André de Oliveira Bueno

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  • Última atualização do currículo em 20/02/2017


é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, tendo concluído seu mestrado em Engenharia de Software e sua graduação em Bacharelado em Ciência da Computação nessa mesma instituição. Trabalha no Laboratório de Interação Avançada (LIA) da UFSCar, na área de Smart Cities e Urban Computing, com foco no desenvolvimento de aplicações ubíquas para fomentar a socialização em espaços públicos. Áreas de interesse na pesquisa científica: engenharia de software, web design, IHC (Interação Homem Computador), Smart Cities, Urban Computing, Technology Ecosystems, uso de cultura em softwares, jogos educacionais, GWAPS, desenvolvimento de aplicações mobile, NUI, uso de tecnologia para promover socialização em espaços públicos e questões relacionadas à inclusão digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André de Oliveira Bueno
Nome em citações bibliográficas
BUENO, A. O.;BUENO, ANDRE;BUENO, ANDRE O.;BUENO, ANDRE DE OLIVEIRA;DE OLIVEIRA BUENO, ANDRE;Bueno, André


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Orientador: Junia Coutinho Anacleto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Desafio no Uso e Coleta de Conhecimento Cultural de Aplicações para Promover o Crescimento da Base de Conhecimento Cultural do OMCS-Br,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Junia Coutinho Anacleto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: OMCS-Br; cultural knowledge; senso comum; Filtro.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2011
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Um Jogo Educativo para Percepção de Contexto Semântico Apoiado por Conhecimento Cultural.
Orientador: Junia Coutinho Anacleto.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, EEMMAG, Brasil.
1997 - 2000
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, EEMMAG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Data Visualization Methodology from a Design Persp. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Workshop on Red and ThingBroker. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Curso de formação em tutoria.. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Intertwining Smart Cities and Social Life: Reasoning, Modeling and Instantiation
Descrição: With the popularization of technology, people tend to stay connected to the virtual world for increasingly more time. Such connectivity should be considered for planning the viability of the cities life. Even though researchers in the field of "Smart City" try to use technology to improve people's life in the cities, their focus is on the cities' infrastructure and resources management, leaving the citizens' social influence on such management aside. A city is not smart without its citizen?s engagement. Beyond the current virtual social network trend reinforcing people creating a ?virtual social life?, technology should be used to equate such techno-social dilemma, completing the technological infrastructure management proposed for smart Cities. We present the Digital Community Ecosystem (DCE) aiming at guiding technology developers in the process of creating support to bond communities shaping their sense of citizenship so that Social Cities would happen beyond Smart Cities..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: André de Oliveira Bueno - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2013
A Culturally-Sensitive Environment for Flexible Natural Interaction to Support Transitioning from a Chronic Care Hospital Context
Descrição: This project, in a partnership with a special chronic care hospital for individuals with neurological and brain disorders, intends to focus on patients that are in the hospital selected for transitioning to live in society again. As changes in the therapeutic procedures for patients means changes in the working procedures for health professionals, this project looks mainly to investigate how ICT can enhance natural interaction among health professionals that can lead to a more connected, tuned and active community, specially considering the nomadic nature of their work. Therefore, in the Hospital space and surrounds, it is necessary to investigate how a more natural, integrated and environmental ICT interactive system can provide better supportive tools and shared devices for executing those tasks, helping them on the challenge of monitoring and communicating with patients, potentially allowing a smoother transition process for the patients from the Hospital to the community, the main concern and also mandatory by law in Brazil. Our research will investigate three key areas to assist with their socialization, aiming to integrate institutionalized people into their home and the society: (1) supporting the community of health professionals to have new information channels to establish a support workflow and framework amongst themselves, (2) supporting the patients' community within their environment to allow them to establish communal skills and participate in their community, (3) support communication mechanisms between health professionals and the patient community based on natural interaction paradigms to coordinate monitoring and assistance appropriate to the level of support required by the patients to establish a sustainable model for community transitioning responsive to the dynamic nature of social inclusion. In each area, we are considering the health professional team and patients skills, culture, natural and flexible (adaptive and adaptable) interaction mec.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: André de Oliveira Bueno - Integrante / Anacleto, Junia C. - Coordenador / Fernando Cesar Balbino - Integrante / Sidney Fels - Integrante / Marcos Alexandre Rose Silva - Integrante / Hélio Crestana Guardia - Integrante / Vânia Paula de Almeida Néris - Integrante / Daniel Lucrédio - Integrante / Antonio Carlos dos Santos - Integrante.Financiador(es): Microsoft Corporation - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Tap Sense: Jogo Educativo Contextualizado Apoiado por Senso Comum para a plataforma iPhone/iPod
Descrição: O Laboratório de Interação Avançada do Departamento da Computação da Universidade Federal de São Carlos (LIA/DC-UFSCar), em colaboração com o Media Lab-MIT, tem desenvolvido desde 2005 o projeto OMCS no Brasil (OMCS-Br) para a construção de uma base de conhecimento de senso comum em português a partir da contribuição da população brasileira, visando desenvolver aplicações computacionais sensíveis ao nosso contexto, considerando as questões sócio-econômicas e culturais dos brasileiros, expressas pelo senso comum, em seu desenvolvimento e uso. O objetivo desse projeto de pesquisa é dar continuidade ao desenvolvimento de uma plataforma apropriada para o desenvolvimento de jogos culturalmente contextualizados, que fará uso dos dados coletados pelo projeto OMCS-Br. Neste projeto de Iniciação Científica especificamente, o jogo a ser desenvolvido consiste em, dada uma certa palavra tema, um conjunto de palavras são mostradas ao jogador, sendo que algumas são associadas ao tema proposto, outras não são. As palavras associadas ao tema são recuperadas da base de conhecimento cultural do projeto OMCS-Br. O jogador, com iPods ou iPhones, deve tocar nas palavras que estão associadas à palavra tema, dentro de um tempo determinado. Quanto mais palavras associadas forem tocadas, mais pontos o jogador acumula. Assim, espera-se oferecer ao jogador uma diversão que pode estimular seu processo cognitivo de associar palavras em um mesmo contexto. Pode-se também vislumbrar um segundo objetivo, em estudos posteriores, com o uso de tal aplicação para dar um apoio ao desenvolvimento cognitivo do jogador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André de Oliveira Bueno - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Manutenção Perfectiva no Cognitor: Módulo Estruturação do Conhecimento
Descrição: Este trabalho de Iniciação Científica se encontra inserido no escopo do projeto Cognitor, que está dentro do contexto do projeto TIDIA-Ae fase II (proc 05/60799-6). Cognitor é uma ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores do Laboratório de Interação Avançada (LIA), para auxiliar o professor na sua tarefa de projetar e editar material de aprendizagem com qualidade para o Ensino à Distância (EaD) (Anacleto et al, 2007a), pois essa ferramenta permite ao professor organizar o conteúdo existente nesse material a ser visualizado pelo aluno, facilitando sua interação e, consequentemente, facilitando o seu processo de aprendizado, como também, possibilita ao professor contextualizar o material à realidade de seus alunos. Para a contextualização do material, o Cognitor faz uso do conhecimento obtido através do projeto Open Mind Commonsense no Brasil, desenvolvido pelo Laboratório de Interação Avançada (LIA), da UFSCar em colaboração com o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No projeto tem-se coletado senso comum de um público geral através da Internet e armazenado em bases de conhecimentos através da representação do conhecimento em sentenças de língua natural, de tal forma que seja possível prover raciocínio baseado em senso comum aos computadores, considerando o domínio de aplicações sensíveis a contexto, especialmente no domínio da educação. Neste trabalho de IC se propõe realizar a manutenção perfectiva na ferramenta Cognitor, em especial no módulo Estruturação do Conhecimento. O padrão Estruturação do Conhecimento considera a teoria de mapas conceituais no planejamento e organização de um material, no Cognitor foi adicionado essa Estruturação com o apoio do conhecimento do Senso Comum para ajudar o professor a identificar novos conceitos. A concepção do módulo em si foi explorada em um trabalho de mestrado, cuja aplicação era focada em oferecer ao professor o suporte necessário para planejar e preparar material de aprendizagem, promovendo a.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - 2013
DESAFIO NO USO E COLETA DE CONHECIMENTO CULTURAL DE APLICACOES PARA PROMOVER O CRESCIMENTO DA BASE DE CONHECIMENTO CULTURAL DO OMCS-BR.
Descrição: Este trabalho objetiva primeiramente resolver um problema recorrente enfrentado ao se desenvolver uma aplicação culturalmente contextualizada usando a base de conhecimento do Projeto Open Mind Common Sense no Brasil (OMCS-Br), que é a filtragem de dados da base de conhecimento considerando um determinado perfil de colaboradores. Em segundo plano, almeja-se também ampliar a forma de coleta de dados para essa base em questão, coletando os dados gerados a partir do uso desses software contextualizados. Para disponibilizar esse conjunto de filtro e coletor de conhecimento cultural contextualizado aos desenvolvedores e usuários em geral, foi desenvolvido um sistema online que permite ao interessado utilizar a base de conhecimento do projeto OMCS-Br em aplicações ou, então, apenas realizar consultas culturalmente contextualizadas na base. Com isso, pretendemos ampliar o acesso à base de conhecimento cultural brasileiro e flexibilizar as operações de coleta e uso da base de conhecimento do OMCS-Br, facilitando o desenvolvimento de aplicações que utilizem tal base e, com o filtro sendo parte da arquitetura do OMCS-Br, as aplicações se tornam mais leves, aproximando-se do conceito de RIA (Rich Internet Application)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André de Oliveira Bueno - Coordenador / Anacleto, Junia C. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano Computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, VINICIUS ; ANACLETO, JUNIA ; BUENO, ANDRE O. . Designing ICT for Thirdplaceness. In: Nijholt, Anton (Ed.). (Org.). Playable Cities. 1ed.: , 2016, v. , p. 85-.

2.
Abib, Janaina Cintra ; Bueno, André ; ANACLETO, JUNIA . Understanding and Facilitating the Communication Process among Healthcare Professionals. Lecture Notes in Computer Science. 5ed.: Springer International Publishing, 2014, v. , p. 313-324.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, A. O.; FERREIRA, L. ; FERREIRA, VINICIUS ; ANACLETO, JUNIA . Tendências de Pesquisa em IHC no Brasil: Uma Análise em Relação ao GranDIHC-Br. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016.

2.
BUENO, ANDRE O.; Anacleto, Junia C. ; FERREIRA, VINICIUS ; ABIB, JANAINA ; SOUZA, CAROLINA ; CONSIGLIERI, DANIEL . Selfie cafe. In: the 30th Annual ACM Symposium, 2015, Salamanca. Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '15. p. 163.

3.
FERREIRA, VINICIUS ; ANACLETO, JUNIA ; BUENO, ANDRE O. . Sharing Wishes on Public Displays: Using Technology to Create Social Places. In: Human-Computer Interaction ? INTERACT 2015, 2015, Bamberg, Alemanha. INTERACT 2015, 2015.

4.
CALDERON, ROBERTO ; BLACKSTOCK, MICHAEL ; LEA, RODGER ; FELS, SIDNEY ; BUENO, ANDRE O. ; ANACLETO, JUNIA . Supporting Conversation and Community Interaction With A Table-Top Community Garden Application. In: The International Symposium, 2014, Copenhagen. Proceedings of The International Symposium on Pervasive Displays - PerDis '14, 2014. p. 190.

5.
CALDERON, ROBERTO ; BLACKSTOCK, MICHAEL ; LEA, RODGER ; FELS, SIDNEY ; DE OLIVEIRA BUENO, ANDRE ; ANACLETO, JUNIA . RED. In: The International Symposium, 2014, Copenhagen. Proceedings of The International Symposium on Pervasive Displays - PerDis '14. New York: ACM Press, 2014. p. 148.

6.
BUENO, ANDRE O.; Anacleto, Junia C. . Allowing software developers to develop culture-sensitive applications by providing them the omcs-br cultural knowledgebase. In: CHI '13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, 2013, Paris. CHI '13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems on - CHI EA '13. p. 379.

7.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA . Releasing the OMCS-Br Knowledgebase to Facilitate Insertion of Culture in Applications: Brazilian Experience. In: International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013, Boston, United States. International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013.

8.
Anacleto, Junia C. ; BALBINO, FERNANDO C. ; ASTOLFI, GILBERTO ; FELS, SIDNEY ; BUENO, ANDRE O. . A cultural knowledge-based method to support the formation of homophilous online communities. In: the 2011 annual conference extended abstracts, 2011, Vancouver. Proceedings of the 2011 annual conference extended abstracts on Human factors in computing systems - CHI EA '11. p. 2089.

9.
MAGALHAES, V. ; Anacleto, Junia C. ; BUENO, A. O. ; SILVA, M. A. R. ; FELS, S. ; BALBINO, F. C. . e-Rural: a framework to generate hyperdocuments for milk producers with different levels of literacy to promote better quality milking. In: 13th IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT 2011), 2011, Lisboa. proceedings INTERACT, 2011. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, ANDRE DE OLIVEIRA. From Smart Cities to Social Cities. In: the 2016 CHI Conference Extended Abstracts, 2016, Santa Clara. Proceedings of the 2016 CHI Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems - CHI EA '16. New York: ACM Press. p. 198.

2.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA . Digital Community Ecosystem (DCE): Bonding Communities for Smart Cities. In: XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2015, Salvador, Bahia, Brasil. II WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, VINICIUS ; ANACLETO, JUNIA ; BUENO, ANDRE . Translating Art Installation into ICT. In: the 32nd ACM International Conference, 2014, Colorado Springs. Proceedings of the 32nd ACM International Conference on The Design of Communication CD-ROM - SIGDOC '14, 2014. p. 1.

2.
BUENO, ANDRE DE OLIVEIRA; ANACLETO, JUNIA COUTINHO ; CALDERON, ROBERTO ; FELS, SIDNEY ; LEA, RODGER . ICT to support community gardening. In: the 2014 companion publication, 2014, Vancouver. Proceedings of the 2014 companion publication on Designing interactive systems - DIS Companion '14, 2014. p. 133.

3.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . Releasing the OMCS-Br Knowledgebase to Facilitate Insertion of Culture in Applications: Brazilian Experience. In: International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), 2013, Boston, USA. International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013.

4.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . TAP SENSE: A Contextualized Educational Game Supported By Common Sense for Reinforcing Semantic Language Learning. In: International Association for Development of the Information Society, 2011, Rio de Janeiro. PROCEEDINGS OF THE IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE APPLIED COMPUTING 2011, 2011. v. 1. p. 1-620.

5.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . TAP SENSE: Um jogo educativo contextualizado apoiado por conhecimento cultural. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos. XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: EDUFSCar, 2011.

6.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . BRINCANDO COM O SENSO COMUM PARA REFORÇO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO CULTURAL PARA APLICAÇÕES SENSÍVEIS AO CONTEXTO DO USUÁRIO. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos. XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
BUENO, ANDRE O.; FERREIRA, L. ; FERREIRA, VINICIUS ; ANACLETO, JUNIA . Tendências de Pesquisa em IHC no Brasil: Uma Análise em Relação ao GranDIHC-Br. Livro dos Tutoriais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2016.

2.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . Releasing the OMCS-Br Knowledgebase to Facilitate Insertion of Culture in Applications: Brazilian Experience. International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BUENO, ANDRE O.. From Smart Cities to Social Cities: Technology to Support Community Life. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA ; FERREIRA, VINICIUS ; Abib, Janaina Cintra ; Souza, C. ; Consiglieri, D. . Selfie Cafe: a Urban Computing Application for Socialization in Public Spaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA . Digital Community Ecosystem (DCE): Bonding Communities for Smart Cities. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . Allowing Software Developers to Develop Culture Sensitive Applications by Providing them the OMCS-BR Cultural Knowledgebase. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . TAP SENSE: Um jogo educativo contextualizado apoiado por conhecimento cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BUENO, A. O.; Anacleto, Junia C. . BRINCANDO COM O SENSO COMUM PARA REFORÇO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO CULTURAL PARA APLICAÇÕES SENSÍVEIS AO CONTEXTO DO USUÁRIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA . DCE: A Digital Ecosystem to Bond Communities in the Smart Cities? Era. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. From Smart Cities to Social Cities: Technology to Support Community Life. 2016. (Congresso).

2.
Annual ACM Symposium on Applied Computing. Selfie cafe: socialization in public spaces. 2015. (Congresso).

3.
II WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES. Digital Community Ecosystem (DCE): Bonding Communities for Smart Cities. 2015. (Congresso).

4.
ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013). Allowing Software Developers to Develop Culture-Sensitive Applications by Providing them the OMCS-Br Cultural Knowledgebase. 2013. (Congresso).

5.
Brazilian Visual Analytics workshop (BRAVA). 2013. (Congresso).

6.
ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Trabalhei como Student Volunteer no evento. 2012. (Congresso).

7.
Brazilian Visual Analytics workshop (BRAVA). 2012. (Congresso).

8.
Microsoft Faculty Summit. 2011. (Congresso).

9.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. TAP SENSE: UM JOGO EDUCATIVO CONTEXTUALIZADO APOIADO POR CONHECIMENTO CULTURAL. 2011. (Congresso).

10.
ACM International Conference on Design of Communication (SIGDOC 2010). 2010. (Congresso).

11.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. BRINCANDO COM O SENSO COMUM PARA REFORÇO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO CULTURAL PARA APLICAÇÕES SENSÍVEIS AO CONTEXTO DO USUÁRIO. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anacleto, Junia C. ; FORTES, R. P. M. ; BUENO, A. O. . Student Volunteer at Special Interest Group on Design of Sustainable Communication (SIGDOC). 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA ; FERREIRA, VINICIUS ; Abib, Janaina Cintra ; Souza, C. ; Consiglieri, D. . Selfie Cafe: a Urban Computing Application for Socialization in Public Spaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BUENO, ANDRE O.; ANACLETO, JUNIA . Digital Community Ecosystem (DCE): Bonding Communities for Smart Cities. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BUENO, ANDRE O.. From Smart Cities to Social Cities: Technology to Support Community Life. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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