Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6278875974580213
  • Última atualização do currículo em 21/01/2017


Humberto é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é aluno do Doutorado em Film and Screen Media, na University College Cork (UCC), e membro do conselho editorial da revista acadêmica Alphaville - Journal of Film and Screen media. Humberto possui diversos interesses acadêmicos, entre eles metodologias de análise fílmica, narratologia, world cinema, cinema cosmopolita, cinema extremo e art cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, H. L. S. M.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Film and Screen Media.
University College Cork, UCC, Irlanda.
Título: In search of a Global Brazilian Cinema: Cosmomopolitanism and international circulation of the recent national production,
Orientador: Laura Rascaroli.
Bolsista do(a): University College Cork, UCC, Irlanda.
Palavras-chave: Cosmopolitan Cinema; Contemporary Brazilian Cinema; Cultural Translation.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Guilherme Maia de Jesus.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise Fílmica; cinema; Excesso; cinema sul-coreano; Neoformalismo; poética do filme.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2006 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Sympathy for Vengeance: a construção do universo fílmico e aterrorizante de Park Chan-wook na Trilogia da Vingança.
Orientador: Prof. Dr. José Francisco Serafim..




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em A Retórica e seus Usos Contemporâneos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Videoarte. (Carga horária: 14h).
Cine Social, CS, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Produção e Grvação de Vídeo. (Carga horária: 14h).
Cine Social, CS, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 408h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Tendências e Cenários Futuros do Jornalismo na Int. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Conselho Estadual de Cultura da Bahia, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20


TV Educativa da Bahia - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, TVE (IRDEB), Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Editoria de cinema do Programa Soterópolis, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Laboratório de Análise Fílmica
Descrição: Descrição: Como em geral o que se chama de e análise fílmica - na forma acadêmica ou naquela da crítica periodística de cinema - é um conjunto imenso de atividades hermenêuticas, a maior parte delas desprovida de cânones metodológicos estabelecidos ou mesmo de qualquer coisa que se pareça com uma metodologia, presume-se que um grupo de pesquisa voltado para a produção e aplicação de uma metodologia de análise fílmica deva produzir um avanço importante no "estado da arte" na área de conhecimento. Em geral, considera-se análise fílmica qualquer texto que fale de filmes e do que neles está contido, não importando a identificação de uma disciplina metodológica anterior a tal texto e capaz de prescrever pelo menos o que deve ser notado e examinado necessariamente, sob que formas ou capacidades e com que cuidados. Cada analista ou crítico vê o que pode ou quer e, portanto, cada um deles pode falar de uma coisa diferente, segundo a ordem que lhe ocorra e sem oferecer garantias demonstrativas suficientes para produzir convicção de que naquela análise superou-se o limite do subjetivo e do íntimo e para oferecer um terreno público e leal para a disputa interpretativa. Por isso mesmo, para área de conhecimento e do Cinema (para a qual é imprescindível avançar nas discussões metodológicas e espistemológicas) e, sobretudo, para a área da Comunicação Visual (na qual é importante qualificar a crítica de cinema), um esforço de investigação aplicada à formulação de uma metodologia consistente de análise de filmes é não apenas relevante - é também urgente. Assim como é relevante socialmente a produção de conhecimento sobre procedimentos de análise que possa contribuir para uma melhor qualificação do crítico de cinema de jornais e revista especializadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) .
Integrantes: Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva - Integrante / José Francisco Serafim - Coordenador / Guilherme Maia de Jesus - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Alphaville - Journal of Film and Screen Media


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cosmopolitanismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. L. S. M.. A cultura como acontecimento: Uma análise dos valores-notícia do jornalismo cultural a partir dos sites Estadão, O Globo e Folha.com. In: VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012, Salvador. VIII Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012.

2.
SILVA, H. L. S. M.. A cultura como acontecimento: Uma análise dos valores-notícia do jornalismo cultural a partir dos sites Estadão, O Globo e Folha.com. In: VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura,, 2012, Salvador. VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012.

3.
SILVA, H. L. S. M.. Do Horror ao extremo - o excesso na obra de Park Chan-wook. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012, Sao Paulo. XVI Socine, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. L. S. M.. Sympathy for vengeance: o universo aterrorizante de Park Chan-wook. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro Socine, 2011.

2.
SILVA, H. L. S. M.. Sympathy for vengeance: o universo aterrorizante de Park Chan-wook. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. L. S. M.. Do Horror ao extremo - o excesso na obra de Park Chan-wook. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012, Sao Paulo. XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, H. L. S. M.. A Cultura como Acontecimento: uma Análise dos valores-notícia do Jornalismo Cultural a partir dos Sites Estadão, O globo e Folha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, H. L. S. M.. Do Horror ao extremo - o excesso na obra de Park Chan-wook. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, H. L. S. M.. Sympathy for vengeance: o universo aterrorizante de Park Chan-wook. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, H. L. S. M.. Pelo Neoformalismo: Considerações sobre a poética histórica como metodologia de análise fílmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, H. L. S. M.. Ideologias antagônicas: estratégias jornalísticas para enquadrar a lei anti-homofobia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Irish Screen Studies Seminar. 2016. (Seminário).

2.
VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A cultura como acontecimento: Uma análise dos valores-notícia do jornalismo cultural a partir dos sites Estadão, O Globo e Folha.com. 2012. (Encontro).

3.
XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual. Do Horror ao extremo - o excesso na obra de Park Chan-wook. 2012. (Congresso).

4.
II Colóquio Internacional Discurso & Mídia.Ideologias antagônicas: estratégias jornalísticas para enquadrar a lei anti-homofobia. 2011. (Outra).

5.
IV Colóquio Conhecimento & Ciência/ I Colóquio Cinema & Ciência.Pelo Neoformalismo: Considerações sobre a poética histórica como metodologia de análise fílmica. 2011. (Outra).

6.
Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos,. 2011. (Seminário).

7.
Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações. 2011. (Simpósio).

8.
XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Sympathy for vengeance: o universo aterrorizante de Park Chan-wook. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, H. L. S. M.; MAIA, Guilherme ; SERAFIM, J. F. . I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: Música, Vozes e Ruídos. 2012. (Congresso).

2.
SERAFIM, J. F. ; SILVA, H. L. S. M. . Seminário Internacional CLIMA CULTURA MEIO-AMBIENTE. 2011. (Outro).

3.
SILVA, H. L. S. M.. Festival Integrado de Cinema Universitário. 2006. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:47:33