Chie Hirose

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9939201037104143
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (1991) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Hiroshima (1998). Doutora pela Faculdade de Educação da USP (2010). Pós-doutorado em Educação na Feusp (2012-2013). Profa. Investigadora do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Universidade do Porto (2012). especialização em Formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos-GETEP (2004). É doutoranda da Universidade Federal de Hiroshima. Foi pesquisadora financiada pelo órgão federal japonês, foi consultora de professores nas Secretarias de Educação do Japão. Como professora visitante da Univ. Fed. Nara (2003) atuou na formação de graduandos e pós-graduandos da área de Pedagogia e de Licenciatura. Atua há vinte anos como professora alfabetizadora na Rede Municipal de São Paulo. Professora das Faculdades Integradas Campos Salles (Fac. de Pedagogia) e do Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chie Hirose
Nome em citações bibliográficas
HIROSE, C.;HIROSE, Chie

Endereço


Endereço Profissional
Escola Munic. de Ensino Fund. e Médio "Vereador Antônio Sampaio", Prefeitura Municipal de São Paulo.
Rua Voluntários da Pátria, 733
Santana
02011000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 22215599


Formação acadêmica/titulação


1998
Doutorado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Hiroshima, UFH, Japão.
Título: Antropologia e Educação Japão/Brasil,
Orientador: Profa Dra. Sano mariko.
Bolsista do(a): Nippon Kagakujutu, KAGAKUJUTU, Japão.
2009 - 2010
Doutorado em Doutorado.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: A Experiência do Corpo na Cerimônia do Chá - subsídios para pensar a educação, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Jean Lauand.
1995 - 1998
Mestrado em Mestrado em antropologia.
Universidade Federal de Hiroshima, UFH, Japão.
Título: Chuiko jin rui... (O olhar da Antropologia da Educação na adaptação intercultural - o caso de crianças brasileiras no Japão),Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profa. Dra. Mariko Sano.
Bolsista do(a): Fundação Itochu, ITOCHU, Japão.
2009 - 2011
Especialização em Formação em Especialista Reichiano. (Carga Horária: 360h).
Escola Contemporânea de Orgonomia e Somatopsicodinâmica, ECOS, Brasil.
Título: Formação de professores na ótica reichiana.
Orientador: Maria Alice Vassimon.
2000 - 2002
Especialização em Psicodrama. (Carga Horária: 360h).
Grupo de Estudos e Trabalho Psicodramáticos, GETEP, Brasil.
Título: Tablado do Moreno ? Espaço de Aprendizagem para o Papel de educador, 17-12-2004.
Orientador: Maria Alice Vassimon.
1988 - 1991
Graduação em Pedagogia.
faculdade de educaçao da USP, FEUSP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Alfabetização e Educação. (Carga horária: 120h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Direito aplicado à Educação. (Carga horária: 120h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Em parceria com o MEC - PNAIC:Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Ce. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Em parceria com o MEC - PNAIC:Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Ce. (Carga horária: 220h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Em parceria com o MEC - PNAIC:Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Ce. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Educação Integral e Escola de Tempo Integral. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, APROFEM, Brasil.
2010 - 2010
Bullying: cultivar a paz é o melhor caminho. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, APROFEM, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Professores do 2o. ano d o EF1. (Carga horária: 21h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas Campos Salles, FICS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 4
Outras informações
Leciona Antropologia e Socilogia Cultural

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação 1o. semestre 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017
Fundamentos Socioculturais da Educação 2o. semestre de 20122, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017

Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ;
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicodrama Aplicado a Recursos Humanos Metodologia do Ensino Superior Atualização Didática e Prática do Ensino Superior


Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 6
Outras informações
Lecionou (estudos paralelos - recuperação) para turmas de Filosofia e Serviço Social as disciplinas: Filosofia, Antropologia


Universidade Federal de Nara (Japão), UFN, Japão.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 20


Japan Society for the Promotion of Science, JSPS, Japão.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Research Fellowship, Enquadramento Funcional: Research Fellowship


Universidade Federal de Hiroshima, UFH, Japão.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Pesquisadora Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Cotia, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Convenit Internacional (USP)
2012 - Atual
Periódico: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (São Paulo)
2011 - Atual
Periódico: collatio
2011 - Atual
Periódico: Cemoroc-Livros
2011 - Atual
Periódico: Notandum (USP)


Idiomas


Japonês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Editorial Cemoroc USP 2016 - Categoria Estudos sobre Ensino Fundamental http://www.hottopos.com/isle22/95-106Chie.pdf, Cemoroc USP.
2012
Prêmio Editorial Cemoroc USP - Editor ad hoc, Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente Edf-Feusp.
2012
Prêmio Editorial Cemoroc USP - Melhor artigo em Estudos Orientais, Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente Edf-Feusp.
2011
Membro do Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente -Feusp, Cemoroc.
2011
Diretora Adjunta Científico de Eventos, Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente.
2011
Pesquisadora do Instituto Jurísico Interdisciplinar - Universidade do Porto, IJI - U. Porto.
2003
Professora Visitante (2003 a 2004)., Universidade Federal de Nara (Japão).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HIROSE, Chie2019HIROSE, Chie. Nelson Mandela, uma experiência de educação para a Justiça. INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION, v. 31-32, p. 19-38, 2019.

2.
HIROSE, Chie2019HIROSE, Chie; LAUAND, J. . Tipos de David Keirsey - Identificando algumas características. INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION, v. 1516-6821, p. 143-154, 2019.

3.
HIROSE, Chie2018HIROSE, Chie. Chado e valores tradicionais japoneses ? uma experiência de inovação pedagógica no Colégio Luterano de São Paulo. NOTANDUM (USP), v. 46, p. 125-132, 2018.

4.
HIROSE, Chie2018HIROSE, Chie. Editorial. CONVENIT INTERNACIONAL (USP), v. 26, p. 5-6, 2018.

5.
HIROSE, Chie2018HIROSE, Chie; STAROSKY, Enio . Keirsey, tradicionalismo religioso e educação ? o fator T. NOTANDUM (USP), v. 48, p. 143-150, 2018.

6.
HIROSE, Chie2018HIROSE, Chie; STAROSKY, Enio . Keirsey, tradicionalismo religioso e educação - a prudentia. REVISTA INTERNACIONAL D'HUMANITATS, v. 43, p. 121-130, 2018.

7.
HIROSE, Chie2017HIROSE, Chie. O encantamento do Origami: a força educativa escondida na cultura milenar. International Studies on Law and Education, v. 27, p. 99-113, 2017.

8.
HIROSE, Chie2017HIROSE, Chie. Ensino Básico e Professores de escola pública nas revistas Cemoroc. International Studies on Law and Education, v. 25, p. 77-84, 2017.

9.
HIROSE, C.2016HIROSE, C.. Chorinho, Educação e Brasil. International Studies on Law and Education, v. 23, p. 111-118, 2016.

10.
HIROSE, C.2016HIROSE, C.. Uma experiência de diálogo Brasil - Japão: alunos e professoras de ensino básico. International Studies on Law and Education, v. 22, p. 95-106, 2016.

11.
HIROSE, C.2016HIROSE, C.. 'Revisitando etimologias e fraseologia' - três artigos importantes. Revista Internacional d'Humanitats, v. 38, p. 69-74, 2016.

12.
HIROSE, C.2016HIROSE, C.. Escola, família e alfabetização. Convenit Internacional (USP), v. 21, p. 15-22, 2016.

13.
HIROSE, C.2015HIROSE, C.. Cerimônia do chá e Educação: os pilares do Chado. International Studies on Law and Education, v. 21, p. 5-14, 2015.

14.
HIROSE, C.2014HIROSE, C.; Chadarevian, E. ; LAUAND, J. . Divulgação de pesquisas na Internet. Convenit Internacional (USP), v. 14, p. 19-26, 2014.

15.
HIROSE, C.2014HIROSE, C.. Nota Editorial: entrelinhas. Convenit Internacional (USP), v. 14, p. 5-6, 2014.

16.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. Cemoroc: notas sobre um empreendimento educacional. International Studies on Law and Education, v. 13, p. 53-60, 2013.

17.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie; LAUAND, J. . Sociedade, vigencias e educação ? corintianos no Japão. Notandum (USP), v. 31, p. 41-46, 2013.

18.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie; LAUAND, J. . O choque cultural da linguagem. Língua Portuguesa, v. 87, p. 18-21, 2013.

19.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. Educação e Antropologia II - a tradição japonesa. Notandum (USP), v. Libro17, p. 10-20, 2013.

20.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. Artes orientais, antropologia e educação. Notandum (USP), v. NLibro17, p. 51-56, 2013.

21.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. O exercício do confundente e os tonchi banashi na educação japonesa. Notandum (USP), v. 33, p. 71-78, 2013.

22.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. Alfabetizar, hoje. Convenit Internacional (USP), v. 13, p. 85-90, 2013.

23.
HIROSE, Chie2013HIROSE, Chie. Pensamento confundente e corpo na antropologia oriental e na educação inclusiva. Educação & Linguagem (Online), v. 16, p. 114-136, 2013.

24.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie. 日本の学校教育を見つめながら (Desafios da educação multicultural na escola japonesa). International Studies on Law and Education, v. 11, p. 51-54, 2012.

25.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie. Todos em círculo: cerimônias e educação. International Studies on Law and Education, v. 12, p. 69-76, 2012.

26.
HIROSE, C.2012HIROSE, C.. A educação para o transcendente e as artes orientais. Collatio (USP), v. 10, p. 21-26, 2012.

27.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie. Mi na tradição japonesa e a educação. Collatio (USP), v. 11, p. 55-62, 2012.

28.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie; LAUAND, J. . Educação, contar histórias e artes orientais, vv..aa.. Collatio (USP), v. 11, p. 101-116, 2012.

29.
HIROSE, Chie2012 HIROSE, Chie. Fundamentos Socioculturais da Educação: a contribuição da Educação Oriental. Revista Internacional d'Humanitats, v. 24, p. 33-40, 2012.

30.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie. Pedagogia Oriental: Corpo e Educação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica (São Paulo), v. 9, p. 24-30, 2012.

31.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie; LAUAND, J. . ?Catolicismo insaciável?: dos dogmas às representações sociais. Educação & Linguagem (Online), v. 15, p. 206-225, 2012.

32.
HIROSE, Chie2012HIROSE, Chie; LAUAND, J. . ?Catolicismo insaciável?: dos dogmas às representações sociais. Educação & Linguagem, v. 15, p. 206-227, 2012.

33.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2011HIROSE, C.. Ritos, Tradição e Educação ? o Interior e o Exterior. Revista Internacional d'Humanitats, v. 21, p. 19-26, 2011.

34.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2011HIROSE, C.. Metodologia no estudo da antropologia e pedagogia do Chanoyu. Notandum (USP), v. 26, p. 31-38, 2011.

35.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2011HIROSE, C.. Sobre a tradição oriental. International Studies on Law and Education, v. 7, p. 69-72, 2011.

36.
HIROSE, Chie2011HIROSE, Chie. Educação e autonomia: o lugar do corpo na tradição japonesa. Revista @mbienteeducação, v. IV, 1, p. 19-28, 2011.

37.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2010HIROSE, C.. Fingir para Germinar: Educação e Antropologia ? II A tradição japonesa. Revista Internacional d'Humanitats, v. 20, p. 35-44, 2010.

38.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2009HIROSE, C.. O corpo no imaginário japonês. Mirandum (USP), v. 20, p. 33-38, 2009.

39.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2009HIROSE, C.. Imaginário Japonês ? Provérbios e Animais. Revista Internacional d'Humanitats, v. 15, p. 61-68, 2009.

40.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2008HIROSE, C.. MI: O Corpo e sua Projeção Antropológica na Tradição Proverbial Japonesa. Notandum (USP), v. L11, p. 25-32, 2008.

41.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie2008HIROSE, C.. Os Novos Temas Trazidos pelas Crianças Estrangeiras ? um Olhar Sobre a Educação Escolar do Japão. Revista Internacional d'Humanitats, v. 14, p. 68-72, 2008.

42.
HIROSE, C.;HIROSE, Chie1998HIROSE, C.. Gaikokukarano kodomotachi... (Novos temas trazidos por crianças estrangeiras). Japanese Journal of Clinical Oncology, v. 16, p. 10-12, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HIROSE, Chie; LAUAND, J. . Filosofia e Educação: da Pós Graduação à Educação Básica - um tributo. 1. ed. Zaragoza - Espanha: Libros Pórtico, 2017. v. 1. 244p .

2.
HIROSE, C.. A experiência do corpo na cerimônia do chá - subsídios para pensar a educação - doutoramento no banco de teses da USP. São Paulo: , 2012.

3.
HIROSE, C.; LAUAND, J. (Org.) . Filosofia e Educação - Interfaces. São Paulo: Factash-CemorocFeusp, 2011. v. 1. 188p .

4.
HIROSE, C.. Pesquisa em Cultura e Educação:uma investigação sobre a Cerimônia do Chá. 1. ed. São Paulo: CEMOrOc/EDF-FEUSP e FACTASH Editora, 2011. v. 1. 147p .

Capítulos de livros publicados
1.
HIROSE, Chie. Nelson Mandela, a abertura para o outro e a educação pieperiana para a justiça. In: Lauand, Jean; Hirose, Chie. (Org.). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO DA PÓS GRADUAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.Zaragoza: Libros Pórtico, 2017, v. 1, p. 113-126.

2.
HIROSE, Chie; LAUAND, J. . "Catolicismo insaciável": dos dogmas às representações sociais. In: Roseli Fischmann. (Org.). Estado laico, doutrinas religiosas, cidadania e educação. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2016, v. 1, p. 191-214.

3.
HIROSE, Chie. Josef Pieper e a Universidade. In: Lauand, Jean; Castro, R. C. G.. (Org.). Filosofia e Educação - Universidade. São Paulo: Cemoroc Feusp - Factash, 2011, v. , p. 63-70.

4.
HIROSE, C.. Ao redor do fogo - Educação e Antropologia Orientais. In: Hirose, C.; Lauand, J.. (Org.). Filosofia e Educação - Interfaces. São Paulo: Factash - CEMOrOcFeusp, 2011, v. 1, p. 69-82.

5.
HIROSE, C.. A dimensão corpórea do homem na tradição japonesa. In: JEan Lauand. (Org.). Filosofia e Educação. São Paulo: Cemoroc-Feusp, 2009, v. 15, p. 59-72.

6.
HIROSE, C.. A instituição escolar e seu papel humanizador para o prograa Leve Leite. In: Jean Lauand. (Org.). Antropologia e Educação. São Paulo: Cemoroc-Feusp, 2009, v. , p. 245-260.

7.
HIROSE, C.. Burajiru imin 100 shunem kinen (Reflexões sobre os 100 anos de imigração japonesa no Brasil) (no prelo). In: Jean Lauand. (Org.). Filosofia e Educação 8. São Paulo: Factash / Cemooroc-Feusp, 2008, v. , p. 33-40.

8.
HIROSE, C.; LIMA, F. S. ; AVANZI, M. L.R. (Mara Lígia Ribeiro Avanzi) . Projeto: sentindo, pensando e aprendendo - uma busca além do ler, escrever e fazer contas. In: Jean Lauand. (Org.). Filosofia e Educação - Estudos 2. São Paulo: Factash / CEMOrOc-Feusp, 2007, v. 2, p. 29-58.

9.
HIROSE, C.. ?Uma escola alegre - Educação Brasileira?. In: NINNOMIYA, Akira (org.). (Org.). Escolas do Mundo- estudo comparativo (título traduzido para português). : , 1995, v. , p. 62-75.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HIROSE, C.. Chie Hirose Nipponno... (Chie Hirose - Pesqisadora da escola do Japão), entrevista a Luciana Kuba. Nikkei Shimbun, p. 4 - 4, 18 mar. 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HIROSE, C.; LIMA, F. S. ; Avanzi, M. L. R. . Intervenciones puntuales al servicio de los alumnos: sintiendo, pensando y aprendiendo. In: 11º Congresso Internacional de Pedagogía 2007, 2007, Havana. Memorias de Pedagogía 2007. Havana, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
HIROSE, C.; LIMA, F. S. ; AVANZI, M. L. L. . Intervenciones puntuales al servicio de los alumnos: sintiendo, pensando y aprendiendo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
HIROSE, C.. A Experiência do Corpo na Cerimônia do Chá - subsíd ios para pensar a educação. Lima: Ministerio de Educación de Perú, 2014 (Livro -on Line).

2.
HIROSE, Chie; PEREIRA JR., L. C. . revista Notandum No. 33, 2013. CemorocFeusp, 2013 (Editor ad hoc).

3.
HIROSE, Chie; PEREIRA JR., L. C. . International Studies on Law and Education, No. 15. CemorocFeusp, 2013 (Editor ad hoc).

4.
HIROSE, Chie. revista Notandum No. 31, 2013. São Paulo: Cemoroc USP, 2012 (Editor ad hoc).

5.
HIROSE, Chie. revista Notandum No. 30, 2012. São Paulo: Cemoroc USP, 2012 (editor ad hoc).

6.
HIROSE, C.. Revista Notandum No. 30. São Paulo: CemorocFeusp, 2012 (Editor ad hoc).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HIROSE, C.; LAUAND, J.; JOSGRILBERG, R.. Participação em banca de Joice Aparecida de Souza Pinto. Narrativas e pedagogia da admiração: desafios com novas tecnologias., 14-9-16. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
HIROSE, Chie; LAUAND, J.; JOSGRILBERG, R.. Participação em banca de Teo Carlos Garfunkel. Estética musical emancipatória: a experiência do choro em São Paulo, 14-9-16. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
LAUAND, J.; HIROSE, Chie; AZEVEDO, A. B.. Participação em banca de Sérgio Oliveira dos Sanros. A integração oriente-ocidente e os fundamentos do judô educativo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
LAUAND, J.; HIROSE, C.; AZEVEDO, A. B.. Participação em banca de Priscila Nogueira Cardoso Chasseraux. Nina Horta: os saberes pelos sabores - cozinha e educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
HIROSE, Chie; JOSGRILBERG, R.; FISCHMANN, R.; LAUAND, J.; HORTA, S. R. G.. Participação em banca de Sérgio Oliveira dos Santos. Educação do Ser-Motrício e a Práxis Criadora, 30-11-16. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
HIROSE, Chie; CASTRO, R. C. G.; SILVA, M. L. R.; COLELLO, S. M. G.; HORTA, S. R. G.. Participação em banca de João Sergio Cury Lauand. Personagens ficcionais, tipos de David Keirsey e a educação: um estudo da sitcom "Everybody Loves Raymond". 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
HIROSE, C.; LAUAND, J.; JOSGRILBERG, R.. Participação em banca de Sergio Oliveira dos Santos. A educação do ser-motrício: por uma hermenêutica da motricidade humana, 27-6-16.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
HIROSE, C.; LAUAND, J.; JOSGRILBERG, R.. Participação em banca de Teo Carlos Garfunkel. O ensino, aprendizagem e prática musical como ferramentas para a emancipação intelectual, 19-07-16.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
HIROSE, Chie. Participação em banca de Joice Aparecida de Souza Pinto. Narrativas e pedagogia da admiração: desafios com novas tecnologias., 10-8-16. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
HIROSE, Chie; MACHADO, E. V.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Christyne Rose Lima Cavalcante. O tema transversal sexualidade: do desenvolvimento humano, o ser homem e o ser mulher.... 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

4.
HIROSE, C.; LAUAND, J.; AZEVEDO, A. B.. Participação em banca de Sérgio Oliveira dos Sanros. A integração oriente-ocidente e os fundamentos do judô educativo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
HIROSE, Chie; MACHADO, E. V.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Ivana Carla Lima Cavalcante. Inclusão de Professor no processo de implantação de uma política pública de educação em sexualidade no ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

6.
HIROSE, Chie; LAUAND, J.; DURAN, M. C. G.. Participação em banca de Mariana Cirne de Oliveira. A língua tupi nos livros didáticos de história... críticas e propostas..., (qualif. de mestrado de Mariana Cirne de Oliveira). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dois encontros com a Profa. Dra. Chie Hirose ; 9-4 2 13-4-2018.1. David Keirsey e novas perspectivas em antropologia 2. Antropologia: a arte de entrevistar estrangeiros e brasileiros. 2018. (Encontro).

2.
O pensamento de David Keirsey; monitoria e apresentação de Seminário.1. Seminário: SJ, SP, NF e NT e a escola. 2. Colaborou na elaboração do site do curso http://www.jeanlauand.com/DK2.html. 2018. (Outra).

3.
V Encontro Cemoroc Educação - Formação de Professores na Escola Pública.O Cemoroc e a Escola Pública - conferência introdutória do evento, 3-2-18. 2018. (Encontro).

4.
X Encontro Cemoroc Educação - Cultura indígena na sala de aula.Cultura indígena na sala de aula. 2018. (Encontro).

5.
XIX Seminário Internacional Filosofia e Educação - Circunstância e Inovação, 2-4-18.Tipologia de David Keirsey - Perfis picológicos e tradicionalismo religioso. 2018. (Seminário).

6.
IV Encontro Cemoroc Educação - homenagem ao Prof. Dr. Luiz Costa Pereira Jr., 5-5-17.O encantamento da língua portuguesa para o Ensino Fundamental. 2017. (Encontro).

7.
XVIII Seminário Internacional Cemoroc Filosofia e Educação, 3 e5/&.Nelson Mandela, a abertura para o outro... 5-7-17. 2017. (Seminário).

8.
I Encontro Cemoroc Escola Pública - 2016 Alfabetização e Letramento na escola municipal de São Paulo - em homenagem póstuma à Profa. Adineia Paula Ventura.2 Mesas redondas: Alfabetizar em comunidades em situação de risco & Superando o estereótipo das comunidades da Zona Norte. 2016. (Seminário).

9.
Seminário para Professores - 2016 ?A Pedagogia de Josef Pieper?.A Pedagogia da Admiração no Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).

10.
XVII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Religião e Linguagem.Nelson Mandela para o Fundamental I. 2016. (Seminário).

11.
XVI Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Projetos e Projeções.Educação inclusiva para os novos paulistanos. 2016. (Seminário).

12.
III Encontro Cemoroc Educação: Cultura Árabe - homenagem ao Prof. Dr. Helmi Nasr.Mod. Debate: Sistema língua pensamento árabe e os amthal. 2015. (Seminário).

13.
Temas pedagógicos clássicos revisitados 7,14,21 e 28/03.Orientes: Linguagens, corpo e Educação. 2015. (Seminário).

14.
Confúcio e a Revelação Primitiva: mitos e tendências, 23-4-14.Confúcio e a Revelação Primitiva: mitos e tendência. 2014. (Seminário).

15.
Seminário de Orientação dos Bolsistas Fulbright do Programa Study and Research, 5-2-14.A expressividade do brasileiro. 2014. (Seminário).

16.
XV Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Linguagens, Religião e Educação.Animais nos provérbios japoneses. 2014. (Seminário).

17.
?Grandes temas pedagógicos ? novos caminhos para a Educação Básica?.Corpo e Educação. 2013. (Encontro).

18.
?Grandes temas pedagógicos ? novos caminhos para a Educação Básica?.Pensamento confundente e Educação. 2013. (Encontro).

19.
Grandes temas pedagógicos ? novos caminhos para a Educação Básica?.Conferências: Corpo e Educação & Pensamento confundente e Educação. 2013. (Seminário).

20.
Seminário Cemoroc-USP / Prefeitura Mun. de S. Paulo: ?Temas pedagógicos e caminhos para a Educação Básica?.Promovendo e relatando experiências pedagógicas. 2013. (Seminário).

21.
Seminário dos Bolsistas Fulbright do Programa Study and Research..A expressividade do brasileiro.. 2013. (Seminário).

22.
XIV Seminário Internacional: Filosofia e Educação.O exercício do confundente e os tonchi banashi na educação japonesa, 11-06-13. 2013. (Seminário).

23.
XIV Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Religião e Cultura.O exercício do confundente. Os tonchi banashi na educação japonesa. 2013. (Seminário).

24.
Conferência de Filosofia.Pensamento confundente oriental e Educação. 2012. (Outra).

25.
II Encontro Cemoroc Educação: O conhecimento pedagógico e seus limites.Sociedade, vigencias e educação. 2012. (Encontro).

26.
VII Encontro de Professores de Filosofia do ABC. 2012. (Encontro).

27.
XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas.Fundamentos Socioculturais e a Educação oriental. 2012. (Seminário).

28.
I Encontro Cemoroc Educação: Os Orientes (21/11).O corpo na Educação Oriental. 2011. (Encontro).

29.
XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas.Fundamentos Socioculturais e a Educação oriental. 2011. (Seminário).

30.
XII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - O que é Universidade?.Josef Pieper e a Educação oriental. 2011. (Seminário).

31.
XI Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Interfaces..Experimentando a igualdade: antropologia e educação orientais, 14-05-11. 2011. (Seminário).

32.
X Seminário Internacional Filosofia e Educação. 2010. (Seminário).

33.
Conferência para alunos de Graduação Unifai, 04-11.Sistema língua/pensamento: o caso da língua japonesa. 2009. (Outra).

34.
Conferência para alunos de Graduação Unifai, 18-03.Língua Japonesa e Antropologia. 2009. (Outra).

35.
Conferência para alunos de Graduação Unifai, 25-03.Fórmulas de convivência na língua japonesa. 2009. (Outra).

36.
Conferência para alunos de Pós Graduação Unifai, 11-05.Q alcance antropológico do corpo na cultura japonesa. 2009. (Outra).

37.
IX Seminário Internacional Filosofia e Educação.A instituição escolar e seu papel humanizador para o programa Leve Leite. 2009. (Seminário).

38.
Seminário de Pensamento Oriental, CEATA, 31-10.Corpo e Provérbio na tradição japonesa. 2008. (Outra).

39.
Seminário Internacional: Filosofia e Educação Moral - Oriente e Ocidente.colaboração na organização e tradução de conferência. 2008. (Seminário).

40.
11º Congresso Internacional de Pedagogía 2007. Intervenciones puntuales al servicio de los alumnos: sintiendo, pensando y aprendiendo. 2007. (Congresso).

41.
Ciclo Internacional de Conferências: Filosofia, Ética e Educação. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HIROSE, Chie. XIX Seminário Internacional Filosofia e Educação - Circunstância e Inovação -organizadora e Comissão Científica. 2018. (Congresso).

2.
HIROSE, Chie. Conferência Aberta: Dia do índio ? a ?filosofia indígena? na língua e cultura brasileiras, 12-3-18. 2018. (Congresso).

3.
HIROSE, Chie. V Encontro Cemoroc Educação - Formação de Professores na Escola Pública. 2018. (Congresso).

4.
HIROSE, Chie. XVIII Seminário Internacional Filosofia e Educação Da Pós Graduação à Educação Básica, organizadora e Com. Científica3 e 5-7/17. 2017. (Congresso).

5.
HIROSE, Chie. Org.: I Encontro Cemoroc Escola Pública - 2016 Alfabetização e Letramento na escola municipal de São Paulo - em homenagem póstuma à Profa. Adineia Paula Ventura. 2016. (Congresso).

6.
HIROSE, Chie; LAUAND, J. . Seminário Escola Pública - 2015 ?Língua portuguesa: dimensões afro e indígena no Brasil?. 2015. (Congresso).

7.
HIROSE, Chie. XVI Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Projetos e Projeções- Comissão Editorial. 2015. (Congresso).

8.
HIROSE, Chie. XV Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Linguagens, Religião e Educação, Comissão Editorial. 2014. (Congresso).

9.
HIROSE, Chie; LAUAND, J. ; PEREIRA JR., L. C. . XIV Seminário Internacional: Filosofia e Educação. 2013. (Congresso).

10.
HIROSE, Chie. XIV Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Comissão Editorial. 2013. (Congresso).

11.
HIROSE, Chie. XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas. Membro da Com. Editorial. 2012. (Congresso).

12.
HIROSE, Chie. XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas - Organizadora. 2012. (Congresso).

13.
HIROSE, Chie; LAUAND, J. ; CASTRO, R. C. G. . II Encontro Cemoroc Educação: O conhecimento pedagógico e seus limites. 2012. (Congresso).

14.
HIROSE, Chie. II Encontro Cemoroc Educação: O conhecimento pedagógico e seus limites - Comissão Editorial. 2012. (Congresso).

15.
HIROSE, Chie. XI Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Interfaces, Membro da Comissão Editorial. 2011. (Congresso).

16.
HIROSE, Chie. XII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Membro Comissão Editorial. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:51:34