Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Publicitário e Professor Universitário com Doutorado-Sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal); no Programa de Doutoramento em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Bolsista CAPES) Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-graduados de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e (Bolsista CAPES - mod.2 / 2014), Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (com Bolsa CAPES/ 2010); Especialista em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002) e Comunicador Social graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). Professor dos cursos: Pós-Graduação em Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM-SP); Pós-Graduação em Comunicação e Produção de Moda (Univ. Anhembi Morumbi) e MBA em Negócios da Moda (Univ. Anhembi Morumbi); Graduação em Design de Moda (IED-SP), MBA em Gestão e Negócios da Moda (FMU e atualmente FIAM-FAAM); Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design (FMU e atualmente FIAM-FAAM); Professor dos cursos de graduação em Design Gráfico/Programação Visual, Design de Produto e Gestão em Moda (FMU e atualmente FIAM-FAAM), Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico e Fotografia (FMU e atualmente FIAM-FAAM), Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Produção Audiovisual e Produção Publicitária (FAM - Faculdade das Américas), do bacharelado em Publicidade e Propaganda (FAM - Faculdade das Américas) e do Bacharelado em Publicidade e Propaganda (SENAC). Disciplinas ministradas: Consumer Insights, Semiótica, Cenários da Comunicação Contemporânea, Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda, Gestão e Empreendedorismo em Audiovisual, Branding e Inovação, Gestão e Marketing, Plano de Comunicação, Teoria da Comunicação, Estudos de PDV, Planejamento Estratégico, Composto de Marketing, Comunicação Mercadológica, Gestão em Produto de Moda, Pesquisa e Projeto em Moda, Projeto Experimental em Gestão de Moda, Espaço Comunicação Cidade-Mídia, Laboratório de Mídias Móveis e Identidade Corporativa, Estratégias de Mercado Mídias Móveis, Marketing: Comportamento de Massas e Públicos, Orientação e Elaboração de Projeto, Gestão de Novos Mercados e Empreendedorismo, Projeto Experimental em Coordenação de Moda, Plano de Negócio e Comunicação, Tópicos Avançados em Gestão de Moda Atuou em regime de tempo integral (40h) como Professor de apoio à coordenação do curso de Moda FIAM-FAAM Membro da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) e do Grupo de estudos CENCIB (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura) vinculado ao curso de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Anteriormente fui membro do grupo de estudo ESPACC (Grupo de pesquisa: Espaço, Visualidade, Comunicação e Cultura) vinculado ao curso de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Profissional em Agências e empresas de Comunicação e Marketing (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro
Nome em citações bibliográficas
CAVALHEIRO, G. A. T.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: PORTELA, M.).
Título: O TEMPO IN-MEDIA-ATO: A SUPERAÇÃO DA VISIBILIDADE POR MEIO DA TATILIDADE DAS NÃO-COISAS E-MATERIALIZADAS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Lucrécia D`Alessio Ferrara.
Coorientador: PORTELA, M.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; interação; materialidade; realidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Sociedade do Avatar: do eu heteronímico ao cibercultural,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Lucrecia D'Alessio Ferrara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alteridade; avatar; mediatização; heteronímia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2017 interrompida
Especialização interrompida em 2018 em Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão. (Carga Horária: 360h).
FAM CENTRO UNIVERSITARIO, FAM, Brasil.
Bolsista do(a): FAM CENTRO UNIVERSITARIO, FAM, Brasil.
Ano de interrupção: 2018
2000 - 2002
Especialização em Design Gráfico, Comunicação, Arte e Tecnologia.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Título: Moneygrafia: o Design das Cédulas Monetárias Brasileiras de 1945 a 2000.
Orientador: Lucrécia D'Alessio Ferrara.
1995 - 1998
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e propaganda.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Bootcamp Skinner: Big Data Social Analytics: The Best Practices. (Carga horária: 30h).
Cappra Data Science, CAPPRA, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor RPA, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4
Outras informações
Pós-Graduação em Big Data e Inteligência de Marketing Disciplina ministrada: CONSUMER INSIGHTS

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor RPA, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Comunicação e Mídias Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO
07/2018 - 09/2018
Ensino, Pós-Graduação em Big Data e Inteligência de Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CONSUMER INSIGHTS

IED São Paulo, IED São Paulo, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino, One Year Executive Course em Jewelry Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semiótica, Comunicação e Expressão
01/2018 - Atual
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Branding
Semiótica

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE MODA Ministrando a disciplina: BRANDING

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino, PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE MODA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING
05/2018 - Atual
Ensino, MASTER EM NEGÓCIOS E VAREJO DE MODA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING

FAM CENTRO UNIVERSITARIO, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

01/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ATENDIMENTO E RELAÇÕES COM O MERCADO
GESTÃO ESTRATÉGICA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
RELAÇÕES DE CONSUMO E MERCADOLOGIA
01/2017 - 12/2017
Ensino, PRODUÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CENARIOS DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORANEA
GESTÃO ESTRATÉGICA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
01/2017 - 12/2017
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO EM AUDIOVISUAL
01/2017 - 12/2017
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CENARIOS DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORANEA

FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Em 2016 (1s) Professor Tempo Integral: Apoio à Coordenação 20h Em 2015-2016 Participante do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Moda

Atividades

07/2015 - 07/2017
Ensino, DESIGN GRÁFICO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMPREENDEDORISMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
07/2015 - 07/2017
Ensino, MODA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING
PLANO DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO
PROJETO EXPERIMENTAL EM COORDENAÇÃO DE MODA
PROJETO EXPERIMENTAL EM GESTÃO DE MODA
TÓPICOS AVANÇADOS EM COORDENAÇÃO DE MODA
07/2015 - 12/2015
Ensino, CST Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
07/2015 - 12/2015
Ensino, Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
Atualmente também leciono a disciplina: Gestão de Novos Mercados e Empreendedorismo (que não coube no espaço limitado das disciplinas ministradas)

Atividades

01/2014 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESPAÇO E COMUNICAÇÃO: A CIDADE-MÍDIA
ESTRATÉGIAS DE MERCADO - MÍDIAS MÓVEIS
GESTÃO DE AGÊNCIAS
LABORATÓRIO MÍDIAS MÓVEIS E IDENTIDADE CORPORATIVA
MARKETING: COMPORTAMENTO DE MASSA E PÚBLICOS
ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETO (TCC I e TCCII)
PROJETO INTERATIVO IV

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32
Outras informações
O Grupo Laureate adquiriu o Centro Universitário FMU e iniciou uma transição do uso desta marca para os cursos de Design e Moda, migrando suas atividades para a FIAM-FAAM

Atividades

07/2013 - 06/2015
Ensino, Gestão do Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PESQUISA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
07/2012 - 06/2015
Ensino, MBA em Gestão e Negócios da Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING E INOVAÇÃO
01/2011 - 06/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING
GESTÃO E MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
01/2011 - 06/2015
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BRANDING
ESTUDOS DE PONTO DE VENDA
GESTÃO EM PRODUTO DE MODA
PESQUISA E PROJETO EM MODA
PLANO DE COMUNICAÇÃO
PROJETO EXPERIMENTAL - ORIENTAÇÃO
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
01/2011 - 06/2015
Ensino, CST Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Uniesp - Diadema, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso Superior de Tecnologia em Marketing de Varejo Disciplinas ministradas: Desenvolvimento de marcas (Branding) Comunicação Mercadológica Marketing de Relacionamento Publicidade e Propaganda Composto de Marketing

Atividades

01/2010 - 12/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Marketing de Varejo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MARKETING DE RELACIONAMENTO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
COMPOSTO DE MARKETING
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
DESENVOLVIMENTO DE MARCAS (BRANDING)

blue|PDM e HeavyWeight Comunicação, B.PDM E HWD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Criação:Arte/Redação e Planner, Enquadramento Funcional: Parceiro, Carga horária: 16
Outras informações
Empresas em que atuo como colaborador/consultor nas funções de atendimento, criação, produção e/ou planejamento na prestação de serviços de para alguns clientes: UPS do Brasil, Maersk, Herbalife, Instituto Vivo, Grupo Swatch, Calçados Pontal, Confederação Brasileira de Golfe, Panashop, Praia do Forte Resort (atual Tivoli), SPC Brasil, Apex Brasil, Mercadao.com.br, Novocim e Modern Logistics.


Extrude Comunicação, EXTRUDE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Gerente de Contas, Enquadramento Funcional: Funcionário autônomo
Outras informações
Responsável pelo atendimento da conta Renner Sayerlack; redação e gestão dos serviços prestados pela agência e empresas terceiras


GPI Comunicação Ltda., GPI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Coordenador de Criação, Enquadramento Funcional: Funcionário autônomo
Outras informações
Coordenação da equipe de criação da agência. Desenvolvimento do programa de estágio. Responsável pela redação de campanhas, pelo treinamento de estagiários, andamento dos jobs, bem como pelo atendimento direto a alguns clientes diferenciados. Clientes: Procter & Gamble (Vick, Pampers, Hipoglós, Metamucil, PeptoBismo, Pür), Grupo Pão de Açúcar (CB Barateiro), American Express (Seguros Auto, Vida e Residencial), Pepsi, Bristol-Myers Squibb (Naldecon), Long Island e eventos como Stock Car (Carlos Alves Competition)


Zymberg Marketing Direto S/C Ltda, ZMD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Consultor de Marketing Trainee, Enquadramento Funcional: Assistente Trainee
Outras informações
Consultoria em Marketing Direto, Atendimento aos clientes e fornecedores, Planejamento, Criação (Redação/Arte) e Produção de Campanhas em ações de marketing. Assistente de marketing e mídia in company na house da distribuidora oficial das câmeras Canon na América do Sul na montagem da mídia, contato com os meios, planejamento das campanhas e embalagens Canon, organização do stand na PhotoBrazil?98 e da Convenção Canon-Brasil/98.



Revisor de periódico


2008 - 2012
Periódico: Galáxia (PUCSP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Criativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAITO, C. N. I. ; GREINER, C. ; FOLINO JUNIOR, A. ; BELLO, C. D. ; CAVALHEIRO, G. A. T. ; PICCHIA, P. . HIKIKOMORI: a vida enclausurada nas redes sociais. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2013. 128p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Marca Avatar. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: CONSUMO Afetividade e Vínculos - A cidade, o lugar, o produto, 2012, São Paulo. Anais do SIEP: Consumo, 2012. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.; MATOS, S. . Fashion Thinking : uma nova forma de gestão. In: Congresso Internacional de Negócios da Moda, 2017, São Paulo. Congresso Internacional de Negócios da Moda 2017, 2017.

2.
MORAES, K. C. ; OLIVEIRA, R. P. R. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . O velho Luxo e o novo Premium no mundo da moda. In: Congresso Internacional de Negócios da Moda, 2017, São Paulo. Congresso Internacional de Negócios da Moda 2017, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.; Profa. Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara . Moneygrafia, o Design das Cédulas Monetárias Brasileiras de 1945 a 2000. In: IV Congresso de Iniciação Científica e I Mostra de Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2005, São Paulo. IV Congresso de Iniciação Científica e I Mostra de Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2005. p. 245-248.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.; MATOS, S. . Fashion Thinking: uma nova forma de gestão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MORAES, K. C. ; OLIVEIRA, R. P. R. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . O velho Luxo e o novo Premium no mundo da moda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMARAL, L. G. S. ; FERREIRA, L. F. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . Redes sociais e o atacado de moda no Bom Retiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAVALHEIRO, G. A. T.; MATOS, S. . Crossumer: um sintoma da aceleração, inovação e ascendência no mercado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAVALHEIRO, G. A. T.; SOARES, L. ; SOUTO, V. . A economia do compartilhamento e o comportamento de consumo masculino na moda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Comunicação em ciberespaço: os efeitos dos modelos da visibilidade e-material. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Aula Magna - A Publicidade de Marcas no Tempo dos Consumidores Avatares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CAVALHEIRO, G. A. T.; GOTO, A. ; PENA, F. ; FERREIRA, B. . Moneygrafia e a vida de Aloísio Magalhães. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAVALHEIRO, G. A. T.; PICCHIA, P. . O fenômeno Hikikomori como uma experiência de uma existência psicocomunicativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Amor e Ódio Ciberavatarizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Amor e Ódio Glocalizados Colóquio CENCIB/PUCSP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Avatarização e Personalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Eram os Deuses Avatares?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Moneygrafia, o Design das Cédulas Monetárias Brasileiras de 1945 a 2000. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERRARA, L. D. ; TRIVINHO, E. R. ; CAPANEMA, L. ; CAVALHEIRO, G. A. T. ; FERRARA, F. D. . CEA - Logo/ID (Novo Logo/ID PEPGCOS-PUCSP). 2012.

Trabalhos técnicos
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Parecer 02: Revista Fronteiras - estudos midiáticos. 2017.

2.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Parecer da dObra[s] ? revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda. 2017.

3.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Parecerista - 6° ENPModa - Encontro Nacional de Pesquisa em Moda. 2016.

4.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Membro da Comissão Científica - 6° ENPModa - Encontro Nacional de Pesquisa em Moda. 2016.

5.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Parecer 01: Revista Fronteiras - estudos midiáticos. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Tendências e Oportunidades no Meio Digital. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Curso de Estilística de Língua Portuguesa. 2004. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAVALHEIRO, G. A. T.. Gigolaço. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JACOB, E. L.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CARDOSO, E. P.. Participação em banca de Gustavo Midea Paoliello Castilho.Presença digital e Personas da Marca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
BELLO, C. D.; CAVALHEIRO, G. A. T.; NASCIMENTO, V. P. C. B.. Participação em banca de Gabriel Chang.Energia 97FM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
RANOYA, G.; BONINI, E. C.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Jennifer Carenine Alves Bezerra Bertero.Recalculando rotas - A mídia locativa como ferramenta de comunicação: estudo de caso aplicativo Waze. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

4.
RANOYA, G.; BONINI, E. C.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Priscila Chiva de Carvalho Silva.Camiseteria.com: O desenvolvimento de produtos em um sistema colaborativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

5.
DINIZ, J.; RANOYA, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Alessandra dos Santos Moura.Análise de PDV para construção de marca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

6.
Romito, F.; CANIZA, R. V.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Matheus Park.Planejamento Estratégico: Tuba Moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

7.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Tathyana Mara de Jesus.A camiseta e o mercado de moda souvenir de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

8.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Marcio Rogério Bonato e Natália Cardoso.Eart - Plano de negócio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

9.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Eliane Assis do Nascimento.A imagem e consumo de moda através do uso dos arquétipos mitológicos de C.G.Jung. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

10.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Luma Nogueira Gonçalves e Natália Rosendo.A influência dos Blogs no consumo de moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

11.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Jurema Ferrer Simões.Um corpo ideal para o consumo - a relação entre o consumo de cirurgias estéticas e de moda na formação de um nicho de mercado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

12.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Pamela Guimarães Paris e Thiago Eduardo Conti.O fetiche e a moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

13.
CANIZA, R. V.; MATOS, S.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Amanda de Gregório Souza e Cássia Regina Pavão Nodari.Moda democrática - valorizando tamanhos diferrenciados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

14.
CANIZA, R. V.; MATOS, S.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Vânia Ramos Brito.Moda e o novo mercado de luxo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

15.
CANIZA, R. V.; MATOS, S.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Anna Claudia S. Godoy e Erika Yukari Ishibiya.Consumo consciente versus hiperconsumo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

16.
Romito, F.; SA, A. F.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Luana Santos Aguiar Tatiane Correia Nervis.Estudo Comparativo do Outsourcing como ferramenta de estratégia para produção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

17.
Romito, F.; SA, A. F.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Ruchelle Gonzaga Fantazia e Thuany Maria Vanderlei.Uso da comunicação integrada com a cenografia no varejo de moda para alavacagem de vendas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

18.
Romito, F.; SA, A. F.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Aline Grazielle Oliveira.A indumentária de casamento numa visão paulista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

19.
Romito, F.; SA, A. F.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de de Renato Tatsuya O. Horiuchi e Roberto Brandão Silva.Aplicação da tecnologia RFID no varejo de moda: estudo de caso Memove. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

20.
Romito, F.; SA, A. F.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Priscila Vieira.Sistema de planejamento e controle de uma produção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

21.
CAVALHEIRO, G. A. T.; TUTIA, R.; Romito, F.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Renata Aparecida Maia Oliveira e Vanessa de Gusmão L. Ramos.Visual Merchandising no Consumo de Moda Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

22.
TUTIA, R.; Romito, F.; CANIZA, R. V.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Aline Cristina Alves dos Santos e Raphaela Martins da Silva.O Setor Têxtil nos Hipermercados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

23.
TUTIA, R.; Romito, F.; CANIZA, R. V.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Ariadne R.H. Sanches, Endily B. Sanches e Stella Nascimento.Renovando espaço H&M Semijóias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

24.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea; Neves, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Leiriene G. Machado, Mariane de G. Souza e Natasha O. Morais.This is Halloween: O Estudo de construção Visual dos Personagens de Tim Burton. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Tecnologia em Design Gráfico) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

25.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Renata Gomes da Silva.Marketing e Comunicação em Moda: estudo de caso aplicado à marca Talento Noivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

26.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Letícia de Andrade Gonçalves.Caprichos de um Consumidor Capricho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

27.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Karina C. Resende; Letícia S. Renna e Priscila S. Miléo.O Aspecto Social da Moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

28.
Romito, F.; CAVALHEIRO, G. A. T.; CANIZA, R. V.. Participação em banca de Mônica A . Ramos, Priscila F. da Silva e Thaissa S da Silva.Coolhunting: Tendência em Profissão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

29.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea; Neves, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Anna Teixeira, Daniele Souza, Elaine Arruda, Natalia Diniz.Como Orientar os Familiares no Cuidado do Idoso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

30.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea; Neves, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Adriana Devecz Bruno Guscikem Dhaius Santos Elizete Ribeiro.Livro Infantil: a linguagem despertando interesse e imaginação das crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

31.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea; Neves, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Mariane da Silva Santos e Rafael de Araújo.Como um personagem pode influir, conter e promover uma reflexão aos hábitos da sociedade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

32.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea; Neves, G.; CAVALHEIRO, G. A. T.. Participação em banca de Caue L Garofalo, Diego C Sanchez e Thiago G B Angonese.O Mangá Nacional: o estudo, trajetória e produção do Mangá brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A criação tipográfica de Alberto Casiraghy (Pulcinoelefante/ Italia): Aula Aberta (MatLit/FLUC). 2013. (Encontro).

2.
Seminários Transversais (MatLit/FLUC) - Chris Funkhouser New Jersey Institute of Technology. 2013. (Seminário).

3.
Seminários Transversais (MatLit/FLUC) - Sandy Baldwin West Virginia University. 2013. (Seminário).

4.
Seminários Transversais (MatLit/FLUC) - Susan Schreibman Trinity College Dublin. 2013. (Seminário).

5.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL EMOÇÃO E IMAGINAÇÃO: OS SENTIDOS E AS IMAGENS EM MOVIMENTO. 2011. (Seminário).

6.
Colóquio CENCIB/PUC-SP - O FENÔMENO GLOCAL.Amor e Ódio Glocalizados. 2010. (Outra).

7.
Aula Inaugural - Jesús Martín-Barbero . Fórum Permanente de PPG em Comunicação do Estado de São Paulo.. 2009. (Outra).

8.
Cultura visual e educação: debates em torno da pedagogia das imagens - Profa. Inés Dussel (FLACSO-ARG). 2009. (Seminário).

9.
III Simpósio Nacional ABCiber / Eixo 2. sessão 3 Entretenimento, práticas socioculturais e subjetividade. 2009. (Simpósio).

10.
III Simpósio Nacional ABCiber / Eixo 2. sessão 9 Redes sociais, identidade e sociabilidade. 2009. (Simpósio).

11.
III Simpósio Nacional ABCiber / Eixo 3. mesa 2 Vigilância, ciberativismo e poder. 2009. (Simpósio).

12.
III Simpósio Nacional ABCiber / Eixo 6. mesa 1 A mobilidade como contradição do espaço urbano ESPACC. 2009. (Simpósio).

13.
III Simpósio Nacional ABCiber / Eixo 6. sessão 3 Mobilidade, redes e espaço urbano. 2009. (Simpósio).

14.
III Simpósio Nacional ABCiber / Prof. Ollivier Dyens (Univ. Concórdia) ?Linguagem no fim da humanidade?. 2009. (Simpósio).

15.
Palestra ESPM: Prof. Dr. Bernard Miège (Univ. Grenoble - França). 2009. (Outra).

16.
Projeto Horizontes do Objeto - Ciclo de Workshops Teóricos. Cencib / Cos - Pucsp. 2009. (Encontro).

17.
XVIII Encontro Anual da COMPOS - Gilles Lipovetsky. 2009. (Congresso).

18.
XVIII Encontro Anual da COMPÓS - GT Cibercultura. 2009. (Congresso).

19.
III Reunião do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber. 2008. (Encontro).

20.
III Simpósio FAPCOM ? Comunicação e Mobilidade: D. Kerckhove, F. Casalegno e M. Di Felice.. 2008. (Simpósio).

21.
II Simpósio Nacional ABCiber / Painel Temático 06 Redes Sociais II:Sujeito, Identidade e Socialidade: Henrique Antoun (UFRJ). 2008. (Simpósio).

22.
II Simpósio Nacional ABCiber / Painel Temático 21 Corpo, Subjetividade e Identidade nos Mundos Virtuais: Fernanda Bruno (UFRJ). 2008. (Simpósio).

23.
II Simpósio Nacional ABCiber / Painel Temático 24 Imaginário Tecnológico e Virtualidade no Cinema:Erick Felinto (UERJ). 2008. (Simpósio).

24.
II Simpósio Nacional ABCiber/ Painel Temático 32 Rede, Código e Poder: Francisco Rüdiger (PUC RS). 2008. (Simpósio).

25.
II Simpósio Nacional ABCiber/ Painel Temático 33 Cultura do Jogo Eletrônico I : Pirataria, Experiência Estética e Heterotopia: Fátima Régis (UERJ). 2008. (Simpósio).

26.
Projeto Horizontes do Objeto - Ciclo de Workshops Teóricos. Cencib / Cos - Pucsp. 2008. (Encontro).

27.
Semiótica e Paixão, Professor Francesco Sedda (Universidade Sapientia ? Roma). 2008. (Oficina).

28.
Seminário de Marketing Esportivo Faculdade Trevisan / Brunoro & Cocco. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRIVINHO, E. R. ; PEREIRA, HELOISA P. ; LIMA, P. A. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2016. (Outro).

2.
CAVALHEIRO, G. A. T.; MATOS, S. ; CANIZA, R. V. . New Fashion Projects. 2016. (Exposição).

3.
CAVALHEIRO, G. A. T.; MAGALHAES, M. C. P. . 8a Semana de Moda FMU/FIAM-FAAM. 2015. (Outro).

4.
TRIVINHO, E. R. ; REIS, A.P. ; LIMA, P. A. ; PEREIRA, HELOISA P. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . II Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2008. (Outro).

5.
GUANAES, N. ; MENDONCA, D. ; PERISCINOTO, A. ; FERRENTINI, A. ; CAVALHEIRO, G. A. T. . III SUCO (Semana UNIP de Comunicação Social). 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Barreli e Mayara de Castro Camara. Como o design da marca influencia o valor agregado do produto para o consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

2.
Larissa Sousa e Letícia Faria. Redes Sociais e suas utilizações para o mercado de atacado de moda no Bom Retiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

3.
Giovanna Maria de Nóbrega Moreira. Tamanhos e medidas: a falta de padrão nas roupas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

4.
Gabriela de Oliveira Costa. A relação entre a opinião pública e o figurino espetacular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

5.
Fernanda Rodrigues Palos e Tábata Rodrigues Miguel. C SUSTENTA: A Relação de Sustentabilidade na moda da classe C. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

6.
Luma Soares Morales, Vitória de Cássia Gonçalves Souto. App colaborativo para moda masculina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

7.
Marcos Fernandes, Fernanda Saraiva e Karina Minoda. Plano de Negócio: Up the cycle!. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

8.
Mariana Moraes. Inteligência de mercado em e-commerce de Moda: um estudo direcionado à gestão de vendas e usabilidade do site. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

9.
Aline Ouro Papazissis. Criação de um Aplicativo: geolocalização de roupas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

10.
Karla de Carvalho Moraes e Renata Passarelli R.de Oliveira. Novo luxo, velho premium e o encantado mundo da moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

11.
Bruna Cabezas de Bulhões Carvalho. Visual Kei: Ascensão no mercado brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

12.
Rafaela Candido e Shirley Nunes de Oliveira. Renovações tecnológicas no SPFW: um novo pensamento a partir de mudanças e atualizações tecnológicas nos eventos de entretenimento em moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

13.
Keyla Oliveira Martins. Visual Merchandising acessível no varejo de moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em MODA) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

14.
Amanda Beatriz Leonel Amorim e Isabella Caroline dos Santos. Tecnologia e Moda Abrindo novas fronteiras para a inclusão: Aplicativo para deficiente físico ? Fashion Sense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

15.
Paula Rodrigues Ostetti. Análise de Mercado: A TNG no mercado paulista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

16.
Aline de Abreu Martins e Melina Petroni de Assis. Plano de Comunicação Integrada de Marketing: Uma estratégia de divulgação e lançamento para a marca Clara Mafra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

17.
Helena Napoleone e Jussinara Caciana. Loja Colaborativa Slow Fashion: planejamento estratégico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

18.
Gabriela Braga Diaz Castedo. O e-commerce no varejo de moda brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

19.
Drielle Lopes e Naiady Esteves da Cunha. Feiras Colaborativas: Plano de comunicação para feira Jardim Secreto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

20.
Camille Faria de Aquino Marques. Processo de Internacionalização: Case AREZZO & Co.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

21.
Larissa Caroline Guimarães Correa. Aumentando o lucro para as empresas de moda: a geolocalização e o deficiente visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

22.
Jhonny Rodrigues de Oliveira. Um Padrão normativo para visual merchandising no fast fashion destinado aos deficientes visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

23.
Fernanda da Silveira Bueno. Moda esportiva: atual visibilidade no mercado brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

24.
Anna Valentine Garcia Anne Caroline Lacerda e Neusa Tagawa. E-Commerce de moda Infantil de luxo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

25.
Caroline Klas Merlino. A evolução do comportamento do consumidor: como a geração y entende a compra de artigos de casamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

26.
Amanda Rebouças Wolfenberg Fernandes. Curvas: curvy is the new black. Estudo do mercado sobre a Moda Plus Size. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

27.
Luana Benitte, Marilia Salgueiro e Vivian Gregório. Um olhar estratégico sobre a marca New Balance. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

28.
Thais Sthephani Rei da Silva. ZOOM: Projetando um projeto na periferia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

29.
Aline Cavallaro Grana e Rafael Fischel Cuesta Rubio. Investindo em resultado no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

30.
Marcio Antonio de Oliveira Junior e Guilherme Lopes Laviano. Personagens da Seca Urbana: A Atratividade do Storytelling na Comunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

31.
Natália Luchesi. Fanatismo na moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

32.
Natsuko Kuraya, Sarah Lucena e Jennifer Soares. Revista Fler. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

33.
Caroline Foltz e Ana Saraiva. Agência de Comunicação para Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

34.
Isabela Mariano. Loja Tall Fashion e Plus Size. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

35.
Lais Freixêdas e Nathalia Viveiros. Marca para todos os biótipos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

36.
Núbia Soares e Yasmin Luque Abrahão. Como encantar e fidelizar o cliente: aplicação do método Disney. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

37.
Bianca Coutinho, Letícia A. da Silva e Mariana N. Gasparini. O.S.T. - A cultura da ostentação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

38.
Ana Paula Costa e Karen Damaro. Tecnologia de Design de Sapatos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

39.
Caroline Gomes, Isadora Araújo e Marcela Gerumaglia. Fantástico Mundo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

40.
Alline H. Goto, Eduarda S. de Oliveira e Raquel W. Mularek. A Adultização das crianças, a infantilização dos adultos e o papel da moda nesses processos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

41.
Angélica Ayumi Onishi. A nova geração e a influência dos ídolos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

42.
Pâmela Brunelle Zanão e Tamyres Aparecida Tigani. ABRAKADABRA: O atual mercado de fantasias em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

43.
Bruna D´Alonso, Erika Ito e Laura Camargo. Ito Sport Fishing. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

44.
Daniela Farroco, Erica Imanishi e Eunice M de Freitas. Estudo de Caso da Marca Doisélles. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

45.
Mariana Aparrecida Pereira Dino. A Memória de uma marca: memória afetiva Melissa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

46.
Thiago Luiz Panazzolo. A unidade visual do PDV enquanto reflexo da linguagem estratégica da coleção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

47.
Amanda Regina Rebouças Wolfenberg Fernandes. A indústria da moda e do comércio - o estudo do caso Fórum. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

48.
Aline Pinto de Almeida. A indústria do diferenciado. Um estudo de caso do potencial da produção do private label. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

49.
Daniela Oliveira e Márcia Ramos. Blogs e moda: um estudo sobre o marketing de moda na blogosfera.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

50.
Laura Adib e Simone Gonçalves. O novo comportamento do consumidor da terceira idade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

51.
Camila Guedes e Renata Rodrigues. Por trás dos bastidores de uma e-commerce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

52.
Amanda Almeida Lima de Paula. Plano de marketing para o reposicionamento de uma marca de roupas feminias - Romana Maria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.

Iniciação científica
1.
Priscila Santos. O INSTAGRAM E O PODER DA LINGUAGEM POÉTICA NA VIDA DOS USUÁRIOS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO. Orientador: Gustavo Augusto Tavares Cavalheiro.




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