Vinícius Varella Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2754271330843065
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pela UFPE (2017). Mestre em Educação pela UFPE (2013) na área de Educação e Linguagem. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela UFF/RJ (2012) e Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (2008), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen/RJ (1999), licenciatura em Matemática pela universidade Castelo Branco UCB/RJ (2006). Tutor da EaD no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa (2014/2015) na UFPB pela UAB. Professor Bolsista em disciplina de Licenciatura à Distância em Letras Virtual da UFPB (de 2010 até 2014). Professor Formador em Educação do Campo do subprojeto do PNAIC/MEC (UFPE/Caruaru, 2015). Avaliador de banca de seleção de professores na UNIPÊ (2015-2016). Avaliador de banca de pós-graduação pelo Senac (2016). Pesquisador do PROBEX/UFPB (2010) na área de Letramento e Gênero Textual. Cursou disciplina de Fórum de Pesquisa no Mestrado em Educação UERJ/2008. Tem experiência na área de Educação, Formação Docente, Letramento, Produção Textual e Gêneros discursivos no ensino, Educação do Campo, Metodologia de ensino e do trabalho científico. Para entrar em contato ligar para (083) 98824-9188 ou pelo e-mail vinicius.varella@uol.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinícius Varella Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Vinicius Varella.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Produção Coletiva de Textos na Escola: estratégia didática de ensino-aprendizagem da produção escrita nos anos iniciais do ensino fundamental., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação e Linguagem.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A construção de autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2012
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O olhar do discente sob as ferramentas de avaliação em EaD..
2008 - 2008
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O Gestor Escolar: construção do perfil do gestor para uma escola democrática.
Orientador: Elias Alexandre Mestre em Educação - UNB.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Comparação entre metodologia tradicional e construtivismo na aplicação de conteúdos sobre medidas de comprimento e massa em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental..
Orientador: Sônia.
1997 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas Simonsen, FIS, Brasil.
Título: Processo de avaliação da prática docente: dificuldades nos cursos de formação docente.
Orientador: Rosária Mestre em Educação.




Formação Complementar


2013
Inglês. (Carga horária: 4h).
SENAC PB em João Pessoa, SENAC PB, Brasil.
2013 - 2013
Atualização no uso das ferramentas do Moodle 2.4. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Educação On-line. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Metodologia da Educação

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor na disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA I: Projeto de TCC Orientando Projetos de TCC e Avaliando TCC.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo como tutor à distância (Bolsista pela CAPES/UAB) no curso de Licenciatura em Letras pela modalidade EaD na disciplina de Introdução a EaD na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Pesquisador I pela CAPES/UAB da disciplina Introdução a Educação a Distância do curso de Letras - Habilitação em língua portuguesa da UFPB Virtual.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como Tutor da disciplina de Estratégias na EaD para o ensino de Língua com carga horária na especialização CLEaD da UFPB.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Orientação e Avaliação PósCLEaD, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como Supervisor do Processo de Orientação e Avaliação da Especialização CLEaD da UFPB.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Metodologia da Pesquisa Científica (organização e elaboração do Projeto de Pesquisa no curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem em EaD - CLEaD pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Orientador de Trabalho de Final de Curso de alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Linguagem em EaD - CLEaD, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. As temáticas orientadas foram referentes a Linguagem e EaD.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrei a disciplina de "História da Educação contemporânea: da ditadura ao multiculturalismo" na especialização CLEaD da UFPB.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pesquisador (supervisor), Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12


SENAC PB, SENAC PB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Orientador de Educação - Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor no curso de Jovem Aprendiz ministrando as disciplinas: 1. Relações Interpessoais; 2. Responsabilidade Social: ética e cidadania; 3. Educação para o Consumo, no período de 03/02/2014 a 03/04/2014.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Formador em Capacitação de Docentes, Carga horária: 12
Outras informações
Atuo como Tutor de curso de Capacitação de Docentes para a Educação Profissional no Senac/PB em curso à distância, onde desenvolvo a Metodologia de desenvolvimento de competências proposto por Küller e Rodrigo, 2012.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Orientador da Aprendizagem, Enquadramento Funcional: Contratado Temporário, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como Tutor na Especialização em Educação a Distância no módulo de Tutoria Online.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como Professor nos cursos de Licenciatura de Pedagogia, Letras, Educação Física e Biologia com disciplinas de Didática; Relações Interpessoais; Conhecimentos da Natureza, do homem e da sociedade; Educação e Cidadania na formação do professor gestor; Também atuei no curso de Bacharelado em Enfermagem com a disciplina Didática.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como Professor nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Ciências da Linguagem e em Educação com ênfase em Educação a Distância. Ministrando as disciplinas de: Prática de Pesquisa; Metodologia e Técnicas de Pesquisa; Planejamento e Avaliação para diversidade; História da Educação contemporânea: da ditadura ao multiculturalismo; PCN como metodologia de ensino de Língua Estrangeira.


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0
Outras informações
Participa como membro do CEEL atuando em projetos, programas, assessorias, congressos na área de Educação e Linguagem.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Assessoria Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico para Alfabetização, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvi assessoria pedagógica a professores do ciclo de alfabetização e desenvolvi atividades de alfabetização com alunos do 1º ciclo, tais como: alfabetização por meio de jogos; alfabetização por meio de textos. O projeto ocorreu no município de Camaragibe em Pernambuco em duas escolas municipais.


Curso Pereira Matos Ltda Me., CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contratado efetivo, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei como Assessor Pedagógico nas áreas de Pós-graduação (Ciências da Linguagem e Educação), cursos de extensão, Capacitação Docente e cursos preparatórios.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Formador em Capacitação de Docentes, Carga horária: 10
Outras informações
Trabalhei como Professor Formador em municípios do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Seropédica e Nova Iguaçu) e no município de João Pessoa na Paraíba ministrando cursos de capacitação para docentes do Ensino Fundamental e Médio.


Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, SEMED - NI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Fui funcionário público concursado pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e atuei em escola pública como Professor Docente no primeiro segmento do Ensino Fundamental, como Orientador Educacional e Orientador Pedagógico e, ainda como Professor Docente na área de Matemática em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental (segunda formação).


Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Avaliador seleção de docente, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço
Outras informações
Fui selecionado para ser o Pedagogo que avaliaria a parte didático-pedagógica dos professores em processo de seleção para ocupar cargo efetivo como docente da UNIPÊ. Início em 09/2015 até a presente data.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Educação do Campo PNAIC/MEC, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como Professor Formador na UFPE (Campus Caruaru) na área de Educação do Campo. Vale ressaltar que o corpo de alunos era formado por professores, Coordenadores, Orientadores, Representantes de Secretaria de Educação na área de Educação do Campo.


SENAC PB em João Pessoa, SENAC PB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor II - Gestão, Carga horária: 30



Projetos de extensão


2010 - 2010
Letramento e Trabalho: reflexões linguísticas sobre o turismo paraibano.
Descrição: Pesquisa que tem como objetivos identificar e apontar principais problemas relacionados a divulgação do turismo paraibano através do gênero discursivo Folder de divulgação turistica, com o intuito de propor atividades de letramento que possam auxiliar na construção de estratégias de divulgação por meio deste gênero que melhor atendam as necessidades do turista que chega a Paraíba..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Trabalho Científco.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagem e Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gêneros Textuais e Produção de Texto.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento, Avaliação e Currículo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, Vinicius Varella.2014FERREIRA, Vinicius Varella.. Gênero digital wiki e a produção coletiva de texto. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, v. 1, p. 569-573, 2014.

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.2011 FERREIRA, Vinicius Varella.. Autoria em processo de produção de texto coletivo a partir dos gêneros da ordem do argumentar.. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 2, p. 1-9, 2011.

3.
Denilson Matos2010Denilson Matos ; Amanda de Souza Brito ; FERREIRA, Vinicius Varella. ; Jalusa Sarah Ferreira da Silva . LETRAMENTO E TRABALHO: REFLEXÕES LINGUÍSTICAS SOBRE O TURISMO PARAIBANO.. II CNEU, v. 2, p. 1, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.; LEAL, Telma Ferraz . Produção de Textos na escola: conhecimentos em ação.. In: SILVEIRA, Everaldo [et al.]. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais.. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016, v. , p. 195-217.

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA DO ALUNO NO MOMENTO DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Márcio Martins Leitão, Paulo Vinicius Ávila Nóbrega, Gitanna Brito Bezerra, Thalita Maria Lucindo Aureliano, Giorvan Ânderson dos Santos Alves (Orgs.). (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: aquisição de gêneros textuais e leitura.. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. 3, p. 192-208.

3.
LEAL, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi ; SANTANA, Joselmo Santos de ; FERREIRA, Vinicius Varella. . O ensino da produção de textos em documentos curriculares de redes públicas brasileiras.. In: LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia.. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo.. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2014, v. 01, p. 51-67.

4.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática da educação a distância: distância transacional e processos de interação.. In: Denilson Pereira de Matos. (Org.). Linguagem na EaD: Utilização das ferramentas da Web como estratégia de ensino. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 1, p. 13-18.

5.
FERREIRA, Vinicius Varella.. As novas tecnologias e a educação a distância: implicações no desenvolvimento social e educacional.. In: Denilson Pereira de Matos. (Org.). Linguagem na EaD: Utilização das ferramentas da Web como estratégia de ensino.. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 1, p. 45-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.; SOUZA, Júlia Teixeira . O DESDOBRAMENTO DO GÊNERO SEGUNDO SCHNEUWLY E DOLZ (2004) DURANTE UMA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO NA ESCOLA.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN, 2014, Natal. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN. Natal: UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA, 2014. v. 1. p. 1-14.

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Construindo autoria na produção coletiva de textos por meio da argumentação.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN, 2014, Natal. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN. Natal: UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA, 2014. v. 1. p. 1-15.

3.
FERREIRA, Vinicius Varella.; MATOS, D. P. . Heterogeneidade Linguística: reflexões sobre questão de Língua Portuguesa na Prova Brasil 2009.. In: I Congreso de la Delegación Argentina de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL) y V Jornadas Internacionales de Filología Hispánica, 2012, La Plata. IIddeennttiiddaaddeess ddiinnáámmiiccaass: vvaarriiaacciióónn yy ccaammbbiioo eenn eell eessppaaññooll ddee AAmméérriicca. La Plata: FaHCE-UNLP, 2012. v. 1. p. 01-18.

4.
MATOS, D. P. ; FERREIRA, Vinicius Varella. ; MONTEMOR, D. P. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual.. In: IX ENIL:Encontro Nacional de Interação em linguagens verbal e não-verbal, 2011, JOAO PESSOA -PARAIBA. Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. JOAO PESSOA -PARAÍBA: IDEIA, 2011. p. 1-12.

5.
BRITO, A. ; MATOS, D. P. ; FERREIRA, Vinicius Varella. . Letramento e turismo na Paraíba: gêneros textuais em (re) construção.. In: XIII Encontro de Iniciação a docência, 2010, João Pessoa. XIII Encontro de Iniciação a docência e do XII Encontro de Extensão, 2010. p. 03-12.

6.
MATOS, D. P. ; FERREIRA, Vinicius Varella. . Letramento como processo incluso no programa das disciplinas de licenciatura do curso de letras da UFPB. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita Diversidade e diferença na educação: cultura escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades, 2010, Belo Horizonte. III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita Diversidade e diferença na educação: cultura escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades, 2010. p. 01-09.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, Cristiane Maria da Silva ; FERREIRA, Vinicius Varella. . APRENDIZAGEM MEDIADA POR FERRAMENTA DE INTERAÇÃO (DIÁRIO DE BORDO) NA PLATAFORMA MOODLE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE ALUNOS EM CURSO DE LICENCIATURA PORTUGUESA EM EAD. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 32-33.

2.
GOMES, Jailson de Lucena ; FERREIRA, Vinicius Varella. . LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA: NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO SABER. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 60-61.

3.
Pereira, Joaquim Alves ; FERREIRA, Vinicius Varella. . O USO DA LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 62-63.

4.
SOUZA, José Wellisten Abreu de ; FERREIRA, Vinicius Varella. . DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM LETRAS NA EAD: O PAPEL DO TUTOR A DISTÂNCIA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 70-71.

5.
ARAÚJO, Juçara Lídia de ; FERREIRA, Vinicius Varella. . AS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 72-73.

6.
FERREIRA, Vinicius Varella.. ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO: REFLEXÕES SOBRE AUTORIA. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas/SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: FE/UNICAMP, 2012. p. 386-387.

7.
FERREIRA, Vinicius Varella.; MATOS, D. P. . As ferramentas de avaliação em EaD sob a ótica do discente.. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede. Recife: Editora Universitária UFPE, 2012. p. 96-96.

8.
FERREIRA, Vinicius Varella.. O Processo de Produção Coletiva de Texto: o professor é mediador, autor ou coautor?. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012. p. 31-31.

9.
FERREIRA, Vinicius Varella.; MEDEIROS, Hercílio de . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais.. In: SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da linguagem., 2012, Recife/PE. SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da linguagem.. Recife: UFRPE, 2012.

10.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2010, Teresina - PI. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Teresina - PI: GELNE/UFPI, 2010. p. 365-366.

11.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal., 2010, João Pessoa - PB. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura.. João Pessoa - PB: Ed. Universitária/UFPB, 2010. p. 70-71.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.; LEAL, Telma Ferraz . Mediação docente em produção coletiva de textos: afinal, quem são os autores?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. A construção de autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, Vinicius Varella.. FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO EM EaD: análise a partir da perspectiva do aluno de Licenciatura Plena em Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Argumentação como estratégia discursiva na construção da autoria do aluno no momento de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, Vinicius Varella.. A construção da autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA, Vinicius Varella.. O Processo de Produção Coletiva de Texto: o professor é mediador, autor ou coautor?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Vinicius Varella.. ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO: REFLEXÕES SOBRE AUTORIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Autoaprendizagem: como tornar-se um aluno virtual de sucesso.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MEDEIROS, Hercílio de ; FERREIRA, Vinicius Varella. . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Denilson Matos ; Amanda de Souza Brito ; FERREIRA, Vinicius Varella. ; SILVA, C. C. ; Jalusa Sarah Ferreira da Silva . Letramento e trabalho: reflexões linguísticas sobre o turismo paraibano.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MEDEIROS, Hercílio de ; FERREIRA, Vinicius Varella. . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais 2012 (Resumos publicados em anais).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.. DME MOSTRA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação. 2007. .

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2006. .

3.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2004. .

4.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2002. .

5.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2001. .

6.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação. 2001. .

7.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Magistério para o município do Rio de Janeiro. 2000. .

8.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2000. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Participação em banca de Alexandre Dijan Coqui. Para uma pedagogia de pesquisa: a utilização das ferramentas de busca na web.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Participação em banca de Aline Karoline Lima Barros. O ensino da Literatura Afro-brasileira e Africana e sua contribuição para a erradicação da discriminação racial.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Participação em banca de Magnay Erick Cavalcante Soares. O uso da WebQuest como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no estudo de gêneros textuais.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Participação em banca de Vanessa Barreiros de Almeida. Leitura e produção no ciberespaço: diferentes práticas de letramento.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Participação em banca de Vanina Ferraz Bandeira Alves. O processo de reescritura textual em textos produzidos nos fóruns das disciplinas do CLEaD.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Construindo autoria na produção coletiva de textos por meio da argumentação.. 2014. (Congresso).

2.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. 2014. (Congresso).

3.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. O desdobramento do gênero segundo Schneuwly e Dolz (2004) durante uma produção coletiva de texto na escola.. 2014. (Congresso).

4.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

5.
II Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL. 2013. (Congresso).

6.
III Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem - EIAL. 2013. (Congresso).

7.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem - ENAL. 2013. (Congresso).

8.
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).

9.
18º Congresso de Leitura do Brasil. 2012. (Congresso).

10.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2012. (Outra).

11.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem ? CEEL.. 2011. (Congresso).

12.
Capacitação para Docente do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.Teoria e prática de ensino: uma abordagem sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. 2009. (Outra).

13.
Capacitação para Orientadores Pedagógicos.Orientador Pedagógico como motivador do processo ensino-aprendizagem.. 2009. (Outra).

14.
Formação Continuada de Docentes do 1º Segmento do Ensino Fundamental.Alfabetização por meio de Textos, Incentivo a Leitura e Planejamento e Avaliação para Diversidade. 2009. (Outra).

15.
Oficinas CDM.Prática de sala de aula para a Educação Infantil. 2009. (Oficina).

16.
Oficinas CDM.Prática de Sala de Aula para o Ensino Fundamental. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Seminário Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa.. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Graças Ferreira Silva. A prática de leitura utilizando um site na internet como "clube de leitura".. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

2.
Jackeline Maria de albuquerque Aragão. Características do gênero discursivo Fórum Educacional.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

3.
Joaquim Alves Pereira. O uso da poesia popular na sala de aula.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

4.
Joelma de Fátima de Santana. A prática virtual de leitura de textos poéticos na produção de sentido crítico.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

5.
Rejane de Sousa Formiga Almeida. Criação de um espaço midiático de discussão e produção textual coletiva numa turma do curso de Letras na modalidade a distância.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

6.
Maria de Fátima Caiana. Comunicação e uso de mídias: componente curricular indispensável no ensino médio.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

7.
Juçara Lídia de Araújo. As estratégias de Educação a Distância e suas contribuições nas práticas de leitura e escrita.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

8.
Leonardo Pereira e Silva. As tecnologias de informação e as diferentes linguagens no ensino de Geografia.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

9.
Mariléia Santos Oliveira. A contribuição do letramento literário para efetivação do processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola José Carlos da Mota do município de Mundo Novo na Bahia.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

10.
Neísa Soares Neto. Comunicação, letramento e senso crítico.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

11.
Valdineide Moreira da Silva. Gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

12.
Meres Dayanne Ladeia Rocha Flores. Tecnologia e educação: mudanças na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa graduados pela Universidade Federal da Paraíba através do Sistema UAB no polo de Jacaraci - Bahia.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

13.
Uberlândia de Souza Félix. Cursos de Letras por meio da EaD: pontos positivos e negativos dos ambientes virtuais de aprendizado.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

14.
Tatiane Macedo Santos. Fórum: espaço de interação para a construção colaborativa da aprendizagem em EaD.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

15.
Seane da Nóbrega Mascena Dantas. O gênero digital Blog: novas práticas de leitura e escrita em sala de aula.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

16.
Eliana Shirley do Nascimento Lisboa. Linguagem, comunicação e interação nos cursos semipresenciais: análise da formação continuada da SEDEC.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

17.
Marcos Antônio da Silva. Do livro didático a tela do computador: algumas considerações acerca da prática de leitura no ambiente virtual em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

18.
Marcos Antônio da Silva. Do livro didático a tela do computador: algumas considerações acerca da prática de leitura no ambiente virtual em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

19.
Silvana de Sousa Felipe Luiz. O ensino de literatura infantil e o uso dos recursos audiovisuais na transformação do processo de leitura e escrita.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

20.
José Wellisten Abreu de Sousa. Desafios da formação em Letras na EaD: o papel do tutor a distância.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

21.
Fabiane Silva Machado Queiroz. Tecnologias educacionais e sala de aula: a pedagogia do século XXI.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

22.
Alina Kadígina da Silva Barros. A utilização do Blog nas aulas de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental II da E.M.E.F.M. Abdias Aires de Queiroz.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

23.
Ana Paula Fernandes de Morais França. A inclusão das TIC's e de ferramentas virtuais no ensino da Língua Portuguesa.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

24.
Annyde de Oliveira de Souza. A inclusão digital no ensino de Língua Portuguesa na EJA.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

25.
Antônio César de Carvalho. A Educação a Distância (EaD) com foco no letramento digital (formação e capacitação docente): um olhar sobre a Secretaria de Estado de Educação da Paraíba.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

26.
Cristiane Maria da Silva Santana. Aprendizagem mediada por ferramenta de interação (Diário de Bordo do aluno) na Plataforma MOODLE: uma análise do discurso de alunos em curso de licenciatura em Língua Portuguesa em EaD.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

27.
Verônica Maria Barbosa de Araújo. O uso de Ambientes Virtuais no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa em cursos presenciais.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

28.
Francisco Vieira da Silva. Da tela para o papel: a incorporação dos gêneros discursivos digitais em manuais didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

29.
Hisabel Queiroz Vilar Dantas Lopes. Uma proposta de letramento digital/inclusão digital para professores da Escola Municipal Juvina de Oliveira Monteiro - Soledade/PB. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

30.
Wildmark Ricard Fernandes Santana. O uso de recursos tecnológicos, como projetor de slides e o computador em sala de aula do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Municipal Julieta Cardoso David.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

31.
Jailson de Lucena Gomes. As novas linguagens tecnológicas como instrumentos culturais e modificadores operativos das apropriações de saberes.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

32.
Damiana Nunes Viana. Letramento digital e o ensino da gramática como prática inovadora do processo de ensino.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

33.
Willian Lima de Sousa. Lápis e papel X teclado e tela: o "x" da questão no processo de leitura e escrita em suportes distintos.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

34.
Maria de Lourdes Pereira Alves. Ingresso de alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Itaporanga nos cursos de Letras ou Letras/Libras em EaD da UFPB.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

35.
Maria de Fátima Oliveira Santos. Utilização da ferramenta Wiki na produção coletiva de textos.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

36.
Mariléia Manteine Vicentini e Valéria Fernandes Rocha. Avaliação online: minimizando as barreiras da avaliação presencial.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em EaD) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

37.
Mariana T. dos Santos e Silvania da S. Rodrigues Christino. O gênero bilhete que circula na escola: aspectos composicionais e função sociodiscursiva.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

38.
Ana Rita de Matos Fernandes. A utilização do Wiki como ferramenta colaborativa da Web 2.0 para aprendizagem de alunos em cursos à distância.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em EaD) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

39.
Elias Germano da Silva. Modelos cognitivos de produção textual de alunos.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

40.
Thais Almeida de Jesus. Gênero digital Chat: função sociodiscursiva presente nas aulas de produção de texto.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

41.
Rita de Cassia Ferreira Coutinho Anapurús. Expressões da internet no texto do aluno: uma reflexão sobre ortografia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

42.
Alessandra Barbosa Cordeiro. Algumas reflexões sobre a aquisição da linguagem para alunos surdos.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.

43.
Aline Bárbara Predes. Gênero digital Wiki: uma nova proposta de ensino.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Vinícius Varella Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.; LEAL, Telma Ferraz . Produção de Textos na escola: conhecimentos em ação.. In: SILVEIRA, Everaldo [et al.]. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais.. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016, v. , p. 195-217.


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Vinicius Varella.. FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO EM EaD: análise a partir da perspectiva do aluno de Licenciatura Plena em Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, Vinicius Varella.. Argumentação como estratégia discursiva na construção da autoria do aluno no momento de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, Vinicius Varella.. A construção da autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


- UFCG: Aprovação no Concurso Público para Professor da Educação Infantil na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UAEI/UFCG) - 2014; 

- Aprovação em concurso público para IFPB/2011 para o cargo de Docente de Disciplinas Pedagógicas;

- Aluno de Disciplina Isolada - Fórum de Pesquisa I - Pela UERJ em 2008.1. Grau de avaliação 9,5;

- Coordenador do Projeto de Reforço Escolar em escola municipal de Nova Iguaçu em 2008;

- Aprovação em concurso Público Magistério Estadual PI para Disciplinas Pedagógicas Estado do Rio de Janeiro (2008);

- Assessor Pedagógico no Centro de Estudos em Educação e Linguagem ? CEEL
Local: Prefeitura Municipal de Camaragibe/PE
Tema: Assessoria Pedagógica em processos de alfabetização 
Público-alvo: alunos e professores dos primeiros anos do EF
Período: set. a dez. de 2011;

- Formador/Professor na Prefeitura Municipal de João Pessoa
Local: CECAPRO/ PB
Tema: Formação Continuada para professores readaptados
Público-alvo: Professores do primeiro e segundo segmentos do E.F. readaptados
Período 2: agosto a novembro de 2012;
Período 1: setembro a dezembro de 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:43:32