Márcia Guimarães Oliveira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8229150606126327
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2013); Especialista em Docência Universitária pela - UNIUBE (2009); Especialista em Psicopedagogia Institucional - FEU/ CESUBE (2005);Graduada em Pedagogia pela FEU/ CESUBE (2002) com habilitações em: magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Supervisão Escolar e Administração Escolar. Experiência na função de Coordenação Pedagógica nas redes: municipal, estadual e particular. Experiência como docente no Ensino Fundamental na Rede Estadual e no Ensino Superior. Atualmente é professora responsável pela disciplina de Avaliação Educacional dos cursos de licenciatura/EAD da UNIUBE, professora-tutora do Curso de Pedagogia - EAD/UNIUBE, professora da disciplina Psicologia da Educação no curso de Pedagogia na modalidade presencial - UNIUBE, Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia-UNIUBE e do Curso de Especialização em Competências para a Gestão da Sala de Aula. Atua também na editoração de livros no Setor de Produção de Materiais Didáticos para os cursos -EaD/UNIUBE. Integrante - pesquisadora do grupo GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação, cadastrado no CNPQ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Guimarães Oliveira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de;SOUZA, M.G.O.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: A mediação didática na formação de pedagogos na modalidade de ensino a distância,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marilene Ribeiro Resende.
Palavras-chave: Formação de professores; universidades brasileiras; educação a distância; mediação didática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Docência Universitária. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Universidade Inclusiva: benefícios da relação entre aluno deficiente e aluno dito normal para a prática docente.
Orientador: Martha Prata Linhares.
2004 - 2005
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 433h).
Centro de Ensino Superior de Uberaba, CESUBE, Brasil.
Título: Escola Inclusiva: como se lida com a diversidade na escola comum?.
Orientador: Maria Célia Borges Dalbério.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Centro de Ensino Superior de Uberaba, CESUBE, Brasil.
Título: O processo de Inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular.
Orientador: Maria Célia Borges Dalbério.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de professores - produção de videoaulas. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Gestão de Curso e Processos. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de redação científica internacional. (Carga horária: 8h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Carga horária: 18h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Seminário sobre direitos autorais. (Carga horária: 4h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em PESQUISA CIENTÍFICA NA GERAÇÃO DE CONHECIMENTO E F. (Carga horária: 4h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2011 - 2011
Oicina de Criação de Artigos. (Carga horária: 4h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2011 - 2011
Introdução aos Estudos na Modalidade a Distância. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Preceptores. (Carga horária: 80h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Psicologia do Desenvolvimento Aplicda à Educação. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Educação de Uberaba, FEU, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba, FUMESU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: CLT professora, Enquadramento Funcional: professora no curso de Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
ministrando aulas de história da educação e metodologia da alfabetização, em caráter de substituição.


Fundação Lar de Eurípedes, FLE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: empregada - CLT, Enquadramento Funcional: supervisora escolar, Carga horária: 25
Outras informações
Escola de caráter filantrópico na cidade de Sacramento


Prefeitura Municipal de Uberaba, P/UBERABA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: supervisor escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando em Centros de Educação Municipal (Antigas creches)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: supervisor escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Na E.M. Niza Marquez Guaritá


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: supervisora escolar, Carga horária: 25
Outras informações
Supervisora do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de educação básica, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de educação básica no Projeto Escola de Tempo Integral

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação básica, Carga horária: 25
Outras informações
Professora designada para a 2ª série do Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de educação básica, Carga horária: 25
Outras informações
professora designada para a 1ª série do ensino fundamental


Colégio XX de Outubro Ltda, VINTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 25
Outras informações
Escola particular na cidade de Sacramento - MG


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 2
Outras informações
Coordenador pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como professora responsável e como professora-tutora na formação comum pedagógica dos cursos de licenciatura - EAD, nos cursos: Matemática, Ciências Biológicas, Letras português/inglês, Letras português/espanhol, Química, História e Geografia. Componente curricular: Escola e Sociedade I e Escola e Sociedade II.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 15
Outras informações
Atualmente trabalho no setor de revisão e produção de material didático, como também integro a equipe de validadores de materiais didáticos publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Uniube on-line.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento profissional e trabalho docente

Objetivo: Promover estudos sobre formação de professores, trabalho docente e desenvolvimento profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino. A didática, a subjetividade, os saberes, as práticas e as mediações tecnológicas na docência..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: mediação didática; Formação de professores; Práticas pedagógicas; subjetividade; saberes docentes.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
A MEDIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA - EAD: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Descrição: O estudo se situa dentro da problemática da educação à distância e da mediação didático-pedagógica nesta modalidade, na perspectiva histórico-cultural. É norteado pela seguinte questão: como os professores organizam as atividades de ensino para a mediação didático-pedagógica nos cursos de Pedagogia-EaD em duas IES do Triângulo Mineiro? Tem como objetivo geral descrever como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica. Para o alcance de tais objetivos estabelecemos as seguintes ações: fundamentar teoricamente o estudo sobre a mediação didático-pedagógica na perspectiva histórico-cultural, relacionando-o com a EaD; contextualizar as disciplinas analisadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia, das Leis vigentes, entre outras fontes pesquisadas, tendo como foco a mediação didático-pedagógica; analisar como o professor organiza as atividades de ensino das disciplinas selecionadas, considerando o contexto das IES, o AVA, o material impresso e outras mídias utilizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
A APRENDIZAGEM EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Descrição: A educação a distância no ensino superior é hoje uma realidade que tem provocado debates acirrados, inclusive com uma polarização de posições. Nesse cenário de otimismo, de euforia e, também, de desconfiança e de preocupações, a pesquisa é fundamental. Preocupam-nos, particularmente, as questões referentes à aprendizagem na formação do professor nessa modalidade, tais como: Como os professores formadores percebem e promovem a aprendizagem dos alunos? Como ocorre a mediação pedagógica, por meio do material impresso e dos ambientes virtuais de aprendizagem? Como a formação nessa modalidade é percebida pelo egresso que está atuando no magistério e por seus pares? Assim, dando continuidade à pesquisa iniciada em 2008, Aprendizagem nos cursos de formação de professores na modalidade a distância , em que buscamos analisar como o aluno descreve o seu processo de aprendizagem, propomos quatro subprojetos, com os objetivos gerais de analisar aspectos referentes à aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, na modalidade a distância, e produzir conhecimento que possa contribuir para uma educação a distância de qualidade na formação do professor. Com base nesses pressupostos e, considerando os objetivos desta pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa são os cursos de Pedagogia e Matemática, ofertados na região do Triângulo Mineiro. Realizaremos pesquisa teórico-bibliográfica, documental e de campo, utilizando questionário, entrevistas individuais e coletivas. A análise dos materiais terá como base, a análise de conteúdo fundamentada nos pressupostos de Bardin, contando, também, com o apoio do software Chic (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M.G.O.2013 SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . A organização do Ensino em Cursos de Pedagogia EAD. Educação em Foco, v. V.16, p. 45-71, 2013.

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de2013SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . O processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. Revista Saberes Acadêmicos, v. v.1, p. 1-85, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. VII Congresso de Neuropsicologia e aprendizagem. Neuro Psicologia e Aprendizagem, 07- Relação de trabalhos..., p. 03 - 19, 12 jun. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TERUEL, V. D. D. ; SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de ; SUZA, T. Z. ; BERNARDES, S.T.A . Diálogo entre diferentes linguagens na formação comum dos cursos de licenciatura - EaD da Uniube. In: IV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2013, UBERLÂNDIA. IV ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2013.

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . A MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA- EAD. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/ EDUCERE - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, r, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE 2013, 2013. p. 3792-3707.

3.
SOUZA, M.G.O.; SUZA, T. Z. ; TERUEL, V. D. D. . Educação e Arte: uma proposta de formação de professores para a Educação Básica. In: Encontro de Pesquisa em Educação, 2013, Uberaba. VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2013. v. 1. p. 30-37.

4.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . O papel do docente e das instituições Educativas: um estudo na perspectiva histórico-cultral. In: Encontro de formação de professores, 2013, Uberaba. Encontro de formação de professores, 2013. v. 1. p. 1-7.

5.
SOUZA, M.G.O.; SUZA, T. Z. ; BERNARDES, S.T.A . A arte permeando a formação continuada em serviço de professores que atuam na modalidade a distância/UNIUBE. In: Encontro de formação de professores, 2013, Uberaba. Encontro de formação de professores, 2013. v. 1. p. 1-8.

6.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . Mediação e políticas educacionais: um estudo no curso de Pedagogia-EAD. In: VII Encontro de pesquisa em educação, 2013, Uberaba. VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2013. v. 1. p. 155-169.

7.
SUZA, T. Z. ; SOUZA, M.G.O. ; TERUEL, V. D. D. ; BERNARDES, S.T.A . Pesquisa e docência na formação pedagógica em cursos de licenciatura EAD. In: IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013, Uberlândia. IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013. p. 1-8.

8.
SOUZA, M.G.O.; TERUEL, V. D. D. ; SUZA, T. Z. ; BERNARDES, S.T.A . O fórum em ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores para a Educação Básica. In: I International Conference on Teacher Education - IV Seminário de Formação de Professores, 2013, Uberaba. IV Seminário de Formação de Professores I International Conference on Teacher Education, 2013.

9.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . A formação de pedagogos na modalidade a distância: um estudo documental. In: IV Seminário de Formação de Professores I International Conference on Teacher Education, 2013, Uberaba. IV Seminário de Formação de Professores I International Conference on Teacher Education, 2013.

10.
SOUZA, M.G.O.; SUZA, T. Z. ; BERNARDES, S.T.A . FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2013, Braga- Portugal. XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2013.

11.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . A MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2013. XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2013.

12.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. ; BERNARDES, S.T.A . Educação e arte na formação de professores. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Uberaba. VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; Linhares.M.M.P. . Universidade Inclusiva: benefícios da relação entre aluno deficiente e aluno dito normal para a prática docente. In: V Encontro de Pesquisa em Educação, 2009, Uberaba. Quinto Encontro de Pesquisa em Educação, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . A mediação na formação de professores no ensino a distância e a influência das TIC. In: III Seminário sobre Formação de Professores, 2011, Uberaba. Trabalho docente, educação superior e cultura digital. Uberaba: UFTM, 2011.

2.
Linhares.M.M.P. ; Lopes, S. M. G. ; Oliveira,G.G.de ; SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de . Inovações curriculares e o uso da web 0.2: flexibilidade nas práticas e na formação de professores universitários. In: I Seminário de formação de professores. Qualidade de ensino e inclusão, 2009, Uberaba. I Seminário de formação de professores, 2009.

3.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. O processo de inclusão das pessoas com necessidaes educacionais especiais na prática do ensino superior. In: Congresso Interdisciplinar: saúde, Educação e Ambiente, 2008, Ribeirão Preto. Neuro Psicologia e Aprendizagem. Poços de Caldas: Revista Neuro psicologia e aprendizagem, 2008.

4.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. O processo de inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais na prática do ensino regular. In: 2º Encontro de Pesquisas em Educação, 2003, Uberaba. Profissionais da Educação:novos espaços e atuações. Uberaba: Gráfica Universitária, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M.G.O.; SUZA, T. Z. ; BERNARDES, S.T.A . A arte permeando a formação continuada em serviço de professores que atuam na modalidade a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . A formação de pedagogos na modalidade a distância: um estudo documental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, M.G.O.; TERUEL, V. D. D. ; SUZA, T. Z. . Educação e Arte: uma proposta de formação de professores para a Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . Mediação e políticas educacionais: um estudo no curso de Pedagogia-EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, M.G.O.; TERUEL, V. D. D. ; BERNARDES, S.T.A . O fórum em ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores para a Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . O papel do docente e das instituições Educativas: um estudo na perspectiva histórico-cultral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, M.G.O.; RESENDE, M. R. . A MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA- EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; Linhares.M.M.P. . A qualidade da prática docente e a inclusão de alunos com necessidades educacionais no ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . Qualidade na formação de professores na modalidade de ensino a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . Qualidade na formação de professores na modalidade de ensino a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; RESENDE, M. R. . A qualidade da prática docente e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Silva, Adriana Ribeiro ; FARIA, M. A. ; SOUZA, M.G.O. . A Importância do lúdico na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Barbosa, Vanessa Dantas Lúcia ; Costa, Martha Gonçalves ; SOUZA, M.G.O. . A MATEMÁTICA EM UMA ABORDAGEM LÚDICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Psicopedagogia, uma ação dinâmica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Caderno de Questões Comentadas-Letras: Preparação Para o ENADE 2014. Uberaba: Produção de materiais didáticos - UNIUBE, 2014 (Caderno de questões comentadas).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Fisioterapia Respiratória - Módulo Docência no Ensino Superior II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Psicopedagogia - EAD Módulo Psicopedagogia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Psicopedagogia: atuação, aprendizagem e desenvolvimento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula on-line para o Curso de Especialização em Psicopedagogia).

4.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. MBA em Engenharia de Projetos Industriais - Metodologia da Pesquisa I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Fisioterapia Respiratória - Módulo Docência no Ensino Superior I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Assistência Farmacêutica - Didática no Ensino Superior I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Psicopedagogia - EAD- Módulo Psicopedagogia e sua área de atuação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Módulo: Currículo e Cultura na Educação Inclusiva. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva-EAD).

9.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Currículo e Cultura na Educação Especial e Inclusiva. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula on-line para o curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva).

10.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Psicopedagogia e sua área de atuação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula on-line para o Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia - EAD).

11.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Gestão Educacional - EAD: pressupostos filosóficos, políticos, sociais, culturais e epistemológicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Microbiologia - Módulo Metodologia Científica II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Microbiologia - Módulo Metodologia Científica III. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Pós- Graduação em Gestão de Qualidade e Processos - Metodologia da Pesquisa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Gestão Financeira e Comércio Exterior em Agronegócios - Metodologia da Pesquisa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Assistência Farmacêutica - Didática no Ensino Superior I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Organização do tempo e dos ambientes de aprendizagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

18.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Ensino por competências, por projetos e por objetivos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula para os cursos de Licenciatura da Uniube).

19.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Educação Escolar Para Todos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - videoaula).

20.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. A utilização das tecnologias de informação e de comunicação em ambientes de aprendizagem numa perspectiva de educação para todos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - videoaula).

21.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. O ser professor. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - videoaula).

22.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. O professor na transição de paradigmas educacionais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

23.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. MBA em Gestão de pessoas - módulo de Didática no Ensino Superior. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Especialização em Microbiologia - Módulo Metodologia Científica I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
SOUZA, M.G.O.. Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. 2012. (Grupo de Estudos - GEPIDE).

26.
BERNARDES, S.T.A ; SUZA, T. Z. ; BENJAMIN, W. S. ; TERUEL, V. D. D. ; MARQUES, D. A. ; SOUZA, M.G.O. . Grupo de Estudos Arkhé. 2011. (Grupo de Estudos Arkhé).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; KIKUICHI, V. Z. F.; QUEIROZ, F. A. P.. Participação em banca de Priscila Karen Rufino. Dificuldade de aprendizagem: possibilidades reais da intervenção psicopedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; ARAUJO, P. G.. Participação em banca de Luzineia Freitas dos Passos. Relato de experiência: vivenciando a prática de um psicopedagogo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

3.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; EMANUEL, A. V. E.. Participação em banca de Maria Aparecida de Souza Ferreira. As possibilidades de atuação do psicopedagogo frente às diferentes necessidades de aprendizagem percebidas no contexto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

4.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; ARAUJO, P. G.. Participação em banca de Daniela Pereira de Alcântara Assis. diagnóstico de uma criança com dificuldades de aprendizagem e uma proposta de intervenção psicopedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

5.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; TERUEL, V. D. D.. Participação em banca de Mirma Nogueira de Souza Figueiredo. Diagnóstico psicopedagógico: descobertas que vão além da queixa inicial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

6.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; ARAUJO, P. G.. Participação em banca de Sarah Mendes Ferreira Ribeiro. Educando um prícipe num mundo real:estudo de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

7.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de; ARAUJO, P. G.. Participação em banca de Dária Aparecida Oliveira Campos. A psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem: diagnóstico e intervenção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. EPEDUC-2015 - Coordenou a apresentação de comunicações orais no GT1 - Formação de Professores, no VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. Universidade de Uberaba.

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. EPEDUC-2015 - avaliou a apresentação de pôsteres - no VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. Universidade de Uberaba.

Concurso público
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Banca de avaliação referente ao desempenho didático-pedagógico do Concurso público do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2014. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. EPEDUC-2015 - Coordenou a apresentação de comunicações orais no GT6 - Formação de Professores, no VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. Universidade de Uberaba.

2.
SOUZA, Marcia Guimarães Oliveira de. Comentador na sessão de pôsteres no Seminário sobre Interdisciplinaridade e Políticas Educacionais. 2014. Universidade de Uberaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro de Pesquisa e Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. (Congresso).

2.
VIII Encontro de Pesquisa e Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. A inclusão no Ensino Superior: desafios e perspectivas. 2015. (Congresso).

3.
1º Encontro Uniube:seus professores e suas pesquisas.A mediação no Curso de Pedagogia EAD: Um Estudo na Perspectiva Histórico-Cultural. 2014. (Encontro).

4.
Inter-relações entre conhecimento linguístico, alfabetização e letramento. 2014. (Outra).

5.
Curso de extensão em formação de professores.O papel do docente e das instituições educativas: um estudo na perspectiva histórico-cultural. 2013. (Outra).

6.
Estudos da Linguagem e Questões de Metodologia em Bafhtin. 2013. (Outra).

7.
ISATT - International Conference On Teacher Education. 2013. (Congresso).

8.
ISATT - International Conference On Teacher Education. A Formação de Pedagogos na Modalidade a Distância: Um Estudo Documental. 2013. (Congresso).

9.
ISATT - International Conference On Teacher Education. O Fórum em Ambientes Virtuais De Aprendizagem na Formação De Professores Para a Educação Básica. 2013. (Congresso).

10.
IV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola.PESQUISA E DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD. 2013. (Encontro).

11.
Palestra com o professor Elie Marie Eustache Bajard. 2013. (Outra).

12.
VI Encontro Mineiro Sobre Investigação Na Escola.Diálogo Entre Diferentes Linguagens na Formação Comum Dos Cursos de Licenciatura EAD da Uniube. 2013. (Encontro).

13.
VII Encontro de Pesquisa em Educação. Mediação e Políticas Educacionais:Um Estudo no Curso de Pedagogia - EAD. 2013. (Congresso).

14.
VII Encontro de Pesquisa em Educação. Educação e Arte uma proposta de formação de professores para a educação básica. 2013. (Congresso).

15.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2013. (Congresso).

16.
XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013. A mediação didático-pedagógica em cursos de pedagogia - EaD. 2013. (Congresso).

17.
As mediações tecnológicas na educação. 2012. (Outra).

18.
I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos pro. 2012. (Outra).

19.
II Jornada de Educação a distância: o futuro da arte. 2012. (Outra).

20.
IV Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. 2012. (Encontro).

21.
Plano Nacional de Educação: Situação e Perspectivas. 2012. (Outra).

22.
Seminário abordagens, tipos e procedimentos de pesquisa em educação. 2012. (Seminário).

23.
III Seminário de Fromação de Professores.A mediação na formação de professores e a infuência das TIC. 2011. (Seminário).

24.
oficina de criação de artigo: como criar um artigo científico e submetê-lo para publicação. 2011. (Oficina).

25.
XVII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. A qualidade da prática docente e a inclusão de alunos com necessidades educacionais no ensino superior. 2011. (Congresso).

26.
O desafio da produção científica: o limite ético e a fraude. 2010. (Outra).

27.
Pesquisa e Educação: diálogos entre saberes acadêmicos e populares. 2010. (Outra).

28.
5º Encontro de Pesquisa em Educação - Perspectivas da ecucação para o século XXI.Universidade inclusiva: benefícios da relação entre aluno deficiente e aluno dito normal para a prática docente. 2009. (Encontro).

29.
I Seminário de formação de professores. Qualidade de ensino e inclusão.Inovações curriculares e o uso da web 0.2: Flexibilidade nas práticas e na formação de professores universitários. 2009. (Seminário).

30.
IV Encontro das licenciaturas.A importância do lúdico na educação infantil. 2009. (Encontro).

31.
Congresso Interdisciplinar: saúde, Educação e Ambiente. O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais na prática do ensino superior. 2008. (Congresso).

32.
XIV Congresso de Educadores do Triângulo Mineiro. 2008. (Congresso).

33.
XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2008. (Congresso).

34.
Alfabetização em Debate. 2005. (Encontro).

35.
Seminário de Alfabetizadores. 2005. (Seminário).

36.
XI Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro.Psicopedagogia, uma ação dinâmica. 2005. (Encontro).

37.
II Encontro de Pesquisas em Educação.O processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na prática do ensino regular. 2003. (Encontro).

38.
IX Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2003. (Encontro).

39.
VIII Encontro regional de educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2002. (Encontro).

40.
XIII Semana Institucional de Seminários da Universidade de Uberaba. 2002. (Seminário).

41.
I Semana de seminários de integração. 2001. (Seminário).

42.
I Semana de Seminários de integração. 2001. (Seminário).

43.
IX Semana dos dinossauros. 2001. (Outra).

44.
Semana científico - Pedagógica da Faculdade de Educação de Uberaba. 2001. (Outra).

45.
VII Encontro regional de educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2001. (Encontro).

46.
VIII jornada científica - "fazer a inclusão social é excepcional - seja um voluntário". 2001. (Outra).

47.
VII Semana de seminários. 2001. (Seminário).

48.
VI Encontro regional de educadores de Uberaba e do triângulo mineiro. 2000. (Encontro).



Outras informações relevantes


Nossa preocupação com as questões que envolvem a qualidade na formação de professores que irão atuar no Ensino Básico, bem como os sérios problemas que envolvem a educação brasileira, tais como: precarização do trabalho docente, evasão escolar, entre outros, foi a "mola propulsora" das produções bibliográficas que realizamos.
Outra questão que tem chamado nossa atenção é o uso das tecnologias aplicadas à educação, pois observamos que o momento histórico-social atual, mudou a organização e os métodos de ensino. As tecnologias que o homem criou, dentro dessa lógica dialética, mudaram também o homem, que busca outras formas de organização e métodos de ensino que dependem das tecnologias. É por esse motivo que, não só a didática, mas as organizações e os métodos de ensino devem ser também foco de pesquisas na área educacional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:30:59