Tainah Schuindt Ferrari Veras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8946068216936307
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Doutoranda e Mestre em Comunicação pela UNESP, pós-graduada em Marketing e Comunicação pelo INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação), facilitadora de Aprendizagem Emergente pela Happy Melly, e graduada em Comunicação Social com habilitação em Radialismo também pela UNESP (com diploma de honra ao mérito por ter sido a melhor aluna do curso). É uma das participantes do Grupo de Pesquisa "CIG - Comunicação Organizacional, Inovação e Gestão", foi responsável pela Coordenação Adjunta e Coordenação de Comunicação do I Encontro de Empreendedorismo e Inovação (EI) realizado na UNESP Bauru nos dias 23 e 24 de maio de 2018 com a presença de quase 900 participantes, e desenvolve estudos sobre o nexo entre Competência em Comunicação, Inovação, Empreendedorismo Jovem, Educação Empreendedora e Midiatização. Possui experiência de quase 10 anos em organizações da área de serviços (produtoras, empresa de TI, consultorias, emissora de televisão, agência de publicidade), desenvolvendo projetos de redação publicitária, roteiro audiovisual, comunicação organizacional, planejamento, supervisão de conteúdo e marketing. É professora nos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) nas disciplinas: Liderança e Empreendedorismo; Redação Publicitária I; Redação Publicitária II; Técnicas de Expressão; Apresentação de Campanhas. Também atua como professora convidada em cursos de pós-graduação de Instituições como UNESP, SENAC, UNIMAR e FGP lecionando disciplinas de Inovação, Comunicação Empresarial, Gestão de Relacionamento com Foco no Cliente, Planejamento Estratégico e Branding. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tainah Schuindt Ferrari Veras
Nome em citações bibliográficas
VERAS, T. S. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Competência em Comunicação Empreendedora em organizações em midiatização,
Orientador: Profa. Dra. Maria Eugênia Porém.
Palavras-chave: Comunicação; Inovação; Empreendedorismo; Midiatização; competência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2014 - 2016
Mestrado em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O nexo entre aprendizagem e comunicação na construção de culturas de inovação em micro e pequenas empresas,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: profa. Dra. Maria Eugênia Porém.
Palavras-chave: Inovação; cultura de inovação; Aprendizagem; Comunicação; micro e pequenas empresas.
2013 - 2016
Especialização em MBA Executivo em Marketing e Comunicação. (Carga Horária: 402h).
INPG - INSTITUTO NACIONAL DE POS-GRADUACAO, IINP_PPROV, Brasil.
Título: O nexo entre a inovação e a espiral do conhecimento em um workshop na área de marketing de uma rede de supermercados.
Orientador: prof. Dr. José Antônio Rosa.
2007 - 2010
Graduação em Comunicação Social-Radialismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: "Que isso?": Projeto de programa de TV colaborativo com modelo de Advertainment.
Orientador: Profa. Dra. Ana Silvia Lopes Davi Médola.




Formação Complementar


2017 - 2017
A Escola dos Meus Sonhos. (Carga horária: 20h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Estratégica de Marcas. (Carga horária: 8h).
Blogando Bauru, BLOGANDO, Brasil.
2016 - 2016
Netnografia - Comportamento do Consumidor online. (Carga horária: 8h).
Blogando Bauru, BLOGANDO, Brasil.
2016 - 2016
Método lógico para redação científica. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Storytelling e Transmídia. (Carga horária: 8h).
Blogando Bauru, BLOGANDO, Brasil.
2015 - 2015
Learning 3.0. (Carga horária: 20h).
Happy Melly, MELLY, Brasil.
2012 - 2012
Branding - Construção e Gestão de Marcas. (Carga horária: 60h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Seminário Internacional de Marketing e Comunicação. (Carga horária: 22h).
Grupo Meio e Mensagem, M & M, Brasil.
2010 - 2010
Leader Trainning Arita I. (Carga horária: 35h).
Arita Treinamentos, ARITA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Roteiros Interativos para TV Digital.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Workshop de cenografia. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Audiovisual (Curta-metragem).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
A fotografia pensada. (Carga horária: 12h).
Casa Midiática, CM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Professora bolsista da disciplina "Planejamento em Comunicação e Relações Públicas" para alunos do 5º termo do curso de Relações Públicas.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora em curso de Especialização
Outras informações
Professora convidada para ministrar o módulo "Gestão de relacionamento com foco no cliente" na 3ª edição do curso de Especialização "Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação e Liderança".

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Mestranda no programa de Comunicação Midiática e pesquisadora do nexo entre Aprendizagem e Comunicação para a construção de culturas de inovação em micro e pequenas empresas. Realizou estágio docência nas disciplinas de Projeto Experimental I e Publicidade & Propaganda para o curso de Relações Públicas.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, Departamento de Comunicação Social.

06/2015 - 10/2015
Estágios , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Estágio realizado
Estágio docência na disciplina Projeto Experimental I - Orientação, do curso de Relações Públicas..
06/2015 - 10/2015
Estágios , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Estágio realizado
Estágio docência na disciplina de Publicidade e Propaganda, do curso de Relações Públicas..

Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: CLT
Outras informações
Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual nas disciplinas: - Teorias da Comunicação e Linguagem (1º semestre - Publicidade e Propaganda / 1º módulo de Produção Audiovisual - lecionei no ano de 2017 para substituir outra docente); - Liderança e Empreendedorismo (5º módulo de Produção Audiovisual); - Redação Publicitária I (3º semestre de Publicidade e Propaganda); - Redação Publicitária II (4º semestre de Publicidade e Propaganda); - Técnicas de Expressão (7º semestre de Publicidade e Propaganda); - Apresentação de Campanha (8º semestre de Publicidade e Propaganda).


Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora em cursos da Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Módulo de Inovação para os cursos de Pós-graduação em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios.


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora no curso de Pós-graduação
Outras informações
Professora convidada para ministrar a disciplina "Branding: construção e Engajamento da Marca" no curso de pós-graduação em Marketing Digital e E-commerce oferecido no Senac - Bauru.


Faculdade Gennari & Peartree Pederneiras, FGP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora no curso de Pós-graduação
Outras informações
Professora convidada para ministrar a disciplina de "Liderança e Gestão de Conflitos" no curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas, e "Comunicação Empresarial" no curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing.


Sphere Productions, SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Planejam. de Comunicação / Roteiro / Redação
Outras informações
Prestadora de serviços, atuando na: - Elaboração de roteiros de vídeos institucionais e textos publicitários - Estruturação de Planejamento de Comunicação e de Conteúdo - Elaboração de projetos especiais na área de Comunicação


Módulo Hum Comunicação Marketing e Eventos Ltda, UM CONSULTORIA, Brasil., UM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Redatora, Consultora e Roteirista
Outras informações
Prestadora de serviços com envolvimento na criação de conceitos e textos multiplataforma em campanhas publicitárias, além da atuação como roteirista audiovisual e consultora na área de Comunicação.


TV Unesp, TV UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Supervisora de Conteúdo Multimídia, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo planejamento e gestão das mídias sociais, pelo direcionamento e revisão dos conteúdos veiculados pela emissora, pela coordenação de pesquisas de audiência junto a alunos da Unesp, pelo apoio a projetos especiais como o programa infantil "Apolônio e Azulão", pela produção de roteiros para os interprogramas, entre outras atribuições.


Great Group, GREAT GROUP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela idealização, organização e realização de eventos para clientes e para o público externo; realização de workshops; estruturação e acompanhamento de Plano de Marketing; elaboração de conteúdos em ambiente multiplataforma; relacionamento com parceiros e fornecedores; ações de pós-venda; elaboração de apresentações e relatórios.


Riachuelo, RIACHUELO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: trainee, Enquadramento Funcional: Trainee de operações, Carga horária: 60
Outras informações
Trainee para Gerente de Loja, selecionada em a partir de um processo com 15.000 candidatos. Ao longo da atuação, teve experiência nos diversos departamentos das lojas da Riachuelo, além de acompanhar atividades da área de Gestão.


Lecom, LECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de prospecções de mercado nas áreas de Marketing Digital, workflow, e-Procurement, Força de Vendas, entre outras; montagem de cases de sucesso, ações junto à assessoria de imprensa (contatos, montagem de releases); realização de Newsletters;criação de textos para o blog; organização de eventos; participação em processos de pós-venda; criação de conteúdos para o mural, a intranet e outros veículos internos; coordenação do projeto "Videopresença", que consiste na realização de vídeos internos e externos para ampliar a visibilidade da marca; criação da Revista Link revistalink.lecom.com.br , um dos canais de comunicação da empresa.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Marketing, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária de Marketing.


Central de Produções, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: roteirista
Outras informações
Roteirista e Produtora freelancer.



Linhas de pesquisa


1.
Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiática

Objetivo: Investiga o fluxo da comunicação e da informação, abordando a geração, veiculação e gestão do conhecimento midiático e da comunicação organizacional, os processos de inovação tecnológica na produção e transmissão de mensagens e os meios tradicionais e tecnologias emergentes; analisa a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de informação e comunicação..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Comunicação Organizacional, Inovação e Gestão (CIG)
Descrição: Grupo de pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1517254503393530 Objetiva pesquisar o nexo entre comunicação, inovação e gestão em ambientes empresariais, especialmente das micro e pequenas empresas (MPEs)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Finalista do Prêmio ABRAPCORP de Teses, Dissertações e Monografias, ABRAPCORP: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
2017
Paraninfa efeita pela turma que se formou em 2017 no curso de Publicidade e Propaganda, Faculdades Integradas de Bauru.
2010
Mérito e Distinção:Melhor aluna do curso de Comunicação Social -Radialismo da turma que iniciou o curso em 2007 e finalizou em 2010, UNESP - Campus de Bauru.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VERAS, T. S. F.2016VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . INTERFACE ENTRE INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO EM UM WORKSHOP COLABORATIVO COM PROFISSIONAIS DE MARKETING. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 05, p. 208-221, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
POREM, M. E. (Org.) ; GUARALDO, T. (Org.) ; MORAIS, O. (Org.) ; VERAS, T. S. F. (Org.) . Anais do 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação, 23 e 24 de maio de 2018.. 1. ed. Sarapuí: OJM Casa Editorial, 2018. v. 1. 267p .

Capítulos de livros publicados
1.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . BA midiático: construção de um ambiente de aprendizagem ancorado no encontro dialógico de saberes e nos meios de comunicação. In: IRIGARAY, F.; RIBEIRO, R.; GOSCIOLA, V.; GOBBI, M. C.; SILVA, M.. (Org.). Arte, Ambientes Midiáticos, Educação e Plataformas. 1ed.Rosario: UNR Editora, 2018, v. 1, p. 220-234.

2.
FILHO, O. F. S. ; VERAS, T. S. F. . A Comunicação Interna e o Endomarketing como Estratégias de Engajamento na Cofco Internacional. In: Santos, C. M. R. G. dos.. (Org.). Casos e práticas de Comunicação - Estratégias Competitivas de Negócios: Comunicação, Inovação e Liderança. 1ed.Bauru: , 2018, v. 1, p. 202-2017.

3.
MANCHON, P. N. ; VERAS, T. S. F. . O papel estratégico do Endobranding nas organizações. In: SANTOS, C. M. R. G. dos. (Org.). Casos e Práticas de Comunicação - Estratégias Competitivas de Negócios: Comunicação, Inovação e Liderança.. 1ed.Bauru: , 2018, v. 1, p. 315-329.

4.
SOUZA, L. C. de ; VERAS, T. S. F. . Redes sociais on-line como oportunidade de marketing nas micro e pequenas empresas: estudo de caso da Hippie Artesanatos. In: SANTOS, C. M. R. G. dos.. (Org.). Casos e Práticas de Comunicação - Estratégias Competitivas de Negócios: Comunicação, Inovação e Liderança. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 330-346.

5.
IARED, V. C. ; POREM, M. E. ; VERAS, T. S. F. . Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e Cultura de Inovação: estudo sobre as micro e pequenas empresas de Bauru. In: IRIGARAY, F.; CARVALHO, J. M. de; BELDA, F. R.; SEMENTILLE, A. C.; AMÉRICO, M.. (Org.). Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia. 1ed.Rosário: UNR Editora, 2018, v. 1, p. 267-279.

6.
POREM, M. E. ; VERAS, T. S. F. . Comunicação e estratégia nas organizações: a soma das partes e o todo. In: MARQUES, A.; OLIVEIRA, I. de L.; LIMA, F.; REIS, D.. (Org.). Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas vol. 1. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2017, v. 1, p. 115-130.

7.
BLASQUES, C. N. ; PEREIRA, E. P. ; VERAS, T. S. F. . Aprendizagem, mediação e competência em informação: novos cenários para as organizações do Terceiro Setor. In: Regina Celia Baptista Belluzzo; Daniela Pereira dos Reis de Almeida.. (Org.). Conhecimento, pessoas e aprendizagem organizacional sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica de gestão. 1ed.Bauru: MMH Informação, 2017, v. 1, p. 54-74.

8.
POREM, M. E. ; VERAS, T. S. F. ; SFORSIN, V. L. ; GONCALVES, V. F. . Comunicação e Planejamento como elos entre prática e inovação nas organizações. In: Gisela Gonçalves; Andreia Athaydes. (Org.). Relações Públicas e Comunicação organizacional: dos fundamentos às práticas: Liderança, inovação e empreendedorismo (vol. 5). 1ed.Covilhã: Labcom.Ifp, 2017, v. 5, p. 99-117.

9.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Diário da inovação: nexo entre comunicação, conteúdos audiovisuais e micro e pequenas empresas. In: Denis Porto Renó; Marcos "Tuca" Américo; Antonio Francisco Magnoni; Fernando Irigaray. (Org.). O audiovisual contemporâneo: mercado, educação e novas telas. 1ed.Rosario: UNR Editora, 2016, v. , p. 270-280.

10.
VERAS, T. S. F.. O desenvolvimento da inovação nas micro e pequenas empresas a partir da gestão do conhecimento e da comunicação digital. In: ROMANCINI, R; LOPES, M. I. V. (Org.). Comunicação, cultura e mídias sociais: XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2015, v. 1, p. 5044-5053.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VERAS, T. S. F.; FERREIRA, A. . Isso tem cheiro de sucesso. Fitness Business, p. 16 - 17, 01 maio 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAGLIONI, C. ; VERAS, T. S. F. ; POREM, M. E. . Reflexões sobre a comunicação nas organizações sob a ótica de estudantes de Administração. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba-PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-15.

2.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . A Comunicação e a Aprendizagem como Catalisadoras de Leituras de Mundo sobre a Inovação nas Organizações. In: XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2017, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (11 : 2017 maio 15-19 : Belo Horizonte, MG). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. v. 1. p. 1-16.

3.
VERAS, T. S. F.; SILVA, G. R. A. ; POREM, M. E. . As micro e pequenas empresas nas manchetes do caderno de Economia no Jornal da Cidade de Bauru. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba-PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-15.

4.
POREM, M. E. ; VERAS, T. S. F. ; ANDRELO, R. ; GUARALDO, T. . A comunicação estratégica como indutora da cultura de inovação nas organizações. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais Intercom, 2016.

5.
VERAS, T. S. F.; NISHI, P. K. ; CARNEIRO, G. S. ; POREM, M. E. . Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na atuação junto às micro e pequenas empresas: o núcleo CIG.. In: 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Bauru. 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015. p. 1-4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. A. ; SANTOS, W. P. L. ; VERAS, T. S. F. . Marketing Viral como Estratégia de Comunicação em Organizações do Terceiro Setor. In: I Encontro de Empreendedorismo e Inovação (EI!) 'Jovens Empreendedores, Futuros Inovadores', 2018, Bauru. Anais do 1o Encontro de Empreendedorismo e Inovação, 23 e 24 de maio de 2018.. Sarapuí: OJM Casa Editorial, 2018. v. 1. p. 172-177.

2.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Atuação multidisciplinar em atividades de comunicação na Televisão Universitária Unesp: relato de experiência do NRPTVU. In: X Conferência Brasileira e V Conferência Sul-Americana Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva., 2015, Bauru. X Conferência Brasileira e V Conferência Sul-Americana Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva., 2015. p. 1-5.

3.
PROCOPIO, F. S. ; VERAS, T. S. F. ; LELIS, M. F. ; POREM, M. E. . Produtos midiáticos do Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG): ensino, pesquisa e extensão integrados às micro e pequenas empresas (MPEs). In: 2° Congresso de Extensão AUGM, 2015, Campinas. Caderno de Resumos - 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM., 2015. p. 1090-1091.

4.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Comunicação em jogo: a relação entre as mudanças organizacionais e as atividades lúdicas.. In: 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS: PRÁTICAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO., 2015, Bauru.. Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2015. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERAS, T. S. F.; Letícia . Preparação e direção de atores na produção audiovisual.. In: II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, 2009, Bauru. Resumos do II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã., 2009. p. 103-104.

Apresentações de Trabalho
1.
VERAS, T. S. F.. Competência em Comunicação para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VERAS, T. S. F.. Comunicação, Inovação e Aprendizagem na micro e pequena empresa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . O elo comunicacional entre cooperação e conflito como impulsionador da inovação nas organizações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . A comunicação e a aprendizagem como catalisadoras de leituras de mundo sobre a inovação nas organizações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
IARED, V. C. ; VERAS, T. S. F. ; POREM, M. E. . Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e cultura de inovação: estudo sobre as micro e pequenas empresas de Bauru. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Ba midiático: construção de um ambiente de aprendizagem ancorado no encontro dialógico de saberes e nos meios de comunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VERAS, T. S. F.; SILVA, M. R. . Organising: organizações como verbos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. ; UMANN, I. R. . Interfaces entre Comunicação e Inovação nas organizações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KATAOKA, M. T. K. ; VERAS, T. S. F. . O instagram na comunicação das micro e pequenas empresas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DINIZ, D. P. ; ARAUJO, J. ; VERAS, T. S. F. . O impacto do volume de dados na construção de mensagens publicitárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, W. A. ; VERAS, T. S. F. . Conteúdo relevante nas mídias digitais para o terceiro setor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VERAS, T. S. F.. Currículo e Portfólio na área da Comunicação e das Relações Públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VERAS, T. S. F.. Comunicação em Projetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VERAS, T. S. F.. Comunicação Publicitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VERAS, T. S. F.. Pitching - conceitos e aplicações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VERAS, T. S. F.. Comunicação de Marketing. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Diário da inovação: nexo entre comunicação, conteúdos audiovisuais e micro e pequenas empresas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
POREM, M. E. ; ANDRELO, R. ; GUARALDO, T. ; VERAS, T. S. F. . A comunicação estratégica como indutora da cultura de inovação nas organizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VERAS, T. S. F.. O nexo entre aprendizagem e comunicação na construção de culturas de inovação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VERAS, T. S. F.. Cultura de inovação nas micro e pequenas empresas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
POREM, M. E. ; VERAS, T. S. F. . Comunicação e Estratégia nas organizações: a soma das partes e o todo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
VERAS, T. S. F.. Cria-ti-vida-de e Conteúdo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
VERAS, T. S. F.. Talk show para responder a questionamentos de empresários de pequenos negócios sobre Comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
VERAS, T. S. F.; FERREIRA, A. . Ideia, plano, ação: Roteiro para líderes de sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VERAS, T. S. F.. Como usar a criatividade para inovar em suas aulas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
VERAS, T. S. F.. A união entre Audiovisual, criatividade e negócios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
VERAS, T. S. F.. Experiências profissionais e acadêmicas e a importância do Portfolio e Currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
VERAS, T. S. F.. O desenvolvimento da inovação nas micro e pequenas empresas a partir da gestão do conhecimento e da comunicação diigital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
VERAS, T. S. F.. Cria-ti-VIDA-de: conhecimento e comunicação para dar vida às suas ideias - gerenciamento de Mídias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Atuação multidisciplinar em atividades de comunicação na Televisão Universitária Unesp: relato de experiência do NRPTVU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
VERAS, T. S. F.. Estudos práticos: cases de sucesso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
VERAS, T. S. F.. Coaching: conceitos e aplicações no universo pessoal e profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
VERAS, T. S. F.. Coaching - como você age, como gostaria de agir e o que fazer para que isso aconteça?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
VERAS, T. S. F.; POREM, M. E. . Pesquisa de marketing: realização e aplicações em uma parceria entre empresas e instituições de ensino superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
VERAS, T. S. F.; MELLO, P. A. P. . Na Procura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VERAS, T. S. F.. Comunicação e Inovação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VERAS, T. S. F.. Empreendedorismo e Inovação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VERAS, T. S. F.. Como ser criativo em tempos de crise. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
VERAS, T. S. F.. Como Marketing Ajuda a Vender Mais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
VERAS, T. S. F.. Marketing: Explorando Sensações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
VERAS, T. S. F.. Quadro 'Planeje o seu sucesso' sobre a Metodologia AIDA. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
VERAS, T. S. F.. Reflexões importantes para concluir uma empresa com foco no cliente. 2018; Tema: Relacionamento com o Cliente. (Blog).

2.
VERAS, T. S. F.. Alimente a sua criatividade. 2018; Tema: Criatividade. (Blog).

3.
VERAS, T. S. F.. A diferença entre Identidade e Imagem na construção de uma marca. 2018; Tema: Branding. (Blog).

4.
VERAS, T. S. F.. Princípios para criar conteúdos contagiantes. 2018; Tema: Criação de conteúdo. (Blog).

5.
VERAS, T. S. F.. Empreendedor e empreendedora: qual é o seu propósito?. 2018; Tema: Empreendedorismo e Liderança. (Blog).

6.
VERAS, T. S. F.. Redação Publicitária: uma ponte necessária entre a marca e seus públicos. 2018; Tema: Redação Publicitária. (Blog).

7.
VERAS, T. S. F.. A experiência de facilitar o (nosso) aprendizado. 2015; Tema: Aprendizagem. (Site).

8.
VERAS, T. S. F.. 5 formas de efetuar parcerias no universo empreendedor. 2013; Tema: Empreendedorismo. (Site).

9.
VERAS, T. S. F.. Vendas: um passe de mágica?. 2013; Tema: Vendas. (Site).

10.
VERAS, T. S. F.. Drible obstáculos e gerencie vendas com sucesso. 2013; Tema: Vendas. (Site).

11.
VERAS, T. S. F.. Como identificar oportunidades?. 2013; Tema: Oportunidades. (Site).

12.
VERAS, T. S. F.. Afinal....Como eu posso ser um líder melhor?. 2013; Tema: Liderança. (Site).

13.
VERAS, T. S. F.. O desafio de reter talentos. 2013; Tema: RH. (Site).

14.
VERAS, T. S. F.. Espelho, espelho meu...Existe alguém mais atarefada do que eu?. 2013; Tema: Gestão do Tempo. (Site).

15.
VERAS, T. S. F.. Dicas para Planejar-se e aproveitar melhor as oportunidades. 2013; Tema: Planejamento. (Site).

16.
VERAS, T. S. F.. Preciso vender mais....Mas como? Confira algumas dicas. 2013; Tema: Vendas. (Site).

17.
VERAS, T. S. F.. De que forma podemos aplicar as experiências do programa Big Brother nas vendas de uma empresa?. 2013; Tema: Vendas. (Site).

18.
VERAS, T. S. F.. Planejar, Fazer, Checar, Agir: Dicas para avaliar 2012 e se preparar para 2013. 2013; Tema: Planejamento. (Site).

19.
VERAS, T. S. F.. Como usar técnicas de coaching em sua rotina profissional. 2013; Tema: Coaching. (Site).

20.
VERAS, T. S. F.. Líder, que causa você defende?. 2013; Tema: Liderança. (Blog).

21.
VERAS, T. S. F.. Marketing de Conteúdo: o que é e como implantar?. 2013; Tema: Marketing. (Blog).

22.
VERAS, T. S. F.. Criatividade: da ideia à ação. 2013; Tema: Criatividade. (Blog).

23.
VERAS, T. S. F.. Perguntar, Escutar, Anotar: os segredos para um bom briefing. 2013; Tema: Briefing. (Blog).

24.
VERAS, T. S. F.. Emotional Branding: como envolver o público em torno da sua mensagem?. 2013; Tema: Branding. (Blog).

25.
VERAS, T. S. F.. Como cativar o seu respeitável público em uma apresentação?. 2013; Tema: Apresentação. (Blog).

26.
VERAS, T. S. F.. Luz, Câmera, Apresentação Como causar uma boa impressão?. 2013; Tema: Apresentação. (Blog).

27.
VERAS, T. S. F.. Direcionamento já!. 2013; Tema: Direcionamento. (Blog).

28.
VERAS, T. S. F.. Multitarefas: como lidar?. 2013; Tema: Multitarefa. (Blog).

29.
VERAS, T. S. F.. Do posicionamento ao post: Planejamento nas mídias sociais. 2013; Tema: Mídias Sociais. (Blog).

30.
VERAS, T. S. F.. Comunicação Integrada: como realizar?. 2013; Tema: Comunicação Integrada. (Blog).

31.
VERAS, T. S. F.. Diga-me o que você posta e eu te direi quem és. 2013; Tema: Mídias Sociais. (Blog).

32.
VERAS, T. S. F.. Planejamento Empresarial para Identificar Oportunidades. 2013; Tema: Planejamento. (Site).

33.
VERAS, T. S. F.. Construindo um site. 2010; Tema: Comunicação Digital. (Site).

34.
VERAS, T. S. F.. Mídias Sociais nas empresas. 2010; Tema: Mídias Sociais. (Site).

35.
VERAS, T. S. F.. Convergência Midiática. 2010; Tema: Mídia. (Site).

36.
VERAS, T. S. F.. Emotional Branding. 2010; Tema: Branding. (Site).

37.
VERAS, T. S. F.. Transformações Sociais e Mídia. 2010; Tema: Mídia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CONEGLIAN, E. ; VERAS, T. S. F. ; MORETTI, I. ; CONEGLIAN, A. ; GONZALES, G. ; PEREIRA, H. ; SILVA, K. ; MANTOVANI, D. ; SALLES, C. ; MORTARI, V. . 35 anos do Coral Zillo Lorenzetti. 2018. (Consultoria criativa).

2.
VERAS, T. S. F.. Conheça a Special Dog. 2018. (roteiro audiovisual).

3.
VERAS, T. S. F.. Guido Leda ? Cia da Construção. 2018. (roteiro audiovisual).

4.
VERAS, T. S. F.. Atena Residencial ? Cia da Construção. 2018. (roteiro audiovisual).

5.
VERAS, T. S. F.. Platinum Residencial ? Cia da Construção. 2018. (roteiro audiovisual).

6.
VERAS, T. S. F.. Tchetto - Alho e Temperos Prontos. 2018. (roteiro audiovisual).

7.
VERAS, T. S. F.. Monalisa Presentes. 2018. (roteiro audiovisual).

8.
VERAS, T. S. F.. Supermercados São Judas Tadeu. 2018. (Planejamento e Redação Publicitária).

9.
VERAS, T. S. F.. Special Dog - Materiais Internos. 2018. (roteiro audiovisual).

10.
VERAS, T. S. F.; COSTA, D. ; UMANN, I. R. . Divulgação do Leilão Solidário em Arealva em prol do Hospital Amaral Carvalho. 2018. (Planejamento e Redação Publicitária).

11.
VERAS, T. S. F.. Institucional Grunner. 2018. (roteiro audiovisual).

12.
VERAS, T. S. F.. Oficina de Roteiro para Comerciais e Vídeos Institucionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
VERAS, T. S. F.. Design Thinking. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
VERAS, T. S. F.; MARQUEZIN, L. F. . Vídeo Institucional das Casas de Apoio do Hospital Amaral Carvalho de Jaú. 2017. (roteiro audiovisual).

15.
VERAS, T. S. F.. Rede Sagrado: Educação que leva longe. 2017. (roteiro audiovisual).

16.
VERAS, T. S. F.. Vida, Obra e Espiritualidade de Madre Clélia Merloni. 2017. (roteiro audiovisual).

17.
VERAS, T. S. F.; UMANN, I. R. ; COSTA, D. ; UMANN, A. R. . Confie sempre aqui, mais de um milhão é só aqui. 2016. (Criação de conceito; elaboração de jingle; criação de roteiro audiovisual.).

18.
VERAS, T. S. F.. Vídeo Institucional da Editora Viena. 2016. (roteiro audiovisual).

19.
VERAS, T. S. F.. Rede Sagrado: eu transformo o mundo. 2016. (roteiro audiovisual).

20.
VERAS, T. S. F.. CRI-ATIVIDADE. 2015. .

21.
VERAS, T. S. F.. Produção de textos. 2015. .

22.
VERAS, T. S. F.; FERREIRA, A. . Academia de Inovação. 2015. .

23.
VERAS, T. S. F.; UMANN, I. R. ; COSTA, D. ; UMANN, A. R. . Confiança 32 anos: #euconfio. 2015. (Criação de conceito; elaboração de jingle; criação de roteiro audiovisual.).

24.
VERAS, T. S. F.. Vídeo Institucional da Frigol. 2015. (roteiro audiovisual).

25.
VERAS, T. S. F.. Escape Hotel. 2015. (Pesquisa e Redação Publicitária).

26.
VERAS, T. S. F.. Idade Livre. 2015. (Pesquisa e Redação Publicitária).

27.
VERAS, T. S. F.. Street Residencial. 2015. (roteiro audiovisual).

28.
VERAS, T. S. F.. 80 anos de Edwaldo Bianchini. 2015. (Criação de conceito, redação de livro e roteiro audiovisual).

29.
VERAS, T. S. F.; UMANN, I. R. ; COSTA, D. ; UMANN, A. R. . Promoção 'Mais de meio milhão de prêmios' do Confiança. 2014. (Criação de conceito; elaboração de jingle; criação de roteiro audiovisual.).

30.
VERAS, T. S. F.. Vídeo Institucional da Gera Arte. 2014. (roteiro audiovisual).

31.
VERAS, T. S. F.; UMANN, I. R. ; COSTA, D. ; UMANN, A. R. . Confiança 31 anos: presente na sua vida. 2014. (Criação de conceito; elaboração de jingle; criação de roteiro audiovisual.).

32.
VERAS, T. S. F.. Vídeo Institucional da VCI do Brasil. 2013. (roteiro audiovisual).

33.
VERAS, T. S. F.. USC 60 anos: O que faz seu coração bater mais forte?. 2013. (roteiro audiovisual).

34.
VERAS, T. S. F.; DANTE, D. A. L. ; MELLO, P. A. P. . Vídeo-Cidadão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
Letícia ; VERAS, T. S. F. ; CARVALHO, P. ; PERES, V. S. . Pau a pixel. 2008 (Programa de tv) .

2.
VERAS, T. S. F.; DANTE, D. A. L. ; CAMILO, F. R. ; SARKIS, L. F. ; MAGALHAES, E. M. ; GUINOZA, I. ; FRANCO, R. D. ; PADILHA, I. ; MARTIN, M. S. ; RENZI, J. . A viúva Montiel. 2008 (Vídeo) .

3.
VERAS, T. S. F.; ALONSO, C. B. ; BELEZE, D. ; NETTO, C. ; CANDEIAS, B. G. ; Laís ; AREAL, L. T. S. S. ; SARAIVA, E. ; Larissa ; HADDAD, A. C. . Onde está Bonanza. 2008 (Vídeo) .

4.
JARETA, B. O. ; ALONSO, C. B. ; SILVA, C. N. L. ; BERGAMO, D. V. D. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. C. ; AREAL, L. T. S. S. ; PEREIRA JUNIOR, M. A. N. ; TORRES, N. D. ; MELLO, P. A. P. ; VERAS, T. S. F. . Achados e perdidos. 2007 (Vídeo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POREM, M. E.; MORAIS, O.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Lumary Dinalle Marcolino.Intersecções entre Comunicação Organizacional e Administração: uma breve reflexão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
POREM, M. E.; GUARALDO, T.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Flávia Fachini Macluf.Dicas práticas de comunicação e marketing para micro e pequenas empresas do setor de varejo de vestuário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GONZALES, L. S.; POREM, M. E.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Marina Goulart Dorigo.A Criança e a Mulher na Mídia: uma análise do reposicionamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
GUARALDO, T.; Letícia; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Mariana Reiko Tabuchi Hassuike.Marketing de Experiências e Ações em Eventos - um estudo exploratório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Julia Caldeira Jarussi.Estudo de caso do posicionamento da emissora SBT e seu relacionamento com o público no ambiente digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
GUARALDO, T.; VERAS, T. S. F.; LUVIZOTTO, C. K.. Participação em banca de MUZINATTI, Júlia Antonelli; MARTINS, Andréa.Inquietude jovem: a geração Y e o mercado de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
POREM, M. E.; ANDRELO, R.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de LIMA, Bárbara de Carvalho; MATSUMOTO, Carolina Yumi.Cultura de Inovação, Comunicação e Relações Públicas: um estudo exploratório-descritivo de uma pequena empresa de Bauru/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
GONZALES, L. S.; POREM, M. E.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de CIMENTON, Laís Queiroz.A inovação no desenvolvimento de produtos do fast-fashion. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
MACHADO FILHO, F.; RETZ, C.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de MARCHESIN, Bárbara Iris Cabral.Conteúdo digital de e-commerces multinacional: Estudo de caso da loja virtual Amazon americana em relação à filial brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
MESTRINELLI, T.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Gabriela, Mayara, Mayara, Marianna, Nathalha, Thauan.Mário Quatrina Decorações e flores - PREX: Projeto Experimental nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

11.
MESTRINELLI, T.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Alexandre, Anne, Carolina, Cássio, Mariana, Otávio, Patrícia.Thermas de Piratininga - PREX: Projeto Experimental nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

12.
MESTRINELLI, T.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Adryel, Juliana, Kessia, Sandro, Victor.AFAPAB - PREX: Projeto Experimental nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

13.
VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Fernanda Paula da Silva; Franciane Rodrigues Redondo;.Avaliação de Projeto Experimental de Propaganda (PREX) da FIB (Faculdades Integradas de Bauru). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, M.; ARCENIO, A.; ATAYDE, G.; CABRAL, R.; RETEK, V.; MOREIRA NETO, J.; VERAS, T. S. F.. RPMaker. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GUARALDO, T.; VERAS, T. S. F.. Relançamento de Produto. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Feira de Profissões FGP. Comunicação, inovação e aprendizagem na micro e pequena empresa. 2018. (Feira).

2.
XIII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.Competência em Comunicação para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. 2018. (Outra).

3.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As micro e pequenas empresas nas manchetes do caderno de Economia no Jornal da Cidade de Bauru. 2017. (Congresso).

4.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Reflexões sobre a comunicação nas organizações sob a ótica de estudantes de Administração. 2017. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia ?Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios?. BA MIDIÁTICO: CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ANCORADO NO ENCONTRO DIALÓGICO DE SABERES E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 2017. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia ?Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios?. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) E CULTURA DE INOVAÇÃO: ESTUDO SOBRE AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BAURU. 2017. (Congresso).

7.
V Jornada Científica de Comunicação Social.O elo comunicacional entre cooperação e conflito como impulsionador da inovação nas organizações. 2017. (Outra).

8.
XI Abrapcorp. A comunicação e a aprendizagem como catalisadoras de leituras de mundo sobre a inovação nas organizações. 2017. (Congresso).

9.
XII Jornada Científica.Interfaces entre comunicação e inovação nas organizações. 2017. (Outra).

10.
Comunica 2016. 2016. (Outra).

11.
III Congreso Internacional Red INAV - V Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales. Diário da inovação: nexo entre comunicação, conteúdos audiovisuais e micro e pequenas empresas. 2016. (Congresso).

12.
III Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO).Comunicação e Estratégia nas organizações: a soma das partes e o todo. 2016. (Seminário).

13.
Palestra "A vida que vale a pena ser vivida" ministrada pelo professor Clóvis de Barros Filho. 2016. (Outra).

14.
Tedx Unesp Bauru. 2016. (Encontro).

15.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A comunicação estratégica como indutora da cultura de inovação nas organizações. 2016. (Congresso).

16.
1º Edição do Festival de Criatividade e Comunicação do Programa De la clase a la cuenta/Da classe ao mercado Internacionalnal. 2015. (Outra).

17.
28° Congresso Brasileiro de Cosmetologia. Ideia, Plano, Ação: Roteiro para líderes de sucesso. 2015. (Congresso).

18.
8º Congresso de extensão universitária da UNESP. Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na atuação junto às micro e pequenas empresas: o núcleo CIG.. 2015. (Congresso).

19.
CONAEDU - Congresso Nacional de Educação. Como usar a criatividade para inovar em suas aulas.. 2015. (Congresso).

20.
III Unespp.Cria-ti-VIDA-de: conhecimento e comunicação para dar vida às suas ideias - Gerenciamento de mídias. 2015. (Outra).

21.
US Television Industry: Commercial versus Public Broadcast. 2015. (Outra).

22.
V Simpósio Internacional de Linguagens Educativas.COMUNICAÇÃO EM JOGO: A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E AS ATIVIDADES LÚDICAS. 2015. (Simpósio).

23.
X Conferência Brasileira e V Conferência Sul-Americana Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva.. Atuação multidisciplinar em atividades de comunicação na Televisão Universitária Unesp: relato de experiência do NRPTVU. 2015. (Congresso).

24.
XIV Congresso Iberoamericano de Comunicação ? IBERCOM 2015. O desenvolvimento da inovação nas micro e pequenas empresas a partir da gestão do conhecimento e da comunicação diigital. 2015. (Congresso).

25.
XIV Congresso Internacional Ibercom 2015. O Desenvolvimento da Inovação nas Micro e Pequenas Empresas a partir da Gestão do Conhecimento e da Comunicação Digital. 2015. (Congresso).

26.
Perspectiva e tendência da indústria americana de televisão e o seu impacto no mercado brasileiro. 2014. (Outra).

27.
Fórum Integração 2.0. 2012. (Outra).

28.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS EDUCAÇÃO, MÍDIA E CULTURA. 2010. (Simpósio).

29.
MaxiMídia, Seminário Internacional de Marketing e Comunicação. 2010. (Seminário).

30.
Meeting 2010. 2010. (Encontro).

31.
Mini curso sobre Marketing Pessoal.Marketing Pessoal. 2010. (Oficina).

32.
I Seminário Histórias de Roteiristas.Roteiro. 2009. (Oficina).

33.
Mosaico: Construindo o Audiovisual - Oficina de Cenografia. 2009. (Oficina).

34.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

35.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Oficina).

36.
6º Festival Santista de Curtas-Metragens (Curta Santos).Voluntário na Monitoria do evento.. 2008. (Encontro).

37.
A fotografia pensada.A Fotografia Pensada. 2008. (Oficina).

38.
III Semana de Rádio e TV.Criatividade e Produção Audiovisual. 2008. (Encontro).

39.
II Seminário do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA). 2008. (Seminário).

40.
IV Semana Universitária de Audiovisual.Experimentações Artísticas em Imagens em Movimento. 2008. (Encontro).

41.
III Semana Universitária de Audiovisual.Trabalho de atores em narrativas contemporâneas.. 2007. (Encontro).

42.
II Semana de Rádio e TV. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POREM, M. E. ; RAZZINO, C. A. ; VERAS, T. S. F. ; LOU, M. C. ; GUARALDO, T. ; MARTIN, N. V. ; BUENO, D. ; SILVA, M. R. ; GOULART, M. ; SA, V. A. ; CAGLIONI, C. ; MORAIS, O. . I Encontro de Empreendedorismo e Inovação. 2018. (Outro).

2.
RAZZINO, C. A. ; RODRIGUES, J. S. ; POREM, M. E. ; RAMOS, A. P. ; MORATTO, F. ; VERAS, T. S. F. . Workshop Desafios da Pesquisa e Inovação para a Cooperação Universidade-Empresa. 2018. (Outro).

3.
RETZ, C. ; POREM, M. E. ; GUARALDO, T. ; CABRAL, R. ; ANDRELO, R. ; VERAS, T. S. F. . 1º Edição do Festival de Criatividade e Comunicação do Programa De la clase a la cuenta/Da classe ao mercado Internacional. 2015. (Festival).

4.
VERAS, T. S. F.; MOTA, J. L. ; ALONSO, C. B. ; JARETA, B. O. ; MOLIN, T. V. D. ; AIDAR, E. P. ; ITAMI, M. Y. . III Semana de Rádio e TV. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POREM, M. E. ; RAZZINO, C. A. ; VERAS, T. S. F. ; LOU, M. C. ; GUARALDO, T. ; MARTIN, N. V. ; BUENO, D. ; SILVA, M. R. ; GOULART, M. ; SA, V. A. ; CAGLIONI, C. ; MORAIS, O. . I Encontro de Empreendedorismo e Inovação. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 22:12:16