Mixilene Sales Santos Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0396026495635323
  • Última atualização do currículo em 24/10/2017


Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015), linha de pesquisa: Educação, Currículo e Ensino. Eixo: Tecnologias Digitais na Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2011). É membro colaboradora do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), do Instituto UFC Virtual. Foi Professora da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Atuou como Formadora do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) coordenado pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como tutora de EaD em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, formação de professores, atuando principalmente nas seguintes linhas: tecnologias na educação, educação a distância, aprendizagem colaborativa, recursos educacionais digitais e Mobile Learning. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mixilene Sales Santos Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Mixilene. S. S.;LIMA, MIXILENE SALES SANTOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará.
Rua Humberto Monte
PICI
60455760 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669509
Ramal: 23
URL da Homepage: www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiência no Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa com suporte computaciona; Dispositivos móveis; Aplicativos Colaborativos; Informática na Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: NOSSOS LUGARES NO MUNDO: UMA EXPERIÊNCIA ONLINE DE TROCAS CULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: José Aires de Castro Filho.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2012
Inglês. (Carga horária: 400h).
Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, CLEC, Brasil.
2010 - 2012
Curso de Formação Brasil UCA - Formação da IES Local. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2012
Curso de Formação Brasil UCA - Formação dos Formadores. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Professores Tutores. (Carga horária: 20h).
GFarias.com, GF, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Professores Autores. (Carga horária: 60h).
GFarias.com, GF, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Língua Espanhola. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Escolhinha Toca da Criança, TOCA DA CRIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Aulas de informática educativa para a educação infantil, turmas do Infantil IV, V e 1º Ano do Ensino Fundamental.

Atividades

01/2014 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educativa
01/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educativa
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educativa

Colégio Batista - Santos Dumont, COLÉGIO BATISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

01/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educativa
08/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educativa

Centro de Referência do Professor, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
O Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola propõe uma discussão e estudo sobre a articulação entre a prática, as teorias educacionais e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), incluindo a gestão escolar. O curso parte de uma ação na escola, organizada pela equipe gestora, com o uso das TDIC.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
O Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola propõe uma discussão e estudo sobre a articulação entre a prática, as teorias educacionais e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), incluindo a gestão escolar. O curso parte de uma ação na escola, organizada pela equipe gestora, com o uso das TDIC.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso Ferramentas Tecnológicas para Coordenadoras e Técnicas da Educação Infantil. Oferecidos a Técnicos da Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Curso destacou: Estudo teórico-prático sobre o uso de tecnologias na Educação Infantil. Exploração de aplicativos e ferramentas aplicados à educação infantil. Estudo dos recursos da internet para a educação infantil Estudo para a aplicabilidade de recursos, tais como: jogos, imagens, animações, editores de desenho, gravuras, ritmos e sons, músicas, histórias, dentre outros.

Atividades

10/2012 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Referência do Professor, .

Treinamentos ministrados
Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola
09/2012 - 10/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Referência do Professor, .

Treinamentos ministrados
Curso Ferramentas Tecnológicas para professores da Educação Infantil
05/2012 - 08/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Referência do Professor, .

Treinamentos ministrados
Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor
Outras informações
Tutoria a distância no curso de licenciatura em Física na modalidade semipresencial do Programa Universidade Aberta do Brasil executado pela Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem PROATIVA - do Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor
Outras informações
Tutoria a distância no curso de licenciatura em Letras na modalidade semipresencial do Programa Universidade Aberta do Brasil executado pela Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora responsável pelo acompanhamento pedagógico sistemático da aprendizagem dos professores cursistas e pela qualidade dos conteúdos pedagógicos utilizados na formação do Programa Um Computador por Aluno - UCA. Este é um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista - Graduando, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Especialização Escola de Gestores da Educação Básica do Ceará - Coordenado pelo Prof. Dr. José Rogério Santana - Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monotoria voluntária da Disciplina Informatica na Educação, na FACED - UFC, ministrada pelo Prof. José Rogério Santana, no semestre 2008.2

Atividades

03/2017 - 05/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação a Distância
02/2014 - 04/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação a Distância

Faculdade Integrada de Araguatins, FAIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociológicos e Filosóficos
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Educacionais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e metodologias da educação infantil I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Educacionais


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Aprendizagem colaborativa em rede no Programa Um Computador por Aluno
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Maria Lidiana Ferreira Osmundo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2011
Objetos educacionais digitais e multiculturalismo no ambiente escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 17/10/2017.
Descrição: Aplicação de objetos de aprendizagem e o trabalho com projetos em escolas públicas de Fortaleza.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Aplicação de Objetos de Aprendizagem nas Escolas
Descrição: Aplicação de objetos de aprendizagem no contexto de sala de aula de escolas públicas da cidade de Fortaleza. www.proativa.vdl.ufc.br..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Coordenador / Mara Nóbrega Cirino Nogueira Demétrio - Integrante / Lícia Maria Queiroz de Lima - Integrante.
2009 - 2012
Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares para o design e o uso de Objeto de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O projeto de Intercâmbio Preparando Especialistas Multidisciplinares No Design e Uso De Objetos De Aprendizagem Com Saliências Culturais do convênio FIPSE-CAPES, é desenvolvido pelo Proativa (Grupo De Pesquisa E Produção De Ambientes Interativos E Objetos De Aprendizagem), do Instituto UFC Virtual em parceria com a Universidade do Estado de Utah (USU) e a Universidade da Geórgia (UGA), ambas nos Estados Unidos, e a Universidade de Campinas (UNICAMP). O intercâmbio tem duração de um semestre e é realizado em uma das universidades norte-americanas. Os alunos desenvolvem também atividades de pesquisa junto ao PROATIVA, nos projetos que envolvem a interação entre culturas, totalizando aproximadamente um ano de participação (metade no Brasil e metade nos Estados Unidos). Cerca de 16 alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Ceará já participaram do programa, realizando atividades nos EUA, e outros, estudantes das universidades norte-americanas participaram das atividades no Brasil. O programa visa capacitar estudantes na produção de recursos educacionais abertos para uso dentro das escolas, bem como sua atuação em atividades de contato entre culturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Maria Lidiana Ferreira Osmundo - Integrante / Michael Orey - Integrante / Tel Amiel - Integrante / Richard West - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2008 - 2009
Artesanato Digital - Reflexões filosóficas sobre produção e uso de imagens e recursos interativos para elaboração de tecnologias digitais que viabilizem educação a distância aberta.
Descrição: Desenvolver reflexões e metodologias de ensino e aprendizagem sobre o processo de produção da imagem (desenho, xilogravura, pintura, fotografia e vídeo) na perspectiva da ação prática reflexiva para favorecer através de recursos digitais educação a distância aberta para a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos ára a formação do senso crítico e estético para viabilizar produção e divulgação de arte digital na perspectiva da cultura brasileira, seja em aspectos locais, regionais ou nacionais visando desenvolver habilidades para criação, observação e autonomia com estudantes e professores de escola pública em Fortaleza..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / Cibelle Amorim Martins - Integrante / José Rogério Santana - Coordenador / Priscila Guimarães A. de Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8


Projetos de extensão


2012 - 2012
Sem Fronteiras:Ponte Atlântica Brasil e Portugal
Descrição: O presente projeto visou promover práticas colaborativas desenvolvidas entre os alunos de duas escolas(Portugal e Brasil), bem como a criação e troca de matérias digitais construídos e compartilhados a partir da utilização do laptop educacional...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Projeto Nossos Lugares No Mundo
Descrição: O projeto Nossos Lugares no Mundo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), do Instituto UFC Virtual. Sob a coordenação de Lavina Lima (mestranda em Educação Brasileira pela UFC), e direção do professor José Aires de Castro Filho, o projeto conta com a participação de alunos de Graduação dos cursos de Letras (Inglês e Espanhol), Pedagogia, Sistemas e Mídias Digitais e Computação, bem como de dois alunos americanos, participantes do Programa de Intercâmbio Preparando Especialistas Multídisciplinares no Design e Uso de Objetos de Aprendizagem com Saliências Culturais, do convêncio CAPES/FIPSE. O programa é uma parceria entre a UFC, a Unicamp, de Campinas, e as universidades da Georgia (UGA) e de Utah (USU), nos Estados Unidos. Através de atividades presenciais e virtuais, o projeto visa o contato e interação entre alunos da EMEIF Monteiro Lobato, de Fortaleza, e da Escola Antônio Julião Neto, de Barreira, acerca de suas culturas locais e do contato presencial com os dois alunos americanos, estes participantes do programa de Intercâmbio. O contato e interação entre os alunos de Fortaleza e Barreira é feito apenas através do Blog. A partir dessas atividades, espera-se que os alunos desenvolvam aprendizagens acerca das culturas dos colegas e valorizem as suas próprias, a fim de conviverem de forma adequada com a diversidade cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Coordenador / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / José Moreira Lacerda Neto - Integrante / Carolina Morais Ribeiro da Silva - Integrante / Demetrius Abreu de Lima - Integrante / Emanuelly Ferreira de Oliveira - Integrante / Gisele Pereira Oliveira - Integrante / Gleicyane Feitosa GOMES - Integrante / Lucas Lima de Vasconcelos - Integrante / Ludmila Rodrigues Paiva - Integrante / Mateus Bezerra Dantas - Integrante / Paulo Sérgio Batista de Almeida Filho - Integrante / Yuri Magalhães do Carmo - Integrante.
2011 - 2011
Vizinhança Americana / America's Neighborhood
Descrição: O projeto Vizinhança Americana foi idealizado por estudantes de Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e da Utah State University, em parceria com as escolas Poetisa Abigail Sampaio (de São Gonçalo ? Ceará ? Brasil) e Edith Bowen Laboratory School (de Logan ?Utah ? Estados Unidos). Os estudantes recebem a orientação e apoio de professores das duas universidades para realizarem o projeto. Foram feitas atividades de elaboração de material sobre aspectos de suas culturas e enviados aos colegas da outra cidade, que também fizeram o mesmo. Os alunos também puderam comentar nas postagens e atividades do site..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante.
2010 - 2010
Brincando no Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 03/07/2013.
Descrição: O projeto Brincando no Brasil foi desenvolvido em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza juntamente com participantes de um projeto de intercâmbio dos EUA e República Dominicana, em convênio entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Utah State University (USU). As atividades do projeto foram desenvolvidas a partir do tema Brincadeiras, e durou dois meses, tendo englobado aproximadamente 20 alunos do 4 ano do Ensino Fundamental. Os encontros eram realizados duas vezes por semana no contra turno dos alunos e quando necessário no próprio turno. Num desses encontros os alunos brasileiros participaram numa Web-conferência na qual puderam entrar em contato com crianças americanas e conhecer um pouco mais sobre a sua cultura e brincadeiras. A comunicação entre as crianças brasileiras e americanas era intermediada pelos alunos do intercambio O projeto teve como objetivo construir um conto digital através das trocas culturais estabelecidas entre o trabalho colaborativo desenvolvido entre alunos brasileiros e dois alunos de diferentes nacionalidades participantes do intercambio.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Projeto Me perdi e me achei no Brasil (Brasil x França)
Descrição: O projeto Me perdi e me achei no Brasil tem como principal objetivo realizar um projeto colaborativo e estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades (alunos do 4] ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza e alunos da mesma faixa etária de uma escola da cidade de Villejuif, próximo a Paris, França), utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos. O projeto culmina com a cração de uma história colaborativamente entre os dois grupos de alunos, com trocas de idéias através de videoconferência, e um video com desenhos dos alunos ilustrando a história.. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Coordenador / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Atílio Gomes Luiz - Integrante / Cícero Jorge Rodrigues Matos - Integrante / Mara Nóbrega Cirino Nogueira Demétrio - Integrante / Shirliane Matos de Souza - Integrante / Lucas Abreu Oliveira - Integrante.Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Artes Digitais e aplicativos Educacionais (http://www.hipertexto2012.com.br/inscricoes/premio-hipertexto2012/), 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Mixilene. S. S.; MELO, M. B. O. ; BEZERRA, E. L. C. ; CASTRO FILHO, J.A . ALUNOS CONTADORES DE HISTÓRIA: uma experiência utilizando o laptop educacional. In: Francisco Ari de Andrade; Flávio Muniz Chaves; Luzianny Borges Rocha; Maria Simone Euclides. (Org.). EDUCAÇÃO BRASILEIRA: aportes e tendências. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2015, v. 1, p. 217-226.

2.
LIMA, Lavina. L.V ; LIMA, Mixilene. S. S. . Experiências de Interculturalidade com o uso do Laptop Educacional. In: José Aires de Castro Filho; Maria Auricélia da Silva; Dennys Leite Maia. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. , p. 127-158.

3.
LIMA, Mixilene. S. S.; OSMUNDO, M. L. F ; MENDES, W. M. F. ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; CASTRO FILHO, J.A . Trabalho Colaborativo: a produção de aplicativo colaborativo educacional. In: Francisco Ari de Andrade; Carlos Augusto Viana; Filipe Jesuino; Renata Aquino. (Org.). Educação Brasileira:conceitos e contextos. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. , p. 286-306.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, MIXILENE SALES SANTOS; LIMA, LAVINA LÚCIA VIEIRA ; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Experiência de aprendizagem móvel: o uso do WhatsApp no Ensino Fundamental. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@1b422017, 2016. p. 820-829.

2.
LIMA, MIXILENE SALES SANTOS; NASCIMENTO, KARLA ANGÉLICA SILVA DO ; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@b6a7394, 2016. p. 387-396.

3.
LIMA, MIXILENE SALES SANTOS; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Aprendizagem móvel no Ensino Fundamental. In: III Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 825-833.

4.
LIMA, Lavina. L.V ; LIMA, Mixilene. S. S. . Diversidade cultural e informática na educação: avaliação da experiência de aprendizagem em um grupo de estudos interdisciplinar. In: II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, 2014, Fortaleza - CE. Políticas Educacionais e os Novos Contextos da Educação, Currículo e Ensino. Fortaleza- CE: EdUECE, 2014. v. 1. p. 942-959.

5.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; MELO, M. B. O. ; LIMA, Mixilene. S. S. . Recursos digitais na prática docente com o laptop educacional. In: II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, 2014, Fortaleza - CE. Políticas Educacionais e os Novos Contextos da Educação, Currículo e Ensino. Fortaleza- CE: EdUECE, 2014. p. 1025-1039.

6.
PONTES, R. L. J. ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; LIMA, Mixilene. S. S. . Web 2.0 e Docência: Formação e Práticas Pedagógicas com o Uso do Laptop Educacional. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Anais do XVII ENDIPE: A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: edUECE, 2014. v. 1. p. 6675-6686.

7.
MELO, M. B. O. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; CASTRO FILHO, J.A . Tecnologia Móvel: Relato de Experiência na Formação de Gestores. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013), 2013, Campinas - SP. Workshop sobre formação e experiências educacionais no programa Um Computador por Aluno, 2013. p. 755-764.

8.
LIMA, Mixilene. S. S.; OSMUNDO, M. L. F ; LIMA, Lavina. L.V ; FREIRE,R.S ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J.A ; BARBOSA, J. R. . Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: 1º congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) - 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), 2012, Rio de Janeiro - RJ. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável, 2012.

9.
LIMA, Lavina. L.V ; MUNIZ, R. F. ; LIMA, D. A. ; MAIA, D. L. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J.A . A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA. In: 1º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), 2012, Rio de Janeiro - RJ. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável, 2012.

10.
BARBOSA, J. R. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; OSMUNDO, M. L. F ; SILVA, M. A. ; FREIRE,R.S ; FERNANDES, A. C. A. ; CASTRO FILHO, J.A . Relato de experiência de um projeto colaborativo intitulado Sem Fronteiras: Ponte Atlantica Brasil e Portugal. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Pernambuco. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede. Pernambuco: UFPE, 2012. v. 4. p. 1-17.

11.
Nascimento, Karla A. Silva do ; LIMA, Mixilene. S. S. ; FREIRE,R.S ; CASTRO FILHO, J.A . Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de informática das escolas municipais de Fortaleza. In: 22º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E 17º WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2011, Aracaju/SE. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. v. XVII. p. 1256-1263.

12.
VASCONCELOS, K. C. ; NASCIMENTO, M. D. R. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; CANDIDO, C. C. ; SANTANA, J. R. . Escola de Gestores - Ceará. In: 15º Congresso internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza - CE. Anais do 15 CIAED. São Paulo: ABED, 2009. v. 1. p. 1-10.

13.
LIMA, Mixilene. S. S.; VASCONCELOS, K. C. ; MARTINS, C. A. ; SANTANA, J. R. . O uso do LOGO enquanto metodologia de aprendizagem de apoio ao construtivismo piagetianono processo de ensino-aprendizagem. In: 2º Simpósio- Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife-PE. Multimodalidade e Ensino, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Lavina. L.V ; LIMA, Mixilene. S. S. . Diversidade Cultural e Informática na Educação: Avaliação da Experiência de Aprendizagem em um Grupo de Estudos Interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; MELO, M. B. O. ; LIMA, Mixilene. S. S. . Recursos Digitais na Prática Docente com o Laptop Educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, J. B. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; MAIA, E. G. ; CASTRO FILHO, J.A . Experiência didática no planejamneto e desenvolvimento de projetos colaborativos com o uso das tecnologias digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, Lavina. L.V ; LIMA, Mixilene. S. S. ; OSMUNDO, M. L. F ; LIMA, D. A. . Tecnologias Digitais e Diversidade Cultural: Teoria e Prática na Formação Acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, Mixilene. S. S.; OSMUNDO, M. L. F ; FREIRE,R.S . Aprendizagem Colaborativa em Rede no Programa Um Computador por Aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, T. A. ; SILVA, M. R. M. ; LIMA, Mixilene. S. S. . A Avaliação da Gestão Educacional em um Escola Pública Estadual de Fortaleza - Relato de uma Experiência de Estágio Supervisionado na UFC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, Mixilene. S. S.; LACERDA NETO, J. M. ; CASTRO FILHO, J.A . Objetos Educacionais Digitais e Multiculturalismo no Ambiente Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, Mixilene. S. S.; SILVA, Carolina Moraes R. ; FERREIRA, C. D. ; CASTRO FILHO, J.A . Brincando no Brasil: Diálogo e Produção Colaborativa entre Culturas no Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, Mixilene. S. S.; NOGUEIRA, Mara da Nóbrega Cirino ; FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE,R.S . Produção Textual e Criatividade: Aprimorando a Escrita a partir do Uso de um Objeto de Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, Mixilene. S. S.; SOUSA, P. G. A. ; TUPINAMBA, M. V. ; CASTRO, G. F. ; SANTANA, J. R. . Tecnologias digitais no cotidiano escolar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMORIM, A. P. S. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; JUNQUEIRA, Eduardo S. . Aprendizagens e produções de sentido nas práticas com tecnologias digitais em escolas públicas. As experiências de alunos no projeto Riverwalk Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, Mixilene. S. S.; JUNQUEIRA, Eduardo S. . Projeto Riverwalk Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, Mixilene. S. S.; VASCONCELOS, K. C. ; SANTANA, J. R. . Avaliação parcial sobre a satisfação de professores da educação básica em quatro escolas públicas de Fortaleza e Caucaia quanto às condições de trabalho e remuneração.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, Mixilene. S. S.; VASCONCELOS, K. C. ; SANTANA, J. R. . Escola de Gestores - Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TUPINAMBA, M. V. ; CASTRO, G. F. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; CARNEIRO, L. O. ; SANTOS, M. B. ; SANTANA, J. R. . O desenho digital como educação estética nas escolas públicas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, Mixilene. S. S.; MARTINS, C. A. ; SOUSA, P. G. A. ; SANTANA, J. R. . Canal UFCBrasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MARTINS, C. A. ; VASCONCELOS, K. C. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; SANTANA, J. R. . Escola - Fábrica de Brinquerdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARTINS, C. A. ; SANTANA, J. R. ; VASCONCELOS, K. C. ; LIMA, Mixilene. S. S. . Imagem tocada por todos os sentidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, Mixilene. S. S.; SANTANA, J. R. . O Uso do LOGO enquanto Metodologia de Apoio ao Construtivismo Piagetiano no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Mixilene. S. S.; CRUZ, M. C. F. . Google Drive e o uso das Ferramentas Colaborativas na Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, Mixilene. S. S.; VASCONCELOS, K. C. . Entrevista sobre os Índios Tremembé. 2008. (Entrevista).

3.
SANTANA, J. R. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; VASCONCELOS, K. C. ; MARTINS, C. A. . Canal UFCBrasil. 2008. (Educacional).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
LIMA, Mixilene. S. S.. Literatura Infanto Juvenil e seus diferentes contextos. 2016. Universidade Estadual do Tocantins.

2.
LIMA, Mixilene. S. S.. Capacitação e Elaboração de Projetos de Pesquisa e Mobilização de Recursos. 2016. Universidade Estadual do Tocantins.

3.
LIMA, Mixilene. S. S.. Educação Nutricional como Estratégia de Promoção de Saúde. 2016. Universidade Estadual do Tocantins.

4.
LIMA, Mixilene. S. S.. O Papel da Mulher Empreendedora. 2016. Universidade Estadual do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino.Trabalho Colaborativo na Escola: aprendendo com o laptop educacional. 2014. (Outra).

2.
II Encontro da Linha de Pesquisa Educação Currículo e Ensino.Recursos Digitais na Prática Docente com Laptop Educacional. 2014. (Encontro).

3.
II Encontro da Linha de Pesquisa Educação Currículo e Ensino.Diversidade Cultural e Informática na Educação: Avaliação da Experiência de Aprendizagem em um Grupo de Estudos Interdisciplinar. 2014. (Encontro).

4.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação- TISE.Participante da Oficina: Free Collabrified Apps for iOS & Android Devices: Supporting Synchronous Collaboration in Education. 2014. (Outra).

5.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Web 2.0 e Docência: Formação e Práticas Pedagógicas com o Uso do Laptop Educacional. 2014. (Encontro).

6.
II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) Workshop sobre formação e experiências educacionais no programa Um Computador por Aluno. Tecnologia Móvel: Relato de Experiência na Formação de Gestores. 2013. (Congresso).

7.
1º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 18º Workshop de Informática na Escola (WIE). Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. 2012. (Congresso).

8.
III Semana de Pedagogia. 2010. (Outra).

9.
15ª Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. ESCOLA DE GESTORES - CEARÁ. 2009. (Congresso).

10.
10º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Mixilene. S. S.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; DIAS, S. S. . II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. 2014. (Outro).

2.
CASTRO FILHO, J.A ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; SILVA, M. A. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; MAIA, D. L. . II Seminário UCA Ceará - Integração de Tecnologias Digitais. 2013. (Outro).

3.
LIMA, Mixilene. S. S.; CASTRO FILHO, J.A ; Nascimento, Karla A. Silva do ; LIMA, Lavina. L.V ; BARBOSA, J. R. . I Seminário UCA Ceará: Experiencias com Laptop Educacional em Escolas Cearenses. 2012. (Outro).

4.
CASTRO FILHO, J.A ; Nascimento, Karla A. Silva do ; CASTRO, J. B. ; LIMA, Mixilene. S. S. . 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT. 2012. (Outro).

5.
LIMA, Mixilene. S. S.. 10º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:08:50