍZES DO PENSAMENTO NA AMAZONIA E A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BARRETO, J. R. R.. Formação e Transformação Social entre os Tukano: o caso dos Yuúpuri Búbera Sararó Põra, unidade Tukano do Alto Tiquié.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARRETO, J. R. R.. Como pensar a educação superior indígena?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARRETO, J. R. R.. A dança dos marakás do rio negro: uma expressão da arte de uma cultura ritualizada. Florianópolis/SC: [Anais do] VII ENABET [recurso eletrônico] / VII, 2015 (Artigo/Livro).

2.
BARRETO, J. R. R.. Olhos urbanos, consciência indígena: uma alternativa em jogo. Florianópolis/SC: Editora ufsc, 2014 (Artigo/Livro).

3.
BARRETO, J. R. R.; DIAS JR., C. ; BARRETO, L. . Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Antropológico (apontamentos da arte do conhecimento e do diálogo Tukano). São Paulo: Terceiro Nome, 2013 (Artigo/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARRETO, J. R. R.. Consultor Ad Hoc do Programa Ciência na Escola ? PCE. 2017.

2.
BARRETO, J. R. R.. Programa Ciência na Escola PCE. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETO, J. R. R.. II Seminário de Educação Indígena. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARRETO, J. R. R.. Parentesco Tukano do noroeste amazonico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARRETO, J. R. R.; Emerson Miranda . Desafios, conquistas e perspectivas do indio na cidade. 2012.

2.
BARRETO, J. R. R.. Antropólogo indígena Yupuri tukano diz que não comemora Dia do Índio. 2012.

3.
BARRETO, J. R. R.. Orgulho de ser Amazônida. 2012.

4.
BARRETO, J. R. R.; FARIAS, Elaíze . Primeito indígena a se formar no Mestrado em Antropologia Social da Ufam. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Ataliba da Silva Felix.Conhecimento e verdade segundo Tomás de Aquino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

2.
BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Ivo Carneiro Santos.A prudência no quadro das virtudes humanas fundamentais e sobrenaturais em São Tomás de Aquino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

3.
Guerola, Maroto Carlos; Oliveira, Silvia Maria de; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Arção da Rosa.A Língua Kaingang na Educação Infantil da Escola Gomercindo Jete Tenh da Terra Indígena Guarita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Gakran, Namblá; Weber, Cátia; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Micael Vaipon Weitchá.Da história oral Laklãnõ/Xokleng para História em quadrinhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Jesus, Suzana Cavalheiro de; BARRETO, J. R. R.; Weber, Cátia. Participação em banca de Osias Tucugm Paté.Mulheres Laklãnõ/Xokleng: um estudo sobre gênero, geração e agência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Litaiff, Aldo; BARRETO, J. R. R.; Caritá, Ana Luzia Nunes. Participação em banca de Cláudio Ortega Mariano.Mbaraka Mirim - o chocalho guarani. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Bueno, Lucas de Melo Reis; Brighenti, Clóvis Antônio; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Mauro Cipriano.Educação escolar indígena na TI Inhacorá. 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
Brighenti, Clóvis Antônio; Oliveira, Silvia Maria de; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Mariele Gonçalves.Inclusão de pessoas com deficiência na Terra Indígena Xapecó: Práticas e Desafios para o Povo Kaingang. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
Brighenti, Clóvis Antônio; Darella, Maria Dorothea Pos; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de João Sagrinso Emílio.Processo de formação e organização sóciopolítica Kaingang: Setor Irapuá - T.I Guarita-RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
Litaiff, Aldo; Rosa, Helena Alpini; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de José Benites.Educação e saúde tradicional Guarani. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
NOTZOLD, A. L. V.; Brigmann, F. S; BARRETO, J. R. R.. Participação em banca de Sueli Krengre Cândido.Histórias Kaingang. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18th IUAES World Congress, held between. Tragedies of oakhe: symbolism, language and translation in tukana cultural formation. 2018. (Congresso).

2.
Lábrea: um resgate cultural dos povos indígenas.Lábrea: um resgate cultural dos povos indígenas. 2018. (Encontro).

3.
RAÍZES: IGUALDADE COMO DIREITO, DIFERENÇA COMO RIQUEZA.RAÍZES: IGUALDADE COMO DIREITO, DIFERENÇA COMO RIQUEZA. 2017. (Encontro).

4.
XVI Congreso de Antropologia en Colombia / V Congreso Asociación Latinoamericana de Antropología. Homem e Encanto: uma etnografia do kumu tukano. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário de Antropologia: Memórias e Desafios na Amazônia,.Indígenas e Antropologia: possibilidades e impossibilidades de construção de conhecimentos. 2016. (Seminário).

6.
LAUDATO SI' e da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM.LAUDATO SI' e da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM. 2016. (Seminário).

7.
Mesa Redonda dos Acadêmicos Indígenas.O que é antropologia para os indígenas?. 2016. (Seminário).

8.
Mesa Redonda dos Acadêmicos Indígenas.O que é antropologia para os indígenas?. 2016. (Seminário).

9.
XI Simpósio Interdisciplinar dos Povos Indígenas.Direitos tradicionais, Igreja e Políticas Afirmativas: a experiência acadêmica dos indígenas na universidade e a luta pela problematização das diferenças culturais.. 2016. (Simpósio).

10.
XV ASSEMBLEIA GERAL ELETIVA DA FOIRN.Movimento Indígena do Rio Negro: desafios e perspectivas. 2016. (Outra).

11.
III Encontro Nacional dos estudantes indígenas: avanços e desafios na organização política e movimento estudantil indígena.A VEICULAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL INDÍGENA NA UNIVERSIDADE: UM DESAFIO PARA TODOS. 2015. (Encontro).

12.
Jornadas Antropológicas 2015 PPGAS/UFSC "Antropologias através das antropologias" ". NO RIO, NO MATO: AS TÉCNICAS DA CAÇA E PERFORMANCE DA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO INDÍGENA. 2015. (Congresso).

13.
Seminário 10 anos de PROLIND - Programa de Formação de Profeofessores Indigenas nas Licenciaturas Interculturais. 2015. (Seminário).

14.
VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.A dança dos maracás do Rio Negro. 2015. (Encontro).

15.
13ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Licenciatura Indígena: um intercâmbio de conhecimento entre aldeia e universidade. 2014. (Exposição).

16.
Arqueologia colaborativa e povos indígenas: experiência na Amazônia e Brasil Central com Fabiola Andrea Silva.Áreas de conhecimento Etnoarqueologia Indígena. 2014. (Seminário).

17.
Colóquio Saberes e Ciência Plural.Educação Intercultural e Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Seminário).

18.
Intelectuais indígenas, Interculturalidade; Interparendizagens. 2014. (Encontro).

19.
IV Seminário Interuniversitário - Terras Indígenas e crescimento econômico: tempos de dúvidas e desafios.Os dilemas do crescimento econômico no Brasil relacionados à terra, recursos naturais e direitos.. 2014. (Seminário).

20.
Saberes e práticas alimentares Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng.Saberes e práticas alimentares Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng. 2014. (Oficina).

21.
VIII Semana Acadêmica de Letras.Formação de professores e línguas indígenas: questões atuais e novos horizontes. 2014. (Seminário).

22.
Vivência com projetos: intelectuais indígenas, interculturalidade, interaprendizagens..intelectuais indígenas, interculturalidade, interaprendizagens.. 2014. (Oficina).

23.
Ciclo de Palestras no PPGAS-UFSC. LÍNGUAS, TRADUÇÕES E NARRATIVAS AMERÍNDIAS. 2013. (Exposição).

24.
Licenciatura Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras: Contextos e Perspectivas.Presença indígena nos programas de pós-graduação em antropologia social. 2013. (Seminário).

25.
LIcenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras: contextos e perspectivas.LIcenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras: contextos e perspectivas. 2013. (Seminário).

26.
Seminário de Antropologia e Políticas para os Povos Indígenas.Presença indígena no contexto urbano. 2013. (Seminário).

27.
XIII SEINPE-Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.Diversidade, Identidade e a Contemporaneidade na Amazônia. 2012. (Seminário).

28.
XII Seminário de Educação Indígena.A evolução da educação escolar indígena no Estado do Amazonas. 2012. (Seminário).

29.
Semana de Treinamento do Curso de Pedagogia - Licenciatura Intercultuarl Indígena.Semana de Treinamento do Curso de Pedagogia - Licenciatura Intercultural Indígena. 2011. (Encontro).

30.
Workshop-Nas trilhas e Redes Saber: Universidade e Educação Superior Indígena. Como pensar educação superior indígena?. 2009. (Congresso).

31.
I Seminário de Filosofia na Amazônia; Filosofia: 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Cosmologia Tukana como fundadamentação filosófica da Sociedade Tukana. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETO, J. R. R.. Seminário - Arqueologia e Antropologia na Amazônia: o destino da interdisciplinaridade. 2018. (Outro).

2.
BARRETO, J. R. R.. XII SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR SOBRE POVOS INDÍGENAS: VIVÊNCIAS E OLHARES DO CUIDADO DOS POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA. 2017. (Outro).

3.
BARRETO, J. R. R.. O PENSAMENTO DE DOM BOSCO E DOS POVOS INDÍGENAS SOBRE A JUVENTUDE: NOVA GERAÇÃO, NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS, A MESMA CULTURA.. 2017. (Outro).

4.
BARRETO, J. R. R.. Projeto Interdisciplinar "A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky na Educação: Construindo uam Práxis". 2017. (Exposição).

5.
BARRETO, J. R. R.. Exibição e debate do filme "Uma lição de vida". 2015. (Outro).

6.
BARRETO, J. R. R.. Os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP). 2015. (Outro).

7.
BARRETO, J. R. R.. Saberes Indígenas e a relação com o universo da imaterialidade com Luciano Barreto (kumu: benzedor). 2014. (Outro).

8.
BARRETO, J. R. R.. Encontro com lideranças indígenas guarani, kaingang e laklanõn xokleng: um intercâmbio de conhecimento entre aldeia e universidade. 2014. (Outro).

9.
BARRETO, J. R. R.. Mídia e Terras Indígenas no Brasil. 2014. (Outro).

10.
BARRETO, J. R. R.. Da universidade à casa de rezas guarani e vice-versa: Reflexões sobre a presença indígena no Ensino Superior a partir da experiência dos guarani na LII. 2014. (Outro).

11.
BARRETO, J. R. R.; BRANDAO, A. P. . Novas Tendências e Métodos na Documentação Linguística e Cultural no Brasil e a Experiência com o povo Paresi. 2014. (Outro).

12.
BARRETO, J. R. R.. Comissão Indígena da Verdade e Justiça e as violações dos direitos de 1964 a 1988. 2014. (Outro).

13.
BARRETO, J. R. R.. Atividades Pedagógicas Curso Licenciatura Intercultural Indígena do sul da mata atlântica. 2014. (Outro).

14.
BARRETO, J. R. R.. Retomadas de terras no Mato Grosso do Sul: histórias e experiências na Terra Indígena Yvy Katu, com Onésio Dias.. 2014. (Exposição).

15.
BARRETO, J. R. R.. Resistência Laklãnõ-Xokleng - antes e pós-contato - Barragem Norte - Demarcação de Terras. 2014. (Outro).

16.
BARRETO, J. R. R.. I Seminário de Sociologia. 2013. (Outro).

17.
BARRETO, J. R. R.. I Seminário Contribuições Pedagógicas PROIND: problema, planejamento e projeto. 2012. (Outro).

18.
BARRETO, J. R. R.; MARINHO ; CAMPOS ; MOURA . I Seminário Interdisciplinar em Educação. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JOSÉ FILHO CORREA DIAS. O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM SOREN AABYE KIERKEGAARD. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elias Sarmento Pereira. O ABORTAMENTO DA CONVICÇÃO EXISTENCIAL DO SUJEITO OCIDENTAL, EM LIPOVETSKY. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. (Orientador).

2.
Jéssica Tives Correa. Espiritualidade e Humanização: dois fundamentos relevantes na Gestão Escolar do Colegio Dom Bosco Leste/Manaus/am. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. (Orientador).

3.
Geane Vieira de S. Ludugerio. A importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gisele Dias de Melo. Família e Aprendizagem: as contribuições da participação ativa da família no processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

2.
Vaniele Farias de Araújo. Jogos Educativos como Recursos Pedagógicos no Ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

3.
Jadiane de Souza Araújo. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL: DESAFIOS E REFLEXÕES A PARTIR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

4.
Aline Santiago Vilanova. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

5.
Vanessa Malcher Fernandes da Costa. ALFABETIZANDO ATRAVÉS DA MÚSICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

6.
Daniel Ramos da Silva. NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

7.
Greyce Kelly Rodrigues Pereira. HIGIENE CORPORAL E EDUCAÇÃO: A SITUAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA QUALIDADE DE VIDA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

8.
Adriana Guimarães Martins. INDISCIPLINA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: REFLEXOS NO ÂMBITO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

9.
ANA KAROLINE DA SILVA BEZERRA. EDUCAÇÃO NO CAMPO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES COM ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CLASSES MULTISSERIADAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

10.
MARIA CLEIDE RODRIGUES DA COSTA. PSICOMOTROCIDADE: INTERVENÇÕES, ESTRATÉGIAS E CONQUISTA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

11.
MARCELO MONTEIRO DA COSTA. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM PROJETO EDUCATIVO DIFERENCIADO EM CRESCIMENTO NA CIDADE DE MANAUS E SEUS RESPECTIVOS DESAFIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

12.
Andrezza Farias Tavares. Jogos e Brincadeiras no Ensino da Leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco/Manaus. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

13.
Jéssica Tives Correa. ESPIRITUALIDADE E HUMANIZAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: O CASO DO SISTEMA PREVENTIVO SALESIANO NO COLÉGIO DOM BOSCO-LESTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

14.
Geane Vieira de Souza Ludugério. A importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

15.
Lúcia Maria Lima Mota. Contação de história no desenvolvimento da linguagem e aprendizado da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

16.
JOSÉ FILHO CORREA DIAS. O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM SOREN AABYE KIERKEGAARD. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

17.
Elias Sarmento Pereira. O ABORTAMENTO DA CONVICÇÃO EXISTENCIAL DO SUJEITO OCIDENTAL, EM LIPOVETSKY. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Salesiana Dom Bosco. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

18.
João Batista Gonçalves. Reivindicação da etnoterritorialidade Guarani: o caso da homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena S.M.A) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

19.
Pedro Cipriano. Terras habitadas por kaingang, Terras habitadas por colonos: a história da divisão da Terra Indígena Inhacorá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

20.
Carli Caxias Popó. Cosmologia na visão Xokleng. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

21.
Zilda Priprá. A ORGANIZAÇÃO SOCIAL POLÍTICO LAKLAÑÕ/XOKLENG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

22.
Janete de Paulo. Memórias e resistência na história e configuração social da aldeia Paiol de Barro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.

23.
Cenira Claudino Sales. FORMAÇÃO DO CORPO DA PESSOA NOS PERÍODOS DA GESTAÇÃO, NASCIMENTO E INFÂNCIA KAINGANG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: João Rivelino Rezende Barreto.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETO, J. R. R.. Saberes Indígenas e a relação com o universo da imaterialidade com Luciano Barreto (kumu: benzedor). 2014. (Outro).

2.
BARRETO, J. R. R.. Encontro com lideranças indígenas guarani, kaingang e laklanõn xokleng: um intercâmbio de conhecimento entre aldeia e universidade. 2014. (Outro).

3.
BARRETO, J. R. R.. Mídia e Terras Indígenas no Brasil. 2014. (Outro).

4.
BARRETO, J. R. R.. Da universidade à casa de rezas guarani e vice-versa: Reflexões sobre a presença indígena no Ensino Superior a partir da experiência dos guarani na LII. 2014. (Outro).

5.
BARRETO, J. R. R.. Comissão Indígena da Verdade e Justiça e as violações dos direitos de 1964 a 1988. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Em todos os compromissos profissionais que assumo procuro desenvolver o trabalho participando da coletividade em conexão com o método de trabalho acadêmico de uma comunidade educativa.



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