Rosemy Aparecida Mendonça Villela

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  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Sapucaí, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsista CNPq). Tem formação e experiência na área de Educação Especial. É membro dos Grupos de Pesquisa CNPq: Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem (PUCSP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemy Aparecida Mendonça Villela
Nome em citações bibliográficas
VILLELA, R. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Administração e Informática.
Av. Antônio de Cássia - 472
Centro
37540000 - Santa Rita do Sapucaí, MG - Brasil
Telefone: (35) 34733000
URL da Homepage: www.fai-mg.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Sobre mães e filhos: discurso, fantasia e impasses na constituição subjetiva,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Linguagem; Psicanálise; Relação mãe-filho; Discurso; Fantasia; Constituição subjetiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2002
Informática na Educação. (Carga horária: 360h).
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna


Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 2


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 24


Escola Estadual Sanico Teles, EEST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista de Ensino, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
UMA DISSIMETRIA RADICAL NA INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ: EFEITOS NA ESTRUTURAÇÃO DA LINGUAGEM E NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA
Descrição: Pretende-se, neste projeto, refletir acerca da relação entre mãe e criança surda e sobre os efeitos dessa relação na constituição subjetiva dessas crianças. Este projeto justifica-se pelo fato de que os efeitos, que podem advir desta relação, são plurais e resistentes. Do lado da criança, eles levantam questões sobre os embaraços impostos pela surdez na aquisição da linguagem e na sua estruturação subjetiva. Do lado do adulto, discute-se o abalo que uma privação sensorial produz nas representações da mãe em relação ao filho surdo. Este trabalho justifica-se ainda pela escassez de pesquisas que busquem elucidar os impasses da surdez na constituição subjetiva. A pesquisa está respaldada teoricamente, em leituras da Psicanálise (Freud e Lacan) no que concerne à questão do sujeito e na perspectiva teórica do Interacionismo em Aquisição de Linguagem, inaugurada por De Lemos (1992) e desenvolvida na Clínica de Linguagem, para refletir sobre o problema do acesso à linguagem, assumida em ambos os espaços teóricos como solidária à estruturação do sujeito. Assim, a partir dos aportes teóricos escolhidos e do objetivo geral definido acima, a pesquisa pretende responder às seguintes questões, norteadoras do trabalho: 1). ?como, no caso do surdo, poderia a fala do outro afetá-lo, tendo em vista a privação sensorial, assumida como impedimento para o acesso da criança à língua da comunidade linguística em que nasce??; 2). Quais são as especificidades da relação mãe ouvinte e filho surdo? e; 3). Quais são os efeitos desta relação na constituição subjetiva da criança surda? Admite-se, neste projeto, que o jogo conflitivo, intricado e delicado que caracteriza a ?captura? do organismo humano pela linguagem, ?captura? que faz do ser-vivo um sujeito, envolve deslocamentos em relações estruturais que implicam mãe-criança-língua. Este projeto está filiado a outro maior, intitulado: "Sobre a natureza intervalar de falas sintomáticas: efeitos acessíveis, recortes empíricos", coordenado pela Profa. Dra. Maria Francisca Lier-DeVittto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Gestão, Formação e Inclusão:Resultados das Políticas Públicas Inclusivas
Descrição: O projeto de pesquisa terá como foco a avaliação do Projeto Incluir implantado nas escolas públicas mineiras desde 2006..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosemy Aparecida Mendonça Villela - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2010 - 2011
NARRATIVAS SURDAS: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS
Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivo construir a história dos surdos que frequentaram instituições de ensino nos anos 80, afim de (re)construir todo processo educacional que vivenciaram..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosemy Aparecida Mendonça Villela - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LIBRAS.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Paraninfa da turma de formandos em Pedagogia, FAI - Centro Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.
2015
Professora homenageada da turma de formandos em Pedagogia, FAI - Centro Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Matemática com Prazer. 2007. (Outra).

2.
Encontro de Qualificação Profissional - Área Pedagógica. 2007. (Encontro).

3.
Grupo de Estudos sobre Autismo. 2007. (Outra).

4.
X Congresso Estadual das APAEs. 2006. (Congresso).

5.
Curso de Atualização de Professores Alfabetizadores. 2004. (Outra).

6.
Curso Libras em Contexto. 2004. (Outra).

7.
IX Congresso Estadual das APAEs. 2004. (Congresso).

8.
Curso Treinamento no Método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and related Communication Handcapped Children. 2003. (Outra).

9.
I Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva. 2003. (Seminário).

10.
Curso Tecnologia de Educação à Distância. 2002. (Outra).

11.
I Fórum Interdisciplinar Inclusão Educacional de Alunos com Necessidades Especiais na Rede Regular de Ensino. 2002. (Outra).

12.
Programa de Capacitação de Professores - Fundamentos da Prática Pedagógica, Ciências, Geografia e História. 2002. (Outra).

13.
VIII Congresso Estadual Das APAEs de Minas Gerais. 2002. (Congresso).

14.
Curso de Capacitação em Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2001. (Encontro).

15.
Curso de Capacitação Pedagógica em Educação Especial. 2000. (Outra).

16.
Curso Dificuldades de Aprendizagem, Incapacidade, Impedimento ou Deficiência?. 2000. (Outra).

17.
Curso de Atualização para Especialistas em Educação - Autonomia Docente e Gestão Escolar. 1999. (Outra).

18.
Curso Novas Propostas para Trabalhar com Classes do Ensino Fundamental e Médio. 1999. (Outra).

19.
Programa de Capacitação de Professores - Português, Matemática e Reflexões sobre a Prática Pedagógica. 1999. (Outra).

20.
Curso de Capacitação para Regente do Ensino de Portadores de Necessidades Especiais. 1997. (Outra).

21.
Interdisciplinaridade Caminho e Meta para Educadores que aceitam Desafios. 1997. (Seminário).

22.
Curso de Pré-Escolar. 1996. (Outra).

23.
Psicomotricidade. 1996. (Outra).

24.
IV Congresso Estadual Das APAEs de Minas Gerais. 1995. (Congresso).

25.
A música na escola - Idéia Construtivista Sócio-Interacionista. 1994. (Outra).

26.
III Ciclo Arte/Educação - Dobrando, Cantando e Contando Histórias com Origami. 1991. (Outra).

27.
I Ciclo Arte/Educação - Musicalização. 1990. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Débora Carvalho Borges. Narrativas Surdas: Construção Histórica de Educação dos Surdos dos Municípios da Região Sul de Minas Gerais. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Administração e Informática, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).




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