Maíra Mello Silva

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  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Faesa/ES em 2006. Atuação como repórter no jornal impresso O Fluminense, em Niterói/RJ, e em agências de comunicação, em Vitória/ES, como assessora de comunicação. Atualmente é mestranda do Programa de pós-graduação em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fotógrafa e Analista de Mídias Socais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maíra Mello Silva
Nome em citações bibliográficas
MELLO, M


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Violência contra mulher na imprensa capixaba: Discutindo matérias que relatam violência contra mulheres nos jornais A Gazeta e A Tribuna na/com a formação de professoras e professores,Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
2002 - 2006
Graduação em jornalismo.
Faesa, FAESA, Brasil.
Título: A Representação da mulher na revista NOVA.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.




Formação Complementar


2017
Marketing Digital completo. (Carga horária: 160h).
Wis Educação, WIS, Brasil.
2016 - 2016
Google ADS. (Carga horária: 48h).
Wis Educação, WIS, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Mídias Sociais. (Carga horária: 48h).
Wis Educação, WIS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação de Jornalistas para o respeito e a pro. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Mosaico Gestão em Comunicacão, MOSAICO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Criar Comunicação Integrada, CRIAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, IEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
. Atividades: clipping, atendimento a demanda de repórteres, produção e diagramação de informativos, release para a imprensa, matérias para o site e intranet do órgão, e cobertura de eventos (fotos e texto);


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - DR/ES, CORREIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: assessoria de comunicação, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: produção de textos para o informativo externo ?InformES?, diagramação de outros informativos internos da empresa e cobertura de eventos (fotos e texto);


Jornal O Fluminense, JOF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30
Outras informações
Produção de textos e edição de matérias para o on line


Idê Digital, IDÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Social Media, Carga horária: 40
Outras informações
Auto como Social Media.


Petrobras Biocombustível - Matriz, PETROBRAS BIOCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Hospital das Clínicas de Vitória, HUCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 44
Outras informações
Parte da equipe da Unidade de Comunicação, responsável pela criação de peças de campanhas internas - folders, panfletos, cartazes, banners, entre outros - fotografia e edição de vídeo. Apoio na produção de textos para o site e a intranet.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
AS AUDIOVISUALIDADES E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE TECIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ? UM ESTUDO COM VÍDEOS ESCOLARES CONTRA HOMOFOBIA COMPARTILHADOS NO YOUTUBE.
Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais. A pesquisa será desenvolvida em quatro eixos: 1) memórias fílmicas, a partir do qual pretendemos avançar no mapeamento do consumo e das apropriações de obras cinematográficas pelos/as estudantes de Pedagogia; 2) exibição de filmes produzidos pela indústria audiovisual (ficção e documentário) que abordam especificamente a temática de gênero e sexualidade, acompanhada por leitura de textos e debates sobre a questão proposta; 3) mapeamento, exibição e debates sobre os vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes de diferentes redes de ensino e divulgados no YouTube, seguida da análise dessas produções visando à identificação das concepções teóricas e políticas que as atravessam; 4) produção de audiovisuais contra o preconceito e a violência contra mulheres e a população LGBT com as/os estudantes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maíra Mello Silva - Coordenador / Maria da Conceição Silva Soares - Integrante / Simone Gomes da Costa - Integrante / Cristiano Sant'Anna de Medeiros - Integrante / Leonardo Amaro Nolasco da Silva - Integrante / Maria Clara Baldez Boing - Integrante / Nelson Santiago - Integrante / Rosane Tesch de Oliveira - Integrante / Bruno Costa Lima Rossato - Integrante / Fabiana Mendes Folly - Integrante / Brenda da Silva Ferreira - Integrante / Diogo Vieira Nascimento - Integrante / Vinícius Leite Reis - Integrante / Gabrielle Clara de A. Freitas - Integrante / Felipe dos S. Ferraz Pires - Integrante / Haroldo Vidal Júnior - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Seminário Vozes da Periferia.Video-pesquisa: Cicatrizes interseccionais. 2018. (Seminário).

2.
III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Narrativas audiovisuais: problematizações sobre o gênero na docência. 2018. (Congresso).

3.
V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Vídeos contra a homofobia e o uso do Youtube em sala de aula. 2018. (Outra).

4.
1º Seminário de Pesquisa em Comunicação. 2014. (Seminário).

5.
Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual.A Representação da Mulher na Revista Nova. 2006. (Encontro).




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