Daniela Fagundes Portela

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  • Última atualização do currículo em 08/07/2018


Doutora em História e Historiografia da Educação Brasileira pela FEUSP. Tema; A trajetória profissional da educadora Anália Emília Franco em São Paulo ( 1853- 1919). Mestra pela Universidade de São Paulo na área da História da Educação e da Historiografia Brasileira; Tema: Iniciativas de atendimento as crianças negras na Província de São Paulo (1871- 1888). Pedagoga. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Contexto Integrados na Educação Infantil(CIEI), coordenado pela Professora Tizuko Morchida da Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora do grupo Ludicidade Inclusão e Saúde (LIS) da Universidade Estadual do Amapá coordenado pela professora Angela Ubaiara Brito do CEU . Parecerista AD- HOC da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é professora de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Fagundes Portela
Nome em citações bibliográficas
PORTELA, D. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Avenida da Universidade, 308
Cidade Universitária
02856040 - São Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A trajetória profissional da educadora Anália Emília Franco em São Paulo ( 1853-1919), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
2009 - 2012
Mestrado em História e Historiografia Educacional Brasileira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Iniciativas de Atendimento para crianças negras na província de São Paulo (1871-1888),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 300h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: Políticas de Atendimento para Crianças em São Paulo (1870- 1900).
Orientador: Teresinha Bertin.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Qual é sua Cor.
Orientador: Marcia Leite.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Especialização em EDucação Infantil. (Carga horária: 600h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Combate ao racismo no ambiente escolar. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil e E.F., Carga horária: 20


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisadora Bolista no projeto : História da Educação e da infância, organizada pelo coordenador deste projeto, localizada no endereço: http://www.fcc.org.br/pesquisa/jsp/educacaoInfancia/index.jsp


Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, CEERT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: CLT, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Formação de Educadores- COC

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de Monitoria na disciplina de Graduação : Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil , Ministrada pela Professora Tizuko Kishimoto na Faculdade de Educação da USP.


Prefeitura Municipal de Suzano, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CLT


Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Tutora do curso de formação de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Soprocaba.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Iniciação cientifíca, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifíca, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2003 - 2004
Implementação do Quesito Cor nos Banco de dados da Prefeitura Municipal de Santo ANdré
Descrição: O projeto tinha como objetivo inserir a pergunta: QUal é a sua cor ? nos formulários empregatícios do banco de dados da Central de Trabalho e Renda com o objetivo de mapear a posição de negros e mulheres no mercado de trabalho , com o intuito de implementar políticas públicas ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2006
Prêmio Educar Para Igualdade racial
Descrição: Mapear experiência de educadores voltados para o combate da discriminação étnica racial no ambiemte escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO
2011 - Atual
Periódico: Revista ABPN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Infância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTELA, D. F.2006PORTELA, D. F.. O papel da cor /raça/etnia nas políticas de promoção da igualdade. Anotações sobre a experiência do Município de Santo André.. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 1, p. 49-50, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PORTELA, D. F.. Políticas de Atendimento para crianças negras na Província de São Paulo ( 1871- 1888). 1. ed. São Paulo: PACO, 2016. v. 1. 193p .

2.
ANTONIO JUNIOR, W. ; BRITO, A. C. U. ; PORTELA, D. F. ; SITTA, V. M. ; TORMIN, M. . Ensino e Aprendizagem na Educação Básica : desafios curriculares. 1. ed. Bauru: UNESP, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PORTELA, D. F.. Texto Educação Infantil e Diversidade ? Revista Nova Escola ?. Revista Nova Escola, 01 nov. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTELA, D. F.. As primeiras Escolas Maternais de São Paulo . A experiência Educativa de Anália Emília Franco. In: XXIII Encontro Estadual de História, 2016, Assis, São Paulo. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2016. v. 1. p. 1-15.

2.
PORTELA, D. F.. Registros de Batismo da Paróquia Nossa Senhora Penha de França: Uma fonte para o estudo do cotidiano privado das crianças negras livres na província de São Paulo (1871-1888). Desafios e possibilidades. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuito e Fronteiras da História da Educação No brasil, 2013.

3.
ANTONIO JUNIOR, W. ; Brito, A, C, U ; PORTELA, D. F. ; TORMIN, M. ; SITTA, V. M. . Contextos Integrados de Educação Infantil - articulação de práticas Inovadoras no âmbito da Infância.. In: IV Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru. Anais do IV CBE. Bauru: UNESP, 2013. v. 1. p. 1-12.

4.
PORTELA, D. F.. Registros de Batismo da Paróquia Nossa Senhora Penha de França: Uma fonte. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá. Anais VII COngresso de História Brasileira da Educação. São Paulo: SBHE, 2013. v. 1.

5.
Brito, A, C, U ; PORTELA, D. F. ; TORMIN, M. ; SITTA, V. M. ; PIERRIN, S. ; ANTONIO JUNIOR, W. ; PINAZZA, M. A. ; KISHIMOTO, T. M. . Olhar e Escutar a Criança como Ser Histórico, Social , Cultural e Político: possibilidades de práticas. In: Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós- Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias Descolonizadoras, 2012, Campinas. Anais do I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós- Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias Descolonizadoras. Campinas, 2012. v. 1. p. 134-142.

6.
PORTELA, D. F.. Projetos Educacionais para Infância Brasileira (1871-1879). In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Projetos Educacionais para Infância Brasileira, 2011.

7.
PORTELA, D. F.. Projetos Educacionais para a Infância Brasileira ( 1871-1879).. In: XI COngresso Luso Afro- Brasileiro, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Luso Afro- Brasileiro, 2011.

8.
PORTELA, D. F.. A Infância Brasileira em Debate a partir da promulgação da Lei do Ventre Livre. In: XI Congresso Luso- Afro brasileiro de Ciências SOciais, 2011. Ânais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais.. Salvador: Salvador, 2011. v. 1.

9.
PORTELA, D. F.. Políticas de Atendimento para crianças negras, após a Lei do Ventre Livre (1871-1910) No Munícipio de São Paulo : Busca e Análise. In: Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis, Maranhão. VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, D. F.. Registros de Batismo da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França: Uma fonte para o estudo dos processos educativos no cotidiano privado das crianças negras livres na Província de São Paulo ( 1871-1888). Desafios e Possibilidades.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PORTELA, D. F.. Contextos Integrados em Educação Infantil:Articulação de práticas Inovadoras no âmbito da Infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PORTELA, D. F.. O Cenário do atendimento de crianças negras livres na província de São Paulo ( 1871-1888). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PORTELA, D. F.. È de ventre livre? A condição da infância negra livre em São Paulo (1871-1888). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PORTELA, D. F.. A infância Brasileira em Debate, após a promulgação da Lei do Ventre Livre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PORTELA, D. F.. Políticas de Atendimendo para Crianças Negras em São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:RELAÇOES RACIAIS E INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO COR E RAÇA ENTRE CRIANÇAS. 2017.

2.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico : O sacerdócio no Candomblé: Trajetórias Religiosas e Escolarização.. 2015.

3.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico Cultura Afro Brasileira , Educação e Patrimônio: um olhar sobre a proposta do programa mais educação para introdução da capoeira no espaço escolar. 2014.

4.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico: Multiculturalismo e Lei 10639/2003: por uma educação das relações étnicos raciais. 2014.

5.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A influência das Políticas Educacionais. 2014.

6.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:O entorno como fomentador de práticas educativas na educação infantil em uma escola municipal de São Paulo. 2013.

7.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Âmbitos na Sala de Aula Infantil: Interações entre pessoas e objetos. 2013.

8.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:O negro na Universidade: um debate sobre o sistema de cotas. 2013.

9.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:As influências em Valores para o Desenvolvimento Infantil. 2013.

10.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Gestão Democrática, trabalho coletivo e autonomia pedagógica: um estudo de caso na Educação Infantil. 2013.

11.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Conflitos na Educação Infantil. 2013.

12.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Gestão Democrática na Construção de Valores na Educação Básica. 2013.

13.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico;A compreensão de fatores que impactaram a constituição de duas diretoras e, consequentemente colaboraram para uma atuação positiva em EMEIs da PMSP. 2013.

14.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Assembleias de classe : o olhar do professor sobre a articulação entre teoria e prática. 2013.

15.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A importância da Família no processo de aprendizagem escolar: uma análise criteriosa da participação.. 2013.

16.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Ética na formação do professor. 2013.

17.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Qual a importância da aprendizagem escolar, na visão dos alunos da 8ªsérie ( 9ª anos) Ensino Fundamental. 2013.

18.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Pedagogia Afetiva e dos sentimentos : um estudo do impacto do trabalho com sentimento junto a alunos.. 2013.

19.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Direitos da criança na Educação Infantil: a lacuna entre a Teoria e prática.. 2013.

20.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A importância da Educação na Construção da Cidadania nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013.

21.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A relação entre o uso de apostilas na Educação Infantil e uma aprendizagem significativa. 2013.

22.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A relação entre os direitos que as crianças entendem como seus e os direitos presentes no ECA. 2013.

23.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Relações étnicos raciais: da garantia legal à construção real de uma formação ética, cidadã e democrática. 2013.

24.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A trajetória de uma escola de Educação Infantil ( etapa I ). 2013.

25.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:As novas famílias contemporâneas. 2013.

26.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Educar e cuidar: Conceitos que devem estar integrados na educação infantil. 2013.

27.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Projetos de Trabalho na Educação Infantil: novos caminhos para uma formação cidadã. 2013.

28.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Pedagogia de projetos no exercício da Lei 10.639/03. 2013.

29.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A educação infantil e os estímulos ao hábito da leitura partilhada entre pais e filhos. 2013.

30.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:O olhar dos alunos a respeito das fichas de ocorrência numa escola pública de São Paulo. 2013.

31.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:Qual a importância da escola no processo de formação social, intelectual e ética , na visão de alunos da 7ª série do fundamental.. 2013.

32.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:?Multiculturalismo e a Lei 10.639/2003: Por uma Educação das Relações Étnico-Raciais'.. 2012.

33.
PORTELA, D. F.. Parecer do artigo científico:A influência das Políticas Educacionais. 2010.

34.
PORTELA, D. F.. 5º Prêmio Educar para Igualdade Racial. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORTELA, D. F.. Literatura Infantil Afro- Brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PORTELA, D. F.. Educação Infantil e Relações Étnicas Raciais. 2006. (Oficina).

3.
PORTELA, D. F.. Educação Infantil e Relações Raciais : Desafios e metodologias. 2005. (Oficina).

4.
PORTELA, D. F.. Experiências de Implementação do. 2004. (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PORTELA, D. F.. Participação em banca de Èlida Suelma dos Santos. A contribuição do dos contos de fadas para leitura iniciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.

2.
PORTELA, D. F.. Participação em banca de Ereovana Lisboa Nunes. Projeto Político Pedagógico: a gestão democrática em evidencia na escola João Freire Cordeiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.

3.
PORTELA, D. F.. Participação em banca de Hélio de Paula Lima. Formação Continuada: uma faceta da gestão democrática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Infância, Cultura e Diversidade.Infâncias e Africanidades: Uma Abordagem Necessária. 2017. (Seminário).

2.
XXIII Encontro Estadual de História.As primeiras Escolas Maternais de São Paulo . A experiência Educativa de Anália Emília Franco. 2016. (Encontro).

3.
Irmandades Negras: outro espaço de luta e resistência ( São Paulo: 1870-1890). 2015. (Outra).

4.
Negros Nas Cidades Brasileiras. 2015. (Simpósio).

5.
IV Congresso Brasileiro de Educação Ensino e Aprendizagem na Educação Báscia: desafios curriculares,. Articulação de Práticas Inovadoras no Âmbito da Infância.. 2013. (Congresso).

6.
Reflexões sobre o currículo na Educação Infantil. 2013. (Outra).

7.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação no Brasil. Registros de Batismo da Paróquia Nossa Senhora Penha de França: Uma fonte para o Estudo dos Processos Educativos no Cotidiano Privado das Crianças Negras Livres na Província de São Paulo ( 1871-1888) Desafios e Possibilidades.. 2013. (Congresso).

8.
Seminário Educação 2012- Das crianças nas instituições e das crianças ( in)visíveis : entre a sujeição ao e as possibilidades criativas. É de ventre Livre ? A condição da infância negra Livre em São Paulo. 2012. (Congresso).

9.
VI Seminário Educação e população Negra: O Negro na Literatura. 2011. (Seminário).

10.
VI Seminário Educação e População Negra..Iniciativas de Atendimento para crianças negras (1871-1888). 2011. (Seminário).

11.
XI Congresso Luso- Afro brasileiro de Ciências SOciais. A Infância Brasileira em Debate a partir da promulgação da Lei do Ventre Livre. 2011. (Congresso).

12.
As Américas e o Mundo Atlântico. 2010. (Seminário).

13.
Fontes para História das Práticas Escolares : abordagens e perspectivas de investigação .. 2010. (Outra).

14.
VI Congresso dos Pesquisadores Negros. Políticas de Atendimento para crianças negras pós lei do Ventre Livre ( 1871- 1879) na Provincia de São Paulo .. 2010. (Congresso).

15.
VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Políticas de Atendimento para crianças negras pós Lei do Ventre Livre ( 1871-1879) na Província de São Paulo : busca e análise. 2010. (Congresso).

16.
2º Encontro dos Pesquisadores em, História da Educação.Políticas de Atendimento para Crianças Negras em São Paulo pós lei do ventre livre 1871-1930.. 2009. (Encontro).

17.
Semana da Educação da Universidade de São Paulo. Políticas de Atendimento para crianças negras pós Lei do Ventre Livre (1871-1910).no Municipio de São Paulo: Busca e Análise.. 2009. (Congresso).

18.
VII Semana da Educação.Cotidiano Escolar e a Lei 10.639. Uma contribição para educadores da Infância. 2009. (Seminário).

19.
2ª Amostra de Literatura Infantil Afro Brasileira.Educação Infantil E diversidade étnico racial e Desafios e Metodologias .. 2006. (Outra).

20.
Fórum Mundial de Educação.Educação Infantil e Relações Raciais -. 2006. (Oficina).

21.
III Congresso dos Pesquisadores Negros. Educação Infantil e Relações Raciais - Metodologias e Práticas. 2006. (Congresso).

22.
1º Congresso de Educação Infantil - Superando Preconceitos.. 1º Congresso de Educação Infantil - Superando Preconceitos.Educação Infantil e Relações Raciais: Metodologia para trabalhar a temática racial na educação infantil.. 2005. (Congresso).

23.
Desafios e Metodologias para Implementação da Lei ?10.639/03.Desafios e Metodologias para Implementação da Lei ?10.639/03. 2005. (Seminário).

24.
I Seminário: Desafios das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial..Educação Infantil e Igualdade Racial. 2005. (Seminário).

25.
Congresso de Pesquisadores Negros. Oficina Educação Infantil e Diversidade Etnica Racial Desafios e Metodologias. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTELA, D. F.. Seminário Educar Para Igualdade Racial. 2003. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PORTELA, D. F.. Literatura Infantil Afro- Brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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