Márcia Regina Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8130369491893055
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Márcia Regina Rodrigues é doutora em Estudos Literários (UNESP / FAPESP /BEPE-FAPESP), bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP); autora dos livros ABSURDO E CENSURA NO TEATRO PORTUGUÊS (2017) e TRAÇOS ÉPICO-BRECHTIANOS NA DRAMATURGIA PORTUGUESA (2010). Foi professora substituta de Críticas da Poesia e de Literatura e Cultura Portuguesa do Departamento de Literatura da UNESP- Araraquara (2015). É integrante, desde 2015, do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC - UNESP/Araraquara); do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre a Modernidade (UNESP/ São José do Rio Preto) e do GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL. Em 2017 (junho a novembro), realizou Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET-FLUL), com Bolsa CAPES de Estágio Pós-Doutoral no Exterior. Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Regina Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, M. R.;RODRIGUES, MÁRCIA REGINA


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Estudos Literários.
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro (Orientador: Dra. Maria João Brilhante).
Título: Absurdo e censura na cena portuguesa: estudo do teatro de Prista Monteiro, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Renata Soares Junqueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: teatro; teatro e sociedade; teatro português.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2008 - 2010
Mestrado em Estudos Literários.
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
Título: Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª Dra. Renata Soares Junqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dramaturgia portuguesa; teatro épico; Bertolt Brecht.
1986 - 1993
Graduação em Letras Espanhol / Português -Bacharel/Licenciatura.
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas USP, FFLCH USP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Centro de Estudos de Teatro da Fac. de Letras da Universidade de Lisboa, CET-FLUL, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2011 - 2011
Literatura, cinema e televisão. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Literatura e Cinema. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Relações Privilegiadas entre cinema e literatura. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
2010 - 2010
O Douro, o Pão e a Primavera: cinema português. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Literatura Portuguesa: Herança Pessoana. (Carga horária: 20h).
FCL - UNESP / Araraquara, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara, FCL- UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Departamento de Literatura, tendo ministrado as disciplinas: "Críticas da Poesia" (4º ano da Graduação em Letras) e "Literatura e Cultura Portuguesa" (1ª ano da Graduação em Letras).

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Doutorado, financiada pela FAPESP, tendo ministrado aulas eventuais na Graduação em Letras, Pós-graduação em Estudos Literários e Curso de Extensão, sob a orientação e supervisão da Dra. Renata Soares Junqueira, do Departamento de Literatura.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Mestrado financiada pela CAPES, tendo ministrado eventuais aulas na Graduação em Letras, sob a orientação e supervisão da Dra. Renata Soares Junqueira, do Departamento de Literatura.


Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de Teatro, FLUL- CET, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa como parte do Doutorado, com Bolsa BEPE - FAPESP. sob a orientação da Dra. Maria João Brilhantes, tendo ministrado uma Aula Aberta - "O teatro de Prista Monteiro nos palcos portugueses e no cinema de Manoel de Oliveira" para alunos de Licenciatura em Artes do Espetáculo.


Colégio Rainha da Paz (Associação de Educação e Cultura), CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Escola Brasileira Israelita Chaim N. Bialik, COLÉGIO BIALIK, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Literatura Ensino Médio, Carga horária: 20


Colégio Waldorf São Paulo, COLÉGIO WALDORF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Literatura Ensino Médio, Carga horária: 20


Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor Jr., Carga horária: 30


Hexágono Instituto de Educação e Cultura, HIEC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Literatura Ensino Médio, Carga horária: 20


Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Redação Ensino Médio, Carga horária: 20


Intergraus, I, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora de material didático, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Teatrais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de língua portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
RODRIGUES, Márcia Regina  Data: 23/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, M. R.2019RODRIGUES, M. R.. Convergências estéticas entre O render dos heróis e O Delfim, de José Cardoso Pires. Revista de Estudos Literários, v. 8, p. 463-481, 2019.

2.
RODRIGUES, M. R.2018 RODRIGUES, M. R.. O contributo de Luís de Lima para a cena brasileira moderna: a tradução da obra de Ionesco. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 18, p. 46-56, 2018.

3.
RODRIGUES, MÁRCIA REGINA2017 RODRIGUES, MÁRCIA REGINA. A dimensão pedagógica na dramaturgia de Pepetela. Abril (Niterói), v. 8, p. 55-66, 2017.

4.
RODRIGUES, M. R.2017RODRIGUES, M. R.. A desfiguração humana e a não identificação em Fim de partida, de Beckett. Revista Olho d'água, v. 9, p. 153-163, 2017.

5.
RODRIGUES, M. R.;RODRIGUES, MÁRCIA REGINA2014RODRIGUES, M. R.. Diálogos dramatúrgicos e o mito de Pigmalião na peça O colete de Xadrez, de Prista Monteiro. Revista do SELL, v. 4, p. 1-14, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, M. R.. Absurdo e censura no teatro português: a produção dramatúrgica de Helder Prista Monteiro - 1959-1972. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. v. 1. 257p .

2.
RODRIGUES, M. R.. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: o render dos heróis de Cardoso Pires e felizmente há luar!, de Sttau Monteiro. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2010. 147p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, M. R.; ALVES, L. K. ; MIRANDA, C. A. . As Crianças, os Jovens e os Professores em Núcleos de Vivência Teatral da Cia. Paideia de Teatro: entrevista a Amauri Falseti. In: ALVES, L. K. ; MIRANDA, C. A.. (Org.). Teatro e Ensino I: Estratégias de Leitura do Texto Dramático. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. I, p. 221-231.

2.
RODRIGUES, M. R.; HENRIQUES, B. M. ; CAMOES, J. ; ALMEIDA, M. J. . Teatro do absurdo e teatro épico: renovação, hibridismo e divergência na dramaturgia portuguesa dos anos de 1960. In: Bruno M. Henriques; José Camões; Maia João Almeida. (Org.). Théâtre: esthétique et pouvoir (Tome 2): XXe et XXIe siècles. 1ªed.Paris: Le Manuscrit Savoirs, 2016, v. II, p. 127-140.

3.
RODRIGUES, M. R.; CABRERA, A. ; COSTA, C. C. . O teatro do absurdo e a censura salazarista: A bengala de Prista Monteiro. In: CABRERA, Ana; COSTA, Cristina C.. (Org.). Atas Congresso Internacional sobre Censura ao Teatro e ao Cinema 2013. Capítulo: O teatro do absurdo e a censura salazarista: A bengala de Prista Monteiro. 1ªed.Lisboa: CIMJ - Centro de Investigação, Media e Jornalismo, 2014, v. 1, p. 136-148.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, M. R.. As mesas de reflexão no X Festival Paideia. Revista Paideia, São Paulo, p. 16 - 20, 06 jun. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, M. R.. Absurdo e censura na cena portuguesa: estudo do teatro de Prista Monteiro. In: XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2014, Araraquara /SP. XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Trabalhos completos - FCL - UNESP. Araraquara: FCL - UNESP, 2014. p. 746-750.

2.
RODRIGUES, M. R.. A narrativa tripartida no filme Inquietude de Manoel de Oliveira. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)igualdades, 2011, Salvador - BA. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais Diversidades e (Des)igualdades, 2011. p. 1-11.

3.
RODRIGUES, M. R.. O teatro de Prista Monteiro no cinema de Manoel de Oliveira. In: Anais do XII seminário de Pesquisa do Programa de Pós-G4raduação em estudos Literários e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP:, 2011, Araraquara. Anais do XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP -, 2011. p. 400-409.

4.
RODRIGUES, M. R.. Primeiras inspirações brechtianas no teatro português antes do 25 de Abril. In: X Seminário de Pesquisa IV Simpósio de Literaturas - Diálogos com a crítica de Antonio Candido e Diálogos com a França, 2009, Araraquara. Anais do X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2009. v. 1. p. 139-143.

Artigos aceitos para publicação
1.
RODRIGUES, M. R.. Luís de Lima em Portugal antes do 25 de Abril. Sinais de Cena, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, M. R.. Luís de Lima e O SALÁRIO DO MEDO, de Henry-Georges Clouzot. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, M. R.. A tradução como contributo para o desenvolvimento do teatro moderno: Luís de Lima, o primeiro tradutor de Ionesco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES, M. R.. As contribuições de Luís de Lima para o teatro brasileiro e português - Debate de Projeto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, M. R.. A desfiguração humana e a não identificação em Fim de partida, de Samuel Beckett. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES, M. R.. O teatro do absurdo e a censura salazarista: A bengala, de Prista Monteiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES, M. R.. Diálogos dramatúrgicos e o mito de Pigmalião em 'O colete de xadrez', de Prista Monteiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES, M. R.. Absurdo e censura na cena portuguesa: estudo do teatro de Prista Monteiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES, M. R.. Aspectos do Teatro do Absurdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RODRIGUES, M. R.. Teatro do absurdo e Teatro épico: renovação, hibridismo e divergência na dramaturgia portuguesa dos anos de 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RODRIGUES, M. R.. A expressão do absurdo na cena portuguesa: Prista Monteiro e o Diálogo com Beckett. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUES, M. R.. A narrativa tripartida no filme Inquietude de Manoel de Oliveira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RODRIGUES, M. R.. O teatro de Prista Monteiro no cinema de Manoel de Oliveira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RODRIGUES, M. R.. O teatro português sob a mira da censura salazarista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUES, M. R.. 'O render dos heróis' (Cardoso Pires): primeira peça portuguesa de matriz brechtiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RODRIGUES, M. R.. "A práxis teatral no processo educativo". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RODRIGUES, M. R.. As marcas do teatro épico de Bertolt Brecht na dramaturgia portuguesa antes do 25 de abril. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, M. R.. São Jorge vence o dragão (Literatura infantil). Rio de Janeiro: Reproduções Fonográficas LTDA. (sob encomenda de Jayme Vignoli), 2015 (Literatura infantil (livro em CD)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, M. R.. Acta Scientiarum. Language and Culture - avaliação científica de um artigo sobre teatro português. 2016.

2.
RODRIGUES, M. R.. Revista ABRIL - NEPA / UFF, n 16 - avaliação científica de um artigo sobre teatro português. 2016.

3.
RODRIGUES, M. R.. DIACRÍTICA: série Ciências da Literatura 29.3: avaliação científica de um artigo (double blind peer review) sobre literatura brasileira. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, M. R.. Avaliadora do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2018. (Avaliação de projetos).

2.
RODRIGUES, M. R.. REVISTA PAIDEIA. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
RODRIGUES, M. R.. Avaliação de resumos 21ª Jornada de Letras do 1º Simpósio Regional de Profissionais de Línguas, Linguística e Literatura em Formação. 2017. (Avaliação de resumos).

4.
RODRIGUES, M. R.. Relatório Científico Final - Doutorado (FAPESP - Bolsa no país). 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
RODRIGUES, M. R.. O TEATRO ÉPICO E O TEATRO DO ABSURDO: faces da mesma moeda? (aula aberta). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RODRIGUES, M. R.. O TEATRO DO ABSURDO EM PORTUGAL: Os imortais, Prista Monteiro (aula). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RODRIGUES, M. R.. Relatório Científico Parcial 3 - Doutorado (FAPESP - Bolsa no país). 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
RODRIGUES, M. R.. Aula aberta na Universidade de Lisboa - O TEATRO DE PRISTA MONTEIRO NOS PALCOS PORTUGUESES E NO CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RODRIGUES, M. R.. ASPECTOS DO TEATRO DO ABSURDO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RODRIGUES, M. R.. O TEATRO DO ABSURDO EM PORTUGAL (aula). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RODRIGUES, M. R.. Relatório Científico Parcial 2 - Doutorado (FAPESP - Bolsa no País). 2013. (Relatório de pesquisa).

12.
RODRIGUES, M. R.. Relatório Científico Estágio de Pesquisa em Portugal - Doutorado (BEPE-FAPESP). 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
RODRIGUES, M. R.. Relatório Científico Parcial 1 - Doutorado (FAPESP - Bolsa no País). 2012. (Relatório de pesquisa).

14.
RODRIGUES, M. R.. O TEATRO DO ABSURDO EM PORTUGAL (aula). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
RODRIGUES, M. R.. LITERATURA E CINEMA: PRESENÇA DE MANOEL DE OLIVEIRA II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
RODRIGUES, M. R.. São Jorge vence o Dragão. 2013. Teatral.

2.
RODRIGUES, M. R.. Uma flor no meio do nada (drama em um ato). 2003. Teatral.

3.
FIORILLO, M. P. ; RODRIGUES, M. R. . Histórias para pensar com a barriga (Adaptação teatral). 2003. Teatral.

4.
RODRIGUES, M. R.. Santa Maria do Egito (drama em um ato). 2001. Teatral.

Música
1.
RODRIGUES, M. R.; VIGNOLI, J. . São Jorge vence o dragão (letra da canção: 'São Jorge cavaleiro e herói'). 2015. Registro Fonográfico.

Artes Visuais
1.
RODRIGUES, M. R.; LUI, L. . Crônica de Mente (roteiro de curta metragem). 2009. Filme.

2.
RODRIGUES, M. R.; SILVA, M. R. . História experimental de um ponto fora do tempo (argumento e roteiro para obra audiovisual). 2009. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, M. R.; COSTA, F. S.; HAMBURGER, E. I.. Participação em banca de Érika Santana da Rocha. Há no ar mil gritos de tormenta: dramaturgia e resistência em Missa Leiga de Chico de Assis. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

2.
RODRIGUES, M. R.; PORTELA, O. R.; JUNQUERIA, R.. Participação em banca de Danielle Aurélio Martinez. Visões do inferno ou a cena deformada: uma leitura do expressionismo no teatro de Raul Brandão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - FCL - UNESP / Araraquara.

Qualificações de Mestrado
1.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, Renata Soares; FERNANDES, M. L. O.. Participação em banca de Daniele de Aurélio Martinez. Visões do inferno ou a cena deformada: uma leitura do expressionismo no teatro de Raul Brandão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, R. S.; MIGUEL, J. M. M.. Participação em banca de Rafael Gallina Bin.Constelação de fragmentos: o dramático, o épico e o pós-dramático em In on It, de Daniel MacIvor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara.

2.
RODRIGUES, MÁRCIA REGINA; JUNQUEIRA, Renata Soares; MASSERAN, C. B.. Participação em banca de Bruna Barros Pessoa.Vestido de Noiva: uma tragédia deformada?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FCL - UNESP / Araraquara.

3.
RODRIGUES, M. R.; MASSERAN, C. B.; JUNQUEIRA, R. S.. Participação em banca de Letticia Ferreira Gonçalves.A condição feminina no teatro de Ibsen: leitura de Casa de Bonecas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FCL - UNESP / Araraquara.

4.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, Renata Soares (orientadora); TSCHERNE, Milca da Silva. Participação em banca de Kelly Cristina Eleutério de Oliveira.O insulamento do homem contemporâneo no teatro de Caio Fernando Abreu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara.

5.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, Renata Soares (orientadora); TSCHERNE, Milca da Silva. Participação em banca de Eduardo Neves da Silva.O Judeu revisitado: a vida e a obra de Antônio José da Silva no teatro de seus pósteros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara.

6.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, Renata Soares (orientadora); BARBON, Michele Cristina Voltarelli. Participação em banca de Mariana Veiga Copertino Ferreira Silva.A manifestação do grotesco nas obras de Álvaro do Carvalhal e Edgar Allan Poe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Pós-Doutorandos da USP. 2018. (Encontro).

2.
XIX Seminário de Pesquisa PPG em Estudos Literários; IV Seminário Internacional de E. Literários e IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema "O cinema e seus duplos""a.Luís de Lima e O SALÁRIO DO MEDO, de Henry-Georges Clouzot. 2018. (Seminário).

3.
II Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC) da UNESP.As contribuições de Luís de Lima para o teatro brasileiro e português (1953-1974). 2016. (Encontro).

4.
XXXI Encontro Nacional da ANPOLL - GT Dramaturgia e Teatro.A tradução como contributo para o desenvolvimento do teatro moderno; Luís de Lima, o primeiro tradutor de Ionesco. 2016. (Encontro).

5.
Jornadas Internacionais de Estudos: Estéticas do Feio.A desfiguração humana e a não identificação em Fim de partida, de Beckett. 2015. (Encontro).

6.
I Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC). 2014. (Encontro).

7.
A construção da personagem feminina em Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, de A. J. da Silva. 2013. (Outra).

8.
Colóquio Internacional Teatro: estética e poder. Teatro do absurdo e teatro épico: renovação, hibridismo e divergência na dramaturgia portuguesa dos anos de 1960. 2013. (Congresso).

9.
Congresso Internacional sobre censura ao cinema e ao teatro. O teatro do absurdo e a censura salazarista: A bengala, de Prista Monteiro. 2013. (Congresso).

10.
Observatório de Comunicação: liberdade de expressão e censura. 2013. (Simpósio).

11.
Tendências atuais da pesquisa em Letras e Línguística: perspectivas e avaliação. 2013. (Outra).

12.
V Workshop de Pós-Graduação em Letras. 2013. (Outra).

13.
XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.Absurdo e censura na cena portuguesa: estudo do teatro de Prista Monteiro (debate de projeto). 2013. (Seminário).

14.
Assembléia Geral da Pós-Graduação em Letras -IV Workshop da Pós-Graduação. 2012. (Outra).

15.
A Pós-Graduação na UNESP - III Workshop em Letras. 2011. (Outra).

16.
Entre lirismo e riso: uma festa medieval no teatro de Gil Vicente. 2011. (Outra).

17.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM - Uberaba - MG.A expressão do absurdo na cena portuguesa: Prista Monteiro e o diálogo com Beckett. 2011. (Simpósio).

18.
Reunião geral - III workshop da Pós-Graduação em Letras. 2011. (Outra).

19.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: diversidades e desigualdades. A narrativa tripartida no filme INQUIETUDE, de Manoel de Oliveira. 2011. (Congresso).

20.
Do bizarro: história, literatura, antropofagias n'Os Canibais, de Álvaro Carvalhal. 2010. (Outra).

21.
Documentário e poesia: voz poética e cinematografia em Sophia de Melo B. Andersen, de João César Monteiro. 2010. (Outra).

22.
I Workshop de Pós-Graduação em Letras - UNESP / Araraquara. 2009. (Outra).

23.
Leituras Dawinianas no Naturalismo Português. 2009. (Outra).

24.
VI Semana de Estudos Teatrais - FCL - UNESP / Araraquara. 2009. (Outra).

25.
IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação - FCL UNESP.As marcas do teatro de Bertolt Brecht na dramaturgia portuguesa antes do 25 de Abril. 2008. (Seminário).

26.
XI Congresso Internacional da ABRALIC (USP). 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, M. R.. Moderadora da palestra do Dr. Pedro Guimarães ("O sorriso de Ema: considerações sobre o ator oliveiriano") no encerramento do XIX Seminário de Pesquisa do PPGEL; IV Seminário Internacional de E. Literários e IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema. 2018. (Outro).

2.
RODRIGUES, M. R.; JUNQUEIRA, Renata Soares . VII Semana de Estudos Teatrais. 2011. (Congresso).

3.
Renata Soares Junqueira ; PORTICH, A. ; RODRIGUES, M. R. . VI Semana de Estudos Teatrais: Teatro e outras artes. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


O livro "Absurdo e censura no teatro português - A produção dramatúrgica de Prista Monteiro: 1959-1972", fruto da minha tese de Doutorado, foi selecionado para publicação em atenção à chamada para a submissão de trabalhos no âmbito do Edital PROPG 06/2016, Publicação de trabalhos acadêmicos - Selo Cultura Acadêmica da Editora da UNESP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:54:58