Tchella Fernandes Maso

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  • Última atualização do currículo em 30/03/2016


Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Política Global, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, educação, teoria das relações internacionais, movimentos sociais, feminismo e pós-colonialismo/ descolonização e decolonialidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tchella Fernandes Maso
Nome em citações bibliográficas
MASO, T. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Grande Dourados, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais.
Rua Quintino Bocaiúva - 2100 - Esq c/ Manoel Santiago
Jardim da Figueira
79824140 - Dourados, MS - Brasil
Telefone: (67) 34102460
URL da Homepage: http://www.ufgd.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Relações Internacionais.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: As clivagens de um discurso aparente: os acordos educacionais do Banco Mundial com o Brasil entre 1991 e 2002.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Estevão C. de Rezende Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Banco Mundial; Brasil; Educação; Relações Internacionais; Multilateralismo Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Organizações Internacionais.
2005 - 2008
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Banco Mundial e sua atuação na Educação Brasileira em tempos de transição.
Orientador: Profª Drª Elizabete Sanches Rocha.




Formação Complementar


2010
Escola de Educação Popular. (Carga horária: 20h).
Rede de Educação Cidadã, RECID, Brasil.
2014 - 2014
Ensino e Aprendizado Ativo em Relações Internacion. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Relações Internacionais, ABRI, Brasil.
2014 - 2014
Conhecimentos insurgentes:metodologíasdescoloniais. (Carga horária: 120h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2013 - 2013
Metodologia Antropológica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2011 - 2011
CÁTEDRA LATINO-AMERICANA LEOPOLDO ZEA DE FILOSOFIA. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2010 - 2010
Marxismo Latino-Americano. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2008 - 2008
Política Externa Brasileira e integração do Sul. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
História da Educação e Políticas Públicas. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Franca, UNI- FACEF, Brasil.
2007 - 2007
Cultural Afro-Brasileira e Currículo Escolar. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2006 - 2006
Política, Cultura e Conflitos na África. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
História das Relações Raciais no Brasil e identida. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação atuação internacional de governos subn. (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração e Administração de Projetos Sociais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Várias Vozes no Cenário Internacional. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
RI Contemporâneas: a questão cultural. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculada ao curso de Relações Internacionais junto à Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR).

Atividades

11/2015 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria das Relações Internacionais II
Metodologia de Pesquisa em Relações internacionais II
03/2015 - Atual
Ensino, Especialização em Direitos Humanos e Cidadania, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ativismo Transnacional e ONGs de Direitos Humanos
01/2015 - Atual
Direção e administração, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Relações Internacionais.
08/2014 - Atual
Extensão universitária , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Atividade de extensão realizada
Projeto-Ação: Tráfico de Mulheres na Fronteira.
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cátedra Unesco/UFGD, .

Cargo ou função
Integra o colegiado da Cátedra Unesco/UFGD "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras".
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAD, .

Cargo ou função
Fórum dos eixos temáticos.
09/2013 - Atual
Direção e administração, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Análise de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (LARI/ UFGD).
08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Linhas de pesquisa
Sociedade e Cultura
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

04/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , FCH - Faculdade de Ciências Humanas, FCH - Faculdade de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Atua no Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina.
02/2013 - Atual
Extensão universitária , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Atividade de extensão realizada
Integrante do projeto de Extensão "Observatório da Fronteira", coordenado pelo professor Hermes Moreira Jr, atua como responsável pelo núcleo Políticas e Práticas Educacionais na América Latina..
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Apoio Pedagógico do Curso de Relações Internacionais.
01/2015 - 02/2016
Direção e administração, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Coordenação do curso de Relações Internacionais.
03/2015 - 10/2015
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Cotidiano (em parceria com o professor Mário Sá)
Temas em Relações Internacionais: Movimentos Sociais como atores da Política Global
02/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.
07/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão de Seleção de Material Bibliográfico da Universidade Federal da Grande Dourados..
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria das Relações Internacionais II
Metodologia de Pesquisa em Relações Internacionais
03/2014 - 08/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Relações Internacionais
Teoria das Relações Internacionais I
08/2013 - 08/2014
Extensão universitária , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Atividade de extensão realizada
Organização da V Semana de Relações Internacionais.
07/2013 - 03/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Obrigatória: Teoria das Relações Internacionais II.
Disciplina Obrigatória: Terceiro Setor.
05/2013 - 07/2013
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina eletiva: História das Américas (com ênfase em América Latina).
Disciplina eletiva: Teoria das Relações Internacionais III.
Disciplina do eixo comum: Territórios, Fronteiras e Globalização.
06/2013 - 06/2013
Extensão universitária , Reitoria, .

Atividade de extensão realizada
Faculdades Abertas.
05/2013 - 05/2013
Extensão universitária , FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Atividade de extensão realizada
Participação do 1º Circuito Vocacional da Escola Estadual Presidente Vargas, representando o curso de Relações Internacionais.
05/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão de Seleção de Monitores. ANO LETIVO 2013 ? 1º Semestre..
04/2013 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão especial de Seleção da área/subárea de Relações Internacionais / Economia / Política Internacional, referente ao Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da UFGD..
02/2013 - 04/2013
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Obrigatória: Teoria das Relações Internacionais II.
Disciplina Eletiva: Diplomacia Corporativa.
Disciplina Obrigatória: Terceiro Setor.
03/2013 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FADIR - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Comissão para formulação do Regulamento do NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso de Relações Internacionais da UFGD..

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente de Relações Internacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No segundo semestre de 2011, ministrou as disciplinas Teoria das Relações Internacionais I e II (cada uma com 60h). Além disso contribui na disciplina América Latina nas graduações em Ciência Política e Sociologia e Engenharia Civil de Infraestrutura, com as temáticas integração latino-americana, globalização e neoliberalismo.No que se refere às tarefas administrativas, desenhou, em conjunto com os docentes da área, o Projeto Pedagógico do curso de Relações Internacionais e Integração (ainda em processo de aprovação). Para tal realizou-se um estudo das graduações na América Latina, seus currículos e as particularidades que a UNILA deveria responder. Nesse sentido, a graduação foi construída em diálogo com outras humanidades e ênfase na construção de um saber crítico e propositivo que objetiva refundar a integração no continente. Também participou de reuniões com o intuito de construir a pós-graduação na UNILA, na qual a interdisciplinaridade possui centralidade, e colaborou com a reforma das disciplinas vinculadas à América Latina. No ano de 2012, ministra as disciplinas: Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais II e Fundamentos de América Latina Una e Diversa. Nessa última articula um conjunto de professores colaboradores, de distintos campos do conhecimento, que contribuem com a disciplina no curso de Antropologia. No que se refere ao ensino, são 12 horas semanais dedicadas à sala-de-aula. No segundo semestre de 2012 ofertará as disciplinas: Teoria Política Moderna, Cultura e Poder nas Relações Internacionais e Fundamentos de América Latina Una e Diversa II.Dedica-se à pesquisa, no projeto ?Bases para repensar la integración latinoamericana desde los planteos y las prácticas epistémico-políticas del Movimiento Indígena en América Latina?. . Na extensão, colabora no projeto:?Integrando a tríplice-fronteira na escola: xadrez e filosofia na condição de estratégias de aprendizagem?.

Atividades

06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação, .

09/2012 - 02/2013
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão ?Integrando a tríplice-fronteira na escola: xadrez e filosofia na condição de estratégias de aprendizagem?. Responsável pela temática Educação e Integração..
10/2012 - 01/2013
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Política Moderna ( para duas turmas)
Cultura e Poder nas Relações Internacionais
10/2012 - 01/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina Una e Diversa II
10/2012 - 01/2013
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina Una e Diversa II
08/2011 - 12/2012
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria das Relações Internacionais I
Teoria das Relações Internacionais II
03/2012 - 10/2012
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina Una e Diversa
03/2012 - 10/2012
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos de Relações Internacionais
Teoria das Relações Internacionais II

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestranda, bolsista Capes, da área de História das Relações Internacionais, pesquisando o Banco Mundial e seu discurso educacional.

Atividades

03/2009 - 03/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Relações Internacionais, .

Linhas de pesquisa
Multilateralismo Educacional
03/2010 - 09/2010
Estágios , Instituto de Relações Internacionais, .

Estágio realizado
Para fins de preenchimento dos requisitos exigidos pela Capes, realizou estágio docência na disciplina de Teoria das Relações Internacionais II. Esta é ofertada pelo professor Dr. Daniel Jatobá para a graduação em Relações Internacionais da Universidade d.
03/2009 - 01/2010
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
O "Política na Escola" é um projeto de pesquisa e extensão vinculado ao departamento de Ciência Política e ao Decanato de Extensão da Universidade de Brasília. Seu intuito é promover a comunicação entre universitários e a comunidade..

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Filiada ao núcleo de estudos lingüísticos e culturais, dirigido pela Professora Dra. Elizabete Sanches Rocha.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo de Ensino, Carga horária: 10
Outras informações
O núcleo de Ensino de Relações Internacionais é vinculado à PROGRAD/ Unesp e baseia-se na pesquisa e na extensão universitária. Formado por estudantes de Relações Internacionais e coordenado pela professora Elizabete Sanches Rocha, atua junto à alunos secundaristas de uma escola estadual da cidade de Franca ( em 2006 atuou na Escola E. Prof. David Carneiro Ewbank, e a partir de 2007 na E.E. Mário D?Elia). Tal atividade inclui encontros semanais na escola de duas horas e reuniões organizativas, de estudo e preparação das aulas. Cabe destacar que a cada ano um novo projeto é submetido à PROGRAD para sua aceitação e posterior financiamento. No ano de 2007 a estudante foi bolsista do projeto intitulado ?Estar no mundo: a Escola Pública montando as peças do quebra-cabeça mundial?. No segundo semestre de 2008, foi bolsista com o projeto "Escola pública e processos de globalização: a sala de aula como microcosmo para a compreensão cultural, meio de percepção de identidades e alteridades nacionais e internacionais".

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Discente de Relações Internacionais

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de Teoria Política Moderna, Carga horária: 5
Outras informações
Colaborou nas atividades de ensino sob a coordenação da professora Regina Laisner.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do GARI, Carga horária: 4
Outras informações
O Grupo de Estudos para Perspectivas em Relações Internacionais (GARI) é formado por estudantes de Relações Internacionais e objetiva estudar epistemologias alternativas, a partir das realidades periféricas, em especial América Latina.

Atividades

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

02/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Atividade de extensão realizada
Membro bolsista do Núcleo de Ensino de Relações Internacionais, ministrando aulas na E.E. Mário D?Elia.
11/2007 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Cargo ou função
Representante discente do Conselho de Curso de Relações Internacionais.
02/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Atividade de extensão realizada
Membro bolsista do Núcleo de Ensino de Relações Internacionais, ministrando aulas na E.E.Mário D?Elia.
02/2007 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Cargo ou função
? Representante suplente discente da Comissão Permanente de Extensão Universitária da FHDSS.
04/2006 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Cargo ou função
? Representante titular discente do Curso de Relações Internacionais no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional da FHDSS.
02/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .

Atividade de extensão realizada
Membro colaborador do Núcleo de Ensino de Relações Internacionais, ministrando aulas na Escola Estadual Prof. David Carneiro Ewbank ..
08/2005 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca, .


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Vinculada ao Grupo de Estudos GEU/UNEMAT. Este está articulado a um dos mais antigos grupos de estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é o Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU). O GEU foi criado em 1988, em 1995 desdobrou-se no GEU/Sociologia e GEU/Edu/Ipesq e foram também criados dois grupos em Instituições de Educação Superior no interior do estado do Rio Grande do Sul, sendo: GEU/Universidade de Passo Fundo/UPF e GEU/Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Agora tem um dos seus braços de realização de estudos e pesquisas no Estado de Mato Grosso com a criação do GEU/UNEMAT, ultrapassando os limites territoriais do sul do país. No Estado, buscar-se-á articulação e desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática para o avanço da produção de conhecimento local, sem deixar de respeitar ao global como fonte de reflexões. Sua missão será a de criar oportunidades para a formação, reflexão, produção do saber, inovação, divulgação do conhecimento e aprimoramento das políticas voltadas a Educação Superior matogrossense. Hoje, o GEU é uma rede consolidada de estudos e de pesquisa. Sua trajetória acompanha a dinâmica da Educação Superior com toda sua complexidade e seus paradoxos, no Brasil e no cenário internacional. Deste modo, uma de suas repercussões no Estado de Mato Grosso é sinalizada pela expertise adquirida ao tratar deste campo de estudos, e pela capacidade para explorar e incorporar novos temas e objetos. Outro elemento importante para ser referenciado é sua perspectiva multicampi, pois possui membros de três campi da instituição e também pode ser caracterizado como um grupo de estudos e pesquisa interinstitucional, por fazer parte desta rede de pesquisadores supracitada.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider), .


Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de Relações Internacionais, Carga horária: 16
Outras informações
Docente do curso de Relações Internacionais, ministrando as disciplinas: Geopolítica, Organizações Internacionais e Seminários II (com tema Direitos Humanitários).

Atividades

07/2011 - 08/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geopolítica
Organizações Internacionais
Seminários Temáticos II - Direito Humanitário Internacional

Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica, SESAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de Relações Internacionais, Carga horária: 19
Outras informações
Como docente do curso de Relações Internacionais ministrou as disciplinas Econômica Contemporânea do Brasil e da América Latina; Formação Econômica do Brasil; Integração Regional; História das Relações Internacionais I e II; Organizações Internacionais; Política Ambiental Internacional; Relações Internacionais Contemporâneas; Segurança Internacional e Defesa. Vale destacar que a disciplina Política Ambiental Internacional foi também disponibilizada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Também colaborou com o Laboratório de Análises em Relações Internacionais e foi responsável pela coordenação de estágio.

Atividades

04/2011 - 08/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Contemporânea do Brasil e da América Latina
Formação Econômica do Brasil
História das Relações Internacionais I e II
Integração Regional
Organizações Internacionais
Relações Internacionais Contemporâneas
Segurança Internacional e Defesa
04/2011 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Anglo Americano Foz do Iguaçu, Faculdade Anglo Americano Foz do Iguaçu.

Atividade realizada
Colaboração no Núcleo de Análises em Relações Internacionais.
04/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Anglo Americano Foz do Iguaçu, .

Cargo ou função
Coordenação de Estágio.
05/2011 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Anglo Americano Foz do Iguaçu, .

Cargo ou função
Comissão Científica Anais eletrônico do II Seminário Científico de Organizações, Tecnologia e Relações Internacionais.

Movimento Pequenos Agricultores - Via Campesina, MPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretaria - Coordenação Nacional, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pelo administração do espaço da coordenação nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores em Brasília.


Ong Franca Viva, ONG FRANCA VIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do departamento de RI, Carga horária: 4

Atividades

05/2006 - 03/2007
Estágios , Departamento de Relações Internacionais, .

Estágio realizado
Captação de Recursos e Implementação de Projeto na área social.


Linhas de pesquisa


1.
O Brasil e sua inserção internacional, uma perspectiva cultural

Objetivo: Esta linha de pesquisa se configura como um caminho para questionamentos importantes em torno do papel assumido pelo Brasil, nas últimas décadas, como ator internacional. Portanto, todos os aspectos e variáveis culturais, políticos, históricos e sociais que compõem tal protagonismo brasileiro são tomados como relevantes na busca de compreensão crítica deste fenômeno. Associada ao núcleo de estudos linguisticos e culturais, que tem como objetivo central a análise de discursos e o debate sobre a importância das formas de linguagem na legitimação de identidades culturais e nacionais. O debate em torno da equação cultura/poder nas relações internacionais, bem como temas associados à grande área dos estudos culturais constituem o principal centro norteador das pesquisas e das reuniões de estudo do grupo. Este também contempla áreas do conhecimento afins, tais como Crítica Literária e Lingüística, História,Educação, Antropologia, Ciência Política e os Estudos Culturais. Esse caráter interdisciplinar possibilita um nível de debate bastante peculiar e capaz de suscitar uma saudável troca de saberes.O grupo conta - além da pesquisadora/líder - com um professor/pesquisador vinculado ao curso e ao Programa de Pós-Graduação em História, um doutor em História, uma mestre em Serviço Social, uma mestranda em Relações Internacionais, uma mestre e docente em Relações Internacionais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Palavras-chave: Cultura; Identidade; Mídia; Discurso.
2.
Relações Internacionais e a Periferia do Sistema- Mundo

Objetivo: Organizada pelo grupo discente de Estudos para Alternativas nas Relações Internacionais (GARI), o objetivo é investigar epistemologias alternativas no campo das Relações Internacionais, com ênfase na América Latina..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações de poder.
Palavras-chave: Relações Internacionais; América Latina; África; Periferia; Poder.
3.
Multilateralismo Educacional
4.
Perspectivas teóricas pós-coloniais aplicadas ao contexto e à história latino-americana

Objetivo: Vinculada ao grupo de pesquisa Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, que congrega docentes e discentes de diversas universidades brasileiras, em caráter interdisciplinar, comprometidos com a potencialização de estudos no campo das teorias pós-coloniais em vinculação com os processos de integração latino-americanos, em particular no âmbito dos países que integram o Mercosul e a UNASUL. Em consonância com a proposta política e pedagógica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, o grupo de pesquisa pretende contribuir para a fortalecimento de um pensamento crítico latino-americano, sem desprezar as diversas contribuições provenientes de outras áreas do planeta com as quais seja possível dialogar, com vistas à emancipação epistemológica, política, econômica e cultural. Nesse sentido, o próprio estudo das perspectivas teóricas pós-coloniais constitui objeto de análise do grupo, tendo em vista a necessidade de ampliar o sentido das abordagens e sua aplicação ao contexto regional. Por outro lado, o grupo buscará relacionar os estudos no campo teórico a situações de direitos humanos no espaço regional, com especial atenção para os grupos vulneráveis a violações a seus direitos, entre os quais as comunidades indígenas..
5.
Sociedade e Cultura

Objetivo: Vinculada ao grupo de pesquisa FRONTEIRAS, INTEGRAÇÃO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E CULTURA, com o projeto de pesquisa "Brasil-Moçambique: um olhar Sul-Sul sobre o agronegócio, desterritorialização e dessacralização entre as etnias Kaiowá (MS - Brasil) e Aianá e Macuá (Norte - Moçambique)"..
6.
Perspectivas teóricas pós/des/de-coloniais aplicadas ao contexto e à história latino-americana

Objetivo: Vinculado ao grupo de pesquisa Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, com o projeto "A tradução do subalterno no projeto político-epistêmico de superação da colonialidade na América Latina", pretende estudar as diversas teorias pós-coloniais e seus teóricos, relacionando-as(os) ao contexto histórico latino-americano, em particular às produções das ideias de integração regional..
7.
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A tradução do Subalterno no projeto político-epistêmico de superação da colonialidade na América Latina
Descrição: O projeto é uma iniciativa vinculada ao grupo de pesquisa Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, vinculado à linha de pesquisa "Perspectivas teóricas pós-coloniais aplicadas ao contexto e à história latino-americana". O projeto tem por objetivo analisar os discursos de pensadores latino-americanos da colonialidade (Álvaro Garcia Linera, Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Luis Macas, Pablo Dávalos, Walter Mignolo e Maria Lugones), visando refletir como esse(s) projeto(s) político-epistêmico(s) em defesa da refundação das ciências sociais estabelece(m) dialogo com os saberes contidos nas falas subalternas no que diz respeito à resultante dessas pesquisas. Apesar da escolha destes não excluir outros possíveis intérpretes, o recorte deve-se à expressividade desses nomes no debate e o envolvimentos desses com a luta social, em particular na Bolívia e no Equador ? países de referência na ordenação do movimento indígena. A ênfase no estudo das obras desses autores deve centralizar-se em como estes definem os ausentes do discurso colonial, os subalternos, e como estabelecem diálogos com esses, no sentido de lançar luz às suas vozes e ações. Sendo assim, ao responder à problemática da produção de conhecimento em contextos pós-coloniais almeja-se, ainda que de forma indireta, revisitar a epistemologia/ ontologia do campo das RI hegemonicamente estruturada a partir de um pensamento abissal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / Antônio José Guimarães Brito - Integrante / João Nackle Urt - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Brasil-Moçambique: um olhar Sul-Sul sobre o agronegócio, desterritorialização e dessacralização entre as etnias Kaiowá (MS - Brasil) e Aianá e Macuá (Norte - Moçambique).
Descrição: Vinculado ao grupo de pesquisa FRONTEIRAS, INTEGRAÇÃO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E CULTURA, o projeto tem por objetivo verificar, de forma comparativa, as legislações internacionais, nacionais, regionais e locais do Brasil e Moçambique no que diz respeito às questões territoriais envolvendo sociedades tradicionais no Mato Grosso do Sul (Kaiowá) e do norte de Moçambique (Macua e Aiana) e os proprietários/posseiros do agronegócio em Mato Grosso do Sul, presentes nos países citados; Analisar o impacto dessas ocupações sobre as sociedades tradicionais envolvidas nessa disputa; no que diz respeito ao processo de desterritorialização e dessacralização cultural; Comparar as soluções propostas em ambos os países no intuito de colaborar na formulação de políticas públicas que atenda aos interesses majoritários das sociedades dos respectivos países; Compreender formas de resistência e negociações das sociedades tradicionais manifestas através de produções culturais (organização política, religiosa, direito tradicional, ...) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / Antônio José Guimarães Brito - Integrante / João Nackle Urt - Integrante / Alfa Oumar Diallo - Integrante / Mário Sá - Integrante.
2012 - Atual
Bases para repensar la integración latinoamericana desde los planteos y las prácticas epistémico-políticas del Movimiento Indígena en América Latina
Descrição: O projeto de pesquisa, vinculado ao grupo Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, figura em três eixos: sociológico, centrado nos estudos do ?movimento indígena na América Latina?, histórico, vinculado com a apreensão das realidades locais dos guaranis por meio da oralidade, de relações internacionais, que diz respeito especificamente ao estudo das teorias de integração e a tentativa de discutir novos aportes conceituais a partir da comunicação com os indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Integrante / Felix Pablo Friggeri - Coordenador / Tereza Dulce Spyer - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Projeto- Ação: tráfico de mulheres, vulnerabilidades e fronteiras
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / Bianca Andrade - Integrante.
2013 - 2014
Observatório da Fronteira - Núcleo Políticas e Práticas Educacionais na América Latina
Descrição: O curso de Relações Internacionais visa contribuir com a sociedade, por meio do Observatório da Fronteira, oferecendo uma plataforma que reunirá notícias e análises da conjuntura política, econômica e social da região centro-oeste do Brasil, com foco específico sobre temas que compreendam a dinâmica da fronteira. Dentro desse projeto, Concentrando-se nos eixos de Integração e Sociedade e Cultura, o objetivo do núcleo é concatenar informações e perspectivas acerca da educação na América Latina. Atua em quatro frentes: 1- Análise teórico-metodológica das categorias Fronteira e Educação; 2- Organizações Internacionais, Políticas e Práticas educacionais; 3- Iniciativas de Integração, Políticas e Práticas educacionais; 4- Sociedade Civil Organizada, Políticas e Práticas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / LARA MARTIM RODRIGUES SÉLIS - Integrante.
2012 - 2013
Integrando a tríplice-fronteira na escola: xadrez e filosofia na condição de estratégias de aprendizagem
Descrição: Sinteticamente, o objetivo da comunicação é propiciar o convívio de jovens de 11 a 14 anos, estudantes da tríplice fronteira, através de encontros quinzenais nos quais aprenderão a jogar xadrez e debater. As vivências ocorridas durante o jogo serão reflexionadas, com a mediação de monitores e professores da equipe de extensão, funcionando como pretexto para aprender a reconhecer e valorizar diferenças de personalidade e temperamento, culturais, étnicas, de gênero, entre outras. Os diálogos serão conduzidos de modo a ensinar o grupo a argumentar (no sentido filosófico da palavra), recurso escolhido por seu potencial de ser incorporado pelos participantes para mediar relações interpessoais de modo geral. Considerando-se o perfil do público beneficiário, tal neopatrimônio mostra-se relevante, a fim de contribuir para a minimização, ou mesmo eliminação, do uso da violência como recurso na resolução de problemas e conflitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / Fábio Borges - Integrante / Luciana Ribeiro - Integrante / Jean Faber - Integrante / Letícia Scheidt - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Política na Escola
Descrição: O projeto busca estimular ações nas escolas públicas do Distrito Federal para que, a partir da esfera privada, os alunos entendam como funciona a pública. Desenvolve noções de cidadania, do funcionamento da democracia e oferece cursos de formação para professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Coordenador / Terrie Groth - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Escola pública e processos de globalização: a sala de aula como microcosmo para a compreensão cultural, meio de percepção de identidades e alteridades nacionais e internacionais?.
Descrição: Projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da Unesp de Franca e desenvolvido através de reuniões de estudo e de pesquisa com os discentes das Relações Internacionais. Sua efetivação se dá na escola pública estadual Mário D´Elia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Integrante / Elizabeth Sanches Rocha - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2007
Estar no Mundo: a escola pública montando as peças do quebra-cabeça mundial
Descrição: Trata-se de Projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP, que visa trabalhar com pesquisa e ensino na escola pública. Este projeto é realizado com alunos do curso de Relações Internacionais e é coordenado pela docente...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Integrante / Caio Simões - Integrante / Elizabeth Sanches Rocha - Coordenador / Karen Honório - Integrante / Angela Destro - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2006
Relações Internacionais e Cultura da Paz: a Educação na formação dos jovens cidadãos do mundo
Descrição: Projeto vinculado ao Núcleo de Ensino de Franca e desenvolvido na escola pública. Conta com dois alunos bolsistas e colaboradores do curso de Relações Internacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tchella Fernandes Maso - Integrante / Elizabeth Sanches Rocha - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2014 - 2014
Programa de Escolas Interculturais de Fronteira
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Cadernos de Relações Internacionais
2013 - Atual
Periódico: Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD
2014 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of International Relations


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Relações Internacionais e Integração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História das Relações Internacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASO, T. F.2015MASO, T. F.; Yatim, L. . A (de)colonialidade do saber: uma análise a partir da Universidade Federal da Integração Latino­Americana (Unila). Paidéia (Belo Horizonte), v. 10, p. 30, 2015.

2.
MASO, T. F.2014MASO, T. F.; Yatim, L. . BANCO MUNDIAL E GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO: A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 4, p. 80-94, 2014.

3.
Prado, H2013Prado, H ; MASO, T. F. . AMÉRICA LATINA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, v. 2, p. 1-5, 2013.

4.
MASO, T. F.2012 MASO, T. F.; SELIS, L. M. R. . NA VÉSPERA DO TEMPO: REPENSANDO AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, v. 1, p. 133-155, 2012.

5.
MASO, T. F.2011 MASO, T. F.; SELIS, Lara. ; GALLO, Rafael . O Terrorismo como Agenda das Relações Internacionais: Novos Debates, Velhas Problemáticas. Meridiano 47 (UnB), v. 12, p. 50-57, 2011.

6.
MASO, T. F.2010MASO, T. F.; MASO, Luci . A flauta mágica: a filosofia colaborando com o ensino das linguagens na escola. Revista de Letras Norte@mentos, v. 03, p. 01-15, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MASO, T. F.; TEDESCHI, L. A. (Org.) ; SILVA, M. A. (Org.) ; CARIAS, M. G. G. (Org.) ; JOHNSON, G. A. (Org.) . América Platina - Dilemas, disputas e rupturas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. 246p .

Capítulos de livros publicados
1.
MASO, T. F.; SELIS, L. M. R. . Entre a subalternidade e a emancipação: sobre o desafio de enunciar as Relações Internacionais a partir da América Latina. In: Marcos Antonio da Silva; Guillermo Alfredo Johnson. (Org.). Fronteiras invisíveis : as relações do Brasil com a América Latina. 1ed.Dourados: Ed. UFGD, 2016, v. , p. 11-30.

2.
ROCHA, E. S. ; MASO, T. F. . A Educação sob o prisma das Relações Internacionais: pensando o fragmentário, compreendendo as múltiplas faces do global. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). (Org.). Núcleos de Ensino da UNESP. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 4, p. 31-43.

3.
MASO, T. F.; ROCHA, E. S. ; VANINI, J. ; MATEO, L. ; DUTRA, I. . A sala de aula como microcosmo para a compreensão cultural, meio de percepção de identidades e alteridades nacionais e internacionais. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). (Org.). Núcleos de Ensino da UNESP´- Artigos 2008. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, PROGRAD, 2011, v. 1, p. 649-659.

4.
MASO, T. F.; ROCHA, E. S. . Relações Internacionais e Cultura da Paz: a Educação na formação dos jovens cidadãos do mundo. In: PINHO, Sheila Zambello de e SAGLIETTI, Roberto Corrêa (orgs.). (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp. : , 2008, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MASO, T. F.. Sociologia. Sociologia (São Paulo. 2006), p. 46 - 46, 01 nov. 2011.

2.
MASO, T. F.. A educação para gringo ver (?!). Brasil de Fato, Debate, , v. Nº 371, p. 2 - 2, 08 abr. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SELIS, Lara. ; MASO, T. F. . The dialectics of resistance: a study about the Plurinational State of Bolivia. In: ISA's 57th Annual Convention, 2016, Atlanta. ISA's 57th Annual Convention, 2016.

2.
MASO, T. F.; Urt, J. . Pensamento decolonial latino-americano e sua contribuição para as Relações Internacionais. In: III Fórum Amazônico de Relações Internacionais, 2015, Boa Vista. Anais - III Fórum Amazônico de Relações Internacionais, 2015.

3.
MASO, T. F.; OTERO, L. D. ; GRACAS, S. . Gênero, Raça e Colonialidade na América Latina um debate à luz de Maria Lugones e Silvia Rivera Cusicanqui. In: III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y El Caribe, 2015, Foz do Iguaçu. III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y El Caribe, 2015.

4.
MASO, T. F.; Urt, J. . Relações internacionais: em defesa de um discurso decolonial. In: III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y El Caribe, 2015, Foz do Iguaçu. III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y El Caribe, 2015.

5.
MASO, T. F.; SELIS, L. M. R. . PRÁTICAS INTER/INDISCIPLINADAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ACESSO E MEDIAÇÃO AO CONHECIMENTO SUBALTERNIZADO. In: 2º Seminário de Relações Internacionais Graduação e Pós-Graduação, 2014, João Pessoa. Anais, 2014. p. 1-20.

6.
MASO, T. F.; OTERO, L. D. ; GRACAS, S. . Gênero, Raça e Colonialidade na América Latina: um debate à luz de Maria Lugones e Silvia Rivera Cusicanqui.. In: II Congreso de Estudios Poscoloniales y III Jornadas de Feminismo Poscolonial ? 'Genealogías críticas de la Colonialidad', 2014, Buenos Aires. Anais, 2014.

7.
RIQUENA, R. ; MASO, T. F. . COLONIALIDADE E EUROCENTRISMO NA AMÉRICA LATINA, UM OLHAR SOBRE O DISCURSO DE ANÍBAL QUIJANO. In: 4º Encontro Científico do Curso de Relações Internacionais da UFGD, 2014, Dourados. Anais do 4º Encontro Científico do Curso de Relações Internacionais da UFGD, 2014. p. 171-190.

8.
SELIS, L. M. R. ; MASO, T. F. . INDIGENOUS EPISTEMIC DISOBEDIENCE AT THE BOUNDARIES OF MODERN POLITICS. In: FLACSO-ISA Joint International Conference, 2014, Buenos Aires. FLACSO-ISA Joint International Conference, 2014.

9.
MASO, T. F.; Yatim, L. . A (des) colonialidade do saber: um ensaio a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). In: Seminário de Educação 2013 - Educação e (Des) Colonialidades dos saberes, práticas e poderes, 2013, Cuiabá. Seminário Educação 2013, 2013.

10.
MASO, T. F.. O Passado Que Insiste Em Se Fazer Presente - A Integração Latino-Americana E Sua Sincronicidade Com A Hegemonia Norte-Americana. In: XXIX Congreso ALAS Chile, 2013, Santiago. XXIX Congreso ALAS Chile - Crisis y Emergencias Sociales en America Latina, 2013.

11.
Urt, J. ; MASO, T. F. . SECURITIZAÇÃO DA PRESENÇA INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 2013, Belém do Pará. Anais do VII ENABED - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 2013. p. 510-529.

12.
MASO, T. F.; SELIS, Lara. ; MASO, Tchenna . Erro de Paralaxe: um estudo comparativo do Direito e das Relações Internacionais. In: III Seminário Nacional Sociologia e Política: Repensando desigualdades em Novos Contextos, 2011, Curitiba. Seminário Nacional Sociologia e Política (Online), 2011. v. 4. p. 3-20.

13.
MASO, T. F.; MASO, Luci . A Flauta Mágica: a filosofia colaborando com o ensino das linguagens na escola. In: Relações Raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011, Cuiabá. Anais do Evento, 2011.

14.
MASO, T. F.. Multilateralismo Educacional: um novo tema para as Relações Internacionais?. In: II Seminário Nacional Sociologia e Política da UFPR, 2010, Curitiba. Anais do Evento 2010, 2010. v. 4. p. 3-27.

15.
MASO, T. F.. A educação como agência: a inserção do ideário do Banco Mundial no Estado Brasileiro nas três últimas décadas do século XX. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

16.
MASO, T. F.. Superando o modelo de sinuca internacional: o olhar historiográfico das relações internacionais e a abertura da caixa-preta do Estado. In: II Simpósio de Pós-graduação em Relações Internacionais, 2009. II Simpósio de Pós-graduação em Relações Internacionais, 2009.

17.
MASO, T. F.; VANINI, J. ; SOSSOLOTE, C. . Escola pública e processos de globalização: a sala de aula como microcosmo para a compreensão cultural, meio de percepção de identidades e alteridades nacionais e internacionais. In: Encontro dos núcleos de Ensino da UNESP- 21 anos, 2008, Águas de Lindóia-SP. CD-ROM do Encontro dos Núcleos de Ensino da Unesp-21 anos, 2008. v. 1. p. 1-1.

18.
MASO, T. F.; FELIZARDO, W. ; HONORIO, K. ; NOGUEIRA, P. ; DESTRO, A. ; ROCHA, E. S. . CONHECER PARA COMPREENDER E TRANSFORMAR: O MUNDO EM DEBATE. In: I Simpósio de Educação - Políticas Educacionais em Debate, 2007, Franca. I Simpósio de Educação - Políticas Educacionais em Debate, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MASO, T. F.. O Banco Mundial e seus impactos nas políticas educacionais dos países periféricos: um estudo de caso sobre a situação do Brasil. In: XX Congresso Iniciação Científica, 2008, São José dos Campos. CD-ROM do XX Congresso de Iniciação Científica, 2008.

2.
MASO, T. F.; FELIZARDO, W. ; SIMOES, C. ; DESTRO, A. ; HONORIO, K. ; NOGUEIRA, P. . ESTAR NO MUNDO: a universidade e a escola pública montando as peças do quebra-cabeças mundial. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2007, São Paulo. CD-ROM do XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MASO, T. F.. Desenvolvimento e Assistência Externa: um estudo do Banco Mundial em meio às Relações Internacionais do século XX. In: II Seminário de Organizações, Tecnologia e Relações Internacionais, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do Evento, 2011.

2.
MASO, T. F.. A viagem do elefante: as Relações Internacionais e a construção de uma imagem. In: II Seminário de Organizações, Tecnologia e Relações Internacionais, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do Evento, 2011.

3.
MASO, T. F.. O Banco Mundial e seus impactos nas políticas educacionais dos países periféricos: um estudo de caso sobre a situação do Brasil. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2008, São José dos Campos. CD ROM- XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2008.

4.
MASO, T. F.; ROCHA, E. S. ; HONORIO, K. ; DESTRO, A. ; NOGUEIRA, P. ; FELIZARDO, W. . Conhecer para compreender e transformar: o mundo em debate na sala de aula. In: 1º Simpósio de Educação -Políticas Educacionais em Debate, 2007, Franca. Caderno de Resumos do 1º Simpósio de Educação, 2007. v. 1. p. 1-1.

5.
MASO, T. F.. GUERRA DA ARGÉLIA, 1954-1962: UM OLHAR DAS TEORIAS CLÁSSICAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFOP, 2007, Ouro Preto-MG. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica da UFOP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MASO, T. F.. As Ciências Sociais e a América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MASO, T. F.; SELIS, L. M. R. . Práticas inter/indisciplinadas nas Relações Internacionais: Acesso e Mediação ao conhecimento subalternizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MASO, T. F.; Urt, J. . O giro decolonial e seu potencial renovador para as Relações Internacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MASO, T. F.. Rupturas e Integração na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MASO, T. F.. POTENCIALIDADES E DESAFIOS: UMA OUTRA INTEGRAÇÃO É POSSÍVEL(?)'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Urt, J. ; MASO, T. F. . Securitização da presença indígena no Brasil: uma análise crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MASO, T. F.. O Passado Que Insiste Em Se Fazer Presente - A Integração Latino-Americana E Sua Sincronicidade Com A Hegemonia Norte-Americana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MASO, T. F.; Yatim, L. . A (des) colonialidade do saber: um ensaio a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MASO, T. F.. Educação na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MASO, T. F.. ?As Faces das RI no Brasil?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MASO, T. F.; MASO, Luci . Aflauta mágica: a filosofia colaborando com o ensino das linguagens na escola.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MASO, T. F.. Ideias e Integração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MASO, T. F.. Multilateralismo Educacional: um novo tema para as Relações Internacionais?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MASO, T. F.. O Banco Mundial e seus impactos nas políticas educacionais dos países periféricos: um estudo de caso sobre a situação do Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MASO, T. F.; VANINI, J. ; SOSSOLOTE, C. . Escola pública e processos de globalização: a sala de aula como microcosmo para a compreensão cultural, meio de percepção de identidade e alteridade Nacionais e Internacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MASO, T. F.. Banco Mundial e Idéias Pedagógicas: a educação como foco da atuação de uma Organização Internacional nas três últimas décadas do século XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MASO, T. F.; SIMOES, C. . Resisitindo ao Arrastão Global. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MASO, T. F.; VANINI, J. ; SOSSOLOTE, C. ; DUTRA, I. ; MATEO, L. . O papel do núcleo de Ensino em Relações Internacionais como fomentador do debate sobre identidades culturais e nacionais na América Latina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MASO, T. F.. Conhecer para compreender e transformar: o mundo em debate na sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
MASO, T. F.. O encontro do local-global no diálogo das Relações Internacionais com a Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
MASO, T. F.; SIMOES, C. . Guerra da Argélia, 1954-1962: Um olhar das teorias clássicas das Relações Internacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MASO, T. F.. Refugiados Ambientais: Análise do Conceito a partir do estudo de casos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MASO, T. F.. O microcosmo sala de aula: a educação como lócus de atuação do profissional de Relações Internacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MASO, T. F.; Prado, H . AMÉRICA LATINA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS. Dourados, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MASO, T. F.. Núcleo de Ensino de Relações Internacionais. impresso pela gráfica da UNESP, 2008 (Boletim).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MASO, T. F.. Pareceres técnico-científico para a Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MASO, T. F.. [Sempre Unesp] Atuação em espaços políticos da instituição foi fundamental na formação, acredita aluna egressa da Unesp. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARRANO, P. ; GIANNOTTI, V. ; MASO, T. F. . Os 10 anos do jornal Brasil de Fato como instrumento de comunicação dos movimentos sociais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MASO, T. F.; SELIS, Lara. ; Caio Simões ed Araújo . Manifesto Tupiniquim. 2011; Tema: Teoria, Relações Internacionais e Emancipação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MASO, T. F.. OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA NOVA FORMA DE EMPODERAMENTO?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SA, M. ; MASO, T. F. . Anais do 4º Encontro Científico do Curso de Relações Internacionais da UFGD. 2014. (Editoração/Anais).

3.
MASO, T. F.. A América Latina como nosso local de enunciação: por uma ética da libertação pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MASO, T. F.; Urt, J. . Povos indígenas e colonialidade: (des) caminhos para um diálogo intercultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Prado, H ; SA, M. ; MASO, T. F. . Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD - América Latina: cenários e perspectivas. Ano 2, n.º 3. 2013.. 2013. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Urt, J.; Becker, S; MASO, T. F.. Participação em banca de Livia Estevão Marchetti. Análise de algumas formas elementares das violências estatais contra mulheres indígenas no sul do MS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
BRITO, A.J.; Sá, M.; MASO, T. F.. Participação em banca de Bruna Silva Brasil. Os negros de Dourados e Região no jornal "O Progresso". 2013.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MASO, T. F.; Becker, S; LAMBERTI, R. C. P. P.. Participação em banca de Fernando Vilela de Melo.Ensino e Diversidade na Fronteira: Contornos fluidos, desenhos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
MASO, T. F.; Urt, J.; BRITO, A.J.. Participação em banca de Raíssa Teixeira Almeida de Souza.ALBA: Alternativa anti-imperialista de integração para a América Latina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
MASO, T. F.; Prado, H; PAULON, G.. Participação em banca de JULIANA CAROLINA FAIS.O Processo de Integração na América Central e Caribe: uma estudo com ênfase no CARICOM (Comunidade do Caribe). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
PAULON, G.; ESPOSITO, K. M. G.; MASO, T. F.. Participação em banca de Danielly Coletti Duarte.A IV Conferência Mundial sobre a mulher: as relações internacionais sob a ótica do feminismo construtivista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
JOHNSON, G. A.; REIS, C.; MASO, T. F.. Participação em banca de Gabriel Sandino de Castro.Antonio Gramsci e a arquitetura da Guerra Fria: a disputa entre EUA e a URSS pela hegemonia global. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
MASO, T. F.; MOREIRA JR., H.; Urt, J.. Participação em banca de Maura Bento Tatara.Atores Transnacionais: Teoria das Relações Internacionais na edição 25 da Revista International Organization, 1971. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

7.
MOREIRA JR., H.; MASO, T. F.. Participação em banca de Mauro Sérgio Figueira.BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento: Discurso e prática nas transformações mundiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
MASO, T. F.; SA, M.; Urt, J.. Participação em banca de Rayana Kesty Oliveira Guimarães.O racismo nos EUA e a eleição de Barack Obama: início da era pós-racial?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
Urt, J.; MASO, T. F.; SCHERMA, M.. Participação em banca de Renata Azambuja Eberhart.O Brasil diante das mudanças climáticas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

10.
MASO, T. F.. Participação em banca de Indianara Guedes do Carmo.As tentativas de integração entre Argentina e Brasil no contexto Mercosul-Unasul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
Urt, J.; BRITO, A.J.; MASO, T. F.. Participação em banca de Camila Tiemann dos Santos.Política externa chilena na transição democrática: de Augusto Pinochet (1973 -1989) e Michelle Bachelet (2006- 2010). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

12.
MASO, T. F.; BRITO, A.J.; Urt, J.. Participação em banca de Karina Okamoto Silva.Meio Ambiente e Relações Internacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

13.
Espósito, T.; Silva, C.; MASO, T. F.. Participação em banca de Indiana Guedes do Carmo.As tentativas de integração entre Argentina e Brasil no contexto Mercosul- Unasul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

14.
MASO, T. F.; ROCHA, E. S.; BIZZARIA, M.T.B. Participação em banca de Bruna de Fátima Brito Ferreira.Perspectiva cultural no MERCOSUL: a integração que se faz para além das altas cúpulas do bloco.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
ROCHA, E. S.; BREITENVIESER, C.B.; MASO, T. F.. Participação em banca de Lúcio de Paula Silva.Hibridismo, Cultura e Identidade dinâmica da sociedade contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
MASO, T. F.; LAISNER, R.C.; PAVARINA, Paula R. J.. Participação em banca de Norberto Jorge Pinto Filho.A nova agenda para a América Latina: A influência da UNESCO, no contexto das metas do milênio e do projeto pós-2015, nas políticas educacionais dos países latino-americanos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
ROCHA, E. S.; CAMARGO, J. F.; MASO, T. F.. Participação em banca de Vitor Lopes de Andrade.Representações do exterior em manuais brasileiros de ensino da língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
MASO, T. F.; ALARCON, D.; PIZA, D. T.. Participação em banca de Leila Yatim.A EDUCAÇÃO PARA TODOS NA VISÃO DE POUCOS: DE JOMTIEN A DAKAR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica.

19.
MASO, T. F.. Participação em banca de Ivy de Carvalho Marroco.Fotografia no campo das Relações Internacionais: um elemento de construção identitária para a paz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
MASO, T. F.. Participação em banca de Marina Tannus Peixoto Camargo.O poder da Cultura nas Relações Internacionais: a diplomacia cultural brasileira e sua relação com a comunidade de países de língua portuguesa (CPLP). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
MASO, T. F.. Participação em banca de Stéfanni Fernandes Nunes da Silva.O pertencimento na área de Relações Internacionais: a prospecção do nacional para a relevância acadêmica brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

22.
MASO, T. F.. Participação em banca de Édina Batista da Cruz; Joel Pastorini; José Alexander Szwako.Paradiplomacia: um fenômeno ascendente nas Relações Internacionais pós-Guerra Fria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica.

23.
MASO, T. F.. Participação em banca de Isel Judit Talavera.A cooperação técnica internacional como instrumento de desenvolvimento regional. Estudo de caso: o Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica.

24.
MASO, T. F.. Participação em banca de Ana Claudia dos Santos; Janaina Camargo; Rafael Zamberlan.Os Tribunais Penais Internacionais "Ad hoc" e Permanentes - Instrumentos de Punição do Crime de Genocídio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica.

25.
MASO, T. F.. Participação em banca de Larissa Sauer; Tiago Mattana.Hegemonia Econômica Norte-Americana: Neoconservadores e a Guerra do Iraque. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica.

26.
MASO, T. F.; ROCHA, E. S.. Participação em banca de Thiago Augusto de Freitas Machado.Política Externa estadunidense e ideologia: o papel de Hollywood na legitimação das guerras pós 11 de setembro de 2001. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

27.
MASO, T. F.. Participação em banca de Laura Lyrio Gonçalves.Movimentos sociais e relações internacionais: a luta pela emancipação humana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

28.
MASO, T. F.. Participação em banca de Samantha Dotto Salve.A dimensão educacional do processo de integração latino-americano: o Mercosul educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
MASO, T. F.. Participação em banca de Larissa Jordão Pino.Um novo paradigma de integração nas relações internacionais: o processo de Bolonha e as políticas de padronização da educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MASO, T. F.; Urt, J.; Lamberti, E.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da UFGD. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6 Semana Acadêmica de Relações Internacionais.?Pacificando o branco: ensaios sobre paz e alteridade nas Relações Internacionais?. 2015. (Outra).

2.
III Encuentro desde América Latina y EL Caribe. Relações internacionais: em defesa de um discurso decolonial. 2015. (Congresso).

3.
III Fórum Amazônico de Relações Internacionais.Pensamento decolonial latino-americano e sua contribuição para as Relações Internacionais. 2015. (Outra).

4.
2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós Graduação.Práticas inter/indisciplinadas nas Relações Internacionais: Acesso e Mediação ao conhecimento subalternizado. 2014. (Seminário).

5.
38º Encontro Anual da ANPOCS.O giro decolonial e seu potencial renovador para as Relações Internacionais. 2014. (Encontro).

6.
IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos. COLONIALIDADE E RESISTÊNCIA: A TRADUÇÃO DO SUBALTERNO NOS PROCESSOS POLÍTICOS GLOBAIS. 2014. (Congresso).

7.
Semana de Recepção de Calouros do curso de Ciências Sociais da UFGD.As Ciências Sociais e a América Latina. 2014. (Outra).

8.
V Semana Acadêmica de Relações Internacionais.Mostra de Cinema Latino-Americano - "Ditaduras em Debate, 50 anos do golpe de 1964 no Brasil". 2014. (Outra).

9.
V Seminário Internacional América Platina.Coordenação da Mesa Redonda: " Rupturas e Integração na América Platina". 2014. (Seminário).

10.
XII Semana de Relações Internacionais da UNESP "Visões do Sul: Crise e Transformações do Sistema internacional",."POTENCIALIDADES E DESAFIOS: UMA OUTRA INTEGRAÇÃO É POSSÍVEL(?)". 2014. (Outra).

11.
III Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação. 2013. (Outra).

12.
Seminário Comunicação, Emancipação e Integração na América Latina.Mediadora da Mesa " Os 10 anos do jornal Brasil de Fato como instrumento de comunicação dos movimentos sociais".. 2013. (Seminário).

13.
Seminário de Construção do XXIII Congresso Latino-Americano e Caribenho das entidades estudantis de Agronomia (CLACEEA)..Educação na América Latina. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Descolonizando as Relações Internacionais: contribuições dos estudos pós-coloniais e.Povos indígenas e colonialidade: (des) caminhos para um diálogo intercultural. 2013. (Seminário).

15.
Seminário Educação 2013 - Educação e (des) colonialidades dos saberes, práticas e poderes e.A (des) colonialidade do saber: um ensaio a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2013. (Seminário).

16.
XXIX Congresso Alas Chile - Crisis y Emergencias Sociales en America Latina. O Passado Que Insiste Em Se Fazer Presente - A Integração Latino-Americana E Sua Sincronicidade Com A Hegemonia Norte-Americana. 2013. (Congresso).

17.
Dia Internacional da Mulher e da Diversidade cultural da Unilal. 2012. (Outra).

18.
IV Fórum de Relações Internacionais.Encontro de Bacharéis. 2012. (Outra).

19.
IV Fórum de Relações Internacionais.?As Faces das RI no Brasil?. 2012. (Outra).

20.
II Fórum Sul-Regional de Relações Internacionais.Ideias e Integração. 2011. (Outra).

21.
III Seminário Nacional Sociologia e Política: Repensando desigualdades em Novos Contextos.Erro de Paralaxe: um estudo comparativo do Direito e das Relações Internacionais. 2011. (Seminário).

22.
II Seminário de Organizações, Tecnologia e Relações Internacionais.Hegemonia e Poder: mediações, terrorismo e política externa estadunidense pós- 11 setembro. 2011. (Seminário).

23.
Seminário Educação 2011.A flauta mágica: a filosofia colaborando com o ensino das linguagens na escola.. 2011. (Seminário).

24.
Décimo Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. 2010. (Congresso).

25.
II Seminário Sociologia e Política UFPR.Multilateralismo Educacional: um novo tema para as Relações Internacionais?. 2010. (Seminário).

26.
Seminário Internacional Escolhas Políticas e Políticas Exteriores: Desafios para a Segunda Década do século 21. 2010. (Seminário).

27.
XVII Fórum Brasil-Europa " Clima, Energia e Meio Ambiente na Agenda Política entre Brasil e União Européia". 2010. (Outra).

28.
Conferência Conjunta ABRI-ISA 2009 "Diversidade e Desigualdade na Política Mundial". 2009. (Congresso).

29.
I Fórum de Relações Internacionais.A inserção profissional do bacharem em Relações Internacionais. 2009. (Outra).

30.
III Colóquio de Economia Política do Sistema-Mundo. 2009. (Outra).

31.
II Simpósio de Pós-graduação em Relações Internacionais.Superando o modelo de sinuca internacional: o olhar historiográfico das relações internacionais e a abertura da caixa-preta do Estado. 2009. (Simpósio).

32.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.A educação como agência: a inserção do ideário do Banco Mundial no Estado Brasileiro nas três últimas décadas do século XX. 2009. (Encontro).

33.
XVI Fórum Brasil-Europa " A futura agenda política Européia e as Relações com o Brasil. 2009. (Outra).

34.
Encontro dos núcleos de Ensino da UNESP- 21 anos.ESCOLA PÚBLICA E PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO: A SALA DE AULA COMO MICROCOSMOS PARA A COMPREENSÃO CULTURAL, MEIO DE PERCEPÇÃO DE IDENTIDADE E ALTERIDADE NACIONAIS E INTERNACIONAIS. 2008. (Encontro).

35.
VI Semana de Relações Internacionais.1)Banco Mundial e Idéias Pedagógicas: a educação como foco da atuação de uma OI nas três últimas décadas do século XX/ 2) Resistindo ao arrastão global. 2008. (Outra).

36.
VI Semana de Relações Internacionais.O papel do núcleo de Ensino em Relações Internacionais como fomentador do debate sobre identidades culturais e nacionais na América Latina. 2008. (Outra).

37.
XX Congresso Iniciação Científica. O Banco Mundial e seus impactos nas políticas educacionais dos países periféricos: um estudo de caso sobre a situação do Brasil. 2008. (Congresso).

38.
1º Simpósio de Educação -Políticas Educacionais em Debate.Conhecer para compreender e transformar: o mundo em debate na sala de aula. 2007. (Seminário).

39.
1º Simpósio de Pesquisa na Graduação em Relações Internacionais.O encontro do local-global no diálogo das Relações Internacionais com a Educação. 2007. (Simpósio).

40.
Gramsci e a construção da hegemonia socialista. 2007. (Oficina).

41.
I Semana de Imigrantes Internacionais.Refugiados Ambientais: Análise do Conceito a partir do estudo de casos. 2007. (Outra).

42.
I Simpósio Política e Sociedade na América Latina. 2007. (Simpósio).

43.
Palestra Josué de Castro e a Geopolítica da fome: passado,presente e futuro". 2007. (Outra).

44.
V Semana Cultural- Cultura: espátuculo e as intersecções entre o erudito e o popular. 2007. (Outra).

45.
XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Guerra da Argélia, 1954-1962: Um olhar das teorias clássicas das Relações Internacionais. 2007. (Seminário).

46.
Ciclo de Estudos e Debates sobre a Crise da Democracia e o acesso à Justiça. 2006. (Outra).

47.
Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu- Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2006. (Outra).

48.
III Semana Cultural ?Cultura e Discurso: conflitos culturais, identidade e alteridade". 2006. (Outra).

49.
I Simpósio de questões raciais, identidade e movimentos sociais. 2006. (Simpósio).

50.
IV Semana de Relações Internacionais- Cosmopolistismo ético: conflitos político-culturais.O microcosmo sala de aula: a educação como lócus de atuação do profissional de Relações Internacionais. 2006. (Outra).

51.
Midia e Globalização: o poder da notícia nas Relações Interacionais. 2006. (Outra).

52.
XVI Semana de História: História Repensada. 2006. (Outra).

53.
13 de maio: Um olhar para a África. 2005. (Outra).

54.
Empreendedorismo em Relações Internacionais. 2005. (Outra).

55.
I Encontro Internacional Paulista do 3º Setor e II Fórum Intercambial da Alta Mogiana -Intercâmbio de Experiências e Novas perspectivas Sociais. 2005. (Encontro).

56.
III Semana de Relações Internacionais- idéias e cultura nas Relações Internacionais. 2005. (Outra).

57.
Negociações Internacionais. 2005. (Outra).

58.
Palestra com Marcos Bagno. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASO, T. F.; Diallo, A. O ; Silva, C. ; Prado, H ; MOREIRA JR., H. ; Urt, J. ; SA, M. ; Espósito, T. ; BRUM, A. K. ; SCHERMA, M. . V Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2014. (Outro).

2.
MASO, T. F.; Diallo, A. O ; Silva, C. ; Prado, H ; SA, M. ; HERNANDEZ, M. ; Espósito, T. ; BRUM, A. K. ; SCHERMA, M. . IV Encontro Científico de Relações Internacionais. 2014. (Outro).

3.
MASO, T. F.. Mostra de Cinema Latino-Americano: Ditaduras em Debate, 50 anos do golpe de 1964 no Brasil. 2014. (Outro).

4.
MASO, T. F.. Faculdades Abertas. 2014. (Outro).

5.
MASO, T. F.; JOHNSON, G. A. . V Seminário Internacional América Platina:. 2014. (Congresso).

6.
MASO, T. F.; BRITO, A.J. ; SILVA, M. A. . Simpósio 22: COLONIALIDADE E RESISTÊNCIA: A TRADUÇÃO DO SUBALTERNO NOS PROCESSOS POLÍTICOS GLOBAIS. 2014. (Outro).

7.
MASO, T. F.. Faculdades Abertas. 2013. (Outro).

8.
MASO, T. F.; DARLING, V ; LOURENÇO, R. F. ; Fonseca, Anna . Seminário Comunicação, Emancipação e Integração na América Latina. 2013. (Outro).

9.
MASO, T. F.; MOREIRA JR., H. ; Espósito, T. ; HERNANDEZ, M. ; SA, M. ; Prado, H ; Urt, J. ; Diallo, A. O . IV Semana de Relações Internacionais da UFGD. 2013. (Outro).

10.
MASO, T. F.. Dia Internacional da Mulher e da Diversidade Cultural na UNILA. 2012. (Outro).

11.
MASO, T. F.. Fórum Brasil- Europa. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ÁDILA MUNIZ VIEIRA. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLENCIA DOMÉSTICA: uma análise comparativa entre Brasil e Argentina. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

Iniciação científica
1.
REGIANE ELVIRA RIQUENA BARBOSA DA PAZ. O imperialismo e o colonialismo das relações internacionais. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

2.
Bianca P. de Andrade. Escravidão Contemporânea: A realidade doTráfico de Mulheres no Mato Grosso do Sul. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

3.
Antônio Lorenzzi. Ensaio sobre a relevância dos BRICS para a superação da colonialidade contemporânea.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
HERBERT DE SOUZA VALDEZ MALDONADO. MÍDIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS Análise dos Editoriais do The New York Times sobre os Atentados Terroristas de 11/set/2001. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

2.
VINÍCIUS TIJOLIN BARROS. Waltz, Keohane e Wendt: análise de construções conceituais sobre o poder. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

3.
REGIANE ELVIRA RIQUENA BARBOSA DA PAZ. O SILÊNCIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

4.
JULIANA CAROLINA FAIS. O Processo de Integração na América Central e Caribe: uma estudo com ênfase no CARICOM (Comunidade do Caribe). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

5.
RAÍSSA TEIXEIRA ALMEIDA DE SOUZA. ALBA: Alternativa anti-imperialista de integração para a América Latina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

6.
WILIAN D'AGOSTINI AYRES. Conferencias das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável: renovação do compromisso político na Rio +20. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

7.
SUZIELEN TAIANE DAS GRACAS. Raça e gênero na contemporaneidade: um diálogo entre Silvia Rivera Cusicanqui e a Marcha Mundial das Mulheres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

8.
THAIS SUEMI SAKURADA. As Ong´s como atores das Relações Internacionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

9.
VIRGINIA MARCUCI RAZABONI. Aborto e Emancipação da Mulher: um estudo comparado entre Brasil e uruguai. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

10.
CAIO TIBÉRIO DE CAMARGO E TIMO. Verdade ou verdades: um estudo sobre a construção do conhecimento nas RI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

11.
Larissa de Almeida Nogueira Cervi. Educação e contra-hegemonia nas Relações Internacionais: um olhar sobre o projeto do MST. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

12.
Vanessa Silva Costa. A diplomacia cultural brasileira e os megaeventos esportivos: uma análise da Copa do Mundo de 2014. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

13.
Stéfanni Fernandes. O pertencimento na área de Relações Internacionais: a prospecção do nacional para a relevância acadêmica brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

14.
Leila Yatim. A EDUCAÇÃO PARA TODOS NA VISÃO DE POUCOS: DE JOMTIEN A DAKAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

15.
Edina Batista da Cruz, Joel Pastorini, José Alexander Szwako. Paradiplomacia: um fenômeno ascendente nas Relações Internacionais pós-Guerra Fria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

Iniciação científica
1.
REGIANE ELVIRA RIQUENA BARBOSA DA PAZ. Anibal Quijano, colonialidade e Relações Internacionais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

2.
Daniela Maia Cunha. Segurança Alimentar em Moçambique. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

3.
Letícia Otero. Colonialidade e gênero na América Latina, um olhar sobre o discurso de María Lugones.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

4.
Suzielen das Graças. GÊNERO, ETNCIDADE E COLONIALIDADE: um estudo de Silvia Rivera Cusicanqui. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Pró- Reitoria de Assistência Estudantil - UFGD. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

5.
JULIANA CAROLINA FAIS. A integração centro-americana e caribenha: um estudo do CARICOM. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

6.
WILIAN D'AGOSTINI AYRES. O PAPEL DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM NOVO DEBATE NA RIO +20.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Pró- Reitoria de Assistência Estudantil - UFGD. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

7.
Diana Carolina TrejosViar. Bases para repensar a integração latino-americana desde as práticas epistêmico-políticas do movimento indígena na América Latina.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

Orientações de outra natureza
1.
Vinicius Farah. Monitoria Teoria das Relações Internacionais II. 2013. Orientação de outra natureza. (Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Tchella Fernandes Maso.

2.
Emilli Amarilha. Monitoria Teoria das Relações Internacionais II. 2013. Orientação de outra natureza. (Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Tchella Fernandes Maso.



Outras informações relevantes


Coordena o grupo de pesquisa "A tradução do subalterno no projeto político-epistêmico de superação da colonialidade na América Latina", o qual relaciona os saberes críticos do continente com as narrativas da política global e dinâmicas de resistência. Vale destacar sua vinculação com organizações da sociedade civil, em especial em suas articulações no espaço latino-americano. Tal vivência contribui para a reflexão acerca da necessidade de epistemologias alternativas no campo das Relações Internacionais. Durante sua atuação na UNILA articulou o diálogo da Via Campesina e Universidade por meio do Núcleo Unileiro de Estudos da Via Campesina e Agroecologia (NUEVA). Atualmente na UFGD coordena o Laboratório de Relações Internacionais, que realizará, entre outras coisas, iniciativas nesse sentido.



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