Mônica Ribeiro Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7932141850741411
  • Última atualização do currículo em 13/02/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado Oliveira -RJ (2000). Habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Mestrado em Educação(Formação de Professores/Tecnologias Educacionais/ Escolarização dos alunos com necessidades especiais) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente Professora da Prefeitura Municipal de Vitória-ES no ensino Fundamental e professora do curso de Pedagogia, Ciências Biológicas da Faculdade FAESA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial/ educação inclusiva, escolarização de jovens e adultos (avaliação, alfabetização, informática educativa) e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Ribeiro Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, M. R.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: A Formação de professores no curso de pedagogia presencial e as tecnologias presentes no cotidiano escolar: criando possibilidades facilitadoras no processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Sonia Lopes Victor.
Bolsista do(a): PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, FACITEC, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial; Tecnologias Educacionais; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Escola especializada versus escola regular: uma perspectiva de inclusão.
Orientador: Sara Ghisserman.
1994 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Habilitação em Educação Especial. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25


Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: orientador, Enquadramento Funcional: Orientador de Monografia, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Vitória, PMV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Durante este período atuei como professora de Educação Infantil no ano 2006, professora de Educação de Jovens e Adultos em 2007, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos de 2008 a 2009 e atualmente professora do ensino fundamental atuando para 2ª série.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa de Es. EJA, Carga horária: 40


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA, Carga horária: 960



Projetos de extensão


1995 - 1996
O cotidiano da classe especial e o contexto escolar: m estudo de caso
Descrição: Atuação como bolsista no Nucleo de Educação Especial da Universidade Federal do ES..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Prêmios e títulos


2013
MÉRITO ACADÊMICO, Faculdades Integradas São Pedro - FAESA.
2005
Mestre em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, M. R.1995 MELLO, M. R.. A Trajetória da Construção Profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 1, p. 48-53, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, M. R.. O uso do fórum para aprofundamento da prática de estágio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, M. H. C. ; BORGES, C. S. ; MELLO, M. R. . O ensino da química e a realidade do ensino noturno na escola pública: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVALVANTE, F. C. ; MELLO, M. R. . Rompendo barreiras: a atuação do profissional da educação em uma rede de comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANTOSZ, R. T. D. ; MELLO, M. R. . Deficiência visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BELOTI, M. A. S. ; MELLO, M. R. . Pedagogia empresarial e a formação continuada nas organizações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MELLO, M. R.. A Formação Docente e o Respeito à Diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, M. F. M.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Anne C.S. de Oliveira e Ingrid Guerra Segatto.A avaliação como prática de investigação do processo de ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.

2.
LOYOLA, R. C.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Anita Camargo da Silva e Francine Moreno Pereira.A música como recurso pedagógico na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.

3.
SILVA, M. C.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Camila C. Neves, Ingrid S. da Costa e Radigja M. Correa.O meio ambiente como tema gerador do ensino de química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.

4.
FERREIRA, M. F. P.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Grasielle dos Reis Fadini e Rosângela Durlo Gomes Ramos.Desafios no processo de escolarização: o caso da aluna com esclerose tuberose. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.

5.
FERREIRA, M. F. P.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Jessica Breda Marchezi Furtado.Autismo e os desafios de inclusão e Intervenção Pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.

6.
GOMES, M. F. M.; MELLO, M. R.. Participação em banca de Mariana Colnago, Priscila C. Simoneli e Tatiana C. Raymundo.A prática pedagógica do professor em diferentes ambientes educativos: uma reflexão a partir de vivências na sala de reforço da escola regular e na classe hispitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MELLO, M. R.; autoras. ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. 2010. Faculdade de Tecnologia FAESA.

2.
MELLO, M. R.; autora; autora; autora. Intervenções Institucionais como alternativa ao aprendizado: Vencendo barreiras da normalidade. 2010. Faculdade de Tecnologia FAESA.

3.
autores; MELLO, M. R.. Repensando as possibilidades de inclusão de alunos com nee oriundos da rede estadual de ensino fundamental e médio do IFES Campus São Matheus. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

4.
MELLO, M. R.; autora. Acessibilidade no Núcleo de apoio a pessoas com nee: avaliando o processo no IFES Campus Serra. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional de Educação Especial e o XIII Seminário Capixava de Educação Inclusiva- A educação no Cenário Educacional Brasileiro : Indício,registros e práticas de inclusão. 2012. (Seminário).

2.
Tradução Intersemiótica e Equivalências Terminológicas aplicadas em Libras. 2011. (Outra).

3.
I Seminário Nacional de Educação Especial XII Seminário Capixaba de Ed. Inclusiva.A ESCOLARIZAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: reflexões sobre a inclusão e o respeito à diversidade. 2010. (Seminário).

4.
17º COLE. A EDUCAÇÃO DOS ADULTOS TRABALHADORES EM DEBATE: especificidades, desafios e possibilidades na (re)construção dos conhecimentos. 2009. (Congresso).

5.
Projeto Incluir CEFETES -Formação de professores.A Formação Docente e o Respeito à Diversidade. 2008. (Outra).

6.
Grupo Temático realizado no I Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos/Diversidade. 2007. (Seminário).

7.
Seminário de Ed. Infantil- Vila Velha- ES.Contextualizando o ensino através da literatura infantil. 2006. (Outra).

8.
IX Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.Tecnologias Educacionais e Informática Educativa. 2005. (Seminário).

9.
Palestra na Faculdade SABERES.Atualização em Educação Especial/Educação Inclusiva. 2005. (Outra).

10.
VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste ? Educação:direito ou serviço?.Diálogo entre mestrandos e graduandos: uma experiência de estágio. 2005. (Seminário).

11.
VIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.A colaboração como dispositivo para a Escola Inclusiva: a experiência do Município de Vila Velha. 2004. (Seminário).

12.
I Seminário Estadual de Inclusão de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotados, II Seminário de Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho e VI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.Formação do Professor versus Informática Educativa: uma tentativa de construção de projeto na prática pedagógica. 2002. (Seminário).

13.
Formação dos Professores.Alfabetização no Curso de Capacitação para Professores de Educação Especial. 1999. (Oficina).

14.
Superintendência Regional de Educação ES.Programa de Capacitação de Professores- PROCAP FASE I. 1999. (Outra).

15.
Jogos e Brincadeiras: Auxiliando a construção de conceitos matemáticos. V Encontro Capixaba dos Estudantes de Pedagogia/ Universidade Federal do Espírito Santo. 1997. (Congresso).

16.
I Seminário de Pesquisa, Extensão e Cultura realizado na Universidade Federal do Espírito Santo.Distúrbios do Comportamento: uma realidade escolar. 1996. (Seminário).

17.
XIII Seminário de Pesquisa e Extensão realizado na Universidade Federal do Espírito Santo.O Cotidiano da Classe Especial e o Contexto Escolar: Um estudo da formação em serviço e uma professora. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, M. R.. Banca Examinadora - Processo Seletivo para os professores da EJA. 2008. (Concurso).

2.
MELLO, M. R.. Assessoria as Escolas, envolvendo a proposta de projetos educativos/2005.. 2005. (Congresso).

3.
MELLO, M. R.. Formação Continuada dos profissionais das APAEs. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Monica Ribeiro Mello. Erica Giles Bragança. Acessibilidade no núcleo de apoio a pessoas com nee: avaliando o processo no instituto federal do ES campus Serra. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Ed Profissional Tecnológica Inclusiv) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

2.
Monica Ribeiro Mello. Francielle Sesana Zuqui. Repensando as possibilidades de inclusão de alunos com nee oriundos da rede estadual de ensino fundamental e médio no IFES Campus São Matheus. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Ed Profissional Tecnológica Inclusiv) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Monica Ribeiro Mello. Luana Nascimento Arariba. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

2.
Monica Ribeiro Mello. Debora S. Matos, Ingrid D. Rodrigues. ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS DA ?VERGONHA?: RELATO EMPÍRICO DE UMA PROFESSORA SURDA DO ENSINO SUPERIOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

3.
Monica Ribeiro Mello. Caroline Mariano, Giovanna Resende Pereira e Patricia Alves Torezani. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA GRANDE VITÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

4.
Monica Ribeiro Mello. Ranielly Teixeira Maciel. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

5.
Monica Ribeiro Mello. Tatiane Goulart Coutinho Rocha. ANALISANDO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA MODALIDADE EJA DO NOTURNO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

6.
Monica Ribeiro Mello. Clarise de Carvalho. A formação do professor especialista no processo de inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

7.
Monica Ribeiro Mello. Luzinete Pereira Loureiro de Almeida e Rita Celia de Oliveira dos Santos. O professor especialista e as demandas do atendimento educacional especializado.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

8.
Monica Ribeiro Mello. Adriana Guimarães de Souza e Lucimeyre Capelli Pretti. Avaliação como processo de mediação na educação infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

9.
Monica Ribeiro Mello. Geisiane Santos Duque de Jesus, Natalia Dalvi Araújo e Sirléa Leal Francisco. Refletindo a atuação do pedagogo no processo de inclusão das crianças com deficiências nas escolas da rede municipal de ensino.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

10.
Monica Ribeiro Mello. Cinara Siqueira Barbosa Rangel, Danielle Queiroz Pereira Loureiro e Thamara da Cunha Bento. A Repercussão do diagnóstico da síndrome de asperger na perspectiva da mãe: desafios e possibilidades no processo de inclusão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

11.
Monica Ribeiro Mello. Elisangela da S. Souza, Filipe M. Marques e Ludimila Z. B. Caetano. Regionalização do ensino de química: uma proposta metodológica para a construção de uma cartilha paradidática sobre o processo de fabricação da panela de barro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

12.
Monica Ribeiro Mello. Lázaro Brandão Zardini, Leandro da S. Antunes e Merisnet Ferde. As consequências da omissão do Ensino da Química no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

13.
Monica Ribeiro Mello. Evelin S. Viana, Saulo B. dos Santos e Thiago M. Martins. As concepções dos estudantes trabalhadores do ensino médio regular e do PROEJA sobre a disciplina de Química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

14.
Monica Ribeiro Mello. Egon W. Dias Ramos, Mayara P. Gaburro e Phabiano dos S. Lepaus. A formação inicial na licenciatura de química: reflexões sobre a desmotivação/motivação no processo de ensino aprendizagem.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

15.
Monica Ribeiro Mello. Ubirajara de Souza Vieira. A construção da relação professor-aluno em prol do professor motivador do ensino de química no PROEJA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

16.
Monica Ribeiro Mello. Leonardo R. F. Lima e Samira R. Sandrini. Uma proposta de aprendizagem ativa para o ensino de química.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

17.
Monica Ribeiro Mello. Christiano Rodrigues dos Santos. Educação Inclusiva: possibilidades didáticas no ensino de química para estudantes com deficiência intelectual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

18.
Monica Ribeiro Mello. Marina Uh Predrigo e Yane Gomes Santana. Ressignificando o processo de ensino aprendizagem de Química numa perspectiva inclusiva.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

19.
Monica Ribeiro Mello. Angélica G.Teixeira, Jéssica S. Mariquito e Luiz Henrique Oliveira. A formação inicial e continuada de professores de química: influência no processo de ensino aprendizagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

20.
Monica Ribeiro Mello. Juliana Costa Severo e Tiago Moreira Vicente. A sustentabilidade ambiental no ensino de Química: possibilidades e desafios na visão dos discentes e docentes no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

21.
Monica Ribeiro Mello. Herryson Silva Galvão e Isabela Dalla Bernardina.. A relação do ensino de Química com as demais áreas do conhecimento: desafios no processo de ensino aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

22.
Monica Ribeiro Mello. João de O. Silva, Karen F.Mi. Pirovano e Robson J.B.Rabelo. Ensino e aprendizagem numa perspectiva da metodologia interativa: uma experiência vivenciada com estudantes do ensino médio.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

23.
Monica Ribeiro Mello. Micheli Lemos de Oliveira e Suellen Silva Aparecida da Silva. O processo de ensino aprendizagem de crianças autistas na educação infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

24.
Monica Ribeiro Mello. Andressa P. da Silva, Lorena L.de Paula e Roberta Bittencourt. A formação de professores na perspectivas de novas metodologias para uma prática inclusiva.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

25.
Monica Ribeiro Mello. Enara Gonçalves Ferreira e Mirian Araújo de Souza.. O processo de ensino aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down na escola regular e instituição especializada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

26.
Monica Ribeiro Mello. Chanele M. Silva, Luana S. Santana e Sheila A. Nascimento. O processo de Inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular de uma rede particular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

27.
Monica Ribeiro Mello. Elizabeth Caroliny Cassagrande e Mayane Moura Silva. A importância da motivação no processo ensino aprendizagem dos estudantes do ensino médio nas aulas de Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

28.
Monica Ribeiro Mello. Aleranda M. Madeira, Edna M. N. Falco e Jéssica K. Bussular. Indisciplina escolar: reflexões no processo de ensino aprendizagem da Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

29.
Monica Ribeiro Mello. Aline da Silva e Carla Machado Cruz. O processo de ensino aprendizagem de Química: o que dizem os alunos e professores do ensino médio?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

30.
Monica Ribeiro Mello. Otávio Daltio Tossato e Vitor Miranda Henriques. As tecnologias presentes no ensino da Química.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

31.
Monica Ribeiro Mello. Carolina Leite Barros, Marineth Soares e Nayane Alvarenga. A Trajetória Escolar de um aluno com síndrome de Asperger.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

32.
Monica Ribeiro Mello. Christiane J.S. Gaigher; Lays B.da Silva e Sandra M.de Souza. O processo de Avaliação de uma criança com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Faesa. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

33.
Monica Ribeiro Mello. Fabíola Cardoso Cavalcante. Rompendo barreiras: a atuação do profissional da educação na empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

34.
Monica Ribeiro Mello. Marcia Araujo Souza Beloti . Pedagogia empresarial e a formação continuada nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

35.
Monica Ribeiro Mello. Fernanda Fonseca e Rosimar de Souza Melo. O Cotidiano escolar de um aluno com TDAH: possibilidades e limitações no processo de inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

36.
Monica Ribeiro Mello. André Freitas Bragança e Leidíane de Aguiar Cruz. A utilização do lúdico nas salas de aulas de Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

37.
Monica Ribeiro Mello. Alex Sandro Askísasch,Laríssa deC Leal eVanessa D dos Santos. Relevâncias da contextualização teórica e prática de Química na EJA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

38.
Monica Ribeiro Mello. Claúdio A. de Lemos, Fernando C. Breda e Oseías N. Olíveira. A reciclagem do óleo de cozinha usado na produção de sabão ecológico: uma proposta pedagógica para o ensino de Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

39.
Monica Ribeiro Mello. Isabella dos Santos Guimarães. Adaptações dos conteúdos de Química para alunos com DV: Desafios e possibilidades no processo de Inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

40.
Monica Ribeiro Mello. Francis Francelíno de Oliveira do Socorro. A criação do Portal de Química: uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

41.
Monica Ribeiro Mello. Kellen Castro Almeida. Analise do livro didático de Química no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

42.
Monica Ribeiro Mello. Cleverson dos Santos Assunpção e Francielen Medeiros Inácio. Práticas curriculares no ensino de Química: tensões e possibilidades no cotidiano escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

43.
Monica Ribeiro Mello. Paloma Lima de Alcantara e Thiago Schaffer de Souza. As práticas educativas presentes nos períodos matutino e noturno: especificidades, diálogos e tensões no ensino da Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

44.
Monica Ribeiro Mello. José Soares Ferreira Junior e Sandra Gaspar Gouveia. Jogos Educativos: uma ferramenta para o ensino da química na educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

45.
Monica Ribeiro Mello. Maíara Curbani, Manoel L. Filho e Wellington Luiz Pinto. Contribuição da disciplina de Química no ensino médio para a formação do cidadão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

46.
Monica Ribeiro Mello. Denize Santos Silva e Francine Helena Demoner Rosa. Possibilidades de aprender e apreender a química pela vivência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

47.
Monica Ribeiro Mello. Dandara A. Luz, Luana D. Rocha e Marcieli F. Damasio. Prática docente e interdisciplinaridade: o ensino da química buscando uma formação docente transdisciplinar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

48.
Monica Ribeiro Mello. Carolina da Silva Borges e Marcia Helena Cassago Nascimento. O ensino da química e a realidade do ensino noturno na escola pública: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

49.
Monica Ribeiro Mello. Aine M. dosSantos, Michelle D. NobreeTábata D. M.de Oliveira. A abstração do ensino de química na realidade concreta dos estudantes do ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

50.
Monica Ribeiro Mello. Josemir Siqueira Lopes e Thiago Neris Castro. A tecnologia no ensino da química: a informática educativa como ferramenta didática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

51.
Monica Ribeiro Mello. Ana Claudia Chagas Edyline C.GonçalvesSandra Cristinade M.Bartoni. Perspectivas de análise do livro didático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

52.
Monica Ribeiro Mello. Mª de Fátima L. da Silva e Mª Cristina P.da Silva Bernardino. Reflexões sobre a dificuldade de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

53.
Monica Ribeiro Mello. Gabriel Fraga M. da Fonseca. Pensando a prática de Educação de Jovens e Adultos em Vitória numa perspectiva do planejamento coletivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

54.
Monica Ribeiro Mello. KatrineC.Polronieri, Lisley L.de A.Pasolini RovenaGuimarães. Intervenções Institucionais como alternativa ao aprendizado: vencendo barreiras da normalidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.

55.
Monica Ribeiro Mello. Euzilane Rodrigues de Souza Santos e Karla Rodrigues da Silva. O processo de alfabetização de uma criança com nee numa perspectiva de letramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Pedro - Instituto Superior de Educação. Orientador: Mônica Ribeiro Mello.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, M. H. C. ; BORGES, C. S. ; MELLO, M. R. . O ensino da química e a realidade do ensino noturno na escola pública: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVALVANTE, F. C. ; MELLO, M. R. . Rompendo barreiras: a atuação do profissional da educação em uma rede de comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANTOSZ, R. T. D. ; MELLO, M. R. . Deficiência visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BELOTI, M. A. S. ; MELLO, M. R. . Pedagogia empresarial e a formação continuada nas organizações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:13:29