Thais Thalyta da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7084740221784761
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestrado em Educação do PPGE-UFPE (2013), na linha de Educação e Linguagem, com a dissertação "Avaliação da alfabetização: um exame de diferentes edições da Provinha Brasil", e Doutorado em Educação pelo PPGE-UFPE (2018) na mesma linha , com a tese "O ensino da modalidade escrita da língua no final da Educação Infantil: concepções e práticas de docentes." Interessa-se por Educação e linguagem, Educação Infantil, Ensino-aprendizagem, Avaliação, Formação de professores e Fundamentos Psicológicos da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Thalyta da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, T. T.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O ensino da modalidade escrita no último ano da Educação Infantil: concepções e práticas de docentes, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Avaliação da alfabetização: um exame de diferentes edições da Provinha Brasil,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Contribuições da pesquisa para a formação de professores.
Orientador: Maria Eliete Santiago.




Formação Complementar


2013 - 2013
Artes visuais na Educação Infantil. (Carga horária: 5h).
Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas Colégio Apoio, CPAP, Brasil.
2013 - 2013
O processo de letramento e a construção da leitura. (Carga horária: 5h).
Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas Colégio Apoio, CPAP, Brasil.
2013 - 2013
O ensino-aprendizagem da matemática com jogos. (Carga horária: 5h).
Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas Colégio Apoio, CPAP, Brasil.
2012 - 2012
Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais. (Carga horária: 4h).
Associação de Leitura do Brasil, ALB, Brasil.
2011 - 2011
Teorias de alfabetização. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fundamentos da Arte/Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Educação Básica do Centro de Educação.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Professora substituta do Centro de Educação - CE, no Departamento de Psicologia e Orientação Educacional - DPOE. Ministrando as disciplinas: - Avaliação da Aprendizagem; - Educação e Trabalho; - Psicologia do ensino e aprendizagem; - Fundamentos Psicológicos da Educação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio à docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio à docência na disciplina Metodologia da Alfabetização sob a orientação da Professora Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora na disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 2 sob a orientação da Professora Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora na disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional sob a orientação da Professora Maria Eliete Santiago.


Faculdade Joaquim Nabuco, JOAQUIM NABUCO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no curso de Pedagogia das disciplinas: - Ação pedagógica na Educação infantil I; - Ação pedagógica na Educação infantil II; - Alfabetização: teoria e prática II; - Direito e Cidadania; - Didática.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Professora no curso de Pedagogia das disciplinas: - Arte e educação; - Métodos e técnicas da alfabetização; - Educação de Jovens e Adulto; - Estágio supervisionado; - Projetos pedagógicos.


Colégio Israelita Moysés Chvarts, ISRAELITA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora polivalente doEnsino Fundamental I. 2013- 2º ano do 1º ciclo. 2014- 4º e 5º ano do 1º ciclo.


Colégio Pontual, COLÉGIO PONTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 22
Outras informações
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual / Professora Executora (EAD), Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria Virtual no curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais (EAD), nas disciplinas: - Didática; - Estágio Supervisionado I; - Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação . Professora Executora no curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais (EAD), na disciplina: - Prática como componente curricular II - Leitura e produção textual.


Casa da Arte de Educar, ARTE DE EDUCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisadora na Pesquisa-ação ocorrida no âmbito de Um Plano Articulado para Cultura e Educação. A pesquisa foi realizada pela Casa da Arte de Educar (RJ) em parceria com o Ministério da Cultura. As atividades consistiram no planejamento e na mediação dos encontros da pesquisa-ação em Recife, e na elaboração de relatório da ação.


Colégio Conhecer, CONHECER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7
Outras informações
Professora da disciplina Artes nas turmas de 6° ao 9° ano (Ensino Fundamental II).


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 8
Outras informações
Assessoria no Município de Camaragibe-PE, desenvolvendo atividades de formação de professores e atendimento a alunos em fase de alfabetização.


Centro Social Dom João Costa, CSDJC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor regente, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Ética, Cidadania e Orientação Profissional.


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Auxiliar de Coordenação Pedagógica.


Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Professor Alfabetizador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Alfabetizador (atendimento individualizado); Regente em sala de aula.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Provinha Brasil: Recepção pelos educadores e conhecimentos demonstrados pelos alunos
Descrição: O projeto tem como objetivos: identificar os modos como gestores (diretor, coordenador pedagógico) e professores ligados a turmas de alfabetização concebem e utilizam o Provinha no diagnóstico de conhecimentos dos alfabetizandos e no planejamento do ensino de alfabetização; Identificar que conhecimentos os alfabetizandos revelam sobre o sistema de escrita alfabética (SEA) e sobre práticas de leitura, que são avaliados pelo Provinha; identificar que outros conhecimentos, sobre o SEA e sobre a competência de produzir textos os alfabetizandos revelam, quando submetidos a outros instrumentos que não o Provinha; relacionar os dois tipos de evidências e discutir o quanto auxiliam o professor alfabetizador a planejar um ensino ajustado às necessidades dos alunos. Participarão do projeto 3 redes municipais de ensino (Recife, Camaragibe e Jaboatão), de cada rede estará participando 4 turmas de segundo ano, as turmas serão selecionadas de 2 ou 3 escolas de acordo com o rendimento na Provinha Brasil. Para atingir os objetivos propostos serão realizadas entrevistas com os gestores e professores do segundo ano, observações do treinamento da equipe e aplicação da Provinha Brasil, acompanhamento das turmas de segundo ano participantes da pesquisa durante o ano letivo com o objetivo de verificar as ações de ensino. As entrevistas e observações serão transcritas e serão categorizados através de análise de conteúdo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo
Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral: relacionar o desempenho das crianças do primeiro ciclo nas provas de consciência fonêmica com o domínio da escrita alfabética; e como objetivos específicos:discutir o desempenho das crianças do primeiro ciclo nas provas de consciência fonêmica com relação à escolaridade e o domínio da escrita; e verificar quais as provas de consciência fonêmica facilitam o domínio da escrita e quais as provas que são influenciadas por este domínio. Participaram desse estudo 20 crianças de ambos os sexos do 1° ciclo de uma escola municipal de Recife, sendo 10 crianças de cada turma (1° e 2° ano / 1° ciclo). O Estudo foi do tipo descritivo observacional, transversal e individualizado. A coleta de dados ocorreu na própria escola. As crianças do primeiro ciclo selecionadas para o estudo realizaram um ditado de forma coletiva com o objetivo de classificar o nível de escrita do pré-silábico ao alfabético. Esse ditado será composto de 6 palavras. Todas as crianças do selecionadas realizaram uma prova de habilidades metafonológicas, contendo 13 provas específicas que possibilitaram identificar as habilidades fonológicas relacionadas a rimas, sílabas e fonemas. Os dados obtidos forma analisados quantitativamente em forma de estatística descritiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Linguagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Professora homenageada, Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRPE (EAD).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, T. T.2012 SILVA, T. T.. Planejamento e ensino da leitura em uma rede municipal de ensino. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2581-2590, 2012.

2.
SILVEIRA, R. C.2012SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre as orientações de leitura da Proposta Curricular de Olinda: Relacionando com o discurso docente. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2597-2606, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, V. V. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. . Saberes docentes e esquemas profissionais: análise da prática de uma professora em situações de produção coletiva de textos na escola. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017.

2.
ALMEIDA, T. P. S. ; SILVA, S. C. O. ; SILVA, T. T. . Notação de palavras com regras ortográficas morfológicas: os casos do ÊS/EZ, ESA/EZA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017.

3.
REGO, D. M. F. ; SILVA, S. B. ; SANTANA, G. F. ; SILVA, T. T. ; SOUZA, F. H. . A concepção dos professores do 1º ciclo em relação a avaliação de aprendizagem. Uma reflexão sobre a ética nos dias atuais. In: XVI Jornada de ensino, pesquisa e extensão, 2017, Recife. XVI JEPEX - 2017, 2017.

4.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Avaliação externa da alfabetização: uma análise de concepções sobre a Provinha Brasil. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. Anais do XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal: UFRN, 2014.

5.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Provinha Brasil: Uma análise da aplicação em duas turmas do 2º ano do 1º ciclo da rede municipal do Recife. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013, Recife. Anais XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Recife: UFPE, 2013. v. XXI.

6.
MAGALHAES, S. J. F. ; SILVA, T. T. . Formação docente e educação a distância: em foco a importância da pesquisa. In: IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012, Caruaru. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012.

7.
SILVA, T. T.. Contribuições da pesquisa para a formação de professores. In: IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012, Caruaru. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012.

8.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Provinha Brasil: É preciso melhorar este instrumento quanto ao que mede e como mede. In: 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (1° ENAPPE), 2012, Natal-RN. 1° ENAPPE - 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação: Diversidade e qualidade em Educação, 2012.

9.
SILVA, T. T.; SILVA, S. C. O. ; ALMEIDA, T. P. S. . Reflexões sobre as práticas de leitura na Educação Infantil: O que dizem as docentes?. In: 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (1° ENAPPE), 2012, Natal-RN. 1° ENAPPE - 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação: Diversidade e qualidade em Educação, 2012.

10.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo. In: III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2010, Recife. XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre as orientações de leitura da Proposta Curricular de Olinda: Relacionando com o discurso docente. In: 18° Congresso de leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2012.

2.
SILVA, T. T.. Planejamento e ensino da leitura em uma rede municipal de ensino. In: 18° Congresso de leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2012.

3.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo. In: III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, T. P. S. ; SILVA, S. C. O. ; SILVA, T. T. . Notação de palavras com regras otográficas morfológicas: os casos do ÊS/EZ, ESA/EZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, V. V. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. . Saberes docentes e esquemas profissionais: análise da prática de uma professora em situações de produção coletiva de textos na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Avaliação externa da alfabetização: uma análise de concepções sobre a Provinha Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, T. T.. Discursos construídos a partir das relações sociais na modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, T. T.. Ensino da leitura: da fruição á compreensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Provinha Brasil: Uma análise da aplicação em duas turmas de 2º ano do 1º ciclo da rede municipal do Recife. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre as orientações de leitura da Proposta Curricular de Olinda: Relacionando com o discurso docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, T. T.. Planejamento e ensino da leitura em uma rede municipal de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAGALHAES, S. J. F. ; SILVA, T. T. . Formação docente e educação a distância: em foco a importância da pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, T. T.. Contribuições da pesquisa para a formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, T. T.; SILVA, S. C. O. ; ALMEIDA, T. P. S. . Reflexões sobre as práticas de leitura na Educação Infantil: O que dizem as docentes?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SILVA, T. T.; MORAIS, A. G. . Provinha Brasil: É preciso melhorar este instrumento quanto ao que mede e como mede. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita no primeiro ciclo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, T. T.; PESSOA, D. A. . Atividades de leitura e escrita na rotina da Educação Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANDRADE, H. F. ; SOUZA, J. T. ; SILVA, T. T. . Seu rei mandou dizer para brincarmos com as palavras. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANDRADE, H. F. ; SOUZA, J. T. ; SILVA, T. T. . Seu rei mandou dizer para brincarmos com as palavras. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, T. T.. Oficina de brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, T. T.. Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento infantil. 2016. (Oficina).

6.
SILVA, T. T.; SILVA, S. C. O. . Projetos didáticos: um recurso para alfabetizar letrando. 2011. (Oficina).

7.
SILVA, T. T.; PESSOA, A. C. R. G. . Jogos de consciência fonológica para alfabetização. 2011. (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, T. O.; SILVA, T. T.. Participação em banca de Bárbara Lais Almeida e Gilsani de Oliveira.A psicomotricidade na Educação infantil: Um olhar sobre a prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, T. T.; LIMA, R. C.; SEVERO, J. L. R.. Concurso Público para Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Edital Nº 58 de 11 de junho de 2018. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
SILVA, T. T.. XV ENEXT / I ENExC ? Encontro de Extensão e Cultura 2015. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SILVA, T. T.. Uma discussão sobre educação e os diferentes aspectos da sociedade. 2015. Faculdade Joaquim Nabuco.

3.
SILVA, T. T.. Concurso Professor Autor. 2011. Secretaria de Educação de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Instituições de Educação infantil em Universidades Públicas.As atividades de rotina na Educação Infantil e o ensino da leitura e da escrita. 2018. (Encontro).

2.
V Congresso Nacional de Educação. O trabalho com a modalidade escrita da língua portuguesa no último ano da Educação Infantil: O caso de uma professora. 2018. (Congresso).

3.
XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.Percepções sobre a pessoa com deficiência baseadas no olhar da criança na Educação Infantil. 2018. (Encontro).

4.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Avaliação externa da alfabetização: uma análise de concepções sobre a Provinha Brasil. 2014. (Encontro).

5.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Provinha Brasil: uma análise da aplicação em duas turmas do 2º ano do 1º ciclo da rede municipal do Recife. 2013. (Encontro).

6.
1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (1° ENAPPE).Provinha Brasil: É preciso melhorar este instrumento quanto ao que mede e como mede. 2012. (Simpósio).

7.
18° Congresso de Leitura do Brasil. Planejamento e ensino da leitura em uma rede municipal de ensino. 2012. (Congresso).

8.
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Contribuições da pesquisa para a formação de professores. 2012. (Encontro).

9.
34° Reunião Anual da ANPED. 2011. (Congresso).

10.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2011. (Seminário).

11.
III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita em crianças do primeiro ciclo. 2010. (Encontro).

12.
Jornada Pedagógica do Centro de Educação. 2010. (Oficina).

13.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Relação entre habilidades fonêmicas e o domínio da escrita do primeiro ciclo. 2010. (Congresso).

14.
Curso de Teoria Marxista. 2008. (Seminário).

15.
Semana de Atualização Pedagógica - Prefeitura da Cidade do Recife. 2008. (Oficina).

16.
Semana Pedagógica João Francisco de Souza. 2008. (Oficina).

17.
V Encontro Nacional de Educação Social. 2008. (Encontro).

18.
VI Congresso Internacional de Educação. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, T. T.. Música na Educação Infantil: Qual papel da pedagogia e do pedagogo?. 2016. (Outro).

2.
SILVA, T. T.. Avaliação e planejamento na alfabetização. 2011. (Outro).

3.
SILVA, T. T.. VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emmanuel Lins de Oliveira. A geografia e o ensino na Astronomia: relato de uma experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

2.
Késia Isaquiel da Silva. Música na educação infantil: O que pensam as crianças?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

3.
Flávia Roque Silva Calaça e Patrícia Magda da Cunha Borges. A música como ferramenta de aprendizagem na sala de aula da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

4.
Jaqueline de Oliveira Barbosa e Jéssica Thauane da Silva. O significado da afetividade em discursos de professores da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

5.
Analice Salustiano e Edinara Barros. A concepção docente sobre a indisciplina de alunos entre 4 e 5 anos da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

6.
Elaynne Santos da Silva e Luciana Miranda. O perfil do professor da Educação Infantil frente as mudanças políticas, sociais e educacionais da atualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

7.
Geovana Maria da Silva e Rayane Valeria Pereira Lima. Contribuições do desenho na educação infantil: o que dizem as professoras?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

8.
Jennifer F. do Nascimento e Keity C. da Trindade Silva. A importância da interação família-escola no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.

9.
Nairan Gomes da Silva. Educação Infantil: o desenvolvimento da criança através do lúdico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Thais Thalyta da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, T. T.; PESSOA, D. A. . Atividades de leitura e escrita na rotina da Educação Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:28:20