Maria do Socorro Melo Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2902801846590648
  • Última atualização do currículo em 04/06/2018


Aluna do Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara (DINTER-UNESP-UERR-UFRR). Mestre em Letras - área: Linguística, subárea de Sociolinguística/dialetologia, dissertação intitulada "TOPONÍMIA DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PACARAIMA", Universidade Federal de Roraima (UFRR); Especialista em Língua Portuguesa, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Letras, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de linguística, atua especialmente nos seguintes temas: Língua portuguesa, lexicologia, toponímia, leitura e escrita; realiza pesquisa e extensão em língua portuguesa e línguas indígenas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Socorro Melo Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, M. S. M.;ARAÚJO, M. S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Roraima.
Rua 7 de Setembro s/n
Canarinho
69300000 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (095) 21210938
URL da Homepage: www.uerr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Cristina Martins Fargetti.
2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Título: A Toponímia de Comunidades Indígenas do Município de Pacaraima,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria Odileiz Sousa Cruz.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O Desempnho Linguístico de crianças de 1ª série di 1º Grau: um estudo comparativo com diferentes classes sociais.
Orientador: Ms Iveutade Abreu Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1984 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Fonologia do Português: acento e sílaba. (Carga horária: 15h).
XXI Instituto da ABRALIN, ABRALIN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A Pesquisa Toponímica no Brasil: viés historiográf. (Carga horária: 6h).
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, II CIDS, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Especialistas Estaduais e Municipais d. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
2004 - 2004
Sistema Único de Segurança Pública. (Carga horária: 16h).
Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima, ISSEC, Brasil.
1999 - 1999
Treinamento em Informática. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional do Piauí S/C Ltda, S. E. P, Brasil.
1999 - 1999
Capacitação em Seviços. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
1998 - 1998
Educação: um caminho para a aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional do Piauí S/C Ltda, S. E. P, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: não há


Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso l
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Profissional lV
02/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso ll
02/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso ll
03/2010 - 03/2010
Extensão universitária , Universidade Estadual de Roraima, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Rondon-UERR Operação Makunaima.
01/2010 - 02/2010
Extensão universitária , Ministério da Defesa, .

Atividade de extensão realizada
Operação Centro-Nordeste Goiás.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Profissional ll
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso ll
02/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe ll
02/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita l
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
02/2008 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Latina

Instituto de Educação e Cidadania/ IAcademia de Polícia Integrada, ISSEC/API, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora/gerente de Atendimento do Aluno, Carga horária: 40


Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lingua Portuguesa lV
08/2005 - 12/2005
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Redação Empresarial
02/2005 - 07/2005
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lingua Portuguesa l
02/2005 - 07/2005
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lingua Portuguesa lll
02/2005 - 07/2005
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa lll
08/2004 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Llingua Portuguesa ll
08/2004 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa lV
08/2004 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa lV

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Nível Superior II, Carga horária: 40
Outras informações
Nos anos de 1999 a 2002 - UERR, Serviço prestado na função de Professor dos cursos de Letras, Normal Superior e Pedagogia

Atividades

08/2009 - Atual
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima - UERR, .

Cargo ou função
Chefe Divisão de Integração Continuada.
03/2009 - 07/2009
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, .

Cargo ou função
Secretária dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual de Roraima.
08/2006 - 01/2009
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima - UERR, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica do Campus de Pacaraima - UERR.
01/2005 - 06/2006
Direção e administração, Instituto Superior de Segurança e Cidadania/Academia de Polícia Integrada, .

Cargo ou função
Gerente de Desenvolvimento Pedagógico.
07/1995 - 08/1995
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/1994 - 08/1994
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
05/1993 - 08/1993
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/1992 - 07/1992
Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Colégio Pro-Campus, PROCAMPUS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Colégio Antares, ANTARES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Academica, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Topônimos: reflexos dos contatos linguísticos
Descrição: A porção geográfica da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TI-RSS) eleita para esse estudo indica que mediante a presença de garimpos e fazendas houve um fluxo de pessoas não indígenas junto às aldeias/malocas, doravante, comunidades, coabitadas por Makuxi, Taurepang, Ingarikó e Wapixana. Para essa área, os topônimos oficiais aparecem como Água Fria, Caju, Maloquinha, Fazenda Água Boa, Fazenda Zé Ceará e supostamente como um reflexo desse contato. Toda essa área de dimensão físico-geográfica-cultural foi escolhida pelo fato de ser município de Uiramutã que do total de 61 malocas indígenas, 22 delas têm os nomes grafados em português; muito embora na região sejam encontradas 4 línguas indígenas correspondentes aos grupos supracitados. Surgiu assim a motivação para se descobrir quais seriam os topônimos históricos e a que línguas(s) indígenas(s) estão vinculados (14 comunidades)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Maria do Socorro Melo Araújo - Integrante / Maria Odileiz Sousa Cruz - Coordenador / Idelvânia Rodrigues de Oliveira - Integrante / Gilmar Brasil da Silva - Integrante / Reginaldo Gomes de Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Formação Continuada e Etnodesenvolvimento nas Comunidades do Norte e Nordeste do Estado de Roraima
Descrição: conhecimento ecológico envolve necessariamente uma abordagem interdisciplinar, pois estes são gerados nas relações de adaptação com o meio ambiente, sendo um saber contextualizado , a partir das interações ser humano/natureza. O objetivo do programa é socializar conhecimentos através da troca de saberes, para a formação de cidadãos e profissionais qualificados, a partir das ações, comportamentos e práticas adotadas quanto ao uso e manejo dos recursos naturais nas comunidades indígenas da TISM (Pacaraima) e TISS (Uiramutã) em Roraima. A metodologia irá considerar a participação da comunidade interna (UERR) e externa (comunidades indígenas envolvidas), considerando os saberes construídos, através da metodologia baseada em Sachs (2000) que enfoca as dimensões da sustentabilidade: ecológica, social, cultural, política, econômica e espacial. O método de bordagem será o etnográfico, no qual Munõz (2003) enfatiza que as práticas e os saberes são revelados através da memória identitária dos indígenas, revelada através da construção do conhecimento e os seus significados de acordo com a visão de mundo da comunidade. A execução do Programa proporcionará a integração entre os cursos de graduação, gerando à inclusão de grupos sociais, proporcinando uma aquisição de saber mais reflexivo com vistas a formar um profissional mais critíco e voltado a realidade regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria do Socorro Melo Araújo - Integrante / Marcia Teixeira Falcão - Coordenador / sandra Kariny Saldanha Oliveira - Integrante / Maria das Neves Magalhães Pinheiro - Integrante.
2014 - Atual
SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
Descrição: Geral: Promover a formação continuada de professores ingarikó e macuxi que atuam nas escolas indígenas de educação básica na Região Ingarikó. Específicos: 1) Oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam as especificidades da organização comunitária, linguista e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos na Região Ingarikó e Surumu; 2) Oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos do povo ingarikó e macuxi; 3)Fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos na língua ingarikó e macuxi, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da Educação Escolar Indígena da Região Ingarikó e Surumu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
PIBID - LETRAS - RORAINOPOLIS
Descrição: Os acadêmicos desenvolverão as atividades, em forma de oficinas, com narrativas orais a partir de diversos temas - um aluno começa a narrativa e os demais a desenvolvem. A proposta é que sejam trabalhadas metodologias dinâmicas e envolventes, em busca do desenvolvimento da habilidade de expressão oral e deve ser finalizada com a reprodução da história oral em texto escrito. A atividade contribui para a formação dos acadêmicos no que se refere à condução da atividade Os acadêmicos desenvolverão as atividades na escola, mensalmente, para discussão de uma variedade de assuntos (família, esporte, tecnologia, drogas, paz, amigo, respeito, cidadania etc). Nesse recreio, além das palestras serão realizadas atividades lúdicas, com leitura, teatro, dança etc. Como a atividade tem temática variada, justifica-se a necessidade de um planejamento conjunto com o corpo docente da Escola, garantindo a inserção do acadêmico em atividades de planejamento pedagógico no espaço escolar, de modo a colaborar com as atividades realizadas. Tudo isso, conduz ao estreitamento de relações entre acadêmicos, alunos, professores da escola básica e da própria UERR no espaço escolar. Justifica-se em razão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Maria do Socorro Melo Araújo - Coordenador.
2011 - 2012
I MOSTRA CIENTÍFICA ESTADUAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UERR: PERCORRENDO CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE.
Descrição: para a Universidade Estadual de Roraima ? UERR aproximar a educação superior da educação básica e implementar projetos de inclusão social e de desenvolvimento da cultura científica junto aos alunos da educação básica, por constituir-se como um dos instrumentos fundamentais de produção e socialização dos conhecimentos científicos no Estado de Roraima, favorecendo a ampliação da capacidade de análise crítica do estudante, da maturidade intelectual, da compreensão da ciência e das possibilidades futuras tanto acadêmicas como profissionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
NOVOS TALENTOS DA UERR: DA CIÊNCIA À CIDADANIA
Descrição: Atividade extracurricular que oportuniza aos alunos e professores da educação básica, professores e acadêmcicos da UERR saírem da rotina de sala de aula e desenvolverem outros tipos de relações sociais por meio da interação em momentos extraclasse. Permite à comunidade acadêmica melhor compreensão da realidade na qual está inserida, rompendo visões distorcidasa respeito da produção do saber. O projeto tem como objetivo geral implementar mudanças sociais e culturais na vida da escola, intensificando as fontes de acesso ao conhecimento, bem como articular as práticas educativas à realidade sócio-histórica, ambiental e cultural, despertando e incentivando vocações científicas de novos talentos. A metodologia do projeto possibilita aos alunos da Rede Pública de Pacaraima e Rorainópolis, no âmbito da Educação Básica, a inclusão no processo social e no desenvolvimento da cultura científica. Assim sendo utiliza a metodologia da pesquisa-ação numa perspectiva participativa com o fim de realizar processos interativos entre a Universidade e acomunidade roraimense dosmunicípios enviolvidos.As ações serão desenvolvidaas a aprtir de quatro subprojetos: Conhecer a geografia e a história dos municípios; Tecnologia e cidadania; Meio ambiente e Questão indígena na escola. Para o desenvolvimento padronizado e sistematizado os subprojetos serão desenvolvidos com base nos eixos norteadores: incentivo à leitura, projetos científicos escolares; novas tecnologias, formação para a cidadania, conhecer a realidade local e continuidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Português para Estrangeiros 1. NÍVEL BÁSICO 2. NÍVEL INTERMEDIÁRIO - PACARAIMA
Descrição: NÍVEL BÁSICO - O curso é ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e coordenado por professores Curso de Letras, com o objetivo de desenvolver condições de compreensão e de expressão oral e escrita em cursistas que desejam estudar em universidades brasileiras; alunos do ensino médio e profissionais estrangeiros, de modo a permitir uma integração e adaptação ao ambiente social brasileiro visando melhor desempenho em suas atividades sociais e educativas. Além de contemplar o acadêmico-monitor com a certificação de 140 horas que poderão ser inseridas do currículo como estágio ou horas complementares. O curso estará levando o formando a uma situação real da sua vida profissional. Os acadêmicos serão avaliados pela prática pedagógica apresentada, considerando o conhecimento do conteúdo, a postura profissional e o compromisso assumido; e os cursistas pelas condições apresentadas no edital: 75% de frequência e nota superior a 70 pontos (conforme a legislação brasileira). O curso de extensão Português para Estrangeiros, além de ser de iniciação à Língua Portuguesa, visa preparar os participantes para interagirem em situações de comunicação do cotidiano social e universitário, com o objetivo de: Oferecer conhecimentos dos elementos linguísticos da Língua Portuguesa visando a aquisição de suas estruturas básicas para a compreensão e expressão oral e escrita; Oportunizar a compreensão da cultura do provo brasileiro expressa na linguagem; Garantir êxito nas situações comunicativas da vida diária educacional e social. Certificar os acadêmicos de 7º semestre com horas complementares e de estágio curricular. O Curso foi criado pela Pró-Reitoria de Extensão, através de Portaria, em seguida, lançados editais, de abertura das inscrições para os cursistas e para os acadêmicos monitores, estabelecendo critérios para as duas modalidades. Foram formadas três turmas de 20 alunos As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do Curso de Letras com habilitação em Espanhol, devidame.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
Português para Estrangeiros PACARAIMA
Descrição: O curso de extensão, Português para Estrangeiros, foi ofertado na modalidade presencial destinado a alunos que estavam sob Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Venezuela e cursando graduação no município de Pacaraima. Ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e coordenado pela Coordenação do Curso de Letras visandodesenvolver condições de compreensão e de expressão oral e escrita do aluno estrangeiro, de modo a permitir uma integração e adaptação ao ambiente acadêmico visando melhor desempenho das atividades universitárias. Com objetivo de oferecer conhecimentos dos elementos lingüísticos da Língua Portuguesa visando a aquisição de suas estruturas básicas para a compreensão e expressão oral e escrita; oportunizar a compreensão da cultura do provo brasileiro expressa na linguagem;garantir êxito nas situações comunicativas da vida diária acadêmica. O curso está dividido em duas fases, distribuídas a seguir:  A1ª fase terá carga horária de 40 horas, realizada no período de outubro a dezembro de 2006;  A 2ª fase terá carga horária de 70 horas, no período de fevereiro a junho de 2007..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - Atual
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - NÍVEL BÁSICO - BONFIM
Descrição: NÍVEL BÁSICO - O curso é ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e coordenado por professores Curso de Letras, com o objetivo de desenvolver condições de compreensão e de expressão oral e escrita em cursistas que desejam estudar em universidades brasileiras; alunos do ensino médio e profissionais estrangeiros, de modo a permitir uma integração e adaptação ao ambiente social brasileiro visando melhor desempenho em suas atividades sociais e educativas. Além de contemplar o acadêmico-monitor com a certificação de 140 horas que poderão ser inseridas do currículo como estágio ou horas complementares. O curso estará levando o formando a uma situação real da sua vida profissional. Os acadêmicos serão avaliados pela prática pedagógica apresentada, considerando o conhecimento do conteúdo, a postura profissional e o compromisso assumido; e os cursistas pelas condições apresentadas no edital: 75% de frequência e nota superior a 70 pontos (conforme a legislação brasileira). O curso de extensão Português para Estrangeiros, além de ser de iniciação à Língua Portuguesa, visa preparar os participantes para interagirem em situações de comunicação do cotidiano social e universitário, com o objetivo de: Oferecer conhecimentos dos elementos linguísticos da Língua Portuguesa visando a aquisição de suas estruturas básicas para a compreensão e expressão oral e escrita; Oportunizar a compreensão da cultura do provo brasileiro expressa na linguagem; Garantir êxito nas situações comunicativas da vida diária educacional e social. Certificar os acadêmicos de 7º semestre com horas complementares e de estágio curricular. O Curso foi criado pela Pró-Reitoria de Extensão, através de Portaria, em seguida, lançados editais, de abertura das inscrições para os cursistas e para os acadêmicos monitores, estabelecendo critérios para as duas modalidades. Foram formadas três turmas de 20 alunos As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do Curso de Letras com habilitação em INGLÊS, devidame.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, M. S. M.2017ARAÚJO, M. S. M.. Aspectos cognitivos e sociais na toponímia. REVISTA PHILOLOGUS, v. ano 23, p. 559-569, 2017.

2.
ARAÚJO, M. S. M.2017 ARAÚJO, M. S. M.. O Amazonas em Roraima: aspectos históricos através dos topônimos. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1035-1049, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, M. O. S. ; ARAÚJO, M. S. M. . Rede de contatos entre línguas portuguesa e indígenas através de topônimos. In: Maria Suelí de Aguiar, Maria Célia Dias de Castro, Ana Lourdes Cardoso Dias. (Org.). Onomástica e identidade do homem em seu meio. 001ed.Goiás BR e Santarém PT: Escola Superior de Educação de Santarém /Universidade de Hamburgo / Universidade de Aveiro, 2017, v. 1, p. 161-185.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, M. S. M.. Dialetologia e Toponímia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MELLO, C. D. ; ARAÚJO, M. S. M. . O PROCESSO DE NOMINALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ACADÊMICOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, M. O. S. ; ARAÚJO, M. S. M. . Amazônia militarizada pro topônimos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAÚJO, M. S. M.. UM PERFIL ETNOLINGUÍSTICO NO CONTEXTO DE SOCIEDADE HISTORICAMENTE ORAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, R. C. ; SABINO, J. S. ; ARAÚJO, M. S. M. . O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM UMA COMUNIDADE MACUXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALE, A. L. F. ; ARAÚJO, M. S. M. . PRODUÇÃO TEXTUAL: RECRIANDO O MUNDO EM QUADRINHOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, M. S. M.; CRUZ, M. O. S. . UM PASSEIO PELA TOPONÍMIA INDÍGENA DE PACARAIMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, M. S. M.; MOTA, F. P. . IDENTIDADE, CULTURA E LÍNGUA EM RORAIMA NA VISÃO DE UM ÍNDIO MACUXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAUJO, M. S. M.; MOTA, F. P. . UM OLHAR DIALETOLÓGICO SOBRE RORAIMA: VARIAÇÕES NA CIDADE DE PACARAIMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAUJO, M. S. M.; CRUZ, M. O. S. . AS MATIZES GEOGRÁFICAS E SOCIO(LINGUISTICA)S DE PACARAIMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, S. K. S. ; PINHEIRO, M. N. M. ; ARAUJO, M. S. M. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E CIDADANIA: A EXPERIENCIA DO PROJETO RONDON - UERR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAUJO, M. S. M.. Projeto Rondon - Operação Centro-Nordeste. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Sandra Kariny Saldanha ; PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES ; ARAUJO, M. S. M. . Elaboração Coordenação e Execução do Programa A Universidade na Educação Básica: Construindo Caminhos para a Transformação. 2010.

2.
SOUZA, Robson Oliveira ; OLIVEIRA, Sandra Kariny Saldanha ; ARAUJO, M. S. M. . Comissão do Sistema de Acompanhamento e Avaliação para Homologação do Estágio Probatório dos Servidores Docentes da Universidade Estadual de Roraima. 2010.

3.
GOMES, M. L. S. ; ARAUJO, M. S. M. ; ALMEIDA, S. M. . Comissão Geral do Processo Seletivo do Vestibular. 2006.

4.
COSTA, L. C.S. ; SILVA, S. C. ; ARAUJO, M. S. M. ; ALMEIDA, L. T. E. A. . Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. 2005.

5.
FILHO, Gerson Pedrosi ; ARAUJO, M. S. M. . Comissão de Análise e Seleção de Reingressos. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, M. S. M.. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. S. ; SILVA, G. L. ; LIMA, M. F. ; CUNHA, P. S. ; RIBEIRO, R. S. ; ARAÚJO, M. S. M. ; EMANUEL, E. C. S. . Jogos de letras: uma estratégia para o ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARAÚJO, M. S. M.. IX SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE RORAIMA. 2014. (AVALIADOR DA SEÇÃO DE POSTERES).

3.
CRUZ, M. O. S. ; ARAÚJO, M. S. M. . Técnica e metodologia: cartas toponímicas de comunidades do Uiramutã. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ARAUJO, M. S. M.. A arte de produzir textos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ARAUJO, M. S. M.. A arte de produzir textos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ARAUJO, M. S. M.. Formadores do Programa de Apóio a Leitura e Escrita-PRALER. 2006. .

7.
ARAUJO, M. S. M.; RABELO, JAIRZINHO . PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ARAUJO, M. S. M.. A Caminho da Universidade. 2003. .

Demais trabalhos
1.
ARAÚJO, M. S. M.; LOULA, M. R. G. . Grupo de Trabalho de análise de processos de credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Educação Superior e de Autorização de Cursos de Graduação. 2014 (Análise de Processos de Regulação da Educação Superior) .

2.
ARAÚJO, M. S. M.; LOULA, M. R. G. . Grupo de Trabalho de análise de processos de credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Educação Superior e de Autorização de Cursos de Graduação. 2013 (Análise de Processos de Regulação da Educação Superior) .

3.
ARAÚJO, M. S. M.; LOULA, M. R. G. . Grupo de Trabalho de análise de processos de credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Educação Superior e de Autorização de Cursos de Graduação. 2012 (Análise de Processos de Regulação da Educação Superior) .

4.
ARAÚJO, M. S. M.; LOULA, M. R. G. . Grupo de Trabalho de análise de processos de credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Educação Superior e de Autorização de Cursos de Graduação. 2011 (Análise de Processos de Regulação da Educação Superior) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Francisco Pio Gonçalves. O Professor e a Escola Pública Picoense: Compromisso e Desempenho. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. I. A.; ARAÚJO, M. S. M.; QUEIROZ, O. B.. Participação em banca de Simei dos Santos Barros.Variação linguística em língua materna sob a perspectiva do docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
SILVA, M. I. A.; ARAÚJO, M. S. M.; QUEIROZ, O. B.. Participação em banca de Angelina Batista Sousa de Oliveira.O texto Jornalístico: relação de coesão e coerência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
ARAÚJO, M. S. M.; SILVA FILHO, A. H.; RAMIREZ, I. A. F.. Participação em banca de Lindalva Santos da Silva.A influência dos gêneros midiáticos na escrita dos alunos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
SANTOS, Alessandra S.; ARAUJO, M. S. M.; RABELO, JAIRZINHO. Participação em banca de Diana Barros Buckley.Aprendizagem de Segunda Língua na fronteira de Bonfim e Lethem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
ARAUJO, M. S. M.; SILVA FILHO, A. H.; SANTOS, Alessandra S.. Participação em banca de Leucenir Alves Mary.Dificuldade de Leitura dos Alunos de 5ª e 6ª Séries da Escola Estadual Antonio Ferrerinha de Oliv. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
SANTOS, Alessandra S.; ARAUJO, M. S. M.; BATISTA NETO, Paulino. Participação em banca de Claudete da Silva Lamazon.Considerações sobre o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais da sede de Bonfim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
SANTOS, Alessandra S.; ARAUJO, M. S. M.; BATISTA NETO, Paulino. Participação em banca de Sônia Cassandra Clemente.A Diversidade linguística na comunidade St Ignatius na fronteira Brasil/Guyana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

8.
SANTOS, A. S.; ARAÚJO, M. S. M.; RABELO, Jairzinho. Participação em banca de Joyann Allison Silva Lamazon.A comunicação entre sujeitos bilingues:o aluno bilingue e as estratégias de comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

9.
SANTOS, A. S.; ARAÚJO, M. S. M.; RABELO, Jairzinho. Participação em banca de Devorn da Silva Lamazon.Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa a falantes de inglês como língua materna: o município de Bonfim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

10.
MELO, N. S.; DINIZ, D. F; RABELO, JAIRZINHO; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Dianízia Figueiredo Diniz.Um olhar para o Ensino de Literatura nas 8 séries das Escolas de Mucajaí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

11.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Adelvane Maria Lens.A Motivação da Leitura Significativa dos Alunos das 7 séries. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

12.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Cleonice da Silva.Dficuldades de Leitura e Compreensão de Textos nas 8 Séries do Turno Vespertino da Escola Estadual Henrique Dias no Município de São João da Baliza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

13.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Dayana Melo Gomes.A Importância da Prática da Leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

14.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Dayanna Kelly Rodrigues de Menezes.Motivação à Prática da Leitura, através de Textos Normativos aos Alunos da 5 D e F da Escola Francisco Ricardo de Macedo no Município de São João da Baliza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

15.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Diana Alves de Oliveira.A Falta de Motivação à Leitura dos Alunos das Sétimas Séries A e D da Escola Estadual Francisco Ricardo de Macedo no Município de São João da Baliza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

16.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Diana Alves de Oliveira.A Falta de Motivação à Leitura dos Alunos das Sétimas Séries A e D da Escola Estadual Francisco Ricardo de Macedo no Município de São João da Baliza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

17.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Diana Mendes da Silva.Motivação para a Leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

18.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Ednamar Pereira Lopes.A Importância da Prática da Leitura Significativa nas Turmas de 5 Série A e B da Escola Francisco Ricardo Macedo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

19.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Felisberta Bitencourt Aguiar da Cunha.Viajando, Conhecendo e Crescendo com a Literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

20.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de amanda Renata Tomais da Silva.As dificuldades de usar corretamente os artigos definido e indefinido na línhua portuguesa por alunos bilingues da escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

21.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Antonio Braz da Silva Rocha.O (des)interesse pela leitura nas séries finais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

22.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Antonio Giuerlison Rodrigues Santos.O contato linguístico dos alunos da *ª série, falantes das líguas inglesa eosta no portuguesa, da Esc Mun Oscar Fernandes Costa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

23.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Luthia Carvalho da Silva.Diagnóstico das línguas faladas pelos moradores residentes na sede de do município de Bonfim. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

24.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Dennis Thomaz Brasche.Leitura e interpretação textual nas escolas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

25.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Edanaldo Estevam de PAiva.O ensino de Libras aos alunos com deficiência auditiva na escola Estadual Aldébaro Alcântara. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

26.
SOUZA Claudia R. R. de; SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Reinaldo LAcerda.A avaliação da Leitura e da escrita nas séries finais do ensino fundamental das escolas municipais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

27.
ARAUJO, M. S. M.; BUSSAD, T. F. S.; SILVA FILHO, A. H.. Participação em banca de Maria Irene Alves de Oliveira.Ouvir, ler, pensar, escrever: fios do bordado nas tramas do leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

28.
MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Edimara Barros Soares.O Ensino de Literatura do 1 ano do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José Monticone. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

29.
MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Ronaldo Ramos Moura.Contos e Lendas Locais: Possibilidades de utilização na sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

30.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Mariza Zélia Gonçalves de Souza.Produção Textual na 5 série no Cotidiano da Escola Padre José Monticone. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

31.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Jucinira Queiroz Saldanha.Variação Linguística no Contexto Escolar da Escola Estadual Venceslau Catossi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

32.
ARAUJO, M. S. M.; MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO. Participação em banca de Alzira Matias Silva.Autvaliação da Aprendizagem Escolar: Critérios e Instrumentos Utilizados para Auxiliar a Escrita e a Literatura dos Alunos de 8 série. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

33.
ARAUJO, M. S. M.; MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO. Participação em banca de Cleonice Viana Silva.Dificulldades de Literatura azaré no Município de Mucajaí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

34.
MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Seliane Américo Melo.Oralidade, Leitura e a E a Escrita: um caminho para revitalizar o Folclore atrvés das Lendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

35.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Joas de Sousa Costa.A Variedade Linguistica e a Intervenção do Professor de Lingua Poruguesa na Escola Estadual Francisca Julião da Silva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

36.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Joas de Sousa Costa.A Variedade Linguistica e a Intervenção do Professor de Lingua Poruguesa na Escola Estadual Francisca Julião da Silva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

37.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Braz Luiz Félix de Souza.Um grito de alerta: A Importância da Leitura na 5 série do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

38.
ARAUJO, M. S. M.; RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.. Participação em banca de Cleonice da Rocha do Nascimento.A Produção T|extual dos Alunos do 3 ano do Ensino Médio da Escola Estadual Venceslau Catossi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

39.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Eduarda Moraes Silva.A importância da Leitura na 5 série do Ensino Fundamental na Escola lMunicital Jesus de Nazaré. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

40.
RABELO, JAIRZINHO; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de T|elma Marly Almeida Gomes.As Variações Linguisticas no Ensino da Lingua Portugues na 5 série do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais da Sede do Município de Mucajaí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

41.
SILVA, G. S. P.; ARAUJO, M. S. M.; MELO, N. S.. Participação em banca de Paula Coutinho de Souza.Fatores que Interferem no Hábito de Leitura dos Alunos da 5 série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Padre José Monticone. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

42.
SILVA, G. S. P.; MELO, N. S.; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Denisy Costa Pessoa.Literatura Infanto-Juvenil: redescobrindo a Leitura Literária nas Escolas do Município de Mucajaí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

43.
MELO, N. S.; RABELO, JAIRZINHO; ARAUJO, M. S. M.. Participação em banca de Paola Suzy da Rocha Oliveira.A Importância da Leitura na Formação do Aluno-Sujeito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
FALCÃO, Marcia Teixeira; ARAUJO, M. S. M.; RABELO, JAIRZINHO. Banca Examinadora de Currículos do Processo Seletivo Simplificado. 2009. Prefeitura Municipal de Normandia - RR.

2.
ARAUJO, M. S. M.; SANTOS, Emanuela Lima Rodrigues; BATISTA, Amarildo Nogueira. banca examinadora para provas de títulos do concurso público para provimento de vagas para técnicos-administrativos de nível médio e superior da universidade Estadual d Roraima. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

Outras participações
1.
SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.; LEMOS, D. S.. Banca Examinadora para análise das provas didáticas dos candidatos inscritos na Seleção Simplificada de Professores do Quadro TRemporário, na modalidade de Professor Horista Espanhol. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

2.
SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.. banca Examinadora para análise das provas didáticas dos candidatos inscritos na seleção simplificada de professor do quadro tempo. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

3.
SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.; LIMA,Franciele Cristina de.. banca Examinadora para análise das provas didáticas dos candidatos inscritos na seleção simplificada de professor do quadro tempo. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

4.
SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.; RABELO, JAIRZINHO. Banca Examinadora para análise das provas didáticas dos candidatos inscritos na Seleção Simplificada de Professores do Quadro TRemporário, na modalidade de Professor Horista Língua Portuguesa e Literatura. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

5.
SILVA FILHO, A. H.; ARAUJO, M. S. M.; BUSSAD, T. F. S.. banca Examinadora para análise das provas didáticas dos candidatos inscritos na seleção simplificada de professor do quadro temporário na modalidade de professor horista do curso de Letras lingua Portuguesa e Literatura. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

6.
GOMES, M. L. S.; CUNHA, Patrícia Socorro da Costa; ARAUJO, M. S. M.. Banca Examinadora para a prova de títulos do concurso público para provimento de vagas para técnicos administrativos de nível médio e superior da Universidade Estadual de Roraima. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

7.
CARVALHO, Francisco de Assis Lima; ARAUJO, M. S. M.; CUNHA, Patrícia Socorro da Costa. Banca Examinadora para a prova de títulos do concurso público para provimento de vagas para técnicos administrativos de nível médio e superior da Universidade Estadual de Roraima. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

8.
RAMOS, Ricardo Luiz; ARAUJO, M. S. M.; CUNHA, Patrícia Socorro da Costa. Banca Examinadora para a prova de títulos do concurso público para provimento de vagas para técnicos administrativos de nível médio e superior da Universidade Estadual de Roraima. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

9.
ARAUJO, M. S. M.; GOMES, M. L. S.; PEREIRA, Francisco Carlos de L. Banca Examinadora para a prova de títulos do concurso público para provimento de vagas para técnicos administrativos de nível médio e superior da Universidade Estadual de Roraima. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

10.
FILHO, Gerson Pedrosi; ARAUJO, M. S. M.. Banca Examinadora para proceder processo seletivo para professor Voluntário. 2005. Universidade Federal de Roraima.

11.
FREIRE, Jane Neves L; FILHO, Gerson Pedrosi; ARAUJO, M. S. M.. Banca Examinadora para proceder processo seletivo para professor voluntário. 2005. Universidade Federal de Roraima.

12.
SOUSA, F. R.; NETO, Pedro Vitorino de O; ARAUJO, M. S. M.. Banca examinadora para proceder a verificação e avaliação de estudos de acadêmico.. 2005. Universidade Federal de Roraima.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CURSO DE EXTENSÃO ANÁLISE DO TRIBUNAL DO JÚRI.PARTICIPAÇÃO DO CURSO. 2011. (Outra).

2.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E GESTÃO TERRITORIAL. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E CIDADANIA: AEXPERIÊNCIA DO PROJETO RONDON - UERR. 2011. (Congresso).

3.
Projeto Rondon.Operação Centro-Nordeste. 2010. (Outra).

4.
AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO PROJETO COMUNIDADE DE LEITURAS COM APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA.EXPERIÊNCIA EM LEITURA. 2009. (Seminário).

5.
l Encontro de Qualificação do Projeto Comunidades de Leitura sobre Comunidades de Aprendizagem e Terúlias Literárias. 2009. (Encontro).

6.
l Encontro de Qualificação do Projeto Comunidades de Leitura sobre Comunidades de Aprendizagem e Terúlias Literárias. 2009. (Encontro).

7.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO E ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTENSÃO COM COMUNIDADES A PARTIR DAS TLDS.PROJETO COMUNIDADES DE LEITURA. 2009. (Oficina).

8.
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO: DISCUTINDO A APRENDIZAGEM DIALÓGICA APARTIR DAS TLDS E DOS GRUPOS DE ESTUDO.PROJETO DE COMUNIDADE DE LEITURA. 2009. (Seminário).

9.
IER ENCUENTRO BINACIONAL DE EDUCADORES VENEZUELA BRSIL, JUNIO DE 2008. ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2008. (Congresso).

10.
Mudanças Climáticas. 2007. (Outra).

11.
urso de Formação de Especialistas Estaduais e Municipais do ""Programa Praler, correspondente a ação 9 - "Programa de Formação Continuada" e a Ação 10 - "Programa de Melhoria do Rendimento Escolar".urso de Formação de Especialistas Estaduais e Municipais do ""Programa Praler, correspondente a ação 9 - "Programa de Formação Continuada". 2005. (Outra).

12.
Workshop: Construindo a Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública.Workshop: Construindo a Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública. 2005. (Outra).

13.
Curso Sistema Único de Seurança Pública - Matriz Curricular Nacional.Curso Sistema Único de Seurança Pública - Matriz Curricular Nacional. 2004. (Outra).

14.
Capacitação em Serviço.Capacitação em Serviço. 1999. (Outra).

15.
Educação: um caminho para aprendizagem.Educação: um caminho para aprendizagem. 1998. (Outra).

16.
Curso de especilalização em Estudos Adicionais.Curso de especilalização em Estudos Adicionais. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, M. S. M.; MARTINS, L. R. ; RABELO, Jairzinho . IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA,. 2014. (Congresso).

2.
SILVA, FERREIRA JOSIAS ; ARAÚJO, M. S. M. . II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: SAÚDE MEIO AMBIENTE E ECONOMIA VERDE E III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UERR. 2013. (Congresso).

3.
SILVA, FERREIRA JOSIAS ; ARAÚJO, M. S. M. ; PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES ; FALCÃO, Marcia Teixeira . V SEMANA DE HUMANAS - I ENCONTRO DO PROJETO NOVOS TALENTOS. 2012. (Outro).

4.
ARAUJO, M. S. M.; PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES . I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA SETENTRIONAL. 2011. (Outro).

5.
SANTOS, Alessandra S. ; ARAUJO, M. S. M. . CURSO DE LÍNGUA INDÍGENA MACUXI. 2011. (Outro).

6.
PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES ; ARAUJO, M. S. M. . CONGRESSO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 2010. (Congresso).

7.
FIOROTTI, Devair ; PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES ; ARAUJO, M. S. M. . III MOSTRA ACADÊMICA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DO MEIO UNIVERSITÁRIA - III YAMIX. 2010. (Festival).

8.
PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES ; ARAUJO, M. S. M. ; OLIVEIRA, Sandra Kariny Saldanha . RONDON UERR - OPERAÇÃO MAKUNAIMA. 2010. (Outro).

9.
SOUZA, Robson Oliveira ; ARAUJO, M. S. M. ; PINHEIRO, MARIA DAS N MAGALHÃES . I INTERCAMPUS DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA. 2010. (Exposição).

10.
MELO, N. S. ; XAUD, Ilma ; ARAUJO, M. S. M. . VIII CNNECIM CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2009. (Congresso).

11.
APARECIDA, Ana ; PEREIRA, Francisco Carlos de L ; ARAUJO, M. S. M. . VESTIBULAR UERR. 2009. (Concurso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:25:12