Clarissa Avelino Xavier de Camargo

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  • Última atualização do currículo em 22/06/2018


Graduada em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí e mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, com interesse nas áreas de desenvolvimento e projeto de software, games e jogos sérios, design de jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarissa Avelino Xavier de Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, C. A. X.;CAMARGO, CLARISSA;CAMARGO, Clarissa Avelino Xavier de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Rio Verde, Faculdade de Engenharia de Software.
Fazenda Fontes do Saber
Setor Central
75901970 - Rio Verde, GO - Brasil
Telefone: (64) 36112200


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Um Sistema Baseado em Interfaces Naturais para Reabilitação de Pacientes Pós-Mastectomia,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alexandre Cardoso.
Coorientador: Edgard Afonso Lamounier Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Jogos Sérios; Reabilitação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.
2007 - 2010
Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Título: Aplicações de Realidade Aumentada para Ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí.
Orientador: Marcos Wagner de Souza Ribeiro.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás - UNED Jataí, CEFET, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Fundamentos de Programação para Realidade Aumentad. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Integrando FLEX, BLAZEDS e JAVA. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2008 - 2008
Introdução ao Adobe Flex Builder. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
1999 - 2004
Oral and Written Communication Course. (Carga horária: 513h).
CCAA - Curso de Idiomas, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação Orientada a Objetos
08/2016 - Atual
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Programação I
08/2016 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Projeto de Software
Interface Humano-Computador
Prática de Programação II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Aplicada à Computação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Engenharia
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

02/2015 - 05/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação - 32h/a
07/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multimídia - 64h/a
07/2014 - 12/2014
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação - 48h/a
02/2014 - 06/2014
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação - 32h/a
01/2014 - 06/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional (Curso de Verão) - 64h/a
Tópicos I (Realidade Virtual e Realidade Aumentada) - 64h/a
07/2013 - 12/2013
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação - 48h/a
07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multimídia - 64h/a
05/2013 - 07/2013
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação - 32h/a

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Agostiniano do Bom Conselho, CBC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Implementação de Jogos Educativos Digitais Para Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aladir Ferreira da Silva Júnior em 30/01/2013.
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no Programa PIBIC/CNPq/IFG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Clarissa Avelino Xavier de Camargo - Integrante / Aladir Ferreira da Silva Júnior - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2014
Protocolos de Reabilitação em Realidade Virtual para Mulheres com Câncer de Mama
Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado desenvolvido para auxiliar mulheres que fizeram mastectomia através de protocolos de reabilitação implementados na forma de game.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Clarissa Avelino Xavier de Camargo - Integrante / Alexandre Cardoso - Coordenador / Guilherme Lopes Cavalheiro - Integrante / Izabela dos Santos Mendes - Integrante / Edgard Afonso Lamounier Jr. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Projeto de software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Design de jogos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, V. A. X.2016CAMARGO, V. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; ARANHA, R. V. ; FLEURI, G. ; CORREA, D. F. ; MORAIS, P. H. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER, E. . Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 6, p. 84-103, 2016.

2.
CAMARGO, V. A. X.2016CAMARGO, V. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; ARANHA, R. V. ; FLEURI, G. S. B. ; CORREA, D. F. ; MORAES, P. H. F. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER, E. A. . Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 6, p. 84-103, 2016.

3.
ARANHA, R. V.2015 ARANHA, R. V. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Uso de Interação Natural e Serious Games em Processos de Reabilitação Motora. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 5, p. 65-86, 2015.

4.
CAMARGO, V. A. X.2012 CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 2, p. 191-217, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JR, E. A. ; SILVA, A. C. ; CAETANO, D. ; CAMARGO, C. A. X. ; MATTIOLI, F. ; LIMA, G. F. M. . The Virtual and Augmented Reality Laboratory at Federal University of Uberlandia, Brazil ? Laboratory and Projects Presentation. In: VR 2015 IEEE Virtual Reality Conference, 2015, Pronvence. 2015 IEEE Virtual Reality Conference (VR), 2015.

2.
LIMA, W. A. ; ARANHA, R. V. ; RAIMANN, E. ; CAMARGO, C. A. X. ; INOCENCIO, A. C. G. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Uma Proposta de Framework para o Auxílio na Criação de Serious Games. In: XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2014, 2014, Marília - SP. Anais do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014. p. 126-131.

3.
CAMARGO, C. A. X.; CAMARGO, V. A. X. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JR, E. A. ; CAVALHEIRO, G. L. ; MENDES, I. S. ; ANDRADE, A. O. ; LIMA, M. . Protocols of Virtual Rehabilitation for Women in Post-Operative Breast Cancer Stage. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Workshop, 2013. p. 61-64.

4.
CAMARGO, C. A. X.; CAMARGO, V. A. X. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JR, E. A. ; CAVALHEIRO, G. L. ; ANDRADE, A. O. ; MENDES, I. S. ; LIMA, M. . Rehabilitation Protocols in Virtual Reality for the Treatment of Breast Cancer's Secondary Pain. In: X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2013, 2013, Jataí - GO. Realidade Virtual e Aumentada: Anais do WRVA 2013. Jataí - GO: Departamento de Ciências da Computação Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí, 2013. p. 220-224.

5.
MENDES, I. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; CAVALHEIRO, G. L. ; CARDOSO, A. ; LIMA, F. ; LIMA, M. ; ANDRADE, A. O. . Realidade Virtual: Desenvolvimento e Aplicabilidade no Tratamento da Dor Secundária ao Câncer de Mama. In: VI Simpósio em Engenharia Biomédica, 2013, Uberlândia - MG. VI Simpósio em Engenharia Biomédica, 2013. p. 1-4.

6.
CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JR, E. A. . Uso do Dispositivo de Interação Natural RazerTM Hydra para Treinamento em Manutenção de Transformadores Elétricos. In: X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2013, 2013, Jataí - GO. Livro dos Anais do X WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 2013. p. 322-325.

7.
CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; CARDOSO, A. ; CUNHA, I. T. ; BORGES, F. F. ; FREITAS, M. S. ; REIS, V. Q. . Rastreamento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada. In: IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2012, 2012, Paranavaí. Anais do IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012.

8.
CAMARGO, C. A. X.; RIBEIRO, M. W. de S. ; RAIMANN, E. ; CUNHA, I. T. . Aplicações de Realidade Aumentada para Ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. São Paulo, 2010.

9.
NOGUEIRA, E. A. ; ROCHA, B. M. ; PARREIRA, R. T. ; NASCIMENTO, T. H. ; CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; AMARAL, L. R. . Uso de Reallidade Aumentada e Reconhecimento de Voz Como Ferramenta de Apoio ao Aprendizado Para Pessoas com Dislexia. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

10.
PARREIRA, R. T. ; CAMARGO, V. A. X. ; NOGUEIRA, E. A. ; ROCHA, B. M. ; NASCIMENTO, T. H. ; FREITAS, M. S. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; CAMARGO, C. A. X. . Sistema de Ensino de Física Óptica Geométrica da Reflexão em Espelhos Usando Realidade Virtual. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARANHA, R. V. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014), 2014, Porto Alegre - RS. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014. p. 649-652.

2.
ARANHA, R. V. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Ambientes Virtuais de Interação Natural em Processos de Reabilitação Motora. In: XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2014, 2014, Marília - Sp. Anais do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014. p. 150-153.

3.
CAMARGO, CLARISSA; CAVALHEIRO, GUILHERME ; CARDOSO, ALEXANDRE ; LAMOUNIER, EDGARD ; ANDRADE, ADRIANO O. ; MENDES, IZABELA ; LIMA, FERNANDA ; LIMA, MARIO . Virtual rehabilitation in women with post breast cancer ? A case study. In: 2013 International Conference on Virtual Rehabilitation (ICVR), 2013, Philadelphia. 2013 International Conference on Virtual Rehabilitation (ICVR). p. 188-189.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; ROCHA, B. M. ; NOGUEIRA, E. A. ; PARREIRA, R. T. ; NASCIMENTO, T. H. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; FREITAS, J. C. J. . Realidade Aumentada Interativa: um Estudo de Caso com o Ensino do Movimento Circular. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, W. A. ; CAMARGO, C. A. X. ; ARANHA, R. V. ; INOCENCIO, A. C. G. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; RAIMANN, E. . Uma Proposta de Framework para o Auxílio na Criação de Serious Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARANHA, R. V. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Ambientes Virtuais de Interação Natural em Processos de Reabilitação Motora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARANHA, R. V. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CAMARGO, C. A. X.; CAMARGO, V. A. X. ; CARDOSO, A. . Rehabilitation Protocols in Virtual Reality for Treatment of Breast Cancer's Secondary Pain. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMARGO, C. A. X.; CAMARGO, V. A. X. ; CARDOSO, A. . Protocols of Virtual Rehabilitation for Women in Post-Operative Breast Cancer Stage. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JR., E. A. . Uso do Dispositivo de Interação Natural RazerTM Hydra para Treinamento em Manutenção de Transformadores Elétricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Sistemas de Realidade Aumentada sem Marcadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CAMARGO, C. A. X.; RAIMANN, E. ; CUNHA, I. T. ; RIBEIRO, M. W. de S. . Aplicações de Realidade Aumentada para Ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMARGO, C. A. X.; SILVA JUNIOR, A. F. . Implementação de Jogos Educativos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CAMARGO, C. A. X.; SILVA JUNIOR, A. F. . Implementação de Jogos Educativos Digitais Para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, A. ; CAMARGO, C. A. X. . Serious Game na Reabilitação Humana. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CAMARGO, C. A. X.; MUSTARO, P. N. ; CARDOSO, A. . Fisioterapia Virtual. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BISPO Jr., E. L.; CAMARGO, C. A. X.; OLIVEIRA, T. B.. Participação em banca de Guilherme Rodrigues Leal.REESCRITA DE CONSULTAS EM MEDIADORES DE ONTOLOGIAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
INOCENCIO, A. C. G.; BOAVENTURA, A. P. F. V.; CAMARGO, C. A. X.. Participação em banca de Guilherme Cardoso Japonês.AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE JOGOS PARA REABILITAÇÃO PÓS-AVC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
RIBEIRO, M. W. S.; CAMARGO, C. A. X.; OLIVEIRA, T. B.. Participação em banca de Renan Vinicius Aranha.CRIAÇÃO DE UM SERIOUS GAME PARA TERAPÊUTICA POSTERIOR AO CÂNCER DE MAMA USANDO INTERAÇÃO NATURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE. 2014. (Congresso).

2.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014).Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. 2014. (Simpósio).

3.
XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2014. Uma proposta de framework para o auxílio na criação de serious games. 2014. (Congresso).

4.
XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013).Development of Serious Game to Virtual Rehabilitation for Women in Post-Operative Breast Cancer Stage. 2013. (Simpósio).

5.
X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA2013. Rehabilitation Protocols in Virtual Reality for Treatment of Breast Cancer's Secondary Pain. 2013. (Congresso).

6.
XIV Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2012.Realidade Aumentada sem Marcadores. 2012. (Simpósio).

7.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2011. (Congresso).

8.
XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2011. 2011. (Simpósio).

9.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA. Aplicações de Realidade Aumentada para Ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí. 2010. (Congresso).

10.
XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 2010. (Congresso).

11.
CONREGE - Conferência Regional de Educação - Pólo Gravatá. 2009. (Simpósio).

12.
III Seminário de Iniciação Científica do IFG.Implementação de Jogos Educativos Digitais Para Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Seminário).

13.
V SeComp.Implementação de Jogos Educativos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Seminário).

14.
II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste. 2008. (Congresso).

15.
IV SeComp - Semana da Computação. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO, C. A. X.; INOCENCIO, A. C. G. ; BOAVENTURA, A. P. F. V. ; BISPO Jr., E. L. ; BORGES, F. F. ; CUNHA, I. T. ; FREITAS, M. S. ; LOPES, M. M. ; RIBEIRO, M. W. de S. ; PARREIRA JUNIOR, P. A. . X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2013. (Congresso).

2.
CAMARGO, C. A. X.. V Secomp. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renan Vinícius Aranha. CRIAÇÃO DE UM SERIOUS GAME PARA TERAPÊUTICA POSTERIOR AO CÂNCER DE MAMA USANDO INTERAÇÃO NATURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Clarissa Avelino Xavier de Camargo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, C. A. X.; CAMARGO, V. A. X. ; CARDOSO, A. . Rehabilitation Protocols in Virtual Reality for Treatment of Breast Cancer's Secondary Pain. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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