Renata Rodrigues de Oliveira Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7267894108689791
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Possui graduação em Licenciatura de Letras:Libras, modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Artes Visuais com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2016). Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (2016 - atual). Atualmente é professora concursada da Faculdade de Letras - UFG, no curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras:Libras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Educação de Surdos, Ensino de Língua de Sinais, pesquisas linguísticas em Libras. Possui certificado de proficiência no uso e no ensino da Libras - nível superior, pelo PROLIBRAS/UFSC - MEC. Foi professora tutora da primeira Licenciatura em Letras:Libras da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no pólo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. (2008-2011) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Rodrigues de Oliveira Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, R. R. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras., Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras..
Campus II
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Enilde Faulstich.
2013 - 2016
Mestrado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Qualidade de Vida da pessoa Surda no ambiente familiar,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Celmo Celeno Porto.
Coorientador: Neuma Chaveiro.
2003 - 2004
Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga Horária: 1220h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Processo Ensino Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais: uma Análise Reflexiva das Dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da LIBRAS.
Orientador: Welligthon R. da PAz.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Letras-LIBRAS.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em Artes Visuais com Habilitação em Artes Plásticas.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Expectativas e Desafios de uma aluna surda num Curso Superior de Artes Visuais: Descrição e análise de uma experiência.
Orientador: Edna de Jesus Goya.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina: usando o software Prezi. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Interpretação Midiateca: a apresentação do TJ UFSC. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para Instrutor de Língua do CL/FL/UFG. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Letras / Centro de Línguas/ Universidade Federal de Goiás, FL/CL/UFG, Brasil.
2012 - 2012
NOSS - Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2012
ELiS 2 - Escrita das LS em nível intermediário. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Tradutores e Intérpretes de LS e Professores de LL. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Língua de Sinais Alemã. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Elaborando atividades para o ensino de português. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Uso do Software WEBQA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Oficina: Letras/LIBRAS - Como é ser surdo.. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2010 - 2010
Curso de ELIS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Ensino de Português como L2. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria de Letras LIBRAS. (Carga horária: 72h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2010 - 2010
Meu primeiro Dicionário Sinalizado. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2010 - 2010
Os classificadores. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de ASL ( American Sign Laguage) e SI. (Carga horária: 72h).
Iniciante na modalidade educação a distância ASL - SI 24 horas, EAD, Brasil.
2010 - 2010
Oficina: Venha comunicar por sinais. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2006 - 2007
Ensinando e Aprendendo no Mundo Digital ON LINE. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2005 - 2005
Desenvolvendo Saberes e Práticas da Inclusão. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Estado da Educação GO, SEDUC GO, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Capacitação para Novos Instrutores Surdos. (Carga horária: 120h).
FEderação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2001 - 2001
Aprimoramento de Instrutores de LSB. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação GO, SEDUC GO, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação de Instrutores para Escolas Inclusivas. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação GO, SEDUC GO, Brasil.
2001 - 2001
Oficina de Capacitação de Instrutores de LIBRAS. (Carga horária: 24h).
FEderação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2000 - 2000
Ciclo de Estudo para Instrutores de LIBRAS. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação (GO), SEDUC-GO, Brasil.
1999 - 1999
LIBRAS Nível I, II, III e IV. (Carga horária: 144h).
Sistema Educacional Chaplin, CHAPLIN, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Letras / Centro de Línguas/ Universidade Federal de Goiás, FL/CL/UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Instrutores de LIBRAS, Carga horária: 50
Outras informações
Atuei como Supervisora de Instrutores de Língua ( Área de Libras) do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, durante o primeiro e o segundo semestre de 2012. Instrutora Thaysa Anjos


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2011 - Disciplinas: Libras 2, Libras 6 e Estágio 2 - 2º semestre/2011 2012 - Disciplinas: Libras 7, Estágio 3 e Trabalho de Conclusão de Curso 1 - 1º semestre/2012 e Libras 8, Estágio 2 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 - 2º semestre/2012 2013 - Disciplinas: Libras 7, Estágio 3 e TCC 1 - 1º semestre/2013 e TCC 2 - 2ºsemestre/2013 2015 - Disciplinas: Libras Intermediário 1, Estágio 3 e TCC 1 - 1º semestre/2015 e Estágio 2 e TCC 2 - 2º semestre/2015 2016 - Disciplinas: Libras 7, Estágio 2 e TCC 1 - 1º semestre/2016 e Libras 8, Estágio 2 e TCC 2 - 2º semestre/2016 2016 - Coordenadora da área de Libras - Portaria nº 106 - A/2016 - FL 2017 - Disciplinas: Libras Básico 1 (Bacharelado) e TCC 1 (Bacharelado)- 1º semestre/2017 e Libras Básico 2 (Bacharelado), Sintaxe (Licenciatura) e TCC 2 - 2º semestre/2017 2017 - Coordenadora da área de Libras - Portaria nº 106 - A/2016 - FL 2018 - Disciplinas: Libras Básico 1 (Bacharelado) e TCC 1 - 1º semestre/2018


Instituto Consciência GO, ICG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina Ministrada. Libras IV: Curso de Pós-Graduação lato sensu de Libras: Formação de Recursos Humanos para o Atendimento Inclusivo.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFGO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Orientadora Educacional, Enquadramento Funcional: Tutora de Licenciatura em Letras LIBRAS, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Estado de Goiás - Centro Especial Elysio Campos, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Assistente D, Carga horária: 30
Outras informações
Ensino, Nível: Ensino Fundamental e Médio. Disciplinas ministradas. Estruturas gramaticais da Libras; Identidade, Cultura e Comunidade Surda; História de Educação de Surdos; Escrita de Sinais; Língua Portuguesa para surdos.


Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 30


Faculdade de Iporá, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino, Educação de Surdos - Libras. Nível: Especialização. Disciplinas ministradas. Língua Brasileira de Sinais e Linguística.


Banco Bradesco, BRADESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada. Curso de Comunicação através de Códigos e Sinais - Libras ( Língua Brasileira de Sinais).


Secretaria de Educação do Estado de Goiás - Escola Especial Maria Lusia de, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Assistente D, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ensino, Nível: Ensino Fundamental, Artes e LIBRAS


Sistema Educacional Chaplin, CHAPLIN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas. Níveis I, II, III e IV - Libras. Nível V : Curso de Intérpretes de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais; Cultura Surda; Identidade, Cultura e Comunidade Surda; Classificadores em Libras; Comunicação dos Surdos.


Secretaria de Educação do Estado de Goiás - Colégio Estadual Colemar Natal, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Contrário Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Assistente C, Carga horária: 30
Outras informações
Ensino, Nível: Ensino Fundamental. LIBRAS


Secretaria de Educação do Estado de Goiás - Instituto Pestalozzi de Goiânia, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Pró Labore, Enquadramento Funcional: Professora Assistente C, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ministradas. LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais)



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Qualidade de Vida da pessoa Surda no ambiente familliar
Descrição: Avaliar a qualidade de vida dos surdos que se comunicam pela Língua de Sinais no ambiente familiar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
II Festival Setembro Azul na UFG - Coordenadora
Descrição: O Festival Setembro Azul na UFG é um evento com o propósito de promover atividades artísticas ligadas à cultura surda e produzidas por alunos, professores e técnico-administrativos dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, bem como por membros da comunidade surda de Goiânia e região metropolitana. Uma outra meta é realizar este evento anualmente, com registro do material cultural exposto, com possibilidade de publicação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Ensino de Libras na Faculdade: estratégias e desafios
Descrição: Ministrando o minicurso no II Seminário Goiano de Educação Bilíngue - UFG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Equipe executora do Festival Setembro Azul na UFG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia - Integrante / Layane Rodrigues de Lima Santos - Coordenador.
2013 - 2013
Explicando a ELiS - vídeo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Ciclo de Palestras - Múltiplas Escritas
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UFG
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na proec..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Sinalizar


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Sinalizar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Estrangeira.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Honra ao Mérito pelo 19 anos, Associação dos Surdos de Goiânia.
2011
Certificado de reconhecimento - homenagem, Câmara Municipal de Goiânia - UFG.
2010
CASLE - Universidade Federal de Goiás, Espanhol.
2007
Exame Nacional de Certificação de Proficiência em LIBRAS - PROLIBRAS, Ministério da Educação - Governo Federal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, A. G.2018CARVALHO, A. G. ; GARCIA, R. R. O. ; COSTA, M. R. . CHALLENGES AND ADVANCES IN THE CONSTRUCTION OF DICTIONARIES AS INSTRUMENTS FOR DISSEMINATION OF LIBRAS. Revista Sinalizar, v. 3, p. 81-97, 2018.

2.
1GARCIA, R. R. O.2017GARCIA, R. R. O.. SURDEZ, FAMÍLIA E SAÚDE: RELATO DE VIVÊNCIA. REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA E DIVERSIDADE, v. -, p. 1 a 21-21, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GARCIA, R. R. O.. Estudante surda ingressa no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Jornal UFG, UFG, p. 4 - 4, 01 maio 2013.

2.
GARCIA, R. R. O.. Para ler o cinema brasileiro. Jornal, 17 maio 2005.

3.
GARCIA, R. R. O.. Câmara sedia curso de LIBRAS. Jornal, 12 jun. 2003.

4.
GARCIA, R. R. O.. Dicionários em Braille para estudantes. Jornal, 01 out. 2002.

5.
GARCIA, R. R. O.. Na luta pela inclusão social. Jornal, 27 jan. 2000.

6.
GARCIA, R. R. O.. Bom emprego é a maior esperança. Jornal, Goiânia, 01 jan. 1997.

7.
GARCIA, R. R. O.. Recital: A hora e a vez das crianças no palco - Vamos Maruca - Villa Lobos. Jornal, Goiânia, 21 out. 1988.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, R. R. O.; MARCELINO, G. G. . Bilinguismo e os desafios da comunicação familiar das pessoas surdas.. In: XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade. Ed Nacional / ed. Internacional, 2015, Jataí - Go. Bilinguismo e os desafios da comunicação familiar das pessoas surdas.. Jataí - GO, 2015. p. 1-8.

2.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões e desafios sobre ensino de Libras para alunos ouvintes como segunda língua. In: IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2015, Catalão - Go. Reflexões e desafios sobre ensino de Libras para alunos ouvintes como segunda língua. Catalão - Go: Anais - Catalão - GO, 2015. p. 1098-1110.

3.
GARCIA, R. R. O.. Processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais; análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. In: XIII Congresso Internacional e no XIX Seminário Nacional do INES, 2014, Rio de Janeiro. Processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais; análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. Rio de Janeiro: INES, 2014.

4.
GARCIA, R. R. O.. Análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. In: II SELLE - Simpósio de Estudos sobre Linguística Aplicada e Línguas Estrangeiras: ensino, identidade e cultura, 2012, Catalão. Anais do SELLE - 2012. Catalão - Go: SELLE - 2012, 2012. p. 459-471.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, R. R. O.; KHOURI, J. I. B. E. ; SILVA, L. V. . Análise de materiais didáticos usados por professores de Libras como segunda língua (L2). In: II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, 2017, Goiânia, Goiás, Brasil. Análise de materiais didáticos usados por professores de Libras como segunda língua (L2), 2017. p. 1-1.

2.
GARCIA, R. R. O.. Relato de experiência de ser surda: relação à família e a saúde no contexto da surdez. In: II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, 2017, Goiânia, Goiás, Brasil. Relato de experiência de ser surda: relação à família e à saúde no contexto da surdez, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, F. M. ; PROMETI, D. ; GARCIA, R. R. O. . Análise da microestrutura dos dicionários digitais das Línguas de Sinais. In: I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Língua de Sinais - UFF - RJ, 2018, Niterói-RJ. Análise da microestrutura dos dicionários digitais das Línguas de Sinais, 2018.

2.
GARCIA, R. R. O.; CARVALHO, A. G. . Desafios e avanços na construção de dicionários de Libras como instrumentos de dissiminação, ensino e aprendizagem da língua no Brasil. In: I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Língua de Sinais - UFF - RJ, 2018, Niterói - RJ. Desafios e avanços na construção de dicionários de Libras como instrumentos de dissiminação, ensino e aprendizagem da língua no Brasil, 2018.

3.
CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . Formação e docência de professores de Libras: reflexões e discussões atuais. In: XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2018, Goiânia - GO. Formação e docência de professores de Libras: reflexões e discussões atuais, 2018.

4.
KHOURI, J. I. B. E. ; SILVA, L. V. ; GARCIA, R. R. O. . Materiais didáticos usados no ensino de Libras como L2. In: XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2018, Goiânia-Go. Materiais didáticos usados no ensino de Libras como L2, 2018.

5.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras como L2: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. In: Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC), 2017, Brasília - DF. Ensino de Libras como L2: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes., 2017.

6.
GARCIA, R. R. O.; MARCELINO, G. G. ; CARVALHO, A. G. . Ensino de línguas, cultura e identidade surda: uma relação necessária no ensino escolar e letramento para surdos. In: X Congresso Internacioanl da ABRALIN, 2017, Niterói-RJ. Ensino de línguas, cultura e identidade surda: uma relação necessária no ensino escolar e letramento para surdos, 2017.

7.
CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . Ensino de Libras para alunos ouvintes em escola de Educação Básica numa perspectiva discursiva. In: I Conferência Internacional de Estudos da Linguagem, 2017, Brasília. Ensino de Libras para alunos ouvintes em escola de Educação Básica numa perspectiva discursiva. Brasília: CIELIN, 2017.

8.
CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . PAIS OUVINTES E FILHOS SURDOS: O QUE INFLUÊNCIA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE SURDA OU DE PERTENCIMENTO A UMA CULTURA SURDA? LÍNGUA DE HERANÇA OU L1?. In: I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança, 2017, Brasília -DF. PAIS OUVINTES E FILHOS SURDOS: O QUE INFLUÊNCIA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE SURDA OU DE PERTENCIMENTO A UMA CULTURA SURDA? LÍNGUA DE HERANÇA OU L1?. Brasília - DF: CMBLH, 2017.

9.
MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . PROFESSOR SURDO, ALUNOS OUVINTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. In: II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária, 2017, Barra do Graças - MT. PROFESSOR SURDO, ALUNOS OUVINTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Barra do Garças- MT: GELCO 2017, 2017.

10.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões e desafios sobre ensino de LIBRAS para alunos ouvintes como segunda língua. In: IV SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística III Simpósio Internacional de Letras e Linguística., 2015, Catalão - GO. Reflexões e desafios sobre ensino de LIBRAS para alunos ouvintes como segunda língua. Catalão: UFG, 2015. p. 218-219.

11.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras como Segunda Língua (L2): análise e reflexão. In: II SELLE - Simpósio de Estudos sobre Linguística Aplicada e Línguas Estrangeiras: ensino, identidade e cultura, 2012, Catalão. II SELLE 2012. Catalão - Go: Centro de Línguas - UFG, 2012. p. 70-70.

12.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). In: XIII Colóquio de Letras, 2012, Goiânia. Anais do XIII Colóquio de Letras. Goiânia: UFG, 2012. p. 73-73.

13.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). In: II Encontro Nacional das Licenciaturas: I Seminário Nacional do PIBID, 2011, Goiânia. Anais do PROGRAD/UFG - 2011. Goiânia: PROGRAD/UFG, 2011. p. 8-10.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, R. R. O.. EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GARCIA, R. R. O.. Saberes docentes no ensino das artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GARCIA, R. R. O.. Métodos e cuidados no planejamento de atividades para alunos surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GARCIA, R. R. O.. Cultura Surda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . PROFESSOR SURDO, ALUNOS OUVINTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARVALHO, A. G. ; GARCIA, R. R. O. ; MARCELINO, G. G. . ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS OUVINTES EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GARCIA, R. R. O.. Relato de experiência de ser surda: relação à família e à saúde no contexto da surdez. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, L. V. ; KHOURI, J. I. B. E. ; GARCIA, R. R. O. . Análise de materiais didáticos usados por professores de Libras como segunda língua (L2). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras como L2: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . PAIS OUVINTES E FILHOS SURDOS: O QUE INFLUÊNCIA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE SURDA OU DE PERTENCIMENTO A UMA CULTURA SURDA? LÍNGUA DE HERANÇA OU L1?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GARCIA, R. R. O.. DESAFIOS DE UMA ÚNICA ACADÊMICA SURDA NUM CURSO DE MESTRADO DE CIÊNCIA DA SAÚDE DA UFG:DESCRIÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARVALHO, A. G. ; GARCIA, R. R. O. ; MARCELINO, G. G. . ENSINO DE LÍNGUAS, CULTURA E IDENTIDADE SURDA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NO ENSINO ESCOLAR E LETRAMENTO PARA SURDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GARCIA, R. R. O.. A experiência de ser surda numa família ouvinte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. ; CARVALHO, A. G. . Língua, cultura e identidade surda: uma relação necessária nas propostas educacionais para surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
GARCIA, R. R. O.. Cultura Surda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GARCIA, R. R. O.. 'Minha trajetória de vida: um desafio à inclusão'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GARCIA, R. R. O.. 'Memórias e experiências educacionais, lutas surdas e professores surdos goianos'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GARCIA, R. R. O.; MARCELINO, G. G. . Sou Surda e não sabia (Sourds et Malentendus). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MARCELINO, G. G. ; GARCIA, R. R. O. . Bilinguismo e os desafios da comunicação familiar das pessoas surdas - Poster. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões e desafios sobre ensino de Libras para alunos ouvintes como segunda língua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
GARCIA, R. R. O.. O bilinguismo na família de pessoas Surdas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
GARCIA, R. R. O.. Análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
GARCIA, R. R. O.. Educação de Surdos e Bilinguismo: análise sobre a influência da comunicação entre famílias ouvintes e filho Surdo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GARCIA, R. R. O.. Processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais; análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
GARCIA, R. R. O.. Experiências visuais de um surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
GARCIA, R. R. O.. Estágio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
GARCIA, R. R. O.. Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais: uma análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, N. G. . Estágio de Prática do Ensino em Libras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras como Segunda Língua (L2): análise e reflexão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
GARCIA, R. R. O.. Sign Writing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
GARCIA, R. R. O.. A Importância de Libras para os Surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
GARCIA, R. R. O.. Importância dos materiais didáticos para o ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
GARCIA, R. R. O.. Palestra: Tópicos Históricos sobre Escola Bílingue: manifestação da comunidade surda.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
GARCIA, R. R. O.. Curso de Letras:Libras do Pólo IFG/UFSC na modalidade a distância: uma proposta de trabalho na disciplina Literatura Surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
GARCIA, R. R. O.. Comunicação oral: História da Educação de Surdos no Estado de Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
GARCIA, R. R. O.. Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
GARCIA, R. R. O.. Palestra: Identidade e Cultura Surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
GARCIA, R. R. O.. Apresentação do trabalho: Poesia surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
GARCIA, R. R. O.. Palestra: Identidade Surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GARCIA, R. R. O.. Palestra " O que é o curso Letras LIBRAS?". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
GARCIA, R. R. O.. Palestra e Oficina: Libras / LIBRAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
GARCIA, R. R. O.. Mesa redonda sobre "As diferentes identidades surdas". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
GARCIA, R. R. O.. Palestra: Análise Reflexiva das dificuldades encontradas por alunos surdos nas atividades de ambiente virtual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
GARCIA, R. R. O.. Mesa redonda sobre o papel do Instrutor na Educação Inclusiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
GARCIA, R. R. O.. Palestra: O papel do Instrutor na Educação Inclusiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
GARCIA, R. R. O.. Surdez e Comunicação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
GARCIA, R. R. O.. Relato de Experiência Pessoal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, R. R. O.. Qualidade de Vida da Pessoa Surda no Ambiente Familiar. Goiânia - Go: BDTD - UFG, 2016 (Mestrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARCIA, R. R. O.. Coordenadora do GT Libras, estudos linguísticos e literários no III SELLE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FARIA, N. G. ; GARCIA, R. R. O. . Ensino da Libras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GARCIA, R. R. O.. Ensino de Libras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, R. R. O.; CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. . Libras: abordagem discursiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GARCIA, R. R. O.; MARCELINO, G. G. . Ensino de Libras na Faculdade: estratégias e desafios. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GARCIA, R. R. O.. Curso Preparatório para o Concurso Público da Secretaria Municipal de Goiânia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GARCIA, R. R. O.. Ministrei aula em preparatório pra concurso público da Secretária Municipal de Goiânia. 2016. (Associação dos Surdos de Goiânia - ASG).

5.
GARCIA, R. R. O.. Mini curso: 'Ensino de Libras para ouvintes'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GARCIA, R. R. O.. Mini curso 'Oficina de Libras' - IFG goiano - Campus Morrinhos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GARCIA, R. R. O.. Mini curso ' Oficina Letras Libras na I Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GARCIA, R. R. O.. Curso Preparatório para o Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GARCIA, R. R. O.. Curso Preparatório para o Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA, R. R. O.; BARROS, M. E.. Participação em banca de Vilma Rodrigues Cardoso.Vocabulário da Língua Brasileira de Sinais: contribuições no contexto nutricional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Libras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GARCIA, R. R. O.; MANSO, A. B.. Participação em banca de Andressa Bárbara Manso.Libras para ouvintes como segunda língua: estratégias de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Libras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GARCIA, R. R. O.; MATEUS, I. F.. Participação em banca de Isaque Freitas Mateus.Desafios na aprendizagem dos aspectos fonológicos da Libras: por acadêmicos ouvintes de licenciaturas no ensino superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GARCIA, R. R. O.; CASTRO, J. J.. Participação em banca de Jéssica Jeane Castro.Bilinguismo: Libras no contexto da educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, J. G.. Participação em banca de Kátia Pinheiro Araújo Amaral.Surdos no Ensino Superior - Preferências: Por que estudar Letras Libras?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, N. G.. Participação em banca de Anna Carolina Ribeiro Freitas.Metodologia do Ensino de Libras como L2. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, H. J.; GARCIA, R. R. O.. Participação em banca de Jessie Rezende Araújo.Marcas de Gênero na Língua Brasileira de Sinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
BARROS, M. E.; GARCIA, R. R. O.. Participação em banca de Gabriela Otaviani Barbosa.Aprendizagem de Elis por Alunos Surdos: análise de material didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

9.
GARCIA, R. R. O.; AVELAR, T. F.. Participação em banca de Kamila Ferreira do Nascimento.Aprendizagem de Libras como L2: análise dos acadêmicos ouvintes do curso de Letras:Libras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

10.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, N. G.. Participação em banca de Colandy da Silva Adão.Crenças e preferência do aluno ouvinte por estilo de aprendizagem Vak: implicações na relação ensino-aprendizagem de Libras a partir da atuação do professor surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

11.
GARCIA, R. R. O.; MEDEIROS, M.. Participação em banca de Sarah Caetano Melgaço.Mídia televisiva e surdez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARCIA, R. R. O.; SANTOS, E. F.; OLIVEIRA, I. B.. Banca Examinadora do Concurso Público do Magistério Superior para a Matéria/Área de Conhecimento: LIBRAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
GARCIA, R. R. O.; CHAVEIRO, N.; FARIA, J. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFG. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
GARCIA, R. R. O.; CHAVEIRO, N.; FARIA, J. G.. Bancas Examinadoras do Concurso Público para provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

4.
GARCIA, R. R. O.. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor/Auxiliar na área de Libras. 2012. Universidade Federal de Goiás.

Avaliação de cursos
1.
GARCIA, R. R. O.; SOUZA, L. C. S.; BARBOSA, D. M.. Banca para prova de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina Libras Avançado 1. 2016. Faculdade de Letras / Centro de Línguas/ Universidade Federal de Goiás.

2.
GARCIA, R. R. O.; NASCIMENTO, C. B.; PAIVA, G. X. S.. Banca examinadora de Exame de Nível das Disciplinas Libras 1, Libras 2, Libras básico 1 e Libras básico 2. 2016. Faculdade de Letras / Centro de Línguas/ Universidade Federal de Goiás.

3.
GARCIA, R. R. O.. Membro da banca examinadora das provas de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos do Curso de Letras: Tradução e Interpretação - Libras/Português. 2015. Universidade Federal de Goiás.

4.
GARCIA, R. R. O.; LIMA, H. J.. Membro da Banca Examinadora para o Exame de Nível em Libras I, II e III. 2013. Universidade Federal de Goiás.

5.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, N. G.; NASCIMENTO, C. B.. Membro da Banca Examinadora para o Exame de Nível em Libras I, II e III. 2012. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
GARCIA, R. R. O.; BARBOSA, D. M.; SOUZA, L. C. S.. Membros da banca Examinadora da seleção Pública para Professor Substituto/ Auxiliar na área de Libras. 2016. Faculdade de Letras / Centro de Línguas/ Universidade Federal de Goiás.

2.
GARCIA, R. R. O.; FARIA, N. G.; COSTA, A. C. L.. Membros da banca Examinadora com a finalidade de realizarem a seleção de intérpretes para os cursos de Letras LIBRAS. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
GARCIA, R. R. O.. Banca para seleção de professor substituto para o Curso de Letras na área de Libras. 2011. Universidade Federal de Goiás - Jataí.

4.
GARCIA, R. R. O.. Banca do concurso para professores bolsista do Centro de Línguas. 2011. Universidade Federal de Goiás.

5.
GARCIA, R. R. O.. Atriz-tradutora da Língua de Sinais. 2011. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais em Niterói-RJ.Análise da microestrutura dos dicionários digitais das Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

2.
I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais em Niterói-RJ.I Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais em Niterói-RJ. 2018. (Outra).

3.
Fórum Nacional Escolas de Educação Básica para Todos: vivências sistêmicas.Libras: abordagem discursiva. 2017. (Outra).

4.
I Conferência Internacional de Estudos da Linguagem.Ensino de Libras para alunos em escola de Educação Básica numa perspectiva discursiva. 2017. (Outra).

5.
I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança. PAIS OUVINTES E FILHOS SURDOS: O QUE INFLUÊNCIA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE SURDA OU DE PERTENCIMENTO A UMA CULTURA SURDA? LÍNGUA DE HERANÇA OU L1?. 2017. (Congresso).

6.
II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária.PROFESSOR SURDO, ALUNOS OUVINTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2017. (Encontro).

7.
II Seminário Goiano de Educação Bilíngue.Relato de Experiência de ser surda:relação à família e à saúde no contexto da surdez. 2017. (Seminário).

8.
Roda de Conversa "TCC - Troca de Experiências". 2017. (Outra).

9.
VI Seminário de Estágio - Letras:Libras - Mesa Redonda: Formação e Estágio: desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).

10.
X Congresso Internacional da Abralin. Ensino de línguas, cultura e identidade surda: uma relação necessária no ensino escolar e letramento para surdos. 2017. (Congresso).

11.
Ciclo de Palestras e debates sobre o impacto da PEC 55 e da MP 746 na educação. 2016. (Outra).

12.
Festival Setembro Azul na UFG. 2016. (Outra).

13.
III SELLE - Simpósio de Estudos sobre Linguistica Aplicada e Línguas Estrangeiras: A formação do professor de Línguas na contemporânea: diálogos e desafios..Ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes.. 2016. (Simpósio).

14.
Onde estão os índios surdos?. 2016. (Outra).

15.
Simpósio Internacional Brasil:Canadá: Examinando as Propostas Educacionais para a Diversidade.Língua, cultura e identidade surda: uma relação necessária nas propostas educacionais para surdos. 2016. (Simpósio).

16.
VI Simpósio de Educação Inclusiva com o tema "Educando na Diversidade".A experiência de ser surda numa família ouvinte.. 2016. (Simpósio).

17.
Atualidades nas pesquisas em tradução e interpretação de Língua de Sinais. 2015. (Outra).

18.
I Encontro Nacional Surdos e Surdas. 2015. (Encontro).

19.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

20.
IV SINALEL.Reflexões e desafios sobre ensino de LIBRAS para alunos ouvintes como segunda língua. 2015. (Simpósio).

21.
XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade.. ed Nacional/ ed. Internacional. Bilinguismo e os desafios da comunicação familiar das pessoas surdas.. 2015. (Congresso).

22.
8º Encontro Nacional dos Estudantes de letras Libras na UFSC.Análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. 2014. (Encontro).

23.
Audiência Pública em favor da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito. 2014. (Outra).

24.
Encontro Saúde e Voz. 2014. (Encontro).

25.
I Encontro Goiano de Surdos - "Surdo - Conquistas e Perspectivas". 2014. (Encontro).

26.
II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão.O bilinguismo na família de pessoas Surdas.. 2014. (Outra).

27.
Português para surdos: metodologia de ensino. 2014. (Outra).

28.
XIII Congresso Internacional e no XIX Seminário nacional do INES. Processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais; análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras. 2014. (Congresso).

29.
XV Encontro Mato-Grossense dos Estudantes de Letras e XVI Encontro Regional dos estudantes de Letras.Educação de Surdos e Bilinguismo: análise sobre a influência da comunicação entre famílias ouvintes e filho Surdo.. 2014. (Encontro).

30.
Ciclo de Debates: Políticas de Estágio da Faculdade de Letras /UFG.Estágio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2013. (Outra).

31.
Ciclo de Debates sobre formação de professores na UFG. 2013. (Outra).

32.
Espaço das Profissões 2013. 2013. (Feira).

33.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais: uma análise reflexiva das dificuldades encontradas por alunos ouvintes no aprendizado da Libras.. 2013. (Outra).

34.
I Simpósio Estadual de Educação Bilíngue. 2013. (Simpósio).

35.
IX Ciclo de Debates: Educação Bilíngue para Surdos. 2013. (Outra).

36.
VIII Ciclo de Debates e I Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras:Libras da UFG. 2013. (Seminário).

37.
X Ciclo de Debates e II Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão do Curso de Letras:Libras da UFG. 2013. (Seminário).

38.
1º Seminário dos Surdos de Trindade. 2012. (Seminário).

39.
I Encontro Nacional de Libras no RS. 2012. (Encontro).

40.
II Simpósio de Estudos sobre Linguística Aplicada e Línguas Estrangeiras: ensino, identidade e cultura.Ensino de Libras como segunda língua (L2): análise e reflexão. 2012. (Simpósio).

41.
XI Congresso Internacional - XVII Seminário Nacional do Ines - A Educação de Surdos em Debate. Importância dos materiais didáticos para o ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. 2012. (Congresso).

42.
XIII Colóquio de Letras.Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). 2012. (Outra).

43.
32º ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - 1º Seminário Nacional de Libras. 2011. (Seminário).

44.
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2011. (Outra).

45.
Bilinguismo e Educação de Surdos: desafios à inclusão.. 2011. (Outra).

46.
Ciclo de Palestra: APILGO. 2011. (Outra).

47.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e do I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID).Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). 2011. (Encontro).

48.
I Semana de Licenciatura em História do IFG - História, Trabalho e Educação. 2011. (Outra).

49.
I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Simpósio).

50.
IV Encontro de Formação para Tutores, Coordenadores e Intérpretes. 2011. (Encontro).

51.
Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues oara Surdos no PNE. 2011. (Seminário).

52.
Seminário LSQ/LIBRAS - Línguas de Sinais no Canadá francês e no Brasil: integração social e pleno exercício da democracia e VI Ciclo de Debates.. 2011. (Seminário).

53.
V Ciclo de Debate: desafios do estágio em Libras: a teoria na prática. 2011. (Outra).

54.
XII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. 2011. (Outra).

55.
2º Seminário da Diversidade Bilíngue - Em busca de caminhos: Inclusão e Bilinguismo. 2010. (Seminário).

56.
5th Deaf Academics and Researchers Conference. 2010. (Congresso).

57.
I Congresso Estadual de Educação para a Diversidade Numa Perspectiva Inclusiva. 2010. (Congresso).

58.
I Encontro dos Profissionais Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Goiás. 2010. (Encontro).

59.
I Encontro sobre Educação, Inclusão e Diversidade. 2010. (Encontro).

60.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira. 2010. (Congresso).

61.
II Encontro sobre Educação, Inclusão e Surdez. 2010. (Encontro).

62.
III Ciclo de Debates: Língua de Sinais no Contexto Familiar. 2010. (Outra).

63.
IV Ciclo de Debates: LIBRAS e Português: Encontro Possível?. 2010. (Outra).

64.
VI Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. 2010. (Seminário).

65.
XI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2010. (Outra).

66.
II Ciclo de Debates: Cultura e Identidade Surda. 2009. (Outra).

67.
II Encontro de Formação de Coordenadores, Tutores e Intérpretes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras - LIBRAS. 2009. (Encontro).

68.
III Encontro de Formação de Tutores e Intérpretes do Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS. 2009. (Encontro).

69.
III Encontro Nacional do curso de Letras/LIBRAS. 2009. (Encontro).

70.
Seminário Sobre Educação e Surdez. 2009. (Seminário).

71.
Deaf and Association of the Deaf. 2008. (Outra).

72.
Dia de Prevenção da Surdez. 2008. (Oficina).

73.
I Encontro de Formação de Coordenadores, Tutores e Intérpretes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras -LIBRAS. 2008. (Encontro).

74.
I Encontro Nacional do Curso de Letras LIBRAS. 2007. (Encontro).

75.
9º Congresso Internacional de Estudos de Língua de Sinais. 2006. (Congresso).

76.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusiva dos Programas de Pós Graduação das IFES. 2006. (Encontro).

77.
I Conferência Regional dos Direitos com Deficiência. 2006. (Outra).

78.
I Seminário Goiano sobre Inclusão e Educação de Surdos. 2006. (Seminário).

79.
2ª Jornada Pedagógica - Educar para a Vida: Descobertas e Caminhos. 2004. (Outra).

80.
Ciclo de Palestras - Educação Especial - Reflexão e Ação. 2004. (Outra).

81.
III Seminário Goiano sobre Autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimento. 2004. (Seminário).

82.
I Seminário Goiano sobre Síndrome de Down: "Alfabetização e Inclusão". 2004. (Seminário).

83.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - I Seminário Nacional de Libras. 2001. (Seminário).

84.
Conferência Criança Brasil no Milênio. 2000. (Outra).

85.
I Encontro Centro-Oeste da ANPAP. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, R. R. O.. II Festival Setembro Azul na UFG - Coordenadora. 2017. (Festival).

2.
GARCIA, R. R. O.; SANTOS, L. R. L. . Festival Setembro Azul na UFG - Equipe Executora. 2016. (Festival).

3.
GARCIA, R. R. O.. Organização do Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos no PNE. 2011. (Outro).

4.
GARCIA, R. R. O.. Equipe de Apoio da Comissão Organizadora da I Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2010. (Outro).

5.
GARCIA, R. R. O.. III Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vilma Rodrigues Cardoso. Vocabulário da Língua Brasileira de Sinais: contribuições no contexto nutricional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

2.
Isaque Freitas Mateus. Desafios na Aprendizagem dos Aspectos Fonológicos da Libras: por acadêmicos ouvintes de licenciaturas no ensino superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

3.
Andressa Barbara Manso. Libras para Ouvintes somo Segunda Língua: estratégias de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

4.
Kátia Pinheiro Araújo Amaral. Surdos no Ensino Superior - Preferências: Por que estudar Letras Libras?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

5.
Kamila Ferreira do Nascimento. Aprendizagem de Libras como L2: análise dos acadêmicos ouvintes do curso de Letras:Libras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

6.
Sarah Caetano Melgaço. Mídia televisiva e surdez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.

7.
Colandy da Silva Adão. Crenças e preferência do aluno ouvinte por estilo de aprendizagem Vak: implicações na relação ensino-aprendizagem de Libras a partir da atuação do professor surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Rodrigues de Oliveira Garcia.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GARCIA, R. R. O.; CARVALHO, A. G. ; MARCELINO, G. G. . Libras: abordagem discursiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GARCIA, R. R. O.; MARCELINO, G. G. . Ensino de Libras na Faculdade: estratégias e desafios. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:19:15