Amara Rodrigues de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1015544619034876
  • Última atualização do currículo em 30/06/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é Educadora de Apoio da SEEL do Governo do Estado de Pernambuco, é formadora do PNAIC. Foi professora concursada da Prefeitura da Cidade do Recife, atuando como vice-gestora de 2005 até 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processo de alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de ensino na alfabetização, psicogênese da língua escrita e letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amara Rodrigues de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268000
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educação Infantil e Alfabetização: um olhar sobre diferentes práticas de ensino,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Palavras-chave: Letramento; Psicogênese da língua escrita; Práticas de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1996
Especialização em Psicologia Cognitiva Aplicada à Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Produção de textos com estrutura narrativa: uma experiência de intervenção numa turma de 2a série.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
1985 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Extensão universitária em Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase em ensino da Língua Po. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Teorias de alfabetização. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2010 - 2010
1º Curso de Formação em Gestão Escolar. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2010 - 2010
1º curso de Formação em Gestão Escolar. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, SEELR, Brasil.
2009 - 2009
Processo de aprendizagem da pessoa com Síndro Down. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
É professora, de ensino fundamental EJA, na Escola Ageu Magalhães


Prefeitura da Cidade do Rcife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Funcionária Efetivada, Enquadramento Funcional: Professora Concursada, Carga horária: 150


Centro de estudo e educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora de Apoio, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: formador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: formador, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessor (a), Carga horária: 176


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluno do PPGE, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Educação Infantil e Alfabetização: um olhar sobre as praticas de leitura e escrita
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. R.. Práticas de letramento na educação infantil: Uma experiência em uma escola pública municipal do Recife. In: Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012, Caruaru. Anais, 2012. v. 4.

2.
LIMA, A. R.. Práticas de Leitura e escrita na educação infantil: Uma experiência com crianças do meio popular. In: VI Colóquio Internacional Educação Infantil: Uma experiência com crianças do meio popular, 2012, Sergipe. Anais, 2012. v. VI.

3.
LIMA, A. R.. Educação Infantil e alfabetização: Um olhar sobre diferentes práticas de ensino. In: Educação e Linguagem: Pesquisa em Debate, 2010, Recife. Anais, 2010. v. I.

4.
LIMA, A. R.. Práticas de alfabetização: atividades de Leitura, escrita e apropriação do sistema alfabético na organização do trabalho pedagógico. In: XV ENDIPE, 2010, Minas Gerais. Anais, 2010.

5.
LIMA, A. R.; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Educação Infantil e alfabetização: Um olhar sobre diferentes práticas de ensino. In: EPENN, 2009, João Pessoa. Anais, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. R.. Práticas de Letramento nos anos iniciais: a formação de leitores através do momento da leitura deleite. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, A. R.. Ler, escrever, pensar e rimar é só começar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, A. R.. Alfabetização na perspectiva do letramento literário: a leitura deleite como procedimento estratégico na formação de leitores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, A. R.; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Educação infantil e alfabetização: um olhar sobre às práticas de leitura e escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. R.. Estudos da linguagem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LIMA, A. R.. Práticas de letramento na educação infantil: Uma experiência em uma escola pública municipal do Recife. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Final do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa.Oficina: Jogando e contando Histórias. 2018. (Seminário).

2.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização. Ler, escrever, pensar e rimar é só começar.. 2015. (Congresso).

3.
II Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem,.PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: A FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DO MOMENTO DA LEITURA DELEITE. 2015. (Encontro).

4.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem,.LETRAMENTO DENTRO E FORA DA ESCOLA. 2015. (Encontro).

5.
Seminário Pacto Nacional pela Educação.Pesquisa e Prática Docente em Discussão. 2015. (Seminário).

6.
Congresso ISATT 2014. "Alfabetização na Perspectiva do Letramento Literário: a leitura deleite como procedimento estratégico a formação de leitores".. 2014. (Congresso).

7.
Congresso ISATT 2014. Formação Continuada de Professores: relato de uma experiência com o PNAIC. 2014. (Congresso).

8.
XII Congresso LatinoAmericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura y IV Foro Iberoamericano de Literaacidad y Aprendizaje. 2013. (Congresso).

9.
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Práticas de letramento na educação infantil: Uma experiência em uma escola pública municipal do Recife. 2012. (Encontro).

10.
VI Colóquio Internacional Educação e Conteporaneidade.Práticas de Leitura e escrita na educação infantil: Uma experiência com crianças do meio popular. 2012. (Outra).

11.
ANPED. 2011. (Outra).

12.
V Seminário de estudo em educação e linguagem.Práticas de letramento na educação infantil: uma experiência em uma escola pública no Recife. 2011. (Seminário).

13.
Fórum de educação municipal do recife - IDEB: Seus resultados e os impactos na organização escolar. 2010. (Outra).

14.
Seminário " Educação e Linguagem: pesquisa em debate".Educação infantil e alfabetização: um olhar sobre diferentes práticas de ensino. 2010. (Seminário).

15.
XV ENDIPE.Práticas de alfabetização: Atividades de leitura, escrita e apropiação do sistema alfabético na organização do trabalho pedagógico. 2010. (Encontro).

16.
19º EPENN.Educação Infantil e Alfabetização; um olhar sobre ás práticas de leitura e escrita. 2009. (Encontro).

17.
19º EPENN.Educação Infantil e Alfabetização; um olhar sobre ás práticas de leitura e escrita. 2009. (Encontro).



Outras informações relevantes


*Atuou como acessora no atendimento individualizado a professores do 5º ano de escolas municipais de Camaragibe.. por meio de convênio entra a UFPE e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe, no período de 2008, com carga horária total de 176 horas.

*Aprovação em concurso público para educadora de apoio da rede estadual de ensino

* Atualmente é professora do Governo do Estado de Pernambuco e professora concursada da Prefeitura da Cidade do Recife, atuando como vice-gestora desde 2005 até os dias atuais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de ensino, psicogênese da língua escrita e letramento.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:44:37