Luiza Maria Interlenghi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6853304511658092
  • Última atualização do currículo em 14/02/2019


Doutora em História e Crítica da Arte, Programa Pós-Graduação em Artes Visuais, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), com a tese Arte em Campo Instável: estratégias de ativação poética para além da galeria; Mestre em Curatorial Studies - Bard College (2002), com a exposição Shift e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) com a dissertação Franz Weissmann: o jogo de espaço. É graduada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora do Departamento de Artes e Design. Tem experiência na área de Artes com ênfase em História da Arte Moderna e Contemporânea, Curadoria, Crítica de Arte, Arte Brasileira Moderna e Contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza Maria Interlenghi
Nome em citações bibliográficas
INTERLENGHI, L.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes.
Rua Marques de S. Vicente 225
Gávea
22420030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271598


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes Visuai.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Arte em campo instável. Décadas de 1990 e 2000 no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Luisa Távora.
2000 - 2002
Mestrado em MA Curatorial Studies.
Center for Curatorial Studies - Bard College, CCS, Estados Unidos.
Título: Shift,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Ivo Mesquita.
Coorientador: Rhea Anastas.
Bolsista do(a): Center for Curatorial Studies - Bard College, CCS, Estados Unidos.
Palavras-chave: arte contemporãnea; curadoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Crítica de Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1990 - 1993
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O jogo de espaço. As esculturas de Franz Weissmann,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Carlos Augusto da Silva Zilio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: concretismo; escultura; neoconcretismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Setores de atividade: Educação; Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
1981 - 1987
Graduação em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Deleuze e Guattarri - Reler Mil Platôs. (Carga horária: 18h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Curadoria Artes Visuais, Carga horária: 40


Museu de Arte Contemporânea do Ceará, MAC - CE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: diretora, Carga horária: 40
Outras informações
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Exposições Temporárias - DAS 1021, Carga horária: 40
Outras informações
Exposições realizadas no Período: - Viva a natureza-morta. Obras da coleção do Museu Nacional de Belas Artes, Circuito Cultural Banco do Brasil, Centro Dragão do Mar, Fortaleza e Teatro Alberto Maranhão, Natal, 2004. - FotoRio 2004 - Piotr Uclansky - Salvatore Emblema, Pinturas. - Limite como Potência


Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Licensiada



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Lugares como Espacialidades Discursivas
Descrição: Projeto de pesquisa em Artes Plásticas com as pesquisadoras Regina de Paula, Cristina Salgado e coordenação de Sheila Cabo Geraldo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luiza Maria Interlenghi - Integrante / Sheila Cabo Geraldo - Coordenador / Regina de Paula - Integrante / Cristina Salgado - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Arte & Ensaios n.21


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Curadoria.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Bolsa Virtuose, Ministério da Cultura do Brasil.
2002
Bolsa Center for Curatorial Studies, Bard College.
1992
Bolsa RioArte, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
1992
Bolsa de Mestrado, CAPES.
1982
Bolsa Funarte - Projeto Universitário, Funarte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
INTERLENGHI, L.2016 INTERLENGHI, L.. ARTE EM CAMPO INSTÁVEL: estratégias de ativação poética para além da galeria. Arte & Ensaios, v. 1, p. 39-47, 2016.

2.
Frederico Morais2014Frederico Morais ; INTERLENGHI, L. . A felicidade é o problema fundamental da arte. Revista Arte & Ensaios, v. s.l., p. 6-25, 2014.

3.
INTERLENGHI, L.2008INTERLENGHI, L.. Diferenças e possibilidades do Brasil na ARCO 2008. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 12, p. 164-168, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
INTERLENGHI, L.; Nelson Ricardo Martins (Org.) ; Valéria Costa Pinto (Org.) . Valéria Costa Pinto. 1. ed. Rio de Janeiro: Fase 10, 2018. v. 1. 244p .

2.
INTERLENGHI, L.. Beatriz Milhazes - Coleção de Motivos. 1. ed. São Paulo: Base 7 Projetos Culturais, 2015. v. 1. 126p .

3.
INTERLENGHI, L.. Desenlace - Teresa Serrano e Miguel Angel Ríos. 1. ed. Rio de Janeiro: Circuito; Instituto Telemar, 2015. v. 1. 194p .

4.
INTERLENGHI, L.; TEIXEIRA, R. D. (Org.) . Da rua: que pintura é essa?. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. v. 1. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
INTERLENGHI, L.. Thinking in colour:Rhythm, vertigo and joy. In: Honey Luard. (Org.). Beatriz Milhazes - Rio Azul. 1ed.Londres: White Cube, 2018, v. , p. 8-13.

2.
INTERLENGHI, L.; ALMEIDA, D. ; Elza Silveirar . Um mistério do tempo. In: Elza Silveira; Derlon Almeida. (Org.). Derlon. 1ed.Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2018, v. 1, p. 16-26.

3.
INTERLENGHI, L.; MARTINS, N. R. P. . Percursos da Dobra. In: Luiza Interlenghi; Nelson Ricardo Martins. (Org.). Valéria Costa Pinto. 1ed.Rio de Janeiro: Fase 10, 2018, v. 1, p. 13-37.

4.
INTERLENGHI, L.. Beatriz Milhazes: Life and Work. In: Hans Werner Holzwarth. (Org.). Beatriz Milhazes. 1ed.Colônia: Taschen, 2017, v. 1, p. 442-457.

5.
INTERLENGHI, L.. Beatriz Milhazes - Um itinerário gráfico. In: SESC - Departamento Nacional. (Org.). Beatriz Milhazes - Um itinerário gráfico. 1ed.Rio de Janeiro: SESC - Departamento Nacional, 2012, v. 1, p. 7-42.

6.
BARKI, M. ; INTERLENGHI, L. . Emoções Veladas. In: Monica Barki; Luiza Interlenghi. (Org.). Monica Barki - Arquivo Sensível. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011, v. 1, p. 9-15.

7.
INTERLENGHI, L.. A forma e o acidental. In: Regina de Paula. (Org.). Regina de Paula: o cubo paisagem. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Artes, 2009, v. , p. 13-16.

8.
INTERLENGHI, L.. Corpo como espaço. In: Cristina Salgado; Sheila Cabo Geraldo. (Org.). Cristina Salgado: grande nua na poltrona vermelha. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Artes, 2009, v. , p. 91-100.

9.
INTERLENGHI, L.. Local Fortaleza. In: Aracy Amaral. (Org.). Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2005-2006 Paradoxos Brasil.. São Paulo: Itau Cultural, 2006, v. , p. 261-270.

10.
INTERLENGHI, L.. Fluxus Ahora. In: Berta Sichel; Peter Frank. (Org.). Fluxus y fluxfilms, 1962-2002. 1ed.Madri: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2002, v. 1, p. 253-273.

11.
INTERLENGHI, L.. José Resende. In: Thomas Riggs; Association for Latin American Art; Association of Hispanic Arts (New York). (Org.). José Resende. 1ed.New York: St James Press, 2002, v. 1, p. 496-497.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
INTERLENGHI, L.. Isto é arte?. Jornal do Commercio, Coluna Caza Arte Contemporânea, 24 jun. 2012.

2.
INTERLENGHI, L.. Sobre Nudez e Território. Papel das Artes, Rio de Janeiro, p. 26 - 27, 01 jul. 2009.

3.
INTERLENGHI, L.. Excesso cria ressonância em idéias fantasiosas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 nov. 2008.

4.
INTERLENGHI, L.. Cabelo Mianmar Mirroir. Papel das Artes, Rio de Janeiro, p. 17 - 18, 05 mar. 2007.

5.
INTERLENGHI, L.. Sobre como as coisas aparecem. Papel das Artes, Rio de Janeiro, 22 fev. 2007.

6.
INTERLENGHI, L.. O artista é a obra. Jornal O Povo, Fortaleza, CE, p. 14, 09 maio 2004.

7.
INTERLENGHI, L.. Unidade Precária. Bravo!, São Paulo, p. 97 - 97, 01 out. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
INTERLENGHI, L.. FRANZ WEISSMANN: UM AJUSTE DE CONTAS COM A MATÉRIA UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO INFORMAL (1960 ? 1965). In: 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Rio de Janeiro: ANPAP, 2011, 2011. p. 2078-2091.

2.
INTERLENGHI, L.. Da rua: que pintura é essa?. In: Da rua: que pintura é essa?, 2009, Rio de Janeiro. Da rua: que pintura é essa?. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. v. 1. p. 05-14.

3.
INTERLENGHI, L.. A. H. Maldita Pintura. In: XV Salão Nacional de Artes Plásticas, 2000, Rio de Janeiro. XV Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 2000. v. 1. p. 15-49.

Apresentações de Trabalho
1.
INTERLENGHI, L.; MILHAZES, B. . Beatriz Milhazes - Um itinerário Gráfico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
INTERLENGHI, L.. Thinking in Colour: Rhythm, Vertigo and Joy. Londres: White Cube, 2018 (Ensaio crítico).

2.
INTERLENGHI, L.; ZBOROWSKI, M. ; HINKENS, M. . Landscape, garden, studio: almost cinema. Paris: Galerie Karsten Greve, 2018 (Ensaio crítico).

3.
INTERLENGHI, L.; TANNURI, J. . Um convite para o abismo. Rio de Janeiro: Galeria Tramas Arte Contemporânea, 2017 (Apresentação de exposição individual de José Tannuri).

4.
INTERLENGHI, L.. Cidade, arte e ficção. Rio de Janeiro: Fase 10, 2014 (Texto crítico).

5.
PAUL, F. ; INTERLENGHI, L. . Beatriz Milhazes - Cronologia Crítica. São Paulo: Base 7 Projetos Culturais, 2013 (Cronologia Crítica para catálogo da Exposição Meu Bem de Beatriz Milhazes).

6.
INTERLENGHI, L.. Situações transitórias. Rio de Janeiro: NAU, 2011 (Texto crítico).

7.
INTERLENGHI, L.. Uma tradição negligenciada? A história da arte como Bildwissenschaft. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, UFRJ, 2011, 2011. (Tradução/Artigo).

8.
INTERLENGHI, L.. Fundo Falso #2. Rio de Janeiro: Galeria Progetti, 2010 (Apresentação de exposição individual de Matheus Rocha Pitta).

9.
INTERLENGHI, L.. Sobre o ofício do curador. Rio de Janeiro: EBA - UFRJ, 2010 (Resenha de livro).

10.
INTERLENGHI, L.. Eduardo Sued ? Texto de Apresentação da individual 2007 (Catálogo de exposição - GAleria Laura Marsiaj).

11.
INTERLENGHI, L.. Modernismo Brasileiro Anos 20 e 30. Rio de Janeiro: SESC, 2007 (Catálogo de exposição).

12.
INTERLENGHI, L.. (N)o lugar da cabeça o mundo - exposição 100 anos de Arte Brasileira na Coleção Gilberto Chateaubriand. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo,, 2006 (Catálogo de exposição).

13.
INTERLENGHI, L.. Adriana Maciel. Rio de Janeiro: Galeria Nina Rosa, 2006 (Texto de apresentação no catálogo de exposição).

14.
INTERLENGHI, L.. Limite como potência. Rio de Janeiros: Funarte / MNBA, 2005 (Catálogo de exposição Projeto Arte sem Barreira).

15.
INTERLENGHI, L.. Notas para quatro ações de Yuri Firmeza. Fortaleza: SECULT - CE, 2005 (Texto crítico).

16.
INTERLENGHI, L.. Distensões do tempo. Rio de Janeiro: Funarte, 1998 (Texto crítico).

17.
INTERLENGHI, L.. Depoimento: Abelardo Zaluar, Alcides da Rocha Miranda, Aluisio Carvão, Anna Letycia, Décio vieira, Ferreira Gullar, Glauco rodrigues, Ione Saldanha,´Rossini Perez, Sergio Camargo, Ubi Bava, Zelia Salgado. Rio de Janeiro: Funarte, 1985 (Coleta de depoimento).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Bernardi, Heleno ; REZENDE, R. ; INTERLENGHI, L. . Heleno Bernardi - Cassino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Adriana Maciel ; INTERLENGHI, L. ; RIBEIRO, M. . Série Artistas - Adriana Maciel e Luiza Interlenghi. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
INTERLENGHI, L.. O que faz o curador de artes visuais? Introdução aos conceitos e práticas da curadoria de exposições. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
INTERLENGHI, L.. Formação de mediadores da exposição Beatriz Milhazes: um itinerário gráfico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
INTERLENGHI, L.. Arte contemporânea brasileira ? conceitos, temas e poéticas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
INTERLENGHI, L.. Teoria da Arte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
INTERLENGHI, L.. Visões do Contemporâneo. 1999. (Mesa Redonda).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
INTERLENGHI, L.; José Tannuri . Curadoria da exposição: José Tannuri - Um convite para o abismo. 2017. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
INTERLENGHI, L.; CASTILLO, S. S. ; CHAVES, Francisco de Assis . Exposição Ponto Transição Artes Visuais. 2016 (Curadoria de exposição coletiva de Artes Visuais).

2.
INTERLENGHI, L.; CHAVES, Francisco de Assis . Mostra Grande Área 2014. 2014 (Exposição).

3.
INTERLENGHI, L.. Exposição Desenlace - Teresa Serrano e Miguel Angel Rios. 2013 (Curadoria de exposição).

4.
INTERLENGHI, L.. Exposição Deixe as luzes acesas. 2012 (Curadoria).

5.
INTERLENGHI, L.. Something/Nothing ? Passport to the State of Flux. 2001 (Curadoria de exposição de vídeo arte).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PINHEIRO, J. A. B.; TEIXEIRA, A. C. E.; HOFSTRA, D. T. N.; KATZ, H. T.; INTERLENGHI, L.. Participação em banca de Luiza Maria Almeida Rosa. Redemunhos do amor: a comunicação barroca em Márcia Milhazes. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Relative Values. 2018. (Seminário).

2.
Heleno Bernardi /Cassino - Mesa redonda+Lançamento do catálogo.Heleno Bernardi - Cassino. 2017. (Outra).

3.
XXX Colóquio do Comitê Brasileirode História da Arte. 2010. (Encontro).

4.
Fórum Latino Americano, ArteBo.Arte Brasileira. 2006. (Simpósio).

5.
Mesa redonda ?Ação local, impacto nacional?, Projeto Rumos 2005-2006.?Ação local, impacto nacional?. 2006. (Encontro).

6.
Mesa redonda ?Políticas Culturais?, XI Fenart.Políticas Culturais. 2005. (Outra).

7.
Seminário Museus.Centro de Arte Dragão do Mar. 2003. (Seminário).

8.
Curating Now: Imaginative Practice/Public Responsibility. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INTERLENGHI, L.; CASTILLO, S. S. ; CHAVES, Francisco de Assis . Ponto Transição Artes Visuais. 2016. (Exposição).

2.
INTERLENGHI, L.. Beatriz Milhazes - Coleção de Motivos. 2015. (Exposição).

3.
INTERLENGHI, L.; CHAVES, Francisco de Assis . Mostra Grande Área 2014. 2014. (Exposição).

4.
INTERLENGHI, L.. Desenlace- Teresa Serrano e Miguel Angel Ríos. 2013. (Exposição).

5.
INTERLENGHI, L.. Marcos Abreu - mostra individual. 2007. (Exposição).

6.
INTERLENGHI, L.. Diminuir as Distâncias. 2007. (Exposição).

7.
INTERLENGHI, L.. Viva a natureza-morta. 2006. (Exposição).

8.
INTERLENGHI, L.. Curadora da exposição coletiva [NE]: fronteiras, fluxos e personas. 2005. (Exposição).

9.
INTERLENGHI, L.. Marcos Martins - O pão nosso de cada dia. 2004. (Exposição).

10.
INTERLENGHI, L.. Dobras ao Infinito. 2004. (Exposição).

11.
INTERLENGHI, L.. A poética do sacrifício. 2004. (Exposição).

12.
INTERLENGHI, L.. Experimental. 2003. (Exposição).

13.
INTERLENGHI, L.. Shift. 2002. (Exposição).

14.
INTERLENGHI, L.. Ana Linnemann - Stroke. 2001. (Exposição).

15.
INTERLENGHI, L.. Deslocamentos do Feminino. 2000. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 4:14:01