Alberto Vianna Dias da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4112785507281184
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutorando em Ciência da Computação pela UFBA, Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pela Faculdade Senai (2014), Pós-Graduado em Sistemas de Informação com Ênfase em Componentes Distribuídos e Web pela Faculdade Ruy Barbosa (2009), Bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Possui experiências na área de Desenvolvimento, Análise e Arquiteturas de Sistemas Web, Desktop e Mobile. Participação também em projetos de pesquisa na área de Engenharia e Qualidade de Software. Membro do grupo de pesquisa CEManTIKA. Hoje possui sua linha de pesquisa focada em Jogos Digitais, Computação Móvel, Computação Ubíqua, Sensível ao Contexto e Pervasiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alberto Vianna Dias da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. V. D.;DA SILVA, ALBERTO VIANNA DIAS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Jacobina - BA.
Avenida Centenário, 500
Nazaré
44700000 - Jacobina, BA - Brasil
Telefone: (74) 36218700
URL da Homepage: http://www.jacobina.ifba.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Vaninha Vieira dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2014
Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Título: Um Modelo em Cloud Gaming para Jogos Digitais,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Coorientador: Josemar Rodrigues de Souza.
Palavras-chave: Computação em Nuvem; Jogos Digitais; Dispositivos Móveis; Android.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Móvel.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
2008 - 2009
Especialização em Componentes Distribuídos e Web. (Carga Horária: 394h).
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Título: Uma ferramenta para criação de classes a partir de técnicas de mineração de textos.
Orientador: Marcos Lapa dos Santos.
2002 - 2007
Graduação em Ciência da Computação.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Título: GDS - Gerenciador de Desenvolvimento de Software: Gerência de Requisitos do MPS.BR nível G..
Orientador: Adolfo Duran.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Desenvolvimento para iOS (iPhone e iPad). (Carga horária: 80h).
Cacto Mobile Apps, CACTO, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Engine para Games com Unity3D. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Introdução do MPS.BR. (Carga horária: 16h).
Melhoria de Processos do Software Brasileiro, MPS.BR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Informática Básica
Programação Orientada a Objetos
10/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas OO
10/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, .

Cargo ou função
Membro e Vice-coordenador do Colegiado.
05/2018 - 09/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Lógica de programação
Sistemas Operacionais
05/2018 - 09/2018
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano-Computador

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFBA, .

09/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFBA, .

Cargo ou função
Representante discente do PGCOMP-DCC-UFBA.
07/2016 - 11/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Operacionais - Estágio Docente
01/2016 - 06/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aplicações para Dispositivos Móveis - Estágio Docente
01/2016 - 06/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Dados - T01
Estrutura de Dados - T02
Programação de Software Básico
02/2015 - 11/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Dados I
Programação Orientada a Objetos - T02
Programação Orientada a Objetos - T03
07/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Dados e Algoritmos I
Processamento de Dados
Programação Orientada a Objetos
06/2014 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , UFBA, .


SENAI CIMATEC, SENAI CIMATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar (Tirocínio Docente), Carga horária: 6
Outras informações
Professor auxiliar do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica na disciplina de Lógica de Programação com a linguagem C.

Atividades

12/2016 - 02/2017
Ensino, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Integração: Mercado, Análise, Projeto e Implementação de uma Aplicação
Desenvolvimento na Plataforma Android I
Desenvolvimento na Plataforma Android II
2011 - 2014
Pesquisa e desenvolvimento , SENAI CIMATEC, .

02/2012 - 06/2012
Ensino, Bacharelado em Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica de Programação

Insix Solucões Inteligentes, INSIX, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 6


Indra Company, INDRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Projetos / Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como líder de projetos e analista de sistemas nos projetos do cliente Vivo. Professor e avaliador dos treinamentos da Indra (POO, Java, Banco de dados, SQL, Web, etc.).

Atividades

12/2011 - 08/2014
Ensino, Treinamentos da Indra, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Professor dos Treinamentos da Indra (POO, Java, Banco de dados, SQL, Web, etc.)
12/2011 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , Indra, .

Serviço realizado
Atuação como líder de projetos e analista de sistemas nos projetos do cliente Vivo..

Instituto Baiano de Ensino Superior, IBES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do curso de Análise de Sistemas, na disciplina de Programação Orientada a Objetos com a linguagem Java.


Genius System, GENSYS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria técnica na análise e desenvolvimentos de projetos para Android usando Java.


Meta / VIVO, META / VIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Analista de Sistemas Java, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Java Sênior, Carga horária: 40
Outras informações
Análise e desenvolvimento de sistemas da VIVO utilizando tecnologias como: Java, JSP, Servlets, Struts, JSF, Javascript, EJB, Hibernate, Oracle, ANDROID, Sqlite, Eclipse, etc. Promovido a equipe de tecnologia, que possui os melhores analistas da empresa.

Atividades

11/2010 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Meta / VIVO, .

Serviço realizado
Análise e desenvolvimento de sistemas da VIVO utilizando tecnologias como: Java, JSP, Servlets, Struts, JSF, Javascript, EJB, Hibernate, Oracle, ANDROID, Sqlite, Eclipse, etc..
11/2010 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Meta / VIVO, .

Treinamentos ministrados
Instrutor de toda a equipe de desenvolvimento da VIVO, lecionando um minicurso de Introdução ao Desenvolvimento para Android, utilizando a Android SDK, eclipse e Java.

OTJ Tecnologia, OTJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria técnica na análise e desenvolvimentos de projetos usando Java, JSP, Javascript, Mentawai, Hibernate, Oracle, Netbeans, etc.


SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2008 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro, .

Linhas de pesquisa
Qualidade de Software

CPM Braxis, CPM BRAXIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Analista/Programador Jr, Enquadramento Funcional: Analista/Programador Jr, Carga horária: 40
Outras informações
Analise, projeto e programação em PL/SQL, ORACLE, SQL, HTML, JavaScript, Java, Oracle Web Toolkit, Oracle Report Builder.

Atividades

02/2008 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Cpm Braxis, Ipraj.

Serviço realizado
Analise, projeto e programação em PL/SQL, ORACLE, SQL, HTML, JavaScript, Java.

Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, SUCAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhando no Setor de Informática com suporte a: redes, usuários, máquinas e sistemas da superintendência.



Linhas de pesquisa


1.
Qualidade de Software
2.
Jogos Digitais
3.
Computação Móvel
4.
Cloud Gaming
5.
Computação Sensível ao Contexto
6.
Computação Móvel
7.
Gerenciamento de Crises e Emergências
8.
Computação Ubíqua
9.
Computação Sensível ao Contexto
10.
Computação Móvel


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Ferramenta de Avaliação para Melhoria de Processos de Desenvolvimento de Software
Descrição: O projeto envolve a pesquisa dos modelos de qualidade CMMI e MPS.BR, assim como seus métodos de avaliação, SCAMPI e MA-MPS, o estudo de tecnologias como: Java, JSP, JSF, Spring, JPA, Hibernate, PostgreSQL e logo após, toda a analise e desenvolvimento da nova ferramenta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Alberto Vianna Dias da Silva - Integrante / Elisângela Simões Rego - Integrante / Elson Cardoso Siquara - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
II Mobile Day

Projeto certificado pela empresa MTM TECNOLOGIA E INFORMATICA LTDA - ME em 21/10/2018.
Descrição: O mercado atual tem demandado cada vez mais aplicativos direcionados a dispositivos móveis, em diferentes plataformas. O modelo de desenvolvimento para aplicações móveis é muito distinto do desenvolvimento para desktops e web e os programadores ainda estão em fase de adaptação a esta nova tecnologia. Com isso, as empresas estão enfrentando escassez de talentos que tenham essa competência. Essa demanda é clara no site sobre carreiras em tecnologias Dice.com, onde anúncios de vagas para Android e iPhone cresceram 302% e 220%, respectivamente, em relação a 2011. Segundo especialistas, em 2012, o desenvolvedor de aplicativos móveis se tornou a função técnica com melhor remuneração no mercado de TI. O MOBILE DAY é um dia voltado ao Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, promovido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFBA e pelo Centro de Projetos Fraunhofer (FPC-UFBA), com o apoio da STI-UFBA e o patrocínio da empresa MTM Tecnologia. Nesse dia, alunos e profissionais baianos terão acesso a conhecimentos e técnicas de desenvolvimento em diferentes plataformas, para atuar com sucesso em empresas e empreender profissionalmente com a produção de aplicativos para o mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alberto Vianna Dias da Silva - Coordenador / Vaninha Vieira dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Ubíqua.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Móvel.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Digitais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Arquitetura de Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado no Concurso do IFBA, Instituto Federal da Bahia.
2018
Prêmio de melhor proposta de tese de doutorado do WebMedia 2018, XXIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.
2016
Aprovado no concurso do IFBaiano, IFBaiano.
2014
Aprovado em primeiro lugar no concurso para Professor Substituto., UFBA - Universidade Federal da Bahia..
2009
SCJP - Sun Certified Java Programmer, Sun Microsystems.
2009
P1-MPS.BR - Prova de Introdução ao MPS.BR, MPS.BR - SOFTEX.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. V. D.; ALVES, L. R. G. ; SOUZA, J. R. . Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. In: Lynn Alves;Jesse Nery. (Org.). Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 343-356.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . Towards an API for User Attention Prediction in Mobile Notification Overload. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2018, Salvador. XVIII Workshop de Teses de Dissertações (WTD 2018). Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: Workshops e Pôsteres (WebMedia 2018). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.

2.
DA SILVA, ALBERTO VIANNA DIAS; BORGES, LUCAS ; VIEIRA, VANINHA . CDNA: A Context-Aware Notification System for Driver Interruption. In: the 17th Brazilian Symposium, 2018, Belém. Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2018. New York: ACM Press, 2018. p. 1.

3.
SILVA, A. V. D.; SOUZA, J. R. ; ALVES, L. R. G. . Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. In: X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2014, Salvador. Anais do Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . BBAware - A Context-Aware Mobile and Wearable Architecture for Monitoring Beta-Blocked Cardiac Patients. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2016.

2.
CLARO, D. B. ; PACHECO, G. ; SILVA JUNIOR, M. R. ; SILVA, A. V. D. ; FARIA, I. L. ; BARBOSA, G. C. G. ; PIRES, D. ; DUSSE, F. ; ANDRADE, L. ; FERREIRA, M ; PITA, R. . Avaliação de Desempenho de Serviços Web SOAP e Restful: estudos de caso para embarcar em dispositivos na Internet das Coisas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . Towards an API for User Attention Prediction in Mobile Notification. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . BBAware - A Context-Aware Mobile and Wearable Architecture for Monitoring Beta-Blocked Cardiac Patients. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, A. V. D.. Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Apps para Android. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, A. V. D.. Wearable Computing - Tendências de um Novo Mercado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, A. V. D.. Análise de aplicativo para Digitação de Fichas em Tablets. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, A. V. D.; ALVES, L. R. G. ; SOUZA, J. R. . Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, A. V. D.. Tecnologia em Android. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, A. V. D.. Introdução ao desenvolvimento Android usando Java. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVA, A. V. D.. EduCloudGaming. 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. V. D.; COSTA, A. L. L.; NASCIMENTO, C. H. A.. Participação em banca de Rafael Câmara Martins.Análise Comparativa de Algoritmos de Pathfinding em Jogos Digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.

2.
SILVA, A. V. D.; CLARO, D. B.; DURAN, A. A.. Participação em banca de Miqueias Goncalves de Oliveira.Data Warehousing como instrumento de apoio à Operação da Polícia Militar da Bahia em transportes coletivos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).Towards an API for User Attention Prediction in Mobile Notification Overload. 2018. (Simpósio).

2.
Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva.BBAware - A Context-Aware Mobile and Wearable Architecture for Monitoring Beta-Blocked Cardiac Patients. 2016. (Simpósio).

3.
X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. 2014. (Seminário).

4.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento DIgital. 2011. (Simpósio).

5.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2010. (Simpósio).

6.
Workshop SENAI de Prospectiva Industrial: Impactos da TV Digital. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . II Mobile Day. 2015. (Outro).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SILVA, A. V. D.. EduCloudGaming. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . BBAware - A Context-Aware Mobile and Wearable Architecture for Monitoring Beta-Blocked Cardiac Patients. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2016.


Livros e capítulos
1.
SILVA, A. V. D.; ALVES, L. R. G. ; SOUZA, J. R. . Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. In: Lynn Alves;Jesse Nery. (Org.). Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 343-356.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. V. D.. Tecnologia em Android. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. V. D.. Introdução ao desenvolvimento Android usando Java. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, A. V. D.. Análise de aplicativo para Digitação de Fichas em Tablets. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, A. V. D.; ALVES, L. R. G. ; SOUZA, J. R. . Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, A. V. D.. Wearable Computing - Tendências de um Novo Mercado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . BBAware - A Context-Aware Mobile and Wearable Architecture for Monitoring Beta-Blocked Cardiac Patients. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . Towards an API for User Attention Prediction in Mobile Notification. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
SILVA, A. V. D.. EduCloudGaming. 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. V. D.; VIEIRA, V. . II Mobile Day. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Retornei de uma experiência internacional na Nova Zelândia, que durou sete meses, onde obtive fluência na língua inglesa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 9:44:06