Sirlene Barbosa de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9608639713920207
  • Última atualização do currículo em 03/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestrado e Doutorado em Educação por essa mesma instituição de ensino. Atualmente é vice-gestora de uma escola pública da rede municipal da cidade de Olinda, professora da Faculdade Joaquim Nabuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - UFPE, onde desenvolve atividades de formação de professores, assessoria pedagógica na área de Alfabetização, de leitura e escrita nos Anos Iniciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sirlene Barbosa de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, S. B.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em École Superieure du Professorat et de l'éducation (Orientador: Roland Goigoux).
Título: Cenas do cotidiano escolar: o savoir-faire dos professores dos Anos Iniciais no ensino da língua escrita e nos usos do escrito no Brasil e na França., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do ensino fundamental?",Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.
Palavras-chave: gramática, análise lingüística, língua portuguesa.
2002 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "Tia, é português ou gramática? um estudo sobre o ensino da análise lingüística.".
Orientador: Lívia Suassuna.




Formação Complementar


2014 - 2015
Doutorado Sanduíche. (Carga horária: 2015h).
École Superieure du Professorat et de l'éducation, ESPÉ, França.
2013 - 2013
Extensão universitária em Parecerista - Avaliadora das Obras Complementares no âmbito do Programa Nac.
Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE, CEEL - UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Livros didaticos de Historia. (Carga horária: 6h).
XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDATICA E PRATICA DE ENSINO, ENDIPE, Brasil.
2006 - 2006
Formação e Avaliação do Leitor Proficiente. (Carga horária: 3h).
EDITORA MODERNA, MODERNA, Brasil.
2004 - 2004
Produção de textos na sala de aula. (Carga horária: 4h).
Editora IBEP, IBEP, Brasil.
2003 - 2003
"Criança, Familia e Educador". (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2003 - 2003
Memorias, reminiscências e oralidade na cultura BR. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.


Atuação Profissional



UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS - UFRPE, UAG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Franssinetti, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização - Psicopedagogia

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização - Psicopedagogia, Carga horária: 9
Outras informações
Professora da disciplina "Avaliação das Aprendizagens". Carga-horária: 30 horas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização - Psicopedagogia, Carga horária: 3
Outras informações
Professora do curso de especialização "Psicopedagogia", lecionando a disciplina "Linguagem: aquisição e desenvolvimento". Carga-horária: 30 horas.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização - Psicopedagogia, Carga horária: 3
Outras informações
Professora do curso de especialização "Psicopedagogia", lecionando a disciplina "Linguagem: aquisição e desenvolvimento". Carga-horária: 30 horas.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor executor, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da disciplina "Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação".

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual - EAD - Ensino à Distância, Carga horária: 8
Outras informações
Tutor virtual da disciplina "Prática de leitura e interpretação de textos". Licenciatura em Física. Carga-horária: 60 horas.


Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE, CEEL - UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagogica, Carga horária: 8
Outras informações
Assessora Pedagógica - Anos Iniciais - Camaragibe - PE.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização da Educação Infantil na disciplina: Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP); Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC, Carga horária: 200
Outras informações
Formadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - Curso de formação do professora alfabetizador: ênfase no ensino da Língua Portuguesa. Convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Público: Orientadores de estudo do PNAIC - PB. Carga-horária: 200h.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Avaliadora, Enquadramento Funcional: Avaliadora de livros de literatura
Outras informações
Avaliadora de livros que compõem o acervo de Obras Complementares - MEC; 2012.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica - Alfabetização

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Mesa redonda
Outras informações
Coordenadora da mesa redonda intitulada "Os gêneros discursivos em sala de aula"


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Avaliadora, Enquadramento Funcional: Avaliadora de resumos e resumos expandidos
Outras informações
Parecerista 1- O despreparo da comunidade escolar no trato a diversidade sexual. 2- Representações sociais da profissão docente veiculadas por materiais virtuais destinados a professores iniciantes. 3- Prática curricular e inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro do autismo na educação infantil.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Formadora dos Coordenadores, Enquadramento Funcional: Formadora do Coordenadores locais de - PNAIC
Outras informações
Formadora dos Coordenadores locais de municípios do Estado de Pernambuco.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização
Outras informações
Professora da disciplina ACPP/ Seminários e Oficinas ofertada no I Curso de Pós-Graduação (Especialização) Lato Sensu em Docência na educação Infantil, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) em parceria com o MEC e o Centro de Educação - CE- UFPE.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização
Outras informações
Professora da disciplina "Análise Crítica da Prática Pedagógica" ofertada no I Curso de Pós-Graduação (Especialização) Lato Sensu em Docência na educação Infantil, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) em parceria com o MEC e o Centro de Educação - CE- UFPE.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Estágio à Docência
Outras informações
Professora auxiliar (estágio à docência) da disciplina "Metodologias da alfabetização".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Estágio à Docência
Outras informações
Professora auxiliar (estágio à docência) da disciplina "Alfabetização, Letramento e Escolarização".

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Setorial, Carga horária: 4
Outras informações
Programa Alfabetização Solidaria - Cordenadora setorial dos municipios de Manari e Itambé, com carga horaria total de 120 horas.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como professora formadora de Educação de Jovens e Adultos nas formações do Programa Alfabetização Solidaria. Carga horaria total de 90 horas.


Escola Canto Livre São Francisco de Assis, ECLSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Escola São Domingos, ESD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Secretaria de Educação de Brejo da Madre de Deus - PE;


Escola Monsenhor Fabrício, EMF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
até a presente data


Escola Santa Tereza, EMST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Atuais Professora do Ensino Fundamental Escola Santa Tereza - Olinda Professora do Ensino Fundamental Escola Monsenhor Fabrício - Olinda Assessora Pedagógica do CEEL

Atividades

02/2007 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora polivalente
02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Ensino Fundamental
01/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica - Escola Três Marias
02/2002 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Profesora polivalente
02/2004 - 12/2005
Ensino, Coordenação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Coordenadora setorial dos municípios de Manarí e Itambé. PAS - Programa Alfabetização Solidária - NUPEP- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Popular. Centro de Educação - UFPE

Escola Saber Crescer, ESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagogica, Carga horária: 10
Outras informações
prestação de serviço; até a presente data.


Escola Trës Marias, ETM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Escola Municipal João Sidrônio de Freitas, EMJSF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Interativa Consultoria Educacional, ICE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Formadora na área de Linguagem, Carga horária: 140
Outras informações
Formadora de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, na área de Linguagem.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor Tutor
Outras informações
Professora das disciplinas "Metodologia da História" e Metodologia da Língua Portuguesa", no curso de Pedagogia - Núcleo de Educação à Distância (Campus Petrolina).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor executor
Outras informações
Professora da disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso " - TCC - no ambiente de Avaliação de Aprendizagem (AVA) - EAD.


Faculdade Joaquim Nabuco, FJC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação


Universidade Joaquim Nabuco, UNINABUCO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagens
Descrição: Discutir os usos da língua escrita em contextos escolares e extraescolares, a fim de analisar as aproximações e os distanciamentos das práticas de ensino promovidas no espaço escolar em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e como estas oportunizam a participação efetiva dos indivíduos em situações do cotidiano onde ela (a língua escrita) configura-se como mediador da interação entre os mesmos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sirlene Barbosa de Souza - Coordenador / Andrea Tereza Brito Ferreira - Integrante / Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Integrante / Carmi Ferraz Santos - Integrante / Viviane Carmem de Arruda Dourado - Integrante / Fabiana Cristina da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA)
Descrição: O objetivo do grupo é pesquisar sobre o ensino da língua portuguesa nas salas de aula e nos materiais didáticos elaborados para esse fim. Fomenta a discussão sobre as práticas pedagógicas dos professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Grupo de estudo em Alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR).
Descrição: O grupo é formado por alunos e pesquisadores da área de alfabetização, formação de professores e prática docente. As pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo têm contribuído para o trabalho de formação continuada de professores que atuam em diferentes redes de ensino, seja por meio de realização de cursos, seja pela publicação de livros e artigos e produção e análise de materiais didáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Sirlene Barbosa de Souza - Integrante / Andrea Tereza Brito Ferreira - Coordenador / Eliana Borges Correia de Albuquerque - Integrante / Sulanita Bandeira da Cruz Santos - Integrante / Magna do Carmo da Silva Cruz - Integrante.
2012 - 2016
O ensino da alfabetização em foco: programas de formação continuada de professores e a fabricação das práticas docentes
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar programas de formação continuada de professores alfabetizadores no Estado de Pernambuco, a organização e as repercussões dos mesmos nas práticas cotidianas em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Educação e sociedade
Descrição: Profissão docente e projetos de sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Formação Continuada de professores alfabetizadores do PNAIC no Estado de Pernambuco.
Descrição: Este Projeto está vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Curso de Formação do professor alfabetizador: ênfase no ensino de língua portuguesa
Descrição: Professora Formadora da IES (UFPE) - no âmbito do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Pro-Posições
2018 - 2018
Periódico: Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online)
2018 - 2018
Periódico: Revista Travessias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Indicação ao Prêmio Nacional de Tese - PPGE-CE-UFPE, CAPES.
2016
Obtenção do grau de distinção no Doutorado, UFPE.
2010
Obtenção do grau de distinção no Mestrado, UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, S. B.2017SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B. . Práticas de ensino da língua escrita na escola: uma reflexão sobre o saber-fazer docente de professoras dos anos iniciais. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 37, p. 32, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, S. B.; SOUZA. A, A, . Ensino de gramática: reflexões sobre a Língua Portuguesa na Escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 172p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA. A, A, ; SOUZA, S. B. . A análise linguística e sua relação com a produção textual. In: Alexandro Silva; Ana Claúdia Pessoa; Ana Lima. (Org.). A análise linguísticae a sua relação com a produção textual. 1ed.Belo Horizonte - Minas Gerais: Autêntica, 2012, v. 1, p. 1-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, S. B.. O tratamento dado ao gênero poema nas atividades do livro didático do ciclo alfabetizador. In: EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco., 2016, Juazeiro - Bahia. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016.

2.
SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B. . Ensino da língua escrita: um estudo sobre a fabricação da prática docente. In: ENALET - Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento, 2016, João Pessoa. Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento. João Pessoa - PB: UFPB, 2016. v. 1.

3.
SOUZA, S. B.. ?Que fazem os professores na sala de aula ao trabalhat a análise e a reflexão sobre a língua??. In: Congresso ISATT 2014 ? Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014, Braga - POrtugal. Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014.

4.
SOUZA, S. B.. Que fazem os professores na sala de aula ao trabalhar a análise e a reflexão sobre a língua?. In: Congresso ISATT 2014 ? Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014, Braga - Portugal. Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014.

5.
SOUZA, S. B.. 'A articulação entre a leitura e a análise linguística: modos de fazer dos professores'>. In: XII Congreso latinoamericano para el desarrolo de la Lectura y la Escritura, 2013, ciudad de Puebla. XII CLDLYE Y IV FILA, 2013.

6.
SOUZA, S. B.. 'A articulação entre a leitura e a análise linguística: modos de fazer dos professores do Ensino Fundamental. In: XII Congreso latinoamericano para el desarrolo de la Lectura y la Escritura, 2013, ciudad de Puebla. Encuentro de lecturas, 2013.

7.
SOUZA, S. B.. Tia, é português ou gramática: Um estudo sobre o ensino da análise linguística. In: XII Congreso latinoamericano para el desarrolo de la Lectura y la Escritura, 2013, ciudad de Puebla. Encuentro de lecturas, 2013.

8.
SOUZA, S. B.. Práticas de an´lise linguística: o que pensam e fazem os professores na sala de aula?. In: XII Congreso latinoamericano para el desarrolo de la Lectura y la Escritura, 2012, Salamanca. Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura IV Congreso Leer.es. Madrid: OEI, 2012.

9.
SOUZA, S. B.. "Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística:o que pensam e fazem os professores do Ensino Fundamental?". In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação - Anped, 2011, Natal - RN. Educação e Justiça, 2011.

10.
ANJOS, F. M ; SOUZA, S. B. . "Tia, é português ou gramática? Um estudo sobre o ensino da análise linguística". In: XV ENDIPE - Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horionte - MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

11.
SOUZA, S. B.. Práticas de Produção de textos: o que pensam e fazem os professores?'. In: XV ENDIPE _ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais., 2010, Belo Horizonte - MG. XV ENDIPE, 2010.

12.
SOUZA, S. B.. "Ensino de análise linguística: O que é mesmo? Como se faz?". In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas - SP. "O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. E preciso transver o mundo.", 2009.

13.
SOUZA, S. B.; ANJOS, F. M . 'Tia, é português ou gramática: um estudo sobre o ensino da análise linguística'.. In: I SINALE - Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa / PB. Projetos de História na Paraíba, 2007.

14.
SOUZA, S. B.; ANJOS, F. M . "Tia, é português ou gramatica? Um estudo sobre o ensino da analise linguistica.". In: XVI Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2007, Campinas - SP. "No mundo ha muitas armadilhas e é preciso quebra_las.". Campinas - SP: ALB, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, S. B.. O tratamento dado ao gênero ?poema? nas atividades dos livros didáticos do ciclo alfabetizador. In: EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco., 2016, Petrolina. EPEPE, 2016. v. 1.

2.
SOUZA, S. B.; CAVALCANTE, M. J. G. . O tratamento dado ao gênero poema nas atividades do livro didático do ciclo alfabetizador. In: XXII EPENN- Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2014, Rio Grande do Norte - RN. Pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Rio Grande do Norte - RN: Caderno de Resumos e programação, 2014. v. Único. p. 281-282.

3.
FERREIRA, L. C. ; SILVA, D. C. ; SOUZA, S. B. . A prática pedagógica e a sua relação com a formação continuada. In: XXII EPENN- Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2014, Rio Grande do Norte - RN. Pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Rio Grande do Norte - RN: Caule de Papiro, 2014. v. Único. p. 1-628.

4.
CARVALHO, Regina Coelli Pinheiro ; SOUZA, S. B. . 'A influência das práticas de Leitura na formação de escritores proficientes'. In: I SINALE - I Simpósio nacional de Leitura, 2007, João Pessoa / PB. Projeto de Histórias na Paraíba, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B. . O que propõem as professoras quando ensinam a língua escrita na escola?. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2017.

2.
SOUZA, S. B.. "Enre o ensino da gramatica e as praticas de analise linguistica: o que pensam e fazem os professores do ensin fundamental?". Cadernos ANPEd, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, S. B.. Alfabetizar letrando: possibilidades e desafios no ensino da língua escrita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, S. B.. Alfabetizar letrando: possibilidades e desafios para a prática docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, S. B.. Alfabetizar letrando: possibilidades e desafios para a prática docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, S. B.. Cenas do cotidiano escolar: o savoir-faire dos professores dos Anos Iniciais no ensino da língua escrita e nos usos do escrito no Brasil e na França.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, S. B.. 'Que fazem os professores na sala de aula ao trabalhar a análise e a reflexão sobre a língua?'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUZA, S. B.. 'O estudo de caso nas pesquisas em Educação'>. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA, S. B.. O Estudo de Caso nas Pesquisas em Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, S. B.. 'Tia, é português ou gramática: um estudo sobre o ensino da análise linguística'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, S. B.. 'A articulação entre a leitura e a análise linguística: modos de fazer dos professores'>. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, S. B.. Práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores na sala de aula?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, S. B.. 'O ensino de análise linguística e a sua relação com os gêneros textuais'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, S. B.. "Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do Ensino Fundamental?". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, S. B.. Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do Ensino Fundamental?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, S. B.. ´'Práticas de Produção de textos: O que pesnam e fazem os professores?'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, S. B.. 'Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do Ensino Fundamental?'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOUZA, S. B.; ANJOS, F. M . 'Tia, é português ou gramática: um estudo sobre o ensino da análise linguística'.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, S. B.. Ensino de analise linguistica: o que é mesmo? como se faz?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, S. B.. 'Projetos e sequências didáticas: desafios e possibilidades'.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, S. B.; COUTINHO, M. L. . 'Práticas de leitura na alfabetização: o que fazem os professores?'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, S. B.; ANJOS, F. M . 'Tia, é português ou gramática: um estudo sobre o ensino da análise linguística'.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, S. B.; ANJOS, F. M . 'Tia, é português ou gramática? um estudo sobre o ensino de análise linguística'.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA, S. B.; CARVALHO, Regina Coelli Pinheiro . 'A importância das práticas de leitura para a formação de escritores proficientes'>. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, S. B.. Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do ensino fundamental? 2010 (Dissertação de Mestrado - UFPE.).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, S. B.. Assessoria de Alfabetização. 2008.

2.
SOUZA, S. B.. Programa de Atualização Pedagógica para Professores do Ensino Fundamental. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, S. B.. Amostra de trabalhos científicos. 2017.

2.
SOUZA, S. B.. POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR EM PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA TRAVESSIA. 2016.

3.
SOUZA, S. B.. Programa Nacional do Livro Didático 2013 - Obras Complementares. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, S. B.. Análise Linguística. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, S. B.. Sequências didáticas em turma de EJA: desafios e possibilidades na construção da prática pedagógica'.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
G. M, J? ; SOUZA, S. B. . "Projetos e sequências didaticas: Desafios e Possibilidades.". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, L. B. A. ; SOUZA, S. B. . "Projeto e sequências didaticas: desafios e possibilidades.". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; SOUZA, S. B.; CRUZ, S. P. S.; CABRAL, A. C. S. P.. Participação em banca de Fabiana Cristina da Silva. Família e leitura: a construção de práticas leitoras em meios populares. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Rita de Cassia Dantas Furtado. O coordenador pedagógico como formador do corpo docente dentro das creches do Recife. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

2.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Adriana Guilherme Dias da Silva Figueiredo. Inovações tecnológicad no cotidiano da Educação Infantil: a fabricação das práticas docentes na utilização das mesas educacionais.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

3.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Luciana Costa Couto. A escola como lócus de formação dos professores da Educação Infantil: proposição formativa do coordenador pedagógico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

4.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Adriana dos Santos Oliveira. Relação de gênero nas brincadeiras livres das crianças na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

5.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Rubenita Gomes da Silva. A utilização dos espaços de lazer da Educação Infantil na creche do município Lagoa de Itaenga. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

6.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Luzinete Maria de Souza Silva. As concepções e as atividades de movimento corporal: o que pensam os professores na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

7.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Sandra carla Pereira das Chagas. Salas ambiente: contribuição para qualidade do Ensino na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

8.
SOUZA, S. B.. Participação em banca de Sumara de Fátima Ferreira dos Santos. Concepção de infância: o que diz a proposta curricular da rede municipal do recife para o atendimento às crianças da Educação Infantil?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE.

9.
SOUZA, S. B.; CRUZ, M. C. S.. Participação em banca de Janaína Palmeira da Silva. Jogos e brincadeiras, contribuições para a aquisição da inguagem oral e escrita na forma lúdica na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, L. B. A.; SOUZA, S. B.. Participação em banca de Glauciano Bezerra de barros e Anselmo Pereira de Lima.A interdsciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos: olhares dos professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ALBUQUERQUE, E. B. C.; LIMA, L. B. A.; SOUZA, S. B.. Participação em banca de Ãngela Maria Lemos e Marília da Silva Negreiros.As atividades de alfabetização no espaço escolar e expectativas dos estudantes da EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SOUZA, S. B.; SILVA, T. T.. Participação em banca de Gilda Maria da Silva e Jackeline Gomes n. Silva.A importância do brincar na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola privada da cidae do Paulista/PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Joaquim Nabuco.

4.
SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B.; MONTENEGRO, S.. Participação em banca de Nathalie Gibson Dias e Vanessa Cristina da Silva.Alfabetização e letramento: o processo de ensino e aprendizagem no primeiro ano do ensino de ciclos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SOUZA, S. B.; CAVALCANTE, M. J. G.. Participação em banca de Marli Dantas Ventura.Um olhar sobre a prática de leitura de uma professora da Educação de Jovens e Adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE.

6.
SOUZA, S. B.; CAVALCANTE, M. J. G.. Participação em banca de Cleonice Alves da Silva.O ensino de números: modos de pensar e fazer de uma professora da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Fórum Ibero-Americano sobre Literacidad e Aprendizaje. O ensino da língua escrita na escola:um estudo sobre a fabricação das práticas docentes. 2017. (Congresso).

2.
ENALET - Encontro nacional de Alfabetização e Letramento.O ensino da língua escrita: um estudo sobre a "fabricação" da prática docente. 2016. (Encontro).

3.
ENALET - Encontro nacional de Alfabetização e Letramento.O que propõem os livros didáticos do Ciclo Aflfabetizador ao trabalhar com o gênero "poema". 2016. (Encontro).

4.
ENALET - Encontro nacional de Alfabetização e Letramento.O que propõem os livros didáticos do Ciclo Aflfabetizador ao trabalhar com o gênero "poema". 2016. (Encontro).

5.
Ciclo de Conferências "Gênero como instrumento no ensino e aprendizagem de línguas". 2015. (Outra).

6.
Formation des professeurs du Master. 2015. (Encontro).

7.
Congresso ISATT 2014 ? Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem.. ?Que fazem os professores na sala de aula ao trabalhat a análise e a reflexão sobre a língua??. 2014. (Congresso).

8.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

9.
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

10.
XII Congreso latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura y IV Foro Iberoamericano de Literacidad y Aprendizaje. 2013. (Congresso).

11.
Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y la Cultura. 2012. (Congresso).

12.
Seminário Final do Curso de Pós-Letramento.Mesa redonda "Análise Linguística". 2012. (Seminário).

13.
"Projeto da Norma Linguistica Urbana Culta - NURC". 2011. (Outra).

14.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação - Anped."Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: oq ue pensam e fazem os professores do Ensino Fundamental?. 2011. (Outra).

15.
Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação em educação.ENTRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E AS PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2011. (Outra).

16.
EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL - 34ª Reunião Anual da ANPED. 2011. (Congresso).

17.
Projeto da Norma Linguística Urbana Culta - NURC. 2011. (Outra).

18.
VII SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. 2011. (Seminário).

19.
V Seminário de estudo em educação e Linguagem.Coordenação da seção Relatos de Experiências. 2011. (Seminário).

20.
V Seminário de Estudos em educação e Linguagem. 2011. (Seminário).

21.
"I Seminário de Pesquisa em Linguagem".Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do ensino fundamental?. 2010. (Seminário).

22.
XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didatica e pratica de Ensino.. 2010. (Encontro).

23.
19° EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.". 2009. (Encontro).

24.
XVII COLE - Congresso de Leitura do Brasil.. 2009. (Congresso).

25.
Formação de Professores de EJA. 2008. (Outra).

26.
I FLAEL. 2008. (Outra).

27.
"IV Encontro de Contadores e (En) Cantadores de Histórias". 2007. (Encontro).

28.
"No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las.". "Tia, é português ou gramática? um estudo sobre o ensino da análise lingüística. 2007. (Congresso).

29.
"Projeto de Historia na Paraiba"."A impoortância das praticas de leitura para a formação de escritores proficientes.". 2007. (Simpósio).

30.
"Projetos de História na Paraíba"."Tia, é português ou gramatica? Um estudo sobre o ensino da analise linguistica.". 2007. (Simpósio).

31.
III Seminário de Estudos em Linguagem - CEEL. 2007. (Seminário).

32.
"Formação e Avaliação do Leitor Proficiente em Lingua Materna;". 2006. (Outra).

33.
"II Encontro de Contadores e (En) Cantadores de Histórias.". 2006. (Encontro).

34.
"II Seminário de Estudos em Linguagem" - CEEL. 2006. (Seminário).

35.
"Leitura, Linguagens e Gramática: novas proposta para o ensino da língua portuguesa". 2006. (Oficina).

36.
"XIII Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino" - ENDIPE. 2006. (Encontro).

37.
Mini-curso "Livros didáticos de histórias: uma análise com enfoque nas propostas de produção textual". 2006. (Encontro).

38.
"Produção de textos na sala de aula". 2004. (Oficina).

39.
"Criança. família e educador: atores do processo educacional "- 55º Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).

40.
"Educação, Ciência e Tecnologia para a inclusão Social" - 55º Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).

41.
"Memórias, reminiscências e oralidade na cultura brasileira" - cantigas de roda e inserção social.. 2003. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sheila de França e Marluce Gadelha. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Jacimar Diniz e Ebinaeça. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento no primeiro ano do ensino fundamental.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emmanuela Rosa Andrade Amorim Rodrigues. A AVALIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS DOCENTES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - Gestão escolar e não escolar) - Faculdade Franssinetti. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

2.
Hiliane da Silva Leite dos Santos. A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA NO MUNICÍPIO DE OLINDA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - Gestão escolar e não escolar) - Faculdade Franssinetti. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

3.
Roberta de Kássia Ricardo Rodrigues. O PSICOPEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Franssinetti. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

4.
Luciana Costa Couto. A escola como lócus de formação dos professores da Educação Infantil: proposição formativa do coordenador pedagógico. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE, Ministério da Educação. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

5.
Adriana Guilherme Dias da Silva Figueiredo. Inivações tecnológicad no cotidiano da Educação Infantil: a fabricação das práticas docentes na utilização das mesas educacionais.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

6.
Rita de Cassia Dantas Furtado. O coordenador pedagógico como formador do corpo docente dentro das creches do Recife. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Centro de estudos em Educação e Linguagem - UFPE. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Rodrigues do Nascimento. Alfabetização e Letramento: concepções e prática docente no ensino da língua escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

2.
Sheila de França Almeida e Marluce Gadelha. O ensino da língua escrita na escola: reflexões sobre a prática docente de uma professora da Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

3.
Jacimar de Lima Diniz e Ebinaeça Crespim Silva de Freitas. O ensino da literatura na escola: concepções e práticas de uma docente do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Joaquim Nabuco. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.

4.
Maria Selma Oliveira Vasconcelos. OS USOS DE RECURSOS E DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sirlene Barbosa de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, S. B.2017SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B. . Práticas de ensino da língua escrita na escola: uma reflexão sobre o saber-fazer docente de professoras dos anos iniciais. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 37, p. 32, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, S. B.; FERREIRA, A. T. B. . O que propõem as professoras quando ensinam a língua escrita na escola?. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2017.


Livros e capítulos
1.
SOUZA, S. B.; SOUZA. A, A, . Ensino de gramática: reflexões sobre a Língua Portuguesa na Escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 172p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, S. B.. Sequências didáticas em turma de EJA: desafios e possibilidades na construção da prática pedagógica'.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


1. Aprovada no concurso para professor substituto do Departamento de Psicologia do Centro de Educação - UFPE

2. Concurso Publico - 01/1988
Professora da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE

3. Concurso Público - 01/02/2000
Professora da Prefeitura de Olinda - PE

4. Concurso Público - 18/06/2006
Professora da Prefeitura de Olinda - PE

5. Concurso Público - 20/10/2009.
Professora da Prefeitura de Recife - PE



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:48:01