Rita de Kasia Andrade Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8842842576488011
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Atualmente cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciência e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz, pesquisando a relação entre medicina, prisão e escravidão no Império. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão, Medicina e Sistema Prisional (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Kasia Andrade Amaral
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, R. K. A.;AMARAL, Rita de Kasia Andrade;ANDRADE, Rita


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Escravos e Africanos Livres na Casa de Correção da Corte/Calabouço do Rio de Janeiro: Prática e Saber Médico entre 1830-1889,
Orientador: Tânia Salgado Pimenta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SABER MÉDICO; doença; ESCRAVIDÃO.
2012 - 2014
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Cinema como prática social: a representação dos conflitos sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembéne,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: África, cinema, historiografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2015 - 2016
Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ci. (Carga Horária: 360h).
CASA DE OSWALDO CRUZ, COC, Brasil.
Título: Escravos e africanos livres na Casa de correção da corte/calabouço do rio de janeiro: Prática e saber médico entre 1830-1889.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Tânia Salgado Pimenta.
2008 - 2011
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Cinema Negro Senegalês: Sembène e a Representação da Imagem do Negro no pós-indepedência..
Orientador: Monique Mendes Franco.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Bolsa, PIBIC/UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Estágio de Curta Duração e pesquisa em suas bibliotecas -LACS.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária no setor de arquivologia, Carga horária: 30


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UERJ, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC/UERJ vinculada ao Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso.


Arquivo Nacional, AN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária do Arquivo Nacional,CODES., Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária pela bolsa Interna complementar da UERJ/Cetreina. Trabalhando com Organização e Catalogação de Documetos do Serviço de Polícia Marítima,Aérea e de Fronteiras,referente a chegada de imigrantes nos portos brasileiros.


Museu Nacional/UFRJ, MUSEU NACIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária no setor de Arqueologia.
Outras informações
Participei como voluntária,em trabalhos laboratoriais,no setor de arqueologia,departamento de antropologia do Museu Nacional/UFRJ,sob orientação da arqueóloga Dra.Maria Cristina Tenório,com triagem de materiais retirados de sítios arqueologicos de sambaquis.


CASA DE OSWALDO CRUZ, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FIOTEC, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora bolsista no grupo "Doenças e Práticas de cura entre escravos e forros no Rio de Janeiro, século XIX". Vínculo de 3 meses para a pesquisa, levantamento e criação de um banco de dados de teses médicas, sobre escravos, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro entre 1835 e 1889.



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
A reserva de vagas nas universidades públicas brasileiras no contexto do individualismo contemporâneo: a UERJ em ato
Descrição: A reserva de vagas nas universidades públicas, ou a chamada política de cotas tem como objetivo oportunizar o acesso ao ensino superior público a segmentos da população brasileira econômica e socialmente menos favorecidos e/ou excluídos. Elas se apresentam como fruto direto das propostas de caráter afirmativo para as minorias, sejam elas raciais ou sociais. Todavia, a execução da política no Brasil parece caminhar para o acirramento das tensões e das divisões entre os diferentes grupos étnicos, marcados e identificados, anteriormente, pela miscigenação que compõe grande parte da população brasileira, e para a crescente produção de ressentimentos. Apresenta, ainda, fortes indícios de construção de práticas de visibilidade e de performances conferidas a determinados grupos, chamados ao reconhecimento e à suposta inclusão e, conseqüente indiciamento à sociedade de controle. Partindo da indagação acerca do contexto e da eficácia das formulações do bem comum expressas nas políticas de ação afirmativa, o presente projeto propõe-se a dar continuidade à pesquisa que vem sendo desenvolvida sobre a política de cotas nas universidades públicas brasileiras, sobretudo na UERJ, tendo em vista, porém, romper com os binarismos que oscilam entre favoráveis ou desfavoráveis à referida política. A apresentação de um quadro conceitual da contemporaneidade a partir das referências de Nietzsche, Foucault, Boltanski, Deleuze, entre outros, possibilita o entendimento da referida política a partir de novos operadores conceituais, a saber: a noção de moral, na sua correlação com a questão da culpa, do ressentimento e da vitimização, e a noção de reconhecimento, na sua imbricação com os processos de responsabilização e de produção de visibilidade na atualidade. Uma síntese das análises acerca da implantação da política de cotas na UERJ é apresentada como ferramenta preliminar dos desdobramentos investigativos propostos. A premissa central consiste na identificação da política de reserva de.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rita de Kasia Andrade Amaral - Integrante / Monique Mendes Franco - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Escravidão.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Saber Médico.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: África.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Emílio Lansac Toha - 3º lugar na categoria adulto com a poesia: A Bailarina na Janela, Academia de Letras de São João da Boa Vista.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, R. K. A.2011ANDRADE, R. K. A.. Introdução a Discussão da Arte nos Rituais Africanos. Revista África e Africanidades, v. 12, p. 1-9, 2011.

2.
ANDRADE, R. K. A.2011ANDRADE, R. K. A.. Discussão da Relação entre Cinema e Identidade: Contexto Africano. Revista África e Africanidades, v. 12, p. 1-11, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. Presos pobres na Província do Rio de Janeiro: Sistema punitivo e assistência entre 1860-1880. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis - Santa Catarina. Anais eletrônicos do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016. v. '. p. 1-18.

2.
ANDRADE, R. K. A.. Saber Médico e Escravidão no século XIX. In: 3ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2015, Rio de Janeiro. 3ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2015. v. 3º. p. 1-9.

3.
ANDRADE, R. K. A.. O cinema na formação da África independente. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal- Rio Grande do Norte. XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. v. 1. p. 1-18.

4.
ANDRADE, R. K. A.. O papel do cinema na construção da(s) identidade(s): A representação de Ousmane Sembène do Senegal da década de 60. In: XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1. p. 1-15.

5.
ANDRADE, R. K. A.. Cinema como prática social: a representação dos conflitos sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembéne. In: I Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História, 2012. v. 1. p. 1-13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. Penalidade e Escravidão: Dualidade no Sistema Criminal do Império Brasileiro. In: 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017, Porto Alegre-RS. Caderno de Resumos do 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017. v. 1. p. 111-111.

2.
ANDRADE, R. K. A.. O cinema na formação da África independente. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal- Rio Grande do Norte. XXVII Simpósio Nacional de História,, 2013. v. 1. p. 1-18.

3.
ANDRADE, R. K. A.. Ousmane Sembène e o Realismo Socialista. In: Segundo Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2013, Rio de Janeiro. Segundo Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2013. v. 1. p. 16-17.

4.
ANDRADE, R. K. A.. O papel do cinema na construção da(s) identidade(s): A representação de Ousmane Sembène do Senegal da década de 60. In: XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1.

5.
ANDRADE, R. K. A.. O cinema na consciência Histórica: O olhar de Ousmane Sembène sobre o Senegal. In: Congresso Nacional de ALADAA Argentina, 2012, Tucumán. Asia y África: abordajes al desafío de la interculturalidad, 2012. v. 1.

6.
ANDRADE, R. K. A.; FRANCO, M. M. . Cinema como prática social: a mídia para se estudar o acesso à Universidade. In: 22º UERJ SEM MUROS: 20º SEMIC- Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. 22º UERJ SEM MUROS: 20º SEMIC- Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. Conexões entre Casa de Correção da Corte (Rio de Janeiro) e Auburn (New York): Diálogos entre sistema punitivo e a medicina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. Penalidade e Escravidão: Dualidade no Sistema Criminal do Império Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, R. K. A.. Saber Médico e Escravidão no século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, R. K. A.. O cinema na formação da África independente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ANDRADE, R. K. A.. OusmaneSembène e o Realismo Socialista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ANDRADE, R. K. A.. O Cinema na Consciência Histórica: O Olhar de Ousmane Sembène sobre o Senegal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ANDRADE, R. K. A.. O papel do cinema na construção da(s) identidade(s): A representação de Ousmane Sembène do Senegal da década de 60. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, R. K. A.. Cinema como prática social a representação dos conflitos sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembéne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ANDRADE, R. K. A.. Ousmane Sembène e o Realismo Socialista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ANDRADE, R. K. A.. Cinema como prática social: a mídia para se estudar o acesso à Universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, R. K. A.; PIMENTEL, B. R. ; SIMOES, Débora ; DEZIDÉRIO, Diego ; GABARRA, Larissa . Fontes e métodos para o estudo das manifestações culturais africanas e afro-brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRADE, R. K. A.. Discussão da Relação entre Cinema e Identidade: Contexto Africano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ANDRADE, R. K. A.; PIMENTEL, B. R. . A relevância do ensino da História afro e dos povos indígenas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, R. K. A.; FERREIRA, H. P. . Entre Luz e Sombra: O cinema na Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ANDRADE, R. K. A.. Religião e Arte nos Rituais Africanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. A Humanidade. 2016 (Poesia).

2.
AMARAL, Rita de Kasia Andrade. A Bailarina na Janela. 2016 (Antologia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Penalidade e Escravidão: Dualidade no Sistema Criminal do Império Brasileiro. 2017. (Encontro).

2.
III Simpósio Nacional de História do Crime, Polícia e Justiça/ I Encontro Internacional de História do Crime, da Polícia, das Práticas de Justiça e suas fontes.Conexões entre Casa de Correção da Corte e Auburn (New York): Diálogos entre sistema punitivo e a medicina. 2017. (Simpósio).

3.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Presos pobres na Província do Rio de Janeiro: Sistema punitivo e Assistência entre 1860-1880. 2016. (Seminário).

4.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Presos pobres na Província do Rio de Janeiro: Sistema punitivo e assistência entre 1860-1880. 2016. (Seminário).

5.
3ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Saber Médico e Escravidão no século XIX. 2015. (Encontro).

6.
Segundo Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.OusmaneSembène e o Realismo Socialista. 2013. (Seminário).

7.
XXVII Simpósio Nacional de História. O cinema na formação da África independente. 2013. (Congresso).

8.
Congresso Nacional de ALADAA Argentina. O cinema na Consciência Histórica: O Olhar de Ousmane Sembène sobre o Senegal. 2012. (Congresso).

9.
I Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.Cinema como prática social: a representação dos conflitos sociais do Senegal na obra cinematográfica de Ousmane Sembéne. 2012. (Seminário).

10.
XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça.O papel do cinema na construção da(s) identidade(s): A representação de Ousmane Sembène do Senegal da década de 60. 2012. (Encontro).

11.
Cinema Negro e Educação- Importância da Cultura Africana no Brasil. 2010. (Encontro).

12.
Oficina História e Arqueologia. 2010. (Oficina).

13.
Seminário Internacional Religião e Cultura na América Latina. 2010. (Seminário).

14.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)- Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais.. 2010. (Congresso).

15.
V Semana de Pedagogia da FFP.A relevância do ensino da História afro e dos povos indígenas. 2010. (Outra).

16.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de História.Discussão da Relação entre Cinema e Identidade:Contexto Africano. 2010. (Encontro).

17.
Palestra "Conversas Entre Professores". 2009. (Outra).

18.
XIII Semana de História-Marco XXX9. 2009. (Outra).

19.
Apresentação/Debate do documentário "wlado". 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ascine ; FRANCO, M. M. ; ANDRADE, R. K. A. . Exibição e Debate do Filme Cortina de Fumaça. 2011. (Outro).

2.
CAVALLEIRO,Eliane ; ALMEIDA,M.S ; ANDRADE, R. K. A. . VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) ? Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e Movimentos Sociais. 2010. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:46:45