Rodrigo Wartha

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Graduado em História pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau SC), Especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela EST (Escola Superior de Teologia, São Leopoldo - RS) e Mestre em Desenvolvimento Regional PPGDR/FURB (2016-2018). Membro do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD Furb). Atualmente trabalha no museu histórico cultural de Rio do Sul - SC como chefe de departamento - Arquivo Histórico. Membro do conselho editorial do periódico Rio do Sul - Nossa História em Revista ISSN 1517-1639. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Wartha
Nome em citações bibliográficas
WARTHA, R.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A história inconclusa do Vale do Itajaí. território, memória e identidade nas vozes atuais do povo Laklãnõ/Xokleng,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Lilian Blanck de Oliveira.
Bolsista do(a): FURB, FURB, Brasil.
Palavras-chave: Vale do Itajaí; Processo Colonizador; Identidade; Povo Laklãnõ/Xokleng; Território.
2009 - 2010
Especialização em Educação, Diversidade e Cultura Indígena. (Carga Horária: 400h).
Escola Superior de Teologia EST São Leopoldo RS, EST, Brasil.
Título: COLONIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO: A construção da imagem do indígena no Vale do Itajaí Entre 1850 e 1926.
Orientador: Dr. Wilhelm Wachholz.
2006 - 2009
Graduação em História.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A Comunidade Germânica e a Nacionalização (Re)significações de identidades, práticas e relações sociais em Rio do Sul entre 1937 - 1947.
Orientador: Dr. José Roberto Severino.




Atuação Profissional



Rodrigo Wartha, RW, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Parfor

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Parfor
Outras informações
Preservação dos Bens Culturais

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Parfor
Outras informações
Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental


Prefeitura Municipal de Rio do Sul, PMRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão do Arquivo Histórico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria da Educação de Blumenau, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário ACT, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


SEMED, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário ACT, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Territórios Contestados e/m Processos Decoloniais: Série SABERES EM DIÁLOGO
Descrição: (INTRODUÇÃO) A ideia de organizar e publicar uma série de obras decorrentes de estudos, pesquisas e práticas desenvolvidas por/para/com pesquisadores e educadores envolvidos com temáticas das áreas da educação e desenvolvimento regional surgiu em 2013, com o intuito de contribuir e desafiar a construção e promoção de outros olhares, leituras e ações em perspectivas decolonizante e intercultural identificadas em relação à diversidade de identidades e epistemes culturais no/do cotidiano acadêmico e social latino-americano e caribenho. Com sete obras publicadas e socializadas em nível nacional e internacional, no período de 2014-2016, o projeto intenta neste momento sua continuidade, na direção da efetivação do registro das contribuições advindas e/ou em elaboração parceira com/de diferentes autores e/em grupos de pesquisa envolvidos com este movimento. (OBJETIVO) As obras em organização e publicação objetivam problematizar e produzir referenciais, que encaminhem, organizem e constituam o desenvolvimento de relações e ações acadêmicas e sociais, que ultrapassem fronteiras e territórios epistêmicos e culturais estabelecidos, buscando contribuir para a análise, compreensão e transformação de processos e realidades pautadas por exclusões e desigualdades em diferentes áreas, modalidades e abrangências. (METODOLOGIA) As investigações se constituem de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e social com pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior em nível nacional e internacional, envolvidos com as temáticas elencadas. Cada obra é organizada por um ou mais pesquisadores que tem desenvolvido estudos e investigações com diferentes pares na referida temática, alinhados aos pressupostos e objetivos da Série como um todo. (RESULTADOS) Edição de 5 (cinco) obras da Série: Saberes em Diálogo, que socializam os resultados advindos de estudos dos pesquisadores envolvidos no projeto. Circulação e movimento de ideias de pensadores, pesquisadores e atores sociais em eventos acadêmicos, movimentos sociais e sociedade em geral, que imersos em uma discussão de caráter decolonizante em relação à poderes e saberes cristalizados por um processo civilizatório moderno ocidental, contribuam na perspectiva da construção de possibilidades históricas para e na superação de mazelas, violências, ausências e desigualdades em territórios latino-americanos e caribenhos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (SC): PRESENÇAS E/OU AUSÊNCIAS NO PERIÓDICO RIO DO SUL NOSSA HISTÓRIA EM REVISTA (1999-2015)
Descrição: (INTRODUÇÃO) Em 1892, com menos de meio século de vida, a Colônia Blumenau se expandia em termos territoriais. Tanto imigrantes europeus como a primeira geração de seus filhos nescessitavam de terras para garantir o sistema de produção agro-pastorial de famílias numerosas. Neste ano, Francisco Frankenberger adquire o primeiro lote no atual município de Rio do Sul iniciando uma colonização sistemática. A implantação de imigrantes europeus e descendentes se estabelece em Rio do Sul (o que neste período representava quase todo o Alto Vale do Itajaí e um terço da Colônia Blumenau). Os embates entre colonizadores e indígenas se intensificavam e tornavam-se letais à medida que a colonização avançava sobre os territórios Laklãnõ/Xokleng, estes tendo no Alto Vale do Itajaí seu último redudo de fuga. A construção da Ferrovia Santa Catarina na década de 1930 trouxe grupos Afro-brasileiros vindos principalmente do litoral catarinense, posteriomente absorvidos pela indústria da maderia durante a sua vigência entre 1930 e 1960. Tanto indígenas como afro-brasileiros foram grupos atuantes na contrução da cidade de Rio do Sul e de todo o Alto Vale do Itajaí compondo assim o mosaico cultural do qual se assentam as etnias da região. Pesquisas desenvolvidas nas ultimas décadas tem identificado a fragilidade de registros relativos à presença e participação de indígenas e afro-brasileiros na construção do município de Rio do Sul. (OBJETIVO) Este projeto visa Investigar e documentar em acervo digital registros da presença, cultura e história das populações Indígenas e afro-brasileiras na constituição histórica de Rio do Sul (SC) relatados na Revista Rio do Sul Nossa História em Revista, período de 1999 a 2015, buscando contribuir com pesquisadores, educadores e gestores responsáveis pela implantação da Lei n. 11.645/08 na educação Básica. (METODOLOGIA) A investigação de cunho qualitativo se constitui de pesquisa bibliográfica e documental nos acervos das Bibliotecas da FURB, UNIDAVI, e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul. (Resultados) Os resultados serão disponibilizados ao Arquivo Público Histórico de Rio do Sul, publicados no referido periódico (em forma de artigos, entrevistas, etc.), e também em eventos científicos, seminários e encontros pedagógicos buscando subsidiar e fomentar estudos e pesquisas relacionadas ao tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A BARRAGEM NORTE E A TERRA INDÍGENA IBIRAMA LA KLANÔ: REGISTROS DE/EM UMA CONSTRUÇÃO REGIONAL (1965-2015)
Descrição: A construção da Barragem Norte na cidade de José Boiteux - Santa Catarina (décadas de 70 a 90) desalojou os habitantes da Terra Indígena Ibirama La Klanô das melhores áreas de seu território (cerca de 900 hectares) trazendo prejuízos para sua subsistência como o plantio em terras férteis e a pesca, a convivência proximal entre as famílias, a preservação de sua cultura milenar, entre outros aspectos. Pesquisas em desenvolvimento no PPGDR/FURB sobre este evento, suas práticas e múltiplas consequências, ainda em vigor, envolvendo governo, comunidades do Vale do Itajaí e da Terra Indígena Ibirama La Klãnô intentam contribuir na identificação de referenciais teóricos e práticos, para a busca da construção de outras relações, ações e superações de históricos problemas regionais. Este projeto de pesquisa objetiva investigar em documentos históricos e registros orais regionais impactos e desafios da construção da Barragem Norte para e na cultura, organização social e territorial dos habitantes na Terra Indígena Ibirama Lã Klãnõ (Alto Vale do Itajaí - SC). A investigação de cunho qualitativo e quantitativo, se constituirá em pesquisa bibliográfica, documental (Arquivo Público Histórico de Rio do Sul e COMIN) e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no processo de criação e construção da construção da Barragem Norte. Os resultados serão socializados com representantes da Terra Indígena Ibirama La Klanô, Museu Histórico de Rio do Sul, COMIN Leste Catarinense, eventos científicos, seminários, encontros pedagógicos na área, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
CENTENÁRIO (1914 - 2014) DA PACIFICAÇÃO DO POVO XOKLENG LAKLÃNÕ NO VALE DO ITAJAÍ (SC): INVESTIGANDO CONCEITOS REGIONAIS
Descrição: Em 1914, quatro anos após a fundação do Serviço de Proteção ao Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais - SPILTN ocorreu a ?pacificação? do Povo Xokleng no Vale do Itajaí, mais precisamente na sub-região do Alto Vale do Itajaí (SC). Este território foi disputado historicamente por indígenas e imigrantes desde o século XIX, principalmente a partir do fluxo de imigrantes europeus e da fundação da colônia Blumenau em 1850. Foi o último reduto possível de fuga e sobrevivência do Povo Xokleng, micro-região onde foi criado o Posto Indígena Duque de Caxias, também conhecido como ?Reserva Indígena?, hoje Terra Indígena Xokleng Lakãnõ. Ao longo de cem anos (1914-2014), o termo ?pacificação? presente nas narrativas orais e escritas a descrever o fato na história regional, tem sido alvo de algumas reflexões criando diferentes situações e/ou problemáticas em relação aos sujeitos e contextos, que o constituíram político e culturalmente. (Objetivos) Este projeto objetiva investigar conceitos relativos ao evento histórico nominado como ?pacificação? do Vale do Itajaí (SC), buscando trazer à luz diferentes elementos a compor e tecer o termo no contexto regional, com vistas à visibilização de outros protagonistas, olhares e leituras, sentidos e significados imersos nos registros regionais. (Metodologia) A investigação de cunho qualitativo se constitui de pesquisa bibliográfica e documental nos acervos da Biblioteca da FURB e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. (Resultados) Os resultados serão socializados em eventos científicos, seminários e encontros pedagógicos buscando subsidiar e/ou fomentar estudos e pesquisas relacionadas ao tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Série Saberes em Diálogo
Descrição: A Série Saberes em Diálogo surgiu com o intuito de compartilhar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas de perspectiva intercultural, na tentativa de fomentar e construir, no cotidiano escolar, outras relações e interações que reconheçam a diversidade de identidades culturais. Visa contribuir no questionamento de concepções epistemológicas e pedagógicas que sustentam a colonialidade e a monoculturalidade no campo educacional, com vistas à superação de processos que procuram normalizar os diferentes e as diferenças, produzindo exclusões e desigualdades. A Série Saberes em Diálogo propõe a adoção de referenciais teóricos e práticos que encaminhem, organizem e constituam outras pedagogias e estimulem o desenvolvimento de relações que ultrapassem as fronteiras culturais estabelecidas, possibilitando aos sujeitos analisarem, compreenderem e transformarem realidades, por meio da apropriação e valorização de saberes e conhecimentos das e nas diferentes culturas. Para isso, se fazem necessárias práticas e pesquisas pedagógicas que provoquem novas aprendizagens, mediadas pela sensibilidade e cuidado para com o Outro, seus territórios e territorialidades, significando-os nas relações e interações com as alteridades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Interculturalidade e episte(me)todologias decoloniais em territórios contestados: desafios e possibilidades na AL e Caribe
Descrição: A diversidade cultural é uma das marcas que identifica, caracteriza, mobiliza e desafia a América Latina de maneira intensa e peculiar. Tem sua gênese na multiplicidade de povos indígenas, processos de colonização europeus, vinda dos povos africanos, fluxo migratório de povos do Oriente Médio e continente Asiático, todos portadores de diferentes cosmovisões - distintas compreensões de ser humano, educação, sociedade e desenvolvimento. A diversidade, riqueza ímpar, a constituir este contexto, exige atenção e esforços no sentido de problematizar relações de ser, poder e saber, que historicamente marcaram a construção de identidades e diferenças no intuito de atender determinados interesses produzindo um conjunto de mazelas, preconceitos, discriminações e violências de toda sorte. Construir de forma coletiva, dialética e decolonizadora possibilidades históricas de mudança em processos sociais, educativos e formadores considerando as diversidades, os saberes e outras formas de desenvolvimento são desafios às sociedades latino-americanas da contemporaneidade, principalmente aquelas que vivem nas fronteiras e em territórios em disputa e/ou contestados. Nas últimas décadas tem ocorrido um aumento de grupos e movimentos que, de forma organizada e articulada buscam reconhecimento em diferentes áreas, como na educação, na saúde, no trabalho e no cuidado da terra, com vistas à emancipação e superação das condições marginais em que se encontram. Tais grupos enfrentam e questionam processos de exclusão e desigualdades a que foram submetidos historicamente através da criação, incorporação e difusão de outras bases episte(me)todológicas. Encontram na interculturalidade, enquanto um paradigma emergente, perspectivas para novas concepções e práticas educacionais no articular diálogos e vivências alteritárias, que rompam conceitos cristalizados, e práticas colonizantes e homogeneizadoras. Este projeto visa investigar processos de exclusão e desigualdades em territórios contestados, em relação às diversidades, na perspectiva de uma educação e um desenvolvimento de caráter decolonizante e intercultural. Os resultados poderão contribuir com dados relevantes para estudos, reflexões e práticas, que busquem contestar territórios de preconceitos, discriminações e exclusões; (pró)vocar outros olhares, leituras e práticas no cotidiano social, tempos/espaços/lugares de Formação Superior e Educação Básica sinalizando e fomentando a elaboração de outras cartografias culturais e sociais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA LEI N. 11.645/08 E VOZES DE EDUCADORES, EDUCANDOS E GESTORES DAS SDRS/GEREDS
Descrição: A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante às comunidades indígenas o direito a uma educação diferenciada, exclusiva e bilíngüe, bem como aos princípios educacionais direcionados a toda a sociedade brasileira, atendendo preceitos legais estabelecidos na Constituição de 1988. A Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, já modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Estudos, pesquisas e encontros com educadores e gestores nos últimos anos revelam uma certa fragilidade de conhecimentos e ao mesmo tempo de referenciais teórico-práticos que lhes dêem sustentação teórica para intervir pedagogicamente e socialmente em questões, que dizem respeito à cultura e história dos PovosIndígenas. (Objetivos) Neste sentido, o presente projeto busca investigar elementos que organizam e constituem os conteúdos, que abranjam a história e a cultura dos Povos Indígenas indígenas nas Escolas estaduais das Secretarias de Desenvolvimento Regional SDRs/Gerências de Educação -GEREDs da Mesoregião do Vale do Itajaí, em cumprimento da Lei n. 11.645/2008, buscando identificar concepções, práticas pedagógico-didáticas, contribuições, desafios e perspectivas para processos formadores e vivências sociais, que se pautem pelo respeito, valorização e interação com os povos indígenasde, subsidiando e encaminhando possibilidades de maiores interlocuções teóricas e práticas, exercícios de democracia, cidadania e desenvolvimento regional. (Metodologia) A investigação se constitui de pesquisa bibliográfica, documental a partir do acervo e meios disponíveis na Mesoregião do Vale do Itajai; e pesquisa social com educandos, educadores e gestores que integram as SDRs/GEREDs da mesoregião em estudo e investigação. (Resultados) Processos de reflexão, conscientização e.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
DIVERSIDADE CULTURAL E DIREITOS HUMANOS: CONHECER, RESPEITAR E CONVIVER
Descrição: Elaborar materiais paradidáticos destinados a educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Blumenau (SC); Escolas Estaduais de Blumenau, (Gerência Regional de Educação de Blumenau/SC) e Escolas Estaduais do Município de Florianópolis (Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis/SC), que disponibilizem conhecimentos sobre a diversidade cultural religiosa brasileira, reconhecendo as alteridades e o respeito à história, identidade, memória e valores de cada grupo cultural-religioso, superando lógicas e pré-conceitos, que legitimam processos de exclusões e desigualdades, contribuindo na promoção dos direitos humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Wartha - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador / Tarcício Alfonso Wickert - Integrante / Djanna ZIta - Integrante / Elcio Cecchetti - Integrante / Dolores Henn Fontanive - Integrante / Adecir Pozzer - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.
2009 - 2009
DIVERSIDADE CULTURAL NO VALE EUROPEU CATARINENSE ? A CULTURA DO POVO XOKLENG A PARTIR DAS VOZES DOS SEUS SUJEITOS (Iniciação Científica)
Descrição: Conhecer alguns referenciais da cultura, processo colonizador e perspectivas de futuro do Povo Xokleng buscando identificar espaços e lugares para diálogos interculturais que contemplem uma visão da cultura nativa no Vale Europeu de Santa Catarina a partir das vozes dos seus sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU (Iniciação Científica)
Descrição: Investigar espaços, lugares, leituras, olhares e concepções sobre diversidade cultural religiosa na sociedade e cotidiano escolar a partir das vozes de educadores da Rede Municipal de Educação de Blumenau buscando identificar contribuições, desafios e perspectivas para processos formadores e vivências sociais, que se pautem pelo respeito, acolhida e interação com as diferenças em constantes exercícios de alteridade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
DIVERSIDADES HISTÓRICO-CULTURAIS,TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Descrição: Ao longo da história da construção do conhecimento o ser humano tem se percebido como sujeito de ser, conhecer e conviver enquanto um conjunto de construções e representações multiculturais. Nesta perspectiva, uma das formas de buscar crescimento pessoal e coletivo se situa em diferentes espaços, tempos e processos de socialização, educação formal e informal com os quais interage no cotidiano, como uma das possibilidades para a construção de autonomia, superação e desenvolvimento. Os laços territoriais revelam que os espaços estão investidos de valores não apenas materiais, mas também afetivos, éticos, espirituais, simbólicos e culturais e sinalizam na direção de diferentes territorrialidades. O projeto investiga inferências do sagrado na construção de relações, representações sociais e culturas no cotidiano em diferentes tempos/espaços/lugares, suas tessituras, faces e interfaces com implicações no desenvolvimento regional. Este projeto apresenta: diversidade histórico-cultural; territórios e territorialidades; identidade e memória; ética e alteridade como eixos articuladores em suas pesquisas. Uma de suas perspectivas de investigação são diferentes textos e contextos que circunscrevem, subsidiam e encaminham processos de formação inicial e continuada de docentes para a Educação Básica no Estado de Santa Catarina...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
VOZES E SABERES INDÍGENAS: EXERCÍCIOS INTERCULTURAIS NA DIVERSIDADE ÉTNICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: A Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, já modificada pela Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Estudos, pesquisas e encontros com educadores e gestores nos últimos anos revelam fragilidades de conhecimentos e referenciais teórico-práticos que dêem sustentação teórica para intervir pedagogicamente e socialmente em questões, que dizem respeito à cultura e história dos Povos Indígenas. A presente proposta de extensão tem como objetivo atuar junto à escolas de educação básica de Blumenau e cidades vizinhas (Região do Médio Vale do Itajaí) no sentido de contribuir na construção de saberes acerca da história e da cultura indígena para uma convivência igualitária e intercultural entre diferentes etnias nos espaços escolares e sociais. A partir de um diagnóstico inicial busca identificar com educandos, educadores e gestores presenças e/ou ausências em documentos curriculares e materiais didáticos de elementos que organizam e constituem conteúdos, concepções e práticas pedagógico-didáticas que abranjam a história e a cultura dos Povos Indígenas. A partir destes dados constituir-se-ão grupos de estudo, rodas de conversa, espaços de discussão sobre a temática e sua influência na vida escolar e social das pessoas para problematizar os modos de produção das sociabilidades contemporâneas que atuam nas subjetividades. No âmbito do projeto serão promovidos cursos, palestras, seminários nas escolas de educação básica e na universidade, bem como, produzidos artigos e materiais de divulgação sobre diversidade, direitos humanos, alteridade e interculturalidade implicados na questão da história e da cultura das populações indígenas na perspectiva do desenvolvimento da democracia, cidadnia e desenvolvimento regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
EDUCAÇÃO EM E PARA DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA: TECENDO CARTOGRAFIAS NA GERED DE RIO DO SUL SC.
Descrição: A temática dos Direitos Humanos e diversidade cultural têm interpelado e desafiado instituições, programas e projetos formadores em seus discursos e práticas relacionados às diferenças. Uma educação com, para, e em Direitos Humanos requer a construção e mediação de saberes e conhecimentos que contemplem, respeitem e integre as diversidades, entre elas a diversidade cultural religiosa. O direito à diferença se constitui em um direito inalienável do ser humano. Formar para o respeito, acolhida e interação com as diferenças pressupõe aportes e práticas formadoras, que se pautem essencialmente por e em exercícios de alteridade. A sociedade brasileira é caracterizada pelo pluralismo religioso e diversidade cultural decorrente de um longo processo histórico. A LDBEN 9.394/96 assegura ?o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo?. A formação de educadores e de educadoras de uma Educação em e para Direitos Humanos na perspectiva da Diversidade Cultural Religiosa é um dos maiores desafios e uma exigência legal à práxis pedagógica. Faz-se urgente contribuir no desenvolvimento do profissional educador, para que, no âmbito da formação continuada ele possa dialogar, propor reflexões acerca das complexas situações da realidade educativa, prever e intervir na solução de problemas visando contribuir na erradicação de preconceitos, discrimações e mazelas relativas a tematica, a transitar historicamente no cotidiano escolar. (OBJETIVO) O presente projeto busca desenvolver um processo de formação continuada via estudo, pesquisa, troca de experiências, construção coletiva de saberes e ampliação do pensar e agir em e para uma Educação em Direitos Humanos , no que diz respeito a Diversidade Cultural Religiosa no cotidiano do Ensino Fundamental em escolas da GERED de Rio do Sul ? SC. (METODOLOGIA) Encontros presenciais para estudos, organização das atividades de pesquisa e elaboração de materiais, acompanhados de encontros em pequenos gr..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
História em Quadrinhos ? O Povo Laklãnõ/Xokleng o Povo do Sol
Descrição: Projeto de pesquisa e publicação de Historia em Quadrinhos do/com o povo Laklãnõ/Xokleng. Estes a serem distribuidos em escolas de Rio do Sul SC.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Rio do Sul - Nossa História em Revista


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:10
WARTHA, Rodrigo  Data: 30/11/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
WARTHA, R.2017WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Alterações Territoriais no Século XIX e Povo Laklãno/Xokleng/SC: Uma Análise Regional. RIO DO SUL, v. XIX, p. 07-19, 2017.

2.
WARTHA, R.2016WARTHA, R.; FLORIT, Luciano Félix ; OLIVEIRA, L. B. ; FLEURI, R. M. . Índios do -Vale Europeu-. Justiça ambiental e território no Sul do Brasil. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 19, p. 21-41, 2016.

3.
Aracy Sens2015Aracy Sens ; WARTHA, R. . Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI Antecedentes da implantação, economia e desafios para o Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, v. XVIII, p. 09-20, 2015.

4.
OLIVEIRA, L. B.2015OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. ; FLORIT, Luciano Félix ; FLEURI, R. M. . A 'European Valley' in South America: regionalisation, colonization and environmental inequalities in Santa Catarina, Brazil. cultural sustainability and regional development, v. xxxxx, p. 235, 2015.

5.
OLIVEIRA, L. B.2015OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. ; Grubert, Hugo Maurício ; SERRA, K. S. . O Contato do Povo Laklãnõ/Xokleng no Vale do Itajaí (SC): Registros de um Evento Centenário (1914-2014). RIO DO SUL, v. XVII, p. 07-32, 2015.

6.
FONTOURA, G. C.2015FONTOURA, G. C. ; WARTHA, R. . Territorialidade e Identidade: A (Re)(Des) Construção do Povo Laklãnõ/Xokleng No/Do Território Habitado. Rio do Sul, v. XVII, p. 33-48, 2015.

7.
DAGNONI, Cátia2011DAGNONI, Cátia ; WARTHA, R. . Rio do Sul: da Colonização à Emancipação - 80 anos de Emancipação Político-Administrativa. Revista história catarina, v. 5, p. 17-35, 2011.

8.
DAGNONI, Cátia2011DAGNONI, Cátia ; WARTHA, R. . Rio do Sul: da Colonização à Emancipação 1892 - 1931. Rio do Sul, v. XIII, p. 09-22, 2011.

9.
WARTHA, R.2010WARTHA, R.. A Campanha de Nacionalização no recém fundado município de Rio do Sul. RIO DO SUL, v. 2, p. 07-42, 2010.

10.
WARTHA, R.2010WARTHA, R.. O Período da Segunda Guerra Mundial e a Intensificação da Campanha de Nacionalização em Rio do Sul. Rio do Sul, v. 3, p. 07-38, 2010.

11.
WARTHA, R.2010WARTHA, R.. Os imigrantes europeus e os Primeiros Relatos Sobre a Presença Indígena no Vale do Itajaí. Rio do Sul, v. 05, p. 07-26, 2010.

12.
WARTHA, R.2010WARTHA, R.. A influência da Imprensa na Construção do Estereótipo Indígena na Colonização do Vale do Itajaí. Rio do Sul, v. XII, p. 07-28, 2010.

13.
WARTHA, R.2010WARTHA, R.. Período Pós-Guerra e a Criação de um Subcomitê de Socorro à Europa Faminta (SEF) em Rio do Sul. Rio do Sul, v. 4, p. 07-32, 2010.

14.
WARTHA, R.2009WARTHA, R.. O Contexto da Atuação do Comitê de Socorro a Europa Faminta (S.E.F) e a Criação do Sub - Comitê em Rio do Sul. Rio do Sul, v. I, p. 07-18, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia . Rio do Sul em Imagens: Da colonização à emancipação político-administrativa - 1892-1931- 2. edição. 2ª. ed. Palmas: Kaygangue, 2016. v. 500. 164p. 2. ed. Palmas PR: Kaygangue, 2016. v. 500. 164p .

2.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia . Indígenas do Alto Vale do Itajaí: O Povo Laklãnõ/Xokleng e a Colonização de Rio do SUl. 2. ed. Rio do SUl SC: Nova Letra, 2016. 24p .

3.
DAGNONI, Cátia ; FELACIO JUNIOR, J. ; WARTHA, R. ; FERRARI, I. ; FARBER, R. . Indicador de escritores do Alto Vale do Itajaí. 1. ed. Xanxerê: News Print, 2014. v. 1. 158p .

4.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia . Rio do Sul Nas Palavras do Colonizador. 1. ed. Xanxerê SC: News Print, 2014. 20p .

5.
OLIVEIRA, L. B. (Org.) ; KREUTZ, Martim (Org.) ; WARTHA, R. (Org.) . Educação, História e Cultura Indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1°. ed. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 1. 200p .

6.
OLIVEIRA, L. B. ; CECCHETTI, E. ; Pozzer Adecir ; WARTHA, R. . AS AVENTURAS DE YARA NO PLANETA OCULARES: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos ? Volume I. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. 1. 62p .

7.
OLIVEIRA, L. B. ; CECCHETTI, E. ; Pozzer Adecir ; WARTHA, R. . AS AVENTURAS DE YARA NO PLANETA OCULARES: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos ? Volume II. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. 2. 62p .

8.
DAGNONI, Cátia ; WARTHA, R. . Rio do Sul em Imagens - Da colonização à Emancipação político administrativa 1892 - 1931. Xanxerê SC: News Print Gráfica e Editora, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia ; OLIVEIRA, L. B. ; FONTOURA, G. C. ; OLIVEIRA, Jasom . A Barragem Norte e o processo das enchentes no Vale do Itajaí: o sacrifício de um povo, uma cultura e um território. In: AVILA, Maria Roseli Rossi; LUDWIG, Leandro; MATTEDI, Marcos. (Org.). Desastre de 2008+10 no vale do Itajaí: água, gente e política: aprendizados.. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2018, v. , p. 199-214.

2.
WARTHA, R.. História e povoamento do Vale do Itajaí: um território em disputa. In: Lilian B. de Oliveira, Martim K. Rodrigo Wartha. (Org.). História e povoamento do vale do Itajaí: um território em disputa. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 47-62.

3.
WARTHA, R.; CECCHETTI, E. ; MACHADO, F. ; OLIVEIRA, L. B. ; Kreuz, Martim ; REIS, R. M. P. ; RIFFEL, R. . História e cultura indígena nos curríuclos da rede estadual de ensino de Santa Catarina: região do Vale do Itajaí. In: Lilian B. de Oliveira, Martim K. Rodrigo Wartha. (Org.). Pesquisa social - Vozes dos Sujeitos. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 85-113.

4.
Wickert, Tarcício Alfonso ; WARTHA, R. . Diversidade Religiosa. I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2009, v. 1, p. 72-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia ; OLIVEIRA, L. B. ; CORREA, N. ; Grubert, Hugo Maurício . O Povo Laklânõ/Xokleng e a Barragem Norte: Entre a contenção de cheias e a desagregação social. In: SEDRES, 2016. SEDRES. Blumenau, 2016.

2.
WARTHA, R.; FONTOURA, G. C. ; OLIVEIRA, L. B. ; DAGNONI, Cátia ; BENTO, Karla Lucia ; REIS, R. M. P. . Brechas nas feridas da história: políticas públicas e ?desenvolvimento? de/em/para as populações indígenas no Brasil. In: SEDRES, 2016, Blumenau. SEDRES, 2016.

3.
WARTHA, R.. PRIMEIROS RELATOS XOKLENGS NO VALE DO ITAJAÍ: REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS. In: XIV Encontro Estadual de História - Tempo, memórias e expectativas, 2012. Anais do XIV Encontro Estadual de História - Tempo, memórias e expectativas, 19 a 22 de agosto de 2012, UDESC, Florianópolis, SC.

4.
WARTHA, R.. A RECONSTRUÇÃO DA ALEMANHA E DAS IDENTIDADES NO PÓS ? GUERRA O CASO DO COMITÊ DE SOCORRO A EUROPA FAMINTA EM RIO DO SUL ? SC. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

5.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . O Povo Laklãnõ Xokleng: a construção de outras narrativas regionais das vozes de seus sujeitos. In: VI Encontro Regional Sul de História Oral, 2011, Pelotas RS. VI Encontro Regional Sul de História Oral - Narrativas, Fronteiras e Identidades, 2011. p. 961-971.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. ; DAGNONI, Cátia ; FONTOURA, G. C. ; BENTO, Karla Lucia ; REIS, R. M. P. ; RIFFEL, R. . Políticas públicas e ?desenvolvimento?: espaços e lugares das populações indígenas no Brasil?!. In: III SICDES - Seminario Internacional Culturas y Desarrollo, 2016, Herédia y San Ramón (Costa Ri). Políticas públicas e ?desenvolvimento?: espaços e lugares das populações indígenas no Brasil?!, 2016.

2.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . História e cultura no 'Vale Europeu' de SC: um olhar a partir das vozes do povo Laklanõ Xokleng. In: IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Blumenau. IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010. p. 85-86.

3.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Diversidade cultural religiosa - espaços e lugares: uma leitura a partir das vozes de educadores de Blumenau. In: III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. ANAIS DA 3ª MIPE/FURB, 2009. v. 15. p. 62-63.

4.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Diversidade cultural religiosa - espaços e lugares: uma leitura a partir das vozes de educadores de Blumenau. In: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2008, Blumenau. Anais da II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2008. v. 14. p. 42-42.

Apresentações de Trabalho
1.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Construção de territórios e identidades no sul do Brasil séculos XIX e XX: o caso do Vale do Itaja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. ; DAGNONI, Cátia ; Grubert, Hugo Maurício ; CORREA, N. . O Povo Laklânõ/Xokleng e a Barragem Norte: Entre a contenção de cheias e a desagregação social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Mesorregião Vale do Itajaí: disputas, tensões e conflitos territoriais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. ; KREUTZ, Martim . Lei 11.645/2008, cultura e história indígena na mesorregião do Vale do Itajaí: uma leitura a partir de gestores, educadores/as e educandos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
WARTHA, R.; Aracy Sens . UNIDAVI - Antecedentes da implantação, economia e desafios para o alto vale do itajaí. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
WARTHA, R.. Museus e Patrimônio Histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
WARTHA, R.. A RECONSTRUÇÃO DA ALEMANHA E DAS IDENTIDADES NO PÓS ? GUERRA O CASO DO COMITÊ DE SOCORRO A EUROPA FAMINTA EM RIO DO SUL ? SC - XXV Simpósio nacional de História SP ANPUH. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . O Povo Lakãnõ Xokleng: a construção de outras narrativas regionais das vozes de seus sujeitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
WARTHA, R.. Museus e Arquivos na região: os desafios do cotidiano: caso de Rio do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . O POVO LAKLÃNÕ XOKLENG: UMA VISÃO SOBRE O PASSADO A PARTIR DAS VOZES DE SEUS SUJEITOS - XIII Encontro Estadual de História ANPUH-SC - 5,6 e 7 de setembro de 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . História e Cultura no Vale Europeu de SC: um olhar a partir de vozes do Povo Laklanõ Xoklneg - IV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão MIPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU - III Simpósio Internacional Sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações - III Simpósio Internacional Sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU - I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento SICDES - 2009. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU - II Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão MIPE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
WARTHA, R.; VIEIRA, R. . Plano Municipal de Redução de Riscos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
WARTHA, R.. Direitos Humanos e Diversidade Cultural Religiosa: Fundamentos e Metodologia com a temática: DIREITOS HUMANOS E FENÔMENOS RELIGIOSOS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ INDÍGENA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. . Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver:. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais didáticos e paradidáticos destinados a educandos e educadores dos anos finais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KORB, Angélica Ferreira; WARTHA, R.. Participação em banca de Angélica Ferreira Korb.Nova Era: 72 anos contando a história de rio do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional dos Povos Indígenas. 2016. (Congresso). Construção de territórios e identidades no sul do Brasil séculos XIX e XX: o caso do Vale do Itaja. 2016. (Congresso).

2.
II Seminario Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES - II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indigenas e V Coloquio Catarinensense de Ensino Religioso. 2014..XXX. 2014. (Seminário).

3.
Mesa Redonda - Impactos e desafios na terra Indígena Laklano Xokleng - o outro lado da Barragem Norte. 2014. (Outra).

4.
Roda de Diálogo: Povo Indígena Xokleng Laklano - uma cultura milenar no Vale do Itajaí: desafios e perspectivas. 2014. (Outra).

5.
Condutor de Museus. 2012. (Outra).

6.
Políticas Culturais e Planejamento de Projetos. 2012. (Oficina).

7.
VI Encontro Regional Sul de História Oral: Narrativas, Fronteiras e Identidades.O Povo Lakãnõ Xokleng: a construção de outras narrativas regionais das vozes de seus sujeitos. 2011. (Encontro).

8.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A RECONSTRUÇÃO DA ALEMANHA E DAS IDENTIDADES NO PÓS ? GUERRA O CASO DO COMITÊ DE SOCORRO A EUROPA FAMINTA EM RIO DO SUL ? SC. 2011. (Simpósio).

9.
2° Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina - Patrimônio Cultural, Museus e Direitos Humanos. 2010. (Outra).

10.
IV Mostra integrada de Pesquisa e Extensão MIPE.História e cultura no ?Vale Europeu? de SC: um olhar a partir de vozes do Povo Laklanõ Xokleng. 2010. (Outra).

11.
XIII Encontro Estadual de História - ANPUH.O POVO LAKLÃNÕ XOKLENG: UMA VISÃO SOBRE O PASSADO A PARTIR DAS VOZES DE SEUS SUJEITOS. 2010. (Encontro).

12.
III Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão - MIPE..DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU. 2009. (Encontro).

13.
III Simpósio Internacional Sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU, 2009. 2009. (Simpósio).

14.
I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento SICDES - 2009.DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU, 2009. 2009. (Seminário).

15.
II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão - MIPE..DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA - ESPAÇOS E LUGARES: UMA LEITURA A PARTIR DAS VOZES DE EDUCADORES DE BLUMENAU. 2008. (Encontro).

16.
XVI Semana Acadêmica de História da FURB. 2008. (Participações em eventos/Seminário).. 2008. (Outra).

17.
I Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão - MIPE..Programa Municipal de Redução de Risco PMRR. 2007. (Encontro).

18.
XV Semana Acadêmica de História da FURB. 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Encontro).

19.
XIV Semana Acadêmica de História da FURB. 2006. (Participações em eventos/Seminário).. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. . II Seminario Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES - II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indigenas e V Coloquio Catarinensense de Ensino Religioso. 2014.. 2014. (Outro).

2.
WARTHA, R.. I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento - SICDES; V Seminário Catarinense de Ensino Religioso - SECAER. 2009. (Outro).

3.
WARTHA, R.. Semana Acadêmica de História - FURB. 2008. (Outro).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, L. B.2015OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. ; FLORIT, Luciano Félix ; FLEURI, R. M. . A 'European Valley' in South America: regionalisation, colonization and environmental inequalities in Santa Catarina, Brazil. cultural sustainability and regional development, v. xxxxx, p. 235, 2015.

2.
OLIVEIRA, L. B.2015OLIVEIRA, L. B. ; WARTHA, R. ; Grubert, Hugo Maurício ; SERRA, K. S. . O Contato do Povo Laklãnõ/Xokleng no Vale do Itajaí (SC): Registros de um Evento Centenário (1914-2014). RIO DO SUL, v. XVII, p. 07-32, 2015.

3.
FONTOURA, G. C.2015FONTOURA, G. C. ; WARTHA, R. . Territorialidade e Identidade: A (Re)(Des) Construção do Povo Laklãnõ/Xokleng No/Do Território Habitado. Rio do Sul, v. XVII, p. 33-48, 2015.


Livros e capítulos
1.
WARTHA, R.; DAGNONI, Cátia . Rio do Sul em Imagens: Da colonização à emancipação político-administrativa - 1892-1931- 2. edição. 2ª. ed. Palmas: Kaygangue, 2016. v. 500. 164p. 2. ed. Palmas PR: Kaygangue, 2016. v. 500. 164p .

2.
OLIVEIRA, L. B. ; CECCHETTI, E. ; Pozzer Adecir ; WARTHA, R. . AS AVENTURAS DE YARA NO PLANETA OCULARES: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos ? Volume II. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. 2. 62p .


Apresentações de Trabalho
1.
WARTHA, R.; OLIVEIRA, L. B. . Construção de territórios e identidades no sul do Brasil séculos XIX e XX: o caso do Vale do Itaja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




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