Natália Taíse de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6843081334854384
  • Última atualização do currículo em 30/06/2016


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2011) e mestrado em Educação Matemática na linha de pesquisa Educação Matemática Inclusiva pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Taíse de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, N. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Bandeirante de São Paulo, Academia Paulista Anchieta.
Av. Brás Leme
Santana
02022-011 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.uniban.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: Conversando sobre razão e proporção: uma interação entre deficientes visuais, videntes e uma ferramenta falante.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Ensino e aprendizagem de Matemática para necessidades educativas especiais. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso preparatório para o ENADE 2009 - Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2008 - 2008
Matemática: imaginação e verdade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Lumen Sistema Anglo de ensino, COL.LUMEN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


E.E. Vicente Barbosa, E.E.V.B., Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente


E.E. MARIA DO CARMO LELIS, E.E.M.C.L., Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente


Colégio Royal Sistema Objetivo de Ensino, COL. ROYAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professor convidado para auxiliar os alunos em aulas de reforço escolar em período contra turno.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Os saberes do aluno do 1º ano do ensino médio em uma escola de Dourados sobre números racionais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Os procedimentos mobilizados por alunos do ensino básico em uma escola de Dourados sobre os números racionais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
A intervenção Pedagógica como elemento articulador das licenciaturas da UFGD na formação inicial e continuada do educador: aportes teóricos e práticos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Acompanhamento escolar na disciplina de Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
A formação inicial de professores de matemática: uma parceria entre a UFGD e escolas públicas de Dourados/MS para a melhoria da qualidade do ensino de matemática na educação básica.
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto da licenciatura Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no período de 13/06/2011 a 31/12/2011, com carga horária semanal de 16 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
A ação recíproca entre a teoria e a prática na formação inicial do licenciando em matemática visando fomentar sua participação em ações, experiências matemáticas e metodológicas, articuladas com as escolas do ensino médio
Descrição: Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no subprojeto da licenciatura Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no período de 02/02/2009 a 30/09/2010,com carga horária semanal de 20 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, N. T.; KICHOW, I. V. . Explorando geometria com a utilização do geoplano: um estudo de caso de uma aluna com pouca visão. In: X ESEM Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2011, Dourados. X ESEM: entre a formação e a profissionalização de professor de Matemática, 2011. v. .. p. .-..

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, N. T.; KICHOW, I. V. . O ensino do teorema de Pitágoras para uma aluna com problemas visuais utilizando o geoplano e o material dourado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, N. T.; KICHOW, I. V. . Explorando geometria com a utilização do geoplano: um estudo de caso de uma aluna com pouca visão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, N. T.; KICHOW, I. V. . Teoria Antropológica do Didático - TAD: uma breve apresentação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, N. T.. Números racionais: o olhar sob a ótica da TAD nas operações realizadas por alunos do Ensino Médio.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, N. T.. Ensino de frações nas séries iniciais do Ensino Fundamental.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, N. T.; GUILHERME, A. P. O. ; CREMOLICH, S. S. D. ; SILVA, A. Q. . A modelagem matemática como metodologia alternativa de ensino-aprendizagem de tópicos de Matemática Financeira.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, N. T.; GUILHERME, A. P. O. ; CREMOLICH, S. S. D. ; CARVALHO, L. M. R. ; CARVALHO, E. R. . O ensino de geometria utilizando origami: uma experiência no Ensino Médio com inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUZA, N. T.; GUILHERME, A. P. O. ; CREMOLICH, S. S. D. ; SILVA, A. Q. . A Modelagem Matemática no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, N. T.; GUILHERME, A. P. O. ; CREMOLICH, S. S. D. ; CARVALHO, L. M. R. . O ensino tradicional da geometria e por meio da utilização do origami: uma experiência no Ensino Médio com portadores de deficiência auditiva.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, N. T.. Frações para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, N. T.. Acompanhamento escolar na disciplina de Matemática.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

2.
VI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.O ensino do teorema de Pitágoras para uma aluna com problemas visuais utilizando o geoplano e o material dourado.. 2012. (Seminário).

3.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Números racionais: o olhar sob a ótica da TAD nas operações realizadas por alunos do Ensino Médio.. 2011. (Encontro).

4.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ensino de frações nas séries iniciais do Ensino Fundamental.. 2011. (Encontro).

5.
I Encontro Sul-mato-grossense de Matemática. 2011. (Encontro).

6.
III Semana da Matemática.Teoria Antropológica do Didático - TAD: uma breve apresentação.. 2011. (Outra).

7.
X Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática.Explorando geometria com a utilização do geoplano: um estudo de caso de uma aluna com pouca visão. 2011. (Encontro).

8.
I Encontro PIBID/UFGD: Ação, Reflexão, Ação. 2010. (Encontro).

9.
II Encontro Regional de Ensino e Aplicações da Matemática.A modelagem matemática no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar.. 2010. (Encontro).

10.
IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.A modelagem matemática como metodologia alternativa de ensino aprendizagem de tópicos de matemática financeira:uma experiência no ensino médio. 2010. (Encontro).

11.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O ensino tradicional da geometria e por meio da utilização do origami: uma experiêcia no ensino médio com alunos portadores de deficiência auditiva.. 2010. (Congresso).

12.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.O ensino de geometria utilizando origami: uma experiência no Ensino Médio com inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva.. 2010. (Encontro).

13.
XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

14.
I Encontro Regional de Ensino e Aplicações da Matemática. 2009. (Encontro).

15.
I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado e II Fórum das Licenciaturas.Produção de jogos com papel reciclado. 2009. (Seminário).

16.
VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2009. (Outra).

17.
II Semana da Matemática. 2008. (Outra).

18.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. Q. ; SOUZA, N. T. . III Semana da Matemática. 2011. (Outro).

2.
SILVA, A. Q. ; SOUZA, N. T. . III Semana da Matemática. 2011. (Outro).

3.
HASHIMOTO, S. H. M. ; SOUZA, N. T. . 1º Tornemática Municipal Reis Veloso. 2010. (Outro).

4.
CALIXTO, A. P. ; SOUZA, N. T. . I Encontro Regional de Ensino e Aplicações da Matemática. 2009. (Outro).

5.
MORAES, A. A. ; SOUZA, N. T. . Feira das Faculdades. 2009. .

6.
RODRIGUES, S. ; SOUZA, N. T. . II Semana da Matemática. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:39:34