Rodrigo de Souza Marin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0365309603433586
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Mestre em Ciências Contábeis (Controladoria Estratégica) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), em Administração de Empresas pela UNICSUL (2013), licenciado em Matemática pela UNICSUL (2017). Atualmente é Professor em tempo integral na Universidade Cruzeiro do Sul, onde também, é membro do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) atuando como Professor Conteudista e Orientador para TCC no MBA em Controladoria e Finanças e do MBA em Gestão Empresarial. Ministra as disciplinas de Auditoria, Perícia Contábil, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, bem como professor no programa de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, SENAC, UNIFAE, Estácio nas disciplinas de Controladoria Estratégica, Auditoria, Avaliação de empresas, Gerenciamento de Custos e Mercado de Capitais Possui vasta experiência na área Auditoria de Processos, Auditoria de Sistemas, Análise de Riscos Gerenciais, Fraude, Perícia Contábil e Controladoria. Em 2010 foi aprovado com Distinção pela banca examinadora na obtenção do grau de Mestre na Linha de Pesquisa de Contabilidade para Usuários Internos. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo de Souza Marin
Nome em citações bibliográficas
MARIN, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Cruzeiro do Sul.
Estrada Serra da Boa Vista
Jardim Estância Brasil
12949095 - Atibaia, SP - Brasil
Telefone: (11) 1947296137
Fax: (11) 947296137
URL da Homepage: http://cruzeirodosul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Ciências Contábeis.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Como ocorre o processo de tomada de decisão em um ambiente de desenvolvimento orçamentário: A proposta de um modelo.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar.
2014
Graduação em andamento em Ciências Econômicas.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2016 - 2017
Graduação em Matemática.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2013 - 2014
Graduação em Administração.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo de Formação de Preços
08/2017 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Auditoria
Contabilidade Geral

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Natura Cosméticos SA, NATURA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Auditoria Interna, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de trabalhos nas áreas de auditoria interna, avaliação e revisão de controles internos nos processos de Contas a Pagar,Recebimento de Mercadoria, Administrativo, Contábil, Comercial, Marketing e Produção. Ainda realização de auditoria de sistemas via ACL.

Atividades

09/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Natura Cosméticos SA, .

Serviço realizado
Coodernado de Auditoria Interna.

MAKRO ATACADISTA SA, MAKRO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de trabalhos nas áreas de auditoria interna, avaliação e revisão de controles internos nos processos de Controle-Final, Recebimento de Mercadoria, Administrativo, Contábil e Comercial. Auditoria de bonificação de fornecedores identificando valores devidos e não cobrados pela empresa, gerando mais de R$ 3.000.000,00 em recebíveis em 2007. Desenvolvimento e manutenção nos SAI ? Sistema de auditoria Interna criado em HTML, ASP e Java Script com base de dados Acess. Automação de auditoria de sistemas com o auxilio do Acess, identificando anomalias lógicas do banco de dados e reportando à diretoria para tomada de decisão

Atividades

06/2006 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Makro Atacadista SA, .

Serviço realizado
Auditor Sênior.

Aché Laboratórios Farmacêuticos, ACHÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auditor Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Entendimento da Indústria Farmacêutica e aplicação e cumprimento do plano plurianual para áreas de auditoria e de gestão de riscos, trabalhos de detecção de fraudes, alinhamento as melhores praticas de mercado e mapeamento de processos e revisão dos controles internos para as seguintes áreas: Recursos Humanos, Comercial, Controladoria (Royalties), Contas a Pagar, Contas a Receber, Prestção de Contas, Fretes e Frotas. Automação de auditoria de sistemas com o auxilio do ACL, identificando anomalias lógicas do banco de dados e reportando a diretoria para tomada de decisão.

Atividades

01/2005 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Aché Laboratórios Farmaceuticos SA, .

Serviço realizado
Auditor Sênior.

PricewaterhouseCoopers International S/C Ltda, PWC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações
Consultor General Risk Management Solutions Análise Riscos e Processos. Responsável pelo gerenciamento das equipes de campo no Projeto de Gestão Riscos Belgo Mineira, Participação em projetos de certificação para fins do Sarbanes-Oxley Act na Alcoa, Avon e Fosfertil. Atuação como Auditor Interno na Renault, Coca-Cola, Scania, Telefonica Empresas, Visanet e Banco Safra. Principais atribuições: Planejamento e gerenciamento de projetos com mais de 6000 horas; - Auxílio aos clientes para obtenção do Attestation para atendimento aos requerimentos da lei Sarbanes-Oxley; - Revisão de controles utilizando a metodologia internacional de auditoria; - Domínio da metodologia COSO - Committee of Sponsoring Organizations of The Tread way Commission; - Conhecimentos da metodologia CobiT (Control Objectives for Information and Related Tecnology);  Auditoria em diversos segmentos de negócio (Indústrias, Financeiras, Concessionárias, outros) e em diversas plataformas de ambientes informatizados (SAP R/3, Oracle, outros); - Auxílio na implantação do ERP SAP R/3 ? módulos FI (Financial Account) e CO (Controlling); - Auditoria de sistemas; - Implantação de auto-auditoria - CSA (Control Self Assessment); - Mapeamento de riscos; - Mapeamento e redesenho de processos; - Gerenciamento de mudanças; - Avaliação da Infra-estrutura Tecnológica; - Segurança e integridade de dados; - Investigação e detecção de fraude.

Atividades

10/1993 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , PricewaterhouseCoopers International S/C Ltda, .

Serviço realizado
Consultor General Risk Management Solutions Análise Riscos e Processos.

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações
Professor modalidade carta-convite, disciplinas Avaliação de Empresas, Gerenciameto de Custos e Metodologia Científica (Orientação de TCC.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, MBA Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade de Custos
Avaliação de Empresas

Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações
Professor do programa de Pós-Graduação (UNIFAE - SJ Boa Vista) - MBA Controladoria e Finanças e Gestão de Negócios nas disciplinas de Avaliação de Empresas, Gerenciamento de Custos e Mercado de Capitais.


MARIN & MARIN ASSESSORIA CONSULTORIA E TREINAMENTOS LTDA, M&M, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SÓCIO, Carga horária: 40
Outras informações
Somos uma Consultoria Empresarial, pensada por dois irmãos com vasta experiência em todas as ramificações da área financeira.O nosso principal foco é gerir e trazer soluções para as áreas: Financeira, Controladoria, Auditoria e Revisão/Implantação de Controles Internos. Apresentamos soluções únicas para cada tipo de empresa, pois entendemos que assim como os seres humanos, cada empresa é única em seu conceito e essência, com isso conseguimos auxiliar da melhor forma a reorganização e planejamento financeiro das empresas por nós trabalhadas. Nossos profissionais contam com nossa vasta experiência adquirida em grandes grupos nacionais e multinacionais, inclusive fora do país em diversos segmentos de mercado, por mais de 20 anos.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Neuroaccounting: Modeladando a tomada de decisão em ambientes contábeis
Descrição: Descrição: Este estudo se inseriu dentro da linha de pesquisa Contabilidade para Usuário Interno do NECO ? Núcleo de Estudos em Controladoria da UPM. Os objetivos foram: 1) Geral: Propor e testar um modelo para tomada de decisão relacionada ao estabelecimento de metas orçamentárias que considere as contribuições da Psicologia Cognitiva e da Neurociência e que possa ser aplicado no desenvolvimento de sistemas de informação e de controle gerencial em ambientes contábeis. 2) Específicos: 1. Compreender como se dá o processo de tomada de decisão relacionado ao estabelecimento de metas orçamentárias, tomando-se como base o modelo teórico proposto para o estudo; 2. Confirmar a existência, na prática, do modelo teórico proposto; 3. Analisar aspectos do processo automático de decisão durante um jogo relacionado a decisões sobre metas orçamentárias, desenvolvido especialmente para o estudo. Foram seguidas três etapas na pesquisa, cumpridas de maneira sequencial, cada uma delas relacionada a um objetivo específico: 1) etapa qualitativa, relacionada ao primeiro objetivo específico (OE); 2) etapa quantitativa, relacionada ao segundo OE; 3) etapa experimental, relacionada ao terceiro OE. O estudo se desdobrou em outras duas etapas não previstas originalmente no projeto: 1) o estágio pós doutoral da pesquisadora líder do projeto no Laboratório de Neuromodulação da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Boston (MA), com bolsa para pós doutorado mantida pelo MackPesquisa; 2) início do processo de validação do jogo (validade de face). Os principais resultados obtidos em cada etapa são brevemente descritos a seguir. 1) Etapa 1: os resultados mostraram que os decisores estão sujeitos a vieses de decisão, oriundos de heurísticas de disponibilidade (memória) e que atuam fortemente no mecanismo de filtragem da informação, ou de ancoragem (séries históricas anteriores); sofrem o efeito de aspectos afetivos, como fatores de motivação e sentimentos associados ao risco da decisão; sofrem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Rodrigo de Souza Marin - Integrante / Ana Maria Roux - Coordenador / Patricia vidal - Integrante / gilberto perez - Integrante / paulo boggio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Comportamental.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Gerencial.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Auditoria.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado - Formandos 2017, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.
2011
Professor Homenageado - Formandos 2010, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.
2010
Aprovação com Distinção pela banca examinadora na obtenção do grau de Mestre em Controladoria Empresarial na Linha de Pesquisa de Contabilidade para Usuários Internos, , Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. A. ; MARIN, R. S. ; MARIN, M. S. ; RICCI, T. E. . IMPACTO DAS POLÍTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. In: III Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia, 2017, Bragança. III Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia, 2017.

2.
ROUX, A. M. ; PEREZ, G. ; MARIN, R. S. ; VIDAL, P. . NEUROACCOUNTING CONTRIBUTION TO UNDERSTANDING THE DECISION MAKING: AN EXAMPLE FROM AN INNOVATIVE COMPANY. In: IV ANPCONT, 2010, Natal. Anais do IV ANPCONT, 2010.

3.
ROUX, A. M. ; VIDAL, P. ; PEREZ, G. ; BOGGIO, P. ; MARIN, R. S. . Neuroaccounting, parte 1: explorando a tomada de decisão em ambientes contábeis.. In: International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2009, Buenos Aires. International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MARIN, R. S.. Tomada de Decisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MARIN, R. S.. Vai dar mesada para o seu filho? Veja os prós e contras dessa escolha.... 2017; Tema: Finanças Familiar. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIN, R. S.. UNIDADE: INTRODUÇÃO AOS CUSTOS LOGÍSTICOS (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS.) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

2.
MARIN, R. S.. UNIDADE: CUSTOS RELEVANTES À GESTÃO LOGÍSTICA (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS - MBA EM LOGISTÍCA E SUPLY CHAIN) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

3.
MARIN, R. S.. UNIDADE: ABC NO MUNDO LOGÍSTICO (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS - MBA EM LOGISTÍCA E SUPLY CHAIN) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

4.
MARIN, R. S.. UNIDADE: CUSTOS RELEVANTES À GESTÃO LOGÍSTICA - II (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS - MBA EM LOGISTÍCA E SUPLY CHAIN) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

5.
MARIN, R. S.. UNIDADE: INDICADORES GERENCIAIS EM CUSTOS LOGÍSTICOS (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS - MBA EM LOGISTÍCA E SUPLY CHAIN) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

6.
MARIN, R. S.. UNIDADE: GESTÃO DE CUSTOS E A TOMADA DE DECISÃO (DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTITUCIONAL - CONTEÚDO PARA GRADUAÇÃO EAD - DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS.) - MATERIAL TEÓRICO E VÍDEO AULA. 2018. (Unidade:).

7.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MARIN, R. S.. Unidade: Fundamentos da Perícia Contábil - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Perícia Contábil) - Material Teórico e Video Aula. 2016. (Unidade:).

10.
MARIN, R. S.. Unidade: Perfil Profissional e Exigência na Perícia Contábil - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Perícia Contábil) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

11.
MARIN, R. S.. Unidade: Metodologia de trabalho na Perícia Contábil - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Perícia Contábil) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

12.
MARIN, R. S.. Unidade: Normas Brasileiras de Perícia Contábil e Arbitragem - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Perícia Contábil) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

13.
MARIN, R. S.. Unidade: Revisão - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Perícia Contábil) - Material Teórico. 2016. (Unidade:).

14.
MARIN, R. S.. Unidade: Introdução a Gestão de Projetos Públicos- (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

15.
MARIN, R. S.. Unidade: Desenvolvimento de um projeto - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

16.
MARIN, R. S.. Unidade: Planejamento e monitoração de Projetos - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

17.
MARIN, R. S.. Unidade: Encerramento - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

18.
MARIN, R. S.. Unidade: PMI & PMBOK - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

19.
MARIN, R. S.. Unidade: Revisão - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Gestão de Projetos públicos.) - Material Teórico. 2016. (Unidade:).

20.
MARIN, R. S.. Unidade: Introdução aos Fundamentos da Auditoria - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Auditoria) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

21.
MARIN, R. S.. Unidade: Passivo: Testes e Classificação - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Auditoria.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

22.
MARIN, R. S.. Unidade: Conceitos Introdutórios de Auditoria Interna e Externa - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Auditoria.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

23.
MARIN, R. S.. Unidade: Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Auditoria - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Auditoria.) - Material Teórico e Vídeo Aula. 2016. (Unidade:).

24.
MARIN, R. S.. Unidade: Revisão - (Desenvolvimento de material didático ou institucional - Conteúdo para graduação EAD - Disciplina: Auditoria.) - Material Teórico. 2016. (Unidade:).

25.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROUX, A. M.; MARIN, R. S.. Participação em banca de Ricardo Rampinelli.Uma aplicação da Psicologia ao estudo do processo decisório relacionado à definição de metas orçamentárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
PEREZ, G.; ROUX, A. M.; MARIN, R. S.. Participação em banca de Mariana de Toledo Leme.Análise do processo de tomada de decisão em elaboração de orçamentos tomando como base um modelo cognitivo de decisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; BUZIAN, R. ; ALMEIDA, J. C. P. ; AGOSTINHO, M. F. . IV Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2013. (Outro).

2.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. ; BUZIAN, R. ; AGOSTINHO, M. F. . III Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2012. (Outro).

3.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. . II Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2011. (Outro).

4.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. . I Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARIN, R. S.. Tomada de Decisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARIN, R. S.. Curso Preparatório CFC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. . I Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2010. (Outro).

2.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. . II Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2011. (Outro).

3.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; BUZIAN, R. ; ALMEIDA, J. C. P. ; AGOSTINHO, M. F. . IV Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2013. (Outro).

4.
MARIN, R. S.; LIMA, J. P. C. ; MENDONCA, J. F. ; ALMEIDA, J. C. P. ; BUZIAN, R. ; AGOSTINHO, M. F. . III Encontro de Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul.. 2012. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MARIN, R. S.. Vai dar mesada para o seu filho? Veja os prós e contras dessa escolha.... 2017; Tema: Finanças Familiar. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 16:24:33