Thamirys Dias Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9017213480629378
  • Última atualização do currículo em 09/09/2017


Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2011). Especialista em Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEMP). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFPI. Membro do Núcleo de Estudos em Jornalismo e Comunicação (NUJOC). Assessora de Imprensa. Professora no curso de Comunicação Social da UESPI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thamirys Dias Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, T. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação.
Campus Ministro Petrônio Portela - SG-04
Ininga
64049-550 - Teresina, PI - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Fragmentos de uma História: indícios da História do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ana Regina Barros Rêgo Leal.
Palavras-chave: jornalismo empresarial, história, memória.
2012 - 2013
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Empresariais, IEMP, Brasil.
Título: A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público.
Orientador: Sem orientador definido.
2006 - 2011
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa: a construção da imagem do Santander.
Orientador: Ana Regina Barros Rêgo Leal.




Formação Complementar


2010 - 2011
Intercâmbio- Ciências da Comunicação. (Carga horária: 60h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2009 - 2009
Curso de Espanhol. (Carga horária: 20h).
Hollywood Hills High Community School, HHHCS, Estados Unidos.
2009 - 2009
Curso de Inglês. (Carga horária: 20h).
Hollywood Hills High Community School, HHHCS, Estados Unidos.
2008 - 2008
Curso de Informática. (Carga horária: 120h).
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, CNEC, Brasil.
1997 - 2001
Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí, CCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 25


Sistema O Dia de Comunicação, O DIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25
Outras informações
Função: Repórter Atividade relacionada à produção de matérias para o jornal impresso O Dia.


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4


Universidade Aberta do Piauí, UAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola do Legislativo Wilson Brandão, ALEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Comunicação Corporativa e Cultura estratégias de visibilidade mercadológica
Descrição: Descrição: No mundo corporativo, um contrato de parceria com o universo cultural apresenta não somente possibilidades de ganhos financeiros, mercadológicos e institucionais, mas carrega consigo a oportunidade latente de valorização da imagem. A ligação entre arte, poder e prestígio social sempre foi coerente desde a Renascença, e seria ingenuidade supor que o papel da arte no meio comercial e empresarial pudesse deixar de ser o de um valorizador de status (WU, 2006, p.277). Por este prisma, vemos que é no mercado cultural que as ações de incentivo das empresas a este campo, vão parar. Estas ações interferem diretamente em diversos níveis do processo e da cadeia produtiva, já que um patrocínio ou uma doação de uma importante instituição, não constitui somente um benefício financeiro, ao contrário, representa um casamento de reputações, pois as companhias somente patrocinam o que reconhecem como de grande qualidade. Em outro ângulo, representa ainda, maiores possibilidades de sucesso para o beneficiado, pois a atividade cultural terá visibilidade e, logo, maior chance de circulação, consumo e fruição. De todo modo, somente uma parceria bem feita entre as políticas corporativas de comunicação e cultura pode trazer benefícios para as organizações e para os demais envolvidos. E, é isto que estudamos na presente investigação científica. Este projeto insere-se neste contexto e tem como pretensão analisar como os investimentos em cultura das empresas são divulgados e se transformam em benefícios institucionais, mercadológicos e financeiros para estas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
O conceito de noticia nos jornais de Teresina
Descrição: Busca-se investigar a produção noticiosa local a partir dos três jornais de maior circulação na cidade de Teresina: O Dia, Diário do Povo e Meio Norte. O interesse recai em como cada um dos jornais constrói um conceito de noticia e o faz circular na sociedade. Situação: Encerrada; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Paulo Fernando de Carvalho Lopes - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Thamirys Dias Viana - Integrante / LOPES, Paulo Fernando de Carvalho - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIANA, T. D.. Jornalismo empresarial no Piauí: história e prática. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2016.

2.
SAID, Gustavo (Org.) ; NERY, Lívia (Org.) ; VIANA, T. D. (Org.) . Gestão de Redes Educacionais na Cibercultura. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIANA, T. D.. O que pode ou não ser dito em 140 caracteres!. Jornal O Dia, Caderno de Concursos, p. 2, 30 maio 2011.

2.
VIANA, T. D.. Apoiadores da causa ou aproveitadores da ocasião?. Observatório da Imprensa, Seção Feitos e Desfeitas, 30 maio 2011.

3.
VIANA, T. D.. As empresas e as redes sociais. Jornal O Dia, Caderno de Concursos, p. 2, 23 maio 2011.

4.
VIANA, T. D.. E a credibilidade americana, onde está?. Jornal O Dia, Editoria de Opinião, p. 6, 07 maio 2011.

5.
SILVA, J. A. B. E. ; VIANA, T. D. . O modelo News Diamond e o aumento da Resolução Semântica frente à repercussão da renúncia do Papa Bento XVI no G1.com. Comunicação e Sociedade, São Paulo, p. 69 - 98.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, T. D.; Thamyres Sousa . Memória Organizacional: A formação dos Departamentos de Comunicação e a prática do Jornalismo Empresarial no Piauí. In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Rio Grande do Sul. http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/historia-da-publicidade-e-da-comunicacao-institucional, 2015.

2.
VIANA, T. D.; CABRAL, P. A. . A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público. In: II Congresso de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom), 2014, Braga (PT). Comunicação Corporativa e Relações Públicas, 2014.

3.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . O uso do Data Mining e a descoberta de novos enquadramentos noticiosos: uma análise sobre o Programa Mais Médicos no G1.com e Estadão.com. In: II Congresso de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom), 2014, Braga (PT). Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação, 2014.

4.
VIANA, T. D.; REGO, Ana Regina . Do século XIX a década de 1950: os primeiros sinais da publicidade nos jornais piauienses. In: III Encontro Nordeste de História da Mídia, 2014, São Luís. História da Publicidade e da Comunicação Institucional, 2014.

5.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . A Cultura do Consumo e as influências junto ao consumidor final: um estudo sobre o processo de compra de iPhones no Brasil. In: VII Semana de Comunicação do CEUT, 2014, Teresina. GT Comunicação, Publicidade, Consumo e Subjetividade, 2014.

6.
VIANA, T. D.. PiGov: um estudo sobre o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) do portal do Governo do Estado do Piauí e a interferência dele na rotina produtiva dos jornalistas. In: Intercom Norte, 2013, Manaus. Anais do Intercom Norte 2013, 2013.

7.
VIANA, T. D.. OS NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO NOTICIOSA E O AUMENTO DA RESOLUÇÃO SEMÂNTICA FRENTE A ACONTECIMENTOS DE GRANDE REPERCUSSÃO: UMA ANÁLISE DA RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI E DO JULGAMENTO DO MENSALÃO EM SÍTIOS ONLINE DE REFERÊNCIA NACIONAL. In: IV Simpósio de Ciberjornalismo, 2013, Campo Grande. Novas narrativas, 2013.

8.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . O USO DO DATA MINING PARA DESCOBERTA DE ENQUADRAMENTOS DURANTE A ECLOSÃO DAS MANIFESTAÇÕES NOS SITES G1 E ESTADÃO. In: IV Simpósio de Ciberjornalismo, 2013, Campo Grande. Rotinas Produtivas, 2013.

9.
CARVALHO, S. V. C. B. R. ; VIANA, T. D. . Gênero informativo no Jornalismo digital piauiense: (re) construindo a espécie notícia. In: VI Semana Nacional de Comunicação do Centro de Ensino Unificado - Comceut, 2013, Teresina. http://www.ceut.com.br/, 2013.

10.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . A produção de conteúdo na internet: uma análise na relação entre quantidade de recursos disponíveis nos sistemas de gerenciamento de conteúdo e o tempo de permanência dos usuários nos portais de notícias do Piauí. In: VI Semana Nacional de Comunicação do Centro de Ensino Unificado - Comceut, 2013, Teresina. http://www.ceut.com.br/, 2013.

11.
VIANA, T. D.; SILVA, J. A. B. E. . O modelo News Diamond e o aumento da Resolução Semântica frente à repercussão da renúncia do Papa Bento XVI no G1.com. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor 10 Anos, 2013, Brasília. Anais SBPJor, 2013.

12.
VIANA, T. D.. As redes sociais e as empresas: uma análise dos perfis em rede do Teresina Shopping e a sua relação com os stakeholders. In: XXXV Intercom Nacional, 2012, Fortaleza. Iniciação Científica, 2012.

13.
VIANA, T. D.. Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa- A construção da imagem do Santander. In: VI Abrapcorp, 2012, São Luís. Espaço de Iniciação Científica, 2012.

14.
VIANA, T. D.; COELHO, T. F. . A Imagem da Universidade Federal do Piauí na Mídia Impressa e Eletrônica Piauiense. In: Intercom Nordeste, 2011, Maceió. Relações Públicas e Comunicação Organizacional ,, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, T. D.. História das organizações: O Lojista e a defesa dos interesses dos comerciantes piauienses. In: Jornalismo, Cidadania & Pesquisa: 30 Anos do Curso de Jornalismo da UFPI, 2014, Teresina. GT História do Jornalismo, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
REGO, Ana Regina ; VIANA, T. D. ; Thamyres Sousa . HISTÓRIA E MEMÓRIA DO JORNALISMO PIAUIENSE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIANA, T. D.; CABRAL, P. A. . A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . O uso do Data Mining e a descoberta de novos enquadramentos noticiosos: uma análise sobre o Programa Mais Médicos no G1.com e Estadão.com. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIANA, T. D.; REGO, Ana Regina . Do século XIX a década de 1950: os primeiros sinais da publicidade nos jornais piauienses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIANA, T. D.. História das organizações: O Lojista e a defesa dos interesses dos comerciantes piauienses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . A Cultura do Consumo e as influências junto ao consumidor final: um estudo sobre o processo de compra de iPhones no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VIANA, T. D.. OS NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO NOTICIOSA E O AUMENTO DA RESOLUÇÃO SEMÂNTICA FRENTE A ACONTECIMENTOS DE GRANDE REPERCUSSÃO: UMA ANÁLISE DA RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI E DO JULGAMENTO DO MENSALÃO EM SÍTIOS ONLINE DE REFERÊNCIA NACIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . O USO DO DATA MINING PARA DESCOBERTA DE ENQUADRAMENTOS DURANTE A ECLOSÃO DAS MANIFESTAÇÕES NOS SITES G1 E ESTADÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CABRAL, P. A. ; VIANA, T. D. . A produção de conteúdo na internet: uma análise na relação entre quantidade de recursos disponíveis nos sistemas de gerenciamento de conteúdo e o tempo de permanência dos usuários nos portais de notícias do Piauí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARVALHO, S. V. C. B. R. ; VIANA, T. D. . Gênero informativo no Jornalismo digital piauiense: (re) construindo a espécie notícia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VIANA, T. D.; SILVA, J. A. B. E. . O modelo News Diamond e o aumento da resolução Semântica frente à repercussão da renúncia do papa Bento XIV no G1.com. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VIANA, T. D.. Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa- A construção da imagem do Santander. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VIANA, T. D.. As redes sociais e as empresas: uma análise dos perfis em rede do Teresina Shopping e a sua relação com os stakeholders. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VIANA, T. D.; COELHO, T. F. . A Imagem da Universidade Federal do Piauí na Mídia Impressa e Eletrônica Piauiens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, T. D.. Infor NINTEC. 2010. (Informativo institucional da UFPI).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANA, T. D.; MOURA, Mariane. Participação em banca de Luana Mayara Pinho Cunha.A moda como influenciadora no processo de transformação do corpo e na construção de um padrão de beleza ideal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda, Design e Estilismo) - Universidade Federal do Piauí.

2.
VIANA, T. D.; MOURA, Mariane. Participação em banca de Beatriz Maria Magalhães Rodrigues.Personificação de Marca na era digital: um estudo sobre criadoras de moda influentes nas redes sociais em Teresina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda, Design e Estilismo) - Universidade Federal do Piauí.

3.
VIANA, T. D.. Participação em banca de Maria Isabel de Lima Gonçalves.Piauí, o Filho do Sertão: Trajetória de Francelino de Souza Araújo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
VIANA, T. D.. Participação em banca de Josely Carvalho Bezerra.Povoado Várzea Queimada: os impactos do projeto A Gente Transforma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
VIANA, T. D.. Participação em banca de Leandro Luis da Cruz Moura.Comunicação Organizacional e Sindicalismo: uma auditoria de imagem na mídia no Sindserm Picos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
REGO, Ana Regina; ALVES, D. L. S.; VIANA, T. D.. Participação em banca de Zózimo Tavares Mendes.Retalhos de Memória: Gênese do curso de Comunicação da UFPI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

7.
VIANA, T. D.; REGO, Ana Regina; Mayara Sousa Ferreira. Participação em banca de Filipe França Ferreira Guedes.Economia Criativa no Jornalismo Teresinense: Análise da Revista Revestrés. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom). A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público. 2014. (Congresso).

2.
III Encontro Nordeste de História da Mídia.Do século XIX a década de 1950: os primeiros sinais da publicidade nos jornais piauienses. 2014. (Encontro).

3.
Jornalismo, Cidadania & Pesquisa 30 Anos do Curso de Jornalismo da UFPI.História das organizações: O Lojista e a defesa dos interesses dos comerciantes piauienses. 2014. (Encontro).

4.
Simpósio Internacional sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividades.Sem apresentação de trabalho. 2014. (Simpósio).

5.
Simpósio Nacional sobre a Ditadura Militar no Brasil.Sem apresentação de trabalho. 2014. (Simpósio).

6.
VII Semana de Comunicação do CEUT.A Cultura do Consumo e as influências junto ao consumidor final: um estudo sobre o processo de compra de iPhones no Brasil. 2014. (Encontro).

7.
4º Simpósio de Ciberjornalismo.OS NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO NOTICIOSA E O AUMENTO DA RESOLUÇÃO SEMÂNTICA FRENTE A ACONTECIMENTOS DE GRANDE REPERCUSSÃO: UMA ANÁLISE DA RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI E DO JULGAMENTO DO MENSALÃO EM SÍTIOS ONLINE DE REFERÊNCIA NACIONAL. 2013. (Simpósio).

8.
VI Semana Nacional de Comunicação do Centro de Ensino Unificado. Gênero informativo no Jornalismo digital piauiense: (re) construindo a espécie notícia. 2013. (Congresso).

9.
Intercom Nacional. As redes sociais e as empresas: uma análise dos perfis em rede do Teresina Shopping e a sua relação com os stakeholders. 2012. (Congresso).

10.
VI Abrapcorp. Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa- A construção da imagem do Santander. 2012. (Congresso).

11.
Intercom Nordeste. A Imagem da Universidade Federal do Piauí na Mídia Impressa e Eletrônica Piauiense. 2011. (Congresso).

12.
1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAID, Gustavo ; VIANA, T. D. . I Simposio Internacional de Comunicacao Educacao e Tecnologia. 2016. (Outro).

2.
REGO, Ana Regina ; VIANA, T. D. . HISTORICIDADE DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS ? IV ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA BRASILEIROS. 2016. (Congresso).

3.
REGO, Ana Regina ; VIANA, T. D. ; Muna Cerqueira . II Encontro Nordeste de História da Mídia. 2012. (Outro).

4.
Orlando Berti ; VIANA, T. D. ; COELHO, T. F. ; Muna Cerqueira . I Jornada Científica de Comunicação Social da UFPI. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Isabel de Lima Gonçalves. Piauí, o Filho do Sertão: Trajetória de Francelino de Souza Araújo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Thamirys Dias Viana.

2.
Josely Carvalho Bezerra. Povoado Várzea Queimada: os impactos do projeto A Gente Transforma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Thamirys Dias Viana.

3.
Leandro Luis da Cruz Moura. Comunicação Organizacional e Sindicalismo: uma auditoria de imagem na mídia no Sindserm Picos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Thamirys Dias Viana.



Outras informações relevantes


*Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí- UFPI do Bloco de Prática de Jornal. Período: 1° Semestre de 2008
*Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí- UFPI do Bloco de Prática de Webjornalismo. Período: 2° Semestre de 2008
*Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí- UFPI do Bloco de Prática de Webjornalismo. Período: 2º Semestre de 2009 

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, nível Mestrado, da Universidade Federal do Piauí



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:38:54