Alan Ribeiro Mól

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2223060435426298
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Mestre em Química Analítica (2015) e Bacharel em Química (2011) pela Universidade de Brasília, tem experiência nas áreas de bioinformática e automação em química analítica. Atualmente é químico da Central Analítica do Instituto de Química da Universidade de Brasília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alan Ribeiro Mól
Nome em citações bibliográficas
MÓL, A. R.;MÓL, ALAN R;MÓL, ALAN RIBEIRO;MÓL, ALAN R.;MOL, ALAN RIBEIRO


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Química.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Titulador Automático para Caracterização de Substâncias Húmicas por Supressão de Fluorescência,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Alexandre Fonseca.
Coorientador: Fernando Fabriz Sodré.
Palavras-chave: Automação em Química Analítica; Substâncias Húmicas; Supressão de Fluorescência.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica.
2007 - 2010
Graduação em Química.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Wagner Fontes.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 40
Outras informações
Químico da Central Analítica do Instituto de Química

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 40
Outras informações
Químico no Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiário técnico de nível superior na Central Analítica do Instituto de Química, atuando principalmente nos laboratórios de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Difração de Raios-X de pó (DRX).

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário de graduação responsável pela manutenção dos computadores e rede interna do laboratório, além de auxiliar alunos e professores em experimentos.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Laboratório de Bioquímica e Química de Proteinas.

03/2013 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química - IQ, .

08/2012 - 02/2013
Estágios , Instituto de Química - IQ, .

Estágio realizado
Estágio Técnico na Central Analítica, nos laboratórios de RMN e DRX.
09/2009 - 04/2011
Estágios , Instituto de Biologia, Laboratório de Bioquímica e Química de Proteinas.

Estágio realizado
Proteômica de Neutrófilos e Espectrometria de Massa.
07/2008 - 04/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Laboratório de Bioquímica e Química de Proteinas.



Linhas de pesquisa


1.
Automação em Química Analítica

Objetivo: Desenvolver novos métodos e equipamentos capazes de tornar processos e experimentos trabalhosos mais simples e automatizados..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Automação em Química Analítica; SIA; FIA.
2.
Bioinformática aplicada à proteômica

Objetivo: Desenvolver métodos estatísticos e computacionais que permitam a extração de informações de interesse biológico a partir de experimentos de espectrometria de massas em estudos de proteômica..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise de Dados.
Palavras-chave: Bioquímica; Bioinformática.
3.
Desenvolvimento de softwares educativos de bioqúimica sobre propriedades da água, ciclo do carbono e outros.

Objetivo: Criar uma ferramenta para alunos e professores que possa suprir eventuais dificuldades encontradas em sala de aula, como a falta de recursos para explicar fenômenos microscópicos que não são bem representados por imagens ou apenas explicações, ou a impossibilidade de realizar experimentos devido a falta de infra-estrutura..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Material Didático; Ciclo do Carbono.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Desenvolvimento de um modelo estatístico para a avaliação de padrões de cross-talk em proteínas com múltiplas modificações pós-traducionais e sua aplicação em larga escala para análise de proteomas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wagner Fontes em 05/01/2016.
Descrição: As proteínas agem como principais atores nas vias que controlam a função de nossas células. Interações entre proteínas constroem o suporte para a variedade imensa dos processos biológicos. Modificações pós-traducionais (PTMs) de proteínas fornecem uma camada adicional de complexidade para o ajuste fino das interações proteína-proteína. Elas permitem que as células mudem o seu comportamento bem como ?memorizem? ações anteriores. Modificações múltiplas na mesma proteína podem atuar em combinação, num processo chamado cross-talk. Ainda não se sabe muito sobre essas ações combinatórias. Métodos modernos de espectrometria de massa fornecem quantidades enormes de dados contendo informações valiosas e ainda não pesquisadas sobre as PTM. No presente projeto pretende-se, pela primeira vez na literatura, fazer uma análise para resolver a difícil tarefa de compreender os códigos combinatórios de PTMs em larga escala (milhares de proteínas). Estes resultados vão subsidiar avanços na busca por alvos para drogas e na elucidação de mecanismos de doenças ainda não completamente definidos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alan Ribeiro Mól - Integrante / Wagner Fontes - Coordenador / Veit Schwämmle - Integrante.
2014 - 2016
Indução ao crescimento de espécie florestal com ocorrência nativa no Cerrado pelo uso de bioinsumo à base de substâncias húmicas e microrganismos
Descrição: Os sistemas agroflorestais tem sido apontados como processos de produção vegetal capazes de garantir a preservação de diferentes compartimentos ambientais. Callophyllum Brasilienses Cambee é uma espécie arbórea de ocorrência nativa no Cerrado de interesse para o desenvolvimento de sistemas agroflorestais, tanto para aumentar a qualidade dos compartimentos naturais como para oferecer ao produtor rural uma alternativa de renda. A produção de mudas sadias e vigorosas desta espécie depende do uso de insumos que devem ser produzidos a partir de fontes renováveis e ser de baixo custo. As substâncias húmicas e os inoculados microbianos satisfazem esses requisitos, mas tem sido pouco explorados para a produção de mudas visando a implantação de sistemas agroflorestais com espécies arbóreas nativas. O presente projeto pretende avaliara eficiência do uso de substâncias húmicas extraídas com NaOH (ácidos húmicos) e com água quente (extrato húmicos solúvel em água) e realizar prospecção de bactérias benéficas existentes em estruturas da própria espécie vegetal para identificar e potencializar seu uso durante a fase de viveiro. Espera-se poder modelar uma dose ótima das substâncias húmicas, aplicadas em consórcio com as bactérias previamente identificadas, no sentido de produzir mudas com sistema radicular mais vigoroso, que permita reduzir os estresses promovidos no momento de implantar as mudas na área definitiva de plantio. Variáveis morfológicas e fisiológicas deverão ser acompanhadas para averiguar o efeitos dos bioinsumos sore o crescimento das mudas. Posteriormente, as mudas tratadas deverão ser introduzidas numa área a ser definida, para avaliação do crescimento no campo ao longo do tempo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alan Ribeiro Mól - Integrante / Jader Galba Busato - Coordenador / Daniel Basílio Zandonadi - Integrante / Marihus Altoé Baldotto - Integrante / Cícero Célio Figueiredo - Integrante / Lilian E. Baldotto - Integrante / Eduardo Barros Marinho - Integrante / Aline Lima Oliveira - Integrante / Leonardo Barros Dobbss - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Desenvolvimento de um Titulador Automático para Caracterização de Substâncias Húmicas por Supressão de Fluorescência
Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento para automação da titulação de substâncias húmicas em águas naturais com detecção por fluorescência. O experimento demora várias horas e normalmente exige presença constante do analista. Ao desenvolver o equipamento e o software para controlá-lo, espera-se que a análise seja toda realizada de forma automatizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alan Ribeiro Mól - Coordenador / Alexandre Fonseca - Integrante / Fernando Fabriz Sodré - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Desenvolvimento de softwares educativos de bioqúimica sobre propriedades da água, ciclo do carbono e outros.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wagner Fontes em 17/11/2014.
Descrição: Iniciação Científica. Desenvolvimento de uma ferramenta para alunos e professores para suprir eventuais dificuldades encontradas em sala de aula, como a falta de recursos para explicar fenômenos microscópicos que não são bem representados por imagens ou apenas explicações, ou a impossibilidade de realizar experimentos devido a falta de infra-estrutura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioinformática.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIRMINO, MARINA2018FIRMINO, MARINA ; WEIS, SIMONE N. ; SOUZA, JAQUES M.F. ; GOMES, BRUNA R.B. ; MÓL, ALAN R. ; MORTARI, MÁRCIA R. ; SOUZA, GLORIA E.P. ; COCA, GUILHERME C. ; WILLIAMS, THOMAS C.R. ; FONTES, WAGNER ; RICART, CARLOS ANDRÉ O. ; DE SOUSA, MARCELO V. ; VEIGA-SOUZA, FABIANE H. . Label-free quantitative proteomics of rat hypothalamus under fever induced by LPS and PGE2. Journal of Proteomics, v. 187, p. 182-199, 2018.

2.
BUSATO, JADER GALBA2017BUSATO, JADER GALBA ; DE CARVALHO, CAROLINE MOREIRA ; ZANDONADI, DANIEL BASILIO ; SODRÉ, FERNANDO FABRIZ ; MOL, ALAN RIBEIRO ; DE OLIVEIRA, ALINE LIMA ; NAVARRO, RODRIGO DIANA . Recycling of wastes from fish beneficiation by composting: chemical characteristics of the compost and efficiency of their humic acids in stimulating the growth of lettuce. Environmental Science and Pollution Research, v. 1, p. 1-10, 2017.

3.
BUSATO, JADER G2016 BUSATO, JADER G ; ZANDONADI, DANIEL B ; MÓL, ALAN R ; SOUZA, RAFAELA S ; AGUIAR, KAMILLA P ; REIS JÚNIOR, FÁBIO B ; OLIVARES, FÁBIO L . Compost biofortification with diazotrophic and P-solubilizing bacteria improves maturation process and P-availability. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 97, p. 949-955, 2016.

4.
BUSATO, JADER GALBA2016 BUSATO, JADER GALBA ; ZANDONADI, DANIEL BASÍLIO ; SOUSA, IZADORA MENDES DE ; MARINHO, EDUARDO BARROS ; DOBBSS, LEONARDO BARROS ; MÓL, ALAN RIBEIRO . Efeito do extrato húmico solúvel em água e biofertilizante sobre o desenvolvimento de mudas de Callophyllum brasiliense. Pesquisa Florestal Brasileira (Online), v. 36, p. 161, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. L. ; GOMES, B. R. B. ; SOUSA, J. M. ; MÓL, A. R. ; WEIS, S. N. ; Fontes, W. ; RICART, C. A. ; SOUSA, M. V. ; SOUZA, F. H. V. . Proteomic profiling of hypothalamus reveals common and differential proteins associated with LPS and PGE2-induced fever. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, L. F. ; Busato, J. G. ; RODRIGUES, L. M. S. ; MACHADO, L. L. ; MÓL, A. R. ; SODRE, F. F. . Cargas elétricas e liberação de nutrientes em um Latossolo sob adição de sienito nefelínico finamente moído. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RUAS, K. F. ; BARBIRATO, J. O. ; Colodete, C. M. ; TESCH, J. A. ; CABRAL, D. S. ; BARCELLOS, B. D. ; PITARELLO, M. ; MÓL, A. R. ; MARINHO, E. B. ; Busato, J. G. ; ZANDONADI, D. B. ; DOBBSS, L. B. . Qualidade e bioatividade da matéria orgânica do Bioma Mata Atlântica em áreas com diferentes níveis de preservação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MÓL, A. R.; SODRE, F. F. ; Fonseca, A. . Avaliação do uso de um titulador automático com detecção por fluorescência para caracterização de substâncias húmicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MÓL, A. R.; CASTRO, M. S. ; Fontes, W. . NetWheels: A web application to create high quality peptide helical wheel and net projections. 2018 (Artigo em preprint).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MÓL, A. R.; Fonseca, A. ; SODRE, F. F. . SISTEMA AUTOMATIZADO DE TITULAÇÃO FLUORIMÉTRICA COM DOSAGEM MICROFLUÍDICA E USO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE COMPLEXAÇÃO DE ESPÉCIES PARAMAGNÉTICAS FRENTE A FLUORÓFOROS. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150216238, título: "SISTEMA AUTOMATIZADO DE TITULAÇÃO FLUORIMÉTRICA COM DOSAGEM MICROFLUÍDICA E USO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE COMPLEXAÇÃO DE ESPÉCIES PARAMAGNÉTICAS FRENTE A FLUORÓFOROS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/09/2015


Programa de computador
1.
MÓL, A. R.; Fontes, W. . Propriedades da Água - Software Didático de Bioquímica. 2010.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11227-4, título: "Propriedades da Água - Software Didático de Bioquímica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
MÓL, A. R.; Fonseca, A. ; SODRE, F. F. . HUMTIT. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000115-9, data de registro: 13/10/2015, título: "HUMTIT" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Avaliação do uso de um titulador automático com detecção por fluorescência para caracterização de substâncias húmicas. 2014. (Encontro).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
MÓL, A. R.; Fonseca, A. ; SODRE, F. F. . HUMTIT. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000115-9, data de registro: 13/10/2015, título: "HUMTIT" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BUSATO, JADER G2016 BUSATO, JADER G ; ZANDONADI, DANIEL B ; MÓL, ALAN R ; SOUZA, RAFAELA S ; AGUIAR, KAMILLA P ; REIS JÚNIOR, FÁBIO B ; OLIVARES, FÁBIO L . Compost biofortification with diazotrophic and P-solubilizing bacteria improves maturation process and P-availability. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 97, p. 949-955, 2016.


Programa de Computador registrado
1.
MÓL, A. R.; Fontes, W. . Propriedades da Água - Software Didático de Bioquímica. 2010.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11227-4, título: "Propriedades da Água - Software Didático de Bioquímica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:03:08