Maria Aparecida Yasbec Sebba

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2799690292967221
  • Última atualização do currículo em 05/06/2014


Possui graduação em Letras Modernas Português - Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1985) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Yasbec Sebba
Nome em citações bibliográficas
SEBBA, M. A. Y.;SEBBA, MARIA APARECIDA YASBEC

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
UFG - Faculdade de Letras Campus II
Samambaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211160


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1998
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Reflexões sobre a coesão textual: sua ocorrência em um material didático de inglês,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Sílvia Lúcia Bigonjal Braggio.
1980 - 1985
Graduação em Letras Modernas Português - Inglês.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


1994 - 1994
Intensive Teacher Training Course. (Carga horária: 170h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos.
1993 - 1993
Curso preparatório para o exame CEELT. (Carga horária: 65h).
The School House.
1993 - 1993
Examination in English for Language Teachers.
University of Cambridge.
1991 - 1991
Introductory Course in the teaching of English. (Carga horária: 120h).
International House Training Institute.
1991 - 1991
Certificate of Proficiency in English.
University of Michigan.
1990 - 1990
English Language Teaching Methodology.
Bell College Saffron Walden.
1990 - 1990
Language development for teachers.
Bell College Saffron Walden.
1989 - 1989
Teacher Training Course on 'Cognitive Learning'. (Carga horária: 12h).
The School House.
1982 - 1983
Curso Preparatório First Certificate Cambridge.
The School House.
1981 - 1981
Curso de Técnicas Modernas para o Ensino de Língua. (Carga horária: 4h).
Centro de Cultura Anglo-Americana.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor titular, Carga horária: 40

Atividades

07/1993 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Lingüística Aplicada
07/1993 - Atual
Ensino, Letras Modernas Português - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
03/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Comissão julgadora de equivalência de diplomas e certificados do Curso de Letras - Espanhol realizados no exterior.
10/2007 - 10/2007
Treinamentos ministrados , Faculdade de Letras/Centro de Línguas, .

Treinamentos ministrados
Inglês Instrumental
Aula de habilidades - habilidades produtivas
04/2005 - 04/2007
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Sub-Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras.
10/2006 - 11/2006
Treinamentos ministrados , Faculdade de Letras/Centro de Línguas, .

Treinamentos ministrados
Inglês Instrumental
Aulas de habilidades - habilidades produtivas
12/2005 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Faculdade de Letras/Centro de Línguas, .

Treinamentos ministrados
Aulas de habilidades - habilidades produtivas


Linhas de pesquisa


1.
Lingüística Aplicada


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
As representações da presença árabe no estado de Goiás e os empréstimos árabes na língua portuguesa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Grades curriculares antiga e atual no curso de Letras da UFG: comparando as percepções de alunos e professores
Descrição: As mudanças recentes na grade curricular do curso de Letras da UFG nos motivaram a realizar uma avaliação do trabalho realizado nas aulas de inglês nos dois últimos anos (4o. e 5o.) da grade curricular antiga. Esta avaliação constituir-se-á na primeira fase da pesquisa, que será repetida em 2007, com o 3o. e 4o. anos, os últimos da matriz curricular atual, para que se possa fazer uma comparação entre as duas fases, comparação esta que será feita qualitativamente, a partir da percepção de duas professoras de inglês (as pesquisadoras) e os alunos das quatro disciplinas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Yasbec Sebba - Integrante / Rosane Rocha Pessoa - Coordenador.
2003 - 2007
Prática, reflexão e teoria na busca pelo desenvolvimento profissional de professores de inglês
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo examinar como a conjugação dos três elementos - prática, reflexão e teoria - contribui para o desenvolvimento profissional de três professoras de inglês com pouco tempo de experiência profissional e ainda em processo de formação no ensino superior. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Aparecida Yasbec Sebba - Integrante / Rosane Rocha Pessoa - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Interação acadêmica com as manifestações da identidade árabe em Goiânia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


1995 - 1996
A opção por habilitação no curso de Letras
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo detectar as razões pelas quais um grande número de alunos do Curso de Letras da UFG abandonam a habilitação dupla Português-Inglês e optam pela simples Português no decorrer do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2005 - 2005
Periódico: Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEBBA, M. A. Y.;SEBBA, MARIA APARECIDA YASBEC2011SEBBA, M. A. Y.. O ÁRABE EM GOIÂNIA SUA VIDA AQUI. Revista UFG (Impresso), v. XIII, p. 47-56, 2011.

2.
PESSOA, R. R.2010PESSOA, R. R. ; GOMES, V. M. A. ; SEBBA, M. A. Y. . A formação do professor de Inglês nas grades curriculares anual e semestral do Curso de Letras da UFG. Signotica (UFG), v. 21, p. 417-447, 2010.

3.
PESSOA, ROSANE ROCHA2009 PESSOA, ROSANE ROCHA ; SEBBA, MARIA APARECIDA YASBEC . Sources and types of change: a study with three English teachers. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 9, p. 265-290, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SEBBA, M. A. Y.; DALACORTE, M. C. F. . Produção Escrita. In: FIGUEIREDO, Francisco Jose Quaresma de. (Org.). (Org.). Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas.. 1ed.GOIANIA: Editora da UFG, 2012, v. , p. 83-100.

2.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. In: BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006, v. , p. 43-63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUINTELA, A. C. ; SEBBA, M. A. Y. . O léxico árabe na língua portuguesa. In: VIII Seminário de Línguas Estrangeiras: a formação e a prática de professores de línguas estrangeiras, 2013, Goiania. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO DE LÍ NGUAS ESTRANGEIRAS: A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012. v. 1. p. 181-183.

2.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . Prática, reflexão e teoria na busca pelo desenvolvimento profissional de professores de inglês. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2005, São Paulo. Anais do VII CBLA. São Paulo, 2005. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SEBBA, M. A. Y.. Estudo Comparativo dos Arabismos no Portugues do Brasil: arabismos do portugues colonial versus arabismos da imigracao.. In: I Coloquio Nacional de Letras e XIV Coloquio de Pesquisa e Extensao, 2013, Goiania. Anais do I Coloquio Nacional de Letras e XIV Coloquio de Pesquisa e Extensao, 2013.

2.
QUINTELA, A. C. ; SEBBA, M. A. Y. . O léxico árabe na língua portuguesa. In: VIII Seminário de Línguas Estrangeiras: a formação e a prática de professores de línguas estrangeiras, 2012, Goiania. Caderno de Programacao e resumos do VIII Seminario de Linguas Estrangeiras, 2012.

3.
SEBBA, M. A. Y.. Using fables, folk and fairy tales in the language classroom. In: VIII Seminário de Línguas Estrangeiras: a formação e a prática de professores de línguas estrangeiras, 2012, Goiania. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO DE LÍ NGUAS ESTRANGEIRAS: A Formação e a Prática de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012.

4.
SEBBA, M. A. Y.. Using literature in the English language classroom. In: III Simposio Regional de Letras - III SIRELE - da UEG, Unidade Universitaria de Jussara, 2012, Jussara. Anais do III Simposio Regional de Letras - III SIRELE - da UEG, Unidade Universitaria de Jussara, 2012.

5.
SEBBA, M. A. Y.. Projetos de Aprendizagem de Lingua: Objetivos Alcancados?. In: XII Coloquio de Letras da Faculdade de Letras da UFG, 2011, Goiania. Anais do XII Coloquio de Letras da Faculdade de Letras da UFG, 2011.

6.
PESSOA, R. R. ; GOMES, V. M. A. ; SEBBA, M. A. Y. . A formação do professor de Inglês nos curriculos anual e semestral do Curso de Letras da UFG. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2009, Goiania. VII Seminario de linguas estrangeiras, 2009.

7.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . Percepções sobre as aulas de língua inglesa no curso de Letras da UFG. In: I Congresso Intenacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte, 2007. p. 111-111.

8.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . Mudança na cognição e no comportamento de três professoras de inglês. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Contextos brasileiros de pesquisa aplicada no âmbito da linguagem. Brasília, 2007. p. 314-314.

9.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: um estudo sobre aquisição de vocabulário. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006.

10.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: aperfeiçoando as habilidades de compreensão oral. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia, 2006.

11.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: desenvolvendo práticas de leitura. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia, 2006.

12.
SEBBA, M. A. Y.. Trying to find a way: as estratégias de aprendizagem de língua estrangeira. In: VII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2006, Goiânia. VII Colóquio de Pesquisa e Extensão. Goiânia, 2006.

13.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . A prática pedagógica de três professoras de inglês revista pela reflexão colaborativa. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, 2006, Goiânia. VI Seminário de Línguas Estrangeiras: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2006. p. 68-69.

14.
SEBBA, M. A. Y.. Experiências de desenvolvimento profissional: observação, teoria e reflexão. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas / I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas / I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, 2006.

15.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . A prática pedagógica de três professoras de inglês revista pela reflexão colaborativa. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, 2005, Goiânia. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2005. p. 68-69.

16.
PESSOA, R. R. ; SEBBA, M. A. Y. . Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. In: XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa e XXXIII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literatura de Língua Inglesa, 2005, Fortaleza. Programa & Resumos. Fortaleza, 2005. p. 36-36.

Apresentações de Trabalho
1.
SEBBA, M. A. Y.. O papel da escrita na Aprendizagem de Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SEBBA, M. A. Y.. Mudança na cognição e no comportamento de três professoras de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SEBBA, M. A. Y.. Percepções sobre as aulas de língua inglesa do curso de Letras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: um estudo sobre aquisição de vocabulário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: aperfeiçoando as habilidades de compreensão oral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SEBBA, M. A. Y.. Projeto de aprendizagem de língua estrangeira: desenvolvendo práticas de leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SEBBA, M. A. Y.. Trying to find a way: as estratégias de aprendizagem de língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SEBBA, M. A. Y.. Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PESSOA, R. R.; SEBBA, M. A. Y.; BADIM, A. A.; REES, D. K.. Processo Seletivo Simplifiado para contratação de Professor Substituto 20h na área de Língua Inglesa. 2006. Faculdade de Letras.

2.
BADIM, A. A.; PESSOA, R. R.; REES, D. K.; SEBBA, M. A. Y.. Processo Seletivo Simplifiado para contratação de Professor Substituto 40h na área de Língua Inglesa. 2006. Faculdade de Letras.

Outras participações
1.
BADIM, A. A.; SEBBA, M. A. Y.; GOMES, V. M. A.. Banca Examinadora para Exame de Suficiência em Língua Estrangeira. 2007. Faculdade de Letras.

2.
SEBBA, M. A. Y.; GOMES, V. M. A.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora para o Exame de Nível em Inglês Instrumental. 2007. Faculdade de Letras.

3.
SEBBA, M. A. Y.; GOMES, V. M. A.; TELES, G. A. P.. Banca Examinadora para a seleção de candidatos ao cargo de Professor-Bolsista da área de inglês. 2007. Faculdade de Letras/Centro de Línguas.

4.
GOMES, V. M. A.; SEBBA, M. A. Y.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora para o Exame de Nível em Língua Inglesa para alunos do curso de Letras. 2006. Faculdade de Letras.

5.
GOMES, V. M. A.; SEBBA, M. A. Y.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora para o Exame de Nível em Inglês Instrumental. 2006. Faculdade de Letras.

6.
MELLO, H. A. B.; SEBBA, M. A. Y.; FIGUEIREDO, F. J. Q.. Banca Examinadora para a segunda fase cargo de Professor-Bolsista da área de Inglês. 2006. Faculdade de Letras.

7.
FIGUEIREDO, F. J. Q.; SEBBA, M. A. Y.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora da 1a fase da seleção de professor-bolsista área de inglês. 2006. Faculdade de Letras/Centro de Línguas.

8.
GOMES, V. M. A.; SEBBA, M. A. Y.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora para o Exame de Nível em Língua Inglesa para alunos do Curso de Computação. 2005. Faculdade de Letras.

9.
GOMES, V. M. A.; SEBBA, M. A. Y.; SILVA, M. D.. Banca Examinadora para o Exame de Nível em Língua Inglesa. 2005. Faculdade de Letras.

10.
BADIM, A. A.; REES, D. K.; SILVA, M. D.; MELLO, H. A. B.; SEBBA, M. A. Y.; GOMES, V. M. A.. Banca Examinadora para a Prova de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês para o programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2005. Faculdade de Letras.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Intenacional da ABRAPUI. Percepções sobre as aulas de língua inglesa no curso de Letras da UFG. 2007. (Congresso).

2.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Mudança na cognição e no comportamento de três professoras de inglês. 2007. (Congresso).

3.
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas / I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. Experiências de desenvolvimento profissional: observação, teoria e reflexão no Simpósio Estudos sobre a formação do professor de língua inglesa. 2006. (Congresso).

4.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Prática, reflexão e teoria na busca pelo desenvolvimento profissional de professores de inglês. 2005. (Congresso).

5.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras.A prática pedagógica de três professoras de inglês revista pela reflexão colaborativa. 2005. (Seminário).

6.
XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa e XXXIII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literatura de Língua Inglesa.Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. 2005. (Seminário).

7.
5th BRAZ-TESOL National Convention. 1996. (Congresso).

8.
III Encontro de Didática e Prática de Ensino Aprendizagem de Inglês. 1996. (Encontro).

9.
II Seminário de Avaliação Institucional e Seminário de Graduação da UFG. 1996. (Seminário).

10.
Seminário Vestibular 1997. 1996. (Seminário).

11.
10th BRAZ-TESOL Nap-GO do PIMEI Regional Seminar. 1995. (Seminário).

12.
11th BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1995. (Seminário).

13.
I Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais. 1995. (Congresso).

14.
II Encontro de Didática e Prática de Ensino de Inglês UCG/UFG. 1995. (Encontro).

15.
II UFG Seminar for Students and Teachers of English. 1995. (Seminário).

16.
I Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa - Discurso, Sociedade e Ensino. 1995. (Seminário).

17.
4th BRAZ-TESOL National convention. 1994. (Congresso).

18.
9th BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1994. (Seminário).

19.
BRAZ-TESOL Regional Chapter ENCORE Workshops on Teaching Pronunciation to Juniors and Poetry for the EFL Classroom. 1994. (Encontro).

20.
Encontro de Inglês Instrumental. 1994. (Encontro).

21.
7th BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1993. (Seminário).

22.
Course on Teacher Development - Presence and Performance given by Adrian Underhill. 1993. (Outra).

23.
Feedback in Classroom. 1993. (Seminário).

24.
II Seminário de Inglês - Conferências. 1993. (Seminário).

25.
II Seminário de Inglês - Curso de Inglês Instrumental. 1993. (Seminário).

26.
Third International LAURELS Conference. 1993. (Congresso).

27.
VII Seminário Nacional Projeto Ensino Inglês Instrumental. 1993. (Seminário).

28.
An eight-hour course on Teacher Development sponsored by the BRAZ-TESOL Regional Chapter. 1992. (Outra).

29.
A one-day seminar, sponsored by the BRAZ-TESOL Regional Chapter, on Being in English, Who's Afraid of Phrasal Verbs and Games. 1992. (Seminário).

30.
A six-hour course on 'The Use of Video in the EFL Classroom'. 1992. (Outra).

31.
Fifth BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1992. (Seminário).

32.
Third BRAZ-TESOL National Convention. 1992. (Congresso).

33.
II International LAURELS Conference. 1991. (Congresso).

34.
Seminar on Vocabulary - Remembering, Recycling, Refreshing and Reviving. 1991. (Encontro).

35.
Teaching Children - A New Approach. 1991. (Outra).

36.
Teaching Children How to Read and Write. 1991. (Encontro).

37.
The Three Phases of Language Acquisition. 1991. (Encontro).

38.
Third BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1991. (Seminário).

39.
Workshop on 'From Process to Product'. 1991. (Outra).

40.
Workshop relativo ao livro de Robert Di Pietro 'Strategic Interaction (Scenario)'. 1991. (Outra).

41.
Three-Day Teacher Development "Lines of Communication". 1990. (Encontro).

42.
I International LAURELS Conference. 1989. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEBBA, M. A. Y.. VI Seminário de Línguas Estrangeiras: Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:18:27