Jaiane Ramos Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5214419587137676
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Prefeitura Municipal de Maracanaú; Professora Assistente dos cursos de graduação na Faculdade Cearense (FaC); Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Educação Brasileira e Currículo, Tecnologia na Educação, EAD. Atua principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Colaborativa, Projetos, Tecnologia na Educação, Informática Educativa, EAD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaiane Ramos Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, J. R.;BARBOSA, JAIANE


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM UMA ESCOLA UCA DO CEARÁ,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Professor Dr. José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Projeto Um Computador por Aluno (UCA); Aprendizagem Colaborativa; CSCL; tecnologia na educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E O MULTICULTURALISMO NO AMBIENTE ESCOLAR.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018
Inglês.
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2011
Extensão universitária em Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010
Extensão universitária em Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Produção de Material Digital em EaD. (Carga horária: 120h).
Instituto UFC Virtual, UFC VIRTUAL, Brasil.
2015 - 2015
Redação Oficial. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARACANAÚ, SME, Brasil.
2015 - 2015
O uso do scratch como ferramenta pedagógica. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação Continuada de Tutores a Distãncia. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014
Produção de Vídeo com o Openshot. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú, NUTEM, Brasil.
2014 - 2014
Hot Potatoes na Educação. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú, NUTEM, Brasil.
2010 - 2013
Formação Brasil UCA. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Como fazer Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em DOSVOX. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Inglês.
CEFET, CLEC, Brasil.
2007 - 2007
Auto-Suficiência Profissional. (Carga horária: 12h).
SER, SER, Brasil.
2006 - 2006
Marketing Pessoal.
Microlins, MICROLINS, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Programação em Web Design (Html, Deam Wea. (Carga horária: 80h).
New Center Informática, NCI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem PROATIVA - do Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Introdução a EAD (64h/a) Pólo: Itapipoca Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista de Graduação -CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, na área de Informática na Educação, com orientação do Prof. Dr. José Aires de Castro Filho.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitoria voluntária da Disciplina Informática Educativa, da FACED - UFC, ministrada pela prof. Maria de Fátima Souza, no semestre 2009.2.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Exerceu atividades de Monitoria voluntária no curso de Informática Educativa, do Centro de Referencia do professor (CRP), ministrado pela professora Luciana Lima. Convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Exerceu atividades de Monitoria voluntária no curso de Informática Educativa, do Centro de Referencia do professor (CRP), ministrado pela professora Raquel Santiago Freire. Convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitoria voluntária da Disciplina Informática Educativa, da FACED - UFC, ministrada pelo prof. José Aires de Castro Filho, nos semestres 2008.1, 2008.2 e 2009.1.


FACULDADES CEARENSES, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

1/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Eduacação a Distância
08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Educação; Carga horária: 80 h/a
01/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios da Administração Escolar; Carga horária: 40 h/a
01/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação Carga horária: 40 h/a
1/2015 - 7/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nivelamento em raciocínio lógico e matemática; Carga horária: 60 h/a

Prefeitura Municipal de Maracanaú, PM/Maracanaú, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Polo UAB, Carga horária: 40
Outras informações
Polo da Universidade Aberta do Brasil , Maracanaú-CE

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTEM), Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Emeief Norma Célia Crispin, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do ensino fundamental

Atividades

4/2012 - Atual
Ensino, Linux Educacional Básico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linux Educacional Básico
2/2012 - Atual
Ensino, Formação ProInfo: curso elaboração de projetos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Elaboração de projetos

Universidade do Parlamento Cearense, UNIPACE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Graduação Tecnologia em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GESCON- Gestão do Conhecimento

Faculdade Maciço de Baturité, FMB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

12/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil
10/2016 - 11/2016
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil
02/2016 - 02/2016
Ensino, gestão escolar e coordenação pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Caga horária: 30 hrs/aula

Programa Um Computador por Aluno, UCA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Coordenador
Outras informações
Programa UCA- PROUCA implantados nos municípios de Fortaleza, Barreira, Maracanaú e Sobral. Ações técnico-pedagógico desenvolvidas: Formação dos formadores e tutores participantes do PROUCA; Acompanhamento das escolas contempladas com o programa; Desenvolvimento do planejamento de atividades pedagógicas envolvendo o uso de laptops educacionais em sala de aula. O UCA - Um Computador por Aluno é ?um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas? (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação ? PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ? ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.


Projeto Um Computador por Aluno, UCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
O UCA - Um Computador por Aluno é ?um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas? (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação ? PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ? ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.


Centro de Referência do Professor, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades de capacitação de professores do laboratório de informática educativa e atendimento ao público.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações
Capacitação de professores do Laboratório de Informática Educativa durante o curso ?Recursos da Internet como Suporte à Educação?


Escolinha Toca da Criança, ETC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora do LIE, Enquadramento Funcional: Professora do LIE, Carga horária: 7



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Laptops XO em Maracanaú
Descrição: A Secretaria de Educação de Maracanaú - SME recebeu, no dia 14 de maio de 2015, a doação de 470 laptops provenientes do projeto UCA que foram doados por meio de uma ação conjunta entre o Instituto UFC Virtual pela pessoa do Prof Dr. José Aires de Castro Filho, Crede I e a escola estadual Carneiro de Mendonça. O contato entre a UFC, Escola, CREDE I e a SME de Maracanaú foi intermediado pela professora Jaiane Ramos, funcionária do Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM) e colaboradora do Projeto UCA e Programa UCA no estado do Ceará. https://sites.google.com/a/virtual.ufc.br/laptop-em-maracanau.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaiane Ramos Barbosa - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante.
2012 - 2012
Sem Fronteiras:Ponte Atlãntica Brasil e Portugal
Descrição: O presente projeto visou promover práticas colaborativas desenvolvidas entre os alunos de duas escolas(Portugal e Brasil), bem como a criação e troca de matérias digitais construídos e compartilhados a partir da utilização do laptop educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Ficção Científica:Mito ou Realidade
Descrição: O projeto buscou como objetivo promover um trabalho interdisciplinar a partir da leitura do gênero textual ficção científica. Para tanto, foram realizadas diversas atividades com o suporte do laptop educacional conectado à Internet..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaiane Ramos Barbosa - Coordenador / Maria Auricélia da Silva - Integrante.
2011 - 2011
Nossos Lugares no Mundo
Descrição: O projeto Nossos Lugares no Mundo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), do Instituto UFC Virtual.Através de atividades presenciais e virtuais, o projeto visa o contato e interação entre alunos de uma escola de Fortaleza e Barreira, acerca de suas culturas locais e do contato presencial com os dois alunos americanos, estes participantes do programa de Intercâmbio. O contato e interação entre os alunos de Fortaleza e Barreira é feito apenas através do Blog http://nossoslugaresnomundo.blogspot.com.br/.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares para o design e o uso de Objeto de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O projeto de Intercâmbio Preparando Especialistas Multidisciplinares No Design e Uso De Objetos De Aprendizagem Com Saliências Culturais do convênio FIPSE-CAPES, é desenvolvido pelo Proativa (Grupo De Pesquisa E Produção De Ambientes Interativos E Objetos De Aprendizagem), do Instituto UFC Virtual em parceria com a Universidade do Estado de Utah (USU) e a Universidade da Geórgia (UGA), ambas nos Estados Unidos, e a Universidade de Campinas (UNICAMP). O intercâmbio tem duração de um semestre e é realizado em uma das universidades norte-americanas. Os alunos desenvolvem também atividades de pesquisa junto ao PROATIVA, nos projetos que envolvem a interação entre culturas, totalizando aproximadamente um ano de participação (metade no Brasil e metade nos Estados Unidos). Cerca de 16 alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Ceará já participaram do programa, realizando atividades nos EUA, e outros, estudantes das universidades norte-americanas participaram das atividades no Brasil. O programa visa capacitar estudantes na produção de recursos educacionais abertos para uso dentro das escolas, bem como sua atuação em atividades de contato entre culturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Brincando no Brasil
Descrição: O projeto Brincando no Brasil foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Fortaleza juntamente com participantes de intrecâmbio dos EUA e República Dominicana.O objetivo desse trabalho é desenvolver a construção de uma história digital pelos alunos participantes do projeto através de uma atividade colaborativa. Além disso, o trabalho cria uma história de maneira multicultural, ou seja, com alunos de culturas diferentes, constitui-se em atividade inovadora dentro do contexto escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Me perdi e me achei no Brasil
Descrição: O projeto Me perdi e me achei no Brasil tem como principal objetivo realizar um projeto colaborativo e estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades (alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza e alunos da mesma faixa etária de uma escola da cidade de Villejuif, próximo a Paris, França), utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos para a criação de um conto digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Interligando Mundos
Descrição: O projeto Interligando Mundos é uma iniciativa de professoras-pesquisadores das cidades de Fortaleza e São Paulo para colocar em contato estudantes de três comunidades de culturas e hábitos diferentes (Fortaleza, São Paulo e Japão - ver cidade) a fim de gerar debates e discussões a cerca de variados assuntos tais como: meio ambiente, saúde, habitação, educação, esportes; além de assuntos do interesse dos estudantes, como filmes, música, programas de televisão, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2013
Primeiro, Aprender Digital
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de material didático em formato digital para o Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Ceará..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / Thiago de Albuquerque Gomes - Integrante / Shirliane Matos de Souza - Integrante / Atílio Gomes Luiz - Integrante / Juscileide Braga de Castro - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Maria de Fátima Costa e Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - Atual
PROATIVA
Descrição: O Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem desenvolve a elaboração dessas ferramentas digitais juntamente com as atividades de pesquisa relacionadas ao uso desses materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EAD.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Objetos de Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais, Univerdidade Federal de Pernambuco- UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, A. C.2008 FERNANDES, A. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, L. L. V ; BARBOSA, J. R. ; MATOS, C. J. R ; CASTRO FILHO, J. A. . Informática Educativa: Estudo de um Modelo de Implementação. Hífen (Uruguaiana. Online), v. 32, p. 253-261, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, M. A. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A . DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará ? EdUECE, 2014. v. 4. 6.722p .

2.
SILVA, M. A. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. IV. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

3.
LIMA FILHO, C. B. ; BARBOSA, J. R. ; PEREIRA, T. E. B. . Educação Brasileira em Múltiplos Olhares. 119. ed. Fortaleza: UFC, 2012. 332p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. A. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Trabalho Colaborativo: Aprendendo e Ensinando com o Laptop. In: CASTRO FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública.. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 9-331.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FEITOSA, J. A. F. ; SILVA, F. C. M. ; BARBOSA, J. R. . Informática Educativa no município de Maracanaú: reflexões e construção de uma práxis. Revista da Secretaria de Educação de Maracanaú. A gestão refletindo suas práticas., http://www.maracanau.ce.gov.br, p. 1 - 68, 01 abr. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOURADO, TEREZA ; BARBOSA, J. R. . Uma geração conectada: Experiência de uso do YouTube por meio do Concurso Aluno Digital. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), 2018, Fortaleza. Cultura Maker na Escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, 2018.

2.
BARBOSA, JAIANE; DOURADO, TEREZA . Tecnologias Móveis: Laptop XO e suas Contribuições para o Ensino de Música na Escola. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@39942432. p. 866.

3.
SOUZA, WALÉZIA LOPES VASCONCELOS DE ; BARBOSA, JAIANE ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Projeto Colaborativo Sem Fronteiras Ponte Atlântica Brasil e Portugal: Uma Experiência de Utilização do Laptop como Ferramenta Educacional. In: III Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, 2015, Maceió. v. 21. p. 796-614.

4.
BARBOSA, J. R.; SILVA, M. A. ; CASTRO FILHO, J. A. . Projeto Ficção Cientifica: mito ou realidade? Trabalhando Gênero Textual de Forma Colaborativa. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2014, Dourados- MS. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2014. Porto Alegre ? RS: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2014.

5.
SILVA, M. A. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A . Trabalho colaborativo na escola com uso de tecnologias móveis. In: VII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de E nsino, 2014, Fortaleza. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará ? EdUECE, 2014.

6.
BARBOSA, J. R.; SANTOS, M. S. ; OSMUNDO, M. L. F. ; SILVA, M. A. ; FERNANDES, A. C. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A . Relato de Experiência de um Projeto Colaborativo Intitulado Sem Fronteiras: Ponte Atlântica Brasil e Portugal. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Eletrônicos, 2012.

7.
LIMA, M. S. S. ; OSMUNDO, M. L. F. ; LIMA, L. L. V ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. ; CASTRO FILHO, J. A . Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: 18º Workshop de Informática na Escola, 2012, Rio de Janeiro. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável, 2012.

8.
LIMA, L. L. V ; MUNIZ, R. F. ; LIMA, D. A. ; MAIA, D. L. ; LIMA, M. S. S. ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. ; CASTRO FILHO, J. A . A Gente Faz História: Tecnologias Digitais e Trocas Culturais entre Alunos Brasileiros e Americanos em uma Escola UCA. In: 18º Workshop de Informática na Escola, 2012, Rio de Janeiro. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável, 2012.

9.
NASCIMENTO, K.A.S ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas.. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Atalaia ? Aracaju ? Sergipe.. Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento, 2011.

10.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, A. C. ; LIMA, L. L. V ; FREIRE, Raquel Santiago ; PEQUENO,M.C. . Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental.. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola-WIE, 2010, Belo Horizonte. Computação verde: Desafio científicos e tecnológicos, 2010.

11.
LIMA, L. L. V ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. ; CASTRO FILHO, J. A ; FREIRE, R. S. ; PEQUENO,M.C. . Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola.. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte. Computação verde:desafios científicos e tecnológicos, 2010.

12.
FERNANDES, A. C. ; BARBOSA, J. R. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, L. L. V ; CASTRO FILHO, J. A . Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com Professores do Ensino Fundamental. In: XV Workshop Sobre Informática na Escola, 2009, Bento Gonçalves/RS. Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem, 2009.

13.
FERNANDES, A. C. ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, J. R. ; LIMA, L. L. V ; CASTRO FILHO, J. A . Interligando Mundos, Conhecimento e Cultura: Uma experiência on line entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil x Japão. In: Virtual Educa, 2009, Argentina. Aguardando publicação, 2009.

14.
FERNANDES, A. C. ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, J. R. ; LIMA, L. L. V ; QUEIROZ,L . Informática Educativa: Estudo de um Modelo de Implementação. In: XIII Simposio de Informática e VIII Mostra de Software Academico - SIMS, 2008, Uruguaiana - RS. Revista Hífen. Uruguaiana: ediPUCRS, 2008. v. 32.

15.
LIMA, L. L. V ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A . Por uma vírgula: aplicação de um objeto de aprendizagem de língua portuguesa na escola. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. Anais Eletrônicos do 2° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: multimodalidade e ensino., 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S. ; VAZ, M. E. ; BARBOSA, J. R. . Transformando a contação de histórias: relato de experiência de um trabalho colaborativo desenvolvido entre professores da sala de aula e laboratório de informática. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), 2018, Fortaleza. Cultura Maker na Escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, 2018.

2.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A. ; MATOS, C. J. R . Objetos de aprendizagem com saliências culturais: tecnologia e multiculturalismo no ambiente escolar. In: XXIX Encontro de Iniciação Científica, 2010, Fortaleza. Resumos Aceitos pela PRPPG, 2010.

3.
MATOS, C. J. R ; SOUZA,M.F.C ; BARBOSA, J. R. . Avaliando objetos de aprendizagem a partir de testes pedagógicos. In: XXIX Encontro de Iniciação Científica, 2010, Fortaleza. Resumos Aceitos pela PRPPG, 2010.

4.
BARBOSA, J. R.; LIMA, L. L. V ; LIMA, L. M. Q. de ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, A. C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Tecnologia na educação: uma experiência on-line de conhecimento e cultura entre alunos do Brasil e Japão. In: XXVIII Encontro de Iniciação Científica, 2009, Fortaleza. Resumos Aceitos pela PRPPG, 2009.

5.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, L. L. V . Objetos de aprendizagem: aplicação de um OA de lÍngua portuguesa em sala de aula.. In: XXVII Encontro de Iniciação Científica, 2008, Fortaleza. Resumos - Iniciação Científica -Educação, 2008.

6.
LIMA, L. L. V ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Objetos de aprendizagem no contexto escolar: uma nova ferramenta de auxilio ao processo de ensino-aprendizagem.. In: XXVII Encontro de Iniciação Científica, 2008, Fortaleza. Resumos - Iniciação Científica -Educação, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, J. R.. Gestão dos laboratórios escolares de informática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, W. L. V. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A . Projeto Colaborativo Sem Fronteiras Ponte Atlântica Brasil e Portugal: Uma Experiência de Utilização do Laptop como Ferramenta Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, M. A. ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A. . Formação Docente e Trabalho Colaborativo no Projeto Um Computador Por Aluno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A. ; MATOS, C. J. R . Objetos de aprendizagem com saliências culturais: tecnologia e multiculturalismo no ambiente escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARBOSA, J. R.; FERNANDES, A. C. ; LIMA, L. L. V ; CASTRO FILHO, J. A ; QUEIROZ,L ; FREIRE, R. S. . Tecnologia na educação: uma experiência on-line de conhecimento e cultura entre alunos do Brasil e Japão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BARBOSA, J. R.; RIBEIRO, J. A. . ?Quem sou eu??: relato de experiência sobre o projeto a construção de si pela criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARBOSA, J. R.; LIMA, L. L. V ; CASTRO FILHO, J. A . Objetos de aprendizagem: aplicação de um OA de língua portuguesa em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, L. L. V ; BARBOSA, J. R. ; CASTRO FILHO, J. A . Por uma vírgula: aplicação de um objeto de aprendizagem de língua portuguesa na escola.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BARBOSA, J. R.; SOUSA,Regiane. . Manual Prático de Metodologia Científica: Uma ferramenta de auxílio aos estudantes de graduação na produção acadêmica.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A ; GOMES, T. A. ; SILVA, F. J. T. ; CAMELO, L. S. ; SILVA, M. M. P. E. ; ARAUJO, M. C. . Números Múltiplos. 2008.

2.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A ; LIMA, L. L. V ; VASCONCELOS, G. ; AMARAL,L. ; NORMANDI.D ; QUEIROZ,L . Por Uma Vírgula. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, J. R.; SILVA, M. A. . III Seminário UCA-Ceará. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, J. R.. Site NUTEM. 2015; Tema: Site NUTEM. (Site).

2.
BARBOSA, J. R.. Laptops XO em Maracanaú. 2015. (Site).

3.
BARBOSA, J. R.. II Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2014; Tema: Construindo Aprendizagem significativa para a vida. (Site).

4.
BARBOSA, J. R.; SILVA, A. A. G. . Comunidade NUTEM. 2013; Tema: Comunidade NUTEM. (Rede social).

5.
BARBOSA, J. R.. I Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2013; Tema: I Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, J. R.. Uso pedagógico das ferramentas do Google. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA, J. R.. Avaliação institucional FaC. 2017. (Formulário online).

3.
BARBOSA, J. R.; NUNES, F. S. F. . Tecnologias assistivas: Comunicação alternativa aumentativa (CAA). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARBOSA, J. R.; BATISTA, J. G. . Estratégias inovadoras de ensino como a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBOSA, J. R.; SILVA, A. A. G. . Formação para uso dos Laptops XO. 2015. .

6.
BARBOSA, J. R.. Oficina Construção de Livro Digital. 2014. .

7.
BARBOSA, J. R.. Minicurso de WEB 2.0. 2012. .

8.
BARBOSA, J. R.. Ficção Científica: Mito ou Realidade. 2012. (Livro Digital).

9.
BARBOSA, J. R.; FREIRE, R. S. ; SOUZA, S. M. ; DEMETRIO, M. N. C. N. ; CASTRO FILHO, J. A. . Primeiro Aprender Digital. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto).

10.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A. . Objetos de aprendizagem com saliências culturais: tecnologia e multiculturalismo no ambiente escolar. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
BARBOSA, J. R.; CASTRO FILHO, J. A . Objetos de aprendizagem com saliências culturais: Desenvolvimento e uso no ambiente escolar. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GONCALVES, Z. S.; BARBOSA, J. R.. Participação em banca de JULIANA LUSTOSA JUCÁ. ?A MINHA SEGUNDA CASA?: CUCA MONDUBIM COMO ESPAÇO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
BARBOSA, J. R.. Participação em banca de Juliana lustosa Jucá. A ,minha segunda casa: Cuca Modubim como espaço de referência da juventude. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROSO, M. H. G.; NUNES, F. S. F.; BARBOSA, J. R.. Participação em banca de ALEXSANDRA MARIA DE SOUZA FREITAS.A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE.

2.
SILVA, D. M. M.; FERREIRA, T. F.; BARBOSA, J. R.. Participação em banca de ANA CLÁUDIA SEVERINO DOS SANTOS.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES.

3.
AMARAL, P. C.; BARBOSA, J. R.. Participação em banca de LUCIFRANCI GOMES DE LIMA LINHARES.A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM TDAH EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARACANAÚ-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES.

4.
OLIVEIRA, A. P. V.; BARBOSA, J. R.; MARINHO, G. S.. Participação em banca de ANGELICA BATISTA OLIVEIRA.AS PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE.

5.
SIMOES, L. L. F.; BARBOSA, J. R.; LEANDRO, R. B.. Participação em banca de OCINEIDE MOURA DE OLIVEIRA.A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE.

6.
AMARAL, P. C.; BARBOSA, J. R.; NUNES, F. S. F.. Participação em banca de Maria Simone Lima Alves.O papel da escola na alfabetização de crianças hiperativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES.

7.
NUNES, F. S. F.; BARBOSA, J. R.; SIMOES, L. L. F.. Participação em banca de Cíntia Cunha Herculano.A prática pedagógica do centro de educação especial no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas: avanços e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES.

8.
OLIVEIRA, J. C.; BARBOSA, J. R.; SIMOES, L. L. F.. Participação em banca de Francisco Legítimo da Silva.Educação de jovens e adultos: um comparativo entre a legislação de Brasil e Portugal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BARBOSA, J. R.; SILVA, F. C. M.; FEITOSA, J. A. F.; SILVA, A. A. G.; XIMENES, T. L.. Processo seletivo para professor dos Laboratórios de Informática Educativa das Escolas Municipais de Maracanaú. 2014. Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú.

Outras participações
1.
BARBOSA, J. R.. Comitê de revisão dos artigos submetidos ao IV Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
BARBOSA, J. R.. Comitê de revisão dos artigos submetidos ao III Workshop de Tecnologias Móveis na Educação. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

3.
BARBOSA, J. R.. Comitê de avaliação dos artigos submetidos ao II WTME- CBIE 2014. 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
BARBOSA, J. R.. Comitê de avaliação dos artigos submetidos ao WUCA - CBIE2013. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONFERÊNCIA ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (COEPE). 2018. (Outra).

2.
Educação para o século 21: Emancipatória, inovadora e solidária.Educação a Distância: A Gestão de um Caso de Sucesso, Inovação e Solidariedade. 2018. (Encontro).

3.
Falando sobre ENADE: reflexões e práticas docentes. 2018. (Oficina).

4.
FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARACANAÚ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2018. (Outra).

5.
II Feira do Conhecimento ? Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios. 2018. (Feira).

6.
III ENCONTRO DO FÓRUM DE COORDENADORES DE POLO UAB DO CEARÁ.I OFICINA FECOUAB-CE: Desafios da Gestão de Polos Acadêmicos de Apoio Presenciais e debate de ações do biênio 2018/2019. 2018. (Encontro).

7.
III Seminário de Integração dos Polos UAB.Formação de professores em EAD: Licenciatura em artes visuais nos Polos UAB Maracanaú e Orós. 2018. (Seminário).

8.
XIII Eencontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação. 2018. (Encontro).

9.
XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). 2018. (Congresso).

10.
Encontro Regional de Coordenadores de Polos no Âmbito Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2017. (Encontro).

11.
II Seminário de Integração dos Polos da UAB do Ceará. 2017. (Seminário).

12.
I Seminário de Integração dos Polos da UAB do Ceará. 2016. (Seminário).

13.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE/X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem-LACLO. Projeto Colaborativo Sem Fronteiras Ponte Atlântica Brasil e Portugal: Uma Experiência de Utilização do Laptop como Ferramenta Educacional. 2015. (Congresso).

14.
XX Congreso Internacional de Informática Educativa. 2015. (Congresso).

15.
III Seminário UCA Ceará. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Municipal de Tecnologias na Educação. 2014. (Seminário).

17.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação..Mini - cursoTwo year of MOOCs: lessons learned Prof. Dr. Pierre Dillenbourg. 2014. (Outra).

18.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação.. 2014. (Outra).

19.
XVII ENDIPE: A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade..Trabalho colaborativo na escola com uso de tecnologias móveis. 2014. (Encontro).

20.
II Seminário UCA Ceará. 2013. (Seminário).

21.
Seminário Municipal de Tecnologias na Educação: Proposições para a Política Educacional. 2013. (Seminário).

22.
4° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO COLABORATIVO INTITULADO SEM FRONTEIRAS: PONTE ATLÂNTICA BRASIL E PORTUGAL. 2012. (Simpósio).

23.
IV Semana da Pedagogia UFC.Discutindo os temas transversais dos PCN e suas práxis pedagógicas. 2011. (Outra).

24.
VII Semana de Humanidades UFC-UECE. 2010. (Outra).

25.
XXVIII Encontro de Iniciação Científica.Objetos de aprendizagem com saliências Culturais: tecnologia e multiculturalismo no ambiente escolar. 2010. (Encontro).

26.
XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental. 2010. (Congresso).

27.
Encontro de Práticas Docentes."Quem sou eu?": Relato de experiência sobre o projeto a construção de si pela criança. 2009. (Encontro).

28.
II Semana de Pedagogia. 2009. (Outra).

29.
XXVIII Encontro de Iniciação Científíca.Tecnologia na Educação: Uma experiência on-line de conhecimento e cultura entre alunos do Brasil e Japão. 2009. (Encontro).

30.
2° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.POR UMA VIRGULA: APLICAÇAO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA NA ESCOLA.. 2008. (Simpósio).

31.
XXVII Encontro de Iniciação Científica.OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DE UM OA DE LINGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA. 2008. (Encontro).

32.
I Colóquio Internacional de História e Memória da Educação - UFC - Aracati, 40h, Maio de 2007.. 2007. (Congresso).

33.
Ludicidade pelo movimento:Em Busca de Um Abraço Amigo. 2007. (Outra).

34.
XVI Encontro de Iniciação à Docência.Manual Prático de Metodologia Científica- Uma Ferramenta de Auxílio aos estudantes de Graduação na Produção Acadêmica. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, M. V. T. ; LAGE, J. C. ; REIS, M. H. S. ; MOREIRA, F. S. ; BARBOSA, J. R. ; ANTERO NETO, J. F. . III ENCONTRO DO FÓRUM DE COORDENADORES DE POLO UAB DO CEARÁ I OFICINA FECOUAB-CE: Desafios da Gestão de Polos Acadêmicos de Apoio Presenciais e debate de ações do biênio 2018/2019. 2018. (Outro).

2.
BARBOSA, J. R.; SILVA, A. A. G. ; FEITOSA, J. A. F. ; SILVA, F. C. M. ; XIMENES, T. L. . IV Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2016. (Outro).

3.
BARBOSA, J. R.; SILVA, F. C. M. ; XIMENES, T. L. ; SILVA, A. A. G. ; FEITOSA, J. A. F. . III Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2015. (Outro).

4.
BARBOSA, J. R.. Coordenador de Sessão Técnica no CBIE/LACLO do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015. 2015. (Congresso).

5.
BARBOSA, J. R.; SILVA, F. C. M. ; SILVA, A. A. G. ; FEITOSA, J. A. F. ; XIMENES, T. L. . II Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2014. (Outro).

6.
BARBOSA, J. R.; SILVA, F. C. M. ; FEITOSA, J. A. F. ; SILVA, A. A. G. . I Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2013. (Outro).

7.
BARBOSA, J. R.; LIMA, L. L. V ; CASTRO FILHO, J. A ; SANTOS, M. S. . I Séminario do Projeto Um Computador por Aluno- CE. 2012. (Outro).

8.
BARBOSA, J. R.. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2008. (Outro).

9.
BARBOSA, J. R.. I Colóquio Internacional de História da Educação no Ceará IV Encontro Cearense de Historiadores da Educação (UFC). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADNA DE CARVALHO VERAS. O PROCESSO EDUCAIONAL NA TERCEIRA IDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

2.
TATIANE VIEIRA DA SILVA. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: A AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

3.
MARCOS ADONAI GUEDES DE SOUSA. AS CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DA TURMA DE 2° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

4.
JÉSSICA PEREIRA ALVES. Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Um estudo de caso sobre o software coelho sabido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

5.
MARIA DO SOCORRO SILVEIRA. Pedagogia Empresarial: Uma Nova Perspectiva de Trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - fACULDADE CEARENSE. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

6.
MARIA LEONIZIA DE OLIVEIRA SOUZA. A IMPORTÂNCIA DO GRAFISMO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES CEARENSES. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
JOELMA ALVES AMORIM. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO POLO UAB MARACANAÚ. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - UAB Polo Maracanaú. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

2.
RENATO CAMPELO DUARTE. A IMPOTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UAB ? UECE, POLO MARACANAÚ. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em química) - UAB Polo Maracanaú. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.

3.
RENATA BARBOSA MONTEIRO MACHADO. EXPECTATIVAS X REALIDADES DA EAD: VIVÊNCIAS E DESAFIOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO POLO UECE/CE. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - UAB Polo Maracanaú. Orientador: Jaiane Ramos Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, J. R.. Gestão dos laboratórios escolares de informática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARBOSA, J. R.. Oficina Construção de Livro Digital. 2014. .

2.
BARBOSA, J. R.. Minicurso de WEB 2.0. 2012. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, J. R.; SILVA, M. A. . III Seminário UCA-Ceará. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, J. R.; SILVA, A. A. G. . Comunidade NUTEM. 2013; Tema: Comunidade NUTEM. (Rede social).

2.
BARBOSA, J. R.. Site NUTEM. 2015; Tema: Site NUTEM. (Site).

3.
BARBOSA, J. R.. II Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2014; Tema: Construindo Aprendizagem significativa para a vida. (Site).

4.
BARBOSA, J. R.. I Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. 2013; Tema: I Encontro de Informática Educativa de Maracanaú. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 13:44:22