Glauco Cohen Ferreira Pantoja

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7959130432938834
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPa), Mestre e Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Pós-Doutor em Ensino de Física pela Universidad de Talca (Chile). Tem interesse, principalmente, em: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas no Ensino de Física; Gênero e raça em Ensino de Física; Interdisciplinaridade e Contextualização em Ensino de Física; Experimentação, Modelagem Científica e Modelagem Matemática em Ensino de Física; História da Ciência no Ensino de Física; Desenvolvimento de novos referenciais teóricos para avaliar a Aprendizagem Significativa. É professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), coordenador do polo UFOPA do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), líder do Grupo de Ensino e Aprendizagem em Exatas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Glauco Cohen Ferreira Pantoja
Nome em citações bibliográficas
PANTOJA, G. C. F.;PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA;COHEN-PANTOJA, GLAUCO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Oeste do Pará.
Avenida Marechal Rondon - de 1894/1895 a 2557/2558
Aparecida
68040070 - Santarém, PA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Abordagem didática do conceito de Campo Eletromagnético a partir das equações de Maxwell, usando Unidades de Ensino Potencialmente Signficativas: influências na aprendizagem de alunos de graduação e proposta inicial de Campo Conceitual, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: Eletromagnetismo; Aprendizagem Significativa; Campos Conceituais; Modelos Mentais.
2009 - 2011
Mestrado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sobre o ensino do conceito de evolução temporal em Mecânica Quântica,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marco Antônio Moreira; Victoria Elnecave Herscovitz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Mecânica Quântica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2008
Graduação em Física.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Um estudo sobre o uso de interfaces computacionais na aprendizagem sobre força de atrito.
Orientador: Danilo Teixeira Alves.
Bolsista do(a): Secretaria de Ensino Superior/Ministério da educação, SESU/MEC, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidad de Talca, U.TALCA, Chile.


Formação Complementar


2012
Língua Francesa. (Carga horária: 160h).
Aliança Francesa Porto Alegre, AFPOA, Brasil.
2011
Língua Francesa.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009
Língua espanhola.
Associação comunitária de ensino de línguas estrangeiras, ACELE, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizagem Significativa e Linguagem. (Carga horária: 6h).
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, VI EIAS, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizagems Significativa e Campos Conceituais. (Carga horária: 6h).
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, VI EIAS, Brasil.
1998 - 2008
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 660h).
Yazigi Internexus, YZG, Brasil.


Atuação Profissional



Plano Nacional de Formação de Professores, PARFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura Integrada em Hísica e Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletricidade e Magnetismo I
Eletricidade e Magnetismo II
Estágio Supervisionado em Física I
Física Conceitual
Metodologia do Ensino de Física I
Tecnologia para o Ensino de Física

Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marcos no Desenvolvimento da Física
12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento científico, .

11/2017 - 03/2018
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna
02/2016 - 03/2018
Direção e administração, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFOPA, .

Cargo ou função
Coordenador.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
05/2017 - 10/2017
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III (105 h)
Laboratório de Física III (30 h)
02/2017 - 06/2017
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marcos no Desenvolvimento da Física
10/2016 - 04/2017
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica Clássica (60 h)
10/2016 - 04/2017
Ensino, Engenharia Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III (90 h)
05/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura Integrada em Biologia e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências I (60 h)
Física II (60 h)
02/2014 - 09/2016
Direção e administração, Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento científico, .

Cargo ou função
Coordenador.
02/2016 - 05/2016
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência (60 h)
04/2015 - 07/2015
Ensino, Especialização em Ensino de Física Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência (45h)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna (90h)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física II (30h)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Integrada em Biologia e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências I (60h)
Prática de Ensino de Ciências (60h)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Integrada em Biologia e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências I (60h)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II (60h)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III e Equações Diferenciais aplicadas (105h)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física IB (51h)
05/2013 - 10/2014
Ensino, Licenciatura Integrada em Biologia e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II (75h)
03/2014 - 07/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV (153h)
01/2013 - 05/2014
Ensino, Abi - Formação Interdisciplinar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física
Estágio Supervisionado IV
11/2013 - 02/2014
Ensino, Abi - Formação Interdisciplinar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física (45h)
Cinco turmas desta disciplina foram trabalhadas neste semestre
01/2013 - 01/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III (68)
Estágio Supervisionado IV (80h)
05/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental III (120h)
01/2013 - 04/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e experimental III (120h)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor estagiário da disciplina Física III, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor estagiário da disciplina Física III, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor estagiário da disciplina Física I-C, Carga horária: 2

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: MNPEF, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Docente permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Polo UFPA

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do programa de educação tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista (PROEX), Enquadramento Funcional: Bolsista do projeto Física Para a escola, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Programa Universidade Aberta, PUA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física do 3º ano do Ensino Médio, Carga horária: 4


EEEFM Paulino de Brito, EEEFMPB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário/Professor, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
2.
História e Epistemologia da Física

Objetivo: - Estudar formas de organização curricular em Física abordando História e Epistemologia da Ciência; - Construção de Unidades Potencialmente Significativas para ensinar Epistemologia para licenciandos em Física e Matemática.
Palavras-chave: História da Física; Epistemologia da Física; Formação de Professores.
3.
Aprendizagem Significativa em Física

Objetivo: - Estudar processos de Aprendizagem Significativas ocorrentes em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) na perspectiva cognitivista, especialmente, segundo a abordagem de Greca e Moreira (2002) integrando Esquemas de Assimilação de Vergnaud (1982) e Modelos Mentais de Johnson-Laird (1980); - Desenvolver referenciais teóricos englobando as visões cognitiva, sócio-cultural e afetiva para abordar o Ensino e a Aprendizagem de Física; - Desenvolver Unidades Didáticas Potencialmente Significativas para ensinar os conceitos de Campo Eletromagnético, Estado de um Sistema Quântico, Energia, Interações, Forças e Ondas em Física..
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Campos Conceituais; Mecânica Quântica; Eletromagnetismo; Termodinâmica; Mecânica.
4.
Mapas conceituais no ensino de Física

Objetivo: - Desenvolver estratégias de avaliação de mapas conceituais; - Estudar efeitos na Aprendizagem de Conceitos de Física usando Mapas conceituais.
Palavras-chave: Mapas conceituais.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: INFLUÊNCIAS NO DOMÍNIO DO CONHECIMENTO DOS CONCEITOS DE CAMPO ELETROMAGNÉTICO E DE ESTADO DE UM SISTEMA QUÂNTICO; CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE GÊNERO EM SALA DE AULA E APROPRIAÇÃO DE FERRAMENTAS CULTURAIS.
Descrição: Dificuldades na Aprendizagem de conceitos complexos como, por exemplo, os de Campo Eletromagnético e de Estado de um Sistema Quântico têm sido mapeadas, ao longo do tempo, em periódicos especializados na área de Ensino de Física. Levando-se em consideração que são importantes conceitos para a Aprendizagem da Física, e que muitos discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará, contexto da realização da pesquisa, necessitam entende-los de forma clara para poderem utilizá-los quando em serviço, buscamos delinear através deste projeto uma pesquisa na qual se possa estudar a influência de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (Moreira, 2011), as UEPS, no domínio destes dois conceitos e que relações de gênero se estabelecem durante sua implementação. Revisões da literatura recente (Pantoja, 2011; Pantoja, 2015) nos têm mostrado bons resultados para metodologias didáticas favorecendo uma postura crítica e ativa dos estudantes com respeito aos conteúdos trabalhados. Tendo sido as UEPS construídas justamente para este fim, justificam-se, assim, como potenciais ferramentas didáticas facilitadoras da Aprendizagem. Junto a isto, percebe-se, ainda, grande importância da reestruturação curricular de cursos de Física tanto na Universidade como a nível Médio (Lobato e Greca, 2005; Pocovi e Finley, 2003) para levar-se em conta a facilitação do domínio destes conhecimentos de uma perspectiva estrutural, isto é, não somente conceitual, mas também epistemológica e ontológica, o que nos conduz a uma didática fortemente vinculada à História e à Filosofia da Ciência, usadas, em especial, para fundamentar-nos a respeito do conceito de Realidade (do Campo Eletromagnético e do Estado de um Sistema Quântico). Por outro lado, é importante levar-se em conta certos aspectos socioculturais na Aprendizagem como, por exemplo, o gênero, uma vez que autores como Silva (2012) nos têm evidenciado relações assimétricas de poder na Ciência em função do seu caráter histórico prioritariamente masculino. Agregamos, portanto, aos outros pontos investigados a necessidade de analisar-se a presença ou ausência de assimetria nas relações de poder em uma Metodologia Didática favorecendo a postura ativa dos estudantes. Após a construção destas UEPS e aplicação das mesmas em sala de aula, buscar-se-á investigar como os alunos constroem novas Estruturas Cognitivas de curto-prazo e como estas se estabilizam e coexistem com Estruturas Cognitivas de longo-prazo prévias dos estudantes, incompatíveis com aquelas. Para isto, uma forte base de ideias oriundas da Psicologia Cognitiva será fundamental, em especial, as das teorias dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1983) e dos Modelos Mentais (Johnson-Laird, 1980), nas quais nos fundamentaremos para abordar a pesquisa em consonância com a proposta integradora de Greca e Moreira (2002) que tece, entre elas, uma filiação. Buscar-se-á, ainda, analisar, através do conceito de poder cunhado por Foucault (2006) como discentes homens e discentes mulheres estabelecem relações de poder nas aulas expositivo-dialogadas e nas sessões de resoluções de problema, e se há alguma assimetria nestas durante o andamento das UEPS. Para analisar os processos cognitivos resultantes dos processos de Ensino a serem realizados nas UEPS, usaremos a metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2008) sobre discursos e registros escritos dos estudantes produzidos durante a realização de atividades de solução de problemas, de construção de mapas conceituais, de modelagem computacional, entre outros. Já para analisar as relações de poder, basear-nos-emos na Análise de Discurso em registros discursivos de vídeo das aulas e de entrevistas a serem realizadas com os (as) discentes participantes da disciplina na qual implementar-se-ão as UEPS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Glauco Cohen Ferreira Pantoja - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante / Silvana Perez - Integrante / Luis Huerta - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2016
CPADC DA UFOPA: Atividades de apoio ao Ensino das Ciências, Matemática, Educação Ambiental e Astronomia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS)
2014 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista Sergipana de Educação Matemática
2017 - Atual
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Bolsa Íbero-Americana para jovens pesquisadores, Banco Santander.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HUERTA, LUIS2018HUERTA, LUIS ; COHEN-PANTOJA, GLAUCO . A cognitive approach to the museography of an interactive science museum: a worked example. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (PRINT), v. 1043, p. 012054, 2018.

2.
PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA2017 PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA. A STUDY ON PRE-SERVICE PHYSICS TEACHERS? CONCEPTUALIZATION ON ELEMENTARY QUANTUM MECHANICS. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 120-138, 2017.

3.
PANTOJA, G. C. F.;PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA;COHEN-PANTOJA, GLAUCO2017 PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. . A potentially meaningful teaching unit for the teaching of the concept of Field in Physics. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION, v. 09, p. 1302-1-1302-25, 2017.

4.
PANTOJA, G. C. F.;PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA;COHEN-PANTOJA, GLAUCO2014 PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; HERSCOVITZ, V. E. . La enseñanza de conceptos fundamentales de Mecánica Cuántica a alumnos de graduación en Física. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 9, p. 22-39, 2014.

5.
PANTOJA, G. C. F.;PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA;COHEN-PANTOJA, GLAUCO2012 PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . Implementation of a didactic proposal on fundamental concepts of quantum mechanics with students of a professional master?s degree in physics teaching. Latin - American Journal of Physics Education, v. 6, p. 519-529, 2012.

6.
PANTOJA, G. C. F.;PANTOJA, GLAUCO COHEN FERREIRA;COHEN-PANTOJA, GLAUCO2011 PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . Uma revisão da literatura sobre a pesquisa em ensino de Mecânica Quântica no período de 1999 a 2009. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 1-34, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. . UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DO CONCEITO DE CAMPO USANDO UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. -----: ----, 2016. v. ----. p. --------.

2.
PANTOJA, G. C. F.; PANTOJA, G. C. F. ; Huerta, L. P. . Procesos Cognitivos Desarrollados por estudiantes de Enseñanza Media en una visita a un Museo de Ciencias. In: Jornadas Trinacionales de Investigación Científica, 2015, Talca. Jornadas Trinacionales de Investigación. Talca: Universidad de Talca, 2015. v. -. p. ---.

3.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. . Uma unidade potencialmente significativa para o ensino do conceito de campo em um curso de eletromagnetismo. In: Encuentro Ibero-Americano sobre Investigaciones en Enseñanza de las Ciencias, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano sobre Investigações em Ensino de Ciências Actas del IV Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Porto Alegre: x, 2012. v. 01. p. x-x.

4.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . Uma abordagem cognitivista baseada nos referenciais téoricos de Ausubel e Vergnaud para o Ensino de Conceitos Fundamentais de Mecânica Quântica. In: VI Encontro internacional/ III encontro nacional de aprendizagem significativa, 2010, São Paulo. VI Encontro internacional/ III encontro nacional de aprendizagem significativa, 2010.

5.
PANTOJA, G. C. F.; Herscovitz, V. E. . Um estudo sobre a presença do conceito de sistema físico nos livros didáticos do ensino superior, a introdução explícita deste através de situações-problema e um possível elo com a mecânica analítica e a mecânica quântica. In: 1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática, 2010, Santa Maria. 1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática, 2010.

6.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; HERSCOVITZ, V. E. . Uma revisão da literatura sobre ensino de Mecânica Quântica em revistas brasileiras de Pesquisa em Ensino de Física/Ciência. In: II Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010, Ponta Grossa. II Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa: xxx, 2010. v. 09. p. 01-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. . A study on meaningful learning processes occurring in a Potentially Meaningful Teaching Unit on the concept of Field in Physics: possible Schemas and Mental Models developed by Engineering students. In: II World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. II World Conference on Physics Education, 2016. v. 00. p. 00-00.

2.
PANTOJA, G. C. F.; HUERTA, L. . study on possible cognitive processes developed by middle education students in a visit to an Electromagnetism section of a Chilean Science Center. In: II World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. II World Conference on Physics Education, 2016. v. 00. p. 00.

3.
VASCONCELOS, J. ; PEREIRA, G. ; MARTINS, S. ; PANTOJA, G. C. F. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA 2014: A ASTRONOMIA E OS FOGUETES. In: III Simpósio, 2014, Rio Grande. Anais do III Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande: xx, 2014. v. 01. p. x-x.

4.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. . A study on the effects of a potentially meaningful learning unit in the learning of the concept of field in the predicat ive and operatory forms of knowledge. In: International Conference on Physics Education, 2013, Praga. ICPE 2013 - Book of Abstracts, 2013. v. 1. p. 1-343.

5.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . On the teaching of the concept of Time Evolution in Quantum Mechanics. In: The World Conference on Physics Education, 2012, Istambul. The World Conference on Physics Education, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
PANTOJA, G. C. F.. Diferentes perspectivas da aprendizagem significativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PANTOJA, G. C. F.. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . On the teaching of the concept of Time Evolution in Quantum Mechanics. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PANTOJA, G. C. F.. A pesquisa em Ensino de Física: uma apresentação da área. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . Uma abordagem cognitivista baseada nos referenciais teóricos de Ausubel e Vergnaud para o ensino de conceitos fundamentais de Mecânica Quântica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A. ; Herscovitz, V. E. . Uma revisão da literatura sobre ensino de Mecânica Quântica em revistas brasileiras de pesquisa em Ensino de Física/Ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PANTOJA, G. C. F.; Herscovitz, V. E. . Evolução Temporal em Mecânica Quântica - conceitos fundamentais para seu estudo. Porto Alegre, RS: Programa de pós-graduação em Ensino de Física. Eds: Marco Antonio Moreira e Eliane Veit, 2012 (Livro - ISSN 1807-2763).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PANTOJA, G. C. F.; BARROS, M. P.. Participação em banca de Cristiane Zubler. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: um novo jeito de abordar um tema ?difícil? ? o espectro eletromagnético. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
PANTOJA, G. C. F.; BARROS, M. P.. Participação em banca de Vilson Ruver. A contribuição das atividades práticas nos Ensinos de Física e Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
Verdeaux, M. F. S.; PANTOJA, G. C. F.; Amorim, R. G., G.. Participação em banca de Cézar Borges Teixeira. Utilização do Chuveiro Elétrico no Ensino de Conceitos Básicos de Eletrodinâmica: uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
PANTOJA, G. C. F.; Brito, L. P; Mattos, F. R. P.; Sá, P.. Participação em banca de EDUARDO ALBERTO DAS CHAGAS SEGURA. CULTURA CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

2.
PANTOJA, G. C. F.; Mattos, F. R. P.; Sá, P.. Participação em banca de JOSÉ GALÚCIO CAMPOS. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ABSTRATO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS INVESTIGATIVAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PANTOJA, G. C. F.. Encontro Estadual de Ensino de Física. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adelan Menezes Portela. --. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Coorientador).

2.
Mariel dos Santos Macedo. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para o ensino de Física Nuclear. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

3.
Tiago José Araújo Machado. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para trabalhar os conceitos de Campo Eletromagnético e de Som a partir do uso de pedais de Guitarra. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

4.
BENILDO ANTONIO BARBOSA DA CRUZ. --. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARLON ADRIANO GALÚCIO CASTRO. A CONSTRUÇÃO DE UMA UEPS E AS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE CAMPO NO ELETROMAGNETISMO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

2.
MARCOS PAULO RODRIGUES ARAÚJO. O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO CIENTIFICA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

3.
Sara Carolina da Costa Lopes. O ENSINO DE CÁLCULO I À NÍVEL SUPERIOR: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marcos Filipe Araújo. Estudando processos de Aprendizagem Significativa desenvolvidos por estudantes de licenciatura em Matemática e Física sobre o conceito de Indução Eletromagnética em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eliney Trindade da Miranda. Uma UEPS de Física Moderna para o Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariel dos Santos Macedo. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS USADOS NA CIDADE DE SANTARÉM CONTENDO O TEMA DE FÍSICA NUCLEAR: UMA ABORDAGEM LEVANDO EM CONTA ELEMENTOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago José Araújo Machado. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS USANDO PEDAIS DE EFEITOS PARA GUITARRA COMO SITUAÇÕES PROBLEMA PARA ENSINAR ELEMENTOS DE ELETRÔNICA E DE ACÚSTICA PARA MÚSICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

2.
Jéssica Parente de Macedo Silva. CONTRIBUIÇÕES DO ESTAGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

Iniciação científica
1.
Amanda Carvalho Cantal de Souza. A presença feminina nas aulas de Física: uma análise das relações de gênero em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

2.
Marlon Adriano Galúcio. Estudando o domínio conceito de Campo Elétrico, por parte de discentes da UFOPA, em disciplinas de Eletromagnetismo reorganizadas em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

Orientações de outra natureza
1.
Wilde Raniely Xavier Rebelo. Limites, Derivadas e Integrais: facilitando a Aprendizagem Significativa de cálculo no ciclo básico da UFOPA. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.

2.
Marlon Adriano Galúcio. CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA: Espaço de iniciação científica e prática docente. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Pro-reitoria de Ensino da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PANTOJA, G. C. F.. A pesquisa em Ensino de Física: uma apresentação da área. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


- Aprovado em concurso Público realizado pela secretaria estadual de educação do Pará (SEDUC) em 2008.

- Aprovado em primeiro lugar na seleção do mestrado acadêmico em ensino de Física, para ingresso no ano de 2009, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

- Apresenta em 2012 o artigo "La enseñanza de conceptos fundamentales de Mecánica Cuántica a alumnos de graduación en Física", escrito em parceria com Marco Antonio Moreira, submetido à Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (REIEC). O artigo encontra-se, atualmente, em avaliação e aguarda aceite.

- Apresenta em 2012 o artigo "Teaching fundamental quantum mechanics concepts to pre-service teachers", escrito em parceria com Marco Antonio Moreira e Victoria Herscovitz, pronto para submissão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 22:20:09