Marlucy Coelho Claudino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0942678492499304
  • Última atualização do currículo em 05/08/2018


Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação, ictiofauna, ecologia e isótopos estáveis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlucy Coelho Claudino
Nome em citações bibliográficas
CLAUDINO, M. C.;CLAUDINO, MC;CLAUDINO, MARLUCY COELHO


Formação acadêmica/titulação


2012 interrompida
Doutorado interrompido em 2016 em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Orientador: Alexandre Miranda Garcia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2010 - 2012
Mestrado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: VARIAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS NA COMPOSIÇÃO ISOTÓPICA DE PRODUTORES PRIMÁRIOS E CONSUMIDORES NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Alexandre Miranda Garcia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ictiofauna; Isótopos; Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ictiologia.
2006 - 2010
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Dieta e ecologia alimentar dos peixes-rei Odontesthes argentinensis e Atherinella brasiliensis (Teleostei, Atherinopsidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), através da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis (13C, 15N)..
Orientador: Alexandre Miranda Garcia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Upper Intermediate level. (Carga horária: 120h).
St Giles Colleges, ST GILES, Inglaterra.
2009 - 2009
Amazônia Azul: A Experiência Embarcada-Etapa 2. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Ecologia e métodos de amostragem répteis squamata. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Processamento artesanal de pescado. (Carga horária: 24h).
Centro de Treinameto de Agricultores de MonteNegro, EMATER, Brasil.
2004 - 2004
Open Water Diver. (Carga horária: 108h).
PADI, PADI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado no Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado no Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica Atuando no projeto: Estudo da trama trófica aquática do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, através da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis(C13, N15).

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica Atuando no projeto: Estudo da trama trófica aquática do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, através da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis(C13, N15).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Desevolvendo atividades relacionadas aos projetos do Ranário Experimental da Universidade Federal do Rio Grande.


Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oliveira (MG), SAAE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio realizado dentro de todos os setores da estação de tratamento de água. Realização da rotina diária de coleta de amostras e análises químicas da água tratada; Coleta e análises químicas e microbiológicas da água coletada no consumidor final; participação em cursos ministrados aos funcionários e confecção de um manual descritivo de todas as análises e rotinas da estação de tratamento.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
REDE PEIXES ZONAS COSTEIRAS: Avaliação dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e ecologia trófica de peixes de zonas rasas costeiras do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil
Descrição: O principal objetivo da proposta é desenvolver, através de rede, um programa para avaliar a vulnerabilidade e a adaptação dos peixes de áreas costeiras rasas aos impactos das mudanças climáticas. Estudos comparativos e padronização de metodologia em um ciclo anual de amostragens mensais padronizadas das assembléias de peixes e de tomadas de variáveis ambientais em hábitats estabelecidos e fixados (estuários, praias de baías e praias oceânicas) da região Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil serão realizados. Este modelo será complementado com um segundo ciclo de amostragens em bases trimestrais. Adicionalmente, serão feitos estudos de ecologia trófica, incluindo análise de isótopos estáveis, em espécies selecionadas (espécies-chave) e comuns, nas três regiões. Também serão utilizados dados pretéritos da ictiofauna acumulados ao longo das últimas décadas (Região Sudeste e Sul), bem como dados secundários de variáveis ambientais e oceanográficas para estabelecimento de modelos e predições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marlucy Coelho Claudino - Coordenador / João Paes Vieira Sobrinho - Integrante / Kirk O. Winemiller - Integrante / David J. Hoeinghaus - Integrante / Alexandre Garcia - Integrante / André Luiz Machado Pessanha - Integrante / Ana Paula Guedes - Integrante / Francisco Gerson Araújo - Integrante.
2010 - 2012
Variações temporais na composição isotópica de produtores primários e peixes no estuário da Lagoa dos Patos, RS
Descrição: Os estuários possuem uma dinâmica trófica complexa devido a sua diversidade de habitats e de produtores primários, os quais estão sujeitos às influências das variações hidrológicas e físico-químicas que ocorrem em várias escalas de tempo. Uma abordagem tradicional no estudo da dinâmica trófica no estuário vem sendo a análise do conteúdo estomacal (ACE) dos consumidores, porém esse método possui limitações importantes. Uma abordagem alternativa é a análise de isótopos estáveis (AIE) do carbono (13C/12C) e nitrogênio (15N/14N) nos organismos, a qual pode revelar as relações tróficas entre os consumidores e sua posição trófica na cadeia alimentar. Os poucos estudos prévios empregando a AIE no estuário da Lagoa dos Patos produziram resultados importantes, entretanto, esses estudos tiveram como foco apenas variações espaciais, existindo uma carência de informações sobre a variabilidade temporal na composição isotópica dos organismos nessa região. Tendo como base o uso combinado da ACE e AIE, o presente projeto tem como objetivo geral investigar qual a magnitude e a importância da variabilidade temporal na composição isotópica dos principais produtores primários e outras fontes como detrito e seston e dos peixes dominantes (peixe-rei, barrigudinho, tainha e corvina) em duas enseadas do estuário da Lagoa dos Patos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Ecologia trófica e conservação da garoupa-verdadeira no extremo sul do Brasil
Descrição: Escolhida para ilustrar a nota de 100 reais, a garoupa representa um dos peixes mais emblemáticos e conhecidos da fauna costeira brasileira, provavelmente devido ao seu grande porte (algumas espécies podem atingir até 400 Kg), seu belo colorido e sua carne saborosa. Devido a esses atributos, as garoupas vêm sendo, ao longo das décadas, exploradas comercialmente pelos pescadores ao longo da costa brasileira, via de regra de forma desordenada e predatória. Um entrave importante na conservação dessa espécie ao longo da costa brasileira é a ausência de informação científica sobre sua biologia e ecologia. A população da garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) na costa gaúcha exemplifica bem esse cenário problemático: carência de informação científica aliada ao desconhecimento sobre o seu estado precário de conservação (Condini et al., 2007). Comparado a outros estados que possuem recifes de coral ao longo da costa, as garoupas na costa gaúcha ocorrem apenas em fundos rochosos em profundidades intermediárias (20 30m) ao longo da costa ou em recifes artificiais na zona litorânea, como os molhes da barra de Rio Grande na desembocadura da Lagoa dos Patos. Pesquisas em andamento sobre a biologia reprodutiva da espécie nessa região, com apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (Proc. 0753_20072), revelou que boa parte dos indivíduos capturados são indivíduos imaturos, de pequeno porte (< 50 cm) e com idades inferiores a 5 anos, que ainda não tiveram oportunidade de se reproduzir. Em contrapartida, nada se conhece sobre a ecologia trófica da espécie na costa gaúcha. O presente projeto utiliza técnicas inovadoras (isótopos estáveis) aliada a métodos tradicionais (conteúdo estomacal) para investigar qual o hábito e nicho alimentar da espécie, qual sua estratégia na captura do alimento, qual a sua função como predador no ecossistema e qual a fonte primária de carbono que sustenta sua população.. No âmbito da conservação e educação ambiental, o projeto prevê ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marlucy Coelho Claudino - Integrante / João Paes Vieira Sobrinho - Integrante / Alexandre Garcia - Coordenador / Maria Lucilene Zafalon - Integrante / Mario Vinicius Condini - Integrante / Elisa Seyboth - Integrante / Isabel Cristina Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Estudo da trama trófica aquática do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, através da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis (C13, N15)
Descrição: A Lagoa do Peixe é uma laguna costeira que abriga uma fauna aquática diversa e produtiva, incluindo espécies ameaçadas de extinção mundialmente. Embora considerada uma Reserva de Biosfera pela UNESCO e declarada como Parque Nacional pelas autoridades brasileiras em 1986, atualmente, não há ormações sobre a estrutura e a dinâmica da trama trófica aquática nesse ecossistema. O objetivo geral desse projeto é investigar pela primeira vez esse tópico nesse importante parque nacional, através do uso combinado do método de análise de conteúdo estomacal (ACE) e análise de isótopos estáveis (AIE). Os objetivos específicos são: a) descrever a composição da dieta e as relações tróficas dos peixes que habitam o parque ao longo de uma escala espacial e temporal, b) identificar os elos tróficos dominantes que ligam os produtores primários e os consumidores de topo, como macrocrustáceos e peixes e c) quantificar a importância relativa dos produtores primários autotróficos que sustentam os principais consumidores aquáticos do parque. Um adequado entendimento da estrutura e dinâmica das interações tróficas nesse ambiente servirá de subsídios para o melhor gerenciamento das atividades humanas, como a pesca artesanal, que ocorrem no interior ou nos arredores do parque. Informações sobre a trama trófica também poderão ser utilizadas na prevenção e/ou mitigação dos impactos da introdução de espécies nessa importante área de proteção....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marlucy Coelho Claudino - Coordenador / Fabiano Corrêa - Integrante / Rodrigo Ferreira Bastos - Integrante / Sônia Huckembeck - Integrante / João Paes Vieira Sobrinho - Integrante / Kirk O. Winemiller - Integrante / David J. Hoeinghaus - Integrante / Paulo Cesar O. V. de Abreu - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ictiologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Isótopos estáveis.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Ecologia de peixes estuarinos.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, AM2017GARCIA, AM ; WINEMILLER, KO ; HOEINGHAUS, DJ ; CLAUDINO, MC ; BASTOS, R ; CORREA, F ; HUCKEMBECK, S ; VIEIRA, J ; LOEBMANN, D ; ABREU, P ; DUCATTI, C . Hydrologic pulsing promotes spatial connectivity and food web subsidies in a subtropical coastal ecosystem. MARINE ECOLOGY PROGRESS SERIES, v. 567, p. 17-28, 2017.

2.
GARCIA, ALEXANDRE M.2016GARCIA, ALEXANDRE M. ; CLAUDINO, MARLUCY COELHO ; MONT?ALVERNE, RENATA ; PEREYRA, PAULA EVELYN RUBIRA ; COPERTINO, MARGARETH ; VIEIRA, JOÃO PAES . Temporal variability in assimilation of basal food sources by an omnivorous fish at Patos Lagoon Estuary revealed by stable isotopes (2010-2014). Marine Biology Research (Print), v. 13, p. 1-10, 2016.

3.
CLAUDINO, MARLUCY COELHO2015 CLAUDINO, MARLUCY COELHO; PESSANHA, ANDRÉ LUIZ MACHADO ; ARAÚJO, FRANCISCO GERSON ; GARCIA, ALEXANDRE MIRANDA . Trophic connectivity and basal food sources sustaining tropical aquatic consumers along a mangrove to ocean gradient. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 167, p. 45-55, 2015.

4.
DE OLIVEIRA, MCLM2014DE OLIVEIRA, MCLM ; BASTOS, RF ; CLAUDINO, MC ; ASSUMPÇÃO, CM ; GARCIA, AM . Role of juvenile mullets in the transport of marine-derived nutrients to subtropical freshwater food webs: a case study in southern Brazil. Aquatic Biology (Internet), v. 20, p. 91, 2014.

5.
CLAUDINO, MC2013 CLAUDINO, MC; ABREU, PC ; GARCIA, AM . Stable isotopes reveal temporal and between-habitat changes in trophic pathways in a southwestern Atlantic estuary. Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek), v. 489, p. 29-42, 2013.

6.
CORRÊA, F2013CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; CLAUDINO, M. C. ; GARCIA, A. M . Parastacus pilimanus (von Martens, 1869) (Decapoda, Parastacidae): new species record at Lagoa do Peixe National Park, state of Rio Grande do Sul, Brazil.. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 8, p. 156-159, 2013.

7.
CORRÊA, F2012CLAUDINO, M. C.; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. . Feeding ecology and prey preferences of a piscivorous fish in the Lagoa do Peixe National Park, a Biosphere Reserve in Southern Brazil. Environmental Biology of Fishes, v. 93, p. 1-12, 2012.

8.
HUCKEMBECK, S.2012HUCKEMBECK, S. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; LOEBMANN, D ; TOZETTI, A. M. ; GARCIA, A. M. . The activity patterns and microhabitat use of Pseudis minuta Günther, 1858 (Anura, Hylidae) in the Lagoa do Peixe National Park , a Biosphere Reserve of the Brazilian subtropics.. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 72, p. 331-336, 2012.

9.
HUCKEMBECK, S.2012HUCKEMBECK, S. ; CLAUDINO, M. C. ; CORREA, F. ; BASTOS, R. F. ; LOEBMANN, D. ; TOZETTI, A. M. ; Garcia, A.M. . Padrão de atividade e uso de micro-habitat de Pseudis minuta Günther, 1858 (Anura, Hylidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, uma reserva da biosfera na região subtropical do Brasil. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 72, p. 331, 2012.

10.
CORRÊA, F2010CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; GARCIA, A. M. . GUIA FOTOGRÁFICO E ASPECTOS DA BIOLOGIA DOS PRINCIPAIS PEIXES DE ÁGUA DOCE DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 5, p. 1, 2010.

11.
CLAUDINO, M. C.;CLAUDINO, MC;CLAUDINO, MARLUCY COELHO2010CLAUDINO, M. C.; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. . Pisces, Gymnotiformes, Hypopomidae, Brachyhypopomus draco (Giora, Malabarba and Crampton, 2008): New species record at Lagoa do Peixe National Park, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Check List (São Paulo. Online), v. 6, p. 358-359, 2010.

12.
CORRÊA, F2009CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. ; LOEBMANN, D ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Pisces, Cyprinodontiformes, Rivulidae, Austrolebias minuano (Costa and Cheffe, 2001): new species record at Lagoa do Peixe National Park, Rio Grande do Sul state, Brazil. Check List (São Paulo. Online), v. 5, p. 763-766, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Dieta Phalloceros caudimaculatus numa área de banhado do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Mostardas - RS. In: IX Congresso Brasileiro de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço - MG. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecologia do Brasil, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. . Estrutura trófica da ictiofauna de água doce do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil.. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX EBI, 2011.

2.
BASTOS, R. F ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. . Análise da composição isotópica (C, N) e conteúdo estomacal de Jenynsia multidentata no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS). In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX EBI, 2011.

3.
CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. . Ecologia alimentar da traíra Hoplias aff. malabaricus (BLOCH, 1874) numa área de banhado do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil.. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX EBI, 2011.

4.
CLAUDINO, M. C.; CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. . Composição isotópica (C, N) de produtores primários e consumidores em duas enseadas rasas do estuário da Lagoa dos Patos (RS-Brasil).. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX EBI, 2011.

5.
CLAUDINO, M. C.; CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. . Dieta de Ctenogobius shulfeldti (JORDAN & EIGENMANN, 1887) e Micropogonias furnieri (DESMAREST, 1823) em duas enseadas rasas no estuário da Lagoa dos Patos (RS-Brasil).. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX EBI, 2011.

6.
CLAUDINO, M. C.; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; ALBERTONI, E. F. . Ecologia alimentar do peixe-rei Atherinella brasiliensis no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais do IV CBO, 2010.

7.
BASTOS, R. F ; CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. . Ecologia trófica de Jenynsia multidentata (PISCES: ANABLEPIDAE) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS).. In: IX Mostra da Produção Universitária. XII Encontro de Pós-Graduação., 2010, Rio Grande. Anais da IX MPU, 2010.

8.
CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. . Guildas tróficas da ictiofauna de água doce no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS, Brasil.. In: Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010, Montevideo. Anais do Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010.

9.
BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; HUCKEMBECK, S. . Ecologia alimentar de Jenynsia multidentata (JENYNS, 1842) (PISCES, ANABLEPIDAE) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Brasil), a partir da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis. In: Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010, Montevideo. Anais do Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010.

10.
HUCKEMBECK, S. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; LOEBMANN, D ; GARCIA, A. M. . Determinação da posição trócia por meio de isótopo estável (N15) de Pseudis minuta Günther, 1858 (Anura, Hylidae) durante sua ontogenia no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil.. In: Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010, Montevideo. Anais do Primer Congreso Uruguayo de Zoología, 2010.

11.
BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Dieta e estratégia alimentar de Jenynsia multiidentata (Jenyns,1842) (Anablepidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

12.
BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Comparação da dieta e estratégia alimentar de Astyanax eignmaniorum e Phalloceros caudimaculatus numa zona estuarina e límnica do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

13.
CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Dieta e estratégia alimentar da ictiofauna numa área de banhado do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

14.
CLAUDINO, M. C.; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Hábitos alimentares do peixe-rei (Odontesthes argentinensis) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

15.
CLAUDINO, M. C.; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Alimentação de duas espécies de peixe-rei (Odontesthes argentinensis e Atherinella brasiliensis) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

16.
GARCIA, A. M. ; HOEINGHAUS, J.D. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. ; DUCATTI, C . Variação espacial na estrutura trófica da ictiofauna do parque nacional da Lagoa do Peixe (RS), a partir da análise da sua composição isótopica (13c e 15n). In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII EBI, 2009.

17.
CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Ecologia alimentar de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) numa área de banhado no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS.. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

18.
HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. ; LOEBMANN, D ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; ALBERTONI, E. F. . Análise preliminar da dieta de Hypsiboas pulchellus (Dumeril & Bribon, 1841) (Anura: Hylidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. In: XII Congresso de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso de Limnologia, 2009.

19.
CLAUDINO, M. C.; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; BASTOS, R. F ; DUCATTI, C . Dieta e ecologia alimentar dos peixes-rei Odontesthes argentinensis e Atherinella brasiliensis (Teleostei, Atherinopsidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, através da análise de conteúdo estomacal e isótopos estáveis (13C, 15N).. In: VIII Mostra da Produção Universitária. XVIII Congresso de Iniciação Científica., 2009, Rio Grande. Anais da XVIII MPU, 2009.

20.
HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. ; LOEBMANN, D ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; ALBERTONI, E. F. . Comparação preliminar da ecologia trófica de Pseudis minuta Gunther , 1858 (Anura:Hylidae) em dois hábitats do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), através do conteúdo estomacal e isótopos estáveis (C13, N15). In: 4º Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis. Anais do 4º CBH, 2009.

21.
BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Ecologia alimentar de peixes da zona estuarina do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) - Resultados preliminares. In: VII Mostra da Produção Universitária, 2008, Rio Grande. Anais da VII MPU, 2008.

22.
HUCKEMBECK, S. ; GARCIA, A. M. ; LOEBMANN, D ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; ALBERTONI, E. F. . Ecologia trófica de Pseuds minuta Gunther, 1858 (Anura, Hylidae) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS): Dados preliminares do conteúdo estomacal.. In: VII Mostrada da Produção Universitária, 2008, Rio Grande. Anais da VII MPU, 2008.

23.
CORRÊA, F ; GARCIA, A. M. ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. ; ALBERTONI, E. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. . Análise preliminar da dieta do lambari Astyanax eigenmanniorum (Cope, 1894) numa área de banahdo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Mostardas, RS.. In: VII Mostra da Produção Universitária, 2008, Rio Grande. Anais da VII MPU, 2008.

24.
CLAUDINO, M. C.; GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. ; HUCKEMBECK, S. ; BASTOS, R. F . Dados preliminares sobre a dieta do peixe-rei (Odontesthes argentinensis) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS, Brasil.. In: IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008, São Paulo. Anais do IV SBO, 2008.

25.
CLAUDINO, M. C.. Estudo das variáveis abióticas em viveiro de água mixohalina nas margens do estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil, durante o outono.. In: VI Mostra da Produção Universitária. XVI Congresso de Iniciação Científica, 2007, Rio Grande. Anais da VI MPU, 2007.

26.
SAMPAIO, J.A.O. ; CARDOZO, A. P. ; FIGUEIREDO, M. R. C. ; SAMPAIO, L. A. N. ; CLAUDINO, M. C. . Densidade do zooplâncton no estuário da Lagoa dos Patos e em viveiros de policultivo de linguado Paralichthys orbignyanus e tainha Mugil platanus.. In: VI Mostra da Produção Universitária, 2007, Rio Grande. Anais da VI MPU, 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
HUCKEMBECK, S. ; CLAUDINO, M. C. ; CORRÊA, F ; BASTOS, R. F ; GARCIA, A. M. . Anfíbios do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

2.
GARCIA, A. M. ; Conidni, M. V. ; CLAUDINO, M. C. ; SEYBOTH, E. . Projeto Garoupa dos Molhes. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

3.
GARCIA, A. M. ; CORRÊA, F ; CLAUDINO, M. C. ; BASTOS, R. F ; HUCKEMBECK, S. . Peixes do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Mostra da Produção Universitária. XIII Encontro de pós-graduação..Composição isotópica (c, n) de peixes e macrocrustáceos decápodos em duas enseadas rasas do estuário da Lagoa Dos Patos (RS-Brasil).. 2011. (Encontro).

2.
XIX Encontro Brasileiro de Iciologia.Dieta de Ctenogobius shulfeldtii (JORDOM & EIGENMANN, 1887) e Micropogonias furnieri (DESMAREST, 1823) em duas enseadas rasas no estuário da Lagoa dos Patos (RS- Brasil). 2011. (Encontro).

3.
IV Congresso Brasileiro de Oceanografia. Ecologia alimentar do peixe-rei Atherinella brasiliensis no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS. 2010. (Congresso).

4.
1° Fórum brasileiro da Amazônia Azul e Antártica. 2009. (Outra).

5.
XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Hábitos alimentares do peixe-rei (Odontesthes argentinensis) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS.. 2009. (Congresso).

6.
IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia.Dados preliminares sobre a dieta do peixe-rei (Odontesthes argentinensis) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS, Brasil.. 2008. (Simpósio).

7.
XX Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Outra).

8.
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).

9.
VI Mostra da Produção Universitária. XVI Congresso de Iniciação Científica. Estudo das variáveis abióticas em viveiro de água mixohalina nas margens do estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil, durante o outono.. 2007. (Congresso).

10.
XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. 2007. (Congresso).

11.
1ª Semana Academica de Oceanologia. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLAUDINO, M. C.. I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras. 2009. (Outro).

2.
CLAUDINO, M. C.. XIX Semana Nacional de Oceanografia. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 17:24:06