Herbert Ricardo Garcia Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4617469809005234
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (1997), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no departamento de engenharia de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Manutenção Industrial, Planejamento, Projetos e Custos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Herbert Ricardo Garcia Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, H. R. G.;VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078900 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 20209734
URL da Homepage: www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Fatores de sucesso para gestão da manutenção de ativos: um modelo para elaboração de um plano diretor de manutenção.., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: José Luis Duarte Ribeiro.
Palavras-chave: Produção; Manutenção Industrial; Custos Industriais; Gestão de Processos.
Setores de atividade: Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos; Extração de Minerais Metálicos.
2005 - 2008
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Análise Estatica e Vibratória de Placas Utilizando-se do Método de Elementos Finitos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Angelo Vieira Mendonça.
Palavras-chave: DST; DKT; Elementos Finitos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
2007 - 2008
Especialização em Tecnologia Mineral. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudo de viabilidade e aplicação de peneiramento a seco de minério de ferro como alternativa para ganho de produtividade e redução de custos na usina de tratamento mineral de Carajás..
Orientador: Claudio Roberto Orofino Pinto.
2001 - 2003
Especialização em Gestão Empresarial.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Estudo de Indicadores da Manutençào como alavanca para resultados operacionais.
1993 - 1998
Graduação em Direito.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas: "Gestão de Projetos", "Logística Empresarial" e "Gestão da Manutenção" . Pesquisador atuando como líder do grupo de pesquisa "Engenharia de operações, otimização e inovação organizacional" vinculado à Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e CNPq. Condução de projetos de pesquisa e extensão na área de engenharia de operações. Vice-chefe no biênio 2016-2017 do departamento de Engenharia de Produção (DEP) do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN. Orientador de graduandos em engenharia de produção em pesquisas/monografias desenvolvidas em empresas de diversos ramos de atuação.


Vale S.A., Vale, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executivo Usina de Tratamento de Mfe, Carga horária: 44
Outras informações
Gestão da operação e manutenção das plantas de beneficiamento de minério de ferro de Carajás, tendo em sua estrutura 8 Gerentes de área, 95 supervisores, e um efetivo total (próprio + terceiros) de 2.900 empregados. Responsável pelo Complexo Industrial de Tratamento do Minério de Ferro de Carajás, composto por britagens, classificações, ciclonagens, filtragens, pátios de estocagem e sistemas de expedição de todo o minério de ferro produzido, distribuídas em 5 plantas industriais: (i) Usina 1 de capacidade de 100MTPA; (ii) Usina 2 de capacidade de 40MTPA; (iii) Usina 3 de capacidade de 20MTPA; (iv) Usina 4 de capacidade de 4MTPA e (v) Usina 5 de capacidade de 3MTPA. Nos processos geridos destaca-se a complexidade e diversidade técnica que compõem os mesmos com o seguinte perfil de processo: (i) Operações unitárias de cominuição, classificação, ciclonagem, filtragem, estocagem e logística de expedição; (ii) Engenharia da manutenção; (iii) Automação e controle de processos; (iv) Planejamento e controle da Produção; (v) Manutenção eletromecânica de equipamentos de grande porte; (vi) Processo de vulcanização e oficinas; (vii) Planejamento e controle da manutenção; (viii) Controle das variáveis da qualidade do produto beneficiado; (ix) Planejamento das capacidades; (x) Engenharia de produção; (xi) Gestão da qualidade do processo; (xii) Gestão da segurança, saúde e meio-ambiente; (xiii) Gestão de pessoas com ferramentas apropriadas para desenvolvimento de líderes e seus sucessores (Coaching, feedback estruturado, avaliação de desempenho, entre outras) Abrange toda a cadeia produtiva de Minério de Ferro, desde as interfaces de processos com Mina, passando por interfaces de processos logísticos (Ferrovia), até interfaces de processos com Porto e Comercial, influenciando nas decisões estratégicas da regional Norte, como gerando inputs às decisões estratégicas da Companhia.


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista na graduação, Carga horária: 3
Outras informações
Professor horista na disciplina "Introdução à engenharia de produção"


ESTACAO BUSINESS SCHOOL -EBS, CEES_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de disciplinas em Especialização lato sensu (MBA) em Gestão de Projetos e Gestão da Engenharia da Manutenção.


Votorantim Cimentos, VOTORANTIM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Manutenção Industrial, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciamento do Departamento Manutenção Mecânica responsável pela disponibilidade de toda a área industrial da planta, estabelecendo diretrizes para um efetivo direto de 3 supervisores, 1 engenheiro, 4 Inspetores, 42 executantes, nas diversas estratégias de manutenção. Elaboração e acompanhamento da execução da proposta orçamentária anual para a área de manutenção industrial, bem como controle de Ordens de Investimento no módulo Primavera. Líder interno (unidade Cipasa) na implantação do Sistema Votorantim Cimentos de Produção (VCPS), bem como, Auditor Externo (Demais Unidades VC) no acompanhamento da implantação em Plantas de Brasília e Sergipe.


Mineração Rio do Norte, MRN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sênior, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação do Planejamento e Controle da Manutenção de toda a área industrial da planta, estabelecendo diretrizes para um efetivo direto de 7 planejadores, dando suporte a ação de campo de 6 supervisores e 106 executantes, nas diversas estratégias de manutenção. Apoio na elaboração e acompanhamento da execução da proposta orçamentária anual para a área de manutenção industrial e áreas de apoio (oficinas e laboratórios), bem como controle de Ordens de Investimento no módulo do E.M.S. Gestão de contratos da área com empresas fornecedoras de serviços de manutenção, contando para tanto com o apoio da área de suprimentos da empresa.


Companhia de Bebidas das Américas - Matriz, AMBEV, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Manutenção, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração e acompanhamento da execução da proposta orçamentária anual para a área de manutenção do envase, bem como sua gestão de custos, utilizando como apoio para tanto o software Magnus da Datasul. Elaboração de editais, anteprojetos, contratos e outros instrumentos processuais, para contratação de serviços de terceiros junto a demandas da unidade. Coordenação do Planejamento, Controle e Execução da Manutenção da área de envase (Packaging), estabelecendo diretrizes para a função em duas linhas de retornáveis, uma linha de latas e uma linha de chopp.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo e desenvolvimento de sistema de Gestão da manutenção de ativos para empresas dos setores públicos
Descrição: A pesquisa investiga referenciais, políticas e procedimentos adotados na gestão da manutenção na educação pública, através do estudo sobre a gestão da manutenção na UFRN, verificando seus impactos nos resultados operacionais. De modo a analisá-las, gerando um sistema de boas práticas de manutenção, capaz de contribuir na evolução e sustentação de resultados nas organização foco do trabalho. Através de tal estudo (investigação) segue-se para a fase de análise de maturidade do exercício dos diversos protocolos de manutenção, observando o nível de aderência da UFRN aos mesmos, daí, concluindo com a descrição do atual estágio da gestão da manutenção de ativos destas organizações, propondo e implantando um conjunto de boas práticas, na busca propositiva de ações que visem a melhoria do cenário observando, contribuindo desta forma com a elevação da produtividade e competividade da UFRN no contexto da manutenção de ativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herbert Ricardo Garcia Viana - Coordenador / Elder Prata - Integrante / Edmon Darwich Neto - Integrante / Adeliane Marques Soares - Integrante.
2017 - Atual
Estudo, desenvolvimento e implantação de modelo de gestão da manutenção de ativos em uma empresa do ramo da carcinicultura do RN
Descrição: O Projeto de pesquisa objetiva estudar o processo de atuação gerencial e operacional a partir de um modelo de gestão da ?Manutenção? numa empresa do ramo da carcinicultura, de forma a desenvolver um sistema de gestão da Manutenção, na área de equipamentos moveis e instalações industriais da empresa Camanor, implantando-o ao final da pesquisa na referida empresa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Herbert Ricardo Garcia Viana - Coordenador / Ricardo Pires de Souza - Integrante / Marco Lendrao Cabral - Integrante.
2016 - Atual
Diagnóstico e análise do nível da Gestão da manutenção de ativos nas industriais do Rio Grande do Norte
Descrição: O projeto propõe uma interação universidade-empresa tendo como foco a investigação de práticas adotadas no mercado no tema ?Gestão da manutenção de ativos?, através de aplicação de diagnósticos da função manutenção, seguindo gabaritos (protocolos) a serem elaborados dentro do escopo do projeto, tendo como base o estudo em diversos sistemas integrados de gestão presentes nas empresas de produção no país. Através de tal diagnóstico segue-se para a fase de análise de maturidade do exercício dos diversos protocolos de manutenção, observando o nível de aderência das empresas pesquisadas aos mesmos, daí, concluindo com a descrição do atual estágio da gestão da manutenção de ativos nas indústrias do Rio Grande do Norte, propondo trabalhos futuros para exploração do tema, na busca propositiva de ações que visem a melhoria do cenário observando, contribuindo desta forma com a elevação da produtividade e competitividade do setor industrial do estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Herbert Ricardo Garcia Viana - Coordenador / WATTSON JOSE SAENZ PERALES - Integrante.
2016 - Atual
Modelo de relacionamento universidade-empresa
Descrição: Este projeto pretende aprimorar e validar, por meio da implantação de um piloto ligado ao Curso de Engenharia de Produção, um modelo de relacionamento com empresas desenvolvido com base no conceito de colaboração entre universidade e empresa (Perales, 2004) . A partir do modelo de relacionamento com empresas desenvolvido com base no conceito de colaboração entre universidade e empresa (Perales, 2014) este projeto pretende dar continuidade à implantação de um programa piloto de interação com empresas ligado ao Curso de Engenharia de Produção. Serão identificados "produtos/serviços" de interesse de organizações produtivas locais que sejam resultado da aplicação de técnicas/ferramentas ensinadas em disciplinas do curso, de modo que a interação gere benefícios para ambas as partes. Como suporte, será criada uma base de dados unificada e modelado o processo de gerenciamento do relacionamento com tais organizações. Espera-se aumentar o número de ações de extensão integradas ao ensino e a qualidade dos trabalhos aplicados das disciplinas. A interação mais frequente e duradoura com as empresas pode abrir portas para outros tipos de interação envolvendo pesquisa aplicada, aproximando assim a academia dos temas e desafios atuais das organizações produtivas locais. Este projeto faz parte do esforço de implantação do Programa Integrado de Tecnologia em Gestão, uma das ações estratégicas previstas no plano trienal do Departamento de Engenharia de Produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Herbert Ricardo Garcia Viana - Integrante / WATTSON JOSE SAENZ PERALES - Coordenador / CLAUDIA APARECIDA CAVALHEIRO FRANCISCO - Integrante / FABRICIA GONCALVES DE CARVALHO - Integrante / DAYSE DA MATA OLIVEIRA SOUZA - Integrante / JESUS LEODALY SALAZAR ARAMAYO - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Anais do ... Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Proceedings ... I
2016 - 2016
Periódico: Anais do Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Manutenção.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.


Prêmios e títulos


2014
Empresa Verde - Sustentabilidade, Revista Época.
2014
Swedish Steel Prize - Second Prize, SSAB.
2010
Patrono da turma 2010.1 de Gestão Empresarial, UNAMA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA2018VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA; RIBEIRO, J. L. D. . Elaboração e aplicação de um plano diretor de manutenção em uma empresa mineradora. Revista Gestão Industrial (Online), v. 13, p. 37-56, 2018.

2.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA2018VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA; MARQUES, ADELIANE ; BIRANI, SAMIR ; SENA, SALOMÃO ; NOBUMASA, GILBERTO HIROKAZU . Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina. Revista Gestão Industrial (Online), v. 14, p. 186-205, 2018.

3.
VIANA, H. R. G.2017VIANA, H. R. G.; RIBEIRO, J. L. D. . Fatores de sucesso na gestão da manutenção em empresas mineradoras. Revista Gestão Industrial (Online), v. 13, p. 1-20, 2017.

4.
FARIA, PEDRO HENRIQUE LIBRELON2016FARIA, PEDRO HENRIQUE LIBRELON ; RIBEIRO, JOSÉ LUIS DUARTE ; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA . Modelo de simulação para captura e aproveitamento de ociosidade para manutenção em sistemas de expedição de minérios. Revista Produção Online, v. 16, p. 1142, 2016.

5.
SILVA, FRANCO JEFFERDS DOS SANTOS2016SILVA, FRANCO JEFFERDS DOS SANTOS ; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA ; QUEIROZ, ANDRÉ NASSER AQUINO . Availability forecast of mining equipment. JOURNAL OF QUALITY IN MAINTENANCE ENGINEERING, v. 22, p. 418-432, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA. 7000 dias de liderança. 1. ed. São Paulo: Labrador, 2018. v. 1. 80p .

2.
VIANA, H. R. G.. Fatores de sucesso na gestão da manutenção de ativos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Bookstart, 2016. v. 1. 100p .

3.
VIANA, H. R. G.. Planejamento e Controle da Manutenção. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014. v. 1. 192p .

4.
VIANA, H. R. G.. Lições Preliminares Sobre Custos Industriais. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. v. 1. 120p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, D. C. ; TRIGUEIRO, B. F. ; RODRIGUES, L. M. ; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA . DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO NA DISCIPLINA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. In: COBENGE - XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2018, Salvador - BA. XLVI COBENGE, 2018.

2.
SOARES, A. M. ; DARWICH NETO, E. ; PRATA, E. ; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA ; MACEDO NETO, E. . ANÁLISE DE CONFIABILIDADE UTILIZANDO CRITÉRIOS DA FERRAMENTA FMEA PARA AVALIAÇÃO DE VOOS EM UM AEROPORTO DA REGIÃO NORDESTE. In: XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO - ENEGEP, 2018, Macéio - AL. XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2018.

3.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA. Análise de produtividade de trabalho em uma planta de beneficiamento de minério de ferro. In: o V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017, Joinville. Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017. p. 338-352.

4.
SOUZA NETO, F. A. ; VIANA, H. R. G. ; FARIA, P. H. L. ; NOBREGA, U. J. ; COELHO, N. R. ; RODRIGUES, J. C. S. . Projeto e Fabricação de Duas Vigas de Rolagem com Perfil Soldado ?H? em Aço Hardox 450. In: XLI CONSOLDA ? Congresso Nacional de Soldagem, 2015, Salvador - BA. ANAIS XLI CONSOLDA - Congresso Nacional de Soldagem, 2015. v. XLI. p. 1-12.

5.
VIANA, H. R. G.; PAIVA, O. G. . Análise de Vibrações Mecânicas aplicas na análise de esforços em bases de acionamentos. In: XV Seminário Brasileiro de Manutenção Preditiva e Inspeção em Equipamentos, 2009, São Paulo. Análise de Vibrações Mecânicas aplicas na análise de esforços em bases de acionamentos, 2009.

6.
VIANA, H. R. G.. Unificação das áreas de planejamento da manutenção em uma única Gerencia de PCM. In: XVI Seminário Brasileiro de Planejamento e Informatização da Manutenção, 2009, São Paulo. Unificação das áreas de planejamento da manutenção em uma única Gerencia de PCM, 2009.

7.
VIANA, H. R. G.; MENEZES, R. A. ; MENDONÇA, A. V. ; QUEIROZ, P. C. O. ; MEDEIROS, F. M. . Ambiente amigável para análise estrutural estática e vibratória de treliças.. In: VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC 2008, 2008, Natal - RN. Ambiente amigável para análise estrutural estática e vibratória de treliças., 2008.

8.
VIANA, H. R. G.; MENDONÇA, A. V. . Análise estática e vibratória de placas. In: VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC 2008, 2008, Natal - RN. Análise estática e vibratória de placas, 2008.

9.
VIANA, H. R. G.; QUEIROZ, P. C. O. ; MENEZES, R. A. ; MENDONÇA, A. V. ; MEDEIROS, F. M. . Dimensionamento automático de treliças de aço: uma aplicação industrial. In: VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC 2008, 2008, Natal - RN. Dimensionamento automático de treliças de aço: uma aplicação industrial, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, H. R. G.. Os desafios do gestor no atual cenário da indústria brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA. Distribuição Física associada ao manejo da qualidade do produto final. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIANA, H. R. G.. Produção na Indústria de Mineração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIANA, H. R. G.. A inserção profissional do engenheiro mecânico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIANA, H. R. G.. Perspectivas da economia mineral no estado do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CATEN, Carla Schwengber ten; VIANA, H. R. G.; Bergmann, C. P.; ANZANELLO, M. J.. Participação em banca de Roberto Francisco de Moraes. Determinação da produtividade de transporte na mineração através da utilização de método estatístico. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Bergmann, C. P.; VIANA, H. R. G.; CATEN, Carla Schwengber ten; KOPPE, J. C.. Participação em banca de Allison Rodrigo Braga. Análise de falhas de freios de um comando final de caminhões fora-de-estrada de 240 toneladas utilizados na indústria de mineração. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
VIANA, H. R. G.; RIBEIRO, J. L. D.; FETTERMAN, D. C.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Edna Paula Nascimento dos Santos. Uma proposta para estruturação de planos de manutenção aplicáveis aos equipamentos de sistemas elétricos em empresas de mineração. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
VIANA, H. R. G.; PERONI, R. L.; Bergmann, C. P.; KOPPE, J. C.. Participação em banca de Rodrigo Ribeiro de Almeida. Sequeciamento de lavra de curto prazo utilizando índices de incertezas geológicas - Uma aplicação para o complexo Carajás de minério de ferro. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
VIANA, H. R. G.; Bergmann, C. P.; KOPPE, J. C.; SALVADORETTI, P.. Participação em banca de Glauber de Medeiros Maciel. Estudo de controle alternativo para redução de esforços dinâmicos em cabos de elevação de escavadeiras Caterpillar 7395HR e 7495HR. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
VIANA, H. R. G.; Bergmann, C. P.; BERNANDES, A. M.; PIRES, M. J. R.. Participação em banca de Marcelo Bustamante de Almeida. Otimização do processo de coleta dos resíduos da usina e minas do complexo minerador de ferro de Carajás. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
MATAMOROS, E. P.; VIANA, H. R. G.; COSTA, J. A. F.; Silva, J. B.; OLIVEIRA, A. M.; MORAIS, A. H. F.; PAIVA, J. A.. Participação em banca de Marco Antonio Leandro Cabral. Classificação automatizada de falhas tribológicas de sistemas alternativos com o uso de redes neurais artificiais não supervisionadas. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
VIANA, H. R. G.; ANZANELLO, M. J.; MENDES, A. A.; RIBEIRO, J. L. D.. Participação em banca de Pedro Henrique Librelon de Faria. Estudo de confiabilidade de manutenção em sistemas de expedição de produtos de mineração. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
VIANA, H. R. G.; RIBEIRO, J. L. D.; ANZANELLO, M. J.; FERNANDES, E. Z.. Participação em banca de Manuel Pereira do Nascimento Neto. Proposição de uma sistemática para avaliação de confiabilidade humana a céu aberto. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
MATAMOROS, E. P.; COSTA, J. A. F.; VIANA, H. R. G.. Participação em banca de Marco Antonio Leandro Cabral. Monitoração de falhas de contato em um compressor de ar através de um sistema automatizado não supervisionado com o uso de redes neurais artificiais - SOM (Self Organizaed Maps) aplicado à manutenção preditiva de processos eletromecânicos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, D. M. O.; SANTOS, S. R.; VIANA, H. R. G.. Participação em banca de CHARLLIANY FERREIRA DE ALENCAR.Padronizacao de Processos em uma empresa do setor eletrico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
VIANA, H. R. G.; GONZALEZ, M. O. A.; SOUZA, R. P.. Participação em banca de ALLANY PRISCILLA CASTRO DOS SANTOS.Estudo da implantação de técnicas de mapeamento de processos no setor de serviços. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
FRANCISCO, C. A. C.; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA; SOARES, W. K. S.. Participação em banca de Diego Alberto Ferreira da Costa.Simulação Computacional da Dinâmica Operacional do Restaurante Universitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, R. J. M.; SOUZA, M. A. D.; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA. Concurso público para professor substituto na área de engenharia de segurança. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, S. R.; VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA; SILVA, E. R. P.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR, CLASSE ?A?, NA ÁREA DE ?PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS/ENGENHARIA DE MÉTODOS?. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SILVA, F. J. S.; VIANA, H. R. G.; ANDRADE, J. E.. Concurso publico para Professor Adjunto na área de Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
SILVA, F. J. S.; VIANA, H. R. G.; FUJIYAMA, R. T.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos no Tema Processos de Fabricação Mecânica objeto do edital 04/2015. 2015. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, H. R. G.. I Seminário Brasileiro de Gestão de Ativos - SBGA. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ADELIANE MARQUES SOARES. Importância dos processos de Planejamento e Controle da Manutenção na industria da carcinicultura. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
ELDER PRATA VIEIRA PAIVA. Análise do Nível de Maturidade da Gestão da Manutenção de Ativos Físicos no Serviço Público - um Estudo de Caso na UFRN. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
EDMON DARWICH NETO. Modelo de sistema de gestão da manutenção de ativos para industrias de médio porte. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
PEDRO LINHARES ALBUQUERQUE. Diagnóstico do nível da Gestão da manutenção de ativos em industrias no RN. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
LUIZ FELIPE DOS ANJOS SANTOS. ESTUDO, ANÁLISE E MELHORIA NA GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE ATIVOS FÍSICOS NA UFRN. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PRO-REITORIA DE PESQUISA UFRN. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
HUGO FREITAS DE SOUSA ZENAIDE. Modelos de Processos para a Gestão da Manutenção Preventiva: Uma proposta baseada na abordagem BPM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.

2.
PRISCILA HELENA ANTUNES FERREIRA. Avaliação da Gestão da Manutenção da Maternidade Januário Cicco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.

3.
CRISTIANO DE SOUZA PAULINO. Análise e Melhoria de Processos: Um Estudo de Caso Sobre a Inspeção Veicular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.

4.
FERNANDO VACCARI MACHADO ROCHA DA SILVA. Gestão de Estoques em um Restaurante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.

Iniciação científica
1.
PEDRO LINHARES ALBUQUERQUE. Diagnóstico do nível da Gestão da manutenção de ativos nas industriais do Rio Grande do Norte. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.

2.
WOLDERMACDOWELL ALVES PAQUEROTE. Gestão da manutenção das ambulâncias - SAMU - RN. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Herbert Ricardo Garcia Viana.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, H. R. G.. Produção na Indústria de Mineração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIANA, H. R. G.. A inserção profissional do engenheiro mecânico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIANA, H. R. G.. Os desafios do gestor no atual cenário da indústria brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIANA, HERBERT RICARDO GARCIA. Distribuição Física associada ao manejo da qualidade do produto final. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, H. R. G.. I Seminário Brasileiro de Gestão de Ativos - SBGA. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Aprovado em concurso público para carreira de magistério superior da UFPA para disciplina de Física Geral: DOU de 27/05/2009, seção 3, página 63.

2) Aprovado em concurso público para carreira de engenheiro mecânico da INFRAERO: DOU de 15/04/2004, seção 3, página 172.

3) Monitoria na disciplina "Mecânica Geral I" do departamento de Física da UFPB - Campus II (Universidade Federal da Paraíba), nos períodos letivos de 96/1 & 96/2.

4) Membro titular da Câmara Departamental do Departamento de Engenharia Mecânica do Campus II da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), nos períodos letivos de 96/1 & 96/2.

5) Conselheiro titular do Conselho Universitário da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), entre 22/01/1997 e 15/12/1997.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 1:08:10